Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONMentalidade Marítima

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Mentalidade Marítima

Description:
C-EspHabSG2024

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/03/2024

Category:
Others

Number of questions: 73
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Com ________ de potência, os parques eólicos offshore em licenciamento no Brasil ultrapassam a capacidade instalada nos parques em terra 4.2.2: 62 gigawatts 52 gigawatts 42 gigawatts 32 gigawatts.
O ambiente marinho representa aproximadamente 70% da superfície do planeta e abriga cerca de metade da biodiversidade global, mas poucas espécies são exploradas ou usadas com propósitos biotecnológicos 4.2.3: Recursos do Mar Biotecnologia Marinha Questões ambientais Mentalidade Marítima.
No mar não existem muros ou cercas. Na “Amazônia Azul”, os limites das nossas águas são linhas sobre o mar que não existem fisicamente. O que as define de forma concreta é a presença de navios da Marinha em permanente vigilância 4.1: Verdadeiro Falso.
A região possui grandes reservas de recursos minerais estratégicos ainda não explorados, cerca de 170 tipos de minerais já foram mapeados (ouro, prata, ferro, gás natural, etc.) Falso Verdadeiro.
Tais restrições fizeram aumentar o interesse e a utilização dos acessos pelo acesso sul do Continente sul-americano cabo das Agulhas de acesso pelo sul do Continente africano Drake estreito 3.2: Falso Verdadeiro.
Grande parte do tráfego do comércio marítimo mundial utiliza acessos artificiais controlados 3.2: Verdadeiro Falso.
O sucesso da trajetória da presença brasileira na Antártica, desde o início da realização de suas pesquisas no continente, com a inauguração da Estação Antártica _____________ vem permitindo ao Brasil a manutenção do status de membro consultivo do STA, com capacidade de discutir e se fazer presente nas decisões do futuro da Antártica. 3.2: Comandante Ferraz, em 1985 Comandante Ferraz, em 1984 Comandante Ferraz, em 1982 Comandante Ferraz, em 1983.
Atualmente 19 países são membros consultivos do STA, incluindo o Brasil 3.2 Falso Verdadeiro.
Motivações estratégicas, de ordem geopolítica e econômica, foram fatores determinantes para que o País aderisse ao Tratado da Antártica, em 1976, e desse início ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) em 1983 3.2: Falso Verdadeiro.
O Brasil é o oitavo país mais próximo da Antártica. Por sua relativa proximidade com o Continente Antártico sofre a influência direta dos fenômenos naturais que lá ocorrem 3.2: Falso Verdadeiro.
Criado em 1982, tem por objetivo a promoção de pesquisa científica diversificada e de alta qualidade na região antártica, com a finalidade de compreender os fenômenos que ali ocorrem 3.1: SisGAAZ Proantar Amazul DPC.
Referente ao Poder Marítimo é o interesse do aprestamento naval 2.2.1: Industria Bélica Industria Naval Poder Naval Recursos do Mar.
Com 7,4 mil quilômetros de costa, o Brasil tem, sob sua jurisdição 1.1? 5,3 milhões de Km2 de espaço marítimo 3,5 milhões de Km2 de espaço marítimo 2,8 milhões de Km2 de espaço marítimo 3,8 milhões de Km2 de espaço marítimo.
Não há dificuldade em criar e manter uma mentalidade marítima em Estados costeiros, em virtude do constante contato do povo com o mar 2.2.3: Verdadeiro Falso.
Via rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro 4.1: Verdadeiro Falso.
A relevância dos oceanos e das bacias fluviais como elemento intercomunicador é estratégica: o País necessita exportar e importar bens, sendo que cerca de 90% do volume desse comércio é feito por via marítima 4.1: Falso Verdadeiro.
Em virtude da acelerada evolução científica e tecnológica, a existência, no cenário internacional, de armas de destruição em massa com o uso de agentes biológicos, nucleares, químicos e radiológicos (BNQR) tem sido constatada. Portanto, a possibilidade de essas armas serem empregadas em atos de______ 2.4.6? Terrorismo Crime organizado Pirataria Pesca ilegal.
