3pronav

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
3pronav

Description:
10 TESTE

Author:
AVATAR

Creation Date:
27/08/2017

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
RIPEAM OU COLREG .
É composto de 38 regras, 4 anexos e incorpora as emendas de 1981, 1987, 1989, 1993 e 2001?.
Parte A – Generalidades Abrange as Regras 1 a 3, com as seguintes definições: Regra 1 – Aplicação Determina que as regras se aplicam a ______________ e em quaisquer __________ que levem para o alto-mar; Regra 2 – Responsabilidade Cobre a responsabilidade do __________,________,________,__________ pelo cumprimento das Regras; e Regra 1 – Definições gerais Define “Embarcação” como ___________ usado ou capaz de ser utilizado como meio de transporte sobre a água. .
Parte B – Regras de governo e de navegação/Seção I Dispõe sobre a condução de embarcações em qualquer condição de visibilidade. Abrange as ________, com as seguintes definições .
Parte B – Regras de governo e de navegação/Seção I Dispõe sobre a condução de embarcações em qualquer condição de visibilidade. Abrange as Regras 4 a 10, com as seguintes definições: Regra 04 – Aplicação As Regras desta seção se aplicam em _____________________; .
Quais as regras da Parte B – Regras de governo e de navegação/Seção I?.
Regra 05 – Vigilância Toda navegação deverá manter, permanentemente, vigilância apropriada _______, _______, bem como através de todos os meios apropriados às circunstâncias e condições predominantes, a fim de obter __________ e ____________; .
Regra 06 – Velocidade de segurança Toda embarcação deverá navegar permanentemente a __________ de forma a lhe possibilitar a ação apropriada e eficaz para evitar colisão, bem como para ser parada a uma distância apropriada às circunstâncias e condições predominantes; .
Regra 07 – Risco de colisão Toda embarcação deverá utilizar todos os meios apropriados às circunstâncias e condições predominantes, a fim de determinar se existe _________. Em caso de dúvida, deve-se presumir que _______.
Regra 08 – Manobras para evitar colisão Toda manobra executada para evitar uma colisão, se as circunstâncias do caso o permitirem, deve ser _________, _______, bem como, deve ser feita com ampla antecedência e conforme a boa marinharia.
Regra 09 – Canais estreitos Uma embarcação que estiver navegando ao longo de um canal estreito ou uma via de acesso deverá se manter tão próximo quanto seja possível e seguro do____________ ou via de acesso que estiver _________? .
Parte B – Regras de governo e de navegação – Seção II Dispõe sobre a condução de embarcações no visual uma da outra. Abrange as __________, com as seguintes definições Regra 11 – Aplicação As Regras desta seção se aplicam a __________ .
Quais as regras da Parte B – Regras de governo e de navegação – Seção II?.
Regra 13 – Ultrapassagem b) deverá ser considerada uma embarcação alcançando outra, toda embarcação que se aproxima de outra, vinda de uma direção de ________________, isto é, que se acha numa posição tal em relação à embarcação alcançada que, durante a noite, só poderá ver a luz ________ dessa outra sem avistar nenhuma de suas luzes de bordo.
Regra 14 – Situação de roda a roda Quando suas embarcações à propulsão mecânica estiverem se aproximando em rumos diretamente opostos ou quase diretamente opostos, em condições que envolvam riscos de colisão, cada uma deverá guinar para _________, de forma que a passagem se dê por ____________.
Regra 14 – Situação de roda a roda Deve-se considerar a existência de tal situação quando as embarcações se avistam uma à proa da outra ou em marcações próximas da proa de tal modo que, durante a noite, uma verá as luzes __________ ou ___________ ou, durante o dia, elas apresentem aspectos correspondentes .
Regra 15 – Situação de rumos cruzados Quando duas embarcações a propulsão mecânica navegam em rumos que se cruzam em situação que envolva risco de colisão, a embarcação que avista a outra por__________ deverão se manter fora do caminho dessa e, acaso as circunstâncias o permitam evitará cruzar sua proa .
Regra 16 – Ação da embarcação obrigada a manobrar Toda Embarcação obrigada a se manter fora do caminho de outra embarcação deverá, tanto quanto possível manobrar ___________e ___________ a fim de se manter bem safa da outra; .
