500 Questões - ASF

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
500 Questões - ASF

Description:
Agile Scrum Foundation

Author:
Paulo Lima
(Other tests from this author)

Creation Date:
19/01/2020

Category:
Competitive Exam
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
O que é correto afirmar sobre eventos Time Box no Scrum? A) Uma Reunião de Retrospectiva do Sprint é Time-boxed em 4 horas para um Sprint de um mês; Uma Reunião Diária é Time-boxed em 15 minutos; Um Sprint é Timeboxed de 1 a 6 semanas. B) Uma Reunião de Revisão do Sprint é Time-boxed em 6 horas para um Sprint de um mês; Uma Reunião de Retrospectiva do Sprint é Time-boxed em 8 horas para um Sprint de um mês. C) Uma Reunião Diária é Time-boxed em 15 minutos; Uma Reunião de Revisão do Sprint é Time-boxed em 4 horas para um Sprint de um mês; Um Sprint é Timeboxed de 1 a 4 semanas. D) Uma Sprint é Time-boxed de 1 a 6 semanas; Uma Reunião de Planejamento do Sprint é Time-boxed em 8 horas para um Sprint de um mês; Uma Reunião Diária é? Time-boxed em 15 minutos.
O que abaixo não é um princípio no Scrum? A) Colaboração. B) Desenvolvimento Iterativo. C) Priorização baseada em Valor. D) Relatórios Refinados.
Selecione abaixo o que não é um benefício de usar o Scrum: A) Melhoria Contínua. B) Domínio individual. C) Centrado no cliente. D) Transparência.
O que melhor descreve auto-organização ou Times auto-organizáveis? A) Ambiente inovador e criativo propício ao crescimento. B) Motivação, que gera um nível de performance do Time aprimorado. C) A necessidade de mudanças devido a requisitos pouco esclarecidos é minimizada. D) Time buy-in e responsabilidade compartilhada.
Qual abaixo acontece primeiro no Scrum? A) Reunião de Planejamento da Sprint ou pré-jogo. B) Reunião de Planejamento do Sprint. C) Reunião de Stakeholders. D) Reunião de Refinamento do Backlog do Produto.
O que não é um objetivo da Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) Identificar as coisas que o Time precisa começar a fazer. B) Identificar os membros do Time que foram vitais para o sucesso do Sprint. C) Identificar as coisas que o Time precisa parar de fazer para processar os problemas e os gargalos. D) Identificar as coisas que o Time precisa continuar fazendo que possam servir como melhores práticas.
O Scrum é um framework ágil que visa reduzir os riscos de desenvolvimento em projetos de software. O que abaixo não contribui para a diminuição do risco no Scrum? A) Cada incremento do produto é verificado em relação as especificações que são esperadas no produto. B) O Dono do Produto está envolvido em cada fase de desenvolvimento. C) Os membros do Time Scrum recebem treinamento adequado de gerenciamento de riscos. D) O processo de desenvolvimento ocorre em ciclos de trabalho de curta duração.
O que abaixo melhor representa a transparência no Scrum? A) Reunião de Retrospectiva do Sprint. B) Estimar Tarefas. C) Radiadores de Informações. D) Planning Poker.
O que não é um princípio no Scrum? A) Colaboração. B) Priorização baseada em Riscos. C) Auto-organização. D) Processos Empíricos.
O que abaixo é uma característica marcante de um modelo clássico de gestão de projetos? A) Os membros do Time estão entusiasmados pois eles podem selecionar as tarefas em que querem trabalhar. B) O tempo gasto com documentação para o projeto é consideravelmente reduzido. C) A gerência certifica-se que há um ambiente agradável de trabalho para os colaboradores. D) O Time precisa seguir um cronograma e trabalhar após o horário para entregar o que foi definido pela gerência.
O que abaixo não é um evento Time-Box? A) Revisão do Sprint. B) Reunião de Planejamento da Sprint. C) Scrum de Scrums. D) Reunião Diária.
Entre um modelo clássico de gerenciamento de projetos e um modelo ágil, o que podemos afirmar? A) Em ambos, ocorre a entrega incremental. B) Em ambos, os conceitos e os valores são alcançados. C) Em ambos, os conceitos e as mudanças em requisitos são permitidos. D) Em ambos, os conceitos e os requisitos são priorizados com base no valor.
Qual a Time-box da Reunião de Revisão da Sprint para um Sprint de 15 dias? A) 2 horas. B) 1,5 horas. C) 3 horas. D) 4 horas.
Inspeção e Adaptação são pilares do Scrum. Qual evento abaixo melhor proporciona ao Time Inspecionar e Adaptar? A) Reunião de Planejamento do Sprint. B) Reunião de Retrospectiva do Sprint. C) Reunião Diária. D) Reunião de Planejamento da Release.
Das opções abaixo, o que não representa o pilar “Transparência” do Scrum? A) Os Gráficos de Burndown podem ser visualizados somente pelo Time Scrum e pelo Scrum Master. B) O Cronograma de Planejamento da Release pode ser coordenado por múltiplos Times Scrum. C) O Backlog Priorizado do Produto com as História de Usuário priorizadas que pode ser visualizado interna ou externamente pelo Time Scrum. D) A Declaração da Visão do Projeto pode ser acessada por todos os stakeholders e pelo Time Scrum.
Um cliente interessado em utilizar o Scrum em sua empresa pergunta a você o que diferencia o Scrum de um modelo tradicional de gestão de projetos? A) O tempo é uma variável limitada. B) A ênfase na entrega do máximo valor de negócio no menor tempo possível. C) O desenvolvimento iterativo ajuda a gerenciar as mudanças de forma efetiva. D) O desenvolvimento de produto é um processo compartilhado de geração de valor.
O Scrum recomenta que os membros do Time de Desenvolvimento estejam em um mesmo ambiente. O que NÃO é uma vantagem de trabalhar dessa forma? A) Ocorre menos atrito entre os membros do Time. B) Ocorre uma certa insegurança entre os membros por estarem muito próximos. C) Os problemas são corrigidos no local. D) As perguntas são respondidas rapidamente.
O que não é correto afirmar sobre o Scrum? A) O Scrum Master deve estar presente durante a Reunião Diária (Daily Scrum). B) O Scrum recomenda ter Times trabalhando em um mesmo ambiente. C) O Dono do Produto representa o Cliente. D) O Time de Desenvolvimento é quem executa o trabalho da Sprint.
O Dono do Produto em uma reunião com o cliente para planejar o escopo de um produto, percebe que o cliente não tem uma visão clara de tudo que o produto precisaria ter no momento do seu lançamento. O Dono do produto deve então optar por não utilizar o Scrum diante deste cenário. A) Verdadeiro. B) Falso.
Em um ambiente distribuído, onde mais de um Time de Desenvolvimento está envolvido em um mesmo produto, qual o melhor evento para sincronizar o trabalho entre eles? A) Reunião de integração Diária. B) Reunião Diária. C) Reunião de Integração Scrum. D) Reunião Scrum de Scrums.
O Dono do Produto está trabalhando na entrega de um novo produto e vai adotar Sprints de 3 semanas. O que abaixo não vai contribuir para que o incremento seja entregue ao final de cada Sprint? A) Foco no valor e na sua entrega contínua em cada Sprint. B) Assegurando que os Épicos sejam desenvolvidos na fase inicial e que não sejam alterados a qualquer momento em processos posteriores. C) Garantindo que o Backlog do Produto seja refinado à medida que o projeto avança. D) Nenhuma das alternativas acima.
O que não é verdadeiro sobre eventos Time-Box? A) Reduz a velocidade do Time. B) A Reunião de Revisão do Sprint é normalmente Time-boxed em quatro horas. C) É um princípio do Scrum. D) Uma Reunião de Planejamento do Sprint é normalmente Time-boxed em oito horas.
O que NÃO é uma característica de um Time auto-organizável? A) Solicitar ao Scrum Master que distribua as atividades entre o Time. B) Esclarecer quaisquer discrepâncias ou dúvidas e estar aberto a aprender novas coisas. C) Aplicar e alavancar as suas especialidades por ser um Time multi-funcional ao trabalhar em tarefas. D) Estimar as Histórias de Usuário e atribuir tarefas a si mesmos durante o processo de criar o Backlog do Sprint.
A flexibilidade no Scrum é atingida através de: A) Entrega não-iterativa. B) Priorização orientada a valor. C) Planejado inicial detalhado. D) Times Especializados.
Qual deles não é um artefato utilizado no controle do projeto? A) Backlog da Sprint B) Backlog do Produto C) Gráfico Burndown da Release. D) Épicos.
O que melhor define um Scrum Master? A) Líder Servidor. B) Removedor de impedimentos. C) Líder do projeto. D) É o equivalente ao gerente de projetos no Scrum.
Uma empresa está insatisfeita com a entrega de um produto que foi construído usando o modelo tradicional de gestão de projetos. Ao final do projeto o produto entregue não era exatamente o esperado pelo cliente. Como o Scrum contorna problemas como esse? A)Agregando valor ao trabalho do Time de Desenvolvimento. B)Trabalhando com iterações. C)Alocando especialistas no Time de Desenvolvimento. D) Definindo um documento de visão mais claro.
28) Qual das opções abaixo melhor representa “Transparência” no Scrum? A) Vídeo conferência. B) Os Radiadores de Informação. C) O Registro de Impedimentos. D) A Reunião de Planejamento da Sprint.
Qual a diferença entre “Critérios de Aceitação” e “Critérios de Pronto”? A) Os Critérios de Aceitação são únicos para todo o Projeto e os Critérios de Pronto são específicos para cada História. B) Os Critérios de Pronto são aplicáveis a todas as Histórias de Usuário em um Sprint; os Critérios de Aceitação são únicos para Histórias de Usuário em particular C) Os Critérios de Aceitação removem ambiguidades; os Critérios de Pronto removem generalidades. D) Nenhuma das alternativas acima.
Um dos princípios do Scrum é a priorização orientada a valor. A) Verdadeiro. B) Falso.
Qual dos seguintes eventos não é Time-box? A) Reunião de Revisão do Sprint. B) Reunião de Planejamento do Sprint. C) Reunião de Retrospectiva da Sprint. D) Reunião de Planejamento de Tarefas.
Sobre um Time auto-organizado o que NÃO é correto afirmar? A) Resolvem conflitos internos entre membros do Time. B) Estimam as Histórias de Usuário e atribuem tarefas a si mesmos. C) Aprendem com o avanço do projeto. D) Alocam novos membros caso uma especialidade não conhecida seja necessária.
Em relação a eventos Time-Box, qual das alternativas está incorreta? A) Reunião de Revisão do Sprint: 4 horas. B) Reunião de Planejamento do Sprint: 8 horas. C) Reunião de Retrospectiva do Sprint: 8 horas. D) Reunião Diária: 15 minutos.
Ao longo de uma Sprint um membro do Time de Desenvolvimento sugere que as Reuniões Diárias sejam reduzidas para 2 vezes na semana, pois ele afirma que o Time está avançando bem e não existe necessidade de se reunir todos os dias, uma vez que todos já trabalham juntos por todo o dia. O que o Scrum Master deveria fazer? A) Entender se a velocidade do Time está de fato boa e considerar reduzir o número de reuniões diárias. B) Sugerir realizar reuniões diárias mais curtas. C) Suspender as reuniões diárias até que seja de fato necessário para o Time. D) Nenhuma das alternativas acima.
Sobre o Manifesto ágil, qual das alternativas NÃO está correta? A) Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas. B) Software em funcionamento mais que documentação abrangente. C) Seguir um plano mais que responder a mudanças. D) Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.
Qual não é um pilar do Scrum? A) Transparência. B) Velocidade. C) Adaptação. D) Todas as alternativas acima estão corretas.
O que abaixo melhor descreve o Dono do Produto? A) Gerente comercial. B) Gestor de negócio. C) Visionário. D) Otimizador de Valor.
Que termo é frequentemente utilizado para representar os níveis de planejamento no Scrum? A) Planejamento adaptativo. B) Planejamento multiníveis. C) Planning Onion (Anéis de cebola). D) Simple planning.
Como é dividida a reunião de Planejamento da Sprint? A) Em 2 partes: “Quando” e “Como”. B) Em 3 partes: “O que”; “Quando” e “Como”. C) Em 1 parte de 8 horas. D) Em 2 partes: “O que” e “Como”.
O que mais contribui para que o Scrum funcione bem projetos em projetos complexos? A) Possuir o Dono do Produto que é o responsável exclusivo pela a entrega do projeto, ao invés de envolver vários gerentes para serem responsáveis pelo projeto. B) O Scrum Master como coach, que constantemente guia o Time durante a fase de desenvolvimento. C) O uso de Times multifuncionais, auto-organizados e empoderados. D) O uso de ferramentas de controle para garantir a velocidade do Time de Desenvolvimento.
O que é um débito técnico? A) O custo médio de uma Sprint. B) O atraso mensurado e exibido no gráfico Burndown C) A obrigação incorrida devido a decisões técnicas previamente tomadas. D) Nenhuma das alternativas acima.
Quem é responsável por conduzir a Reunião de Diária (Daily Scrum)? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Cliente.
Um Time de Desenvolvimento completou 13 pontos na Sprint 1, 9 pontos na Sprint 2, 8 pontos na Sprint 3. Qual é a velocidade do Time de Desenvolvimento? A) 14. B) 10. C) 7. D) 11.
Que evento NÃO oferece uma oportunidade formal de inspeção e adaptação? A) Sprint. B) Reunião Diária (Daily Scrum). C) Reunião de Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective). D) Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning).
Qual abaixo é um objetivo da Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Inspecionar como foi o andamento da última Sprint. B) Planejar as funcionalidades que serão desenvolvidas ao longo da Sprint. C) Criar um plano de para as próximas 24 horas. D) Atualizar o Gráfico Burndown.
Quem é responsável por todas as estimativas dos itens do Backlog do Produto? A) O Time Scrum. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto. D) O Time de Desenvolvimento.
O que é criado primeiro? A) A meta da Sprint (Sprint Goal). B) Backlog da Sprint.
Quem determina se o Time de Desenvolvimento tem habilidades suficientes para criar incrementos de qualidade? A) O Time Scrum. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master. D) O Dono do Produto.
Em determinadas circunstâncias, o Time de Desenvolvimento pode ordenar os itens do Backlog do Produto. A) Verdadeiro. B) Falso.
Quando é decomposto o trabalho planejado para as primeiras Sprints? A) Ao final da revisão da Sprint. B) Na primeira Reunião Diária. C) No início da Retrospectiva da Sprint. D) Ao final da Reunião de Planejamento da Sprint.
Qual é um dos propósitos do Scrum Master nas reuniões Scrum? A) Medir o desempenho do projeto. B) Garantir que o Time está seguindo o processo correto. C) Representar o cliente. D) Ajudar o Dono do Produto a estimar itens do Backlog.
O Dono do Produto é responsável por: A) Priorizar o Backlog da Sprint. B) Reuniões Scrum. C) Tirar dúvidas sobre o Backlog do Produto. D) Todas as alternativas acima.
