Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONobm

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
obm

Description:
cap 1 2 3 4 e 5

Author:
AVATAR

Creation Date:
16/02/2024

Category:
Others

Number of questions: 49
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Qual é a autoridade suprema das Forças Armadas? Ministro da Defesa Presidente da República Comandante do Exército Chefe do Estado-Maior Conjunto Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Quem assessora o Presidente da República no que diz respeito ao emprego de meios militares? Conselho Militar de Defesa Ministro da defesa Chefe do Estado-Maior Conjunto Comandante da marinha Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Quem é o presidente do conselho militar de defesa? comandante da marinha comandante do exército ministro da defesa comandante da fab Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
As Forças Armadas são subordinadas a quem? Presidente Ministro da defesa comandante da marinha Conselho Militar de Defesa Chefe do Estado-Maior Conjunto.
Quem exerce a direção superior das Forças Armadas? Presidente Ministro da Defesa Comandante do Exército Comandante da Força Aérea Brasileira Chefe do Estado-Maior Conjunto.
Quem assessora o Ministro da Defesa no exercício da direção superior das Forças Armadas? Conselho Militar de Defesa Chefe do Estado-Maior Conjunto Comandante da Força Aérea Brasileira Chefes das Forças Armadas Comandante do Exército.
Qual documento de caráter público é responsabilidade do Ministério da Defesa para sua implantação? Livro Branco de Defesa Nacional Livro Verde de Defesa Nacional Livro Azul de Defesa Nacional Livro Vermelho de Defesa Nacional Livro Amarelo de Defesa Nacional.
Quais cargos são privativos de oficiais-generais no último posto da respectiva força? Comandante do Exército, Chefe do Estado-Maior Conjunto e Comandante da Força Aérea Brasileira Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Comandante do Exército e Chefe do Estado-Maior Conjunto Chefes das Forças Armadas, Comandante do Exército e Chefe do Estado-Maior Conjunto Ministro da Defesa, Chefe do Estado-Maior Conjunto e Comandante da Força Aérea Brasileira Comandante do Exército, Comandante da Marinha e Comandante da Força Aérea Brasileira.
Qual é a precedência hierárquica assegurada ao Comandante do Exército, Comandante da Marinha e Comandante da Força Aérea Brasileira? Precedência sobre os demais oficiais-generais das três Forças Armadas Precedência sobre o Presidente da República Precedência sobre o Ministro da Defesa. Precedência sobre os demais membros do Conselho Militar de Defesa. Precedência sobre os oficiais de patentes mais baixas.
Quem define a competência do Comandante do Exército, Comandante da Marinha e Comandante da Força Aérea Brasileira ? Congresso Nacional Poder Judiciário Poder Executivo Ministério da Defesa Chefe do Estado-Maior Conjunto.
Quem tem a autoridade para estabelecer as políticas que devem ser obedecidas pelo Comandante do Exército, Comandante da marinha e Comandante da Força Aérea Brasileira? Presidente da República Ministério da Defesa Congresso Nacional Conselho Militar de Defesa Comandante Supremo das Forças.
Como as Forças Armadas devem agir na garantia da lei e da ordem por iniciativa de quaisquer dos poderes constitucionais? Seguindo suas próprias diretrizes De acordo com as diretrizes estabelecidas em um ato do Presidente da República Sob as diretrizes do Comandante Supremo Sob as diretrizes do Ministério da Defesa Com base em ordens do Congresso Nacional.
Quem o EMA assessora na Direção Geral do Comando da Marinha e no desempenho de suas funções no alto comando das Forças Armadas, no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional? Ministro da Defesa Presidente da República Comandante da Marinha Comandante Supremo Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Além de assessorar o Comandante da Marinha e elaborar a Doutrina Militar Naval, o EMA exerce outra função importante. Qual é? Representar a Marinha em negociações internacionais Comandar as operações militares navais Exercer a coordenação e controle de atividades dos Órgãos de Direção Setorial Treinar oficiais da Marinha Gerir as finanças da Marinha.
Quais são os órgãos específicos que o EMA coordena e controla? Escolas da Marinha Navios de guerra Estaleiros navais Órgãos de Direção Setorial Bases militares.
Quem é diretamente subordinado ao Comandante da Marinha (CM)? Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) Chefe do Estado-Maior Conjunto (CEMC) Ministro da Defesa Presidente da República Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (CEMF).