Regra 17 – Ação da embarcação que tem preferência Quando uma embarcação for obrigada a manobrar, a outra deve manter seu _______e________. A embarcação que tem preferência poderá manobrar para evitar uma colisão, tão logo lhe pareça que a embarcação obrigada a manobrar, não está manobrando apropriadamente em cumprimento a estas regras .
Regra 18 – Responsabilidade entre embarcações Uma embarcação a propulsão mecânica em movimento, deverá manter-se fora do caminho de? .
Regra 18 – Responsabilidade entre embarcações, uma embarcação de vela em movimento deverá manter-se fora do caminho de?.
Regra 18 – Responsabilidade entre embarcações, uma embarcação engajada na pesca em movimento deverá , tanto quanto possível, manter-se afastado do caminho de?.
Regra 18 – Responsabilidade entre embarcações, toda embarcação que não uma embarcação sem governo ou numa embarcação com capacidade de manobra restrita deverá, se as circunstâncias do caso o permitirem, evitar atrapalhar a passagem segura de uma ______________, exibindo os sinais da regra 28.
Regra 18 – Responsabilidade entre embarcações, uma embarcação restrita, devido ao seu calado deverá navegar com cuidado _________, levando em plena conta suas condições especiais.
Parte C – Luzes e marcas Regra 20 – Aplicação As regras desta parte se aplicam em todas as condições de tempo. a) as regras referentes às luzes se aplicam do_____________ e, durante esse período, não devem ser exibidas outras luzes, exceto aquelas que não possam ser confundidas com as luzes ____________ da embarcação .
Parte C – Luzes e marcas b) as luzes prescritas nestas regras, se instaladas, também serão exibidas entre o nascer e o pôr-do-sol em __________ e poderão ser exibidas em todas as demais circunstâncias quando parecer necessário; e c) as regras referentes a marcas se aplicam ao período ________ .
Quais os tipos de luzes de uma embarcação?.
Luzes de Bordos: Significam luzes contínuas, uma verde a boreste e uma encarnada a bombordo, visível em setores horizontais de ____ desde a proa até _____________ de seu respectivo bordo. Em embarcações de comprimento inferior a _______, as luzes de bordos podem ser combinadas em uma única lanterna instalada sobre o eixo longitudinal da embarcação .
Luzes de Mastro Significam luzes brancas contínuas de mastro, situadas sobre a linha de centro do navio, devem apresentar um setor de visibilidade de _____ desde a proa até ________ em ambos os bordos da embarcação .
Luz de alcançado Significa uma luz branca contínua situada tão próximo quanto possível da popa, visível num setor horizontal de _____, e posicionada de modo a projetar sua luz sobre um setor de _________, a partir da popa .
Luz de Reboque Significa uma luz ______ com as mesmas características da luz de _______, definida no parágrafo anterior desta regra .
Significa uma luz contínua visível num arco de horizonte de 360?.
Significa uma luz com lampejos em intervalos regulares, em frequência igual ou superior a 120 lampejos por minuto?.
Quais as intensidade das luzes para embarcações de comprimento igual ou superior a 50 metros? .
Quais as intensidade das luzes para embarcações de comprimento medindo de 12 a 50 metros?.
Quais as intensidade das luzes para embarcações de comprimento inferior a 12 metros?.
Quais as intensidade das luzes para embarcações ou objetos parcialmente submersos e difíceis de serem avistados, sendo rebocados?.
Uma embarcação de propulsão mecânica em movimento deve exibir?.
Uma embarcação de colchão de ar, quando operando sem calado, deve exibir?.
Uma embarcação de propulsão mecânica com menos de 12 metros de comprimento pode, ao invés das luzes prescritas na alínea a desta Regra 23 deve usar?.
Uma embarcação de propulsão mecânica com menos de 7 metros de comprimento, cuja velocidade máxima não exceda 7 nós pode, ao invés das luzes prescritas Regra 23 deve usar?.
Quando rebocando, uma embarcação de propulsão mecânica deve exibir, em lugar da luz prescrita na Regra 23 (a) (1) ou (a) (2), deve usar?.
Quando o comprimento do reboque, medido a partir da popa do rebocador até a popa do rebocado for superior a 200 metros, deve usar?.
Quando o comprimento do reboque for superior a 200 metros , uma marca formada por?.
