Test PROVA DE PORTUGUÊS III

INFORMATION
Title of test:
Test PROVA DE PORTUGUÊS III

Description:
RECUPERAÇÃO

Author:


Creation Date:

Category: languages

Number of questions: 10

Rating:

Share:
Last comments:
No comment about this test.
Do you want to comment the test?
Sign in daypo to comment the test.
Content:
01. (MACKENZIE) “Chamado de rapsódia por Mário de Andrade, o livro é construído a partir de uma série de lendas a que se misturam superstições, provérbios e anedotas. O tempo e o espaço não obedecem a regras de verossimilhança, e o fantástico se confunde com o real durante toda a narrativa.” A afirmação faz referência à obra: O rei da vela. Calunga. Macunaíma. Memórias sentimentais de João Miramar. Martim Cererê.
02. (UFC) Macunaíma é um “herói sem nenhum caráter”, porque: Vive sonhando com riqueza fácil e, para obtê-la, lança mão de qualquer recurso. Não é um ser confiável. Ainda não encontrou sua própria definição, sua identidade. Não tem firmeza de personalidade, nem segurança em suas decisões. Representa a figura típica do povo brasileiro.
03. "A língua sem arcaísmo. Sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos". Neste trecho do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade, depreende-se um dos programas propostos pelos modernistas: faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário repudia valores tipicamente brasileiros, como os do folclore nacional.
04. Baseando-se no trecho abaixo responda obedecendo ao código: Trem de ferro "Café com pão / Café com pão / Café com pão / Virge Maria que foi isto maquinista" (Manuel Bandeira) I - A significação do trecho provém da sugestão sonora. II - O poeta utiliza expressões da fala popular brasileira III - A temática e a estrutura do poema contrariam o programa poético do Modernismo. se I, II e III forem corretas se I e II forem corretas e III incorreta se I,II e III forem incorreta se I e II forem incorretas e apenas III correta se todas estiverem incorretas.
5. Na frase: "Alguém colocou um cimento novo." Temos sujeito e objeto, respectivamente: Indeterminado e objeto indireto e direto Determinado e objeto indireto Determinado simples e objeto direto Sem sujeito e objeto indireto Oculto e objeto direto.
6. A poesia modernista sobretudo a da primeira fase (1922-1928): faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário repudia valores tipicamente brasileiros, como os do folclore nacional.
7. Leia os textos e marque a alternativa correta. Neologismo_ palavra ou termo de formação nova, a partir de elementos gramaticais da própria língua ou estrangeiros; acepção nova de uma palavra já existente na língua; doutrina ou teoria nova. Em qual das alternativas abaixo aparece um neologismo? QUARTA-FEIRA AGORA É ZECA-FEIRA PHARMACYA ALLEMÃ HARDWARE NÓIS ERRA, QUEM RECLAMÁ, NÓIS EXPULSA A GRIPE NÃO VAI MAIS TIRAR CASQUINHA DO SEU VERÃO.
8. Leia o texto e responda. No Brasil colonial, os portugueses e suas autoridades evitaram a concentração de escravos de uma mesma etnia nas propriedades e nos navios negreiros. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta de acordo com o texto. Sendo a cultura negra um mal necessário para a manutenção dos escravos, sua eliminação foi um erro das autoridades coloniais portuguesas. Os religiosos eram autoritários, obrigando os escravos negros a se converterem ao catolicismo europeu e a abandonarem sua religião de origem. As autoridades portuguesas conduziam a política escravagista de modo que africanos de uma mesma origem não permanecessem juntos. As línguas africanas foram eliminadas no Brasil colonial, tendo os escravos preservado apenas alguns traços culturais, como sua religião. A identidade cultural africana, representada pelos batuques e calundus, causava danos às pessoas de origem européia.
9. (PUC-MG) Na questão, assinale a alternativa em que a sentença em destaque (formulada segundo regras do português oral) tenha sido reestruturada de acordo com a norma escrita culta. Vendo-o, darei-lhe o recado. Na hipótese de o vir, eu lhe darei o recado. Se eu o ver, lhe darei o recado. Se o vir, darei o recado a ele. Quando vê-lo, dar-lhe-ei o recado.
10. Leia as proposições abaixo e marque as seqüências que completam a frase: "O grupo modernista com a SAM pretendeu..." I - reagir aos movimentos literários anteriores II - cultuar o índio como elemento característico de nossa civilização III - repudiar a importação de idéias IV - ver, no indianismo, o poético da lenda e do mito, elementos de autenticidade V - expressar a velocidade, a vida febril, a aceleração do desenvolvimento só a proposição I é correta só a proposição II é correta só a proposição III é correta são corretas as proposições II e III todas estão corretas.