Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONQUALIDADE DE SOFTWARE

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
QUALIDADE DE SOFTWARE

Description:
Simulado

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/11/2017

Category:
Others

Number of questions: 49
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A definição abaixo refere-se a que conceito? "a probabilidade de operação livre de falhas de um programa de computador num ambiente específico durante determinado tempo especificado". Portabilidade. Confiabilidade. Eficiência. Segurança. Garantia de qualidade.
Com relação a gerenciamento de qualidade, qual das opções abaixo representa respectivamente GARANTIA, PLANEJAMENTO e CONTROLE DE QUALIDADE? Seleção de procedimentos e padrões apropriados, aprovação de processos que garantem os procedimentos padrões e padrões que conduzem a um software de alta qualidade. Aprovação de processos que garantem os procedimentos padrões, padrões que conduzem a um software de alta qualidade e seleção de procedimentos e padrões apropriados. Padrões que conduzem a um software de alta qualidade, seleção de procedimentos e padrões apropriados e aprovação de processos que garantem os procedimentos padrões. Padrões que conduzem a um software de alta qualidade, aprovação de processos que garantem os procedimentos padrões e seleção de procedimentos e padrões apropriados. Aprovação de processos que garantem os procedimentos padrões, seleção de procedimentos e padrões apropriados e padrões que conduzem a um software de alta qualidade.
Complete os espaços na afirmativa abaixo e assinale a alternativa que apresenta as respostas corretas. Com relação à qualidade do processo de software, podemos dizer que o processo deve estar ___, ser ____ e ____. Documentado, Compreendido e Seguido. Implantado, Iniciado e Seguido. Documentado, Iniciado e Seguido. Documentado, Compreendido e Iniciado. Implantado, Compreendido e Seguido.
Analise as afirmações a seguir: I - Um conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que as pessoas usam para desenvolver e manter o software e os produtos associados II - Compreende os programas e procedimentos de computador e a documentação e dados associados, que foram projetados para serem liberados para o usuário III - Norma NBR ISO 9126 São definições de PRODUTO de software: Apenas I e III Apenas I Apenas I e II Apenas III Apenas II.
Segundo Pressman (2004), alguns passos são necessários para realizar a GARANTIA ESTATÍSTICA DA QUALIDADE (SQA estatística) e criar um processo adaptativo de engenharia de software no qual são feitas modificações para aprimorar os elementos do processo que promovem erro. Alguns defeitos são descobertos e rastreados, tendo quais causas prováveis? I. Especificações incompletas ou mal formuladas II. Distorção na interpretação da comunicação com o cliente III. Desvio voluntário das especificações IV. Respeito aos padrões de programação Apenas I e II Apenas II, III e IV Apenas I, II e IV Apenas I, II e III Apenas II e IV.
Segundo Pressman (2004), alguns passos são necessários para realizar a GARANTIA ESTATÍSTICA DA QUALIDADE (SQA estatística) e criar um processo adaptativo de engenharia de software no qual são feitas modificações para aprimorar os elementos do processo que promovem erro. Quais são estes passos? I. Coletar e categorizar os defeitos de software encontrados II. Rastrear o defeito até sua causa subjacente III. Considerar que 100% do código têm 80% dos defeitos IV. Corrigir os problemas que causaram os defeitos Apenas II, III e IV Apenas I, II e IV Apenas I, II e III Apenas I e II Apenas II e IV.
Para Pressman (2002), o uso de um modelo de qualidade de software apoia a categorização de fatores de McCall (1997). Para o autor, o contexto a partir da qualidade interna e externa passa a ser categorizado por algumas características. Uma delas é a Usabilidade, que significa: capacidade do software de manter seu nível de desempenho quando utilizado em condições estabelecidas. relacionamento entre o nível de desempenho do software e a quantidade de recursos utilizados, sob condições estabelecidas. capacidade de fornecer funções que correspondam às necessidades explícitas e implícitas do usuário quando o software é utilizado sob condições especificadas. esforço necessário para se fazer modificações específicas no software. capacidade que o produto tem de ser entendido, aprendido, utilizado e ser atraente para o usuário.