Quando a embarcação empurradora e uma embarcação empurrada estão rigidamente ligadas entre si, formando uma unidade integrada, elas devem ser consideradas como uma só embarcação de propulsão mecânica e exibir as luzes prescritas na _______.
Uma embarcação de propulsão mecânica empurrando ou rebocando a contrabordo, exceto no caso de uma unidade integrada, deve exibir?.
Uma embarcação de vela em movimento deve exibir? Em uma embarcação de vela de comprimento inferior a 20 metros, as luzes prescritas no parágrafo (a) desta Regra podem ser exibidas por meio de _________, instalada no ou próximo do tope do mastro, onde melhor possa ser vista.
Além das luzes de Bordos e alcançado, uma embarcação de vela em movimento pode exibir, no ou próximo do tope do mastro, onde melhor possam ser vistas, duas luzes circulares dispostas em linha vertical, sendo a superior _______ e a inferior _____, mas estas luzes não poderão ser usadas juntamente com a lanterna combinada, permitida no parágrafo (b) desta Regra.
d) Uma embarcação de vela de comprimento inferior a 7 metros deve, se possível, exibir as luzes prescritas nos parágrafos (a) ou (b) desta Regra. Mas, caso não o faça, deve ter sempre pronta a__________ ou __________ acesa, exibindo luz branca, que será mostrada com tempo suficiente para evitar uma colisão.
Uma embarcação navegando a vela, quando também usando sua propulsão mecânica, deve exibir a vante, onde melhor possa ser vista, _______________________________.
Uma embarcação engajada na pesca de arrasto, pelo que se entende o arrastar através da água uma rede ou outro dispositivo usado como aparelho de pesca, deve exibir: ____________ dispostas em linha vertical, sendo a superior_______ e a inferior _____, ou uma marca composta por __________, dispostas na vertical, uma embarcação de comprimento inferior a 20 metros poderá, em lugar dessa marca, exibir ___________.
Embarcação de Pesca, ___________ e acima da luz circular verde; uma embarcação de comprimento inferior a 50 metros não será obrigada a exibir esta luz de mastro, mas poderá fazê-lo? Quando, com seguimento, além das luzes prescritas neste parágrafo, __________ e __________.
Uma embarcação engajada na pesca, que não seja de arrasto, deve exibir: I) duas luzes circulares dispostas em linha vertical, sendo a superior _________a e a inferior _________, ou uma marca composta por ___________l; ’uma embarcação de comprimento inferior a 20 metros poderá em lugar dessa marca exibir ________ .
Quando o equipamento de pesca se estender a mais de 150 metros, medidos horizontalmente a partir da embarcação, __________ou __________, na direção do aparelho, quando com seguimento, além das luzes prescritas neste parágrafo _________e _________.
a) uma embarcação sem governo deve exibir: I) duas luzes circulares __________ disposta em linha vertical, onde melhor possam ser vistas; II) __________ ou marcas semelhantes dispostas em linha vertical, onde melhor possam ser vistas III) quando com seguimento, além das luzes prescritas neste parágrafo, ___________e ____________ .
Uma embarcação com capacidade de manobra restrita, excetuando embarcações engajadas em operação de remoção de minas, deve exibir (fig. 6.24): I) _________ dispostas em linha vertical, onde melhor possam ser vistas. _______________________; e II) _________ dispostas em linha vertical, onde melhor possam ser vistas, sendo a ___________________ III) quando com seguimento, além das luzes prescritas no subitem I, luz ou luzes de mastro, luzes de bordos e uma luz de alcançado IV) quando fundeada, além das luzes prescritas nos subitens I e II, a luz, luzes ou marcas prescritas na Regra 30 .
Uma embarcação engajada em operação submarina ou de dragagem com capacidade de manobra restrita, deve exibir as luzes e marcas prescritas na alínea b) desta Regra, e quando existir uma obstrução deve exibir adicionalmente: I) __________ou___________, disposta em linha vertical para indicar o bordo onde se encontra a obstrução; II) _______________ou ________________, dispostos em linha vertical para indicar o bordo pelo qual outra embarcação poderá passar .
Sempre que o porte de uma embarcação engajada em operação submarina tornar impraticável a exibição de todas as luzes e marcas prescritas na alínea c) desta Regra, deve exibir: I) uma réplica rígida da _______ do Código Internacional de Sinais, colocada à altura mínima de _________.
