Prova de atualidades - 6º ano

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Prova de atualidades - 6º ano

Description:
2010

Author:
Colégio Notre Dame Ipanema
(Other tests from this author)

Creation Date:
05/05/2010

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
(...) fechado há mais de dois anos para grande reforma, reabre dia 1º de maio em soft opening. Apresentará um espetáculo do coreógrafo francês Roland Petit. A abertura de gala, com orquestra e corpo de baile, será no dia 27 de maio. O Globo, coluna Gente Boa, 09/04/2010. A nota acima, bem como a imagem apresentada, se referem a um dos maiores símbolos da cultura da nossa cidade. Trata-se do: a)Museu de Arte Moderna (MAM). b)Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). c)Teatro Municipal. d)Museu Internacional de Arte Naif do Brasil (MIAN). e)Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã).
POR QUE CHOVEU TANTO NO RIO? A frente fria que avançou anteontem sobre o Rio de Janeiro foi a mais forte do ano. O fenômeno, que veio acompanhado por um forte sistema de alta pressão, provocou efeitos mais graves nas regiões costeiras e serrana. O Globo , 07/04/2010 Assinale a alternativa que explica a questão citada acima. a)Uma massa de ar fria vinda do Equador junto com o ar seco e o relevo de planície foram os responsáveis pela quantidade de chuva que caiu na região. b)O simples encontro das massas de ar já é suficiente para causar esse tipo de fenômeno. c)A intensidade da chuva é muito comum no Rio de Janeiro, principalmente no mês de abril, que é considerado o mês mais chuvoso no nosso Estado. d)O encontro da massa de ar fria com o ar quente carregado de umidade e a topografia da área contribuíram para que a chuva chegasse com tanta intensidade. e)As pancadas de chuvas, no Rio de Janeiro, são frequentes, devido à sua localização na zona térmica temperada.
MULHERES DO ESPAÇO Quatro astronautas trabalharão juntas esta semana na Estação Espacial Internacional. O fato de haver um número recorde de 4 mulheres no espaço simultaneamente, não tinha sido notado pela agência espacial dos EUA. A questão acabou sendo levantada por um jornalista. O Globo, 06/04/2010 A missão dessa viagem espacial é: a) monitorar a espessura das calotas polares, tanto no continente como nos oceanos . b) medir o nível de poluição do ar e das águas oceânicas e continentais. c) coletar imagens de regiões com ocupação desordenada, principalmente em área de encosta. d) catalogar o número de satélites que estão em órbita, e que já são considerados lixo espacial. e) analisar o desmatamento e as queimadas nas áreas de florestas tropicais.
Um mês após a catástrofe que arrasou várias regiões do Chile, quase 12 mil pessoas (11.978 mil) continuam desabrigadas, de acordo com dados do Escritório Nacional de Emergência chileno (Onemi, na sigla em espanhol). O mesmo organismo, ligado ao governo, informou que cerca de 960 mil pessoas foram afetadas pelo desastre, com perdas de familiares ou de seus bens. http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/, Atualizado em 27/03/10 - 09h40, acesso em 14/04/2010 O Chile foi palco da ocorrência de um(a): a) enchente b) furacão c) terremoto d) ataque terrorista e) avalanche.
No dia 8 de abril, os EUA e a Rússia, antigos adversários durante a Guerra Fria, assinaram o histórico tratado Novo Start pelo qual: O Globo 09/04/2010 a) os dois países se unem para pressionar a China a reduzir seu arsenal nuclear. b) os russos consentem na criação de um escudo antimísseis americanos na Europa. c) ambos os países concordam em reduzir em 30% os seus arsenais atômicos nos próximos 7 anos. d) russos e americanos se comprometem a evitar que seus aliados desenvolvam tecnologia nuclear. e) se comprometem a destruir todo o seu arsenal nuclear nos próximos 10 anos.
