Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONW. SOARES - CMN - 6.2 - Estatuto dos militares

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
W. SOARES - CMN - 6.2 - Estatuto dos militares

Description:
Melhor método de estudo para o AA

Author:
Wagner Soares de Oliveira
(Other tests from this author)

Creation Date:
05/04/2023

Category:
Personal

Number of questions: 45
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
São manifestações essenciais do valor militar, EXCETO: O Respeito a dignidade da pessoa humana; A fé na missão elevada das forças armadas; O espírito de corpo, orgulho do militar pela organização onde serve; O amor à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida; O aprimoramento técnico-profissional.
São preceitos da Ética Militar, EXCETO: Amar à profissão das armas Acatar as autoridades civis; Cumprir seus deveres de cidadão; Proceder de maneira ilibada na vida pública e na particular; Observar as normas da boa educação;.
São deveres Militares, EXCETO: A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias; A disciplina e o respeito à hierarquia; O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; A obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade; O Zelo pelo bom nome das forças armadas.
Com relação ao Comando e a Subordinação, é correto afirmar que: Comando é o conjunto de ações e decisões tomadas pelo mais antigo com autoridade para tal. O comando é vinculado ao grau hierárquico e constitui uma prerrogativa impessoal, em cujo exercício o militar se define e se caracteriza como líder. O militar é preparado, ao longo da carreira, para o exercício de funções de comando, de chefia e de direção. A subordinação não afeta a dignidade pessoal do militar e decorre, exclusivamente, da estrutura hierarquizada das Forças Armadas. Os Sargentos, os Cabos e os Marinheiros são, essencialmente, elementos de execução.
São direitos dos militares nas condições ou nas limitações impostas na legislação e regulamentação específicas, EXCETO: A estabilidade, se militar de carreira com 10 (dez) anos ou mais de tempo de efetivo serviço. O uso das designações hierárquicas. A ocupação de cargo correspondente ao posto ou à graduação. A percepção de remuneração. A assistência médico-hospitalar para si e seus dependentes.
São considerados dependentes do militar, desde que assim declarados por ele na organização militar competente. Marque a opção abaixo que está incorreta em relação a quem pode ser dependente. O cônjuge ou o companheiro com quem viva em união estável, na constância do vínculo O filho ou o enteado menor de 21 (vinte e um) anos de idade O filho ou o enteado inválido. O filho ou o enteado estudante menor de 24 (vinte e quatro) anos de idade, desde que não recebam rendimentos e sejam declarados por ele na organização militar competente. O tutelado ou o curatelado inválido ou menor de 21 (vinte e um) anos de idade que viva sob a sua guarda por decisão judicial.
O direito de recorrer na esfera administrativa prescreverá no que tange ao ato que decorra de inclusão em quota compulsória ou de composição de Quadro de Acesso: 45 (quarenta e cinco) dias corridos. 30 (trinta) dias corridos. 15 (quinze) dias úteis. 45 (quarenta e cinco) dias úteis. 15 (quinze) dias corridos.
Com relação aos períodos de afastamentos, analise as afirmativas e depois opte pela alternativa correspondente. I – núpcias: 8 (oito) dias; II – luto: 8 (oito) dias; III – instalação: 10 (dez) dias; e IV – trânsito: 30 (trinta) dias. Somente a I está correta. Somente a II está correta. Somente a I e a II estão corretas. Somente a II e a IV estão corretas. Somente a III e a IV estão corretas.
Marque a alternativa que NÃO está de acordo com os casos em que os militares terão interrompido ou deixarão de gozar na época prevista o período de férias a que tiverem direito. Interesse da segurança nacional; Manutenção da ordem; Extrema necessidade do serviço; Transferência para a inatividade; Cumprimento de punição decorrente de contravenção ou de transgressão disciplinar de qualquer natureza.
Licença para acompanhar cônjuge ou companheiro (a) é a autorização para o afastamento total do serviço, concedida a militar de carreira que a requeira para acompanhar cônjuge ou companheiro (a) que, sendo servidor público da União ou militar das Forças Armadas. O prazo limite para a licença será de: 12 meses 24 meses 36 meses 48 meses 60 meses.
