Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 07. Parte 2 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 07. Parte 2 de 3

Description:
Países de industrialização tardia - Japão e países orientais: Japão

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/06/2023

Category:
Geography

Number of questions: 11
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
"Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico ocidental, o Estado japonês investiu na instalação de fábricas nos setores em que o capital privado não tinha condições de atuar. Mais tarde, algumas dessas indústrias foram vendidas a baixo preço a empresários particulares. Surgiram assim os zaibatsus, verdadeiros monopólios privados que se desenvolveram muito no período entre guerras devido às inúmeras vantagens e privilégios assegurados pelo Estado. De 1955 a 1973, o crescimento industrial japonês foi maior que o dos Estados Unidos e o da Europa Ocidental. o que demonstra a eficácia da participação do Estado na reorganização industrial ocorrida no Pós-Guerra." (VESENTINI, J. W.; VLACH, V. "Geografia crítica". 18. ed. São Paulo: Ática, 1997. v. 3, p.187-189.) Sobre a industrialização japonesa, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. F. F. F. F. V V. V. V. V. F F.V. V. V. F V. V. F. V. F F. V. F. V. V.
O Japão é o país capitalista que, nas últimas décadas, apresentou os maiores índices de crescimento econômico. A seu respeito, considere as afirmativas a seguir: I. Entre os fatores que explicam o crescimento industrial japonês no pós-guerra, destacam-se os pequenos gastos militares e os baixos salários pagos aos trabalhadores, em comparação aos dos outros países desenvolvidos; II. O Japão utiliza seus amplos recursos hidráulicos através de inúmeras pequenas e médias hidrelétricas, montadas sobre o curso encachoeirado de centenas de pequenos rios; III. A maior parte da produção econômica é controlada por grandes grupos que monopolizam a economia do país, altamente concentrada; IV. A sua produção agrícola é elevada, de técnica apurada, permitindo o abastecimento alimentar integral de toda a população, sem necessidade de recorrer às importações. Estão corretas apenas as afirmativas: l e III Il e IV I, ll e III I, III e V II, III e IV.
Mesmo contrariando algumas expectativas, o Japão cresceu, e seu poderio internacional é bastante grande. Sobre a situação socioeconômica do Japão e seu processo de crescimento é INCORRETO afirmar que: O arranque industrial do Japão provocou um déficit na balança comercial dos EUA, que nos últimos anos importam muito mais daquele país do que exportam para lá. A construção de grandes complexos industriais-portuários no Japão está associada não só às características do seu espaço natural, mas também à sua dependência da importação de matérias-primas e fontes de energia. As intensas relações entre as três grandes metrópoles japonesas - Tóquie, Osaka e Nagoya - resultaram na maior concentração urbana do mundo, formando uma verdadeira megalópole. Apesar das melhorias salariais e dos níveis de consumo alcançados nos últimos anos, o crescimento da indústria japonesa foi impulsionado pela exploração da força de trabalho que, além de receber baixos salários, cumpria um elevado número de horas de trabalho. Diferentemente do que ocorreu nos EUA, no Japão a intervenção do Estado na economia é praticamente nula, e cada empresa faz a sua política particular de investimentos, pesquisa etc.
A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamenie no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos esse fato deveu-se: Aos grandes investimentos de capitais norte americanos em grupos industrializados japoneses. À presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro. À existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul. À localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus. À existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.
A Era Meiji (1868-1912) representou para o Japão uma série de grandes mudanças sociais políticas econômicas. Com relação a essas grandes transformações, assinale a única opção correta: Implantou-se o poder dos "xoguns", que eram senhores feudais interessados no fortalecimento da liga a do Imperador como Chefe de Estado. Reestruturaram-se as Forças Armadas, de acordo com padrões ocidentais, visando ao futuro expansionismo na Ásia de Sudeste e no Pacífico. Criaram-se condições para a formação dos zaibatsu isto é, dos grandes monopólios pertencentes a antigos clãs feudais e ao capital norte-americano. Foi aprovada uma Constituição, em 1889, que aboliria os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e entregaria aos "Samurais" do Imperador. Houve a contratação de técnicos europeus para reestruturar a indústria de tecidos, já existente no país desde o século XVIII, nas cidades de Kyoto e Tóquio.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão entrou em um novo período de recuperação da economia e da industrialização. São fatores responsáveis por essa recuperação, EXCETO: Ressurgimento de grandes empresas ou de grupos industriais com uso crescente de tecnologias avançadas. A não existência de gastos militares. O isolamento em relação aos Estados Unidos, já que esse país foi o grande responsável pelas bombas atômicas que levaram à sua derrota na Segunda Guerra Mundial. Grande mercado interno e de alto poder aquisitivo. Grande oferta e abundância de mão-de-obra após a Guerra, além da capacidade técnica e disciplinar do povo japonês.