Com o intuito de gerar produtos de software com níveis de qualidade, é fundamental que se crie medição de processos. Estas medições representam: Dados quantitativos sobre o processo de software. Planejamento do processo. Controle do processo. Seleção de procedimentos e padrões. Caracterização do problema.
Na ISO/IEC 9241, a medição do desempenho e satisfação do usuário trabalhando com um determinado produto, possibilita visualizar a complexidade das interações entre o usuário, os objetivos, as características da tarefa e os outros elementos do contexto de uso. A cada circunstância ambiental, diferentes níveis de usabilidade podem ser definidos: I. Especificação de usabilidade II. Quantidade de erros III. Contexto de uso IV. Medidas de usabilidade Apenas II e III Apenas I e II Apenas I, II e IV Apenas I, III e IV Apenas II, III e IV.
A ISO/IEC 9241-11 esclarece que determinados elementos requerem uma especificação de características de uso e o nível no qual o objetivo global pretendido e estabelecido. Podemos considerar que é uma função do limite do sistema de trabalho em consideração e que fornece o contexto de uso. As características relevantes do equipamento, tais como o hardware, software e materiais associados com o computador, precisam ser descritas. O conjunto de produtos pode ser o foco da especificação ou avaliação de usabilidade, ou um conjunto de atributos ou características de desempenho do hardware, software ou outros materiais. De acordo com as características listadas abaixo, identifique o elemento citado: Usuário. Tarefas. Ambiente. Equipamentos. Material.
A qualidade em uso é, portanto, a capacidade de software permitir a usuários específicos atingir metas especificadas com _________________________ . Marque a opção que completa a afirmativa: efetividade, produtividade e testabilidade. portabilidade e segurança. manutenibilidade e satisfação em um contexto de uso especificado. efetividade, satisfação em um contexto de uso especificado e operacionalidade. efetividade, produtividade, segurança e satisfação em um contexto de uso especificado.
A responsabilidade da Qualidade de software é uma discussão que vem sendo travada há algum tempo. Podemos dizer que a responsabilidade pela garantia da qualidade de software cabe: Aos programadores, pois são quem efetivamente materializam a ideia, o projeto em realidade. Todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de software. Dos dirigentes definindo padrões claros e eficientes. Aos analistas de sistemas ou de negócios, que inciam o processo de desenvolvimento. De uma equipe especializada que entre em cena para prover a qualidade do produto.
As medições de software podem ser usadas para fazer previsões gerais de um sistema e para identificar componentes anômalos. As características de cada uma delas respectivamente são? As medições ajudam a ter uma estimativa geral de algum atributo de sistema e as medições podem identificar componentes individuais cujas características desviem de alguma regra. As medições podem identificar componentes individuais cujas características desviem de alguma regra e as medições ajudam a ter uma estimativa geral de algum atributo de sistema. As medições ajudam a ter uma estimativa parcial de algum atributo de sistema e as medições podem identificar componentes em grupo cujas características desviem de algum atributo de sistema. As medições ajudam a ter uma estimativa parcial de algum atributo de sistema e as medições não conseguem identificar componentes individuais cujas características desviem de alguma regra. As medições ajudam a ter uma estimativa parcial de algum atributo de sistema e as medições podem identificar componentes individuais cujas características desviem de alguma regra.
Em relação aos princípios de qualidade, aquele que está diretamente ligado ao tempo de resposta de processamento e aos recursos utilizados no sistema é conhecido como: praticidade suporte segurança eficiência manutenção.
São princípios da série NBR ISO 9000:2000: I. Foco no cliente - Liderança II. Pouco envolvimento das pessoas - Abordagem limitada do processo III. Baixas tomadas de decisões - Benefícios isolados nas relações com fornecedores IV. Abordagem sistêmica para a gestão - Melhoria contínua Apenas III e IV Apenas I e III Apenas I e IV Apenas II e IV Apenas I e II.
Suponha um software que tenha como confiabilidade de 0,96, por oito horas corridas de processamento. Significa dizer que se o software for executado 100 vezes, por um tempo de oito horas, é provável que funcione corretamente: 96 das 100 vezes 96% das 8 vezes 8 das 96 vezes 8% das 100 vezes 4% das 100 vezes.
