Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONSimulado de 2o Grau - Exame de Budismo 2013

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Simulado de 2o Grau - Exame de Budismo 2013

Description:
Simulado de 2o Grau - Exame de Budismo 2013

Author:
AVATAR
Marco Vasconcelos
(Other tests from this author)


Creation Date:
21/09/2013

Category:
Others

Number of questions: 24
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Leia a seguinte frase do escrito A Prática dos Ensinos do Buda e escreva a letra “C” dentro dos ( ) quando a afirmação estiver correta, e “E”, se estiver errada: “Perceba que virá o tempo em que será revelada a verdade de que tanto a pessoa quanto a Lei não envelhecem e não morrem. Não pode haver a menor dúvida sobre a promessa do sutra de ‘paz e tranquilidade na presente existência’”. a) ( ) O princípio de que “a Lei não envelhece e não morre” significa que o funcionamento da Lei Mística não recua, não cessa e jamais deixa de agir sobre todos os fenômenos. b) ( ) Pela fé na Lei Mística, estabelecemos um estado de vida que não é perturbado pelos sofrimentos do envelhecimento ou da morte. c) ( ) O conceito de “paz e tranquilidade nesta existência” assegura que os praticantes da Lei Mística estarão livres de batalhas e dificuldades nesta existência. d) ( ) “Paz e tranquilidade nesta existência” se refere ao estado de vida daqueles que praticam corretamente o ensinamento do Sutra de Lótus para a felicidade de si mesmos e para concretizar uma terra pacífica e tranquila.
Complete a frase abaixo sobre o cenário histórico do escrito A Prática dos Ensinos do Buda, escrevendo dentro dos ( ) o número correspondente à palavra correta: (1) discípulos (2) Chakubuku (3) Abertura dos Olhos (4) Observação da Mente (5) 1273 (6) Ilha de Sado O escrito A Prática dos Ensinos do Buda foi redigido por Nitiren Daishonin em maio de ( ) durante o seu exílio na ( ), cerca de um mês após ter escrito O Objeto de Devoção para a ( ). Em fevereiro do ano anterior, Daishonin havia escrito ( ), onde revelou o objeto de devoção em termos de pessoa. Em A Prática dos Ensinos do Buda, Daishonin exorta os seus ( ) a se levantarem para a prática do ( ). .
Complete a frase abaixo sobre o título A Prática dos Ensinos do Buda de acordo com os comentários de Nitikan Shonin (1665–1726), a respeito deste escrito: (1) discípulo (2) mestre “Ensinamentos [ou Ensinos] do buda” significa a forma como o ( ) instrui. A “prática” refere-se às ações do ( ) .
Complete as frases abaixo sobre os conceitos de Shoju e Chakubuku, escrevendo dentro dos ( ) os números correspondentes às palavras corretas: (1) Bodhisattva Jamais Desprezar (2) Shoju (3) Práticas Pacíficas (4) Chakubuku a) O capítulo “ ( ) ” do Sutra de Lótus ensina a prática do ( ) , uma prática de devoção solitária e silenciosa, sem nunca depreciar os outros, como indicado pela passagem do sutra: “Não se deve deleitar em falar das falhas das outras pessoas ou das escrituras”. b) A prática do ( ) se refere à refutação rigorosa sobre os erros e esclarecimento sobre o ensinamento correto do budismo. Esta prática está exposta no 20º capítulo do Sutra de Lótus, denominado “( )”.
Complete a frase abaixo do escrito O Supremo Líder do Mundo, escrevendo dentro dos ( ) o número correspondente à palavra correta, selecionando-a da seguinte relação: (1) Bodhisattva Fukyo (2) Sutra de Lótus (3) Buda Tient’ai (4) Lorde Ema (5) Buda Sakyamuni “Ultimamente, entretanto, tenho orado incessantemente pelo senhor ao ( ), ao ( ) e à Deusa do Sol, pois estou convicto de que o senhor é o homem que pode herdar o espírito do Sutra de Lótus”.