Uma embarcação engajada em operação de remoção de minas deve, além das luzes prescritas para embarcação de propulsão mecânica na Regra 23, ou as luzes ou marca para uma embarcação fundeada prescritas, como apropriado na Regra 30 _____________ou ________. Uma dessas luzes ou marcas deverá ser exibida próximo do tope do mastro de vante e uma em cada LAIS do mesmo mastro. Estas luzes ou marcas indicam que é perigoso a outra embarcação aproximar-se a menos de _________ da embarcação que está efetuando a remoção de minas.
Uma embarcação restrita devido ao seu calado pode, além das luzes prescritas para embarcação de propulsão mecânica na Regra 23, exibir ______________ dispostas em linha vertical, ou uma marca constituída por ____________, onde melhor possam ser vista.
Uma embarcação engajada em serviço de praticagem deve exibir _________ dispostas em linha vertical sendo a superior _______e a inferior ________, situada no/ou próximo do tope do mastro; durante o dia deve exibir ______________.
Uma embarcação fundeada deve exibir, onde melhor possam ser vistas: I) na parte de vante, __________ ou____________, se a embarcação fundeada menor que 50 metros. II) na popa ou próximo a ela, a um nível mais abaixo que a luz requerida pelo subitem I, _________, se a embarcação fundeada igual ou superior a 50 metros .
Uma embarcação encalhada deve exibir as luzes prescritas no parágrafo (a) desta regra e adicionalmente onde melhor possam ser vistas: I) _____________, dispostas em linha vertical; e II) ________ dispostas em linha vertical .
Regra 31 – hidroaviões Quando for impossível a um hidroavião exibir luzes e marcas das características ou nas posições prescritas nas regras desta parte, ele deverá exibir luzes e marcas tão semelhantes em __________________. .
A palavra __________ significa qualquer dispositivo de sinalização sonora capas de produzir sons curtos e longos prescritos e que atenda às especificações contidas no quadro de Sinais Sonoros e Luminosos. .
a) o termo “APITO CURTO” significa um som de duração aproximadamente de _________; b) o termo “APITO LONGO” significa um som de duração aproximadamente de __________.
Uma embarcação de comprimento igual ou superior a 12 metros deve ser equipada com ________e ______, e uma embarcação de comprimento igual ou superior a 100 metros deve ser equipada, além disso, com______, cujo tom e som não possam ser confundidos com o de sino. .
Regra 34 - sinais de manobra e sinais de advertência I) um apito curto para indicar “________________”; II) dois apitos curtos para indicar “__________________”; III) três apitos curtos para indicar “_________________”. .
I) uma embarcação que tenha intenção de ultrapassar outra deve, de acordo com a Regra 9, indicar sua intenção pelos seguintes sinais de seu apito:  dois apitos longos seguidos de um apito curto para indicar: “______________________________”;  dois apitos longos seguidos por dois apitos curtos para indicar: “______________________________”; .
II) a embarcação a ser ultrapassada, quando manobra de acordo com a Regra 9, deve indicar sua concordância através de sinal constituído por:.
Quando embarcação, no visual de uma da outra, se aproximam, e por qualquer motivo, uma das embarcações não consegue entender as intenções de manobra da outra, ou está em dúvida quanto à suficiência da manobra empreendida pela outra para evitar colisão, a embarcação em dúvida deve indicar imediatamente esta dúvida através?.
Quando uma embarcação estiver se aproximando de uma curva ou de uma área de um canal estreito ou via de acesso onde outras embarcações podem estar ocultas devido a obstáculos, ela deve dar?.
Regra 35 – Sinais sonoros em visibilidade restrita Dentro ou nas proximidades de uma área de visibilidade restrita, seja dia ou noite, os sinais prescritos nesta Regra devem ser usados como se seguem: a) uma embarcação de propulsão mecânica com seguimento, deve soar, _________________________________; b) uma embarcação de propulsão mecânica sob máquinas, mas parada e sem seguimento, deve soar,________________________________; .