Se um líder funcional está aguardando para passar mais trabalho para o Time de Desenvolvimento durante uma Sprint, o que o Scrum Master deveria fazer? A) Pedir para que seja criada uma lista dos possíveis requisitos com suas prioridades. B) Perguntar qual o requisito é o mais importante e substituir por outro do Backlog com o mesmo tamanho. C) Escalar o assunto para a gerência. D) Explicar que o Time de desenvolvimento não pode receber novas demandas dessa forma e pedir para ele procurar o Dono do Produto.
O Backlog a Sprint pode mudar após o início da Sprint? A) Sim. B) Não.
Uma lista priorizada de tarefas a ser completada durante a Sprint é conhecida como: A) Lista ordenada. B) Backlog do Projeto. C) Backlog do Produto. D) Backlog da Sprint.
O que faz parte do Manifesto Ágil? A) Processos e ferramentas mais que pessoas. B) Discutir contratos mais que colaborar com o cliente. C) Software funcionando mais que documentação abrangente. D) Foco no trabalho mais que documentar riscos.
Sobre sincronismo no Scrum, o que é verdadeiro afirmar? A) Garantir que eventos iniciem e terminem no mesmo período de tempo para garantir o sincronismo de múltiplos Times de Desenvolvimento. B) Garantir que todos cheguem ao mesmo tempo na Reunião Diária. C) Garantir que uma Sprint não dure mais que 30 dias. D) Nenhuma das alternativas acima.
Qual a duração máxima de uma Sprint? A) 20 dias. B) 30 dias. C) O Dono do Produto deve decidir com a ajuda do Time de Desenvolvimento. D) O que constar no plano de liberações (Release Planning).
Do que é formado o Time de Desenvolvimento como um todo? A) Scrum Master + Dono do Produto. B) Cliente + Dono do Produto + Scrum Master. C) Scrum Master + Dono do Produto + Time de Desenvolvimento. D) Nenhuma das alternativas acima.
Quando o Dono do Produto não tem certeza de como priorizar um certo Item do Backlog do Produto, o que ele deveria fazer? A) Definir uma prioridade baixa para o item e ir amadurecendo ao longo das Sprints. B) Descartar do Backlog do Produto até que faça sentido. C) Alinhar o entendimento com os Stakeholders. D) Todas as alternativas acima estão corretas.
O Scrum Master é responsável por checar se o framework Scrum está sendo seguido? A) Verdadeiro. B) Falso.
Garantir que todos os envolvidos possam ver o Backlog do Produto é um valor de qual pilar do Scrum? A) Inspeção. B) Visibilidade. C) Transparência. D) Foco.
O framework Scrum envolve: A) Loops iterativos chamado de iterações. B) Testes unitários. C) Guia de boas práticas para desenvolvimento de software. D) Nenhuma das alternativas acima.
Quem deve estar presente na Reunião de Planejamento da Sprint? A) Os Stakeholders e o Time Scrum. B) O Time de Desenvolvimento + Scrum Master. C) O Dono do Produto + O Time de Desenvolvimento. D) O Time Scrum.
O framework Scrum é baseado em: A) Modelagem de negócio. B) Processos empírico. C) Mapeamento de processos. D) Processos em Cascata.
Qual o objetivo da reunião de “Grooming” (Refinamento do Backlog)? A) Alinhar as expectativas do cliente com o Backlog do Produto. B) Remover itens do Backlog do Produto. C) Desenvolver novos requisitos de negócio. D) Refinar histórias de usuário e priorizá-las.
O Backlog da Sprint pode sofrer mudanças após o início da Sprint? A) Sim. B) Não.
68) O esforço total que um Time é capaz de empregar em uma Sprint é conhecido como: A) Produtividade. B) Foco. C) Velocidade. D) Pontos de complexidade.
Aumentar o tamanho de uma Sprint para mais de 4 semanas pode acarretar: A) Aumento do risco do projeto. B) Aumento de complexidade do projeto. C) Diminuir a qualidade e aderência do projeto. D) Todas as Alternativas acima estão corretas.
Qual o Time-box da Reunião Diária (Daily Scrum) para uma Sprint de 15 dias? A) 5 minutos. B) 10 minutos.. C) 15 minutos. D) 1 hora.
Qual a duração da primeira parte da Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning) para uma Sprint de 30 dias? A) 4 horas. B) 8 horas. C) 2 horas. D) 1 hora.
O que é um Épico? A) Uma história de usuário com prioridade alta. B) Esse termo não existe no Scrum. C) Uma Sprint com duração estendida. D) Uma história de usuário muito grande.
O Dono do Produto e o Scrum Master nunca são incluídos na conta do número máximo de membros de um Time de Desenvolvimento (entre 3 e 9 membros). A) Verdadeiro. B) Falso.
O que é uma vantagem organizacional do Scrum? A) Times mais produtivos. B) Menos custo com infraestrutura. C) Menos contratos para discutir. D) Menos documentação.
O Scrum Master poder atuar em mais de um Time de Desenvolvimento? A) Sim. B) Não.
Resolver conflitos internos não é uma responsabilidade do Time de Desenvolvimento. A) Verdadeiro. B) Falso.
O Dono do Produto deve dar assistência ao Time de Desenvolvimento: A) Durante as reuniões do Scrum. B) Quando for preciso esclarecer uma história de usuário. C) Sempre que for requisitado pelo Time de Desenvolvimento. D) Todas as alternativas acima estão corretas.
O que abaixo melhor descreve o Scrum Master? A) O gerente do Time. B) Facilitador e coach. C) Gerente de Projetos. D) Um agente de mudanças.
Se ao final de uma Sprint um item está 90% pronto, o que o Time de Desenvolvimento deve fazer? A) Marcar o Item como pronto. B) Finalizar o trabalho entre uma Sprint e outra. C) Marcar como parcialmente completo. D) Marcar como incompleto.
Uma das vantagens do Scrum é que o Time de Desenvolvimento não precisa mais escrever especificações detalhadas. A) Verdadeiro. B) Falso.
Documentação sempre vem primeiro no framework Scrum? A) Verdadeiro. B) Falso.
O que mostra o Gráfico Burnup? A) Não existe esse gráfico no Scrum. B) O trabalho que ainda resta na Sprint. C) O Trabalho que já foi feito na Sprint. D) Os marcos de entrega das versões.
O Scrum pode ser descrito como: A) Um framework para desenvolvimento de software. B) Uma metodologia de gerenciamento de projetos. C) Um guia de boas práticas de gestão ágil. D) Um padrão de projeto para desenvolvimento de software.
Qualquer coisa que impeça o Time de desenvolvimento a desempenhar o seu trabalho de maneira eficiente é considerado: A) Obstáculo. B) Impedimento. C) Restrição. D) Bloqueio.
Como garantir que o Backlog da Sprint vai liberar um incremento funcional de software? A) O Scrum Master deve garantir que os itens apropriados foram selecionados. B) O Dono do Produto deve garantir que os itens apropriados foram selecionados. C) O Time de Desenvolvimento deve selecionar somente o que é possível desenvolver dentro de uma Sprint. D) O cliente tem a palavra final na escolha dos itens do Backlog da Sprint.
Quem deve estar presente na Reunião de Revisão da Sprint? A) O Scrum Master e o Dono do Produto. B) Apenas o Time de Desenvolvimento. C) O Time de Desenvolvimento e Stakeholders. D) Todo o Time Scrum e Stakeholders.
O Diretor da empresa decide mudar alguns termos utilizados no Scrum. O que o Scrum Master deveria fazer? A) Permitir a mudança apenas no nome dos artefatos. B) Ter certeza que os novos termos fazem sentido também para o Scrum. C) Explicar que mudar os itens pode causar confusão e prejudicar o uso do Scrum. D) Permitir a mudança apenas na fase inicial do projeto.
O que deve ser feito quando uma história de usuário é muito grande? A) Deveria ser devolvida ao cliente para um maior detalhamento. B) Deveria ser rejeitada. C) Deveria ser encaminhada ao Scrum Master. D) Deveria ser decomposta em histórias menores.
O Dono do Produto deveria ser: A) Uma fonte de contato para qualquer mudança que venha a ocorrer no produto. B) O líder dos Scrum Master. C) A voz do Time para com o cliente. D) O gerente de marketing do produto.
O Dono do Produto decide: A) O orçamento para a Sprint. B) As datas de término das Sprints. C) A prioridade das funcionalidades do software. D) Quando uma história de usuário está pronta.
Quem atualiza o Backlog do Produto e refina as histórias de usuário? A) Scrum Master. B) O cliente. C) O Dono do Produto. D) Time de Desenvolvimento.
Quais são as principais partes de uma História de Usuário? A) Nome do cliente, funcionalidade e motivo. B) Característica, custo e propósito. C) Papel, funcionalidade e motivo. D) Índice, complexidade e motivo.
O que pode ser visto em um gráfico Burndown? A) A velocidade do Time em relação ao planejado. B) A quantidade de trabalho restante. C) Prever um possível atraso. D) Todas as alternativas acima estão corretas.
O Manifesto ágil foca no valor do indivíduo mais que processos ou ferramentas porque: A) Ele não acredita em processos. B) Valorizar o indivíduo é a chave para o sucesso do Time. C) Do contrário os indivíduos deixariam a empresa. D) É difícil recrutar bons profissionais.
O que abaixo é uma característica do Backlog do Produto? A) Contém detalhes de implementação. B) Contém o custo de desenvolvimento. C) Não pode sofrer alterações. D) Nenhuma das alternativas acima.
Quando são desenvolvidas as tarefas para implementar um Item do Backlog? A) Durante a Reunião de Revisão da Sprint. B) Durante a Reunião de Planejamento da Sprint. C) Durante a Reunião de Projeto. D) Durante a Reunião de Retrospectiva da Sprint.
O grupo de pessoas multidisciplinar responsável por entregar um incremento ao final de uma Sprint é: A) O Time de Desenvolvimento. B) O Time Scrum. C) O Time de Testes. D) O Time de Projeto.
Por qual motivo uma Sprint pode ser cancelada? A) Quando um membro chave fica doente. B) Quando a produtividade do Time fica muito abaixo do esperado. C) Quando a meta da Sprint não faz mais sentido para o projeto. D) Quando o cliente solicita o cancelamento.
Qual artefato é produzido na Reunião de Planejamento da Sprint? A) O Gráfico de Gantt. B) O Cronograma do Projeto. C) Uma lista de atividades. D) O Backlog da Sprint.
O incremento produzido ao final de uma Sprint precisa ser funcional e disponibilizado em produção. A) Verdadeiro. B) Falso.
Qual das opções abaixo é uma pergunta que deve ser respondida durante a Reunião diária (Daily Meeting)? A) Quem será o responsável pela próxima tarefa? B) Quais os impedimentos estão no caminho? C) Quais os itens serão priorizados para a próxima Sprint?.
Em um grande projeto onde existem 2 times de desenvolvimento para um mesmo produto, um membro do time de desenvolvimento percebe que não vai entregar um componente que o outro time está esperando. Qual o evento Scrum é o mais indicado para discutir este assunto? A) Scrum dos Scrums. B) Revisão da Sprint. C) Retrospectiva da Sprint. D) Reunião diária de qualquer um dos times?.
Um membro do time de desenvolvimento achou importante a definição de um checklist com boas práticas de desenvolvimento de software a ser realizado antes de considerar uma entrega como “Finalizada”. Que artefato do Scrum eles provavelmente irão usar? A) Gráfico de release. B) Documento de Visão. C) Definição de Pronto (DoD). D) Retrospectiva da Sprint.
Faltando pouco para a conclusão da Sprint o time de Desenvolvimento percebe que não vai conseguir finalizar algumas histórias que haviam se comprometido a entregar. Qual a melhor linha de ação a ser seguida diante deste cenário? A) Adicionar mais membros na equipe de desenvolvimento para entregar mais rápido. B) Adequar a definição de pronto para viabilizar a entrega. C) Pedir ao Product Owner para avaliar quais histórias poderiam ser adiadas para uma próxima Sprint.
Uma boa prática ao definir e refinar histórias de usuários de acordo com a sigla “INVEST”, onde o “S” significa “Small” (Pequeno). Em relação a Histórias de Usuário, o que deve ser pequeno (Small)? A) A quantidade de linhas em uma História de usuário. B) Os pontos de História de usuário. C) A quantidade de membros do time de desenvolvimento. D) O número de Sprints necessárias para atender a História de usuário.
Falando sobre monitoramento, qual das afirmações abaixo descreve melhor para que serve a reunião diária (Daily meeting)? A) Dá a oportunidade do Scrum Master atualizar e conferir o Gráfico BurnDown. B) Permite que o Product Owner avalie o desempenho da equipe. C) A reunião diária dá transparência e insight ao time de desenvolvimento quanto ao seu andamento e seus problemas.
O “S” de INVEST em relação ao Backlog do Produto define que os itens devem ser pequenos. Quais os itens devem ser pequenos (SMALL)? A) Todos os Itens do Backlog do Produto. B) Os itens na parte inferior do Backlog do Produto. C) Somente os itens do Backlog da Sprint. D) Os itens do Topo do Backlog do Produto.
A equipe Scrum decide utilizar como ferramenta para estimativa o “Planning Poker”. O que melhor abaixo descreve o processo de “Planning Poker”? A) Faça a sua estimativa, depois revele e discuta com os demais participantes. B) Compare as Histórias com outras histórias e depois discuta com os participantes. C) Classifique as Histórias por esforço ou HH e discuta com os participantes.
O que é uma afirmação do Manifesto ágil? A) Negociar contrato acima da colaboração do cliente. B) Valorizar um plano e evitar mudanças. C) Valorizar processos e ferramentas acima de pessoas e interações. D) Valorizar software funcional acima de documentação abrangente.
Durante uma Sprint, o time de desenvolvimento percebe que se comprometeu demais com as entregas e que possivelmente não irá entregar tudo o que foi planejado para a Sprint. Quem deve participar da revisão e ajuste deste trabalho em uma Sprint? A) O Time de Desenvolvimento e o Product Owner. B) O Scrum Master, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento e os StakeHolders.
Quando múltiplos times de desenvolvimento estão trabalhando em um único produto, como deve ser a definição de pronto (DoD)? A) Os times devem compartilhar a mesma definição de pronto. B) Deve existir uma definição de pronto para cada time. C) Cabe ao Scrum Master estabelecer a definição de pronto.
Uma vez que o time de desenvolvimento seleciona um item do Backlog do Produto, o que o time de desenvolvimento deve fazer para finalizá-lo? A) O máximo possível para atender a definição de pronto dentro da Sprint. B) O máximo que puder ser feito antes da Sprint terminar. C) Analisar, desenvolver, testar e documentar o item selecionado.
Quais características abaixo é recomendável que um Radiador de Informação possua? A) Detalhado. B) Direcionado a quem precisa ver. C) Complexo. D) Atual.
Quanto tempo leva para um time de desenvolvimento finalizar o Planejamento da Sprint para uma Sprint de 3 semanas? A) 3 a 6 semanas. B) 3 a 6 horas. C) 3 a 6 dias. D) O tempo que for necessário no ponto de vista do time de desenvolvimento.
Qual o ritmo de desenvolvimento em um time ágil? A) Forte. B) Rápido. C) Sustentável.
Por que é recomendável no Scrum que a reunião diária aconteça no mesmo local e horário? A) Porque a reserva da sala precisa ser definida com antecedência. B) A sala pode não estar disponível e prejudicar a reunião. C) É mais produtivo e claro para o time se reunir no mesmo local e horário diariamente, isso ajuda a manter uma consistência no time e reduz a complexidade.