Alcançou nível mais elevado, na agenda de segurança internacional, desde o “atentado de 11 de setembro” nos Estados Unidos 2.4.6: Crime organizado Terrorismo Pirataria Pesca ilegal.
A interferência indesejada na operação das instalações portuárias é ameaça que compromete a segurança, podendo ser caracterizada como um distúrbio civil 2.4.5: Terrorismo Crime organizado Pirataria Pesca ilegal.
Ao seu turno, o vandalismo seria distinguido do terrorismo por não atentar diretamente contra a vida humana, uma vez que sua motivação principal é a de provocar danos em ativos, independentemente do fato de serem propriedade pública ou privada 2.4.5: Terrorismo Crime organizado Pirataria Pesca ilegal.
Tais organizações também podem contratar agentes por interesses alheios, para obter informações da fauna e flora das Amazônia Azul e Verde e do Pantanal, atividades estas relacionadas à biopirataria 2.4.4: Acessos Ilegais Crime organizado Pirataria Pesca ilegal.
Além de drenar as economias dos países costeiros, degrada o meio ambiente e a biodiversidade marinha 2.4.3: Terrorismo Crime organizado Pirataria Pesca ilegal.
Refere-se a uma ameaça na qual devemos estar atentos à possibilidade de lançamento proposital de materiais poluentes no mar, prejudicando o meio ambiente marinho e a economia de regiões litorâneas, principalmente, voltadas para o turismo e a pesca 2.4.6: Acessos Ilegais Questões ambientais Ameaças cibernéticas Terrorismo.
Consiste em um ato ilícito que, historicamente, vem atingindo a navegação e o comércio internacionais. Modernamente, com o incremento da atividade offshore, principalmente no litoral de países com graves problemas socioeconômicos, têm ocorrido, cada vez mais, casos contra instalações e estruturas petrolíferas no mar 2.4.2: Terrorismo Crime organizado Pirataria Pesca ilegal.
O seguinte texto está relacionado a qual tipo de ameaça “ Existe, além da possibilidade de ataque vindo do mar ao território nacional, a possibilidade de o País ser pressionado pela presença de uma potência naval superior com capacidade de prejudicar o tráfego marítimo, o abastecimento e o comércio brasileiro” 2.4.1: Defesa Da Soberania Questões ambientais Ameaças cibernéticas Terrorismo.
A proteção de um povo e seu patrimônio deve estar respaldada por uma adequada preparação das capacidades necessárias para o enfrentamento de ameaças que ponham em risco seus objetivos 2.4.1: Defesa Da Soberania Questões ambientais Ameaças cibernéticas Terrorismo.
A convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar permite que o Estado costeiro mantenha sob seu controle uma área de até 12 milhas náuticas, para o propósito de evitar ou reprimir as infrações às suas leis e regulamentos aduaneiros, fiscais, de imigração e sanitários no seu território ou mar territorial 1.2.2: Mar territorial Zona Costeira Zona contígua Zona Econômica Exclusiva.
Ocorre o emprego coercitivo do Poder Naval, geralmente com a participação de outros órgãos governamentais contra variados tipos de ilícitos e quaisquer outras ameaças 2.3: Safety Security.
O Poder Naval, dentro de suas atribuições subsidiárias particulares, na esfera da Autoridade Marítima, atua para que o tráfego seguro de embarcações seja realizado conforme as leis e as normas vigentes, por intermédio de inspeções e vistorias, prevenindo a poluição hídrica e a ocorrência de acidentes e incidentes de navegação; provê dados fidedignos para a navegação segura e realiza operações de busca e salvamento no mar aberto, entre outras atividades 2.3: Safety Security.
É aferida pelo grau de aptidão que tem uma nação para, em tempo adequado, passar de uma situação de paz para a de conflito, com o máximo de eficácia e o mínimo de transtornos para a vida nacional 2.2.3: Mentalidade Marítima Capacidade de Mobilização Capacidade de Financiamento Poder Marítimo.