O crescimento econômico do Japão, a partir da década de 1950, alcançou patamares singulares, ao ponto desse país ter se transformado no segundo maior PIB (Produto interno Bruto) do planeta já na década de 1980. Assinale a opção que apresenta uma das causas desse dinamismo: Capitalização dos conglomerados industriais, apoiado no baixo custo da força de trabalho e na canalização da poupança popular para os investimentos empresariais; Crescimento interno, apoiado numa sobrevalorização da moeda nacional frente ao dólar e ações governamentais em infraestrutura, garantiu o posterior domínio de mercados externos; Desvinculação do poder político em relação ao econômico, o que fez desta economia a pioneira no uso de práticas neoliberais, adequando-a mais rapidamente a globalização econômica; Total desburocratização estatal, associando o capital privado japonês ao europeu, o que fez ressurgir os ; grandes monopólios industriais no pais, os chamados zaibatsus; Escolha pelas indústrias mais pesadas, especialmente a partir da década de 1970, como as têxteis, siderúrgicas e construção naval, uma vez que a relação cusio/beneficio tornou-se a melhor opção neste momento.
Pelas características geográficas, o Japão tem sérias dificuldades para suprir suas necessidades de energia e matérias-primas industriais. Esta realidade fez com que o país procurasse desenvolver, sobretudo: Produção de carvão vegetal junto às usinas siderúrgicas. Agroindústrias localizadas na zona rural. Grandes usinas siderúrgicas localizadas próximas às jazidas minerais. Grandes reservatórios para produção de energia hidrelétrica nas proximidades dos centros industriais. Indústrias de tecnologia avançada, como eletrônica, Óptica e informática, em novos polos industriais.
Nos últimos anos os novos centros industriais do Japão têm se instalado no interior do país, longe das tradicionais áreas portuário-industriais. Este deslocamento é explicado pela: Descoberta de importantes jazidas minerais na região. Necessidade de atender à demanda interna, concentrada no interior do país. Instalação de indústrias de alta tecnologia, menos dependentes de matérias-primas. Carência de mão de obra nas áreas litorâneas. Mudança do perfil exportador da economia japonesa. agora voltado para os mercados dos "tigres asiáticos" e Austrália.
Sobre a industrialização e o imperialismo japonès nos séculos XIX e XX, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) O processo de modernização e industrialização do Japão só ocorreu efetivamente após 1868, ano que marcou o fim do xogunato Tokugawa e a restauração do Império. Esse novo reinado, conhecido como Era Meiji. estendeu-se até 1912 e foi marcado por políticas modernizantes: investimentos para a criação de infraestrutura; maciços investimentos em educação; abertura à tecnologia e aos produtos estrangeiros. ( ) O governo japonês estimulou o desenvolvimento de grandes conglomerados. que ficaram conhecidos como Zaibatsus. Esses grupos surgiram de tradicionais e poderosos clãs de comerciantes e proprietários de terra. Com o tempo, esses grupos especializaram-se em todos os ramos industriais, além do comércio e finanças. ( ) A expansão territorial japonesa iniciou-se com a vitória do Japão na Guerra Sino-Japonesa (1884-95). que garantiu a ocupação de Taiwan. em 1910, a ocupação da Coreia e em 1931, a ocupação da Manchúria. Porém, a derrota na guerra contra a Rússia (1904-5) fez com que o Japão não conseguisse o domínio das ilhas Sacalinas. ( ) Após a Segunda Guerra Mundial o Japão foi ocupado pelas forças aliadas até 1952, quando entrou em vigor um acordo de paz, o Tratado de São Francisco. O país foi então governado pelo Conselho Supremo das Potências Aliadas. Nesse contexto foi aprovada uma lei de permissão de monopólios, que levou à ascensão dos zaibatsus e contribuiu com a fabulosa recuperação econômica japonesa. ( ) A Constituição redigida e imposta pelos ocupantes em 1947 encerrou sua fase militarista ao proibir a intervenção externa do exército japonês, que foi transformado em força de autodefesa. A Constituição também garantiu a liberdade de culto e estabeleceu o xintoísmo como religião oficial, e o ensino público passou a ser laico. Assinale a resposta correta: V, V, V, V, V V, V, F, F, V V, V, F, F, F F, F, V, F, F V, V, F, V, V.
O Japão é considerado uma das grandes potências econômicas do planeta, no entanto, foi arrasado durante a Segunda Guerra Mundial. Fato curioso foi a sua incrível recuperação estrutural e econômica num relativo curto espaço de tempo. Sobre as causas que possibilitaram a recuperação da economia japonesa neste período, é correto afirmar que: A sua condição de parceiro da extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) o possibilitou adquirir grandes somas de recursos do chamado bloco oriental, uma vez que durante a guerra fria o Japão desempenhou um importante papel de apoio geopolítico aos soviéticos. A sua vocação portuária, com intenso comércio no cenário asiático, além de um subsolo rico em minerais, garantiu a esse país uma retomada rápida de suas atividades industriais, especialmente das indústrias de base, as quais revitalizaram rapidamente suas siderurgias e metalurgias. Os pesados investimentos na área bélica e de educação possibilitaram uma rápida reestruturação de sua economia, o que atraiu grandes contingentes de trabalhadores do sudeste asiático, fato imprescindível que estimulou o seu mercado de consumo interno. As bases produtivas desse país, calcada em organizações originadas dos clãs familiares, conhecidos como zaibatsus, foram estimuladas novamente pelo Estado (passaram a se chamar keiretsus), o que contribuiu decisivamente para a retomada do crescimento econômico desse país. A posição geográfica e a insularidade desse país. além da proximidade de várias nações do sul e sudeste asiático, as quais investiram pesadamente no mercado japonês, estimularam a sua vocação financeira, o que acabou desenvolvendo nessa nação grandes corporações bancárias, já na década de 1950.
Report abuse Consent Terms of use