Sobre o trecho da frase “pois estou convicto de que o senhor é o homem que pode herdar o espírito do Sutra de Lótus”, do escrito O Supremo Líder do Mundo, assinale com “X” o princípio budista que se encaixa nesta frase: Lei de Causa e Efeito. Diferentes corpos com uma única mente. Unicidade de mestre e discípulo. Amenizar o efeito cármico. Transformar o veneno em remédio.
Ainda com relação ao trecho “pois estou convicto de que o senhor é o homem que pode herdar o espírito do Sutra de Lótus” do escrito O Supremo Líder do Mundo, escreva a letra “C” dentro dos ( ) quando a afirmação estiver correta, e “E”, se estiver errada: a) ( ) O “espírito do Sutra de Lótus”, citado nesta passagem, significa o espírito de propagar amplamente a Lei e conduzir as pessoas à iluminação. b) ( ) Esta é uma passagem em que Daishonin expressa a sua benevolência ao discípulo e, ao mesmo tempo, a sua disposição de garantir o incessante fluxo do Kossen-rufu por todo o futuro. e) ( ) Na frase “... tenho orado incessantemente pelo senhor...” desta passagem, “senhor” se refere ao lorde Ema, o senhor feudal a quem Shijo Kingo prestava serviços como samurai.
Com relação ao escrito Os Benefícios do Sutra de Lótus, complete as frases abaixo, escrevendo as palavras corretas nos trechos sublinhados: a) O escrito Os Benefícios do Sutra de Lótus foi enviado em março de 1276 a um discípulo chamado ______________, que viveu em Kuwagayatsu. b) No Sutra de Lótus, é revelada a transferência de sua essência ao Bodhisattva Práticas Superiores, líder dos ___________. A cerimônia em que ocorre essa transferência é chamada de ____________________ . c) No escrito Os Benefícios do Sutra de Lótus, o buda Nitiren Daishonin explana sobre sua luta de levantar-se só como a primeira pessoa da era dos ______________ a proclamar o Nam-myoho-rengue-kyo, o ensinamento que abre o caminho para todas as pessoas atingirem a iluminação.
Leia a passagem abaixo do escrito Os Benefícios do Sutra de Lótus e assinale com um “X” a única alternativa ERRADA: “O senhor deve saber que, a menos que a mente do buda penetre em nossa vida, não podemos de fato recitar Daimoku.” O Sutra de Lótus rejeita os meios e adota o caminho direto para a iluminação Daishonin aceitou plena e sinceramente o Sutra de Lótus e como resultado percebeu a importância dos ensinamentos dos cinco ideogramas do Myoho-rengue-kyo e do significado dos Últimos Dias da Lei. Nos Últimos Dias da Lei, é necessário deixar a “mente do buda” agir para abandonar as visões arbitrárias e concepções errôneas. O Sutra de Lótus previne que os que praticam exatamente como ele ensina não sofrerão grandes obstáculos.
Complete a seguinte frase do escrito Rei Rinda, escrevendo dentro dos ( ) o número correspondente às palavra corretas, selecionando-a da seguinte relação: (1) estupidez (2) paz e tranquilidade (3) avareza (4) as Três Grandes Calamidades (5) kalpa da diminuição (6) ira “Num país onde os Três Venenos [da avareza, da ira e da estupidez] prevalecem a tal ponto, como podem existir ( )? No kalpa do declínio, ocorrerão ( ), ou seja, as calamidades do fogo, da água e do vento. E, no ( ), ocorrerão as Três Calamidades Menores, isto é, a fome, a peste e a guerra. A fome ocorre como resultado da ( ); a peste, como resultado da ( ); e a guerra, como resultado da ( ).”.
Complete a frase abaixo do escrito Rei Rinda, escrevendo as palavras corretas nos trechos sublinhados: Acredita-se que esta carta, datada de agosto de _______tenha sido endereçada a ________, que, junto com seu pai, ___________, foi um dedicado discípulo de Nitiren Daishonin.