Tem a estreita dependência entre a disponibilidade de capital e a intensidade dos empreendimentos marítimos, ressaltando que Estados Continentais sem mentalidade marítima dependem, em grande medida, de apoio estatal até que as atividades marítimas assumam uma dinâmica e intensidade que estimulem a iniciativa privada 2.2.3: Mentalidade Marítima Capacidade de Mobilização Capacidade de Financiamento Poder Marítimo.
Elemento intangível que deve ser fomentado na sociedade brasileira e fortalecido nos fatores marítimos consiste no grau de conscientização da sociedade e dos decisores governamentais sobre a importância do Poder Marítimo e de seus elementos constituintes para a vida da Nação 2.2.3: Mentalidade Naval Mentalidade marítima Poder Marítimo Poder Naval.
O Poder Marítimo deve acrescentar a sua base material, elementos imateriais e de natureza psicológica, como o caráter do povo e do governo 2.2.3. Mentalidade Naval Poder Marítimo Mentalidade Marítima Poder Naval.
A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) é colegiado de alto nível governamental a ser ampliado, em busca do fortalecimento do Poder Marítimo 2.2.1? Falso Verdadeiro.
Referente ao Poder Marítimo são estaleiros de construção e reparos 2.2.1: Industria Mercante Industria da Pesca Industria Bélica Industria Naval.
Quais são os elementos do poder marítimo 2.2.1? Indústria da pesca – embarcações, terminais e indústrias de pescado Desenvolvimento sustentável - equilíbrio pela via do ordenamento Pesquisa e tecnologia - Organizações de interesse para uso do mar Recursos do mar - meios de exploração dos recursos do mar Financiamento - dependência entre a disponibilidade de capital e a intensidade dos empreendimentos marítimos Pessoal - homens e mulheres que desempenham atividades relacionadas ao mar.
Quais são os elementos do poder marítimo 2.2.1? Poder naval - braço militar operacionalizado pela marinha Marinha mercante - transportes aquaviários (marítimo e fluvial) e afins Capacidade de mobilização - capacidade de mobilização é aferida pelo grau de aptidão Infraestrutura marítima e hidroviária – pontos, terminais, eclusas, meios e instalações de apoio e de controle Tecnológica e Industria - desenvolvimento marítimo estimula a demanda por matérias-primas Indústria naval - estaleiros de construção e de reparos.
Com relação ao desenvolvimento tecnológico que possibilitou o surgimento de mais duas funções do Poder Marítimo “tal função desponta no presente século e corresponde à extração de recursos marinhos e fluviais, vivos e não-vivos, para aproveitamento econômico” 2.2.2: Pesquisa Explotação Intercomunicação Defesa.
Com relação ao desenvolvimento tecnológico que possibilitou o surgimento de mais duas funções do Poder Marítimo “ congrega as atividades de produção de conhecimento de caráter científicotecnológico nos espaços marítimos e fluviais, induzindo futuros aproveitamentos econômicos em prol do desenvolvimento nacional 2.2.2: Pesquisa Explotação Intercomunicação Defesa.
São linhas de comunicação marítimas e fluviais que sempre demandaram proteção, o que corresponde aos meios do Poder Naval, operacionalizado pela MB, e à indústria de defesa para o aprestamento desse poder 2.2.2: Defesa marítima e ribeirinha Explotação Intercomunicação Comunicação Marítima.
Abrange tanto o transporte, congregando diversos atores e atividades relacionadas ao binômio “porto-navio”, como também contempla elementos e tecnologias contemporâneas que utilizam o mar e as hidrovias como meio de comunicação digital, notadamente por intermédio de cabos submarinos de fibra ótica 2.2.2: Defesa marítima e ribeirinha Explotação Intercomunicação Comunicação Marítima.
No contexto do Poder Marítimo, a Autoridade Marítima que tem como uma de suas principais atribuições “contribuir para a formulação de políticas nacionais que digam respeito ao Mar, em especial a Política Marítima Nacional (PMN) ” é exercida pelo 2.2.1? Comandante da Marinha Diretor de Portos e Costas Ministro da Defesa CEMA.
