Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 01

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 01

Description:
Globalização

Author:
AVATAR

Creation Date:
18/07/2023

Category:
Geography

Number of questions: 6
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A aceleração dos fluxos de informação propiciada pelas inovações no meio técnico-científico-informacional tem repercutido em toda a vida social e econômica e, consequentemente, na organização do espaço geográfico mundial. Entre essas repercussões, podemos destacar: o aprofundamento da divisão técnica do trabalho, a ampliação da escala de produção e a utilização intensiva de energia na atividade industrial. a diminuição da disparidade tecnológica entre países ricos e pobres, pois a difusão da internet e o acesso às redes virtuais têm sido igualmente intensos nos dois grupos de países. a redução dos fluxos migratórios internacionais, uma vez que as inovações tecnológicas contribuem para a criação de novos empregos, especialmente no setor terciário dos países subdesenvolvidos. o desenvolvimento de uma hierarquia urbana mais complexa, pois as cidades pequenas e médias adquiriram novas possibilidades de acesso aos bens e serviços através do relacionamento direto com as principais metrópoles do seu país. a opção da indústria de alta tecnologia dos EUA e do Japão, por exemplo, de localizar-se junto às aglomerações urbano-industriais mais tradicionais desses países, buscando as vantagens de um amplo mercado consumidor e o fácil acesso às vias de comunicação e transporte.
No último quarto do século XX, a distribuição geográfica da produção das indústrias têxteis, de vestuário e calçados mudou drasticamente, provocando: a modernização de setores tradicionais, como a tecelagem, que passaram a comandar uma onda globalizante na América Latina, a partir da última década do século XX. a ampliação das diferenças de produção e produtividade entre a Europa e a América do Norte, áreas de expansão tecnológica, e o resto do mundo. o surgimento de nichos tecnológicos, subsidiados por multinacionais alemãs e francesas, em áreas subdesenvolvidas da África e da Ásia, antigas colônias europeias. a expansão econômica de áreas em desenvolvimento do Sul, fato que permitiu o ingresso de vários países, antes alijados, à Organização Mundial do Comércio. o significativo aumento do emprego na Ásia e em outras regiões do mundo em desenvolvimento, promovendo também forte ampliação do setor informal.
Localização e desconcentração espacial das indústrias, analise as seguintes afirmações: I. Uma fraca organização sindical, uma legislação ambiental mais permissiva, a mão de obra mais barata e a isenção de impostos são alguns fatores que impulsionam a desconcentração das indústrias em busca de localizações mais vantajosas. II. As indústrias têxteis e as confecções tiveram um tímido processo de desconcentração em escala global e continuaram a se localizar majoritariamente em países da Europa Ocidental, em cidades líderes no setor da moda, como Paris e Milão, ou no seu entorno. III. A pesquisa e a concepção de novos produtos no setor de informática sofreram uma forte desconcentração em escala global, deslocando-se de países europeus e dos Estados Unidos para países não industrializados. Esta desconcentração derivou-se da necessidade de trabalho intensivo e numeroso nesse setor. IV. Violência urbana, alta carga de impostos, preços elevados da terra urbana e congestionamentos são deseconomias de aglomeração que podem contribuir para o processo de desconcentração industrial. V. Os tecnopolos são uma alternativa para a localização das indústrias de alta tecnologia que não se concentram somente em regiões industriais tradicionais e passam a ocupar cidades interioranas ou subúrbios, como o Silicon Valley nos Estados Unidos. Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa CORRETA: II, III e IV estão corretas. Somente a alternativa III está correta. I, II, IV e V estão corretas. Todas estão corretas. I, IV e V estão corretas.
“A diversidade étnica e a coexistência entre povos marcaram a história da humanidade em diferentes espaços geográficos. No entanto, conflitos étnicos, preconceitos e intolerância também acompanham a trajetória do ser humano. Muitas vezes, conflitos são justificados por pressupostos como superioridade cultural, diferenças religiosas e direitos de uma nação sobre determinado território. Mas por trás de muitos conflitos estão em jogo interesses econômicos, políticos e disputas territoriais.” (LUCCI, E. A.; BRANCO. A. L.; MENDONÇA. C. Território e sociedade no mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 11). Nas últimas décadas do século XX e no início do século XXI, ao mesmo tempo em que se intensificou o processo de globalização, ampliaram-se os conflitos étniconacionalistas, muitos eles relacionados a movimentos separatistas. Sobre esses conflitos, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: (....) Ao mesmo tempo que a reprodução da modernidade em nível global tende a homogeneizar hábitos (por meio do consumo e