Nas ultimas 8 sprints o time de desenvolvimento obteve um total de 85 pontos entregues. O time foi convidado para um novo projeto com a complexidade bem parecida e foi estimado em 64 pontos todas as histórias. Quantas sprints seriam necessárias para este novo projeto? A) 2 sprints B) 9 Sprints C) 8 sprints D) 7 sprints.
Uma equipe de projetos está em transição para o Scrum e na equipe tem um papel chamado Líder de Projeto que atua como facilitador e ajuda a remover os impedimentos ao longo do projeto. Qual o papel mais indicado para esse Líder de Projeto no Scrum? A) Gerente de Projetos. B) Facilitador Ágil. C) Gerente Funcional. D) Scrum Master.
Um time de desenvolvimento está estimando histórias e parte da equipe estima em 5 pontos de complexidade a parte do banco de dados enquanto os designers estimaram em 3 pontos o design da tela dessa mesma história. Qual afirmativa é a correta diante deste cenário? A) O Scrum Master deveria definir a complexidade. B) A história precisa ser definida como um todo e não dividida em partes ou categorias. C) Os pontos são definidos pelo Product Owner. D) Os StakeHolders precisam ser consultados para resolver o impasse.
O cliente solicita um relatório de status com as funcionalidades que foram seleciona para a Sprint corrente, bem como eventuais bugs encontrados. Quem seria a melhor pessoa para gerar esse relatório? A) O Scrum Master B) O Product Owner C) Este relatório não deve ser entregue D) O Time de Desenvolvimento.
O que o Scrum Master deve fazer para manter uma boa produtividade do Time de Desenvolvimento? A) Apoiar o Time de desenvolvimento e solucionar seus problemas. B) Não permitir mudanças no Backlog do Produto. C) Manter no topo do Backlog do Produto os itens de maior prioridade.
Um ambiente colaborativo é um fator muito importante para o sucesso de um projeto Scrum. O que melhor descreve este ambiente? A) Desenvolvimento em times distribuídos. B) Comunicação Osmótica. C) Criação de mais Radiadores de Informação.
Quais critérios podem determinar o valor de um item do backlog do produto no momento de sua priorização? A) Benefícios, custo o e tamanho. B) Benefícios, custos e Riscos. C) Data em que foi inserido no Backlog e Riscos. D) Data em que foi inserido no Backlog e Custo.
Em um gráfico BurnDown de barras o Scrum Master percebeu que a parte de baixo da barra se moveu para cima do eixo horizontal. O que ocasionou este movimento? A) O escopo diminuiu. B) O escopo aumentou.. C) O Time de desenvolvimento entregou mais histórias. D) O time de desenvolvimento entregou menos histórias.
Uma Sprint foi concluída sem nenhuma funcionalidade acordada ser entregue. Diante desse terrível cenário, quem deve ser responsabilizado pelo fracasso da Sprint? A) O Scrum Master B) A Gerência C) O Dono do Produto D) O Time de Desenvolvimento.
Quem sabe mais sobre os valores de negócio e a direção que o projeto deve seguir? A) O Product Owner B) O Scrum Master C) O Time de Desenvolvimento.
Uma ferramenta de monitoramento ao longo do projeto é o gráfico BurnDown. O que mostra um gráfico BurnDown? A) A velocidade do Time de Desenvolvimento. B) A quantidade de trabalho realizado. C) A quantidade de trabalho restante.
Em uma Sprint de 4 semanas um membro do time de desenvolvimento ficou doente e precisou faltar 1 dia de trabalho da Sprint. A Sprint já estava terminando, faltando apenas 2 dias. O objetivo da Sprint não foi cumprido em função de itens chave não serem entregues. O que provavelmente ocorreu para a Sprint não ser finalizada com sucesso? A) Faltaram Skills necessários no time de desenvolvimento. B) O time de desenvolvimento ficou muito sobrecarregado. C) O time de desenvolvimento não planejou corretamente a Sprint. D) O Product Owner não soube priorizar os itens.
Em um quadro Kanban o limite de trabalho em andamento de uma coluna de trabalho foi atingido. O que você deve fazer neste caso? A) Aumentar o limite da coluna no quadro Kanban. B) Ajudar os membros do time que estão atuando na coluna com o “gargalo” (limite). C) Aguardar até que o trabalho da coluna com o “gargalo” se resolva. D) Remover os itens que causam o gargalo e concluir na próxima Sprint.
O dono do produto deseja que uma história de usuário seja concluída em até 3 dias, o Scrum Master acha viável a conclusão em 2 dias, um especialista no assunto sugere 1 dia e o time de desenvolvimento acredita realizar o trabalho em 5 dias. Qual das estimativas deve ser considerada para o planejamento? A) Do dono do produto. B) Do Scrum Master. C) Do Especialista. D) Do Time de Desenvolvimento.
Em uma auditoria interna os auditores desejam inspecionar se as práticas do Scrum estão sendo seguidas corretamente nos projetos. Quem estaria melhor preparado para ajudar na auditoria? A) Os analistas de negócio. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto. D) O Time de desenvolvimento.
Uma nova Sprint está prestes a começar e o Dono do produto precisa sair de férias. Qual a melhor maneira de não interromper o andamento das Sprints com o menor impacto possível? A) O Scrum Master deve ficar à frente e “cobrir” as férias do Dono do Produto. B) O ideal seria que cada time tivesse dois donos de produto para situações como esta. C) O dono do produto deveria adiar suas férias para estar presente no início da Sprint.
O que é “Velocidade” em um time de Desenvolvimento? A) O número de pontos de história que um time de desenvolvimento pode entregar em uma Sprint. B) Critério para estimar o tamanho de uma Sprint. C) A soma dos itens do Backlog da Sprint. D) O limite de trabalho em andamento que comporta uma Sprint.
O time de desenvolvimento vem trabalhando em um projeto com sprints de 3 semanas. O projeto possui um total de 10 sprints e o time acaba de terminar a Sprint 9. Com base no histórico das últimas Sprints o Scrum Master diz que não conseguiremos finalizar o trabalho em uma Sprint de 3 semanas e sugere que a Sprint 10 seja estendida para 4 semanas. A duração pode ser aumentada? A) Sim, pois o Scrum Master pode altera? a duração da Sprint. B) Não pois a duração da Sprint não pode ser alterada no Scrum. C) Sim, pois o desempenho das últimas Sprints é uma boa justificativa para replanejar o tamanho da última Sprint. D) Não, pois apenas o Time de Desenvolvimento pode alterar o tamanho da Sprint.
Que tipo de contrato melhor se adapta ao Scrum? A) O modelo de Preço Fixo. B) O modele de “Tempo e materiais” (Time and Materials). C) Ambos acima. D) Nenhum acima.
Que tipo de equipe melhor se encaixa ao modelo ágil? A) Equipes colocadas em uma mesma sala. B) Com muita experiência. C) Bem treinada. D) Auto Organizáveis.
O planejamento no Scrum é feito em vários níveis, reuniões diárias, sprints, visão... Que termo melhor descreve o planejamento no Scrum? A) Planning Onion. B) Sprint Planning. C) Daily Planning. D) Planning Poker.
O time de desenvolvimento acredita que seria interessante ter uma opinião de um arquiteto sênior sobre o que eles estão desenvolvendo. Qual seria o melhor momento para essa opinião, visto que o arquiteto sênior não faz parte do Time de Desenvolvimento? A) Na reunião de planejamento da Sprint. B) Na reunião de retrospectiva da Sprint. C) Na reunião diária. D) Na reunião de revisão da Sprint.
Em um time de desenvolvimento, dois colegas se revezam na programação na mesma estação de trabalho e dão feedback um no trabalho do outro. Qual a prática ágil está sendo usada por eles? A) Integração Contínua. B) Programação orientada a testes. C) Programação em Par. D) Testes unitários.
O que é uma Sprint? A) Uma iteração do Framework Scrum. B) Uma disputa entre desenvolvedores com foco na produção. C) Umas das técnicas da programação em par. D) O esforço extra do time para alcançar o objetivo do projeto.
Como funciona a técnica de estimativa por Triangulação para estimar histórias de usuário? A) Comparamos algumas histórias com outras histórias de referência e então estimamos. B) Classificamos por riscos as histórias e estimamos as no topo da lista. C) É feita uma média de todos os pontos com base nas estimativas feitas pelo time de desenvolvimento. D) São estimadas 3 histórias de uma vez e desprezado o menor valor estimado.
Em que momento um item é adicionado ao Backlog do Produto? A) Assim que o produto começar a ser desenvolvido. B) Ao término da codificação de um determinado item. C) Quando o cliente solicitar um novo requisito. D) Quando o Scrum Master avaliar que é necessário.
Quem é o responsável pela priorização dos itens do Backlog do Produto? A) O Dono do Produto. B) O Scrum Master. C) O Cliente. D) O Time de Desenvolvimento.
Uma história de usuário bem escrita segue o princípio do acrônimo “INVEST” que significa: Independente, Negociável, Valiosa, Estimável, Small (“Pequena”) e Testável. Com base nessa afirmação, o que significa o termo “Negociável”? A) Que o custo precisa ser sempre negociado com o Dono do Produto. B) Que o risco precisa ser negociado com a gerência sênior. C) Que o escopo deve ser negociado com o cliente.
Ao final do dia o time de desenvolvimento atualiza um quadro com o trabalho remanescente em seguida eles riscam uma linha reta em um gráfico. Que gráfico é este? A) Gráfico da Sprint. B) Gráfico BurnUP. C) Gráfico BurnDown. D) Gráfico de Gantt.
Quem é o conhecido como o “Guardião” do framework Scrum? A) O Dono do produto. B) O Time de Desenvolvimento. C) O PMO. D) O Scrum Master.
Em um projeto com mais de um time de desenvolvimento, o time de desenvolvimento A está ciente que vai atrasar uma entrega que o time de desenvolvimento B depende. Em que cerimônia é o melhor lugar para tratar desta questão? A) Reunião diária integrada entre equipes. B) Na reunião diária de um dos times. C) Na revisão da Sprint D) Na Scrum de Scrums.
Quem é o responsável por conduzir a reunião de Planejamento da Sprint? A) Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) Ninguém. D) O Time de Desenvolvimento.
Ao avaliar o gráfico BurnDown de barras, o Scrum Master percebeu que uma das barras está com a parte inferior acima do eixo horizontal do gráfico. A que conclusão o Scrum Master pode chegar? A) O time está entregando menos histórias que o planejado. B) O time está entregando mais histórias que o planejado. C) Foi adicionado mais trabalho que o previsto durante a Sprint. D) Foi removido trabalho do projeto durante a Sprint.
Porque um quadro Kanban (ou ScrumBan) ajuda ao time de desenvolvimento ao longo de uma Sprint? A) Ele ajuda ao Scrum Master a controlar o trabalho do time de desenvolvimento. B) Ajuda ao time de desenvolvimento a controlar o seu próprio trabalho. C) Ajuda a mostrar a empresa que eles estão produzindo e muito ocupados. D) Ajuda ao Dono do produto a controlar as tarefas do time de desenvolvimento.
Sua equipe vai desenvolver um novo aplicativo para a empresa e está muito motivada em usar o Scrum nesse novo projeto, por?m o cliente ainda não está convencido que isso seria mais produtivo para o projeto, visto que o modelo cascata é o mais utilizado na empresa atualmente. O que o time deve fazer? A) O Scrum Master deve fazer adaptações no Scrum para contemplar algumas práticas do modelo clássico. B) Iniciar o projeto com Scrum e convencer o cliente ao longo das entregas. C) Não usar o Scrum até que o cliente esteja convencido dos benefícios reais do Scrum.
O Scrum permite e aceita mudanças de forma muito natural. Porém em uma Sprint ele não permite algumas mudanças como por exemplo a mudança do time de desenvolvimento e da meta da Sprint. Porque é importante não mudar isso? A) Porque aumentaria o custo de novas contratações. B) Porque isso vai gerar uma visão distorcida na revisão da Sprint sobre quem fez o trabalho. C) Porque isso poderia tirar o foco do time de desenvolvimento sobre a entrega da Sprint atual. D) Porque mostraria que o Scrum não é importante para a empresa.
É responsabilidade do dono do produto ordenar o Backlog do produto. O custo é um dos fatores que ele leva em conta nesta ordenação, qual seria um outro nome para o custo? A) Risco. B) Disponibilidade. C) Velocidade. D) Tamanho.
Em um quadro de priorização utilizando a técnica MoSCoW, o que significa o “W”? A) When B) Win C) Wish D) Won't.
Em que momento do projeto deve acontecer a refatoração do código? A) De forma contínua e sempre que for avaliado necessário. B) Ao final da Sprint. C) Em uma Sprint específica para refatoração. D) Quando for definido pelo Scrum Master o melhor momento.
Que tipo de esforço o time de desenvolvimento deve empregar ao longo de uma Sprint para uma entrega com qualidade? A) Iniciação, planejamento, execução, finalização e controle. B) Design, planejamento e execução. C) Conforme o que estiver na Definição de Pronto (DoD).
Em uma reunião de Scrum of Scrums, bem como nas reuniões diárias, 3(três) perguntas são respondidas e mais uma quarta é feita. Que quarta pergunta é esta? A) Qual o tamanho atual do time? B) Quando será a próxima reunião. C) O que o time vai desenvolver que vai impactar ou gerar dependências entre os times Scrum. D) Quando vamos finalizar a Sprint atual.
Uma dada história foi estimada com 10 pontos de complexidade. O que melhor representa o significado deste número? A) O esforço em HH para a dada história. B) O número de dias para a sua conclusão. C) O tamanho da história em relação as outras histórias. D) O esforço em horas distribuído para todo o time de desenvolvimento.
O Dono do Produto precisa que uma história de usuário seja concluída em 3 dias, o Scrum Master acha viável em 5 dias, um arquiteto sênior externo a equipe foi consultado e estimou 4 dias e o time de desenvolvimento acredita que sejam necessários 6 dias. Qual a estimativa deve ser considerada para esta história? A) A do Scrum Master. B) A do Dono do Produto. C) A do Time de Desenvolvimento. D) A do Arquiteto Sênior.
Qual o objetivo da Reunião diária (Daily Meeting)? Para que o Dono do Produto adicione mais itens a Sprint. B) Permitir um posicionamento do projeto ao Dono do Produto. C) Permitir que o time de desenvolvimento inspecione o trabalho realizado desde a última reunião. D) Dar feedback do avanço do projeto aos StakeHolders.
O que um Scrum Master deve fazer para manter a melhor produtividade do Time de Desenvolvimento? A) Priorizar de forma transparente os itens do Backlog do Produto. B) Não permitir mudanças no Backlog do produto após o início da Sprint. C) Apoiar o Time de Desenvolvimento e remover os impedimentos relatados.
No Scrum a colaboração é chave para o sucesso do projeto. O que melhor descreve este princípio? A) Comunicação Osmótica. B) Divulgação do status do projeto. C) Radiadores de Informação. D) Times distribuídos.
Em qual evento acontece a apresentação do trabalho desenvolvido durante a Sprint e tem o objetivo de colher feedback e levantar mudanças no projeto? A) Reunião de Revisão da Sprint. B) Reunião Diária (Daily Scrum). C) Reunião de Retrospectiva. D) Reunião de Planejamento da Sprint.