Qual é o posto ocupado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA)? General de Exército Almirante-de-Esquadra do Corpo da Armada Tenente-Brigadeiro Vice-Almirante contra-Almirante.
Qual é uma das responsabilidades do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA)? Comandar as operações militares navais Representar a Marinha em negociações internacionais Ser membro do Conselho de Ciência e Tecnologia Ser membro do Conselho de Segurança Nacional Comandante da Polícia Naval.
O que significa ser "Presidente da CPO" para o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA)? Comandante da Polícia Naval Chefe do Planejamento Operacional Presidente da Comissão Permanente de Organização Comandante do Poder Naval Comissão de Promoção de oficiais.
Quem convoca o Almirantado? Ministro da Defesa Presidente da República Congresso Comandante da Marinha DGN.
Além de elaborar políticas marítimas navais, o Almirantado também é responsável por? Controlar os gastos da Marinha Coordenar as operações com as outras Forças Armadas Organizar competições esportivas navais Elaborar listas de escolhas para promoções de oficiais generais Realizar missões de paz em águas estagiárias.
Qual é a competência da Assessoria Especial de Planejamento em relação ao Ministro de Estado da Defesa? Elaborar pronunciamentos, discursos e documentos Elaboração, acompanhamento, revisão e atualização do planejamento estratégico setorial de defesa e Assessorar o Ministro de Estado nos assuntos relacionados à governança pública. Assistir o Ministro de Estado da Defesa em sua representação pessoal Providenciar o atendimento às consultas e aos requerimentos do Congresso Assistir o Ministro de Estado da Defesa em sua representação funcional .
Qual é a competência do Gabinete em relação ao Ministro de Estado da Defesa? Assistir o Ministro de Estado da Defesa em sua representação funcional e pessoal, especialmente no preparo e no despacho de seu expediente pessoal; Elaborar o planejamento estratégico setorial de defesa Assessorar o Ministro de Estado nos assuntos relacionados à governança pública Assessorar o Ministro de Estado da Defesa nos assuntos de interesse dos Comandos das Forças Armadas. Prestar assessoria e consultoria jurídica no âmbito do Ministério da Defesa;.
Qual é a competência da Assessoria Especial Militar? Prestar assessoria jurídica ao Ministério da Defesa. Elaborar o planejamento estratégico das Forças Armadas. Assessorar o Ministro de Estado da Defesa nos assuntos de interesse dos Comandos das Forças Armadas. Executar operações militares específicas. Prestar assessoria jurídica exclusivamente ao Advogado-Geral da União.
O que cabe à Consultoria Jurídica, órgão setorial da Advocacia-Geral da União? Executar operações militares específicas. Elaborar o planejamento estratégico do Ministério da Defesa. Prestar assessoria jurídica exclusivamente ao Advogado-Geral da União. Prestar assessoria e consultoria jurídica no âmbito do Ministério da Defesa e fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos Assessorar o Ministro de Estado, como órgão de apoio à supervisão ministerial;.
Qual é a competência da Secretaria de Controle Interno? Assessorar o Ministro de Estado, como órgão de apoio à supervisão ministerial e Atuar perante os órgãos de controle interno e externo Elaborar o planejamento estratégico do Ministério da Defesa. Assessorar o Ministro de Estado no relacionamento institucional. Elabora o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas; Executar operações militares específica.
Qual é a competência da Assessoria Especial de Relações Institucionais? Assessorar o Ministro de Estado no relacionamento institucional com os órgãos e as entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Elaborar o planejamento Atuar perante os órgãos de controle interno e externo Apenas na elaboração do planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas. Assessorar no planejamento das operações e exercícios de adestramento conjuntos.
Qual das seguintes afirmações descreve corretamente o Conselho Militar de Defesa? É presidido pelo Presidente da República e composto pelos Comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; É presidido pelo Ministro de Estado da Defesa e composto pelos Comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas É presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e composto pelos Comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças É presidido pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e composto pelos Comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e pelo Ministro de Estado da Defesa; É presidido pelo Ministro de Estado da Defesa e composto pelos Comandantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica.