da indústria cultural) e a integrar mercados (por meio das organizações supranacionais), diversos povos reforçaram sua identidade étnica, lutando, conquistando a autonomia nacional e fragmentando o mundo em um número cada vez maior de nações. (....) Os conflitos étnico-nacionalistas estão relacionados, de modo geral, à formação de países que abrigam diversas nações (multinacionais ou multiétnicas). A Rússia é um país multiétnico ainda sujeito à ação de movimentos separatistas, como o da Eslovênia, uma república localizada no Bálcãs, região extremamente diversificada do ponto de vista étnico-religioso. (....) A visão etnocêntrica avalia o mundo e os diferentes grupos étnicos a partir de valores e de padrões de comportamento aceitos pelo seu próprio grupo, consolidando práticas preconceituosas, racistas, excludentes. Serve para justificar não só a opressão de comunidades étnicas distintas e a conquista de povos e de territórios por grupos que se consideram superiores, mas também o controle do poder do Estado por apenas uma etnia. (....) O processo de incorporação de territórios de outros grupos (como nos casos da dominação inglesa sobre os irlandeses e da espanhola sobre os bascos) foi fundamental para as populações locais, que se beneficiaram com o desenvolvimento econômico e cultural; por isso esse processo provocou poucos movimentos separatistas. (....) Na África ocorrem diversos conflitos que opõem diferentes etnias, muitas das quais forçadas a coexistir dentro do território de um mesmo Estado. Isso ocorre porque os limites fronteiriços foram traçados, de forma geral, pelas potências imperialistas europeias, como ocorre com Ruanda, em que os tutsis são a minoria étnica, e os hutus, a maioria. Assinale a alternativa correta: V, V, V, F, V V, V, V, V, V F, F, F, V, V V, F, V, F, V F, V, V, F, F.
Considerando a questão econômica dos países em desenvolvimento é correto afirmar, EXCETO: Muitos países em desenvolvimento lutam contra as medidas protecionistas e se uniram para pressionar os países desenvolvidos a reverem suas medidas protecionistas na agropecuária. Nem sempre essa pressão gera resultados satisfatórios. Exportações crescentes de commodities – bens cujo preço é determinado pela oferta e procura internacional – atendem os interesses da agroindústria transnacional e acarretam consequências negativas como a deterioração ambiental e dos termos de troca, já que as matériasprimas exportadas valem cada vez menos. Empréstimos a partir de organismos como o FMI e o Banco Mundial e a atração de investimentos estrangeiros através de incentivos fiscais podem resultar no aumento da dívida externa e também na remessa de lucros via transnacionais para as matrizes de países desenvolvidos. A abertura do mercado financeiro aos investidores estrangeiros, com a oferta de altas taxas de juros, atrai dólares que se constituem em recursos a serem utilizados no pagamento da dívida externa. As práticas neoliberais adotadas pelos países subdesenvolvidos facilitam a incorporação de novas tecnologias pelas indústrias locais, com impacto positivo na geração de emprego, bem como aumentam os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, exportam produtos de maior valor agregado e oferecem uma educação que seja compatível com um maior patamar tecnológico.
Leia o texto a seguir: Esse mundo globalizado, visto como fábula, exige certo número de fantasias... Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta através da disposição, cada vez maior, de mercadoria para o consumo... Podemos indagar se não estamos diante de uma ideologização maciça, segundo a qual a realização do mundo atual exige como condição essencial o exercício de fabulações. Milton Santos, 2000. O geógrafo Milton Santos faz uma importante abordagem sobre o processo geopolítico contemporâneo, cujo contexto socioespacial está amplamente relacionado com todas as alternativas apresentadas a seguir, EXCETO: A forte crença na flexibilização das relações sociais de produção e na terceirização de algumas etapas do processo produtivo para consolidar os ajustes espaciais necessários à nova acumulação do capital globalizado. A criação de expressões que são dadas como regras. Termos, como “aldeia global”, “morte do Estado” e “flexibilidade”, aparecem, comumente, veiculados pela mídia e são adotados como modelo político e econômico na economia globalizada. A aceleração do tempo, por meio da informação em rede, e o encurtamento do espaço para proprietários de multinacionais ou agentes financeiros internacionais que transformam a compressão da distância em vantagens econômicas e em poder. A difusão cada vez maior de notícias. O mito do tempo-espaço e o mercado dito global, homogêneo, que vêm aumentando a fragmentação espacial e social e a desterritorialização das pessoas e do processo produtivo. A valorização da experiência do indivíduo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relação aos seus lugares e visão do mundo, que são expressas por meio das atitudes e dos valores humanos, nos espaços de vivência.
Report abuse Consent Terms of use