Ao término da reunião de planejamento da Sprint teremos uma lista de itens selecionado e um objetivo ou meta da Sprint. Quem é o responsável por entregar o que foi acordado durante esta reunião? A) O Dono do Produto. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master. D) Os programadores.
Quem melhor poderia relatar sobre o avanço do projeto em relação ao objetivo de negócio que precisa ser alcançado? A) O Dono do Produto. B) Scrum Master. C) O Time de Desenvolvimento.
Porque contrato que utilizam o modelo “Time and Materials” ou “Unidades Fixas” são preferidos no Scrum ao invés de “Fixed Price” (Preço Fixo)? A) Pois permite a definição de todo o escopo do projeto e facilita sua precificação. B) Pois é mais compatível com a natureza adaptativa de um projeto que utiliza o Scrum. C) Pois ele garante uma maior previsibilidade de relação aos custos e datas de? entrega.
Qual a seguir é uma das três perguntas respondidas pelo time de Desenvolvimento durante a Reunião Diária (Daily Scrum)? A) O que irei fazer até a próxima reunião? B) Qual o esforço que vou gastar na próxima tarefa? C) Quem vai ser o responsável pela próxima tarefa?.
Qual o motivo para que a Reunião Diária ocorra diariamente e em seu Time Box de 15 minutos? A) Porque é o momento apropriado para o Time de Desenvolvimento tire dúvidas sobre o trabalho que estão fazendo. B) Porque permite o time a planejar e dar transparência do trabalho que precisa ser feito até o próximo dia. C) Porque permite que o time informe o andamento do projeto diariamente ao Dono do Produto.
Uma das saídas da reunião de planejamento da Sprint é o Backlog da Sprint. Quem é responsável por distribuir os itens e tarefas ali contidos entre os membros do Time de Desenvolvimento? A) O Líder o time de desenvolvimento. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto. D) Nenhuma das respostas acima.
Em uma abordagem clássica existe o papel de Gerente de Projetos. Qual papel é equivalente ao Gerente de Projetos no Scrum? A) O Scrum Master. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Dono do Produto. D) Este papel não existe no Scrum.
O que acontece durante a reunião de Planejamento da Sprint? A) O Time de desenvolvimento estima todo o Backlog do Produto em detalhe. B) O Dono do Produto avalia o que o time de desenvolvimento irá entregar nas próximas Sprints. C) O Time de Desenvolvimento seleciona os itens do Backlog do Produto com base em sua capacidade produtiva e na meta da Sprint (Sprint Goal).
O Time de Desenvolvimento colocou no meio da Sala um quadro exibindo o status dos últimos testes realizados. Que tipo de ferramenta é esta? A) Radiador de Informação. B) Status Report. C) Comunicação osmótica.
Um ambiente e infra adequadas para um Time Ágil é aquele que facilite o seu trabalho em vários aspectos. O que melhor se enquadra nesta afirmação? A) Espaço para um Radiador de Informação. B) Estações de trabalho separadas para aumentar a privacidade do membro do time. C) Computadores estilizados e personalizado de acordo com o gosto do membro do Time de desenvolvimento.
Quem é o proprietário do Backlog da Sprint? A) O Dono do Produto. B) Apenas o Time de desenvolvimento. C) O Scrum Master. D) Todo o Time Scrum.
Qual prática ágil permite que um desenvolvedor aprenda assistindo outro desenvolvedor produzindo código para uma dada aplicação? A) Programação osmótica. B) Teste Unitário. C) Refatoração de Código. D) Programação em Par.
No Scrum existem vários níveis de planejamento. Que termo ilustra esses diversos níveis de planejamento? A) Planejamento Iterativo Incremental. B) Planning Onion. C) Planning Poker. D) Planejamento em ondas sucessivas.
Durante a reunião de Planejamento da Sprint o Time de Desenvolvimento percebe que a Sprint atual de 2 semanas vai ficar curta demais para comportar os itens que eles se comprometeram e sugeriram aumentar o tamanho apenas da próxima Sprint e depois retornar para o tamanho original de 2 semanas paras das demais Sprints. Isso deveria ser feito? A) Sim, pois o time de desenvolvimento não conseguiria desenvolver tudo em apenas 2 semanas. B) Não. Pois não se deve fazer alterações eventuais na duração da Sprint, apenas se o Time de Desenvolvimento avaliar necessário o aumento de todas as sprints do Projeto, ou seja, no caso de um erro do dimensionamento do tamanho das Sprints. C) Não pois somente o Dono do produto poderia alterar a duração das Sprints.
O que falar para um cliente para tentar convencer a ele sobre os benefícios do Scrum? A) Ele vai receber regularmente software funcionando. B) As mudanças serão bem-vindas e sem custo no projeto. C) O cliente vai ter mais controle sobre o Time de Desenvolvimento. D) Vai demandar menos tempo em reuniões com usuários.
O que melhor descreve um radiador de Informação? A) Um processo automatizado que divulgação de informação via e-mail. B) Um conjunto de regras e boas prática sobre como divulgar de forma ágil a informação. C) Um relatório de status enviado aos envolvidos no projeto. D) Um painel ou quadro fixo que exibe informações atuais do projeto.
Sobre a Reunião Diária (Daily Meeting) com o foco no monitoramento do projeto qual das afirmações abaixo melhor descreve a importância desta reunião? A) Ela ajuda ao Time de Desenvolvimento a entender como estão avançando no projeto e quais são suas questões.. B) Ela é muito boa para passar um status atualizado ao Dono do Produto. C) Ela não possui papel importante no monitoramento do projeto pois as equipes são auto organizáveis. D) Ela permite que o Scrum Master obtenha o % de completude das tarefas com cada membro do time de Desenvolvimento.
Um time de desenvolvimento consegue produzir 4 horas em uma jornada normal de 8 horas de trabalho. Uma história é estimada em 16 horas ideias, qual o tempo necessário para concluir essa história? A) 4 dias B) 3 dias C) 7 dias D) 2,5 dias.
Em uma reunião de Planejamento de Release, os acionistas estão divergindo sobre as funcionalidades que devem embarcar em cada release, por questões de interesse próprio e não pelo desenvolvimento do produto efetivamente. O que deve ser feito nesta situação? A) Pedir ao Presidente da empresa que decida. B) Desenvolver o que for mais simples primeiro. C) Aceitar a opinião do acionista que tem a maior parte da empresa. D) O Dono do produto precisa decidir o que precisa ser desenvolvido e em qual release isso será feito.
O Dono do Produto deseja participar das reuniões diárias (Daily Meeting) com a ideia de ficar mais por dentro do desenvolvimento do projeto. O que fazer no caso de você ser o Scrum Master? A) Não permitir que o Dono do Produto participe. B) Permitir mas alinhar com o Dono do Produto que ele não interfira na reunião, que ele apenas observe. C) Não haveria problemas, pois ele poderia esclarecer a dúvidas e sugerir ideias.
Um Gerente Sênior deseja receber relatórios de status diariamente do andamento do projeto. Quem melhor poderia cuidar dessa demanda? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) Um membro do Time de Desenvolvimento. D) O Gerente de Projetos.
Em uma Sprint de 4 semanas, um membro do Time de Desenvolvimento tirou 1 dia de folga. Ao final da Sprint o time de desenvolvimento não atingiu ao objetivo da Sprint e não concluiu nem a metade do que estava no Backlog da Sprint. A que conclusão podemos chegar? A) A equipe está desmotivada. B) O trabalho era muito complexo. C) O time está sobrecarregado de tanto trabalho. D) O Time não planejou a Sprint corretamente.
Qual o objetivo da reunião Scrum of Scrums? A) Definir o documento de visão do projeto. B) Reunir e apresentar as equipes e suas tarefas. C) Dar início ao projeto Scrum. D) Sincronizar o trabalho de múltiplos time Scrum.
No decorrer de uma reunião de revisão da Sprint (Sprint Review) um membro do Time de Desenvolvimento deseja sugerir ideias para otimizar a comunicação entre o Time. Como você deve proceder no papel de Scrum Master? A) Passar a voz ao membro do Time de Desenvolvimento para expor suas ideias. B) Sugerir ao membro do time que aguarde até a Reunião de Retrospectiva para apresentar essas ideias. C) Registrar as sugestões do membro do time de desenvolvimento. D) Seguir com a reunião e reservar os minutos finais para o membro apresentar as ideias.
Ao longo de uma Sprint o Time de Desenvolvimento percebe que não será possível entregar todas as histórias que foram acordadas na reunião de Planejamento da Sprint. Qual o melhor curso de ação a seguir? A) Aumentar o Time de Desenvolvimento. B) Iniciar o trabalho no regime de horas extras até a entrega. C) Pedir ao Dono do Produto para priorizar os itens e verificar o que poderia não ser entregue nesta Sprint. D) Aumentar o prazo da Sprint.
Um time Scrum deseja reduzir a duração das Sprints até o final do projeto para 2 semanas. O que é mais importante a ser considerado? A) Se o Scrum Master autoriza tal redução. B) Garantir que os testes de regressão e refatoração possam ser finalizados até o final da segunda semana. C) Perguntar se os clientes e StakeHolders podem comparecer na reunião de Sprint Review a cada 2 semanas.
Em um grande projeto de implantação de ERP uma equipe de mais de 60 membros está envolvida no projeto e estão considerando utilizar o Framework Scrum. Qual seria a sua orientação diante do tamanho deste projeto? A) Informar que o Scrum não seria adequado para o projeto. B) Segmentar por área de negócio ou por módulos o ERP para que os times menores possam trabalhar em cada módulo e assim agregar mais valor o trabalho. C) Mesclar metodologias clássicas com o Scrum afim de ter um maior controle sobre o trabalho a ser realizado por um time grande. D) Seguir uma outra metodologia.
Quem é o responsável por colocar em prática as ações de melhoria discutidas durante a Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) Todo o Time Scrum.
Durante a Reunião de Planejamento de Releases, diferentes opiniões de clientes apontam para direções opostas com base em seus interesses. Quem deve decidir o que estará contemplado em cada Release? A) Os clientes. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto. D) O Time de Desenvolvimento.
Qual o meio de comunicação mais eficaz segundo os princípios ágeis? A) Conversa “cara a cara”. B) Documentos compartilhados na rede. C) Vídeo conferência. D) E-mail.
O que melhor explica o conceito de Time-Boxing? A) Aumentar a pressão no time para produzir em menos tempo. B) Trabalhar com planos e prazos apertados. C) Definir um tempo máximo para que algumas atividades aconteçam dentro deste tempo. D) Uma técnica de programação ágil.
Na programação em Par, do que se compõe a dupla? A) Um desenvolvedor e um Analista. B) Dois desenvolvedores. C) Um Desenvolvedor e um Arquiteto. D) Um desenvolvedor e um Testador.
Para que serve a Reunião de Scrum of Scrums? A) Para apresentar um status integrado do projeto ao Dono do Produto. B) Para alinhar as decisões de diferentes Scrum Masters em um projeto de grande porte com múltiplos Times de Desenvolvimento. C) Serve para sincronizar o trabalho entre múltiplos Times de Desenvolvimento e identificar dependências. D) Nenhumas das alternativas acimas.
Que forma de comunicação é a mais produtiva e intuitiva em um time ágil? A) Documentação clara e abrangente. B) Quadros de Tarefas. C) Radiadores de Informação. D) Comunicação Osmótica.
O que é valorizado segundo o Manifesto ágil? A) Documentação abrangente ao invés de software funcionando. B) Responder a mudanças ao invés de seguir um plano. C) Negociar contratos ao invés de colaborar com o cliente. D) Equipe especializada para garantir a maior qualidade do produto final.
O que abaixo faz parte da Definição de Pronto (DoD)? A) Requisitos funcionais. B) Processos de desenvolvimento. C) Duração de uma Sprint. D) Técnicas de estimativa.
Em uma auditoria interna, quem poderia melhor responder sobre como está o andamento do projeto como um todo? A) O Dono do Produto. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master.
O que é o Gráfico BurnDown da Release? A) Mostra as atividades realizadas pelo time de Desenvolvimento. B) Mostra o trabalho restante de uma Sprint. C) Mostra o custo do projeto. D) Mostra o que resta do Backlog do produto ao longo das liberações do projeto.
O que acontece quando uma Sprint é cancelada? A) Todo o Backlog da Sprint retorna para o Backlog do Produto. B) O Time é imediatamente dispensado do projeto. C) Os itens incompletos retornam para o Backlog do Produto e os que foram finalizados são avaliados se podem ser incorporados ao projeto. D) Os itens prontos são colocados em produção e os incompletos são descartados.
Para equipes com mais de um time de desenvolvimento, como o Backlog do produto deveria ser tratado? A) Deve haver um Backlog do produto para cada Time de Desenvolvimento com foco em sua área de negócio. B) Apenas um Backlog do Produto para todos os Times de Desenvolvimento. C) Não deve existir mais de um Time de Desenvolvimento. D) O Scrum Master deve avaliar esta questão.
Quando existe mais de um Time de Desenvolvimento, como devemos tratar a Definição de Pronto (Definition of Done)? A) Cada time precisa definir a sua com base no que será desenvolvido. B) Deve haver apenas um para Todos os Times de desenvolvimento. C) Depende do tamanho dos Times. D) Esta é uma decisão única do Scrum Master.
Como é feita a Definição de Pronto (Definition of Done)? A) É uma tarefa do Scrum Master. B) É definida pelo Dono do Produto e StakeHolders. C) O que for definido como “pronto” pelo Time de Desenvolvimento. D) O que o cliente definir.
Qual o principal papel do Scrum Master? A) Apoiar o Time de Desenvolvimento e remover seus impedimentos. B) Monitorar o trabalho do Time de Desenvolvimento e dar feedback aos StakeHolders. C) Trabalhar com o Dono do Produto para desenvolver o Backlog do Produto. D) Conduzir a Reunião Diária (Daily Scrum).
Quem pode cancelar uma Sprint? A) Scrum Master. B) Dono do Produto. C) Time de Desenvolvimento. D) Cliente.
Para uma Sprint de 1 mês, quanto tempo leva a Reunião de Planejamento da Sprint? A) O tempo que for avaliado pelo Time Scrum. B) 3 horas. C) 4 horas. D) 8 horas.
Em um projeto que utiliza o Scrum, teremos várias releases? A) Verdadeiro. B) Falso.
Qual a sequência correta dos eventos Scrum? A) Sprint 0, Planejamento da Sprint, Reunião Diária, Reunião de Revisão da Sprint, Reunião de Retrospectiva da Sprint. B) Sprint 0, Planejamento da Sprint, Reunião Diária, Reunião de Retrospectiva da Sprint, Reunião de Revisão da Sprint. C) Planejamento da Sprint, Reunião Diária, Reunião de Revisão da Sprint, Reunião de Retrospectiva da Sprint.
Quando podemos considerar um Item do Backlog do Produto como pronto? A) Quanto todo o trabalho relacionado a ele foi concluído. B) Quando ele atende a definição de Pronto. C) Ao final de uma Sprint. D) Quando ele passa nos testes de qualidade.
