Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONgestão por excelencia 2024 capitulo 01

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
gestão por excelencia 2024 capitulo 01

Description:
C-EspHabSG2024

Author:
AVATAR

Creation Date:
21/02/2024

Category:
Others

Number of questions: 56
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1 – O que é Administração É uma ciência social aplicada e um campo do conhecimento relativamente novo se comparado a outras áreas como engenharia, direito e medicina A Administração Gerencial, que procura modificar o padrão burocrático. Administração Pública Patrimonialista, Burocrática e Gerencial.
2 – O que destaca-se para a Administração Pública A Administração Gerencial, que procura modificar o padrão burocrático. Na década de 90. Administração Pública Patrimonialista, Burocrática e Gerencial.
4 – Quais são os 3 estilos de Gestão ? Administração Pública Patrimonialista, Burocrática e Gerencial A Administração Gerencial, que procura modificar o padrão burocrático Ministério da Administração Pública e Reforma do Estado (MARE).
5 – Quando foi iniciada a primeira grande Reforma do Estado Brasileiro ? Foi iniciada no primeiro governo Vargas quando foi trabalhada a substituição de uma administração patrimonialista, por uma administração burocrática inspirada no modelo weberiano. é uma ciência social aplicada e um campo do conhecimento relativamente novo se comparado a outras áreas como engenharia, direito e medicina Ministério da Administração Pública e Reforma do Estado (MARE).
6 -Representa um dos marcos institucionais na reorganização do serviço público brasileiro ? A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP, em 1938. A partir de meados da década de 1990 que ocorreu a transformação do Estado Burocrático no Estado gerencial. Para o Ministério do Planejamento e Orçamento, que posteriormente viria a ser denominado Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. .
7 – Quando ocorreu a transição para o estilo burocrático A partir da década de 1930. Na década de 90. na década de 80.
1 – O que é Gestão É o ato de gerir, administrar recursos humanos, financeiros e materiais, a fim de atender a determinado propósito. É um conjunto de princípios e conceitos, apoiados por ferramentas e procedimentos. Assessorar o Comando ou a Direção da OM na administração financeira, gerencial e desenvolvimento organizacional, mediante planejamento. Também promove o desenvolvimento e implementação de melhores práticas de gestão e avaliação dos processos administrativos. .
É um conjunto de princípios e conceitos, apoiados por ferramentas e procedimentos. Gestão por Excelência Gestão Conselho de Gestão.
Qual a finalidade do Conselho de Gestão ? Assessorar o Comando ou a Direção da OM na administração financeira, gerencial e desenvolvimento organizacional, mediante planejamento. Também promove o desenvolvimento e implementação de melhores práticas de gestão e avaliação dos processos administrativos. Pela promoção da qualidade de sua gestão, em conformidade com os conceitos e fundamentos disseminados por meio do Programa de Excelência Gerencial da Marinha No mínimo por 3 membros, sendo eles: Presidente, Membros Permanentes e Consultor Técnico.
2 – Quando são realizadas as reuniões do Conselho de Gestão ? Mensalmente. anual semestral.
- O Conselho de Gestão integra-se à estrutura organizacional da OM como órgão de ? Assessoramento. estrategico direção.
O Conselho de Gestão é responsável por ? Pela promoção da qualidade de sua gestão, em conformidade com os conceitos e fundamentos disseminados por meio do Programa de Excelência Gerencial da Marinha Titular da OM ou quem receber delegação para tal atribuição, não podendo este ser mais moderno que o Ordenador de Despesa (OD). EMA-134.
Qual Manual trata do Conselho de Gestão ? EMA-134. Um Concelho de Gestão O Dirigente Máximo (DM).
6 – O que toda OM terá em sua estrutura organizacional ? Concelho de Gestão. EMA-134 Dirigente Máximo (DM).