Um software de qualidade deve atender a determinadas características. Quais das características a seguir são pertinentes ao alcance da referida qualidade? Confiável - Reutilizável - Portável - Inflexível Confiável - Difícil de usar - Portável - Correto Inflexível - Reutilizável - Difícil de usar - Correto Inflexível - Reutilizável - Difícil de usar - Portável Confiável - Reutilizável - Portável - Correto.
Para cada característica e subcaracterística, a capacidade do software é determinada por um conjunto de atributos internos que podem ser medidos. As características e subcaracterísticas atuam como: atributos internos. características e subcaracterísticas. fatores que alteram a qualidade de software interna e externa. um verificador de vulnerabilidade. atributos externos.
Quando a norma ISO/IEC 9241 especifica as características de componentes no uso de software, ela leva em consideração: I. Tarefas II. Eficiência III. Satisfação IV. Eficácia Apenas II e III Apenas II, III e IV Apenas I, II e III Apenas III e IV Apenas I e II.
Na ISO/IEC 9241, a medição do desempenho e satisfação do usuário trabalhando com um determinado produto, possibilita visualizar a complexidade das interações entre o usuário, os objetivos, as características da tarefa e os outros elementos do contexto de uso. A cada circunstância ambiental, diferentes níveis de usabilidade podem ser definidos: I. Especificação de usabilidade II. Quantidade de erros III. Contexto de uso IV. Medidas de usabilidade Apenas I, II e IV Apenas I, III e IV Apenas I e II Apenas II e III Apenas II, III e IV.
Em relação a classificação de riscos de software podemos afirmar que ela se divide em dois grupos. Com base na afirmação responda quais são essas duas classificações: .
Entende-se por requisitos funcionais: (i) As declarações de serviços que o sistema deve fornecer; (ii) As atividades de processamento das funções pelo sistema; (iii) Os atributos de qualidade do serviço a ser executado pelo sistema; (iv) As restrições de funcionamento do sistema. apenas i e iv corretos; apenas i e ii corretos; apenas ii e iii corretos; apenas iii e iv corretos; i, ii, iii e iv corretos. .
Segundo a norma 9000-3, alguns procedimentos são executados no processo de auditoria da qualidade de software a ser realizado dentro de uma organização: I. Os auditores devem ser internos à organização. II. Identificação dos critérios para auditoria (processo, padrões, informações pertinentes). III. Preparação do material adequadamente. IV. Preparação de um checklist (lista de atividades) que sirva de guia durante a execução da auditoria. Apenas I, II e III Apenas I, III e IV Apenas II e III Apenas II, III e IV Apenas I, II e IV.
O modelo CMMI por maturidade apresenta quantos níveis? 4 níveis de maturidade; 3 níveis de maturidade; 5 níveis de maturidade; 7 níveis de maturidade. 6 níveis de maturidade; .
O plano de gerenciamento de riscos é parte integrante e essencial do process o de desenvolvimento de software. Dessa forma, as atividades de gerenciamento de riscos. Quais sã o as finalidades da fase de MONITORAÇÃO DE RISCOS? I. Definir métricas e implementar a estratégia de risco II. Avaliar os resultados da estratégia da gerência de risco III. Executar ações corretivas IV. Modelar sistemas Apenas I, III e IV Apenas I, II e IV Apenas II, III e IV Apenas I, II e III Apenas I e III.
A Norma ISO/IEC 14598 apresenta-se constituída de seis partes, a quarta contém requisitos, recomendações e orientações para a medição, julgamento e avaliação sistemática da qualidade de produto de software durante a aquisição de produtos de software de prateleira, produtos de software sob encomenda ou modificações em produtos de software existentes. Esta parte é conhecida como: Planejamento e gestão. Documentação de módulos de avaliação. Processo para avaliadores. Processo para gestão. Processo para adquirentes.
A NBR ISO/IEC 12207 - Processos de Ciclo de Vida de Software. Com base nessa norma qual o objetivo em relação ao processo? .