Qual é a função principal do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas? Executar operações militares em todo território nacional. Assessorar o Presidente da República na tomada de decisão Assessorar o Ministro de Estado da Defesa nas políticas e estratégias nacionais de defesa, de inteligência e contrainteligência, nas politicas e estratégias militares de defesa e inteligência de defesa. Assessorar o Presidente da republica nas políticas e estratégias nacionais de defesa, de inteligência e contrainteligência, no planejamento das operações e exercícios de adestramento conjuntos, elaborar o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas e otimizar os meios militares em operações de paz, defesa do país, segurança de fronteiras e operações humanitárias e de resgate Assessora o Presidente da República, no que concerne ao emprego de meios militares.
Qual é a competência do Gabinete do Secretário-Geral? Elaborar o planejamento Prestar assessoria jurídica ao Ministro de Estado da Defesa. Assistir o Secretário-Geral do Ministério da Defesa em sua representação funcional e no preparo e no despacho de seu expediente. Assistir o Ministro de Estado da Defesa nos assuntos de competências dos órgãos específicos singulares e do Departamento do Programa Calha Norte; Assistir o Secretário-Geral nos assuntos de competências dos órgãos específicos singulares e do Departamento do Programa Calha Norte;.
Qual é uma das responsabilidades da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa? Supervisão Desenvolver estratégias de segurança nacional Assistir o Ministro de Estado da Defesa nos assuntos de competências dos órgãos específicos singulares e do Departamento do Programa Calha Norte; Coordenar Assistir o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nos assuntos de competências dos órgãos específicos singulares e do Departamento do Programa Calha Norte;.
Qual é a competência da Assessoria Especial de Gestão Estratégica? Elaborar propostas de diretrizes para atuação; Propor políticas de ciência, tecnologia e inovação de defesa Assistir o Secretário-Geral na condução da gestão estratégica, incluindo o planejamento estratégico Propor políticas de pessoal militar e civil e acompanhar sua execução Assistir o Ministro de defesa na condução da gestão estratégica, incluindo o planejamento estratégico.
Qual é a competência da Secretaria de Orçamento e Organização Institucional? Elaborar propostas de diretrizes para atualização das estruturas organizacionais das Forças Armadas. Propor políticas de ciência, tecnologia e inovação de defesa. Propor política de pessoal civil, militar e pensionistas, e políticas, estratégias e diretrizes em seus aspectos comuns a mais de uma Força, e ação Celebrar convênios e contratos de repasse com Estados e Municípios para aplicação dos recursos do programa Propor políticas de pessoal militar e civil e acompanhar sua execução.
Qual é a função da Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa (RBJID)? Ministrar treinamentos de combate para as Forças Armadas. Coordenar as operações militares conjuntas entre os países da América. Acompanhar as atividades previstas pela Comissão de Segurança Hemisférica da Organização dos Estados Americanos (CSH/OEA). Fornecer atendimento médico de emergência em situações de conflito.
Qual é a principal função da Escola Superior de Guerra? Prestar assistência médica às Forças Armadas. Desenvolver estudos e avaliações em áreas de atuação específicas. Realizar atividades especializadas de apoio logístico. Fornecer ensino para Oficiais superiores oriundos das três Forças.
Onde está localizado o Hospital das Forças Armadas e quem ele atende? Rio de Janeiro - Atende apenas militares. Brasília - Atende militares e pensionistas. São Paulo - Atende civis e militares. Manaus - Atende dependentes dos militares. Recife - Atende pensionistas e dependentes.
Qual é o principal objetivo da Escola Superior de Defesa? Treinar soldados para missões especiais. Promover atividades esportivas para militares. Oferecer cursos de graduação em diversas áreas. Realizar Altos Estudos de Defesa Nacional. Fornecer assistência médica especializada.
Qual é a função do Conselho Superior de Governança? Estabelecer diretrizes para a política de governança pública do Ministério da Defesa. Planejar as operações militares conjuntas. Supervisionar a produção de armamentos. Coordenar operações de busca e salvamento. Avaliar as políticas de educação nas Forças Armadas.
O que faz o Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam)? Realiza estudos sobre a biodiversidade marinha. Discute sobre a proteção da Amazônia. Coordena a pesquisa espacial na região amazônica. Desenvolve projetos de agricultura sustentável na Amazônia. Gerencia programas de reflorestamento na Amazônia.
Qual é a relação entre a Estratégia Nacional de Defesa (END) e a sociedade brasileira? A END não tem relação direta com a sociedade brasileira. A END é de conhecimento exclusivo das Forças Armadas. A END é divulgada apenas entre os altos escalões do governo. A END busca envolver a sociedade brasileira nas ações de defesa da Pátria. A END é um segredo de Estado e não é compartilhada com ninguém.