7 – O Concelho de Gestão deverá ser constituído, no mínimo, por quantos membros e sendo eles quem ? No mínimo por 3 membros, sendo eles: Presidente, Membros Permanentes e Consultor Técnico Titular da OM ou quem receber delegação para tal atribuição, não podendo este ser mais moderno que o Ordenador de Despesa (OD) O Dirigente Máximo (DM).
8 -Quem é o Presidente do Concelho de Gestão Titular da OM ou quem receber delegação para tal atribuição, não podendo este ser mais moderno que o Ordenador de Despesa (OD) O Dirigente Máximo (DM EMA-134.
8 - Quando se tratar de uma Unidade Jurisdicionada (UJ), Quem deverá Presidir o Conselho de Gestão O Dirigente Máximo (DM) Nas reuniões cujo tema seja apenas econômico-financeiro - Secretário Oficial ou servidor designado pelo Presidente do Conselho.
9 – O Ordenador de Despesa (OD), poderá presidir a reunião em que situação ? Nas reuniões cujo tema seja apenas econômico-financeiro. - Secretário Oficial ou servidor designado pelo Presidente do Conselho. - Consultor Específico O Presidente do Conselho.
10 – Cite alguns Membros Permanentes Ordenador de Despesa (quando este não for o Presidente do Conselho) - Agente Fiscal - Vice-Diretor ou Imediato - Chefes de Departamento ou elemento organizacional com função equivalente - Agentes e Gestores - Gerente de Hotel de Trânsito - Assessores de Gestão de Qualidade - Praças Ilibada Usuário: É quem é impactado pelos resultados do processo. Uma pessoa, grupo, setor, organização ou outro produto Insumos (entradas) do Processo: São da mesma natureza dos produtos. Fornecedores: Quem disponibiliza os insumos. Características: São os atributos diferenciadores dos produtos, processo, insumos e fornecedores. Requisitos: São as necessidades/expectativas dos clientes, cuja satisfação é avaliada pelo atendimento dos seus requisitos. Produto (saídas): É todo resultado do processo, desejável ou não. Pode ser um material/equipamento, uma informação ou um serviço. Qualidade: Grau em que um conjunto de características atendem aos requisitos. Melhoria do Processo (ciclo de aprimoramento): Estágio de ações gerenciais entre duas rotinas para atingir novos patamares de desempenho Qualquer pessoa com qualificação técnica, designado pelo Presidente para prestar assessoramento ao Conselho. Exemplo: - Secretário Oficial ou servidor designado pelo Presidente do Conselho. - Consultor Específico.
11 – Cite alguns Consultores Técnicos Qualquer pessoa com qualificação técnica, designado pelo Presidente para prestar assessoramento ao Conselho. Exemplo: - Secretário Oficial ou servidor designado pelo Presidente do Conselho. - Consultor Específico O Presidente do Conselho Ordinariamente e Extraordinariamente. .
- Para as OM que, por insuficiência de efetivo, não possam organizar seu Conselho de Gestão com o mínimo de três integrantes, conforme previsto, competirá A QUEM empreender as ações voltadas para o desenvolvimento organizacional e efetuar o controle e fiscalização dos recursos orçamentários, extraorçamentários, financeiros e patrimoniais colocados à sua disposição ou pelos quais respondam as OM Ao Conselho de Gestão do Comando Imediatamente Superior. O Presidente do Conselho. Ordinariamente e Extraordinariamente.
13 - O Conselho de Gestão, por possuir composição variável em função dos temas a serem discutidos, poderá reunir-se para tratar apenas de assuntos técnicos da OM. Neste caso, quem poderá convocar os membros que participarão da reunião ? O Presidente do Conselho. Consultor Específico Secretário Oficial .
14 - O Conselho de Gestão reunir-se-á em duas situações, quais são elas Ordinariamente e Extraordinariamente Trimestralmente. Presidente do Conselho.
