Iluminismo

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Iluminismo

Description:
Questões vestibulares

Author:
Prof: Lucio
(Other tests from this author)

Creation Date:
14/05/2008

Category:
History
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
“O primeiro homem a quem ocorreu pensar e dizer ´isto é meu´, e encontrou gente suficientemente ingênua para acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassínios teriam sido evitados ao gênero humano se aquele, arrancando as estacas, tivesse gritado: Não, impostor.” Essa afirmação, feita por Jean-Jacques Rousseau, permite concluir que esse pensador estava criticando especialmente: a burguesia e a noção de propriedade privada que, segundo ele, compunham a raiz das infelicidades humanas. o Estado absolutista que, defendendo a intensa intervenção oficial na esfera econômica, impedia o acesso à propriedade para os mais pobres. o Estado absolutista que, defendendo a intensa intervenção oficial na esfera econômica, impedia o acesso à propriedade para os mais pobres. os sacerdotes católicos que, ao pregarem o reino de Deus, mostravam-se contrários ao surgimento da sociedade civil. os marxistas que, ao proporem a abolição da propriedade privada, incentivavam as revoluções proletárias.
As idéias reformistas de Voltaire e as idéias revolucionárias de Rousseau contestavam o tradicionalismo religioso e a desigualdade social em que se apoiava o Antigo Regime, no qual os principais beneficiados eram monarquia, Igreja e nobreza. Igreja, nobreza e burguesia. Igreja, nobreza e burguesia. burguesia, Igreja e monarquia. campesinato, nobreza e burguesia.
"Os fenômenos econômicos (...) processam-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar."(Paul Hugon - HISTÓRIA DAS DOUTRINAS ECONÔMICAS). O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos fisiocratas. mercantilistas. marxistas. keynesianos. marginalistas.
"Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos". Assim se refere o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções sociais, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.Estas observações se aplicam: às Monarquias Constitucionais. ao Despotismo Esclarecido. às Monarquias Parlamentares. ao Regime Social-Democrático. aos Principados ítalo-germânicos.
Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam: intervenção do Estado na economia o mercantilismo como política econômica nacional socialização dos meios de produção liberdade para as atividades econômicas implantação do capitalismo de Estado.
Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram diversas transformações culturais na Europa ocidental. Assinale a seguir a opção que identifica corretamente uma dessas transformações: o desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se na crítica, no empirismo e no naturalismo. o movimento reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e práticas nos diversos países nos quais se difundiu. a Contra-Reforma, expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa Inquisição. o Iluminismo, no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto. o Liberalismo econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial, defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade.
Os pensadores do liberalismo econômico, como Adam Smith, Malthus e outros, defendiam: intervenção do Estado na economia o mercantilismo como política econômica nacional socialização dos meios de produção liberdade para as atividades econômicas implantação do capitalismo de Estado.
"Quando a terra de terceira qualidade é posta em cultivo, a renda imediatamente começa na segunda, e é determinada, como antes, pela diferença em sua capacidade produtiva... .. Com os aumentos da população, que obrigarão o país a recorrer a terras de pior qualidade para que consiga o volume de alimentos de que necessita, a renda sobre a terra mais fértil começará a ser cobrada."Esta teoria da renda que se esboça no texto foi escrita por: Pascal Karl Marx Adam Smith Ricardo Malthus.
Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre o pensamento de Adam Smith, expresso em ´A RIQUEZA DAS NAÇÕES´, EXCETO: A eficácia do trabalho nas sociedades civilizadas repousa na divisão social do trabalho. A produção, enfatizada em seu aspecto social, é o que distingue Adam Smith dos mercantilistas e fisiocratas. As corporações devem colocar obstáculos às necessidades do liberalismo e à apropriação privada do capital. O Estado se exime de intervir nos negócios individuais e no comércio internacional. O trabalho, na concepção de Adam Smith, é inseparável de sua noção da liberdade natural.
Baseados no Iluminismo, particularmente no pensamento de Voltaire, os soberanos da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal procuraram adequar as estruturas econômicas de seus países: A uma política autoritária, com medidas de caráter liberal com grande participação popular. Ao capitalismo que começava a se impor com nitidez. Às idéias da Ilustração, oriundas da burguesia, concretizando-as com sua efetiva participação. À modernização mediante grande desenvolvimento comercial e alto índice de urbanização. A uma política modernizadora, de caráter liberal e participativo.
Assinale a alternativa em que aparecem as principais idéias de Jean Jacques Rousseau em sua obra O CONTRATO SOCIAL. Cada homem é inimigo do outro, está em guerra com o próximo e por esta razão cria o Estado para sua própria defesa e proteção. O Estado é uma realidade em si e é necessário conservá-lo, reforçá-lo e eventualmente reformá-lo, reconhecendo uma única finalidade: sua prosperidade e grandeza. O governante deve dar um bom exemplo para que os súditos o sigam. Através da educação e de rituais, os homens de capacidade aprenderiam e transmitiriam os valores do passado. Que as classes dirigentes tremam ante a idéia de uma revolução! Os trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada violenta da ordem social tradicional. A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.