O que são consideradas Capacidades Nacionais de Defesa (CND)? Ações de guerra realizadas exclusivamente no território nacional. Tecnologias de defesa desenvolvidas por outros países. Parcelas das expressões do Poder Nacional destinadas à defesa. Exércitos de países aliados do Brasil. Estratégias de prevenção de conflitos.
Quais são as Capacidades Nacionais de Defesa (CND) ? Proteção, Pronta-resposta, Dissuasão, Coordenação e Controle, Gestão da Informação, Logística. Proteção, Pronta-resposta, Dissuasão, Coordenação e Controle, Gestão da Informação, Logística, Mobilidade Estratégica. Proteção, Pronta-resposta, Dissuasão, Coordenação e Controle, Gestão da Informação, Logística, Mobilidade Estratégica, Mobilização. Proteção, Pronta-resposta, Dissuasão, Coordenação e Controle, Gestão da Informação, Logística, Mobilidade Estratégica, Mobilização, Desenvolvimento Tecnológico de Defesa Proteção, Pronta-resposta, Dissuasão, Coordenação e Controle, Gestão da Informação, Logística, Mobilidade Estratégica, Mobilização, Desenvolvimento Tecnológico de Defesa, Segurança Cibernética.
Qual é o papel do Setor de Defesa em tempos de paz e de conflito armado? O Setor de Defesa atua apenas em tempos de paz, não tendo relevância em conflitos armados. O Setor de Defesa se limita a ações diplomáticas, sem envolvimento em conflitos armados. Em tempos de paz, o Setor de Defesa contribui para a diplomacia; em conflitos armados, aplica a força em sua plenitude. O Setor de Defesa é responsável exclusivamente por questões logísticas em tempos de paz e de conflito. O Setor de Defesa não desempenha nenhum papel relevante em tempos de paz ou de conflito armado.
O que é definido como Poder Marítimo de um país? A capacidade de explorar recursos naturais terrestres. A habilidade de utilizar recursos marítimos para fins políticos, militares e de desenvolvimento. A força de sua economia nacional. A qualidade de sua infraestrutura portuária. A extensão territorial de suas águas jurisdicionais.
Qual é o principal objetivo da Política Marítima Nacional (PMN)? Promover a exploração indiscriminada dos recursos marítimos. Desenvolver atividades marítimas de forma isolada e descoordenada. Integrar e harmonizar as atividades marítimas visando uma utilização efetiva, racional e plena do mar. Limitar o acesso às hidrovias interiores brasileiras. Reduzir a importância das águas jurisdicionais do país.
Como a Marinha do Brasil contribui para a consecução da Política Marítima Nacional (PMN)? No cumprimento de suas destinações constitucionais Desenvolvendo políticas econômicas relacionadas à exploração marítima. Implementando medidas de proteção ambiental nos oceanos. Promovendo a concorrência desleal no comércio internacional. Ignorando completamente as diretrizes da PMN.
Qual é o objetivo da Política Nacional de Defesa (PND) mencionado no texto? Estimular o desenvolvimento de indústrias poluidoras. Assegurar o domínio de tecnologias essenciais para a sobrevivência em tempos de paz e de crise. Promover a guerra como meio de resolução de conflitos. Assegurar o domínio de tecnologias essenciais para a sobrevivência em tempos de crise. Limitar o acesso às informações sobre defesa nacional.
Além da Política Marítimo Nacional (PMN), quais outros documentos são citados? Política Nacional de Energia (PNE) e Política Nacional de Transporte (PNT). Política Nacional de Saúde (PNS) e Política Nacional de Educação (PNE). Política Nacional de Segurança Pública (PNSP) e Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA). Política Nacional de Defesa (PND), Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM), Política Nacional para os Assuntos Antárticos (PNAA) e Lei de Mobilização Nacional. Política Nacional de Cultura (PNC) e Política Nacional de Turismo (PNT).
Qual é o papel da Marinha Mercante dentro do Poder Marítimo Nacional? Exclusivamente fornecer suporte logístico para as Forças Armadas. Transportar cargas e passageiros, além de fornecer apoio marítimo e serviços estaleiros. Desenvolver tecnologias avançadas para a indústria marítima. Realizar operações militares em águas internacionais. Construir apenas navios de guerra para as Forças Armadas.
Report abuse Consent Terms of use