Quando são realizadas as Reuniões Ordinárias Realizadas no início de cada mês, até o décimo dia, para examinar as prestações de contas, bem como, as ações das práticas de gestão, Trimestralmente. São reuniões Convocadas pelo Presidente do Conselho para tratar de aspectos gerenciais pertinentes, que requeiram uma ação tempestiva por parte da OM.
As OM que possuem a administração econômico-financeira totalmente apoiada por outra OM, poderão realizar suas reuniões ordinárias quando ? Trimestralmente. São reuniões Convocadas pelo Presidente do Conselho para tratar de aspectos gerenciais pertinentes, que requeiram uma ação tempestiva por parte da OM. Realizadas no início de cada mês, até o décimo dia, para examinar as prestações de contas, bem como, as ações das práticas de gestão,.
16 – O que são reuniões Extraordinárias São reuniões Convocadas pelo Presidente do Conselho para tratar de aspectos gerenciais pertinentes, que requeiram uma ação tempestiva por parte da OM. Realizadas no início de cada mês, até o décimo dia, para examinar as prestações de contas, bem como, as ações das práticas de gestão, trimestralmente. .
– O que são Indicadores ? São instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, pois permitem acompanhar o alcance das metas, bem como identificar avanços, oportunidades de melhoria, problemas e necessidades de mudança. Competirá ao Conselho de Gestão do Comando Imediatamente Superior empreender as ações voltadas para o desenvolvimento organizacional e efetuar o controle e fiscalização dos recursos de caráter valorativo, consiste em analisar as informações presentes de forma a realizar proposições que agreguem valor.
Quais as 2 funções básicas dos Indicadores ? A primeira é descrever por meio da geração de informações o estado real dos acontecimentos. A segunda, de caráter valorativo, consiste em analisar as informações presentes de forma a realizar proposições que agreguem valor. Quantitativa ou Qualitativa. Usuário: É quem é impactado pelos resultados do processo. Uma pessoa, grupo, setor, organização ou outro produto Insumos (entradas) do Processo: São da mesma natureza dos produtos.
3 – Os Indicadores são medidas de ordem ? Quantitativa ou Qualitativa Taxa e Índice. Ordinariamente e Extraordinariamente. .
Principal característica dos Indicadores ? É a existência de fórmulas para seu cálculo, que utiliza, no mínimo, uma razão (conta de dividir) entre duas informações Não existirá indicador genuíno, apenas uma informação (ou um número “puro”) Divisão entre duas informações de mesma grandeza gerando, como resultante do cálculo um valor que PODE ser expresso como porcentagem.
– Se não houver divisão de duas variáveis, o que não existirá ? Não existirá indicador genuíno, apenas uma informação (ou um número “puro”). Taxa e Índice. Divisão entre duas informações de grandezas distintas gerando um valor que NÃO pode ser expresso como uma porcentagem.
6 – Quais os 2 tipos de Indicadores Taxa e Índice Quantitativa ou Qualitativa. Ordinariamente e Extraordinariamente.
– O que é o Indicador Taxa ? Divisão entre duas informações de mesma grandeza gerando, como resultante do cálculo um valor que PODE ser expresso como porcentagem. Divisão entre duas informações de grandezas distintas gerando um valor que NÃO pode ser expresso como uma porcentagem. Não existirá indicador genuíno, apenas uma informação (ou um número “puro”.
– O que é o Indicador Índice ? Divisão entre duas informações de grandezas distintas gerando um valor que NÃO pode ser expresso como uma porcentagem. Divisão entre duas informações de mesma grandeza gerando, como resultante do cálculo um valor que PODE ser expresso como porcentagem. Quanto a Origem, ao Nível Hierárquico e quanto ao Posicionamento na Cadeia de Valor.
Qual Indicador é considerado um bom Indicador ? O indicador Taxa. indicador Índice. KPI.
Qual Indicador é considerado um Indicador Ideal O indicador Índice. indicador Taxa. o Programa Netuno.