A recente enchente que se abateu sobre o Rio de Janeiro trouxe à tona a falta de critérios do governo federal na distribuição de verbas, feita pelo ex-ministro Geddel Lima (PMDB - BA), para a prevenção de desastres naturais. O estado que mais recebeu recursos foi o que menos sofreu calamidades naturais nos últimos anos. O Globo 09/04/2010 O estado que recebeu maiores recursos foi: a) Paraná b) São Paulo c) Rio de Janeiro d) Espírito Santo e) Bahia.
Está sendo construído um elevador panorâmico que irá ligar a estação do Metrô da Praça General Osório, em Ipanema, ao Morro do Cantagalo. Serão duas torres uma de 60 m de altura e outra de 20 metros, unidas por uma passarela. Na primeira torre haverá um mirante, para que a população e turistas possam ver o belo visual da Praia de Ipanema e do Morro Dois Irmãos. O Globo - 25/03/2010 O elevador panorâmico será batizado com o nome de: a) Tom Jobim, importante maestro e compositor que viveu em Ipanema. b) Rubem Braga, em homenagem ao cronista que viveu próximo ao local. c) Vinícius de Moraes, poeta que bem representa a alma carioca. d) Cantagalo, em homenagem à comunidade de 28 mil habitantes que se beneficiará com a obra. e) General Osório, nome da estação onde se localiza.
O Ministério da Saúde está realizando uma campanha maciça de vacinação contra uma doença que já provocou muitas mortes e causou grandes problemas no inverno de 2009. Assinale a alternativa que corresponde à essa doença: O Globo 09/04/2010 a) Poliomelite b) Hepatite A c) Sarampo d) Influenza A e) Rotavírus.
Qual cidade do estado do Rio de Janeiro que foi mais afetada pelas fortes chuvas que ocorreram no início do mês de abril deste ano? O Globo 07/04/2010. a) Niterói b) Saquarema c) Angra dos Reis d) Campos e) Rio de Janeiro.
Um evento denominado A Hora do Planeta aconteceu pela primeira vez na Austrália, em 2007, contando com a participação de dois milhões de pessoas em muitos países. No Brasil, o Rio foi a primeira cidade a aderir ao movimento. No último dia 27/03, ocorreu esse evento em várias cidades do mundo e ele teve como principal objetivo: O Globo 19/03/2010 a) alertar a população mundial a respeito de espécies animais em extinção. b) alertar o mundo para o esgotamento dos recursos hídricos. c) conscientizar a população mundial com a questão do aquecimento global e seus efeitos no meio ambiente. d) conscientizar a população sobre o destino do lixo. e) alertar a população mundial sobre o perigo das queimadas.
Para contar ou resgatar a história da vida através dos tempos, os estudiosos podem recorrer aos fósseis. Eles registram a presença de seres vivos em um ambiente primitivo a partir de suposições dos cientistas. Recentemente foi encontrado dois esqueletos de uma espécie pré-humana de quase 2 milhões de anos. Para os cientistas, a nova espécie seria o ponto de partida para o surgimento do gênero Homo, a qual pertence a espécie humana. Um dos cientistas afirmou que a descoberta pode provar que a raça humana provavelmente teve origem no (na): a) Oceania. b) Continente Africano. c) Continente Asiático. d) Continente Americano. e) Continente Europeu.
EXCESSOS DA INFÂNCIA Os casos de obesidade entre brasileiros de 6 a 18 anos cresceram nada menos que 239% nos últimos 2 anos um número considerado alarmante mesmo para os EUA, onde o aumento foi de 66%. [...] Hoje, 15% dos brasileiros entre 6 anos e 18 anos já estão com sobrepeso; 5% são obesos e estes índices continuam aumentando, principalmente nas camadas mais pobres. Segundo médicos, a situação no país é crítica. [...] O Globo, 11/04/10. Com base na matéria publicada sobre a obesidade infantil e em diversas fontes de informação sobre o assunto, podemos inferir que o principal objetivo desse tipo de notícia é: a) levar o jovem a se exercitar em academias com maior frequência. b) esclarecer sobre a importância da reeducação alimentar e destacar a importância do exemplo da família na formação dos hábitos saudáveis nos filhos. c) mostrar o quanto a população engordou nos últimos 20 anos. d) falar da competição entre Brasil e Estados Unidos para ver qual país tem mais crianças e adolescentes obesos. e) provar que a classe baixa possui mais crianças e adolescentes obesos que a classe alta, pois há mais falta de informação.