Com relação a interrupção da licença para tratar de interesse particular é INCORRETO afirmar que poderá ocorrer interrupção: em caso de mobilização e estado de guerra; em caso de decretação de estado de emergência ou de estado de sítio; para cumprimento de sentença mesmo que não importe em restrição da liberdade individual; para cumprimento de punição disciplinar conforme regulamentação de cada Força; e em caso de denúncia ou de pronúncia em processo criminal ou indiciação em inquérito militar, a juízo da autoridade que efetivou a denúncia, a pronúncia ou a indiciação.
São prerrogativas dos militares, EXCETO: Uso de títulos, uniformes, distintivos, insígnias ou emblemas militares das Forças Armadas, correspondentes ao posto ou graduação, Corpo, Quadro, Arma, Serviço ou Cargo. Honras, tratamento e sinais de respeito que lhes sejam assegurados em leis e regulamentos. Cumprimento de pena de prisão ou detenção somente em organização militar da respectiva Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha precedência hierárquica sobre o preso. Julgamento em foro especial nos crimes militares. A transferência a pedido para a reserva remunerada.
É proibido ao militar o uso dos uniformes nos seguintes casos, EXCETO: Em manifestação de caráter político-partidária; Em atividade não-militar no estrangeiro, salvo quando expressamente determinado ou autorizado; Na inatividade, salvo para comparecer a solenidades militares, a cerimônias cívicas comemorativas de datas nacionais ou a atos sociais solenes de caráter particular, desde que autorizado O oficial na inatividade, quando no cargo de ministro de estado da marinha, do exército ou da aeronáutica poderá usar os mesmos uniformes dos militares na ativa. Os militares na ativa cuja conduta possa ser considerada como ofensiva à dignidade da classe poderão ser definitivamente proibidos de usar uniformes por decisão do ministro da respectiva força singular.
De acordo com o Estatuto dos Militares, os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais e morais que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço. Marque a única alternativa que não é um dever militar. A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias A disciplina e o respeito à hierarquia. A fé na missão elevada das forças armadas. O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens. A obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade.
Marque a única alternativa que, segundo o Estatuto dos Militares não corresponde a dos preceitos da Ética militar. Amar à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida. Amar a verdade e a responsabilidade como fundamento de dignidade pessoal. Exercer, com autoridade, eficiência e probidade, as funções que lhe couberem em decorrência do cargo. Respeitar a dignidade da pessoa humana. Abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas.
Marque a única alternativa que, segundo o Estatuto dos Militares, não corresponde a um dever militar. A dedicação e a fidelidade à Pátria, cuja honra, integridade e instituições devem ser defendidas mesmo com o sacrifício da própria vida. O patriotismo, traduzido pela vontade inabalável de cumprir o dever militar e pelo solene juramento de fidelidade à Pátria até com o sacrifício da própria vida. O culto aos Símbolos Nacionais. A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias. A disciplina e o respeito à hierarquia.
O Estatuto dos Militares, dentro dos preceitos da Ética Militar, estabelece que o militar deve abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas em algumas situações. Marque a alternativa que não está correta em relação a esse preceito. Em atividades político-partidárias. Em atividades comerciais. Em atividades industriais. Para discutir ou provocar discussões pela imprensa a respeito de assuntos políticos ou militares ou de natureza técnica. No exercício de cargo ou função de natureza civil, mesmo que seja na administração pública.
Marque a única alternativa que não corresponde a um direito dos militares segundo o Estatuto dos Militares. A estabilidade, somente se militar de carreira com 10 (dez) anos ou mais de tempo de efetivo serviço. O uso das designações hierárquicas. A ocupação de cargo correspondente ao posto ou à graduação. A percepção de remuneração. A assistência médico-hospitalar para si e seus dependentes.
Marque a alternativa abaixo na qual não estabelece o que é regulado pelo Estatuto dos Militares. Situação Obrigações Valores Direitos Prerrogativas.
