Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 07. Parte 1 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 07. Parte 1 de 3

Description:
Países de industrialização tardia - Japão e países orientais: China

Author:
AVATAR

Creation Date:
20/08/2023

Category:
Geography

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A China, desde meados dos anos setenta, tem passado por grandes transformações sociais e econômicas. Todas as alternativas apresentam características da China atual, EXCETO: A China permanece oficialmente socialista, e o Partido Comunista continua a exercer o controle do poder no país. A propriedade do Estado continua marcante apesar da expansão dos setores cooperativista e privado. Os ramos vitais da indústria, os bancos, as ferrovias, as telecomunicações e o setor energético continuam sendo controlados pelo Estado. O setor agrícola permanece intocável e não foi afetado pelas medidas de modernização da economia de mercado. O sistema econômico continua centralizado, embora este último aspecto tenda a ser descaracterizado, porém com crescimento constante do setor privado.
A China comemorou recentemente os 50 anos da revolução comunista e continua adotando um modelo de crescimento marcado por uma "prática socialista de mercado". De reconhecida importância no cenário mundial, é um país que apresenta características populacionais marcantes, tais como as apresentadas a seguir: I. Constitui a segunda maior população do planeta, com mais de 1,4 bilhão de habitantes, o que representa um mercado consumidor considerável e uma classe média em expansão. II. Com uma das maiores densidades demográficas, entre os países de grande extensão, apresenta uma população mal distribuída, concentrada nas porções leste e sul do país. III. Mesmo com o grande surto de crescimento industrial, vivido nos últimos anos, apresenta cidades populosas, mas ainda é um país pouco urbanizado. IV. Embora o controle de natalidade tenha colaborado para uma redução nas taxas de crescimento demográfico, sua grande população ainda determina um grande acréscimo populacional anual em termos absolutos. É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s): IV, apenas II e III, apenas III e IV, apenas I, II e IV, apenas I, II, III e IV.
Desde, pelo menos, a década de 1980, a China vem ganhando espaço no comércio mundial. No início do século XXI, ela até pode ser denominada a “oficina do mundo”, tamanha a participação dos produtos fabricados na China no comércio mundial. Dentre as razões para o sucesso desse país no comércio mundial, destaca-se: A exploração intensiva dos recursos naturais abundantes no seu território, principalmente o minério de ferro e o petróleo, que permite ao país ser autossuficiente e ainda exportar para os países desenvolvidos. O moderno sistema de produção agrícola,desenvolvido a partir da coletivização na época da revolução comunista, baseado no uso intensivo de máquinas e fertilizantes, com a produção voltada para exportação. A especialização da indústria chinesa em bens de capital, como máquinas e equipamentos, pois são setores que exigem menores investimentos de capital e maior utilização de mão de obra barata e pouco qualificada. A criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE): áreas destinadas à atração de empresas multinacionais através de incentivos para a exportação, como isenção de impostos e infraestrutura de transportes e telecomunicações. A eficiência e competitividade da indústria em setores estratégicos, pois são agora controlados pela iniciativa privada.
Atualmente, o território chinês exibe três conjuntos regionais distintos: a China Oriental, ou marítima; a China central ou interior; e a China periférica. (Magnoli, D. - "O Mundo Contemporâneo") Sobre a regionalização da China, considere as afirmações: I. A China oriental é habitada pela etnia majoritária no país, é industrializada e fortemente urbanizada. II. Na China central identificam-se os grandes cinturões agrícolas, que acompanham os vales dos rios, especialmente o Hoang-Ho, a chamada "China do Trigo" e o Iang-Tsé, a "China do Arroz". III. A China periférica inclui 60% do território do país, 10% da população e os territórios recentemente incorporados, como Macau e Hong Kong, ainda não integrados completamente ao sistema econômico e político vigente. Assinale: Se apenas I e II forem verdadeiras Se apenas I e III forem verdadeiras Se apenas I for verdadeira Se apenas II for verdadeira Se I, II e III forem verdadeiras.
O retorno de Hong Kong ao controle da China, em julho de 1997, provocou uma polêmica sobre o futuro daquela ex-colônia britânica. Contudo, até o presente, sobre o relacionamento entre China e Hong Kong pode-se afirmar que as(os): Pressões políticas da Inglaterra sobre Hong Kong, atualmente, demonstram o interesse britânico de reaver o controle da antiga colônia. Atividades econômicas exercidas em Hong Kong, com base na economia de mercado, são incompatíveis com o atual projeto nacional da China. Práticas políticas dos representantes de Hong Kong sempre buscaram conduzir, aos poucos, a economia da colônia para o socialismo. Fluxos econômicos e financeiros entre os dois territórios cresceram na última década, revelando a progressiva aproximação entre ambos. Conflitos são intensos entre residentes de Hong Kong e aqueles das províncias chinesas vizinhas, pois a maioria da população de Hong Kong não é chinesa.
