Test PROVA DE PORTUGUÊS I

INFORMATION
Title of test:
Test PROVA DE PORTUGUÊS I

Description:
RECUPERAÇÃO

Author:
Last comments:
No comment about this test.
Do you want to comment the test?
Sign in daypo to comment the test.
Content:
Para responder a questão, leia o texto abaixo: “...Besouro também é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói. O filme Besouro, que conta a sua história, é um épico em que fantasia e registro histórico se misturam no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano dos anos 20. Inspirado em fatos reais, Besouro será um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem sobre este personagem real que se tornou lenda. Queremos que ele seja, para a capoeira, o que filmes chineses contemporâneos como Herói e O Tigre e o Dragão são para as artes marciais orientais: um espetáculo de aventura, onde a paixão, o misticismo e a emoção têm papel central.” Fonte: http://www.cinepop.com.br/filmes/besourofilme.php 1. De acordo com o texto, Besouro possui esse nome por: Homenagear um grande capoeirista. Copiar filmes chineses contemporâneos. Se identificar com o inseto voador. Registrar a vida no Recôncavo Baiano. Fantasiar uma história de capoeira.
2. Em “Queremos que ELE seja, para a capoeira...”, o termo ele refere-se: ao capoeirista ao Recôncavo ao herói ao filme ao espetáculo.
Leia o texto abaixo e responda às questão seguintes: Senhora minha, desde que vos vi, lutei para ocultar esta paixão que me tomou inteiro o coração; mas não o posso mais e decidi que saibam todos o meu grande amor, a tristeza que tenho, a imensa dor que sofro desde o dia em que vos vi. Quando souberem que por vós sofri Tamanha pena, pesa-me, senhora, que diga alguém, vendo-me triste agora, que por vossa crueza padeci, eu, que sempre vos quis mais que ninguém, e nunca me quiseste fazer bem, nem ao menos saber o que eu sofri. E quando eu vir, senhora, que o pesar que me causais me vai levar à morte, direi, chorando minha triste sorte: "Senhor, porque me vão assim matar?" E, vendo-me tão triste e sem prazer, todos, senhora, irão compreender que só de vós me vem este pesar. Já que assim é, eu venho-vos rogar que queirais pelo menos consentir que passe a minha vida a vos servir, e que possa dizer em meu cantar que esta mulher, que em seu poder me tem. 3. No verso “que por vossa crueza padeci” (v 11), a expressão sublinhada dá sentido de ser a mulher amada: carinhosa maldosa atenciosa indiferente ingênua.
4. Do texto lido, pode-se deduzir que trata-se de uma cantiga de: de amor, por, tratar do amor de forma que a mulher fosse uma serva, e o poeta, seu superior, suserano. de amigo, pois o poeta coloca-se como se fosse a mulher, retratando seu sofrimento por um cavaleiro. de amor, por exaltar a mulher, o sofrimento amoroso, colocando-se o poeta em situação inferior. de amigo, o poeta assume o papel de uma mulher, falando do amor de seu namorado. de escárnio, uma “piada” a respeito de alguém não identificado.
5. O amor era tema constante no período do Trovadorismo, a Época Medieval, as relações humanas eram baseadas na forma de produção, ou seja, poucos com muito, muitos com pouco. A nobreza era dona das terras, os plebeus, produziam. No amor, as relações de servidão também eram retratadas, como na cantiga acima. Mas, algumas vezes, para satirizar costumes ou pessoas, eram escritas também cantigas (escárnio e maldizer) que retratavam situações de, segundo o quadrinho: Fonte: http://capinaremos.com/2010/10/10/romances-da-idade-media-14/ fidelidade amizade humor servidão ironia.
6. Na linguagem virtual, existem muitos termos específicos, mas que acabam sendo usados no dia a dia, como por exemplo o verbo "deletar", na expressão "Eu desloguei ela", o que significa o verbo "deslogar": fazer login. ficar online. ficar offline. sair do login deletar.
7. Escolha a alternativa que oferece a seqüência correta de vocábulos para as lacunas existentes: 1 - Assisti ao ________ do famoso maestro; 2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ coisas escritas na carteira. 3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor. 4 - ___________ dias que não falo com meu padrasto. concerto – há – a – cessões – há; conserto – a – há – sessões – há; concerto – a – há – seções – a; concerto – a – há – sessões – há; conserto – há – a – sessões – a .
8. Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau): “Felipe e Marcos ____ entraram em casa, notaram que as coisas não estavam bem,pois sua irmã mais nova tinha escolhido um ____ momento para dizer aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ tranquilos quando disseram que ela iria acompanhada por pessoas responsáveis." mau - mal - mais - mas; mal - mal - mais - mais; mal - mau - mas - mais; mal - mau -mas - mas; mau - mau - mas - mais.
Para responder as questões seguintes, leia o texto abaixo: A Seca e o Inverno Na seca inclemente no nosso Nordeste O sol quente e o céu, mais azul E o povo se achando sem chão e sem veste Viaja à procura das terras do Sul Porém quando chove tudo é riso e festa O campo e a floresta prometem fartura Escutam-se as notas alegres e graves Dos cantos das aves louvando a natureza Alegre esvoaça e gargalha o jacu Apita a nambu e geme a juriti E a brisa farfalha por entre os verdores Beijando os primores do meu Cariri De noite notamos as graças eternas Nas lindas lanternas de mil vaga-lumes Na copa da mata os ramos embalam E as flores exalam suaves perfumes Se o dia desponta vem nova alegria A gente aprecia o mais lindo compasso Além do balido das lindas ovelhas Enxames de abelhas zumbindo no espaço E o forte caboclo da palhoça No rumo da roça de marcha apressada Vai cheio de vida sorrindo contente Lançar a semente na terra molhada Das mãos deste bravo caboclo roceiro Fiel prazenteiro modesto e feliz É que o ouro branco sai para o cesso Fazer o progresso do nosso país. Patativa do Assaré Contos para crianças e adolescentes Vocabulário Inclemente: severa, rigorosa Veste: roupa. Jacu, nambu e juriti: espécies de aves Verdor: a cor verde dos vegetais Balido: grito das ovelhas ou dos cordeiros Prazenteiro: alegre, festivo, simpático. 09. Modificando a palavra “porém”(linha 05) por_________obtem-se o mesmo sentido no poema: também como jamais mas conforme.
10. Como se caracteriza a linguagem do poema acima? culta, segue rigidamente os padrões da gramática; popular, cheia de erros grosseiros; extremamente dentro dos critérios da norma padrão; popular, rica em significados e expressividade; técnica, presente em livros científicos;.