Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 09. Parte 1 de 4

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 09. Parte 1 de 4

Description:
Capitalismo

Author:
AVATAR

Creation Date:
09/11/2023

Category:
Geography

Number of questions: 25
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Segundo Eustáquio de Sene, foi a primeira etapa do Capitalismo: Comercial Industrial Financeira Informacional NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo que estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII e foi caracterizada pela expansão marítima das potências econômicas da Europa ocidental daquela época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos), que buscavam novas rotas de comércio, sobretudo para as Índias. A etapa que o texto e a imagem se referem é a: Comercial Industrial Financeira Informacional NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo que teve como principais nomes os teóricos Thomas Mun e Jean-Baptiste Colbert: Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo em que os adeptos dessa doutrina defendiam o protecionismo e a intervenção do Estado na economia. Seus objetivos principais eram fortalecer o Estado e aumentar a riqueza nacional, da obtenção de superavits comerciais. Seus teóricos defendiam que a riqueza era proveniente do comércio. Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, durante a etapa do mercantilismo, podemos citar algumas grandes potências do período. Cite duas: Estados Unidos e França Espanha e Alemanha França e Inglaterra Alemanha e Portugal Japão e Portugal.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo que teve como principais nomes os teóricos Adam Smith e David Ricardo: Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo em que os adeptos dessa doutrina criticavam o absolutismo; no plano político, defendiam a democracia representativa, a independência dos três poderes e a liberdade do indivíduo; e, no econômico, o direito à propriedade, a livre-iniciativa e a concorrência. Eram contrários à intervenção do Estado na economia e favoráveis à livre ação das forças do mercado. Para seus teóricos, a riqueza era gerada pela indústria (produção): Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, durante a etapa do liberalismo, podemos citar algumas grandes potências do período. Cite duas: Estados Unidos e França Espanha e Alemanha França e Brasil Alemanha e Portugal Japão e Portugal.
Correlacione: Etapa do Capitalismo 1. Mercantilismo 2. Liberalismo 3. Keynesianismo 4. Neoliberalismo Informações relevantes: ( ) Seus teóricos eram contrários à intervenção do Estado na economia e favoráveis à livre ação das forças do mercado. ( ) Surgiu com os Estados nacionais absolutistas. ( ) Os adeptos dessa doutrina criticavam o pensamento econômico clássico. ( ) Seus pensademores defendem a abertura econômica/financeira e a privatização de empresas estatais. ( ) Propunham o aumento dos gastos públicos como mecanismo para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos. ( ) Seus teóricos defendiam que a riqueza era proveniente do comércio. ( ) Diferentemente de outros teóricos, não creem na regulação do mercado. ( ) Seus pensademores aceitavam uma intervenção mínima do Estado para assegurar a estabilidade monetária e a livre concorrência. (2);(1);(3);(3);(1);(1);(4);(4). (2);(1);(3);(4);(3);(1);(4);(4). (4);(1);(3);(4);(3);(1);(4);(1). (4);(1);(3);(4);(3);(1);(4);(4). (2);(1);(3);(4);(1);(1);(4);(4).
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo em que os adeptos dessa doutrina criticavam o pensamento econômico clássico e o princípio da “mão invisível”, do suposto equilíbrio espontâneo do mercado; por isso, defendiam a intervenção do Estado na economia para evitar crises de superprodução, como a de 1929. Propunham o aumento dos gastos públicos como mecanismo para estimular o crescimento econômico e a geração de empregos: Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo em que os adeptos dessa doutrina buscam aplicar os princípios do liberalismo clássico ao capitalismo da época. Diferentemente dos anteriores, seus teóricos não creem na regulação espontânea do sistema. Visando disciplinar a economia de mercado, aceitam uma intervenção mínima do Estado para assegurar a estabilidade monetária e a livre concorrência. Também defendem a abertura econômica/financeira e a privatização de empresas estatais: Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo que teve como um dos principais nomes a economista Joan Robinson: Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, foi a etapa do capitalismo que teve como principais nomes os teóricos Alexander Rüstow e Milton Friedman: Mercantilismo Liberalismo Keynesianismo Neoliberalismo NRA.