Marque a alternativa abaixo que está em desacordo com os deveres militares, conforme estabelece o Estatuto dos Militares. O culto aos Símbolos Nacionais. A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias. A disciplina e o respeito à hierarquia. O ato de cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes. O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens.
Marque a alternativa correta em relação ao que estabelece o Estatuto dos Militares. Ao militar é vedado comerciar ou tomar parte na administração ou gerência de sociedade ou dela ser sócio ou participar, exceto como acionista ou quotista, em sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. A justiça e a imparcialidade no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados é um dever militar. A obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade é um dos valores militares. Entre os preceitos da ética militar está amar à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida. Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais e morais que ligam o militar à Pátria e ao seu serviço.
Marque a alternativa que representa, segundo o Estatuto dos Militares, somente manifestações do valor militar. O civismo e o culto das tradições históricas, o culto aos Símbolos Nacionais; o aprimoramento técnico-profissional. A fé na missão elevada das Forças Armadas; o espírito de corpo, orgulho do militar pela organização onde serve; o rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; A fé na missão elevada das Forças Armadas; a probidade e a lealdade em todas as circunstâncias; o civismo e o culto das tradições históricas; O aprimoramento técnico-profissional; o amor à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida; a fé na missão elevada das Forças Armadas; O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; o amor à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida; o civismo e o culto das tradições históricas.
Marque a alternativa que NÃO é uma manifestações essenciais do valor militar: O civismo e o culto das tradições históricas; Cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes; O espírito de corpo, orgulho do militar pela organização onde serve; O amor à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida; O aprimoramento técnico-profissional.
Marque a alternativa que NÃO corresponde as prerrogativas dos militares. uso de títulos, uniformes, distintivos, insígnias ou emblemas militares das Forças Armadas, correspondentes ao posto ou graduação, Corpo, Quadro, Arma, Serviço ou Cargo; honras, tratamento e sinais de respeito que lhes sejam assegurados em leis e regulamentos; cumprimento de pena de prisão ou detenção somente em organização militar da respectiva Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha precedência hierárquica sobre o preso ou, na impossibilidade de cumprir esta disposição, em organização militar de outra Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha a necessária precedência; julgamento em foro especial nos crimes militares; Os militares, no exercício de funções militares, são dispensados do serviço na instituição do Júri e do serviço na Justiça Eleitoral.
Das opções abaixo, assinale aquela que NÃO é considerada, segundo o estatuto dos Militares, uma manifestação essencial do valor militar. O culto a tradições históricas. O aprimoramento técnico profissional. O orgulho do militar pela organização onde serve. O aprimoramento moral revelado em atitudes socialmente consagradas. O amor a profissão das armas.
Com relação ao Comando e a Subordinação, é INCORRETO afirmar que: Comando é a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o militar é investido legalmente quando conduz homens ou dirige uma organização militar. O comando é vinculado ao grau hierárquico e constitui uma prerrogativa impessoal, em cujo exercício o militar se define e se caracteriza como chefe. O militar é preparado, ao longo da carreira, para o exercício de funções de comando, de chefia e de direção. A subordinação não afeta a dignidade pessoal do militar e decorre, exclusivamente, da estrutura hierarquizada das Forças Armadas. Os Cabos e soldados são, essencialmente, elementos de execução.
Com base nas disposições relativas a violação das obrigações e dos deveres militares, constantes no Estatuto dos Militares, é correto afirmar que: A violação das obrigações ou dos deveres militares constitui apenas contravenção ou transgressão disciplinar, conforme dispuser a legislação ou regulamentação específica. A aplicação de pena disciplinar de prisão está normatizada nos regulamentos disciplinares de cada Força. A violação dos preceitos da ética será tão mais grave quanto menos elevado for o grau hierárquico de quem a cometer. O militar que por sua atuação se tornar incompatível com o cargo ou demostrar incapacidade no exercício de funções militares a ele inerente, será punido na forma da lei, sendo assegurado no cargo caso possua estabilidade. São permitidas manifestações coletivas sobre atos dos superiores e de caráter reivindicatório, desde que não afetem a hierarquia e a disciplina.