O que é incorreto afirmar sobre o Time de Desenvolvimento? A) Ele é auto organizado. B) Ele é quem gerencia suas próprias atividades. C) É um time multidisciplinar. D) Deve ter no máximo 12 membros.
O que é ser “Cross-Funcional” no Scrum? A) Significa possuir todas as habilidades em um time para entregar o objetivo da Sprint. B) Ter uma equipe com desenvolvedores e analistas de negócio em um mesmo ambiente. C) Ter um time dividido por área de negócio para facilitar a comunicação no mesmo nível entre ele e garantir uma maior produtividade.
Qual o tamanho ideal de um Time de Desenvolvimento? A) Até 9 membros. B) Entre 3 e 9 membros. C) 9 membros. D) Até 10 membros. .
Qual a diferença entre Backlog do produto e o Backlog da Sprint? A) Eles são criados ao mesmo tempo. B) O Backlog do Produto é geralmente maior que o Backlog da Sprint. C) Eles são geralmente do mesmo tamanho. D) O Backlog do Produto é derivado do Backlog da Sprint.
Qual o tempo máximo recomendado para uma Sprint? A) 20 dias. B) 30 dias. C) 15 dias. D) 10 dias.
Durante a Reunião de Planejamento da Sprint o Time de Desenvolvimento percebe que o volume de trabalho para a Sprint está muito alto e é possível que não dê tempo de finalizar tudo. O que o Time de Desenvolvimento deveria fazer? A) Trabalhar no regime de horas extras. B) Cancelar a Sprint. C) Iniciar a Sprint e ver o que será de fato possível entregar. D) Conversar com o Dono do Produto para ver o que é possível retirar do escopo da Sprint sem que a Meta seja prejudicada.
O que é um evento Timebox? A) É um evento que precisa acontecer em um horário específico. B) O evento deve possuir um tempo mínimo para acontecer. C) O evento possui um limite máximo de tempo. D) É um evento crítico que precisa acontecer imediatamente.
Como a gerência ou alta gestão pode participar de um projeto Scrum? A) Contratar mais membros para o Time de desenvolvimento. B) Atuar com o Dono do Produto na visão estratégica do produto. C) Avaliar o desempenho do trabalho do time de Desenvolvimento. D) Definir critérios de aceitação do produto.
O Time de Desenvolvimento deve possuir: A) Desenvolvedores, analistas e testadores. B) As habilidades necessárias para finalizar todo o Backlog da Sprint. C) No máximo 10 membros. D) Um plano detalhado para concluir todo o trabalho da Sprint.
Quando um Time de Desenvolvimento percebe que não vai dar tempo de entregar tudo o que foi selecionado para a Sprint, a quem ele deve procurar? A) A gerencia funcional. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto.
Quem é responsável por atualizar o Backlog da Sprint após o início da Sprint? A) O Dono do Produto. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master. D) Após o início da Sprint, seu Backlog não deve ser alterado.
O quanto de trabalho um Time de Desenvolvimento deve empregar para garantir a entregas do Itens que ele se comprometeu entregar durante o a Reunião de Planejamento da Sprint? A) Analise, desenvolvimento e teste. B) Se for preciso, o time deve trabalhar após o horário para garantir a entrega. C)Todo o trabalho necessário para entregar um incremento de software funcionando e que atenda a Definição de Pronto. D) Todo o trabalho que der para ser feito na Sprint.
O diretor da empresa procura o Time de Desenvolvimento e pede para seja adicionado na Sprint um item importante que precisa ser logo desenvolvido. O que o Time de Desenvolvimento deve fazer? A) Ignorar o pedido do diretor. B) Adicionar o item a Sprint e remover um de igual valor. C) Adicionar o Item no Backlog do Produto. D) Procurar o Dono do Produto e relatar o ocorrido.
Para garantir uma boa produtividade do Time de Desenvolvimento os itens que foram selecionados para o Backlog da Sprint não devem sofrer alterações ao longo da Sprint. Com base nesse conceito, o que é FALSO afirmar nas alternativas abaixo? A) O Backlog da Sprint pode aumentar com a decomposição de itens e a criação de novas tarefas pelo Time de Desenvolvimento. B) O Backlog da Sprint é completamente detalhado durante a Reunião de Planejamento da Sprint e não sofre mudanças. C) O Dono do Produto pode esclarecer dúvidas do Time de Desenvolvimento ao longo de uma Sprint. D) O Time de Desenvolvimento pode conversar com o Dono do Produto e incluir novos itens caso ele perceba que vai finalizar antes a Sprint.
O que NÃO acontece durante a primeira Sprint? A) O Time de Desenvolvimento entrega software funcionando. B) O Time de Desenvolvimento se compromete com a meta da Sprint. C) O Time de Desenvolvimento decompõe os Itens e cria novas tarefas para o Backlog da Sprint. D) O Time de Desenvolvimento cria um plano completo de desenvolvimento para todo o projeto.
De que forma o Scrum Master garante uma alta performance do Time de Desenvolvimento? A) Apoiando e facilitando as ações do Time de Desenvolvimento, bem como removendo seus impedimentos. B) Mantendo os itens de maior prioridade no topo do Backlog do Produto. C) Impedindo o acesso de pessoas a sala do time de Desenvolvimento. D) Garantindo que o Backlog da Sprint não sofrerá mudanças.
Qual o Time Box da Reunião Planejamento da Sprint (Sprint Planning) para uma Sprint de 2 semanas? A) 8 horas. B) 4 horas. C) 2 horas. D) 1 hora.
Um incremento de software funcionando é liberado para produção ao final de cada Sprint. A) Verdadeiro. B) Falso.
Qual o tamanho máximo de uma Sprint? A) 30 dias. B) Não tão longa a ponto de os riscos aumentarem muito para o projeto. C) Não tão curta a ponde de não produzir um software funcionando. D) Todas as alternativas estão corretas.
No Scrum não existe um Gerente de Projetos. A) Verdadeiro. B) Falso.
Quem é o responsável em definir prioridades no Backlog do Produto? A) O Dono do Produto. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master. D) O diretor da empresa.
De que forma é ordenado o Backlog do Produto? A) Os itens de maior risco no topo do Backlog. B) Os itens de menor valor no topo do Backlog. C) Da maneira que o Dono do Produto achar necessário.. D) Os itens são ordenados por ordem de chegada ao Backlog.
Quem sabe mais sobre o projeto como um todo no sentido de visão de negócio? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento.
Das opções abaixo, qual melhor descreve o papel do Dono do Produto? A) Assegurar que o produto está alinhado com a visão de negócio da empresa e garantir o melhor retorno sobre o investimento (ROI). B) Gerenciar todo o projeto. C) Cuidar para que o Time de desenvolvimento esteja produzindo e sem ociosidade. D) Estimar adequadamente os Itens do Backlog do Produto.
Quem NÃO faz parte do Time Scrum? A) Gerente de Projetos. B) Dono do Produto. C) Scrum Master. D) Time de Desenvolvimento.
Quem faz parte de um Time Scrum? A) Dono do produto, Scrum Master, StakeHolders e Time de Desenvolvimento. B) Dono do Produto, Scrum Master e Programadores. C) Scrum Master, Time de Desenvolvimento e Dono do Produto.
O Scrum Master está com uma grande lista de problemas relatados pelo Time de Desenvolvimento e não está conseguindo resolver todos com rapidez. Oque ele deve fazer? A) Pausar a Sprint. B) Pedir ajuda à gerência e explicar os possíveis impactos e colaborar com o Time de desenvolvimento para priorizar os problemas e atacar os mais críticos primeiro. C) Agendar uma reunião com outros gerentes de projeto e ver o que eles estão fazendo para resolver os seus problemas. D) Explicar ao time que ele não está tendo apoio da Gerência e pedir mais empenho ao Time para não perder o foco da meta da Sprint (Sprint Goal).
Por qual motivo o Scrum Master precisa participar da Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Para formalizar em ata o que está sendo decidido pelo Time. B) Para garantir que todos estão respondendo as 3 perguntas. C) O Scrum Master não precisa participar da Reunião Diária. D) Para elaborar um relatório de status aos StakeHolders.
O Scrum Master possui uma posição de gestão? A) Verdadeiro. B) Falso.
O que melhor descreve o objetivo da Reunião de Revisão da Sprint? A) Ela serve para tratar de lições aprendidas e melhorias no processo de trabalho do Time. B) É uma reunião informal onde é apresentado o software produzido ao Dono do Produto e StakeHolders C) É uma revisão das atividades do Time de Desenvolvimento durante a Sprint D) É uma reunião usada para motivar o time e agradecer pelo trabalho bem feito.
Qual o tamanho máximo da Reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review)? A) 3 horas. B) 4 horas. C) 5 horas. D) 8 horas.
Quem obrigatoriamente precisa estar na Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Todo o Time Scrum. B) O Dono do Produto e o Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master e o Time de Desenvolvimento. D) O Time de Desenvolvimento.
Porque é recomendado que a Reunião Diária (Daily Meeting) aconteça sempre no mesmo local e horário? A) Pois pode ser complicado agendar uma sala. B) Pois a gerencia prefere assim. C) Pois é mais produtivo, pois todos já sabem sempre onde e quando irá acontecer. D) Não existe tal recomendação no Scrum.
O que melhor descreve o Scrum abaixo? A) Um guia de boas práticas de gerenciamento de projetos ágeis. B) Uma metodologia de gestão em ondas sucessivas. C) Um Framework ágil. D) Um padrão de projeto para desenvolvimento de sistemas ágeis.
O que abaixo não é um evento Timebox? A) Sprint. B) Reunião de Revisão da Sprint. C) Reunião de Retrospectiva da Sprint. D) Sprint0.
Como um gerente de uma outra área poderia participar da Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Ele deve entrar em contato com o Scrum Master para facilitar sua participação. B) O Dono do Produto poderia representar o gerente levando suas questões para a reunião, uma vez que apenas o Time Scrum pode participar da Reunião Diária. C) Apenas o Time de Desenvolvimento participa dessa reunião. D) O Scrum Master representaria o gerente por ele não fazer parte do Time Scrum.
Quais dos assuntos abaixo são tipicamente abordados em uma Reunião de Planejamento da Sprint? A) O que fazer e como fazer. B) O que fazer e quem vai fazer. C) O que fazer e quando fazer. D) Qual deve ser o Time de desenvolvimento para a próxima Sprint.
Quando mais de um Time de Desenvolvimento está trabalhando em um único produto, eles devem manter diferentes Backlogs do Produto, cada um segmentado para a área de atuação de cada time. A) Verdadeiro. B) Falso.
Como deve ser formatada a Definição de Pronto quando mais de um Time de Desenvolvimento está trabalhando em um mesmo projeto? A) Cada time de desenvolvimento deve ter a sua própria Definição de Pronto. B) Depende do tamanho do projeto. C) Neste caso o Scrum Master deve definir a melhor opção. D) Deve existir apenas um para todos os Times de Desenvolvimento.
Qual a finalidade do Gráfico BurnDown no monitoramento do projeto. A) Exibir a quantidade de itens que ainda restam na Sprint. B) Exibir a velocidade de cada membro do Time de Desenvolvimento. C) Exibir o trabalho restante em uma Sprint. D) Exibe os riscos mais relevantes do projeto.
Quais são os impactos de não ter uma boa Definição de Pronto? A) Os StakeHolders poderiam não saber se um item está de fato pronto. B) O Time de Desenvolvimento poderia não saber o seu progresso real. C) O Dono do Produto teria dificuldades em avaliar a qualidade da entrega. D) Todas as respostas acima estão corretas.
Em relação a Times auto organizáveis, o que NÃO é correto afirmar? A) A criatividade aumenta. B) A Satisfação do time aumenta. C) O comprometimento do time aumenta. D) A jornada de trabalho do time aumenta.
Quem é o Dono do Backlog da Sprint? A)O Time de Desenvolvimento. B)O dono do Produto. C)Os StakeHolders. D)O Scrum Master.
Um Time de desenvolvimento está com um conflito interno com um dos membros do time. Quem deveria cuidar deste assunto? A) O Dono do produto com apoio do Scrum Master. B) O Scrum Master. C) O gerente funcional (Dono do Recurso). D) O Time de Desenvolvimento.
O que faz o Scrum Master durante a Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) Ele anota tudo para ser registrado em ata. B) Ele evidencia os problemas do time ao longo da Sprint. C)Ele facilita a reunião e participa como um membro do Time Scrum como qualquer pessoa. D) Ele é responsável por registrar todas as dúvidas e definir o plano de ação.
O Dono do Produto não deve ir a Reunião de Planejamento da Sprint sem a meta da Sprint definida. A) Verdadeiro. B) Falso.
O Scrum é uma metodologia com processos completos e bem definidos sobre como desenvolver um software de forma ágil. A) Verdadeiro. B) Falso.
Das opções abaixo o que está correto afirmar sobre o Backlog do Produto? A) Ele é derivado do Backlog da Sprint. B) Os itens maiores ficam no topo do Backlog priorizados para a próxima Sprint C) Ele possui todos os itens bem detalhados para serem usados nas Sprints ao longo do projeto D) Ele possui uma lista ordenada por valor de todos os itens para a conclusão do projeto.
O que não é uma responsabilidade do Time de Desenvolvimento? A) Priorizar os itens do Backlog do produto. B) Estimar a complexidade dos Itens do Backlog do Produto. C) Ajudar a selecionar itens do Backlog do Produto para a Sprint. D) Definir o que pode entrar no Backlog da Sprint.
Quando um trabalho é grande demais para ser decomposto devemos usar Sprints de 30 dias para acomodar as atividades. A) Verdadeiro. B) Falso.
O que melhor descreve o papel do Scrum Master abaixo? A) Líder Servidor. B) Prioriza o Backlog. C) Estima complexidade. D) Gerencia o Time de Desenvolvimento.
O que é FALSO afirmar sobre o Backlog da Sprint? A) O Backlog da Sprint deriva do Backlog do Produto. B) O Backlog da Sprint é definido durante a reunião de planejamento da Sprint. C) Uma vez que a Sprint tenha iniciado, não é recomendável mudanças em seu Backlog ao longo da Sprint. D) O Dono do Backlog da Sprint é o Time de Desenvolvimento.
Nas últimas Sprints o Dono do Produto ficou envolvido com outras atividades e não está disponibilizando tempo suficiente para esclarecer dúvidas do Time de desenvolvimento. O que o Scrum Master deve fazer? A) O Scrum Master deve relatar o problema à gerência. B) O Scrum Master deve reforçar com o Dono do Produto a importância da sua colaboração com o Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master deve servir de “ponte” entre o Time de Desenvolvimento e o Dono do Produto. D) O Scrum Master deve relacionar os impactos e possíveis atrasos em função da ausência do Dono do Produto.
Qual a quantidade de trabalho ideal para o Backlog da Sprint? A) O que o Scrum Master considerar suficiente. B) O que estiver relacionado no plano de liberações para a próxima Sprint. C) O suficiente para cumprir a meta (Sprint Goal). D) A quantidade que o Time de Desenvolvimento considerar sustentável.
O que abaixo melhor define o Backlog da Sprint? A) São itens selecionados do Backlog do produto e completamente detalhados até o fim da Sprint. B) São ordenados pelo Dono do Produto. C) São itens derivados do Backlog do Produto, detalhados o suficiente para os primeiros dias da Sprint. D) O Scrum Master ajuda na estimativa dos itens que irão para o Backlog da Sprint.
