Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONFATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
FATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

Description:
FATORES HUMANOS NA MANUTENÇÃO AERONÁUTICA

Author:
aasdasd
(Other tests from this author)

Creation Date:
17/03/2024

Category:
Others

Number of questions: 39
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Em relação entre as exigências da tarefa e a capacidade máxima individual de cada trabalhado chamamos: Carga de trabalho Comportamento Complacência Consciência situacional.
Como podemos definir fatores humanos? A interação de todos os elementos que envolvem os diversos sistemas em uma organização A interação entre pessoas e máquinas, pessoas e procedimentos, pessoas e meio ambiente e entre pessoas e pessoas A interação do homem com o meio ambiente A interação do homem com equipamentos aeronáuticos.
Como podemos definir ERRO? Erro é um desvio involuntário por parte do indivíduo, tripulação ou qualquer segmento da organização, de uma ação pretendida Toda ocasião na qual um indivíduo não consegue atingir os resultados esperados devido a uma falha de equipamento Um desvio de conduta ocasionado por pressões do tempo e hierárquicas Quando um indivíduo não consegue concluir uma tarefa esperada.
A respeito da cultura da segurança a alternativa correta é: A cultura da segurança é o produto final exclusivo dos valores individuais A cultura de segurança não tolera a ocorrência de erros humanos A cultura de segurança incentiva a identificação de condições latentes e de estratégias para superá-las A cultura de segurança não permite que os membros da organização participem do gerenciamento do erro.
Assinale a alternativa correta sobre o Modelo SHELL: Procura enfatizar a ação humana em interação com os demais componentes do tradicional sistema MÁQUINA. As interfaces dos blocos devem evitar um perfeito encaixe, pois, caso isso não ocorra, os erros humanos surgirão O elemento central desse modelo de análise de Fatores Humanos é o equipamento utilizado para trabalhar O suporte lógico é considerado o elemento mais crítico e flexível do sistema, podendo sofrer variações, além de estar sujeito a limitações.
O Modelo Reason, também conhecido como Modelo do Queijo Suíço, foi desenvolvido em 1990. Sobre esse modelo pode-se afirmar que: Procura analisar o modo como os seres humanos contribuem para as falhas do sistema sociotécnico complexo. O foco está apenas nas falhas ativas, uma vez que as condições latentes podem ficar por muito tempo camufladas na organização, sem produzir efeitos. As falhas ativas são consideradas decorrentes de decisões ou medidas adotadas, antes do acidente, por quem tem o poder de decisão. Desconsidera os riscos que envolvem a operação.
A característica básica que diferencia erro de violação é: A intencionalidade da ação O planejamento da ação O gerenciamento da ação O controle da ação.
Inobservância consciente e intencional de regras e procedimentos é uma definição plausível de: Resiliência Violação Erro Sabotagem.
Execução autômata de algumas funções humanas pela máquina`, pode ser uma das definições de: Eletrônicos Automação Decisão Aviônicos.
Quem está envolvido no CRM? Mecânicos, pilotos e comissários Adminstradores do alta escalão Mecânicos e pilotos somente Todos envolvidos na aviação.
Diminuição progressiva da habilidade do homem para realizar uma missão determinada, que pode se manifestar através da deterioração da qualidade do trabalho, imprecisão, desinteresse, tédio, falta de entusiasmo, apatia entre outros, é o conceito de: Cansaço Depressão Desmotivação Fadiga.
O grau de ênfase e segurança dada a uma questão. Persistência em defender um ponto de vista, não deixando de expor suas ideias, opiniões e sugestões com o objetivo de uma operação segura, é o conceito de: Assertividade Comunicação Liderança Segurança operacional.
A Execução autômata (mecânica, eletrônica, digital etc.) de algumas funções humanas pela máquina, porém com a devida autorização do ser humano, visando melhorar e controlar o desempenho na atividade aérea, diminuindo os seus riscos, é o conceito de: Tecnologia Segurança operacional Automação ou Automatização Robótica.
Palavra de origem inglesa amplamente usada na aviação que significa verbalização dos procedimentos a serem executados durante uma missão, que tenham sido planejados previamente, e o que se espera da atuação e participação de cada um: Briefing Assertiveness Teamwork References.
A Percepção correta da realidade, revestida de capacidade crítica de determinada situação, envolvendo todos os seus elementos, de forma a possibilitar que decisões apropriadas sejam tomadas, dentro do tempo disponível, para o cumprimento bem sucedido da missão, é o conceito de Conhecimento Consciência Situacional Motivação Decisão.
Conjunto de regras e normas formais e informais; crenças, valores e sistemas; estilos de administração e liderança; histórias e mitos; rituais e símbolos de uma organização. Rege comportamentos da organização, dando-lhe uma identidade, através da disposição de linguagem, princípios de ação e formas de interpretação dos fatos comuns a todos os seus elementos. Está sujeita a mudanças lentas e é ditada pela cúpula da organização, é o conceito de: Regras Ética Cultura Organizacional Clima organizacional.
