Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 07. Parte 3 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 07. Parte 3 de 3

Description:
Países de industrialização tardia - Japão e países orientais

Author:
AVATAR

Creation Date:
18/07/2023

Category:
Geography

Number of questions: 7
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Com relação ao expansionismo japonês, que se iniciou no fim do século XIX e início do século XX, assinale a alternativa correta: Assim como a Doutrina Monroe dos Estados Unidos para a América, o expansionismo japonês tinha como o objetivo o domínio econômico do continente Asiático. O lema “A América para os americanos” mudaria perfeitamente para “A Ásia para os japoneses”. A Região da Manchúria na China foi a primeira região ocupada pelos japoneses no seu processo de expansão pela Ásia, uma vez que era rica em recursos minerais e energéticos, importantes para a indústria japonesa. A ocupação da península da Coreia foi fundamental para manter a influência japonesa e diminuir o avanço soviético na região. Com o objetivo de conquistar novos territórios, em 1937 o Japão iniciou uma confrontação total com a China, a segunda guerra sino-japonesa, que se estendeu até a Segunda Guerra. Essa conflagração mundial marcou a fase de maior expansão territorial japonesa, quando o país ocupou parte do Sudeste Asiático. Um dos principais objetivos do expansionismo japonês na Ásia era conter o avanço americano na região e após conseguir o domínio de grande parte do Sudeste asiático, os japoneses se lançaram ao ataque à base naval de Pearl Harbor no Havaí, precipitaram a entrada dos EUA na Segunda Guerra e foram derrotados pelos americanos.
São características da Revolução Meiji e do “Milagre Japonês”, respectivamente: A exploração de mão de obra barata de países vizinhos e forte investimento em educação; a importação de matéria-prima barata de países americanos e a substituição dos zaibatsus pelos keiretsus. A organização de monopólios familiares e investimentos para criação de infraestrutura; o desenvolvimento industrial de alta tecnologia e a desmilitarização do país. Forte intervenção do Estado e desenvolvimento da indústria mecânica; expansão da atividade econômica pelo império colonial e forte investimento em educação. O investimento em tecnologia industrial e abertura aos produtos estrangeiros; criação de empresas públicas em diversos setores e combinação de livre mercado com planejamento estatal. O investimento em educação primária e instalação do capitalismo no país; estímulo ao desenvolvimento de grandes conglomerados com uma estrutura mais vertical controlados por uma holding.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou por uma fase de crescimento econômico extraordinário, chegando a apresentar taxas de crescimento médio de 14,6% no período de 1966-1970. No início dos anos 90, a economia japonesa perdeu fôlego, apresentando baixo crescimento em alguns anos e recessão em outros. O crescimento do PIB japonês, em 1993, foi de menos 0,53% e, em 1998, de menos 2,5%. Assinale a proposição que indica fatores que explicam o crescimento pós-guerra e o declínio na década de 1990: Crescimento, propiciado pelo final da Segunda Guerra Mundial, das economias dos países vitoriosos, entre eles o Japão, que se beneficiou da sua aproximação com os Aliados. A crise econômica japonesa está associada ao desprestígio de seus produtos no mercado internacional. Participação do Estado, aliado aos grandes conglomerados empresariais na conquista de mercados externos. A população japonesa nos anos 90 do século XX, em função da crise financeira do país, aumentou o consumo, diminuindo exageradamente a taxa de poupança interna, o que fez com que muitos bancos quebrassem. Utilização das Forças Armadas na conquista de mercados na Ásia. Ingerência dos EUA no sentido de barrar o crescimento da economia japonesa, com a criação de grupos de países contrários à política industrial japonesa. Associação com os países asiáticos, principalmente os Tigres Asiáticos, o que facilitou a entrada dos produtos japoneses nos mercados americano e europeu. A falta de matéria-prima para a manutenção do crescimento da indústria japonesa levou à queda do crescimento e à migração de japoneses para países ocidentais nos anos 90. Combinação eficiente de livre mercado com planejamento estatal. Inserção de tarifas nos Estados Unidos para produtos importados do Japão; estouro da bolha especulativa, construída nos anos 1980, provocando a falência de empresas e bancos.
