Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 19

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 19

Description:
Países de Industrialização tardia - Índia

Author:
AVATAR

Creation Date:
20/08/2023

Category:
Geography

Number of questions: 11
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A História do que atualmente chamamos Índia é milenar. Porém, foi a partir do século XIX que ela ganhou uma importância significativa para o ocidente, em função da presença inglesa em seu território. Sobre o processo de independência da Índia, assinale a afirmativa INCORRETA: uma das mais importantes lideranças no processo de independência foi Mahatma Gandhi, defensor do princípio conhecido como não violência; em função dos problemas de natureza religiosa existentes na região, a independência marcou o surgimento inicial de dois países: Índia e Paquistão; apesar de sua população ser de maioria muçulmana, a maior parte do território da Caxemira ficou sob o controle da Índia, desagradando ao Paquistão, que reivindica o controle sobre a região; desde a independência a Índia optou pelo sistema democrático republicano, adotando um modelo parlamentarista de governo; a extinção das castas, ocorrida logo após a independência do país, aumenta ainda mais o caráter democrático da Índia.
A Índia, um país de fortes tradições e de cultura milenar, tornou-se, nas últimas décadas, um polo de tecnologia de informação. Este avanço tecnológico vem repercutindo na economia e na sociedade indianas. A partir do texto, podemos afirmar que o setor de tecnologia de informação: I. Gerou, com a produção de software e serviços, milhares de empregos qualificados, o que acentuou ainda mais as diferenças sociais. II. Foi o setor que mais cresceu na economia, mas, como está orientado para a exportação, sua influência não atinge o dia a dia da maior parte dos indianos. III. Criou uma nova classe social empreendedora e de perfil global, num país em que ainda persiste a divisão em castas. IV. Resultou dos incentivos governamentais na formação de um grande número de pesquisadores no exterior e que retornaram ao país. Assinale: se somente as afirmativas I, II e IV estão corretas se somente as afirmativas I e II estão corretas se somente as afirmativas II e III estão corretas se somente as afirmativas I, III e IV estão corretas se as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial. Beckett et al., 2007. Em http://www.wsj-asia.com/pdf.Acessado em junho/2011. Adaptado. O significativo crescimento econômico da Índia, nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de: diversas zonas de livre-comércio distribuídas pelo território nacional expressiva mão de obra qualificada e não qualificada extenso e moderno parque industrial de tecnologia de ponta, no noroeste do país importantes “cinturões” agrícolas, com intenso uso de tecnologia, produtores de commodities plena autonomia energética propiciada por hidrelétricas de grande porte.
Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira: I. A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões. II. Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas da Caxemira. III. A Índia controla a maior parte (40%) da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto. IV. Os muçulmanos são maioria na região e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, num conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional. Estão corretas: todas as assertivas apenas I, II e IV apenas II, III e IV apenas I, III e IV apenas I e IV.
Entre os países do Terceiro Mundo, a Índia vem sendo considerada um dos mercados emergentes neste final de século. Todavia, este enorme potencial poderá não se efetivar. É que há inúmeros fatores políticos e socioeconômicos que podem frear ou mesmo limitar seriamente o processo indiano de modernização. Um desses fatores é o (a): fortalecimento de organizações guerrilheiras que pretendem implantar o socialismo no país. controle severo do governo em relação às taxas de crescimento demográfico nos últimos anos, o que já vem repercutindo na redução da oferta de mão de obra. inexistência de setores industriais avançados, em razão do grande atraso tecnológico. participação pouco expressiva de capitais nacionais em atividades urbanas e industriais como consequência do caráter rural da sociedade. permanência de rivalidades étnico-religiosas que representam uma real ameaça de ocorrência de conflitos separatistas.