Regra 35 – Sinais sonoros em visibilidade restrita Dentro ou nas proximidades de uma área de visibilidade restrita, seja dia ou noite, os sinais prescritos nesta Regra devem ser usados como se seguem: c) uma embarcação sem governo, uma embarcação com capacidade de manobra restrita, uma embarcação restrita devido ao seu calado devem soar a intervalos não superiores a 2 minutos, _____________________________________; d) uma embarcação fundeada deve soar rapidamente ____________, a intervalos não superiores a um minuto. Em uma embarcação de comprimento igual ou superior a 100 metros, o sino deve ser soado a vante, e imediatamente após o sino, deve ser soado rapidamente o gongo a ré, durante certa de 5 segundos; e e) uma embarcação encalhada deve soar o sino e, se determinado o gongo, e além disso, deve emitir ______________________ .
Cite alguns sinais, usados ou exibidos em conjunto ou separadamente, indicam perigo e necessidade de auxílio:.
São proibidos os usos ou exibições de qualquer um dos sinais acima ou de outros sinais que com eles possam se confundidos, exceto quando com o propósito de indicar _________e ______________.
São sinais destinados a alertar o navegante quanto à presença de cerração, indicando também a direção do ponto de onde são emitidos, geralmente de faróis e boias.
Existem três meios para assinalar cerração quais são eles?.
Quais os sinais sonoros aéreos?.
Quais os sinais sonoros submarinos?.
O uso de um megafone ajuda em muito a detectar e determinar a direção da__________.
Quando um navio navega em águas restritas e com visibilidade reduzida, deve, estar com _____________ (para verificação de profundidades) ou na ausência deste, usar o prumo de mão. .
No Brasil, o sinal de cerração usado nos faróis e boias é _________, que consta de um aparelho de ar comprimido que emite uma forte nota de tom baixo, terminando bruscamente em um som de ______.
Para conduzir um navio de um ponto a outro, é necessário que se tenha _________ representando o trecho por onde se vai navegar, e sobre o qual, se traçará a _________ e se lançará a ______________.
É o método usado para representar a terra em escala sobre um plano?.
É apenas uma representação ilustrada e pode ser perfeitamente como um caso particular de carta?É a representação da terra em seus aspectos geográficos (naturais e artificiais).
É a representação dos aspectos naturais ou artificiais da terra destinados à prática de atividades humanas, contém informações de particular interesse ao navegante, meios de determinar; posição, rumos e marcações, profundidades etc?.
As cartas, quanto ao fim a que se destinam, classificam-se em quais categorias?.
São aquelas que se destinam ao navegante marítimo, representando as costas, os mares, os rios, os lagos e lagoas navegáveis.
São as que contêm informações particulares de interesse ao navegante, como as Cartas Piloto, Cartas de derrotas oceânicas, Cartas de áreas, Cartas de plotagens estratégicas etc?.
A projeção adotada nas cartas náuticas brasileiras e em grande parte de cartas estrangeiras é a ?.
A Projeção de Mercator, cujo nome é uma homenagem ao seu inventor?.
Na Projeção de Mercator, os paralelos e meridianos são representados em _________. A posição, distâncias e direções podem ser facilmente determinadas, assim, os rumos e marcações são traçados em _________. .
Esta projeção apresenta uma deformação nos graus de paralelos, à medida que se afasta do equador. A tal desigualdade no espaçamento dos graus de latitude, damos o nome de ____________. Devido ao efeito das latitudes crescidas causando exagerada de formação, a projeção mercatoriana é limitada à latitude de__________.
É a representação, em escala, sobre uma folha de papel, da superfície da terra ou parte dela?.
Na carta, os meridianos representados, mantêm uma distância constante entre si, enquanto que os paralelos, devido ao efeito das ___________, vão alterando a distância que os separa à medida que se afastam do equador.
Tal fato obriga a existência de duas escalas: A das _________e ___________. Ao conjunto de paralelos e meridianos na carta, damos o nome de __________ou__________.
Limitando o reticulado, são traçadas as bordas; a superior e a inferior contêm a __________ e as laterais, a escala de latitude, também conhecida como _________, tais escalas são graduadas em _______,_______e __________.
É o que indicam o País, à parte do litoral e o trecho que a carta cobre?.
__________e _________, que são expressas em metros. As sondagens representam as distâncias verticais do fundo do mar a um plano arbitrário, fixo, denominado "_____________", que é calculado pela baixa-mar média de sizígia; as altitudes representam distâncias verticais acima de um plano conhecido com "___________";.
Notas sobre Precauções, que devem ser grafadas em letras _________ para chamar a atenção do usuário;.
