Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 99. Revisão

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 99. Revisão

Description:
Revisão Alemanha

Author:
AVATAR

Creation Date:
16/06/2023

Category:
Geography

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
GEO1 – EX15 A Unificação Alemã, habilmente arquitetada por Otto von Bismarck, realizou–se em torno de guerras bem-sucedidas contra potências vizinhas. Assinale a alternativa correta em relação às motivações e aos acontecimentos que desencadearam esse processo de unificação. A fragmentação política obstaculizava o pleno desenvolvimento comercial e industrial da região. A unificação promoveria um mercado ágil e ampliado, com condições de enfrentar a concorrência inglesa através da proteção governamental. A unificação foi liderada pela Áustria, o mais poderoso dos Estados germânicos e sucessoras do extinto Sacro–Império, capaz de eliminar as pretensões da Prússia. Aliado da França, o país austríaco contou com seu apoio para vencer as resistências germânicas doo sul. A constituição, redigida por Bismarck, inaugurou uma era democrática nos estados alemães, sob influência dos ideais da Revolução Francesa, baseados na soberania e na participação popular. As decisões do Congresso de Viena, ao reconhecerem o direito de independência da Alemanha, foram fundamentais para a consolidação da unificação, pois inibiram as pretensões italianas aos territórios do sul da Alemanha. O processo de unificação alemã contou com o apoio da França, que, acossada pela supremacia britânica, via no novo Estado um importante aliado na corrida imperialista.
GEO1 – EX15 A Reunificação alemã converteu-se em um processo de adequação das distintas realidades dos dois países para que a Alemanha se convertesse em um único Estado, com o oferecimento dos mesmos direitos a todos. Frente a essa situação, aponte a alternativa que expõe corretamente um fato histórico sobre esse processo: Os governantes alemães orientais opuseram-se à adoção do marco alemão ocidental, utilizando sua moeda até meados da década de 1990. O Muro de Berlim caiu apenas em partes, sendo que foi utilizado como forma de controle do deslocamento dos habitantes entre as áreas ocidental e oriental ainda durante cinco anos após a reunificação. Uma das principais dificuldades da reunificação alemã foi alcançar um equilíbrio econômico e social entre as duas partes do país, principalmente no oferecimento aos orientais dos mesmos benefícios sociais que gozavam os ocidentais. A capital da Alemanha passou a ser a cidade de Munique, já que Berlim não poderia ser utilizada em virtude das lembranças da divisão existente na cidade. Houve uma fuga de mão de obra e capital para a parte oriental, visto que havia uma defasagem tecnológica e baixa competitividade das indústrias ocidentais.
GEO1 – EX15 À época de Bismarck (1871-1890) associam-se alguns elementos que vieram a reforçar o capitalismo industrial e financeiro na Alemanha recém-unificada. Assinale a opção que contém referências vinculadas ao momento político mencionado. Vitória dos cristãos-sociais mais moderados ao impor reformas do sistema de trabalho na década de 1880, greve dos mineiros do Ruhr, emigração maciça para o continente americano, imposição do livre comércio de importação e exportação em 1879. "Zollverein" ou união aduaneira alemã, abolição do regime político federal no Império Alemão, diminuição da influência dos grandes proprietários de terra prussianos, dissolução da Aliança do Centeio e do Aço. Unificação monetária alemã e fundação do "Reichsbank", extensão das ferrovias, desaparecimento de numerosas pequenas empresas após a crise financeira de 1873, imposição do protecionismo alfandegário em 1879. Financiamento de seguros sociais pelo "Reichsbank" para aliviar tensões, condução a um período de paz social através da unidade alemã, privatização das ferrovias, entrada da Alemanha na corrida colonial ao anexar a Etiópia. Sacrifício da agricultura à industria, reforço da posição dos industriais determinado pelo "novo curso" ligado ao chanceler Caprivi, formação, no "Reichstag", da maioria chamada "do Cartel", favorável ao grande capitalismo e a medidas antissindicais em 1879.
GEO1 – EX15 Considerando a Alemanha após a Queda do Muro de Berlim, assinale a alternativa correta. Em termos energéticos, a reunificação fortaleceu o país, pois o território da antiga Alemanha Oriental é muito rico em petróleo e gás natural, o que justifica seu atual desenvolvimento industrial. Reunificada, a Alemanha fortaleceu sua condição de potência mundial e Berlim voltou a ser a capital do país, centro de importantes decisões, dada à força econômica alemã no cenário internacional. A extensa rede hidroviária, ferroviária e rodoviária que liga os centros produtores aos principais portos; os investimentos em pesquisa; a qualificação da mão de obra;e as altas taxas de natalidade e de população urbana foram os fatores responsáveis pelo desenvolvimento da economia alemã. A base do desenvolvimento econômico alemão está em sua autossuficiência em produtos agropecuários, colocando-o, inclusive, como o maior exportador europeu de cereais como o trigo, milho e centeio e de beterraba. Colônia, Essen, Düsseldorf, Dresden e Dortmund formam uma das maiores concentrações industriais do mundo.