– Onde estão detalhados os Atributos para o estabelecimento de um sistema de Indicadores ? No Manual de Procedimentos do Programa Netuno (MaPNetuno). no ema-134 Indicadores da Evolução Estratégica.
12 – Como se Classificam os Indicadores ? Quanto a Origem, ao Nível Hierárquico e quanto ao Posicionamento na Cadeia de Valor No Manual de Procedimentos do Programa Netuno (MaPNetuno). Permite avaliar as atividades que estão inseridas nos processos. .
Quanto a origem, os indicadores podem ser ? indicadores de Processos e Indicadores da Evolução Estratégica indicador Índice e taxa indicadores do ema134.
14 – O que permite o Mapeamento de Processos ? Permite avaliar as atividades que estão inseridas nos processos. Nível Estratégico – São aqueles de mais alto nível, que medem os principais resultados organizacionais, compostos pelos indicadores constantes do PEO e do KPI. Aos indicadores que medem a performance do processo de produção dos produtos/serviços finais que levam diretamente a OM a cumprir sua missão.
15 – O termo KEY PERFORMACE INDICATORS (KPI), ou Indicadores Chaves da Gestão, refere-se a que ? Aos indicadores que medem a performance do processo de produção dos produtos/serviços finais que levam diretamente a OM a cumprir sua missão. Em um navio, é um KPI, pois é vital para que o meio mantenha sua capacidade operativa; - Nível Estratégico – São aqueles de mais alto nível, que medem os principais resultados organizacionais, compostos pelos indicadores constantes do PEO e do KPI.
16 – Exemplo de onde usa um KPI ? Em um navio, é um KPI, pois é vital para que o meio mantenha sua capacidade operativa; Medem a contribuição dos departamentos ou dos processos gerenciais. Aos indicadores que medem a performance do processo de produção dos produtos/serviços finais que levam diretamente a OM a cumprir sua missão.
– Quanto ao Nível hierárquico, os Indicadores podem ser de ? Nível Estratégico, Nível Gerencial, Nível Operacional Indicadores de Processos e Indicadores da Evolução Estratégica Quantitativa ou Qualitativa.
São aqueles de mais alto nível, que medem os principais resultados organizacionais, compostos pelos indicadores constantes do PEO e do KPI. Nível Estratégico Nível Gerencial - Nível Operacional.
Medem a contribuição dos departamentos ou dos processos gerenciais. Nível Gerencial Nível Estratégico - Nível Operacional.
Medem a contribuição dos processos ou padrões de trabalho individuais - Nível Operacional - Nível Gerencial - Nível Estratégico.
Os Indicadores relacionados aos objetivos estratégicos devem ser avaliados por quem ? Pelo Concelho de Gestão. Pelos Chefes de Departamento pelo cheint.
Indicadores relacionados a macroprocessos devem ser avaliados por quem ? Pelos Chefes de Departamento. pelo cheint pelo presidente .
20 - Indicadores relacionados a processos internos evem ser avaliados por quem ? Pelos Demais Setores. pelos chefes de departamento pelos praças qualificados.
Quanto ao posicionamento na cadeia de valor, os indicadores podem ser quais? - Economicidade , Execução , Excelência, Eficiência, - Eficácia , Efetividade Eficiência, - Eficácia , Efetividade economicidade , Execução , Excelência.
– mede a captação e uso de recursos ao menor custo possível Economicidade Execução - Excelência.
mede a realização dos processos e atividades segundo os parâmetros estabelecidos Execução - Excelência - Eficiência.
mede a conformidade aos critérios e padrões de qualidade Excelência - Eficiência - Eficácia.
mede a relação entre os insumos e os produtos gerados, busca-se fazer “mais com menos” Eficiência - Eficácia - Efetividade.
– mede se o produto foi entregue conforme a quantidade e qualidade pré estabelecida - Eficácia - Efetividade - Excelência.
– mede o impacto gerado pelos produtos ou processos da organização - Efetividade - Eficiência - Excelência.
Report abuse Consent Terms of use