Leia a seguinte passagem do escrito Rei Rinda e escreva “C” dentro dos ( ) quando a afirmação estiver correta, e “E”, se estiver errada: “O Bodhisattva Ashvaghosha dirigia suas orações para os budas das três existências e das dez direções, e imediatamente surgiu um cisne branco. Quando cavalos brancos avistaram o cisne branco, relincharam todos.” a) ( ) Nossa oração também move todos os budas e bodhisattvas das três existências e das dez direções, e as funções criadoras de harmonia e valor florescerão em nossas comunidades e em todo o país. b) ( ) O Daimoku do Sutra de Lótus é simplesmente o título de um sutra em particular. c) ( ) Nossas vibrantes vozes recitando Daimoku dão poder e força não só para os principais deuses tutelares do budismo, Brahma e Shakra, mas a todas as divindades celestiais.
Complete as explicações abaixo, escrevendo dentro dos ( ), o número correspondente à escritura de Nitiren Daishonin: (1) Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação (2) Abertura dos Olhos (3) O Verdadeiro Objeto de Devoção (4) A Seleção do Tempo a) ( ) Expõe que ele, Nitiren, era possuidor das Três Virtudes de Soberano, Mestre e Pais. b) ( ) Volumosa tese dedicada à preparação dos seus discípulos, escrita no Monte Minobu. c) ( ) Afirma que a causa das três calamidades e dos sete desastres estava na calúnia à verdadeira Lei. d) ( ) Escrito em abril de 1273, na ilha de Sado.
Em relação à vida de Nitiren Daishonin, escreva a letra “C” dentro dos ( ) quando a afirmação estiver correta, e “E”, se estiver errada: a) ( ) Daishonin transferiu oralmente seus ensinamentos ao fiel discípulo e sucessor Nikko, os quais compõem o Ongui Kuden (Registro dos Ensinos Orais). b) ( ) Foi na Perseguição de Komatsubara que os irmãos Jinshiro, Yagoro e Yarokuro foram executados. c) ( ) Na Perseguição de Atsuhara, os camponeses mantiveram a fé com o risco da própria vida, o que motivou Daishonin a inscrever o Dai-Gohonzon em 28 de abril de 1253. d) ( ) As três calamidades descritas por Nitiren Daishonin são: invasão estrangeira, peste e seca.
Faça a correspondência da coluna da esquerda com a coluna da direita: Dozembo Zenniti-maro Nitiren Hei no Saemon Hojo Tokiyori.
Em relação ao princípio da Escuridão Fundamental, escreva a letra “C” dentro dos ( ) quando a afirmação estiver correta, e “E”, se estiver errada: a) ( ) “Natureza fundamental da iluminação” (gampon no hossho) indica cegueira em relação à verdadeira natureza da própria vida. b) ( ) A “verdadeira natureza da vida” (gampon) pode manifestar tanto a “iluminação” (hossho) pela percepção da sua natureza de buda como a “escuridão” (mumyo) quando dominada pela ilusão. c) ( ) A “escuridão fundamental” é a ilusão mais profundamente arraigada que dá origem a todas as outras ilusões. d) ( ) Apesar de a “escuridão fundamental” ser inerente à nossa vida, essa ilusão é muito fácil de ser vencida. e) ( ) Quando uma pessoa é dominada pela ilusão é chamada mortal comum, mas quando iluminada é denominada buda.
Complete a frase abaixo sobre o conceito budista de Escuridão Fundamental, escrevendo as palavras corretas nos trechos sublinhados: “Essa única palavra ‘____ ’ é a _______________ com a qual uma pessoa enfrenta e supera a escuridão fundamental ou a ignorância.”.
Referente ao princípio budista de Três Mil Mundos num Único Momento da Vida escreva a letra “C” dentro dos ( ) quando a afirmação estiver correta, e “E”, se estiver errada: a) ( ) A teoria de Itinen Sanzen foi sistematizada por Sakyamuni. b) ( ) A teoria de Itinen Sanzen foi sistematizada com base no Sutra de Lótus de Sakyamuni. c) ( ) O Itinen é o pensamento positivo.
Responda as perguntas abaixo relacionadas com o princípio budista de Três Mil Mundos num Único Momento da Vida (Itinen Sanzen): a) Escreva o nome do autor da teoria de Itinen Sanzen. Resposta: _________________. b) Escreva o nome dos três princípios budistas que se interagem na formação de “três mil mundos” (sanzen) da teoria de Itinen Sanzen: Resposta: ___________, ____________ e _________________.