Sobre o chamado despotismo esclarecido é correto afirmar que foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo. foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas pelos filósofos da época. foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias européias reformarem estruturalmente seus Estados. foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas foi uma tentativa, mais ou menos bem sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.
Adam Smith, em "A Riqueza das Nações", assentou as bases do liberalismo econômico, cujos princípios são: igualitarismo, criação dos falanstérios, fazendas coletivas agro-industriais e liberdade de comércio. colônias autogeridas, erradicação do Estado, mais-valia e autogestão industrial. capitalismo comercial, absolutismo, metalismo e intervenção do Estado na economia. respeito às leis naturais da economia, liberdade de contrato de trabalho e liberdade de comércio e produção. socialização dos meios de produção, livre concorrência, fim das desigualdades sociais e nacionalização das fábricas.
Identifique, nas sentenças a seguir citadas, aquela que expressa o pensamento de Montesquieu: "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha o poder, tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder". (...) é preciso (...) encontrar uma forma de associação que defenda e proteja a pessoa e os bens de cada associação, de qualquer força comum, e pela qual, cada um, não obedeça senão a si mesmo, ficando assim tão livre quanto antes." Estado está obrigado a proporcionar trabalho ao cidadão capaz, e ajuda e proteção aos incapacitados. Não se pode obter tais resultados a não ser por um Poder Democrático." única maneira de erigir-se um poder, capaz de defendê-los contra a invasão e danos infligidos, uns contra os outros (...) consiste em conferir todo o poder e força a um só homem.".
Características do Iluminismo, exceto: derrubada dos conceitos tradicionais, apoiada na ascensão da burguesia, que pretndia a instalação de uma sociedade de classes. revisão da Teoria do Direito Divino como ilegítima e irracional ítica à Igreja, base de sustentação teórica e material do absolutismo governo nacional seria o voltado para o povo e para a satisfação de seus desejos. Envolvimento de Locke, Voltaire e Rousseau Teocentrismo, em coincidência com o ideal Barroco.
O movimento conhecido como Ilustração ou Iluminismo marcou uma revolução intelectual, ocorrida na sociedade européia ao longo do século XVIII. O Iluminismo, em seu âmbito intelectual, expressou a: negação do humanismo renascentista baseado no experimentalismo, na física e na matemática. aceitação do dogmatismo católico e da escolástica medieval. defesa dos pressupostos políticos e das práticas econômicas do Estado do Antigo Regime. consolidação do racionalismo como fundamento do conhecimento humano. supremacia da idéia de providência divina para a explicação dos fenômenos naturais.
Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes. Crença na razão como fonte para a crítica social e política. Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política. Idéia do direito divino dos reis para legitimar o absolutismo. Idéia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
Assinale a alternativa que apresenta a concepção de trabalho de Adam Smith. A divisão do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos. A maior produtividade pressupõe a especialização do trabalho, a divisão entre vários homens daquilo que anteriormente era produzido por um só. Os parasitas, aqueles que não trabalham, não podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade. Uma maior colaboração entre produtores diretos garante uma maior socialização das riquezas e o Estado do Bem-estar Social.
"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um freqüentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..."(Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)Neste pequeno trecho, Adam Smith contrapõe lucro a renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos. mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval. defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo. critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas. expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.
"Um povo pode atingir o bem-estar material sem táticas subversivas se ele for dócil, trabalhador e se esforçar sempre para melhorar"Sobre o texto é correto afirmar que exprime um ponto de vista representativo da nobreza, que acreditava ser esse o único caminho possível para o povo melhorar sua condição; dos trabalhadores, conscientes de que somente com educação e trabalho melhorariam sua condição; da burguesia, preocupada com a questão social e com as idéias e teorias de inspiração anticapitalista; do governo francês na III República, preocupado em eliminar a pobreza e a exploração sofrida pelos trabalhadores; das autoridades municipais, sensibilizadas com a ignorância e a miséria dos trabalhadores.
Sobre o lluminismo, é correto afirmar que: defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes . propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de omércio favorável, para assegurar o direito de propriedade. criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos. acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais. consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.
Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia: "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens." "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior." "Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica." "Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)" "As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado.".
O liberalismo, enquanto uma doutrina fundamentalmente racionalista, se opõe, EXCETO: ao jugo da autoridade. ao respeito cego pelo passado. ao império do preconceito. aos impulsos do instinto. ao domínio do individualismo.
O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, NÃO podendo ser apontado como parte do seu ideário: combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos. fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades. o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão. o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição. o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.
O objetivo grande e principal, portanto, da união dos homens em comunidades, colocando-se eles sob governo, é a preservação da propriedade.LOCKE, John. SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO, 1690. Assinale a alternativa que apresenta uma condição para a cidadania coerente com o objetivo dos governos defendido pelo pe "Não pode ser cidadão senão aquele que faz parte do povo. Não pode fazer parte do povo senão aquele que tem sangue alemão..." (PROGRAMA NAZISTA, 1920) "São eleitores os brasileiros, de um e de outro sexo, maiores de 18 anos que se alistarem na forma da lei. Não podem alistar-se como eleitores: os analfabetos; os militares em serviço ativo; os mendigos..."(CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, 1937, Art. 117) "São eleitores, sem condição de censo, todos os franceses de 21 anos de idade e gozando de seus direitos civis e políticos."(CONSTITUIÇÃO FRANCESA, 1848, Art. 25) "São excluídos de votar nas Assembléias Paroquiais [...] os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis, por bens de raiz, indústria, comércio ou empregos."(CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA, 1826, Art. 64 parágrafo 5Ž).
O Liberalismo Econômico se constituiu numa doutrina política do capitalismo industrial e financeiro. Qual das alternativas a seguir NÃO reflete um de seus princípios fundamentais? Fortalecimento do mercantilismo. Livre concorrência. Defesa da propriedade privada. Explicação científica dos fatos econômicos. Liberdade de contrato.
"O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções."(J.J. Rousseau, Do Contrato Social, in "Os Pensadores". São Paulo, Abril Cultural, 178, p. 22) A respeito da citação de Rousseau, é CORRETO afirmar: Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social. Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura. Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX. Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão. Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.
O Liberalismo Econômico se constituiu numa doutrina política do capitalismo industrial e financeiro. Qual das alternativas a seguir NÃO reflete um de seus princípios fundamentais? Fortalecimento do mercantilismo. Livre concorrência. Defesa da propriedade privada. Explicação científica dos fatos econômicos. Liberdade de contrato.
"Todavia, o recurso ao STF é um procedimento legítimo que não vem a interferir, mas a reforçar o equilíbrio entre os poderes. Ao contrário do que afirmam os deputados, independência não é sinônimo de autonomia plena, mas de inter-relação e controle mútuo." ("Folha de S. Paulo", Editorial, 02.Nov.2005)O texto nos lembra, mais especificamente: Diderot. Voltaire. Montesquieu. Hobbes. Rousseau.
Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do Iluminismo que basicamente se caracterizou como: Um movimento de retorno aos valores místicos e transcendentes, anteriores ao Renascimento. Uma substituição da religião, da tradição e da ordem absolutista, pelo pensamento racional em prol dos liberalismos político e econômico. Uma utopia social fundada na ideologia cristã, base das correntes humanistas do Ocidente. Uma reação contrária à sistematização do saber e à soberania popular. Um movimento artístico com ênfase na expressão livre da vontade criadora dos artistas.
Dentre as características do Iluminismo, filosofia que alcançou sua máxima consagração na França do século XVIII, NÃO está presente : O combate ao absolutismo real, não necessariamente à monarquia. A defesa do liberalismo no plano econômico, ou seja, combatia o intervencionismo estatal na economia. A defesa da pena de morte como forma de controle da criminalidade. O ensino de que o homem deve governar-se observando a tradição, a religião e a fé. A crença num Deus que pode ser alcançado pela razão, numa espécie de religião natural, dispensando dogmas e sacerdócio: o Deísmo.
Pela promessa de livrar a humanidade das trevas e trazê-la às luzes por meio do conhecimento, esses filósofos foram chamados iluministas, a sua maneira de pensar foi chamada de Iluminismo, e o movimento, em seu conjunto, foi chamado de Ilustração.José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti - Toda a HistóriaAssinale a alternativa em que todos os autores citados relacionam-se com as idéias apresentadas no fragmento de texto acima. André Versálio, Robert Owen e Josquin des Pres. Voltaire, Johann Kepler e André Versálio. Josquin des Prés, Jean d’Alembert e Saint-Simon. Robert Owen, Jean-Jaques Rousseau e Barão de Montesquieu. Jean d´Alembert, Denis Diderot e John Locke.
Report abuse Terms of use