É a projeção do Poder Nacional, resultante da integração dos recursos de que dispõe a Nação para a utilização do mar e das águas interiores, quer como instrumento de ação política e militar, quer como fator de desenvolvimento econômico e social, visando a conquistar e manter os objetivos nacionais 2.2.1: Poder Militar Indústria Naval Poder Naval Poder Marítimo.
É necessário sensibilizar a sociedade para a importância do mar e das águas interiores, por constituírem uma imensa fonte de recursos naturais e de biodiversidade 2.2: Verdadeiro Falso.
É largamente conhecido que o crescimento de um país está diretamente relacionado à e, neste aspecto, o mundo contemporâneo vive uma dependência do petróleo 2.2: População. Produção de hidrocarboneto. Indústria naval. Produção de energia.
É necessário destacar que a quase totalidade das comunicações pela internet entre os continentes é realizada por meio de cabos de fibra ótica dispostos no(a) 2.2 ? Torre alta. Fundo dos oceanos. Praia. Continente americano.
a navegação de cabotagem, representa a solução de maior custo logístico e o seu subaproveita mento, em um país de dimensões continentais, significa evitar desperdício em termos econômicos 2.2: Verdadeiro Falso.
Qual navegação que representa a solução de menor custo logístico e o seu sub-aproveitamento, em um país de dimensões continentais, significa desperdício em termos econômicos 2.2: Navegação oceânica Navegação de cabotagem Navegação de Longo Curso Navegação Interior.
Quem tem parceria com agências e órgãos governamentais, coordena a implementação e o aperfeiçoamento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul 1.3? BNDES Marinha do Brasil IBAMA INEIA.
O pedido brasileiro de reconhecimento de ampliação da sua Amazônia Azul foi dividido em três regiões. Em junho de 2019 o Brasil teve parte da sua reivindicação atendida pela ONU e novos 170 mil km2 foram incorporados à Plataforma Continental Brasileira, na Região Sul. O país ainda aguarda as análises dos pedidos relativos à 1.1: Região Equatorial e Região Oriental/Logitudinal. Região Equatorial e Região Norte. Região Oriental e Região Equatorial/Meridional. Região Equatorial e Região Oriental/Meridional.
Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite 1.3: SISTRAM LRIT SIMMAP PREPS.
Sistema de Informação Sobre o Tráfego Marítimo 1.3: SISTRAM LRIT SIMMAP PREPS.
Sistema de Identificação e Acompanhamento de Navios a Longa Distância 1.3: SISTRAM LRIT SIMMAP PREPS.
Sistema de Monitoramento Marítimo de Apoio às Atividades de Petróleo 1.3: SISTRAM LRIT SIMMAP PREPS.
Cuja missão é “monitorar e proteger, continuamente, as áreas marítimas de interesse e as águas interiores, seus recursos vivos e não vivos, seus portos, embarcações e infraestruturas, em face de ameaças, emergências, desastres ambientais, hostilidades ou ilegalidades, a fim de contribuir para a segurança e a defesa da Amazônia Azul e para o desenvolvimento nacional” 1.3: SisGAAZ PREPS DPC Amazul.
“coordena a implementação e o aperfeiçoamento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul cuja a missão é monitorar e controlar, de forma integrada, além da área afeta à “Amazônia Azul”, a região SAR (Search and Rescue – busca e salvamento) de responsabilidade do Brasil e as demais áreas de interesse estratégico no Atlântico Sul – representando cerca de 22 milhões de km² – a fim de contribuir para a mobilidade estratégica, representada pela capacidade de responder prontamente a qualquer ameaça, agressão ou ilegalidade”. 1.3? PREPS SisGAAZ DPC Amazul.
A ser estabelecida conforme os critérios técnicos e condicionantes do Artigo 76 da Lei do Mar 1.2.4: Zona Econômica Exclusiva Mar territorial Zona contígua Plataforma continental.