Observações sobre continuação da carta junto às margens, que indicam as cartas em ________; Tem-se como Auxílios á Navegação os faróis e rádio-faróis com suas características, _____e_______ .
Os faróis são representados por símbolos, conforme a publicação Nº. 12.000 e junto ao símbolo constará?.
Os faroletes são representados de modo semelhante aos faróis. As boias e balizas, por sua vez, trazem junto aos respectivos símbolos a ______________.
Rosa dos Ventos (fig. 3.10), que fica disposta em um ou mais lugares. Tem o "zero" voltado para o __________. Traz em seu interior, __________, que facilita o traçado de rumos e marcações.
Pequenas Correções. Feitas na margem inferior, indicam as ____________, sofridas pela carta.
A carta náutica propriamente dita compreende uma parte sombreada, representando ________e uma parte branca, representando _______. Os trechos em azul mostram _________ à navegação.
Na parte de terra, podemos encontrar ainda os pontos _________ tais como igrejas, torres, árvores, antenas, etc. Na parte do mar, veremos as profundidades, a qualidade do fundo, as isobatimétricas, as isogônicas, pedras, bancos, alto-fundos, cascos soçobrados.
É a linha que intercepta os vários meridianos seguindo um ângulo constante, isto é, indicada pela agulha, na qual a direção da proa do navio corte todos os meridianos sob um mesmo ângulo?.
É qualquer segmento de um círculo máximo da esfera terrestre? É assim a menor distância entre dois pontos na superfície da Terra, isto é, o arco do círculo máximo que passe pelos dois pontos, em navegação é quase mais conveniente navegar por uma ________.
Encontrados na carta náutica, que são utilizados pelo navegador quando o mesmo não obtêm informações com qualquer outro tipo de equipamento, utilizando então o radiogoniômetro para obter a posição do navio?.
Quais são cuidados essenciais na guarda e utilização de cartas náuticas?.
As cartas náuticas e demais publicações, só podem inspirar confiança e prestar real auxílio, quando qualquer alteração que venha a sofrer, seja comunicada ao navegante, por meio de informações especiais conhecidas como “_______________”. .
É uma publicação que contém informações que auxiliam o navegante na correção de cartas e publicações náuticas? As alterações e os avisos que as originam recebem uma numeração seguida dentro de _________.
Os Avisos aos Navegantes são classificados em?.
Avisos-Rádio, Avisos Permanentes, Avisos Preliminares (P) e Avisos Temporários (T), com a definições a seguir. Essas informações chegam aos navegantes pela __________, pelo _________________ e pelo _______________:.
É aquela informação que, pela urgência com que deve ser divulgada, é transmitida via rádio. Classifica-se em: Avisos de Área, Avisos Costeiros e Avisos Locais?.
A aquele que se refere a alterações nas cartas, de caráter transitório (passageiro?.
Aquele que se destina a anunciar antecipadamente, alterações nas cartas, e que serão objetos de caráter permanente?.
Aquele que introduz alterações definitivas nas cartas náuticas?.
É editado pela DHN, em português, com um anexo em inglês, sendo distribuído gratuitamente aos navegantes. Contém os avisos-rádio em vigor, os avisos permanentes, preliminares e temporários da quinzena, e os preliminares e temporários anteriormente publicados e que continuam em vigor?.
Fazem parte, ainda, do folheto avisos aos navegantes as alterações referentes à? .
Numeração dos avisos aos navegantes Os avisos-rádio são numerados em ordem sequencial anual, por classificação, como se segue: a) Avisos de Área (NAVAREA), numerados de _________; b) Avisos Costeiros, numerados de ___________; e c) Avisos Locais, numerados de ________. A sua numeração é sempre ____________, que indica a região de referência.
As capitanias dos portos têm disponível, a “_______________” que contêm todos os avisos transmitidos entre as 15:00 Z do dia anterior até as 15:00 Z da data da referência.
No início da _______do folheto de avisos aos navegantes, consta uma relação numérica das cartas afetadas pelos avisos. Consultando tal relação, separam-se as cartas a serem _________ e faz-se as ________.
Para os avisos rádio preliminares e temporários, as alterações serão feitas ______, colocando-se ao lado, _____e _______. Tais correções devem ser apagadas tão logo sejam canceladas.
Para os avisos permanentes, a correção será feita à _________, observando-se as simbologias e abreviaturas da publicação Nº. 12.000. O ano, se ainda não existe e o número do aviso, devem ser lançados, também, à tinta, na parte de "_________".