Segundo Eustáquio de Sene, durante a etapa do Keynesianismo, podemos citar algumas grandes potências do período. Cite duas: Estados Unidos e França Espanha e Alemanha França e Brasil Alemanha e Portugal Japão e Portugal.
Segundo Eustáquio de Sene, durante a etapa do Neoliberalismo, podemos citar algumas grandes potências do período. Cite duas: Estados Unidos e Rússia China e Alemanha França e Brasil Alemanha e Portugal Japão e Portugal.
Com base nos fatos históricos citados no livro Geografia Geral e do Brasil, de João Carlos Moreira Eustaquio de Sene, correlacione-os com as etapas do capitalismo: Etapa do Capitalismo 1. Mercantilismo 2. Liberalismo 3. Keynesianismo 4. Neoliberalismo Informações relevantes: ( ) Aperfeiçoamento da máquina a vapor por James Watt ( ) Revolução Gloriosa (Inglaterra) ( ) Colonialismo: partilha e exploração da América; comércio com Ásia e África. ( )Segunda Guerra Mundial ( ) Ocupação da África: interiorização ( ) Emergência da China como potência e surgimento das economias emergentes ( ) Criação do G -20 (2);(1);(1);(3);(2);(4);(4). (2);(2);(1);(3);(3);(4);(4). (2);(1);(2);(3);(2);(4);(4). (2);(2);(1);(3);(2);(3);(4). (2);(1);(2);(3);(2);(4);(3).
Segundo Eustáquio de Sene, um dos motivos fundamentais para a eclosão da Revolução Industrial foi: As grandes navegações, que geraram muitas riquezas aos países europeus. As reformas no Estado, onde os europeus foram os primeiros a organizarem seus Estados nacionais em torno de políticas públicas. As rotas marítimas de comécio, controladas pelos países europeus. o acúmulo de riquezas nos países europeus, principalmente na Inglaterra, que emergiu como principal potência no fim desse período. A colonização da África e Américas dotaram os Estados colonizadores de matérias primas necessárias para a revolução industrial.
Com base no livro Geografia Geral e do Brasil, de João Carlos Moreira Eustaquio de Sene, podemos dizer que a política de intervenção estatal em uma economia oligopolitizada é reconhecida como: Neoliberalismo Keynesianismo Mercantilismo Liberalismo Neomercantilismo.
Com base no livro Geografia Geral e do Brasil, de João Carlos Moreira Eustaquio de Sene, a situação em que um grupo de empresas domina determinado setor da economia, geralmente impondo preços abusivos e eliminando a concorrência, mediante a aquisição de pequenas empresas, é chamado de: Trustes Cartéis Conglomerados Holding Monopólio Oligopólio.
Com base no livro Geografia Geral e do Brasil, de João Carlos Moreira Eustaquio de Sene, a situação em que uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço. Os preços são fixados por uma empresa e não pelas leis de mercado, garantindo-lhe superlucros. Assim, essa situação é chamada de: Trustes Cartéis Conglomerados Holding Monopólio Oligopólio.
Com base no livro Geografia Geral e do Brasil, de João Carlos Moreira Eustaquio de Sene, a situação em que há fusões e incorporações ocorridas em determinado setor de atividade, como aconteceu - sobretudo - com empresas petrolíferas, siderúrgicas e automobilísticas: Trustes Cartéis Conglomerados Holding Monopólio Oligopólio.
Com base no livro Geografia Geral e do Brasil, de João Carlos Moreira Eustaquio de Sene, a situação em que é consequência de acordos entre empresas independentes, em geral grandes, com o objetivo de compartilhar determinados setores da economia, controlar os preços dos produtos no mercado e combinar preços, são chamados de: Trustes Cartéis Conglomerados Holding Monopólio Oligopólio.
Com base no livro Geografia Geral e do Brasil, de João Carlos Moreira Eustaquio de Sene, a situação em que também chamados grupos ou corporações, visam dominar a oferta de determinados produtos e serviços no mercado e são o exemplo mais bem-acabado de empresas do capitalismo monopolista. Controlados por uma holding, atuam em diferentes setores da economia. Seu objetivo é garantir uma lucratividade média, já que pode haver rentabilidades diferentes em cada setor e, consequentemente, em cada empresa do grupo. São chamados de: Trustes Cartéis Conglomerados Holding Monopólio Oligopólio.
Conjunto de empresas dominadas por uma empresa principal que detém a maioria ou parte significativa das ações de suas subsidiárias e geralmente atua em vários setores da economia, formando um conglomerado. Simboliza o estágio mais avançado do processo capitalista de concentração de capitais. Trata-se de: Trustes Cartéis Conglomerados Holding Monopólio Oligopólio.
Segundo Eustáquio de Sene, a característica fundamental dessa etapa do desenvolvimento capitalista é a crescente importância do conhecimento. Esse termo extraído do livro do autor citado faz referência a qual fase do capitalismo? Financeiro Neoimperialista Informacional Industrial Neoliberal.
Report abuse Consent Terms of use