Após a Independência da Índia (1947), a região passou a ser disputada por hindus e muçulmanos. A solução parecia ter sido encontrada com a formação de dois países: Índia, de maioria hindu, e Paquistão, de maioria muçulmana. Porém, a paz não veio; o conflito ressurgiu com muito mais violência. O alvo passou a ser então a Caxemira, região de maioria muçulmana sob domínio da Índia. No pós-guerra fria, o conflito da Caxemira assume uma importância internacional. Assinale a alternativa que justifica a preocupação mundial acerca desse conflito em questão. Mahatma Gandhi deixou à posteridade hindu um sentimento de ódio e rivalidade contra os muçulmanos. A Índia, pelo seu potencial econômico, ameaça a hegemonia econômica dos EUA, Europa e Japão. O Paquistão quer expandir os seus ideais socialistas na Caxemira. O Paquistão pretende entregar a região aos talibãs do Afeganistão. A Índia e o Paquistão são duas potências nucleares com intensa rivalidade e altamente armadas.
Em relação à economia da Índia, considere as questões a seguir: I. Mercado interno com elevado poder aquisitivo. II. Grande produção de energia. III. Variados e abundantes recursos naturais. IV. Baixa produção de bens de consumo. V. Parcial controle do Estado sobre a economia. VI. Predominância da agricultura, com produção agrícola insuficiente. São FALSAS: I, II e IV I, III e IV I e IV II, V e VI I, III, e VI.
Entre os diversos confrontos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse sobre o território da Caxemira merece destaque, por envolver países importantes da Ásia. Sobre esse território, apresentam-se as afirmações a seguir. I. A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China. II. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hinduísta, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão. III. A ocupação da Caxemira do leste pela China uniu os exércitos do Paquistão e da Índia na luta pela retomada do território ocupado. IV. O conflito envolve países detentores de explosivos atômicos em seus arsenais. V. A disputa pela região da Caxemira provocou as guerras de 1948, 1965 e 1971 entre a Índia e o Paquistão. É correto o que se afirma em: I e III II, IV e V I, Il e IV I, II, IV e V l, II, III e IV.
Bangalore, o Vale do Silício indiano, uma ilha futurista em meio ao caos urbano que caracteriza a maioria das cidades indianas. (Adaptado de Folha de São Paulo, 10/09/2006) Das alternativas a seguir, qual NÃO apresenta fatores que propiciaram os investimentos externos no setor de serviços tecnológicos na Índia? Abertura ao capital estrangeiro, com destaque para o capital norte-americano. Qualificação e baixos salários de uma parcela da população. Uso da língua inglesa por parte dos indianos, herança de um passado de colônia do Reino Unido. Crescimento de uma parcela do mercado interno, apesar de que uma pequena parte da população indiana é, de fato, consumidora. Diversas universidades e centros de pesquisa bancadas pelo capital privado nacional e estrangeiro.
A respeito do surgimento das cidades tecno polos, é INCORRETO afirmar que: o parque de tecnologia da China fica próximo à cidade de Pequim e é denominado z-park. o Vale do Silício localiza-se na Costa Oeste dos Estados Unidos no Estado da Califórnia. A concentração industrial estrutura-se em torno da Baía de São Francisco onde foram instaladas centenas de empresas dedicadas à produção de computadores e softwares de alta tecnologia. a cidade de Boston, na Costa Leste dos Estados Unidos, também representa um importante tecnopolo do país. Nessa região além da indústria bélica encontram-se diversas companhias que produzem tecnologia de ponta. no Japão, a ilha de Hokkaido abriga os dois maiores tecnopolos do país, Sapporo e Kushiro, especializados em alta tecnologia informacional. na Índia, Bangalore representa um tecnopolo especializado em alta tecnologia e telecomunicações e é classificada como uma das dez cidades mais empreendedoras do mundo.
Com relação ao país mais populoso do mundo, com elevado crescimento industrial e considerado uma das futuras potências mundiais, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e, a seguir, assinale a opção correta. (....) A Índia iniciou o seu processo de industrialização após a Primeira Guerra Mundial, quando ainda estava sob domínio do Reino Unido, com grande participação do capital britânico e norte-americano. (....) A industrialização, via substituições de importações, passou por abertura econômica, a partir da década de 1990, recebendo grande volume de investimentos estrangeiros. (....) O maior centro financeiro e populacional é Mumbai, localizado na costa oeste, enquanto no centro-sul localiza-se a região industrial da alta tecnologia. (....) Apesar de ser considerado um mercado emergente e um dos países que apresenta elevadas taxas de crescimento econômico, a participação do capital nacional em atividades urbanas e industriais é pouco expressiva. (....) A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. A explicação para o processo de territorialização está no custo da mão de obra local, na adequação da posição geográfica, na qualidade da rede logística. V, V, V, F, F F, V, V, F, F F, V, V, F, V F, V, V, F, F V, F, F, V, V.
Report abuse Consent Terms of use