Coloque V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta. ( ) Comando é a soma de autoridade, deveres e responsabilidade de que o militar é investido legalmente quando conduz Homens ou dirige uma organização militar. ( ) O comando não é vinculado ao grau hierárquico, e constitui uma prerrogativa pessoal. ( ) A subordinação não afeta, de modo algum,a dignidade pessoal do militar. ( ) A subordinação decorre, exclusivamente, da estrutura hierarquizada das Forças Armadas. V V V V V F V V F F V V V F F V F F F F.
Com base no Estatuto dos Militares, marque a opção que não é uma prerrogativa dos militares. O fardamento, constituindo-se no conjunto de uniformes, roupa branca e roupa de cama, fornecido ao militar na ativa de graduação inferior a Terceiro-Sargento e, em casos especiais, a outros militares; Uso de títulos, uniformes, distintivos, insígnias ou emblemas militares das Forças Armadas, correspondentes ao posto ou graduação, Corpo, Quadro, Arma, Serviço ou Cargo; Honras, tratamento e sinais de respeito que lhes sejam assegurados em leis e regulamentos; Cumprimento de pena de prisão ou detenção somente em organização militar da respectiva Força cujo comandante, chefe ou diretor tenha precedência hierárquica sobre o preso. Julgamento em foro especial nos crimes militares.
Marque a alternativa que NÃO está de acordo com os preceitos da Ética, segundo o Estatuto dos Militares. Cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes. Ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados. Zelar pelo preparo próprio, moral, intelectual e físico e, também, pelo dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum. Empregar todas as suas energias em benefício próprio. Praticar a camaradagem e desenvolver, permanentemente, o espírito de cooperação.
De acordo com o Estatuto dos militares, é a soma de autoridade, deveres e responsabilidades de que o militar é investido legalmente quando conduz homens ou dirige uma organização militar. Função militar Cargo militar Comando Função colateral Atribuição militar.
De acordo com o Estatuto dos militares, marque a alternativa que representa uma manifestação essencial do valor militar. O culto aos Símbolos Nacionais O aprimoramento técnico-profissional O respeito a dignidade da pessoa humana Empregar todas as suas energias em benefício do serviço A disciplina e o respeito à hierarquia.
De acordo com o Estatuto dos militares, em especial no que diz respeito a Violação das Obrigações e dos Deveres Militares, é incorreto afirmar que: A violação dos preceitos da ética militar será tão mais grave quanto mais alto for o grau hierárquico de quem a cometer. No concurso de crime militar e de contravenção ou transgressão disciplinar, será aplicada somente a pena relativa ao crime militar. A inobservância dos deveres especificados nas leis e regulamentos, ou a falta de exação no cumprimento dos mesmos, acarreta para o militar entre outras a responsabilidade funcional. O militar que, por sua atuação, se tornar incompatível com o cargo, ou demonstrar incapacidade no exercício das funções militares a ele inerentes, será afastado do cargo. São proibidas quaisquer manifestações coletivas.
Segundo o Estatuto dos Militares, são preceitos da Ética Militar, exceto: Abster-se de tratar, fora do âmbito apropriado, de matéria sigilosa de qualquer natureza; Respeitar a dignidade da pessoa humana; Empregar todas as suas energias em benefício do serviço; Praticar a camaradagem e desenvolver, permanentemente, o espírito de cooperação; Ser indiscreto em suas atitudes, maneiras e em sua linguagem escrita e falada.
De acordo com o Estatuto dos militares, o militar que abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas em atividades político-partidárias, estará atento ao (a): Valor Militar Hierarquia Militar Dever Militar Disciplina Militar Ética Militar.
De acordo com o Estatuto dos Militares, assinale a opção que completa corrtamente as lacunas da setença abaixo. Todo cidadão, após ingressar em uma das Forças Armadas mediante incorporação, matricula ou nomeação, prestara compromisso de ________________, no qual afirmará a sua aceitação _________________ das obrigações e dos ___________________ militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los. Honra / voluntária / valores Honra/ consciente /deveres Sangue / consciente /deveres Honra/ consciente /valores Sangue / voluntária / valores.
