Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONADM PB 24 ESTRATÉGIA II

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
ADM PB 24 ESTRATÉGIA II

Description:
ADM PB 24 ESTRATÉGIA II

Author:
JAMAM
(Other tests from this author)

Creation Date:
05/05/2024

Category:
Others

Number of questions: 30
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
(FGV – Câmara de Aracaju - SE - Assistente Administrativo – 2021) A análise Swot é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para a realização de um diagnóstico organizacional da empresa. Dentre os elementos tipicamente considerados na análise Swot, podem ser elencados: a) fraquezas e competitividade; b) barreiras de entrada e oportunidades; c) situação política e produtos substitutos; d) forças e ameaças; e) produtos abacaxis e estrelas.
(CESPE – IPHAN – Analista I - 2018) A matriz SWOT, ferramenta utilizada em planejamentos estratégicos, mapeia tanto oportunidades quanto ameaças, as quais são tipicamente associadas à dimensão interna da organização. C E.
(FGV – COMPESA– Analista de Gestão - 2018) A análise SWOT é um instrumento bastante utilizado pelas organizações para verificar sua posição estratégica no setor e auxiliá-la na decisão sobre os próximos passos que devem ser tomados. Em relação à análise SWOT, assinale a afirmativa correta. a) A carência de funcionários em um órgão público pode ser considerada uma ameaça. b) O aumento do valor do barril de petróleo pode ser visto como uma força de uma estatal petrolífera. c) A possibilidade de criação de novos tributos de exportação pode ser considerada uma ameaça para um frigorífico que vende prioritariamente para o Oriente Médio. d) O alto número de patentes de uma empresa de tecnologia é um exemplo de oportunidade. e) O surgimento da rede 5G é uma fraqueza das operadoras de telefonia móvel.
(CESPE – TRT 7a Região – Analista Judiciário - 2017) Entre os elementos avaliados na matriz SWOT, estão a) as forças, que são variáveis ambientais desfavoráveis. b) as forças, que são variáveis ambientais favoráveis. c) as fraquezas, que são variáveis internas desfavoráveis. d) as oportunidades, que são variáveis internas favoráveis.
(FGV – TJ-DFT - Analista Judiciário – Administração – 2022) Para subsidiar seu processo de formulação e planejamento estratégico, uma empresa utilizou-se da matriz BCG para análise de seu portfólio de produtos. Os resultados foram: produto A – alta taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto B – baixa taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto C – baixa taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto D – alta taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado. Com base no modelo da matriz BCG, é correto afirmar que: a) o produto A é um produto “vaca leiteira”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para equilibrar o fluxo de caixa dos demais produtos; b) o produto B é um produto “ponto de interrogação”, que pode se tornar um produto “estrela” se aumentar a sua participação no mercado; c) o produto C é um produto “cachorro”, que pode se tornar uma “vaca leiteira” se a taxa de crescimento de seu mercado aumentar significativamente; d) o produto D é um produto “ponto de interrogação”, no qual a empresa deve investir para aumentar sua participação no mercado; e) o produto A é um produto “estrela”, gerador de elevados fluxos financeiros que devem ser usados para financiar o crescimento de outros negócios.
(CS-UFG – Câmara de Goiânia-GO – Assessor Técnico Legislativo - 2018) A matriz BCG é uma técnica de análise de portfólio e seleção de estratégias que se baseia no estudo de duas dimensões: a participação relativa de mercado e a taxa de crescimento do mercado. De acordo com essa matriz, os produtos ou unidades de negócios que têm participação elevada em mercados com altas taxas de crescimento são chamados de a) vacas leiteiras. b) vira-latas. c) estrelas. d) pontos de interrogação.
