Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 11. Parte 1 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 11. Parte 1 de 3

Description:
Mudanças Climáticas

Author:
AVATAR

Creation Date:
21/07/2023

Category:
Geography

Number of questions: 6
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Leia o fragmento a seguir. A ocorrência do processo de mudanças climáticas, principalmente aquelas devidas ao aquecimento global induzido pela ação humana, foi pela primeira vez alertada na década de 1950. Ao longo dos anos 1980 cresceu a preocupação de pesquisadores ligados a questões ambientais com o impacto dessas mudanças sobre ecossistemas. Na década de 1990 foram desenvolvidos modelos que permitiram, de um lado explicar a variabilidade de clima ocorrida ao longo do século e de outro lado, avaliar a contribuição de componentes naturais (vulcanismo, alterações da órbita da Terra, explosões solares etc.) e antropogênicos (emissão de gases do efeito estufa, desmatamento e queimadas, destruição de ecossistemas, etc.) sobre estas variações. BARCELLOS, Christovam, et alii. Mudanças climáticas e ambientais e seus efeitos nas doenças infecciosas: cenários e incertezas para o Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v.18, n. 3. Conjunto Brasília. 2009. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir: I. O aquecimento global observado nos últimos 50 anos pode ter sido causado pela atividade humana devido ao aumento das emissões de gases de efeito estufa, o que pode resultar em uma mudança no clima mundial a longo prazo. II. O processo de aquecimento global pode ser assumido como uma acumulação de calor, não só pela atmosfera, mas também na água e no solo. Essa energia pode ser mobilizada e dissipada de forma rápida e concentrada, gerando eventos extremos. III. As grandes cidades caracterizam-se pela geração de calor e pela impermeabilização do solo, o que aumenta o fluxo ascendente dos ventos e diminui a percolação da água da chuva, tornando-as vulneráveis aos efeitos das “ilhas de calor” e das enchentes. IV. Os principais fatores de emissão de dióxido de carbono na atmosfera são provenientes das queimadas, principalmente em florestas tropicais, e da queima de combustíveis fósseis para obtenção da energia utilizada em transportes, indústrias, serviços e residências. Está correto o que se afirma em: I, e IV I, II e IV I, II e III II e III I, II, III e IV.
Leia o texto a seguir: BRASIL PÕE METAS DO CLIMA EM RISCO, DIZ ESTUDO Pesquisa publicada na revista 'Nature Climate Change' mostra como retrocessos ameaçam meta brasileira no Acordo de Paris. No pior cenário futuro, de abandono das políticas de comando e controle, a taxa de desmatamento voltaria ao patamar recorde de destruição já registrada pelo sistema de monitoramento. Na Amazônia, a área desmatada chegaria à casa dos em 2030 – ano em que o Brasil se comprometeu, no Acordo de Paris, a acabar com o problema. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/>. Publicado em: 10 ago. 2018. Acesso em: 09 out. 2018. Sobre o Acordo de Paris, citado no texto, é CORRETO afirmar que: foi uma conferência marcada pela disputa do “desenvolvimento zero”, defendido pelos países desenvolvidos, e do “desenvolvimento a qualquer custo”, defendido pelas nações subdesenvolvidas. trata-se de um acordo internacional, adotado por alguns países em 2015, na 21ª Conferência das Partes, ocorrida em Paris no mesmo ano, com o objetivo de fortalecer a defesa global da ameaça de mudanças climáticas. corresponde a um acordo global aprovado em Paris pelos países da União Europeia com o compromisso de reduzir emissões de gás carbônico e diminuir o aumento da temperatura média global em, pelo menos, 5°C. se trata da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, reunida em Paris e criada pela ONU para desenvolver a percepção ambiental de diferentes grupos sociais sobre temas relacionados aos diversos recursos naturais do planeta. corresponde ao acordo realizado pelas Nações Unidas sobre o meio ambiente e marcou a forma como a humanidade desenvolve as suas relações econômicas com a utilização dos recursos naturais.
Em Geografia, a noção de escala é fundamental para se compreender a abrangência e o nível de repercussão espacial dos fenômenos. Assim, enquanto alguns problemas ambientais ultrapassam os limites dos países onde são gerados, outros, a despeito da intensidade e dos prejuízos causados, geram impacto no âmbito local ou, no máximo, regional. Com base nisso, leia atentamente as proposições a seguir e analise a veracidade ou a falsidade das afirmativas, seja com relação à descrição do processo apresentado, seja em relação à escala espacial de sua manifestação: I. A chuva ácida é resultado imediato do uso de combustíveis fósseis introduzidos pela industrialização, pois compostos químicos, como o dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio, podem alcançar a estratosfera e provocar reações químicas que resultam na acidificação das chuvas em todo o globo. Escala de abrangência: global. II. A erosão e a degradação dos solos podem ocorrer sem a intervenção humana, como no caso da lixiviação, do intemperismo e das inundações, porém o avanço dos desmatamentos e do uso de técnicas agrícolas inadequadas leva tais processos a se intensificarem e comprometerem o solo para a agricultura, com a formação de ravinas e voçorocas. Escala de abrangência: local. III. Consideradas efeitos da ação