Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 03. Parte 3 de 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 03. Parte 3 de 3

Description:
Blocos Econômicos - OMC e GATT

Author:
AVATAR

Creation Date:
12/12/2023

Category:
Geography

Number of questions: 5
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
OMC e GATT A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1995, em substituição ao GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), criado em 1947. O objetivo dessa Organização é promover e regular o comércio entre as nações, além de supervisionar acordos assinados sobre agricultura, indústria, serviços e propriedade intelectual. Sobre a OMC, analise as proposições a seguir: I. Sua principal bandeira de luta é combater tanto o protecionismo quanto os subsídios agrícolas praticados por muitos países membros. II. Na era da globalização, a criação de blocos regionais comerciais tem fortalecido os acordos bilaterais entre as nações membros da Organização. III. Os Estados Unidos têm sido duramente prejudicados pelas rodadas de negociações para redução das tarifas alfandegárias sobre as exportações de commodities. IV. É uma agência especializada da ONU, e tem o mesmo status que BIRD e FMI. V. Os avanços tecnológicos, nos transportes e nas comunicações, colaboraram para o crescimento do comércio internacional, o que exige maior atuação da Organização. São corretas as proposições: I, II e V I, II, IV e V I, III, IV e V I, IV e V I, III e V.
OMC e GATT Em setembro de 2013 foi nomeado um novo diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio). Foi o primeiro latino-americano no cargo, o brasileiro Roberto Azevêdo, cuja gestão foi marcada por vários desafios, entre os quais se pode citar o esforço para: Aumentar o preço de produtos de baixo valor agregado para reduzir os deficits comerciais dos países mais pobres da África e da Ásia. Restringir as exportações de manufaturados asiáticos de baixo preço, as quais têm provocado a desindustrialização em países latino-americanos. Extinguir a ação de grupos de países como o G-20, os quais foram criados com o objetivo de monopolizar o comércio de commodities. Diminuir as políticas protecionistas estabelecidas por países europeus com o objetivo de proteger seus produtos agrícolas. Estabelecer negociações com a UNESCO e a FAO com o objetivo de reduzir o impacto da atual crise no comércio mundial.
OMC e GATT A OMC (Organização Mundial do Comércio) foi criada em 1994, em substituição ao antigo Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), com o propósito de universalizar as normas reguladoras do comércio, a partir das novas condições geradas pelo processo de globalização da economia mundial. Segundo declarações de representantes do governo brasileiro, a OMC tem-se desviado de seus objetivos, porque, na maior parte dos casos: As corporações dos países desenvolvidos reclamam que os novos acordos favorecem a comercialização de bens e produtos apenas dos países em desenvolvimento. As medidas protecionistas existentes, praticadas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, praticamente não foram alteradas, em relação à agricultura. As regras têm favorecido principalmente os países menos desenvolvidos, sob a alegação de que precisam aproveitar os benefícios da expansão do comércio internacional. Os produtos agrícolas têm sido os mais favorecidos, recebendo tratamento diferenciado em relação aos bens industriais e aos serviços. O Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias revelaram-se prejudiciais tanto aos interesses do NAFTA como da União Europeia.
OMC e GATT A Organização Mundial do Comércio (OMC), criada na década de 1990, é o órgão que regulamenta o comércio internacional de bens e serviços visando diminuir as barreiras comerciais. Sobre a OMC e o comércio internacional, coloque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, assinalando em seguida a opção correspondente. (....) As trocas comerciais são realizadas de duas maneiras no mercado mundial: sob forma de relações multilaterais ou bilaterais e por meio da regionalização criada por blocos econômicos para evitar que as barreiras impostas pelas fronteiras nacionais limitem o fluxo de mercadorias, de capitais, de serviços e até mesmo de mão de obra. (....) O Brasil está comprometido com a defesa dos princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial. Em 2003, em Cancun, durante uma reunião da OMC, um grupo de países emergentes, entre eles o Brasil, pressionou os países ricos, impedindo-os de impor regras comerciais prejudiciais aos países pobres. Esse grupo de países ficou conhecido como G20. (....) A agricultura tem sido ponto de concentração das tensões na OMC. A produção e a comercialização de produtos agropecuários são controladas por companhias transnacionais que procuram influenciar a criação de leis que as beneficiem. Dessa forma, regras comerciais injustas entre países pobres e ricos têm sido questionadas desde muito tempo. (....) A partir da década de 1990, a industrialização japonesa, a consolidação da União Europeia (UE) e a emergência dos NICs (países de industrialização recente ou emergentes) promoveram o enfraquecimento da liderança norte-americana no comércio internacional, fato que culminou com a criação da OMC, iniciando-se aí a primeira rodada de negociações, denominada Rodada do Milênio. (....) A OMC supervisiona os acordos comerciais e, em caso de disputas entre países signatários, pode autorizar a imposição de sanções econômicas, como a retaliação comercial. Atualmente, são reguladas, também, as atividades de serviços (transportes, turismo, bancos, seguros e telecomunicações) e de ideias (consultorias, livros e patentes). V, V, V, F, V F, V, V, F, V V, V, V, V, V V, V, V, F, F V, V, F, F, V.
OMC e GATT Uma das maiores preocupações da OMC (Organização Mundial do Comércio) é combater o chamado protecionismo, que se caracteriza por uma série de medidas postas em práticas por diversos países. Sobre essa postura protecionista são feitas as seguintes afirmativas: I. Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II. Taxação mais elevada sobre os produtos importados. III. Busca de acordos internacionais para aumentar as exportações, especialmente junto aos mercados de maior potencialidade. IV. Estabelecimento de barreiras sanitárias em relação a produtos agrícolas estrangeiros. Assinale: Se as afirmativas I e II forem corretas Se as afirmativas II e IV forem corretas Se as afirmativas I, II e IV forem corretas Se todas as afirmativas forem corretas Se as afirmativas II e III forem corretas.
Report abuse Consent Terms of use