(FGV – TCE-TO - Auditor de Controle Externo – Administração – 2022) Para subsidiar seu processo de formulação e planejamento estratégico, uma empresa utilizou-se da matriz GE/McKinsey para análise de seu portfólio de negócios. Os resultados foram: • unidade de negócio A - alta atratividade da indústria e posição competitiva média; • unidade de negócio B - média atratividade da indústria e posição competitiva alta; • unidade de negócio C - média atratividade da indústria e posição competitiva baixa; • unidade de negócio D - alta atratividade da indústria e posição competitiva baixa; • unidade de negócio E - baixa atratividade da indústria e posição competitiva alta. Com base no modelo da matriz GE/McKinsey, é correto afirmar que a empresa deve: a) deixar de investir nas unidades de negócio C e E; b) concentrar seus investimentos na unidade de negócio A e deixar de investir na unidade de negócio E; c) investir seletivamente nas unidades de negócio D e E; d) investir seletivamente nas unidades de negócio A e B e utilizar seus fluxos de caixa para financiar a unidade de negócio E; e) investir seletivamente nas unidades de negócio A e B e utilizar seus fluxos de caixa para financiar a unidade de negócio D.
(CESPE – STJ – Técnico Judiciário - 2015) A matriz McKinsey-GE é utilizada para análise de portfólio com o objetivo, entre outros, de se decidir quanto uma unidade estratégica de negócios (UEN) deve receber de investimentos ou quais UENs devem parar de receber investimentos. C E.
(FUNRIO – AL-RR – Administrador - 2018) Na matriz de Ansoff, a estratégia de explorar novos mercados com novos produtos, se denomina a) penetração de mercado. b) desenvolvimento de mercado. c) desenvolvimento de produtos. d) diversificação.
(FGV – Prefeitura de Salvador – Técnico de Nível Superior - 2017) As opções a seguir destacam elementos que compõem a Teoria das Cinco Forças para análise da vantagem competitiva das empresas, à exceção de uma. Assinale-a. a) Produtos substitutos. b) Compradores. c) Agências reguladoras. d) Fornecedores. e) Concorrentes.
(FEPESE – CELESC – Administrator - 2018) Assinale a alternativa que completa corretamente o sentido da frase de Michael Porter abaixo. A essência da formulação de uma estratégia competitiva é: a) Agregar valor ao seu produto ou serviço. b) Ampliar o mercado de atuação da empresa. c) Importar insumos e exportar produtos acabados. d) Relacionar uma empresa com seu meio ambiente. e) Investir em marketing e no desenvolvimento de pessoas.
(FEPESE – CELESC – Administrator - 2018) Michael Porter descreveu as 3 Estratégias Genéricas que empresas usam para enfrentar as Forças Competitivas que influenciam concorrência de um setor. Assinale a alternativa correta no tocante às Estratégias Genéricas de Porter. a) Liderança em preço, diferenciação e enfoque. b) Liderança em custo total, diferenciação e enfoque. c) Investimento em pessoas, investimento em marketing e enfoque. d) Investimento em pessoas, diferenciação e enfoque. e) Investimento em pessoas, investimento em marketing e investimento em tecnologia.
(IF-MS – IF-MS – Administrator - 2019) O conceito de Cadeia de Valor de Michael Porter (Livro Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, 16ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 1989) é um modelo que ajuda a analisar atividades específicas por meio das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Marque a alternativa que contenha as atividades principais da Cadeia de Valor. a) Promoção, treinamento, aquisição, infraestrutura e gerência de RH. b) Logística externa, logística interna, desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura e operações. c) Aquisição, desenvolvimento de tecnologia, promoção e infraestrutura da empresa. d) Pode ser por meio dos recursos e competências. e) Logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas e serviço.
(CESGRANRIO – Petrobrás – Analista de Sistemas Júnior - 2018) Considere a cadeia de valor de uma empresa, conforme o modelo de Porter, e as possibilidades da aplicação de sistemas de informação nos seus diversos processos empresariais básicos, tanto de apoio quanto primários. Considere ainda os três exemplos seguintes de Sistemas de Informação: (i) Otimização de Sistema de Entrega para Distribuidores (ii) Serviços de Pós-venda (iii) Análise Inteligente de Currículo em Processo de Treinamento de Pessoal Esses sistemas são aplicados, respectivamente, a processos empresariais categorizados na cadeia de valor da empresa como a) primários, de apoio, primários b) de apoio, primários, de apoio c) primários, primários, de apoio d) primários, de apoio, de apoio e) de apoio, primários, primários.