humana como fator climático, as ilhas de calor ocorrem em grandes aglomerações urbanas, nas zonas mais densas da mancha urbana. As variações térmicas ocorrem basicamente por causa das diferenças de irradiação de calor entre as áreas impermeabilizadas e as áreas verdes e por causa da concentração de poluentes na atmosfera. Escala de abrangência: local. IV. A queima de combustíveis fósseis por veículos motorizados e indústrias e os desmatamentos estariam contribuindo para o aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, tendo como principal efeito o aumento das médias térmicas, o que poderia elevar o derretimento das calotas polares e o nível dos oceanos. Escala de abrangência: global. V. As inversões térmicas acontecem quando camadas mais elevadas da atmosfera são ocupadas com ar relativamente mais quente e leve, que não consegue descer. Como resultado, a circulação atmosférica global se detém por certo tempo, ocorrendo uma inversão das camadas habituais: o ar frio, mais pesado, fica embaixo e não sobe, e a camada quente fica em cima e não consegue descer. Escala de abrangência: global. Tomando por base a descrição do processo e sua abrangência espacial, as únicas proposições verdadeiras são: I, III e V II, III e IV III, IV e V I, II e IV II, IV e V.
O atual espaço geográfico mundial, nos últimos anos, tem passado por um acelerado processo de reestruturação, fruto da revolução tecnológica e da abertura dos mercados nacionais. Sobre a referida reestruturação do espaço geográfico mundial, é correto afirmar que: Há uma crescente interdependência dos mercados, fruto da abertura das economias nacionais e do avanço tecnológico dos meios de transportes e comunicações, o que tornou a circulação mais rápida, intensificando os fluxos de mercadorias, capitais e informações. O novo espaço industrial se caracteriza por funcionar em rede e, embora a gestão empresarial seja mantida nas principais metrópoles globais, a produção está cada vez mais desconcentrada, direcionando-se às grandes cidades. A dimensão cultural da globalização provoca a padronização dos costumes, tendo como referência os hábitos dos países centrais, sobretudo dos Estados Unidos. Essa tendência enfrenta resistência em algumas regiões do mundo, como o Oriente Médio, porque grande parte da população dessa região busca um modo de vida mais consumista. A reestruturação da economia mundial altera o mundo do trabalho, o que provoca a expansão do desemprego estrutural. Esse novo tipo de desemprego ocorre nos países periféricos e é fruto de mudanças irreversíveis, como a automação das atividades e a desconcentração produtiva. Há um fortalecimento das transnacionais, pois estas assumem várias funções que antes eram exercidas pelos Estados, como o controle dos meios de comunicações e energia. Além disso, essas corporações vêm expandindo suas áreas de influência, por meio de processos de fusões e aquisições, o que tem eliminado as fronteiras políticas e econômicas dos Estados Nacionais.
"Desenvolvimento sustentável refere-se a um modelo de desenvolvimento econômico que busca conciliar o crescimento da economia com a conservação do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida da população mundial, sobretudo da parcela mais pobre." Terra, L.; Araújo, R. - Geografia: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2015, p.411. Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a principal ameaça ao ambiente global é o(a): acelerado crescimento da população dos países mais pobres, elevando substancialmente o consumo dos recursos naturais e a emissão de gás de efeito estufa. distribuição desigual dos recursos naturais entre as diferentes regiões do globo, acarretando o uso espoliativo desses recursos, principalmente por parte das nações mais carentes. disseminação dos padrões de produção e consumo vigentes, sobretudo nos países mais ricos, os quais acarretam, por exemplo, elevado consumo de recursos naturais e grande poluição do ar e dos recursos hídricos. recusa dos países desenvolvidos e emergentes em realizar investimentos em matrizes energéticas renováveis em virtude da baixa relação custo-benefício para o desenvolvimento econômico e tecnológico de seus países. ausência de um consenso entre os membros da comunidade científica mundial, acerca das verdadeiras causas do aquecimento global, as quais oscilam entre causas naturais e causas relacionadas à ação humana no meio ambiente.
Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA. Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos como as explosões solares influenciam no aumento da temperatura da Terra. Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houveram outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência do homem e de sua interferência na Terra. Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha. Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, se constituem na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros e, tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica. O aumento da temperatura média do planeta está intimamente ligado às atividades humanas, responsáveis pelo aumento dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano. Essa emissão de gases pelo homem, decorrente de atividades agropecuárias, industriais e da queima de combustíveis fósseis, é considerada pelos cientistas do IPCC como a principal causa do aquecimento global.
Report abuse Consent Terms of use