APÓS CRÍTICAS, DILMA PARTE PARA EMBATE COM OPOSIÇÃO: É UMA VILANIA Fortaleza A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, partiu para o embate nesta terça-feira com a oposição após polêmica provocada por sua declaração - de que não foge da luta interpretada como crítica a ex-exilados políticos. Em entrevista ao programa Show da Manhã, em Fortaleza, Dilma classificou como uma vilania a atitude da oposição. [...] www.oglobo.com, 11/04/10. O nome do político que tem tido grande destaque na mídia e também é candidato a Presidente do Brasil é: a) Ciro Gomes. b) Roseane Sarney. c) Aécio Neves. d) José Serra e) Fernando Henrique Cardoso.
E SE FOSSE NAS OLIMPÍADAS? Não sei bem quando a mania começou. Mas foi de outubro do ano passado para cá. Faz uns seis meses, portanto, que o morador do Rio passou a usar uma frase interrogativa que sintetiza a sua insatisfação com a cidade. Ela aparece em mais de uma forma, mas sempre significa a mesma coisa. Já pensou se..., E se já tivessem começado..., Como é que vai ser nas.... Para completá-la, basta usar da maneira mais adequada a palavra Olimpíadas. Funciona mais ou menos assim: um corte de luz deixa às escuras o seu bairro. A reação é imediata: Já pensou se fosse durante as Olimpíadas? O metrô chega depois de 15 minutos de espera: Como é que vai ser nas Olimpíadas? O porteiro avisa que vai precisar limpar a caixa dágua do prédio e, portanto, a água vai ser cortada durante toda a manhã: E se já tivessem começado as Olimpíadas? A impressão era que, depois do dia 2 de outubro de 2009, quando o Comitê Olímpico Internacional anunciou que, por 66 votos a 32, o Rio ganhara, na disputa com Madri, o direito de sediar os Jogos Olímpicos, a cidade acordaria perfeita no dia seguinte. Pois só uma cidade perfeita pode receber as Olimpíadas. [...] Revista O Globo, 11/04/10 Com relação à escolha de uma cidade para sede das Olimpíadas, é CORRETO afirmar: a) A O Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede somente por causa de suas belezas naturais. b) eficácia do setor de transporte não interfere na escolha da cidade-sede do evento. c) A escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 trará benefícios somente para os cariocas. d) A área da Educação será a mais beneficiada com a realização das Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro. e) A infraestrutura de uma cidade é fator determinante na sua escolha.
A recente crise política envolvendo o Irã e os Estados Unidos (e seus respectivos aliados) tem como motivo a(o): a) preservação do meio ambiente. b) aquecimento global. c) crise do petróleo. d) uso de armas nucleares. e) tráfico de drogas.
Boa parte dos países estendeu o fechamento do espaço aéreo. No Reino Unido, a restrição de voos vai até as 6h GMT de domingo (3h de Brasília). O tráfego, no entanto, poderá ser retomado aos poucos na Escócia e na Irlanda do Norte neste sábado até as 18h GMT (15h de Brasília). "Isso pode permitir que alguns voos domésticos operem sob controle de tráfego individual", afirmou o organismo responsável pelo tráfego aéreo no país. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/04/voos-cancelados-na-europa-chegam-17-mil-neste-sabado.html. Último acesso em: 17/04/2010. A notícia acima revela uma situação extremamente atípica na aviação aérea europeia, que tem consequências político-econômicas no mundo inteiro. O caos aéreo de que trata a notícia foi decorrente de: a) chuva ácida. b) vulcão. c) terremoto. d) tsunami. e) trovão.