Palavra de origem inglesa amplamente usada na aviação para significar o ato de tecer comentários resumidamente sobre uma missão, após a realização da mesma, utilizandose de técnicas para estimular a crítica dos méritos e deméritos de um desempenho visando o seu aperfeiçoamento futuro, é o conceito de: Briefing Debriefing Awareness Norms.
É um termo genérico que compreende toda ocasião na qual a sequência mental planejada de atividades mentais ou físicas desvia-se da ação pretendida Erro Humano Violação Desmotivação Fadiga.
Descumprimento intencional de regras e procedimentos com consciência da dimensão dos efeitos que a ação pode produzir, é o conceito de Violação Erro humano Desmotivação Stress.
Dentre as publicações da OACI que orientam o treinameno em fatores humanos, podemos citar o Doc 9573 Doc 9683 Anexo 11 Anexo 14.
Dentre os conceitos com que se trabalha em matéria de fatores humanos e CRM, podemos dizer que o grau de ênfase e segurança dada a uma questão e a persistência em defender determinado ponto de vista referem-se à (ao): Resiliência Motivação Assertividade Comprometimento.
Os anexos da AOCI em que podemos ver referidos a instrução e o treinamento em fatores humanos na aviação civil são: 1 e 5 2 e 5 1 e 6 2 e 6.
Segundo a IAC 060-1002a, o público-alvo do treinamento em gerenciamento de recursos de equipes (CRM) é (são): Os pilotos, os comissários e os despachantes operacionais Todos os envolvidos na aviação Todo o pessoal envolvido com a atividade aérea Apenas aeronautas e aeroviários.
O documento do SIPAER utilizado para transcrever um reporte voluntário de uma situação potencial de risco ou perigo denomina-se: RELPER RVSO RELPREV RCSV.
Processo pelo qual um emissor organiza uma ideia, de forma racional e coerente, através de um conjunto de códigos compartilhados, para transmitir informações”, pode ser a definição de: Comportamento Comunicação Conhecimento Conflito.
Termo genérico que compreende a ocasião na qual a sequência mental planejada de atividades mentais e físicas desvia-se da ação pretendida”, é um possível definição de: Erro humano Desempenho Violação humana Conhecimento.
Diminuição progressiva da habilidade do indivíduo para realizar uma tarefa, ou conjunto de tarefas e que pode manifestar-se pela deterioração da qualidade do trabalho, imprecisão, desinteresse, entre outros”, remete-nos à definição de: Erro humano Estresse Fadiga Desempenho.
Percepção correta da realidade circundante, por meio de crítica continuada, que resulta na possibilidade de que decisões apropriadas sejam tomadas dentro do tempo disponível, é uma definição plausível de: Automatismo Comunicação Consciência situacional Comportamento assertivo.
Processo pelo qual um emissor organiza uma ideia, de forma racional e coerente, através de um conjuto de códigos compartilhados, para transmitir informações`, pode ser a definição de: Breefing Comunicação Consciência situacional Assertividade.
Diminuição progressiva da habilidade do indivíduo para realizar uma tarefa, ou conjunto de tarefas e que pode manifestar-se pela deterioração da qualidade do trabalho, imprecisão, desinteresse, entre outros`, remete-nos à definição de Fadiga Desempenho Estresse Erro humano.
Termo genérico que compreende a ocasião na qual a sequência mental planejada de atividades mentais e físicas desvia-se da ação pretendida`, é um possível definição de: Conhecimento Desempenho Erro humano Violação humana.
Identifique o documento normativo básico, no Brasil, referente ao treinamento em CRM: RBAC 121 IAC 2003-100 IAC 061-1000 IAC 060-1002a.
Dentre os conceitos com que se trabalha em matéria de fatores humanos e CRM, podemos dizer que o grau de ênfase e segurança dada a uma questão e a persistência em defender determinado ponto de vista referem-se à (ao): Resiliência Motivação Assertividade Comprometimento.
Termo de origem inglesa que significa a verbalização dos procedimentos a serem executados durante o voo, que tenham sido planejados anteriormente e o que se espera da participação de cada um: Situational awareness Briefing Resilience Proactivity.
À relação entre as exigências da tarefa e a capacidade máxima individual de cada trabalhado chamamos: Carga de trabalho Comportamento Complacência Consciência situacional.
Processo pelo qual o sujeito recolhe e analisa as informações relevantes de uma determinada situação e escolhe a melhor alternativa de ação`, é uma descrição possível de: Tem (Threat Error Management) Tomada de decisão Consciência situacional Performance ou desempenho.
A ideia de sentimentos ou interesses antagônicos não resolvidos, advinda de relações em grupo, nos remete à definição de: Conflito Comportamento Complacência Comunicação.
Grau de ênfase e segurança dada a um enunciado ou discurso, pode ser uma das definições de: Assertividade Atitude Erro Comunicação.
Os anexos da OACI em que podemos ver referidos a instrução e o treinamento em fatores humanos na aviação civil são: 1 e 5 2 e 6 2 e 5 1 e 6.
Report abuse Consent Terms of use