Quando a alteração permanente não puder ser aplicada, devido o seu grande número de alterações, a BHMN fará através de uma reprodução de ___________, o qual deve ser recortado e colado no local indicado. O número do aviso é, então, anotado na parte de "Pequenas Correções", no rodapé da carta. Esse tipo de correção é denominado de “__________”.
Quando introduzir uma correção permanente na carta náutica, deve-se observar se foi feita a correção anterior. Isso é facilmente detectado, pelo fato de que o folheto traz_________ e ___________ que afetou a carta em questão.
A BHMN edita uma série de publicações náuticas, quais interessam de imediato ao navegante? .
Catálogo de Cartas Náuticas e Publicações corresponde a uma publicação dividida em duas partes que são? .
As cartas vêm distribuídas por vários índices, seguidos por uma sequência do Norte até o Sul?.
O catálogo trás uma página destinada ao registro das correções efetuadas e uma relação de preços das cartas e publicações. As correções do catálogo são oriundas do folheto de Avisos aos Navegantes na parte de notícias diversas?.
É a publicação que contém todas as informações úteis ao navegante, no que se refere à descrição da costa, demanda de portos, fundeadouros, perigos, profundidades em barras e canais, recursos de portos, balizamento etc?.
A publicação “Roteiro” divide-se em três partes ou volumes quais são?.
Abrangendo desde a Baía do Oiapoque ao Cabo Calcanhar, além dos rios Amazonas, Jarí, Trombetas e Pará?.
Abrangendo desde o Cabo Calcanhar ao Cabo Frio, incluindo: o Arquipélago de Fernando de Noronha, os Penedos de São Pedro e São Paulo, o Atol das Rocas e as Ilhas de Trindade e Martim Vaz?.
Com abrangência desde o Cabo Frio até Arroio Chui, incluindo a Lagoa dos Patos a Lagoa Mirim e o Rio Parajuais?.
O Roteiro contém um quadro onde são registradas as correções provenientes do ___________ e dos _____. Na vida prática, consulta-se o Roteiro sempre que se deseja obter com detalhes, as informações contidas nas cartas náuticas.
É a publicação que contém informações referentes a faróis, faroletes e boias de luz que interessam aos navegantes da costa brasileira, dos rios e lagoas navegáveis?.
A Lista de Faróis é apresentada por?.
Esta publicação tem por finalidade reunir em uma única publicação todas as informações importantes sobre os serviços-rádio de auxílio à navegação marítima existente na costa do Brasil e sobre outros serviços-rádio úteis ao navegante que estiver no Oceano Atlântico Sul?.
Lista de Auxílios Rádio da obtem informações sobre?.
As duas unidades principais de medidas de tempo são?.
É o tempo gasto pela terra para completar uma revolução completa em torno do Sol ?.
É o tempo que a terra gasta para completar uma rotação em torno de seu eixo, tendo o Sol como referência?.
É o lugar geométrico de todas as posições que o navio pode ocupar, tendo efetuado uma certa observação em um determinado instante. O navio poderá estar em qualquer lugar dessa linha?.
Quais os tipos de linhas de posição?.
É LDP mais utilizada em navegação costeira e águas restritas. Precaução: Só se traçam na carta marcações verdadeiras?.
É a LDP de maior precisão e não é necessária a utilização de qualquer instrumento, para ser obtida, sendo determinada por observação visual, direta a olho nu?.
É a LDP obtida através dos astros; estrelas, sol, e planetas; podendo ser: crepúsculo, vespertino, crepúsculo matutino, reta da manhã, reta da tarde; passagem meridiana?.
Quando o navio mede uma profundidade, fica definida qual a isobatimétrica que ele está navegando, podendo assim estar em qualquer ponto da isobatimétrica. São normalmente curvas?.
É a distancia traçada na carta através do compasso, ajustado na escala de latitude?.
É a observação do ângulo horizontal entre dois pontos notáveis, representados na carta, representa o traçado de uma LDP, que será uma circunferência (segmento capaz) que possa pelos pontos e sobre o qual se acha o navio?.
Report abuse Terms of use
By using daypo, you agree that we and our partner companies can define cookies for different purposes, such as customize the content and advertising. To change the settings or more information: cookie policy.