São preceitos da Ética Militar, segundo o Estatuto dos Militares, exceto: Amar a profissão das armas. Acatar as autoridades civis. Cumprir seus deveres de cidadão. Proceder de maneira ilibada na vida pública e na particular. Observar as normas da boa educação.
Marque a única alternativa que, segundo o Estatuto dos Militares, não corresponde a um dever militar. A dedicação e a fidelidade à Pátria, cuja honra, integridade e instituições devem ser defendidas mesmo com o sacrifício da própria vida. A obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. O culto aos Símbolos Nacionais e as tradições Navais. A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias. A disciplina e o respeito à hierarquia.
Marque a única alternativa que não está de acordo com os direitos dos militares, segundo o Estatuto dos Militares: Afastamentos temporários do serviço. Assistência médico-hospitalar para si e seus dependentes. Julgamento em foro especial nos crimes militares. Estabilidade, quando praça, com 10 (dez) ou mais anos de tempo de efetivo serviço. Percepção de remuneração.
São direitos dos militares nas condições ou nas limitações impostas na legislação e regulamentação específicas, exceto: O uso das designações hierárquicas; Honras, tratamento e sinais de respeito que lhes sejam assegurados em leis e regulamentos A ocupação de cargo correspondente ao posto ou à graduação; A percepção de remuneração; Férias e outros afastamentos temporários.
Marque a alternativa que representa, segundo o Estatuto dos Militares, somente manifestações do valor militar. O civismo e o culto das tradições históricas, o culto aos Símbolos Nacionais; o aprimoramento técnico-profissional. A fé na missão elevada das Forças Armadas; o espírito de corpo, orgulho do militar pela organização onde serve; o rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; A probidade e a lealdade em todas as circunstâncias; o civismo e o culto das tradições históricas; a fé na missão elevada das Forças Armadas; O aprimoramento técnico-profissional; o amor à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida; a fé na missão elevada das Forças Armadas; O rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; o amor à profissão das armas e o entusiasmo com que é exercida; o civismo e o culto das tradições históricas.
Segundo o Estatuto dos militares, qual das alternativas abaixo representa uma licença na qual o militar (Oficial ou Praça) deve ter mais de 10 anos de efetivo serviço para poder gozar. Licença para tratamento de pessoa da família. Licença luto Licença para tratar de interesse particular Férias Licença para tratar de saúde própria.
Assinale a opção que corresponde a uma manifestação essencial do valor militar, de acordo com o Estatuto dos Militares. Cumprir deveres de cidadão. Observar as normas da boa educação. Empregar todas as energias em benefício do serviço. Ser justo e imparcial no julgamento dos atos na apreciação do mérito dos Subordinados. Amar a profissão das armas e entusiasmar-se com o que exerce.
De acordo com o Estatuto dos Militares, um dos preceitos da ética é abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas. Marque a alternativa que não se relaciona com esse preceito. Em atividades político-partidárias. Em atividades comerciais. Em atividades industriais. Para discutir ou provocar discussões pela imprensa a respeito de assuntos políticos ou militares, excetuando-se os de natureza exclusivamente técnica, se devidamente autorizado. No exercício de cargo ou função de natureza militar, mesmo que seja na administração pública.
De acordo com o Estatuto dos militares, em especial no que diz respeito ao compromisso militar, podemos afirmar que: O compromisso de Guarda-Marinha ou Aspirante-a-Oficial é prestado nos estabelecimentos de formação. O compromisso do incorporado, do matriculado e do nomeado não terá caráter solene. O compromisso do incorporado, do matriculado e do nomeado poderá ser prestado sob a forma de juramento à Bandeira na presença ou não de tropa. O compromisso como Guarda-Marinha, quando houver, não terá caráter solene. O compromisso como Aspirante-a-Oficial, quando houver, será regulado em cada Força Armada.
Report abuse Consent Terms of use