Qual o melhor momento para o Time de Desenvolvimento melhorar a forma que está desenvolvendo o software? A) Antes da Sprint iniciar. B) A qualquer momento. C) Após ser aprovado o novo processo na Reunião de Retrospectiva. D) Durante a reunião de Revisão da Sprint.
Qual o tamanho máximo que um Sprint pode ter? A) 2 semanas. B) 3 semanas. C) 4 semanas. D) 1 semana.
Em grandes projetos com mais de um Time de Desenvolvimento, eles devem possuir diferentes Backlog do Produto, isso ajuda a segmentar a área de atuação de cada time e melhora a comunicação entre a equipe. A) Verdadeiro. B) Falso.
Uma vez que o Time de Desenvolvimento tenha sido criado, ele não deve mudar ao longo das Sprints. A) Verdadeiro. B) Falso.
A quem cabe a decisão final sobre a ordenação do Backlog do Produto? A) Ao cliente ou StakeHolders. B) Ao Scrum Master. C) Ao Dono do Produto. D) Ao Time de Desenvolvimento.
Quais questões são tratadas no planejamento da Sprint? A) Melhorias no método de trabalho. B) O papel de cada membro ao longo da Sprint. C) Priorização do Backlog do Produto. D) O que faremos e como faremos.
O que abaixo não é uma responsabilidade do Time de Desenvolvimento? A) Resolver conflitos com o time. B) Estimar os Itens do Backlog do Produto. C) Ordenar o Backlog do Produto. D) Definir o método de trabalho para atender a meta da Sprint.
Quando uma Sprint acaba? A) Quando o Dono do Produto decide. B) Quando todo o trabalho da Sprint acaba. C) Quando a definição de pronto é atendida. D) Quando o tempo (Timebox) acaba.
O que pode acontecer caso o Time de Desenvolvimento não crie ou adote uma Definição de Pronto? A) O cliente pode não ter uma visão se o incremento produzido está de fato pronto. B) Ele poderá ser criado posteriormente ao longo do projeto. C) A definição é uma boa prática no Scrum, mas seu uso não é obrigatório. D) Todas as respostas acima estão corretas.
Quando o Time de Desenvolvimento percebe que está com muito trabalho e não vai conseguir entregar tudo ao longo da Sprint, a quem ele deve procurar para tentar solucionar o problema? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento deve solucionar por conta própria por se tratar de uma equipe auto organizável. D) A gerência.
Quem estima o Backlog do Produto? A) O Dono do Produto. B) O Scrum Master com o Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento.
Qual a importância da meta da Sprint (Sprint Goal)? A) A meta da Sprint não é obrigatória no Scrum. B) Ajuda a garantir que todos os itens do Backlog serão entregues. C) Dá foco ao time ao longo da Sprint pois todos estão cientes para onde estão indo. D) Software funcionando é mais importante que documentar a meta da Sprint.
A medida que o projeto avança e o Time Scrum vai compreendendo a fundo os conceitos do Scrum, que tipo de medidas normalmente acontecem? A) Eles passam a gastar menos tempo na reunião de Retrospectiva da Sprint. B) O Scrum Master poderia ser dispensado do projeto. C) A definição de pronto é mais refinada e melhorada. D) O Time agora já se sente confiante de estimar e detalhar todos os itens do Backlog do Produto e definir datas de entrega mais precisa.
O Diretor da uma empresa que acabou de adotar o Scrum, procura o Time de Desenvolvimento e pede ao time para incluir um item que é urgente na Sprint atual. O que o time de Desenvolvimento deve fazer neste caso? A) Remover um item de mesma complexidade da Sprint atual e incluir a nova demanda. B) O Scrum Master deve ser acionado e impedir o contato do Diretor com o Time de Desenvolvimento. C) O Time de Desenvolvimento deve incluir no Backlog do Produto o item para ser priorizado pelo Dono do Produto na próxima reunião de planejamento da Sprint. D) O Time deve procurar o Dono do Produto e levar a questão até ele.
Qual é uma responsabilidade do Scrum Master? A) Ele ajuda na divisão do trabalho entre o Time de Desenvolvimento. B) Ele monitora a produção do Time de Desenvolvimento. C) Garante que o Scrum está sendo usado de forma correta. D) Faz a moderação da Reunião Diária (Daily Scrum) para garantir que o time está respondendo as 3 perguntas.
O que é entregue ao final de uma Sprint? A) Software funcionando e em produção. B) Um incremento de software funcional e potencialmente utilizável. C) Um incremento de software funcional que atende a “definição de pronto” e que é disponibilizado para o usuário. D) Um documento de lições aprendidas ao longo da Sprint.
Quem é responsável por decompor e criar tarefas ao longo de uma Sprint que já iniciou? A) Não é permitido adicionar mais trabalho a Sprint após o seu início. B) O Dono do Produto em conjunto com o Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master. D) O Time de Desenvolvimento.
Das opções abaixo, o que é exibido em um Gráfico BurnDown? A) A quantidade de tarefas já realizadas. B) A produtividade de cada membro do Time de Desenvolvimento. C) O trabalho que ainda resta na Sprint. D) Os riscos do projeto.
Ao longo de uma Sprint quando é o melhor momento para adicionar uma decomposição de trabalho ao Backlog da Sprint? A) Durante a Reunião Diária. B) Imediatamente. C) Durante a reunião de Planejamento da Sprint. D) Quando o Dono do Produto concordar e fizer sentido.
Quais as habilidades que um Time de Desenvolvimento deve possuir? A) Desenvolvedores e testadores no mesmo time para facilitar a comunicação. B) Saber o mínimo do negócio para priorizar o Backlog do Produto com o dono do Produto. C) As habilidades necessárias para transformar o Backlog da Sprint em softwhttps://www.daypo.net/images/document.pngare funcionando. D) O que for definido pelo time na Reunião de Planejamento da Sprint.
Como é ordenado o Backlog do Produto? A) Itens grandes no topo do Backlog. B) Itens pequenos no topo do Backlog. C) Itens menos complexos no topo do Backlog. D) O que o Dono do Produto decidir.
O que melhor descreve um dos papeis do Dono do Produto? A) Maximizar o valor do trabalho produzido pelo Time de Desenvolvimento. B) Fazer a gestão do projeto e avaliar a produtividade do Time de Desenvolvimento. C) Ajudar na decomposição dos Itens do Backlog da Sprint. D) Garantir que o framework Scrum está sendo seguido pelo Time Scrum e compreendido pelos StakeHolders.
Quem é obrigatório estar na Reunião Diária (Daily Scrum)? A) É uma reunião opcional. B) Apenas os membros do Time de Desenvolvimento. C) O Scrum Master + O time de Desenvolvimento. D) Todo o Time Scrum deve participar e sincronizar o seu trabalho.
Ao final de cada Sprint o Dono do Produto precisar disponibilizar o software funcionando ao usuário final. A) Verdadeiro. B) Falso.
Qual o papel do Scrum Master na Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Fazer um relatório de status para o Dono do Produto poder acompanhar o andamento do trabalho. B) Ajudar com questões do time e decomposição do trabalho. C) Garantir que a reunião não ultrapasse o Timebox de 15 minutos. D) Atuar na priorização de atividades com base nas questões levantadas pelo Dono do Produto.
O que justifica a presença do Scrum Master na Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Ele remove os impedimentos do Time de Desenvolvimento. B) Ele não precisa estar presente na reunião. Ele precisa garantir que ela aconteça. C) Coletar o status do projeto para disponibilizar nos Radiadores de Informação do projeto. D) Nenhuma das respostas acima.
O que podemos afirmar sobre o tamanho de uma Sprint? A) Ela varia a cada Sprint dependendo do que é definido na Reunião de Planejamento da Sprint. B) Ela não pode ultrapassar o Timebox de 30 dias. C) Caso o time termine todo o trabalho, ela pode eventualmente durar menos tempo que o planejado. D) Quando necessário é possível aumentar a duração de uma Sprint para atingir a sua meta (Sprint Goal).
Quando uma Sprint começa? A) Após o pré-jogo ou Sprint0. B) Imediatamente após a Reunião de Planejamento da Sprint. C) Imediatamente após outra Sprint. D) Quando definido pelo Dono do Produto.
Em um novo projeto de uma empresa, o Scrum Master está atuando com o novo Time de Desenvolvimento, mas o time não está achando muito importante fazer logo de início a Reunião de Retrospectiva. O que o Scrum Master deve fazer neste caso? A) Ele deve escalar o problema para a gerência. B) Ele deve conduzir a reunião de forma produtiva até que o Time perceba a utilidade da Reunião de Retrospectiva da Sprint. C) Ele deve não fazer a reunião nas primeiras Sprints até que o Time tenha mais questões para falar na reunião. D) Ele deve retirar a reunião de Retrospectiva até que o Time tenha a necessidade real de realizar a reunião.
Quem sabe mais sobre o projeto como um todo do ponto de vista estratégico? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Cliente.
De que maneira o Scrum Master atua junto ao Time de Desenvolvimento? A) Monitorando o seu trabalho e definindo prioridades. B) Priorizando adequadamente o Backlog da Sprint. C) Blindando o time de ser acessado por pessoas externas ao time. D) Facilitando suas decisões e removendo seus impedimentos.
O Scrum é um processo: A) Empírico. B) Iterativo. C) Simples. D) Hibrido.
O que não se deve discutir na Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) Melhorias do método de trabalho do Time. B) Resultados alcançados e histórias entregues com sucesso na última Sprint. C) Lições aprendidas. D) Melhorias na Definição de Pronto.
Das opções a seguir, qual delas o Time de Desenvolvimento não faz durante a primeira Sprint? A) Desenvolve um incremento de software potencialmente utilizável. B) Refina o Backlog da Sprint. C) Decompõe itens do Backlog da Sprint em tarefas. D) Desenvolve um plano para atender a todo o projeto.
O termo Planning Onion é muito usado para ilustrar o planejamento do mundo ágil. Por que a cebola é usada nessa analogia? A) Porque o planejamento é feito em vários níveis como anéis de uma cebola. B) Porque o planejamento é um ponto crítico e árduo como descascar uma cebola. C) Porque a cebola representa o tempero que não pode faltar em um ambiente ágil. D) Não existe tão termo relacionado a uma cebola no mundo ágil.
O que ocorre ao longo do Planejamento de Liberação (Release Planning)? A) O Time de Desenvolvimento detalha todas as histórias até a último release. B) O cliente participa para definir os custos do projeto até o final. C) O Dono do Produto com apoio do Time de Desenvolvimento cria um plano provisório para entregar funcionalidades a cada release. D) O cliente participa para negociar escopo, custo e prazo neste momento.
Um Time realiza as seguintes entregas (em pontos) por Sprint: 1º com 4 pontos, a 2º com 2 pontos, a 3º com 6 pontos e a 4º que possuía 8 pontos ele entregou apenas a metade. Qual a velocidade deste time? A) 4 pontos. B) 12 pontos. C) 17 pontos. D) 10 pontos.
É fundamental o comprometimento do Time de Desenvolvimento ao selecionar os itens que vão compor o Backlog da Sprint. O que melhor representa este comprometimento? A) Que o time irá trabalhar em regime de hora extra para garantir a entrega. B) O Time de Desenvolvimento precisa estar confiante na estimativa que passou para desenvolver em um ritmo sustentável as entregas previstas no Backlog da Sprint. C) Todos devem assinar a autorização de start do projeto. D) Que o comitê precisa aprovar o que foi selecionado para a Sprint.
Nas ultimas 4 Sprints o time entregou respectivamente os seguintes pontos de história: 12; 10; 16; 10? Qual a velocidade a ser considerada para o planejamento da próxima Sprint? A) 48. B) 12. C) 24. D) 10.
Um Time de Desenvolvimento está estimando os pontos de uma História e avalia que a História está abaixo de uma grande (16) e entre uma média (6) e uma pequena (2). O Time decide por estimar 4 pontos para esta história. Qual a técnica foi utilizada nesta estimativa? A) Fibonacci. B) Estimativa por proximidade. C) Estimativa por comparação. D) Estimativa por Triangulação.
As estimativas por pontos de histórias ou pontos de complexidade não fazem muito sentido para quem não está no Time Scrum. Porque isso acontece? A) Porque a sequência Fibonacci pode não fazer sentido para quem não a conhece. B) Porque é uma estimativa que usa uma unidade de medida complexa. C) Porque ela serve para estimar a complexidade de uma história em relação a outra história e não um esforço em horas. D) É uma técnica que necessita de treinamento para ser entendida.
Em um Time de Desenvolvimento que produz de fato 4 horas de trabalho por dia. Qual seria o tempo necessário para concluir uma História estimada em 8 horas? A) 2 dias B) 1 dia C) 1,5 dias D) 4 dias.
Porque o “Planning Poker” é a técnica preferida pela maioria dos times ágeis para fazer estimativas? A) Pois ela favorece uma maior abstração sobre as Histórias. B) Porque ela mantém anônimo quem estimou facilitando uma estimativa sincera e real. C) Pois ela foca na participação de todos e fomenta a discussão sobre a estimativa.
A reunião diária (Daily Meeting) é um evento importante para o monitoramento do trabalho do Time de Desenvolvimento em relação ao objetivo da Sprint. Por quê? A) Ela ajuda no alinhamento do trabalho que está sendo feito e o que será feito pelo time de Desenvolvimento, bem como quais são os problemas que impedem o avanço do trabalho. B) Ela ajuda a solucionar os impedimentos encontrados no projeto. C) Ela permite que o Dono do Produto esclareça dúvidas e dê o foco necessário ao Time de Desenvolvimento. D) Ela não possui esse intuito, visto que as equipes são auto organizáveis.
O que melhor ilustra ser um Radiador de Informação? A) Um programa que envia e-mail automático com o status do projeto. B) Um quadro na parede da sala do Time de Desenvolvimento exibindo o resultado dos últimos testes. C) Um plano de comunicação atualizado, simples e funcional.
Em um projeto que precisa ser escaldo no Scrum, por ser um projeto muito grande. Qual a melhor maneira de dividir os Times de Desenvolvimento? A) Não devemos utilizar Scrum para projetos muito grande. B) Agrupar por especialidade técnica do Time de Desenvolvimento. C) Deixar que o cliente decida com o Scrum Master a melhor forma. D) Agrupar por área de negócio ou grupo de funcionalidades.
O que melhor você pode dizer a um cliente no sentido de convencer ela a utilizar o Scrum? A) Os usuários serão menos demandados por reuniões de alinhamento. B) Que ele vai receber software funcionando com mais frequência e poderá dar feedback mais cedo ao Time. C) O custo do projeto poderá ser estimado de forma mais precisa. D) Não será preciso formalizar solicitações de mudança, elas serão aceitas sem impacto nos prazos de forma natural.
Quando termina uma Sprint? A) Quando o objetivo da Sprint é atingido. B) Quando o Dono do Produto aceita a entrega. C) Quando o tempo (Time-Box) dela termina. D) Quando o Time de Desenvolvimento termina todo o trabalho.
O que melhor define o termo “Defeito escapado” (Escaped Defect)? A) É um defeito complexo demais para ser ajustado. B) É um defeito não identificado pelo usuário final. C) É um defeito que precisa ser aceito no estágio atual do projeto. D) É um defeito que não foi percebido nos testes e o usuário final o identificou.