Complete as frases abaixo sobre a História da Soka Gakkai, escrevendo as palavras corretas nos trechos sublinhados: a) O presidente Makiguti escreveu sua primeira obra sob o título ______________. b) O presidente ____________publicou pela primeira vez a coletânea completa dos Escritos de Nitiren Daishonin em 28 de abril de 1952. c) Em junho de 1943, o clero da Nitiren Shoshu instruiu a Soka Kyoiku Gakkai a aceitar o talismã ________________. d) Em 3 de julho de ______ , o jovem Ikeda foi detido sob falsa acusação de fraude eleitoral. O processo judicial, que ficou conhecido como _____________, arrastou-se até 25 de janeiro de 1962, quando a justiça japonesa o declarou inocente.
Escreva “C” dentro dos ( ) quando a afirmação estiver correta, e “E”, se estiver errada, referentes à História da Soka Gakkai: a) ( ) O governo japonês impôs a unificação das religiões e a adoração do buda Nitiren Daishonin, quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial. b) ( ) Na prisão, Jossei Toda chegou à percepção de que “buda é a própria vida.” c) ( ) No dia 14 de agosto de 1947, o jovem Daisaku Ikeda encontrou-se pela primeira vez com o professor Tsunessaburo Makiguti.
Complete as frases abaixo relacionadas com a Problemática do Clero. Escreva dentro dos ( ) o número correspondente à palavra correta, selecionando-a da seguinte relação: (1) sumo prelado (2) Nitiren Daishonin (3) excomungar (4) condenar (5) Nikko Shonin a) O ato de o clero da seita Nikken ( ) a Soka Gakkai foi uma tentativa de destruir o Kossen-rufu em oposição ao espírito de Nitiren Daishonin. b) A seita Nikken acredita no absolutismo do sumo prelado, mas esta crença é refutada por ( ) com a seguinte frase: “Mesmo que o ( ) em exercício dite normas que se oponham ao budismo, ninguém deve adotá-las em absoluto”. c) A crença na mistificada herança do sangue vital concebida pela seita Nikken contraria a seguinte afirmação de ( ): “Sem a herança da fé, mesmo o ato de abraçar o Sutra de Lótus será inútil.”.
Complete as frases abaixo sobre a História da BSGI, escrevendo as palavras corretas nos trechos sublinhados: a) Em sua primeira visita ao Brasil, o presidente Ikeda desembarcou no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 19 de ___________ de 1960. Essa data foi denominada mais tarde como ___________. b) No ano de 1966, por ocasião da segunda visita do presidente Ikeda ao Brasil, o número de associados havia crescido de 150 famílias para oito mil. O empenho dos membros dessa época resultou na inauguração da primeira __________ da BSGI. c) O cancelamento da visita do presidente Ikeda no ano de 1974 desencadeou uma luta dos jovens que proporcionou a mudança da história da BSGI. Após 18 anos, a terceira visita em 19 de fevereiro de _________ , o presidente Ikeda foi recebido pelo então presidente da República. d) No ano de _____, foi realizado o Festival Cultural da América do Sul no Theatro Municipal de São Paulo durante a _______ visita do presidente Ikeda ao Brasil. e) O presidente Ikeda foi acolhido como sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras no ano de _______ por ocasião de sua ______ visita ao Brasil. f) No dia 25 de de 1984, ocorreu o histórico encontro do presidente Ikeda com milhares de membros brasileiros no ____________ em São Paulo.
Responda as questões abaixo sobre o Movimento Renascença: a) Escreva o nome da obra em que Nikko Shonin afirma: “Mesmo que o sumo prelado em exercício dite normas que se oponham ao budismo, ninguém deve adotá-las em absoluto”. Resposta: __________________. b) Escreva o nome do sumo prelado da Nitiren Shoshu que, em dezembro de 1990, pôs em prática o plano de destruição da Soka Gakkai com a finalidade de usurpar seus membros. Resposta: _______________. c) Como ficou conhecido o plano citado na questão anterior? Resposta: ______________.
Report abuse Consent Terms of use