Durante os meses de fevereiro e março deste ano, muito se falou sobre uma polêmica questão, abordada no trecho a seguir. Leia-o com atenção e responda às perguntas seguintes. Câmara aprova emenda que divide royalties para Fundos de Participação O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) uma emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo, mesmo fora do pré-sal. http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1524313-5601,00-CAMARA+APROVA+EMENDA+QUE+ DIVIDE+ROYALTIES+PARA+FUNDOS +DE+PARTICIPACAO.html, acessado em 10/04/10. A polêmica emenda constitucional foi proposta pelo(a) deputado(a): a) Cândido Vaccarezza (PT-SP). b) Otávio Leite (PSDB-RJ). c) Ibsen Pinheiro (PMDB- RS). d) José Serra (PSDB- SP). e) Dilma Roussef (PT- DF).
Ocorreu um acidente fatal com o presidente Kaczynski, sua esposa Maria e dezenas de funcionários de primeiro escalão de seu governo, quando viajavam para a Rússia para uma cerimônia pelos 70 anos de um massacre de oficiais pela polícia stalinista. De que país europeu eram as vítimas? O Globo - 12/04/2010 a) Croácia b) Eslovênia c) Sérvia d) Polônia e) Romênia.
Um ano após o lançamento da Operação Lei Seca no Rio, em março de 2009, o número de vítimas de acidentes na cidade foi 22,8% menor em relação ao mesmo período do ano anterior. A redução foi de 340 casos: enquanto no mês passado, foram registradas pelo Corpo de Bombeiros, 1.148 vítimas de acidentes de trânsito na capital, em março do ano anterior foram 1.488. Nas contas da Secretaria de Estado de Governo, em um ano, 4.875 pessoas deixaram de ser vítimas do trânsito na cidade do Rio de Janeiro. http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/12/lei-seca-um-ano-apos-inicio-das-operacoes-rio-teve-4-875-vitimas-menos-no-transito-em-comparacao-com-doze-meses-anteriores-916318580.asp Podemos concluir que a Operação Lei Seca: a) Ao combater a mistura de álcool e direção, na forma de campanha educativa e de fiscalização, mostrou-se eficaz na prevenção de acidentes de trânsito. b) Ao apenas repreender o número de motoristas alcoolizados, multando e apreendendo os seus automóveis, mostrou-se eficaz na prevenção de acidentes de trânsito. c) Ao fazer somente propagandas educativas combatendo o uso de bebidas alcoólicas durante a direção de automóveis, mostrou-se eficaz na prevenção de acidentes de trânsito. d) Ao combater o uso de velocidade acima de 80km/h na cidade do Rio de Janeiro e 120km/h em estradas do estado, mostrou-se eficaz na prevenção de acidentes de trânsito. e) Ao deter motoristas alcoolizados acima de 80k/h na cidade do Rio de Janeiro, mostrou-se eficaz na prevenção de acidentes de trânsito. .
Leia o trecho de reportagem a seguir e responda ao que se pede. Governo do Rio faz passeata contra cortes de royalties O governo do Rio de Janeiro organizou para esta quarta-feira (17) uma passeata no Centro do Rio para protestar contra a emenda que altera as regras de distribuição dos royalties do petróleo. Para ter uma adesão maior, o governador Sérgio Cabral decretou ponto facultativo para os servidores do estado a partir de 15h. http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1532142-5606,00-GOVERNO+DO+RIO+FAZ+PASSEATA+ CONTRA+CORTES+DE+ROYALTIES.html, acessado em 10/04/10 A passeata organizada pelo Governo do Estado aconteceu em um local historicamente conhecido como palco de diversas manifestações populares. Este local chama-se: a) Praça Mauá. b) Central do Brasil. c) Praça XV. d) Largo da Carioca. e) Cinelândia.
Report abuse Terms of use
By using daypo, you agree that we and our partner companies can define cookies for different purposes, such as customize the content and advertising. To change the settings or more information: cookie policy.