GEO1 – EX15 O que acontece quando a gente se vê duplicado na televisão? (....) Aprendemos não só durante os anos de formação, mas também na prática a lidar com nós mesmos com esse “eu” duplo. E, mais tarde, (....) em 1974, ainda detido para averiguação na penitenciária de Colônia-Ossendorf, quando me foi atendida, sem problemas, a solicitação de um aparelho de televisão na cela, apenas durante o período da Copa do Mundo, os acontecimentos na tela me dividiram em vários sentidos. Não quando os poloneses jogaram uma partida fantástica sob uma chuva torrencial, não quando a partida contra a Austrália foi vitoriosa e houve um empate contra o Chile, aconteceu quando a Alemanha jogou contra a Alemanha. Torcer para quem? Eu ou eu torci para quem? Para que lado vibrar? Qual Alemanha venceu? Günter Grass. Meu século. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 237. Adaptado. O trecho acima, extraído de uma obra literária, alude a um acontecimento diretamente relacionado: à política nazista de fomento aos esportes considerados “arianos” na Alemanha. ao aumento da industrialização da Alemanha, com o fim da Segunda Guerra Mundial. à Guerra Fria e à divisão política da Alemanha em duas partes, a “ocidental” e a “oriental”. ao recente aumento da população de imigrantes na Alemanha e reforço de sentimentos xenófobos. ao caráter despolitizado dos esportes em um contexto de capitalismo globalizado.
GEO1 – EX15 Em julho de 1990, no bojo das transformações ocorridas com a derrocada do comunismo no Leste Europeu, efetivou-se a unificação da Alemanha Ocidental com a Oriental. Passados mais de cinco anos, pode-se concluir que a unificação resultou: no fortalecimento do processo de unificação europeia como um todo, através da efetivação do Mercado Comum Europeu. num episódio com significado mais político do que econômico já que, neste aspecto particular, as duas Alemanhas apresentavam praticamente o mesmo PIB. no aumento significativo do padrão de vida na ex-RDA, pois a população passou a ter acesso aos produtos industrializados do Ocidente. na desmontagem pura e simples das indústrias instaladas na ex-Alemanha Oriental, com o consequente desemprego em massa. num processo exemplar de privatização, à medida que as empresas do lado oriental, antes totalmente estatizadas, foram vendidas com grandes lucros.
GEO1 – EX15 Em relação à industrialização alemã, assinale a alternativa INCORRETA: Em fins do século XIX a Alemanha tinha uma economia mais forte que Reino Unido e França e liderava, junto com os EUA, os avanços tecnológicos da segunda revolução industrial. Por volta da década de 1830, o governo prussiano capitaneou a formação de uma grande zona aduaneira em que os estados alemães pudessem transitar livremente seus produtos industrializados e matérias-primas. Conhecida como Zollverein, esse acordo intensificou as atividades comerciais e o nascimento de indústrias nas regiões participantes. Nos séculos XIX e XX muitas indústrias se concentraram na confluência dos rios Ruhr e Reno devido às jazidas de carvão, ferro e manganês; facilidade de transporte hidroviário, ferroviário e rodoviário;disponibilidade de mão de obra; e amplo mercado consumidor. As indústrias da antiga Alemanha Oriental estão localizadas principalmente em torno das cidades de Leipzig, Dresden e da antiga Berlim Oriental. Elas viveram uma profunda crise após a reunificação política e muitas delas fecharam as portas porque apresentavam grande defasagem tecnológica e não conseguiram concorrer com as indústrias ocidentais, que estão entre as mais modernas e produtivas do mundo. O tecnopolo de Munique é o maior parque tecnológico da Alemanha, com empresas de alta tecnologia, dos setores eletrônico, de tecnologias de informação (TI), automobilístico, de biotecnologia e aeroespacial. Abriga 12 importantes universidades e é a sede da Siemens e Bosch. Já o tecnopolo de Chempark, entre Colônia e Düsseldorf, abriga mais de 70 empresas do setor químico-farmacêutico e é sede do grupo Bayer.
