Avaliação i - ensino médio

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Avaliação i - ensino médio

Description:
Figuras de linguagem

Author:
Peacemaker
(Other tests from this author)

Creation Date:
10/04/2010

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
Na frase: " Era linda a diabinha", a figura de linguagem encontrada é: Pleonasmo Hipérbato ou inversão metáfora personificação eufemismo.
Em qual das frases ocorre elipse? No céu, estrelas! O presidente da empresa ficou contente. Esperando,parada,pregada na pedra do porto. A mim, ensinou-me tudo. Um sabor de vida e morte.
Dentre as frases abaixo há apenas uma em que não ocorre pleonasmo. Assinale-a: Ele teve uma hemorragia de sangue. Menino, sobe pra cima! Estava investido da paúra do medo. Você foi reprovado outra vez, que maravilha! A mim, ensinou-me tudo.
Em qual das alternativas há, respectivamente: catacrese, hipérbole e comparação? Queria dizer mil vezes te amo! Seus olhos eram um oceano inteiro. Um dente de alho o afastava com eficiência. Segurou a asa da xícara e tomou um gole de café. Chorou um rio de lágrimas, ontem. Minha roupa era igualzinha à dela. Tua mulher é como uma bruxa. Eu sonhei um sonho de luz. Era apenas um funcionário da limpeza pública. O guarda deteve o suspeito em sua casa. Agarrou-se ao braço do sofá,com força. Não me queixo,eu não soube te amar. A brisa matinal da manhã nos acalmava. A eleição causou comoção na população. Era a menina dos olhos para meu pai.
Qual é o vício de linguagem que se observa na frase: "Uma mão lava a outra" Ambiguidade Solecismo Arcaísmo Cacófato Obscuridade.
Em que alternativa ocorre antítese: Os Lusíadas é um poema épico. Serrou os pés da mesa,por não ter o que fazer. Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. Ando sem mover. Falo calado. Um grito áspero revelava todo o seu medo.
Ao redigir um texto, deve-se cultivar: A obscuridade, a clareza, a prolixidade e ambiguidade. A cacofonia, o eco, a clareza e a elegância. A concisão, a correção, a clareza e a elegância. A concisão, a ambiguidade, o pleonasmo e o eco. A concisão, a clareza, a elegância e a prolixidade.
"Adeilton saiu com sua irmã". Nessa frase ocorre: Obscuridade Ambiguidade Eco Prolixidade Pleonasmo.
Quando alguém se utiliza de mais palavras do que o necessário para exprimir uma ideia, sem ir direto ao assunto, comete que defeito de escrita? Nenhum, demonstra ser um gênio da ate de enrolar e confundir o leitor. Comete obscuridade,porque o texto não fica claro e confunde o leitor. Eco,porque emprega uma seuqência de palavras terminadas com o mesmo som. Cacofonia, porque existe um som estranho provocado pela junção das sílabas finais de uma palavra com as iniciais de outra. Prolixidade, por ficar dando voltas sem fim utilizando-se de expressões desnecessárias que apenas empobrecem o texto.
Como se deve agir para evitar defeitos de grafia ao produzir um texto? Em caso de dúvidas,consultar o dicionário ou substituir a palavra por um sinônimo cuja grafia conheça. Nada, tanto faz se está certa ou errada a palavra,o que vale é enrolar. Não escreva o texto,simplesmente. Deixe espaços em branco,com linhas pontilhadas para que o leitor preencha ele mesmo com a palavra que quiser. Defeitos de grafia fazem parte do texto,portanto,não se preocupe.
Report abuse Terms of use
By using daypo, you agree that we and our partner companies can define cookies for different purposes, such as customize the content and advertising. To change the settings or more information: cookie policy.