Os direitos do Estado costeiro na plataforma continental são exclusivos no sentido de que, se o Estado costeiro não explora a plataforma continental ou não aproveita os recursos naturais da mesma, ninguém pode empreender estas atividades sem o expresso consentimento desse Estado 1.2.4: Verdadeiro Falso.
A ser estabelecida conforme os critérios técnicos e condicionantes do Artigo 76 da Lei do Mar 1.2.4: Zona Econômica Exclusiva Plataforma Continental Zona contígua Mar territorial.
Na zona econômica exclusiva, o Estado costeiro tem direitos de soberania para fins de_____ e _____, _____ e______ vivos ou não vivos das águas sobrejacentes ao leito do mar, do leito do mar e seu subsolo, e no que se refere a outras atividades com vista à exploração e aproveitamento da Zona Econômica Exclusiva para fins econômicos 1.2.3: Exploração e aproveitamento/ conservação e gestão dos recursos naturais Importação e reaproveitamento/ manutenção e gestão dos recursos naturais Exploração e reaproveitamento/ manutenção e gestão dos recursos naturais Importação e aproveitamento/ conservação e gestão dos recursos naturais.
Estende-se até a distância máxima de 200 milhas marítimas (370 km de extensão) medida a partir das linhas de base adotadas pelo Estado costeiro 1.2.3. Zona Econômica Exclusiva Plataforma Continental Zona contígua Mar territorial.
Adicionalmente às 12 milhas do mar territorial, para o propósito de evitar ou reprimir as infrações às suas leis e regulamentos aduaneiras, fiscais, de imigração e sanitários no seu território ou mar territorial 1.2.2: Zona Econômica Exclusiva Plataforma Continental Zona contígua Mar territorial.
Estende-se das linhas de base adotadas pelo Estado costeiro até a extensão máxima de 12 milhas náuticas (22km) 1.2.1: Zona Econômica Exclusiva Mar Continental Zona contígua Mar territorial.
Via rotas marítimas são escoados mais de____ do comércio exterior brasileiro 1.1: 45% 75% 85% 95%.
Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país 1.1:. Verdadeiro Falso.
a Marinha intensificou sua atuação na defesa da soberania brasileira sobre o espaço, fazendo constantes operações de monitoramento com suas embarcações e investindo em projetos como a construção do primeiro submarino nuclear dos hemisfério norte 1.1: Verdadeiro Falso.
o país mantém, desde 1989, um Plano de Levantamento da Plataforma Continental, em que faz a avaliação das potencialidades dos recursos vivos e não-vivos das áreas marinhas sob jurisdição nacional e espaços adjacentes a elas 1.1: Verdadeiro Falso.
O país aguarda, atualmente, recomendações da Comissão para que os limites definitivos desse espaço sejam fixados internacionalmente 1.1: Verdadeiro Falso.
Além de petróleo, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) já notificou o governo brasileiro do potencial de extração de metais com elevado valor econômico encontra dos são níquel, cobre, cobalto e manganês, localizados em grandes profundidades, ao redor de______ 1.1: 5.000 metros. 4.000 metros. 3.500 metros. 2.000 metros.
"A utilização de submarinos nucleares é vista como uma estratégia eficaz na região, pois sua capacidade de não ser detectado por satélites o torna uma ferramenta poderosa e discreta."1.1: Verdadeiro Falso.
O Brasil nunca reivindicou junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental (CLCS, sigla em inglês) a extensão dos direitos econômicos sobre a faixa marítima 1.1: Verdadeiro Falso.
Em junho de 2019 o Brasil teve parte da sua reivindicação atendida pela ONU e novos 170 mil km² foram incorporados à Plataforma Continental Brasileira, na Região Sul 1.1: Verdadeiro Falso.
Amazônia Azul foi dividida em três regiões 1.1: Região Norte, Região Equatorial e Região Oriental/Logitudinal. Região leste, Região Equatorial e Região Norte. Região Oeste, Região Oriental e Região Equatorial/Meridional. Região Sul, Região Equatorial e Região Oriental/Meridional.
Report abuse Consent Terms of use