De onde vem o nome “Scrum”? A) De uma receita americana de Hambúrguer. B) De uma jogada no Baseball. C) Do Rugby. D) É uma gíria criada entre programadores para métodos ágeis.
Para que serve o calendário Niko-Niko? A) Para dar visibilidade sobre os riscos no projeto. B) Para representar o nível de satisfação da equipe. C) Para monitorar a satisfação do cliente D) Para ajudar no tratamento de dependências entre Times de Desenvolvimento.
Quem possui o melhor entendimento sobre o avanço do projeto em relação do objetivo de negócio da empresa? A) O Dono do Produto. B) O Scrum Master. C) O Cliente. D) O Time de Desenvolvimento.
O que é uma Sprint? A) Uma técnica de estimativa. B) Um período de programação extrema. C) Uma iteração que acontece ao final do projeto Scrum. D) Um evento Time Boxed.
O que melhor define o termo “Time-Boxing”? A) Um tempo mínimo de um dado evento que não pode ser diminuído. B) Um evento que precisa acontecer em um horário específico. C) Define objetivos a serem cumpridos em um evento Scrum. D) Tem um tempo máximo e não pode ser aumentado.
Dos itens a seguir o que NÃO é um princípio do Manifesto Ágil? A) Resposta a Mudanças mais que Cumprimento de Planos. B) Interação entre indivíduos mais que Processos e Ferramentas. C) Negociar contratos mais que colaborar com o cliente. D) Produto funcionando mais que Documentação Extensa.
Com base no Manifesto ágil podemos afirmar que: A) Os requisitos evoluem à medida que o projeto avança. B) Devemos evitar mudanças ao longo de uma Sprint. C) Devemos detalhar bem todos os requisitos. D) Documentação não é importante.
Como é comumente ilustrado os vários níveis de Planejamento em um projeto Scrum? A) No documento de visão. B) No plano de Releases (Liberação). C) Na analogia a uma cebola (Planning Onion). D) Em um gráfico BurnDown.
Quem é responsável por esclarecer todas as dúvidas do Time de Desenvolvimento em relação do Backlog do Produto? A) O Dono do Produto. B) O Scrum Master. C) O Cliente.
Quem participa da Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning)? A) O Dono do Produto e o Time de Desenvolvimento. B) O Scrum Master e o Time de Desenvolvimento. C) O Time Scrum e os StakeHolders. D) Todo o Time Scrum.
O que define a Velocidade de um Time de Desenvolvimento? A) O número de Sprints finalizadas por Release. B) O número de pontos completados a cada Sprint. C) O total de pontos de história em uma Sprint. D) A total de horas produtivas em um dia de trabalho.
Qual a melhor reunião para tratar de lições aprendidas ao longo do projeto? A) Reunião Diária (Daily Meeting). B) Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning). C) Reunião de Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective). D) Reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review).
Em um gráfico BurnDown em que a linha de progresso real está acima da linha planejada o que pode ser concluído? A) O Time está adiantado. B) O Time está atrasado. C) O plano não foi bem feito. D) O escopo aumentou.
Para que é utilizada a técnica MoSCoW? A) Identificar Causas e Efeitos. B) É uma técnica de estimativa. C) Utilizado no monitoramento pelo Dono do Produto. D) Uma técnica de Priorização do Backlog.
Ao final de uma Sprint temos: A) Software funcionando e potencialmente utilizável. B) Todas as especificações concluídas. C) Software testado e em produção. D) Um plano de Release (Liberações).
Em um projeto com Sprints de 2 semanas. Qual é o tamanho da reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review)? A) 8 horas. B) 4 horas. C) 2 horas. D) 1,5 horas.
Uma reunião de Planejamento de uma Sprint foi definida como um evento Time-Boxed de 4 horas. Por qual motivo isso ocorreu? A) O Dono do Produto não tem disponibilidade par um dia inteiro de reunião. B) O tamanho da Sprint neste projeto é de 2 semanas. C) A Sala só pode ser reservada por 4 horas. D) Em acordo o time resolveu reduzir o tempo pois já conhece os requisitos.
Quem é o “Guardião” do framework Scrum? A) O Dono do Produto. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Gerente de Processos. D) O Scrum Master.
Que ferramenta abaixo mostra o trabalho que ainda resta em uma Sprint? A) O Gráfico BurnDown. B) O Status do Projeto. C) O Gráfico de Gantt. D) O Quadro Kanban (ou ScrumBan).
Que papel garante o Retorno do Investimento (ROI), bem como cuida dos interesses dos StakeHolders em relação ao projeto como um todo? A) Patrocinador. B) Scrum Master C) O cliente. D) O Dono do Produto.
Quem determina quando vai acontecer a liberação de uma versão do produto? A) O Scrum Master em conjunto com o Time de Desenvolvimento. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) Os Patrocinadores.
O que não é recomendado acontecer durante uma Reunião Diária (Daily Meeting)? A) O Time de Desenvolvimento relatar os impedimentos. B) O Time relatar o que pretende fazer até a próxima reunião. C) O Dono do Produto recomendar mudanças em uma História de Usuário que perdeu o sentido.
O que melhor define o Backlog da Sprint? A) Uma lista de requisitos que serão entregues em uma Sprint. B) Uma lista com todos os requisitos de um produto. C) Uma lista com erros encontrados ao longo de uma Sprint. D) O débito técnico de um Time de Desenvolvimento.
Quem gerencia o trabalho do Time de Desenvolvimento? A) O Gerente de Projetos. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto. D) O Time de Desenvolvimento.
O que é errado dizer sobre o Gráfico BurnDown? A) Mostra o trabalho restante. B) Mostra riscos identificados. C) Mostra o trabalho já realizado. D) Pode ser exibido em Horas.
O que NÃO é verdadeiro sobre a Definição de Pronto (DoD)? A) Especifica critérios de qualidade do Produto Pronto. B) Pode já existir na empresa ou ser criado para um novo projeto. C) Evolui e pode sofrer mudanças. D) É definido apenas pelo Dono do Produto.
O que NÃO ocorre durante a segunda parte da Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning)? A) O Time de Desenvolvimento cria tarefas a serem executadas durante a Sprint. B) O Dono do Produto colabora com o Time de Desenvolvimento para esclarecer dúvidas. C) É sugerida melhorias na forma do time trabalhar. D) O Time de Desenvolvimento detalha um pouco mais algumas Histórias.
Qual das informações é verdadeira sobre a Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) Usada para demonstrar o produto funcionando ao Dono do Produto. B) Realizada ao término da última Sprint (Fim do Projeto). C) Usada para estimar e priorizar o Backlog do produto. D) Usada para identificar melhorias no processo de trabalho e lições aprendidas.
Uma Sprint do Time de Desenvolvimento entrega as seguintes histórias: A (10 pontos); B (5 pontos) e parte (50%) da História C (8 pontos). Qual a velocidade desse time? A) 15 pontos. B) 10 pontos. C) 8 pontos. D) 23 pontos.
Quem fica responsável por distribuir as atividades para os membros do Time de Desenvolvimento durante a Sprint? A) O líder do Time de Desenvolvimento. B) O Scrum Master. C) O próprio Time de Desenvolvimento. D) O Dono do Produto.
Em que reunião é demonstrado o incremento de software desenvolvido na Sprint? A) Na reunião de demonstração do produto. B) Na retrospectiva da Sprint. C) Na reunião diária (Daily Meeting). D) Na reunião de revisão da Sprint (Sprint Review).
Qual a reunião que o Time de Desenvolvimento sincroniza o seu trabalho? A) Na Reunião Diária (Daily Meeting). B) Reunião Semanal de Status. C) Na Reunião de Ponto de Controle. D) Reunião de Retrospectiva da Sprint.
Em um gráfico BurnDown, o que significa a linha de progresso atual estar abaixo da linha de progresso planejado? A) A performance do time está abaixo do esperado. B) A Performance do time está acima do esperado. C) Foram adicionados trabalhos não planejados. D) O projeto não está sendo bem gerenciado.
Qual abaixo é um exemplo de Radiador de Informação? A) Relatório Gerencial. B) Um Gráfico de Gantt. C) Um quadro Kanban. D) Um plano de comunicação atualizado.
Quem é responsável pelo Planejamento de liberações das versões de um software ao longo do projeto? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) Todo o Time de Desenvolvimento.
Como o Scrum Master pode contribuir para o aumento da produtividade de um Time de Desenvolvimento? A) Ajudando na liderança do Time de Desenvolvimento. B) Facilitando a comunicação do Dono do Produto com os StakeHolders. C) Facilitando e garantindo o entendimento do Scrum e seus processos.
Qual NÃO é um método ágil? A) RUP. B) XP. C) SCRUM. D) FDD.
O que significa uma entrega incremental? A) Liberar o software para produção ao fim da Sprint. B) Entregar uma parte software funcionando ao fim da Sprint. C) Otimizar a velocidade do time a cada Sprint. D) Documentar à medida que o projeto avança.
Para que serve a Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) Estimar histórias de usuário para as próximas Sprints. B) Receber feedback dos StakeHolders. C) Apresentar um incremento de software funcionando e potencialmente utilizável. D) Sugerir ideias para melhoria contínua dos métodos de trabalho.
Como sabemos, a técnica MoSCoW é utilizada na priorização de itens do Backlog. O que representa o “M” do MoSCoW? A) Minimun B) Must Have C) More Value D) Massive.
Qual das afirmativas abaixo está correta em relação a primeira Sprint? A) Cria-se um plano completo para futuras liberações. B) Toda a infraestrutura básica precisa ser desenhada. C) É conhecida como Sprint0 ou “pré-jogo”. D) É desenvolvido uma parte funcional do software.
Quem é responsável por gerenciar o Backlog da Sprint? A) Todo o Time Scrum. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Gerente de Projetos.
O que é a Definição de Pronto (DoD - Definition of Done)? A) É o termo usado para dar início ao trabalho em uma Sprint. B) É definido pelo Scrum Master. C) Não deve sofrer mudanças após o início do projeto. D) É o que define um trabalho como “pronto” ou potencialmente utilizável.
Em um projeto com o prazo bem apertado, o Time de Desenvolvimento percebe que não vai entregar todas as histórias selecionadas para a Sprint por falta de tempo. Como o Time de Desenvolvimento deveria proceder? A) Estender um pouco mais a duração apenas desta Sprint. B) Colaborar com o Dono do Produto para rever o que poderia deixar de ser feito nesta Sprint. C) Mover os itens que não forem finalizados para a próxima Sprint. D) Solicitar o aporte de mais desenvolvedores no Time.
Um time de desenvolvimento tem uma Velocidade de 40 pontos de história. Quantas histórias deveriam ter a próxima Sprint? A) Uma soma de Histórias que totalizem 20 pontos. B) Uma soma de Histórias que totalizem exatos 40 pontos. C) Uma soma de História que totalize em torno de 40 pontos. D) Uma soma de História que totalizem 80 pontos.
O que melhor define o Pilar “Transparência” no Scrum? A) Ambiente de trabalho visível e acessível. B) O framework Scrum compreendido por todos os envolvidos. C) Documentação compartilhada a todos e acessível a qualquer momento. D) Liberdade de alterar requisitos a qualquer momento.
Em qual momento podemos perceber o pilar “Adaptação” acontecendo? A) Em qualquer evento Scrum. B) Na reunião diária (Daily Meeting). C) Na reunião de planejamento da Sprint (Sprint Planning). D) Na Reunião de Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective).
Quando pensamos em um Time multidisciplinar, pensamos em uma equipe composta de: A) Um analista de negócio, um programador e um analista de testes/qualidade. B) Um time com pelo menos um arquiteto. C) Qualquer formação de time que consiga realizar todo o trabalho de uma Sprint. D) Um Arquiteto, um DBA, um programador e um analista de negócios/teste.
O Scrum é: A) Iterativo e Incremental. B) Uma metodologia. C) Utilizado para projetos com time pequenos. D) Um guia de boas práticas.
Em que momento o pilar “Inspeção” ocorre? A) Na reunião diária (Daily Meeting). B) Na reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review). C) No final da Sprint. D) A qualquer momento.
O Dono do produto é o único responsável pelo Backlog do Produto. A) Verdadeiro. B) Falso.
Quem é responsável por garantir o maior valor do produto como um todo? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Cliente.
O papel do Dono do Produto em um projeto de grande porte pode ser representado por um comitê? A) Verdadeiro. B) Falso.
Ninguém além do próprio time de desenvolvimento decide como construir o produto. A) Verdadeiro. B) Falso.
Qual o tamanho ideal de um time Scrum? A) Até 5. B) Até 6. C) De 3 a 9. D) De 3 a 10.
Qual das opões abaixo não é um evento Scrum? A) Reunião de revisão da Sprint. B) Reunião Diária. C) Reunião de Retrospectiva da Sprint. D) Reunião de Revisão Diária da Sprint.
Uma Sprint inicia imediatamente após ao término da Sprint anterior. A) Verdadeiro. B) Falso.
Por qual motivo abaixo a Sprint poderia ser cancelada? A) O Dono do produto não consegue esclarecer as dúvidas do Time de Desenvolvimento. B) O Scrum Master não consegue remover alguns impedimentos. C) O Time de Desenvolvimento está sobrecarregado. D) O Backlog da Sprint perdeu o sentido em relação ao objetivo da Sprint.
Quem pode cancelar uma Sprint? A) O Scrum Master B) O comitê de gestão C) O Dono do Produto D) O Cliente.
O que não acontece na primeira parte da Reunião de Planejamento da Sprint? A) É definida a meta (objetivo) da Sprint entre os membros do Time. B) É estimado o trabalho que pode ser levado para o Backlog da Sprint. C) O Dono do produto colabora nas estimativas do Time de Desenvolvimento. D) Tarefas são criadas com mais detalhes de implementação para os Itens selecionados para o Backlog da Sprint.
O que não é verdadeiro sobre a reunião Diária (Daily Meeting)? A) O Dono do produto pode participar para esclarecer dúvidas. B) É recomendado que seja realizada em um mesmo local e horário todos os dias. C) Apenas o Time de Desenvolvimento participa. D) É um evento Time-Boxing.
Qual o esforço recomendado que o Time de Desenvolvimento deve empregar para cumprir o objetivo da Sprint? A) Análise, desenvolvimento e teste. B) Realizar horas extras caso a produtividade não esteja satisfatória. C) O suficiente para cumprir o objetivo em um ambiente sustentável de trabalho.
Um Scrum Master poderia atender a mais de um Time de desenvolvimento? A) Verdadeiro. B) Falso.
De quem é a responsabilidade de ordenar (priorizar) o Backlog do Produto? A) Do Scrum Master. B) Do Dono do Produto. C) Do Time de Desenvolvimento com o Dono do Produto. D) Do Time de Desenvolvimento.
O que não é um atributo do Backlog do Produto? A) Prioridade. B) Complexidade. C) Responsável. D) Valor.
Sobre o refinamento do Backlog do Produto podemos afirmar que: A) É realizado pelo Scrum Master e Dono do Produto. B) Os itens são decompostos em atividades. C) O Time de Desenvolvimento é o responsável por este trabalho. D) É estimado consumir em torno de 10% do tempo do Time de Desenvolvimento.