De acordo com Peter Drucker o que é qualidade? A qualidade num produto ou serviço é desenvolver seguindo um processo. A qualidade num produto ou serviço é quando a sua produção segue o custo e o prazo definido no projeto. A qualidade num produto ou serviço é quando a sua produção segue o prazo definido no projeto. A qualidade num produto ou serviço é quando a sua produção segue o custo definido no projeto. A qualidade num produto ou serviço não é o que o fornecedor põe nele. É aquilo que cliente tira dele e o que está disposto a pagar por ele. Um produto não é qualidade só porque é dificil de fazer e custa bastante dinheiro, como os fabricantes costumam pensar. Os clientes pagam apenas por aquilo que é útil para eles e dá-lhe o seu valor. Nada mais constitui qualidade.
A definição abaixo refere-se a que conceito? "a probabilidade de operação livre de falhas de um programa de computador num ambiente específico durante determinado tempo especificado". Garantia de qualidade. Eficiência. Portabilidade. Segurança Confiabilidade.
Existe uma atividade que coleta um conjunto de medidas técnicas e orientadas para a administração das especificações do software. Essa atividade é denominada: procedimentos formais revisão técnica formal teste de software medição de software manutenção de registros.
Alguns fatores afetam a qualidade de software, por isso, determinados aspectos devem ser considerados em um software tais como: Características operacionais, manutenibilidade de mudanças e adaptabilidade a novos ambientes; Ser feito de forma rápida para não precisar ser testado. Ter várias formas de desenvolvimento para atender a todos; Ser rígido, e funcionar em uma única plataforma de forma correta; Características do usuário e funcionar em somente um ambiente;.
Em termos gerais, Musa (1987), citado por Pressman (2002, p. 768), define a confiabilidade de um software como a probabilidade de operação: com falhas num ambiente aberto durante um tempo especificado. sem falhas num ambiente aberto durante determinado tempo especificado. livre de falhas num ambiente específico durante determinado tempo especificado. com falhas num ambiente aberto durante determinado tempo especificado. com falhas num ambiente fechado durante determinado tempo especificado. .
Escolha, dentre as alternativas a seguir, a que não é provida por um sistema de garantia da qualidade. Cria procedimentos e processos Satisfação do cliente Capacita recursos Não define responsabilidades A estrutura organizacional da equipe de qualidade.
Abaixo são apresentados os 4 passos para realizar a Garantia Estatística da Qualidade (SoftwareQuality Assurance SQA) e criar um processo adaptativo de engenharia de software. Analise os passos e assinale a opção que representa a correta ordem dos fatos. I.( ) Considerar que 20% do código têm 80% dos defeitos. II.( ) Rastrear o defeito até sua causa subjacente. III.( ) Coletar e categorizar os defeitos de software encontrados. IV.( ) Corrigir os problemas que causaram os defeitos. I=2, II=3, III=1, IV=4 I=1, II=4, III=2, IV=3 I=3, II=2, III=4, IV=1 I=3, II=2, III=1, IV=4 I=1, II=4, III=3, IV=2.
Qual o propósito da atividade central de revisão técnica formal (FTR)?.
A NBR ISO/IEC 12207 - Processos de Ciclo de Vida de Software tem como objetivo o estabelecimento de uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software como forma de ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e, assim, conseguirem firmar contratos e executarem projetos de forma eficaz. Nesse contexto e na sua visão, qual o significado de um processo?.
A qualidade em uso é, portanto, a capacidade de software permitir a usuários específicos atingir metas especificadas com _________________________ . Marque a opção que completa a afirmativa: efetividade, produtividade, segurança e satisfação em um contexto de uso especificado. efetividade, produtividade e testabilidade. manutenibilidade e satisfação em um contexto de uso especificado. portabilidade e segurança. efetividade, satisfação em um contexto de uso especificado e operacionalidade.
Métricas são necessárias para que um software possa ser medido. As métricas podem ser classificadas em métricas diretas e métricas indiretas. Assinale a assertiva que contém uma métrica indireta: Número de diagramas Número de linhas de código Complexidade Custo Número de classes.
Assinale a opcão que representa o movimento ocorrido na década de 80 que demandou a necessidade de normas internacionais, culminando com o surgimento da ISO 9000. Globalização Especialização. Retração econômica. A microinformática. Abertura do mercado, no governo Collor.