A China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista, que resiste nas regiões mais distantes dos grandes centros, sobretudo nas relações de propriedade, e o capitalista, que organiza cada vez mais as relações de produção e de trabalho, principalmente nas regiões mais modernas. Sobre a economia chinesa e o seu desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir. I. A partir da abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais e das Cidades Abertas, a China passou a ter a economia que mais cresce no mundo. II. A produção industrial chinesa tem apresentado crescimento homogêneo, não só em termos territoriais como também setoriais. III. A China ainda é um país de camponeses, visto que mais da metade de sua população total vive em áreas rurais. IV. A liberalização econômica e os baixos custos de mão de obra são fatores fundamentais para o crescimento econômico chinês. V. O país é o maior exportador de grãos do mundo. São corretas as afirmativas: Apenas I, II, III e V Apenas I, III e IV Apenas II, III e IV Apenas I e IV Apenas I, III e V.
“Desde o início da década de 1980, a China tem sido a economia que mais cresce no mundo, a uma taxa média de 10% ao ano [...]. Como consequência desse impressionante crescimento, entre 1980 e 2010 o PIB chinês aumentou 2.810% e se tornou o segundo maior do planeta.” SENE, Eustáquio & MOREIRA, J.C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2). 2a ed. São Paulo: Moderna, 2012, p.199. Dentre os fatores associados a esse avanço econômico podem-se destacar: I. a presença de enormes reservas de minérios e combustíveis fósseis no subsolo chinês que concede ao País autossuficiência em termos de matéria-prima e fontes de energia e o caracteriza como grande exportador mundial de petróleo. II. o modelo de economia planificada que, promovendo crescimento econômico com equilibrada distribuição de renda, amplia o mercado consumidor interno chinês, um dos mais gigantescos do mundo, e ameniza as desigualdades sociais. III. a liberalização econômica e os baixos custos da mão de obra, principal fator de competitividade da indústria chinesa, têm sido fundamentais para o crescimento econômico do País. IV. o esforço chinês em atrair indústrias intensivas em capital para as chamadas zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico, fazendo com que nas últimas décadas o País esteja entre os maiores receptores de investimentos produtivos do mundo. V. Localização privilegiada junto às economias de crescimento acelerado do sudeste asiático e o controle por parte do Estado do processo produtivo na indústria e na agricultura. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas: I e II I e III III e IV II, III e V III, IV e V.
A China tem se tornado uma das maiores potências mundiais. É considerada uma economia emergente, tanto pelo peso de sua economia quanto pela forte influência que exerce no cenário regional e global. A expansão da indústria tem sido um dos principais fatores do crescimento da economia desse país. Em relação a esse país, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: (....) A indústria pesada ainda permanece sob o controle estatal chinês e concentra-se, predominantemente, nas províncias da Manchúria, no nordeste do País, a qual dispõe de vastas reservas de carvão mineral e minério de ferro. (....) Na China, Estado controla muitos setores industriais, principalmente os estratégicos (produção de petróleo, eletricidade e carvão; siderurgia). Apesar de ser uma “economia socialista de mercado”, as empresas do Estado detêm aproximadamente 59% do PIB. (....) A China tem apresentado um aumento gradativo dos produtos industrializados na pauta de exportação. Porém, a maioria dos produtos (59%), corresponde a produtos de baixa tecnologia. (....) Após uma ampla reforma política e econômica promovida por Deng Xiaoping, a China passou a receber fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, especialmente do Japão, Coreia do Sul e Austrália, fazendo do país uma grande plataforma de exportação, especialmente para a América Latina e África. (....) A abertura econômica transformou a China numa das maiores plataformas de exportação de bens de consumo do mundo. Na atualidade, é o principal parceiro comercial do Brasil. Nosso país, no entanto, não figura entre os 5 maiores parceiros chineses; no entanto, ultrapassou, em 2020, Rússia e Índia e está entre os 10 maiores parceiros. Assinale a sequência correta: V, F, F, F, V F, V, V, V, F V, F, F, F, F F, V, V, V, F V, V, F, F, V.
A aceleração do crescimento econômico da China, nos últimos anos, reflete-se na economia mundial por razões diversas. Considerando-se essa afirmação, é INCORRETO afirmar que tal aceleração: É autônoma em relação ao capital internacional, pois estabelece um sistema financeiro paralelo, que vem se firmando como modelo para as economias regionais. Interfere na balança comercial de países emergentes, uma vez que reduz a taxa de exportações desse grupo para os países mais industrializados. Provoca aumento da demanda de matérias-primas e de produtos agrícolas no mercado internacional, afetando os preços praticados nesses itens. Resulta em um consumo maior de petróleo, o que contribui para a alta do preço da energia e, consequentemente, para a elevação dos custos de produção nos processos industriais. Permitiu que milhões de chineses saíssem da extrema pobreza; porém, a concentração de renda aumentou no país e a população 1% mais rica detém uma parcela ainda maior do PIB.
As recentes mudanças verificadas na China têm como base: A introdução progressiva do capitalismo com manutenção de um sistema político autoritário e centralizador, próprio do socialismo. A modernização das práticas agropecuárias dominantes na maior parte do interior do país. A elevação do PIB per capita, criando um mercado consumidor com mais de 1 bilhão de pessoas e com alto poder de compra. A completa abertura econômica e política provocada pelo fim do regime comunista. A formação de uma união aduaneira com o Japão que permite o livre trânsito de capitais e mercadorias entre os dois países.
Report abuse Consent Terms of use