By using daypo, you agree that we and our partner companies can define cookies for different purposes, such as customize the content and advertising. To change the settings or more information: cookie policy.

Prova de artes i

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Prova de artes i

Description:
RECUPERAÇÃO

Author:
JORGE DANILO
(Other tests from this author)

Creation Date:
25/06/2011

Category:
Art
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
01. A Religião é fator predominante na cultura egípcia, o que é óbvio, reflete imediatamente na produção artística deste povo. Assinale a alternativa que indica uma característica dessa cultura: Uma arte bastante padronizada, não dando margem a criatividade nem a imaginação pessoal. É uma arte predominante que valoriza a criatividade do artista. Ao observar uma obra já se define o autor, pois suas características estão expressas na obra. Uma arte bastante criativa dando ao artista uma liberdade de expressão. Uma arte ligada somente a elementos materiais, sem ligação com o divino.
02. “Essa lei determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabeça, suas pernas e seus pés eram vistos de perfil”. Assinale a alternativa CORRETA que contém o nome dessa lei: Lei da modernidade Lei da frontalidade Lei da mortalidade Lei da lateralidade Lei da imortalidade.
03. Quanto a produção artística Egípcia julgue os itens a baixo com (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO e em seguida marque a alternativa correspondente à seqüência CORRETA: I. ( ) Extremamente voltada para a produção de imagens de deuses na expectativa de recebimento de graças. II. ( ) Uma produção bastante livre, onde facilmente de detecta a característica de cada artista. III. ( ) Sua produção sempre moldada pelo direcionamento religioso, não dando margem a criação pessoal ou expressão própria do artista. IV. ( ) Das restrições impostas pelo processo político religioso o de maior relevância denomina-se Lei da Frontalidade. V – V – V – V V – F – V – F F – F – V – V F – F – F – F V – V – F – F.
04. Caixões e Sarcófagos Os caixões mais antigos eram simples caixas retangulares de madeira decorados com olhos (para que o morto pudesse ver) e textos de caixão. Às vezes eles tinham uma porta falsa para que o morto pudesse ‘sair’. No Reino do Meio, caixões de forma humana decorados com grupos de hieróglifos horizontais e verticais que se pareciam com as faixas da múmia tornaram-se mais comuns. Os caixões eram ricamente pintados (ou dourados se reais), por dentro e por fora, com cenas de funeral, textos de funeral, deuses e deusas e escaravelhos alados. Uma ‘espinha dorsal’ branca pintada nas costas detalhava a descendência do morto. Quase sempre havia uma tábua pintada do formato do corpo chamado de tábua da múmia, cobrindo a múmia no caixão interior. Então, até quatro caixões eram colocados no sarcófago retangular com a tampa onde o cabeça de chacal Anubis sentava para proteção. Fonte: http://www.discoverybrasil.com/egito/morte_egipcia/caixoes/index.shtml Os sarcófagos são: PINTURAS ESCULTURAS PIRÂMIDES CONSTRUÇÕES INDUMENTÁRIAS(ROUPAS).
05. Uma das maravilhas do mundo, as maravilhosas pirâmides do Egito tinham como função principal: guardar dinheiro guardar o corpo do faraó e suas riquezas guardar os espíritos moradia da população exposição das riquezas do faraó.
06. Leia o texto e responda o que se pede: ARTE GREGA Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia. Fonte: http://www.historiadaarte.com.br/artegrega.html – Eram temas da arte grega antiga: Mitologia, Olimpíadas e Heróis. Cristianismo, Paganismo e Mitologia. Guerras, Modernismo e Teatro. Heróis, Budismo e Ateísmo. a vida no além, ouro, riquezas.
07. “Erguidas sobre fundações de alvenaria de calcáreo, que atingiam alguns metros de profundidade, as construções desse período foram capazes de resistir por mais de 20 séculos, mesmo em regiões de razoável atividade sísmica. O estado atual do Partenon é devido à uma explosão no depósito de pólvora que tinha sido instalado no edifício no ano de 1687 que o danificou bastante. Foram destruídos 28 pilares, as paredes internas e as lajes de mármore da cobertura. Originalmente, a estrutura do Partenon era a indicada no esquema ao lado.” Fonte: http://bettomatematica.blogspot.com/2011/01/partenon-um-monumento-matematico-da.html É um exemplo de arquitetura grega: Igrejas. Mesquitas. Templos. Castelos. Câmaras mortuárias.
08. A religiosidade tinha uma grande importância na Arte Grega, está refletida na construção de templos, nos rituais, na escultura. Qual deus grego é conhecido como o senhor dos deuses, pai de muitos filhos e criaturas mitológicas? Apolo Posseidon Hermes Zeus Atena.
09. Pode-se atribuir ao deus grego da resposta anterior a carcaterística psicológica: vaidade e beleza amar os oceanos divulgar mensagens governar e comandar sabedoria e inteligência.
10. Deusa da Inteligência e da Sabedoria, das Artes, sua respresentação é sempre feita aliada à figura da coruja, filha de Zeus, também chamada de Palas, aparece também com um cetro: Medusa Hera Atena Afrodite Diana.
Report abuse Terms of use