De acordo com a norma ISO/IEC 9126 a categoria Portabilidade significa: O quanto um programa executa a função pretendida com a precisão exigida. Capacidade do software ser transferido de um ambiente para outro. Esforço exigido para se acoplar um sistema a outro. O quanto um programa é capaz de trocar informações entre instâncias. Controle de acesso ao software ou a dados de forma controlada.
Na ISO/IEC 9241, a medição do desempenho e satisfação do usuário trabalhando com um determinado produto, possibilita visualizar a complexidade das interações entre o usuário, os objetivos, as características da tarefa e os outros elementos do contexto de uso. A cada circunstância ambiental, diferentes níveis de usabilidade podem ser definidos: I. Especificação de usabilidade II. Quantidade de erros III. Contexto de uso IV. Medidas de usabilidade Apenas I e II Apenas II e III Apenas I, III e IV Apenas II, III e IV Apenas I, II e IV.
Qual é a norma na qual podem existir três enfoques diferentes para a avaliação da qualidade de produto, a saber: Processo para Desenvolvedores, Processo para Avaliadores e Processo para Compradores? Assinale a resposta correta. ISO/IEC 14598 ISO/IEC 12560 ISO/IEC 12570 ISO/IEC 12568 ISO/IEC 14300.
A ISO/IEC 12207 - Processos de Ciclo de Vida de Software [ISO/IEC 12207, 1998] [ISO/IEC PDAM 12207, 2002] - tem como objetivo: Firmar contratos de aquisição ou aluguel de imóveis. Gerenciar projetos de software. Estabelecer uma estrutura para os processos do ciclo de vida de software. Formar e capacitar a equipe do projeto de software. Nomear o gerente de projetos.
Em relação à ISO de software 12207, é correto afirmar que estrutura as fases de um projeto baseado em COBALT. os processos baseados em Zope Plone. o processo de desenvolvimento de novos hardwares. os processos de ciclo de vida e de desenvolvimento de softwares. o ciclo de implantação e gestão de pessoas.
Durante o processo para o avaliador (ISO/IEC 14598-5) que visa fornecer requisitos e recomendações para a correta implementação prática de avaliação de produto de software, são gerados vários documentos que passam a ser considerados como parte do produto de software. Marque a opção INCORRETA. relatórios de teste e validação código fonte documentos de planejamento estratégico documentação de usuário documentos de projeto.
Em que pode consistir o aumento de qualidade em uso de um software para o processo? Na aferição da qualidade do software em cada contexto específico. Fazer uma aferição apenas no final do processo; Qualidade percebida pela própria empresa sobre o software; Não levar em conta o usuário, tudo é definido pela empresa; Não precisar aferir o software;.
Relacione cada uma das normas às características apresentadas a seguir: 1. ISO/IEC 9126 2. ISO/IEC 9241 3. ISO/IEC 12119 4. ISO/IEC 14598 ( ) Define dois blocos de atuação: requisitos de qualidade e instruções para testes. ( ) Estabelece os benefícios de medir usabilidade em termos de desempenho e satisfação do usuário: usabilidade. ( ) Segundo a norma, avaliar a qualidade de um produto de software é: verificar através de técnicas e atividades operacionais, o quanto os requisitos são atendidos ( ) Apresenta a padronização mundial do software como produto considerado como Software de Qualidade e fornece um modelo de propósito geral definindo 6 categorias de características de qualidade de software: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade. Indique a alternativa que apresenta a ordem correta, respectivamente: 1, 3, 4, 2 1, 4, 2, 3 3, 1, 4, 2 3, 2, 4, 1 2, 3, 4, 1.
A confiabilidade é uma ação que está ligada ao seguinte fator de qualidade de software: Revisão Operação Transição Controle Planejamento .
Um modelo de qualidade de produto de software nada mais é do que a formalização da qualidade do produto de software. Assinale a assertiva que contém um modelo de qualidade de produto de software: ISO 12207 ISO 9000 ISO 9126 IEEE 802.11n IEEE STD 610.
Report abuse Consent Terms of use