GEO1 – EX15 Com relação à Alemanha, antes e depois da reunificação em 1990, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. (....) Após o término da Segunda Guerra Mundial a Alemanha foi dividida, ficando sob duas áreas de influências de acordo com os vencedores da guerra: a Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha), com capital em Bonn, capitalista, sob influência dos Estados Unidos e aliados, e a Alemanha Oriental (República Democrática Alemã), com capital em Berlim Oriental, comunista, sob influência da antiga União Soviética. (....) A cidade de Berlim, após o colapso do comunismo na Europa, a queda do muro de Berlim e a reunificação daAlemanha, voltou a ser a capital da Alemanha reunificada. (....) Nos tempos atuais, devido à grande quantidade de imigrantes de origem islâmica em território alemão, turcos principalmente, disseminaram-se movimentos xenófobos por temerem a ampliação da cultura e religião desses imigrantes e a possibilidade de tornar a Alemanha um país de maioria islâmica. (....) Após a Segunda Guerra Mundial, temendo um aumento de influências da URSS na Europa Ocidental, os Estados Unidos, através do Plano Marshall, aplicaram bilhões de dólares na recuperação de países aliados da Europa Ocidental e também da Alemanha Ocidental e Itália. Esse Programa de Recuperação Europeia muito contribuiu para o desenvolvimento desses países e em muito beneficiou a Alemanha na sua recuperação pós-guerra. (....) A Alemanha tem atualmente a melhor logística do mundo e apresentauma densa e moderna rede de transportes (hidroviários, ferroviários e rodoviários), armazéns e centros de distribuição interliga os principais polos industriais aos maiores portos do país – Hamburgo e Roterdã. Assinale: V, V, V, V, V V, F, V, F, V V, V, V, V, F V, V, F, F, F F, V, V, V, V.
GEO1 – EX15 A Alemanha é um país que tem demonstrado ao mundo uma grande capacidade de recuperação econômica, ocupa privilegiada posição geográfica na Europa e atualmente é a maior economia da União Europeia. Com base nessas informações e em seus conhecimentos, analise as afirmativas sobre a Alemanha. I. Foi um país derrotado em duas guerras mundiais, dividido por cerca de quarenta anos em Alemanha Ocidental e Oriental. Esses países funcionaram como pivôs do equilíbrio geopolítico europeu durante a Guerra Fria. II. Completou sua integração após a queda do Muro de Berlim em 1989, quando eliminou as disparidades entre o oeste e o leste, bem como problemas de ajustamento e adaptação entre os alemães orientais e ocidentais, na medida em que muitos alemães do leste migraram para o oeste. III. Possui uma das maiores concentrações industriais nas confluências dos rios Reno e Ruhr, que reúnem cidades como Colônia, Essen e Dortmund, com destaque para indústrias siderúrgicas, mecânicas e químicas. IV.As indústrias da antiga Alemanha Oriental estão localizadas principalmente em torno das cidades de Leipzig, Dresden e da antiga Berlim Oriental. Elas passaram por uma profunda crise após a reunificação política e muitas faliram porque não conseguiram concorrer com as indústrias ocidentais. V. Conhecida como a locomotiva da Europa por sua força industrial e financeira, venceu, atualmente, todas as suas dificuldades econômicas através da revitalização da economia e das reformas trabalhistas. É a maior economia da economia da Europa. Estão corretas apenas as afirmativas III, II e V. I, III e IV. II, III e IV. II, IV e V. I, III e V.
GEO1 – EX15 Com relação à economia e à história alemã, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: (....) Embora haja maior concentração nas cidades do estado da Renânia do Norte-Vestfália, o parque industrial alemão está espalhado pelo território, inclusive em regiões da antiga Alemanha Oriental. (....) A região de Sttutgart apresenta importante concentração de indústrias mecânicas, principalmente automobilística; nessa cidade está também sediado o Grupo Daimler, segunda maior corporação da Alemanha. (....) Wolfsburg, localizada próximo à antiga fronteira com a ex-Alemanha Oriental, a cidade abriga a sede do Grupo Volkswagen, a maior corporação alemã (e uma das 10 maiores da lista da Fortune Global 500 2015) e a segunda maior produtora mundial de automóveis (atrás somente da japonesa Toyota em 2021). (....) Na economia planificada da Alemanha Oriental havia pleno emprego, porque o Estado era o único empregador e as empresas, estatais, não se baseavam na concorrência.Após a reunificação, muitas delas foram compradas por empresas ocidentais. Seus novos administradores, para enxugar o quadro de funcionários, demitiram trabalhadores, o que elevou os índices de desemprego e agravou os problemas sociais. (....) Após a Segunda Guerra Mundial, com o surgimento da RFA e RDA houve uma reorganização do espaço industrial alermã. As indústrias que foram seriamente atingidas nos bombardeios da guerra, mudaram estrategicamente a sua localização e, com isso, houve ganho de produtividade em vários setores, graças à tão famosa logística alemã. Assinale: F, V, V, V, V V, V, F, V, V F, F, V, F, F V, V, V, V, F V, V, V, F, F.
Report abuse Consent Terms of use