(FGV – Prefeitura de Salvador-BA – Técnico de Nível Superior - 2017) O uso da cadeia de valor se justifica para analisar a vantagem competitiva de uma organização ou sua falta por meio do detalhamento de suas atividades. Nesse sentido, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A cadeia de valor de Porter está detalhada em atividades primárias e secundárias. ( ) Os serviços (ou pós venda) foram propostos como uma atividade primária da organização. ( ) A logística externa está classificada como uma atividade secundária da organização. As afirmativas são, respectivamente, a) V – V – F. b) F – V – V. c) V – F – F. d) F – V – F. e) V – V – V.
(FGV – FUNSAÚDE - CE - Analista Administrativo – Administração – 2021) Na execução de análise dos processos administrativos de uma organização, um consultor elaborou três perguntas: I. O que deve ser feito? II. Quem deve fazer? III. Como deve ser realizado? Consideradas à luz da ferramenta 5W2H, utilizada para auxiliar no desenvolvimento de planos de ação, assinale a opção que indica as perguntas que estão associadas a essa ferramenta. a) I, II e III. b) I e II, somente. c) II e III, somente. d) I e III, somente. e) I, somente.
(FCC – TCE-RO – Analista de Controle Externo - Adaptada) A ferramenta 5W2H é utilizada na melhoria de processos e o what significa o que deverá ser feito, ou seja, a descrição da solução escolhida e os objetivos de melhoria a serem atingidos. C E.
(FGV – IMBEL – Administrador - 2021) Um administrador está buscando uma ferramenta de medição de desempenho que não tenha, como foco exclusivo, indicadores financeiros. Analisando outras perspectivas, é adequado o uso do a) ebitda b) break even point c) balanced scorecard d) payback descontado e) margem de contribuição.
(FCC – Prefeitura de Recife-PE – Assistente de Gestão Pública - 2019) Considere que uma empresa municipal tenha decidido utilizar, para apoiar seu planejamento estratégico e avaliar resultados, o Balanced Scorecard (BSC). Durante a aplicação de tal metodologia foram utilizados mapas estratégicos, cuja função precípua consiste em a) visualizar as estratégias, identificando as relações de causa e efeito entre as perspectivas. b) identificar a lacuna existente entre os insumos necessários e aqueles disponíveis na organização. c) identificar as forças e fraquezas da organização, com a análise dos cenários internos. d) mapear os desafios e oportunidades existentes no ambiente em que se insere a organização. e) mapear os principais processos de trabalho que fazem parte da cadeia de valor da organização.
(FCC – AFAP – Assistente Administrativo - 2019) O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia comumente utilizada pelas organizações para a implementação de seu planejamento estratégico e possui, como uma de suas principais características, a) a prevalência da perspectiva financeira, que se sobrepõe às demais. b) o equilíbrio entre diferentes perspectivas, incluindo a dos clientes. c) a desconsideração de aspectos financeiros, com prevalência da perspectiva do aprendizado. d) a fixação de indicadores apenas para a perspectiva dos processos internos. e) a adoção de metas atreladas à perspectiva do crescimento, que engloba as demais.
(FCC – DPE-AM – Assistente Técnico de Defensoria - 2018) O Balanced Scorecard − BSC, desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 1990, preconiza o estabelecimento de objetivos estratégicos da organização e a correspondente avaliação sob as perspectivas a) dos fatores econômicos e dos fatores de bem-estar pessoal. b) operacional, gerencial e mercadológica, todas estritamente financeiras. c) institucional, ligada à governança, e social, ligada à cidadania. d) financeira; do cliente, dos processos internos e do aprendizado organizacional. e) do curto prazo, estritamente financeira, e do longo prazo, visando à perenidade da organização.