Em relação à história econômica japonesa analise as assertivas a seguir, assinalando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas: (....) A restauração Meiji implementou a modernização no país e superou os particularismos político e econômico do período feudal. (....) A ascensão econômica japonesa ocorreu aliada a uma política expansionista na Ásia Oriental, atitude que deixou sequelas nas relações regionais. (....) A Guerra Fria marcou a subordinação geopolítica do Japão aos Estados Unidos, os quais aplicaram maciços investimentos produtivos e financeiros no país como forma de conter o avanço do socialismo sino-soviético na Ásia. (....) Os pesados investimentos na área bélica e de bens de consumos duráveis no pós-guerra possibilitaram uma rápida reestruturação de sua economia. (....) A posição geográfica e a insularidade do Japão, além da proximidade de várias nações do sul e sudeste asiático, as quais investiram pesadamente no mercado japonês, estimularam a sua vocação financeira, o que acabou desenvolvendo nessa nação grandes corporações bancárias, já na década de 1950. A sequência que se apresenta corretamente é a seguinte: V, V, F, V, F V, F, V, F, F F, V, V, F, V V, V, V, F, F V, V, V, V, F.
O Japão é o país capitalista que, nas últimas décadas, apresentou os maiores índices de crescimento econômico. A seu respeito e em relação a sua economia, considere as afirmativas a seguir: I. A maior parte da produção econômica é controlada por grandes grupos que monopolizam a economia do país, altamente concentrada; II. O Japão utiliza seus amplos recursos hidráulicos através de inúmeras pequenas e médias hidrelétricas, montadas sobre o curso encachoeirado de centenas de pequenos rios; III. O arranque industrial do Japão provocou um déficit na balança comercial dos EUA, que nos últimos anos importam muito mais daquele país do que exportam para lá; IV. Burocratização estatal, associando o capital privado japonês ao americano, fez ressurgir no pós-guerra os grandes conglomerados industriais. V. No Japão a intervenção do Estado na economia é praticamente nula, e cada empresa faz sua política particular de investimentos, pesquisa etc. Os grandes conglomerados são os responsáveis pelos investimentos na economia. Estão corretas apenas as afirmativas: I e II I, IV e V I, II e III I e III I, III e IV.
A revolução Meiji é um evento da história do Japão que determinou: O processo de avanço do capitalismo internacional na área da Ásia e o movimento de defesa de um Japão socialista, próximo da experiência da China. O movimento de defesa das tradições orientais que propunha a união com a China a fim de fortalecer as áreas orientais contra o imperialismo ocidental. Divisões internas das elites dirigentes decorrentes das diferentes visões com relação à cultura ocidental – os progressistas, aliados da China, e os conservadores, aliados dos países ocidentais – reconheciam que a manutenção de uma estrutura fragmentada das ilhas limitava o desenvolvimento da agricultura e que a saída era a industrialização. A modernização da estrutura econômica japonesa, facilitou a entrada de capital estrangeiro, o processo de urbanização e a alteração de valores, desencadeando a ocidentalização do Japão. A defesa da propriedade privada com a eliminação das formas feudais de organização da terra e o incentivo às reformas agrárias, bem como a manutenção das tradições, mediante o fechamento das relações com os países ocidentais e o avanço militar sobre o Império Russo.
Sobre a industrialização e o imperialismo japonês nos séculos XIX e XX, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: (....) O processo de modernização e industrialização do Japão só ocorreu efetivamente após 1868, ano que marcou o fim do xogunato Tokugawa e a restauração do Império. Esse novo reinado, conhecido como Era Meiji, estendeu-se até 1912 e foi marcado por políticas modernizantes: investimentos para a criação de infraestrutura; maciços investimentos em educação; abertura à tecnologia e aos produtos estrangeiros. (....) O governo japonês estimulou o desenvolvimento de grandes conglomerados, que ficaram conhecidos como Zaibatsus. Esses grupos surgiram de tradicionais e poderosos clãs de comerciantes e proprietários de terra. Com o tempo, esses grupos especializaram-se em todos os ramos industriais, além do comércio e finanças. (....) A expansão territorial japonesa iniciou-se com a vitória do Japão na Guerra Sino-Japonesa (1884-95), que garantiu a ocupação de Taiwan, em 1910, a ocupação da Coreia e em 1931, a ocupação da Manchúria. Porém, a derrota na guerra contra a Rússia (1904-5) fez com que o Japão não conseguisse o domínio das ilhas Sacalinas. (....) Após a Segunda Guerra Mundial o Japão foi ocupado pelas forças aliadas até 1952, quando entrou em vigor um acordo de paz, o Tratado de São Francisco. O país foi então governado pelo Conselho Supremo das Potências Aliadas. Nesse contexto foi aprovada uma lei de permissão de monopólios, que levou à ascensão dos zaibatsus e contribuiu com a fabulosa recuperação econômica japonesa. (....) A Constituição redigida e imposta pelos ocupantes em 1947 encerrou sua fase militarista ao proibir a intervenção externa do exército japonês, que foi transformado em força de autodefesa. A Constituição também garantiu a liberdade de culto e estabeleceu o xintoísmo como religião oficial, e o ensino público passou a ser laico. Assinale a resposta correta: V, V, V, V, V V, V, F, F, V V, V, F, F, F F, F, V, F, F V, V, F, V, V.
Report abuse Consent Terms of use