(Quadrix – CONTER – Analista Administrativo - 2017) Robert S. Kaplan e David P. Norton, criadores do Balanced Scorecard (BSC), sustentam a necessidade de se seguirem quatro passos para o uso do BSC, a longo prazo, num processo integrado de planejamento e orçamento operacional. São eles: a) estruturação sequencial da gestão do negócio, da gestão de serviços, da gestão orçamentária e da gestão de controle da qualidade. b) adesão da maior parte dos integrantes da Organização ao Control Objectives for Information and Related Technologies(COBIT), seguida de capacitação acerca do BSC, da adoção do Enterprise Resource Planning (ERP) e, por fim, do Strategic Activity System (SAS). c) adoção da Pirâmide da Performance, seguida da Tableau de Bord, da Sustainability Scorecard (SSC) e, por fim, do Strategic Activity System (SAS). d) implementação sequencial da Matriz BCG, da Matriz de Ansoff, da Matriz SGC e da Matriz GE. e) estabelecimento de metas de superação, identificação e racionalização das iniciativas estratégicas, identificação de iniciativas críticas que envolvam mais de uma unidade de negócios e vinculação da estratégia à alocação de recursos e aos orçamentos anuais.
(FCC – TRT 13a – Técnico Judiciário - 2014) De acordo com os mentores do Balanced Scorecard - BSC, Robert Kaplan e David Norton, desempenham papel crítico na construção do BSC: I. O arquiteto, correspondente a um alto executivo da organização designado para a construção do BSC e pela sua inclusão no sistema gerencial. II. O comunicador, que tem a responsabilidade de conquistar o apoio e a adesão de todos os membros da organização quanto ao novo sistema gerencial a ser implementado. III. Os capacitadores, designados para moldar as ações de rotina decorrentes do novo sistema gerencial. Está correto o que consta APENAS em a) I. b) I e II. c) II. d) I e III. e) II e III.
(FGV – Câmara de Aracaju - SE - Assistente Administrativo – 2021) Em função da multiplicidade de tarefas exercidas, muitas vezes os gestores incorrem em decisões erradas ao priorizar a solução de determinados problemas e negligenciar outros de maior importância. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para a priorização de problemas: a) Gestão 5S; b) Matriz GUT; c) Análise BCG; d) Reengenharia; e) Avaliação incremental.
(FGV – AL-BA – Técnico de Nível Superior - 2014) Um determinado gerente de departamento vê‐se a volta com numerosos problemas no ambiente de trabalho e precisa estabelecer um método que priorize esses problemas e a análise dos riscos envolvidos. Considerando as ferramentas de gestão de qualidade, assinale a opção que indica a que melhor se adapta a este contexto a) 5W2H. b) Brainstorming. c) Diagrama de árvore. d) Estratificação. e) Matriz GUT.
1. (CEBRASPE – CNMP - Analista do CNMP – Àrea: Apoio Técnico Especializado – Especialidade: Gestão Pública – 2023) Acerca de planejamento estratégico, julgue o item a seguir. No balanced scorecard, a perspectiva dos processos internos estabelece os processos de negócios para os quais a organização precisa ter preeminência e os indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e agregando valor. C E.
2. (CEBRASPE – CNMP - Analista do CNMP – Área: Apoio Técnico Especializado – Especialidade: Gestão Pública – 2023) Acerca de planejamento estratégico, julgue o item a seguir. No modelo SWOT, o ponto fraco representa situação inadequada da organização, associado a uma variável controlável, que lhe proporciona desvantagem operacional no nicho de atuação. C E.
3. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item a seguir. O fator gravidade da matriz GUT relaciona-se à possibilidade de o problema piorar em longo, médio ou curto prazo ou de se manter estável com o tempo. C E.
4. (CEBRASPE – SEFIN de Fortaleza - CE - Analista Fazendário Municipal - Área: Administração – 2023) Acerca do planejamento estratégico organizacional, julgue o item a seguir. No balanced scorecard, a perspectiva de processos internos avalia o grau de inovação nos processos de gestão da organização e o nível de qualidade de seus serviços. C E.
5. (CEBRASPE – TJ-CE - Técnico Judiciário - Área: Técnico-Administrativa – 2023) Nos departamentos do TJ/CE foram feitas as instalações de modernas tecnologias para melhor atender ao público. Assinale a opção que apresenta os fatores da ferramenta análise SWOT que se relacionam à informação apresentada. a) fatores internos e de forças b) fatores externos e de forças c) fatores temporários e de oportunidades d) fatores operacionais e de fraquezas e) fatores externos e de ameaças.
Report abuse Consent Terms of use