Quem acompanha os itens que ainda restam no Backlog do produto? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) Todo o Time Scrum.
Quem poderia alterar o Backlog da Sprint em uma Sprint já em andamento? A) Não é recomendado alterações após o início da Sprint. B) O Dono do Produto. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Scrum Master.
Um Time de Desenvolvimento consegue fazer 4 horas produtivas em um dia de 8 horas. Quantos dias de trabalho o time levaria para concluir uma história estimada em 12 horas? A) 3 dias. B) 2 dias. C) 1 dia. D) Depende da Velocidade.
Quem acompanha o andamento do trabalho do Time de Desenvolvimento com o foco em aferir a velocidade do Time ao longo de uma Sprint? A) O Dono do Produto. B) Todo o Time Scrum. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Scrum Master.
Quando termina uma Sprint? A) Quando os desenvolvedores terminam o trabalho previsto B) Quando o Dono do Produto aceita o incremento produzido C) Quando o seu tempo Time-Box é atingido.
Quem atualiza do Gráfico Burndown da Sprint? A) O Time de Desenvolvimento. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto. D) O Líder do time de Desenvolvimento.
Qual das opções abaixo é um Radiador de Informação? A) O relatório de status do projeto. B) Um programa automático que envia e-mails com status do projeto. C) Um plano de comunicação atualizado. D) Um quadro físico fixado na parede com o andamento das tarefas.
O cliente procura o Time de Desenvolvimento e deseja que o time inclua uma funcionalidade para a próxima entrega. Como o Time de Desenvolvimento deve proceder? A) Adicionar a funcionalidade ao Backlog do Produto B) Solicitar que o Dono do Produto procure o cliente para entender suas necessidades C) Escalar para o Scrum Master D) Estimar a demanda para avaliar a possibilidade de construção na próxima Sprint.
Qual a duração (Timebox) da reunião diária (Daily Meeting)? A) Depende do tamanho da Sprint. B) Sempre 15 minutos. C) O Time de Desenvolvimento deve decidir. D) Todo o Time de Scrum decide qual será o Time-Box durante a reunião de planejamento da Sprint.
Quem cria o objetivo (meta) da Sprint? A) O Scrum Master. B) O Dono do Produto. C) O Time de desenvolvimento. D) Todo o Time Scrum.
Em que momento um incremento produzido deve ser transportado para produção? A) Ao final da primeira Sprint. B) Quando ele atender a definição de pronto (Definition of Done). C) Quando o Dono do Produto decidir. D) Ao final de cada Sprint.
Qual o papel do Gerente de Projetos no Scrum? A) Criar relatórios de Status com a ajuda do Scrum Master. B) Criar o documento de visão do projeto como um todo. C) Manter a alta gestão informado sobre o progresso do projeto. D) Não existe tal papel no Scrum.
O que NÃO é feito durante a Revisão da Sprint (Sprint Review)? A) Fornecer o status da Sprint. B) Receber feedback dos StakeHolders. C) Demonstrar o incremento produzido.
O Dono do Produto insiste com o Scrum Master em participar de algumas reuniões diárias com o Time de Desenvolvimento. O que o Scrum Master deve fazer? A) O Dono do Produto já participa desta reunião. B) O Scrum Master deve impedir a sua participação para não atrapalhar o Time de Desenvolvimento. C) Ele pode permitir a participação do Dono do Produto, mas apenas como ouvinte. D) O Scrum Master deve mediar a reunião para facilitar a comunicação entre o Dono do Produto e o Time de Desenvolvimento.
Qual o nome do jogo em que o Time de Desenvolvimento estima as Histórias comparando sua complexidade com outras histórias utilizando um baralho como ferramenta? A) Jogo da Triangulação. B) Planning Poker. C) Estimativa análoga. D) Planning Cards.
O Scrum Master decide consolidar algumas informações da Sprint em um quadro no meio da sala onde o Time de Desenvolvimento está trabalhando. Que ferramenta ele está utilizando? A) Pool de Informação. B) Comunicação Osmótica. C) Painel de Informação. D) Radiador de Informação.
Em relação do Backlog da Sprint podemos afirmar que o Backlog do Produto é: A) Normalmente maior que o Backlog da Sprint. B) Normalmente mais detalhado que o Backlog da Sprint. C) Normalmente possuem o mesmo tamanho.
O Dono do Produto está utilizando a técnica MoSCoW para priorizar o Backlog do Produto e percebe que um item crítico não poderia deixar de ser implementado já nas primeiras Sprints. Este é um Item: A) Must Have. B) Should Have. C) Could Have. D) Won´t Have.
Qual o objetivo Reunião Diária (Daily Meeting)? A) Formalizar um status do projeto para a alta gestão. B) Estimar tarefas para o Backlog da Sprint. C) Tentar resolver problemas com os membros do time. D) Inspecionar e Adaptar o trabalho que precisa ser feito.
Qual o tempo máximo que uma reunião diária deve levar? A) 1 horas. B) 15 minutos. C) 10 minutos. D) O tempo que for preciso.
O que é correto afirmar? A) O Scrum é uma implementação do desenvolvimento Ágil. B) Scrum e Ágil são conceitos diferentes. C) Scrum é uma metodologia para desenvolvimento ágil. D) Scrum e desenvolvimento Ágil significam a mesma coisa.
O que não é uma responsabilidade do Dono do Produto? A) Colaborar com os StakeHolders para detalhar mais os itens do Backlog. B) Monitorar o trabalho do Time de Desenvolvimento. C) Priorizar o Backlog do Produto. D) Dar feedback durante a reunião de revisão da Sprint.
Como um Backlog do produto deveria ser ordenado? A) Em ordem cronológica de entrada no Backlog. B) Por esforço de desenvolvimento. C) Por custo. D) Por valor de negócio.
Qual abaixo é um papel no Scrum? A) Desenvolvedor. B) DBA. C) Time de Desenvolvimento. D) Gerente de Projetos.
O Scrum define boas práticas e/ou regras para documentação? A) Verdadeiro. B) Falso.
Durante a segunda parte da reunião de planejamento da Sprint, o Time de Desenvolvimento detalha mais os itens em pequenas partes. Como são chamadas essas partes? A) Histórias de usuário. B) Casos de Uso. C) Tarefas. D) Itens.
Porque o Dono do Produto não deve mudar o Backlog da Sprint após o seu início? A) Pois o time tem uma autoridade maior que o Dono do Produto. B) Não haveria tempo para isso após o início da Sprint. C) Pois já foi formalizado o trabalho a ser feito. D) Por isso tiraria o foco do Time de Desenvolvimento do objetivo da Sprint.
O que não é um artefato do Scrum? A) Histórias de usuário. B) Backlog do Produto. C) Backlog da Sprint D) Incremento de Software.
Uma empresa deseja migrar do RUP para o SCRUM, eles têm iterações de 2 meses no RUP. Qual a melhor abordagem para migrar para o Scrum? A) Definir uma Sprint de 2 meses. B) Definir Sprints de 30 dias. C) Estimar em horas a Sprint.
O que é uma Sprint? A) É o total de dias acordado entre o Time Scrum para que um incremento de software potencialmente utilizável seja liberado para produção. B) É o total de dias acordado entre o Time Scrum para que um incremento de software potencialmente utilizável seja liberado. C) É um período em que o time de desenvolvimento trabalhar sobre pressão para garantir um incremento de software potencialmente utilizável. D) É uma reunião para demonstração do que foi construído na última iteração.
Quem pode alterar a prioridade de um item no Backlog do Produto? A) O Scrum Master. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Dono do Produto. D) O Cliente.
O que não é um evento cíclico no Scrum? A) Retrospectiva da Sprint. B) Revisão da Sprint. C) Reunião diária. D) Reunião de inspeção.
O que estaria correto afirmar sobre o Backlog do Produto? A) Ele deve ser priorizado e completamente detalhado pelo Dono do Produto. B) Ele precisa ser definido pelo cliente e refinado pelo Time Scrum. C) Itens de prioridade alta devem ser refinados e estar no topo da lista para as próximas Sprints. D) Todos os itens devem ser refinados.
Faz parte do Backlog da Sprint e geralmente é estimado em horas: A) História de usuário. B) Caso de uso. C) Estimativas. D) Tarefas.
Em que cenário faz sentido ter 2(dois) Backlogs do produto? A) Quando diferentes times de desenvolvimento trabalham em produtos independentes. B) No Scrum deve haver apenas um Backlog do produto. C) Em times grandes onde a comunicação seria prejudicada por compartilhar o mesmo Backlog. D) Sempre que a complexidade aumentar demais a ponto de utilizar apenas um Backlog em projetos grandes.
Quem garante que o Time de Desenvolvimento pegou trabalho suficiente para ser feito ao longo da Sprint? A) O Dono do Produto. B) O Scrum Master. C) O Scrum Master e o Dono do Produto. D) O Time de Desenvolvimento.
O que não é uma responsabilidade do Dono do Produto? A) Priorizar o Backlog do produto. B) Detalhar o Backlog do produto. C) Detalhar o Backlog da Sprint. D) Atualizar o Backlog do produto.
O que ocorre ao final da Sprint? A) Correção de Bug. B) Desenvolvimento de software. C) Revisão da Sprint. D) Testes de qualidade.
O que o time de Desenvolvimento se compromete a entregar ao final de cada Sprint? A) Um incremento de software pronto para ser posto em produção. B) Um incremento de software potencialmente utilizável. C) Todos os itens do Backlog da Sprint finalizados. D) Um incremento de software pronto para o usuário final.
O que é criado durante a primeira parte da reunião de planejamento da Sprint? A) Tarefas para detalhar os itens. B) A meta da Sprint (Sprint Goal). C) O Backlog do produto e suas tarefas.
Em quantas partes é dividida a reunião de planejamento da Sprint? A) 1. B) 2. C) 3. D) 4.
Quais das afirmações abaixo é verdadeira? A) O Time de Desenvolvimento demonstra o produto desenvolvido durante a reunião de revisão da Sprint. B) O Scrum Master cria o relatório de status do que foi feito ao longo da Sprint. C) O Dono do Produto pode alterar o Backlog da Sprint. D) O escopo da Sprint não pode mudar ao longo da Sprint.
Qual o Time-Box para cada parte da reunião de planejamento da Sprint (Sprint Planning), para uma Sprint de 30 dias? A) 15 minutos. B) 1 hora. C) 2 horas. D) 4 horas.
O que acontece por último no Scrum? A) Reunião de revisão da Sprint (Sprint Review). B) Reunião Diária (Daily Scrum). C) Reunião de Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective). D) Reunião de Planejamento da Sprint (Sprint Planning).
O que abaixo NÃO é uma responsabilidade do Scrum Master? A) Blindar o Time de Desenvolvimento dos StakeHolders para evitar pedidos de mudança diretamente ao time. B) Motivar e apoiar o Time de Desenvolvimento. C) Remover os impedimentos do projeto. D) Priorizar os itens do Backlog do produto.
O que mostra o Gráfico BurnDown? A) Os membros do Time de Desenvolvimento. B) Números de itens finalizados. C) Horas de trabalho que ainda restam. D) Tarefas pendentes.
Quantas horas por dia um Time de Desenvolvimento deve trabalhar? A) Em um ambiente sustentável de 8 horas por dia. B) 14 horas por dia. C) O tempo que for preciso para entregar o trabalho no prazo. D) O Scrum Master deve definir.
Qual a unidade de medida que expressa o tempo que o Time de Desenvolvimento leva para planejar uma Sprint? A) Dias. B) Horas. C) Semanas. D) Meses.
Um time de desenvolvimento entrega os seguintes pontos de história abaixo. Porém ainda restam 50 pontos de história a serem entregues nas próximas Sprints. Quantas Sprints ainda serão necessárias? Sprint 1 - 20 Sprint 2 - 15 Sprint 3 - 10 Sprint 4 – 15 Responda: A) 5 sprints. B) 1 Sprint. C) 4 Sprints. D) 2 Sprints.
Quando o Backlog do Produto deve ser repriorizado? A) Quando um novo item entrar no Backlog do produto. B) Ao final de cada Sprint. C) No Início de cada Sprint. D) O Time de Desenvolvimento deve fazer na reunião de planejamento da Sprint.
Como os StakeHolders poderiam avaliar se um dado item do Backlog está finalizado? A) Comparando o que foi feito com o que está escrito na definição de pronto criada pelo time de Desenvolvimento. B) Perguntando o progresso ao Time de Desenvolvimento. C) Perguntando ao Dono do Produto. D) Perguntando ao Scrum Master.
Qual o principal objetivo da Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Permitir que os StakeHolders acompanhem o andamento do projeto. B) O Scrum Master ajuda a distribuir as atividades entre o time. C) Discutir detalhes do trabalho entre o Time de Desenvolvimento apenas. D) Sincronizar com os membros do Time de Desenvolvimento o que foi feito, o que será feito até a próxima reunião e quais são os impedimentos.
O que é uma atividade Timebox? A) É uma atividade que possui uma prioridade maior. B) É uma atividade com um limite máximo de tempo. C) É uma atividade que ocorre em um horário especifico. D) É o tempo necessário para uma atividade.
Qual o principal objetivo da reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review)? A) Demostrar o trabalho realizado ao longo da Sprint ao comitê de gestão. B) Apresentar o status do projeto para o Dono do Produto e StakeHolders. C) Apresentar o incremento de software produzido ao longo da Sprint e receber feedback do Dono do Produto e Stakeholders. D) Apresentar o incremento de software produzido ao logo da Sprint ao Scrum Master.
Qual dos seguintes abaixo NÃO é um papel no Scrum? A) Scrum Master. B) Dono do Projeto. C) Time de Desenvolvimento. D) Dono do Produto.
Que tipo de ferramenta é utilizada para exibir o trabalho restante em uma Sprint? A) Calendário Niko-Niko. B) Quadro de Status. C) Gráfico BurnDown. D) Plano de liberação (Release Plan).
Qual a duração da reunião de Retrospectiva para uma Sprint de 30 dias? A) 1 hora. B) 2 horas. C) 3 horas. D) 4 horas.
O que NÃO aparece em um Gráfico BurnDown? A) O dia em que estamos na Sprint. B) Total de dias da Sprint. C) O Total de horas restantes. D) O número de tarefas restantes.
Que ferramenta mostra o trabalho planejado x realizado em uma Sprint? A) Calendário Niko-Niko. B) O Gráfico BurnDown. C) O Gráfico de Gantt. D) A Histórias de usuário.
O que não é verdade sobre uma Sprint? A) O objetivo de uma Sprint é produzir software funcionando. B) Uma “Release” é geralmente composta de várias Sprints. C) Um incremento de software é liberado para o usuário ao final de cada Sprint. D) É um evento Timebox.
Qual a duração máxima da retrospectiva de uma Sprint de 30 dias? A) 3 horas. B) 2 horas. C) 1 hora.
O que acontece quando um Time de Desenvolvimento não consegue entregar todos os itens que foram comprometidos para a Sprint? A) A Sprint é cancelada. B) A duração da Sprint aumenta. C) O time precisa fazer hora extra e cumprir com o compromisso firmado. D) Os itens não finalizados voltam para o Backlog do Produto.
Qual o melhor horário para realizar a Reunião Diária (Daily Meeting)? A) Após o almoço. B) Às 18:00. C) Antes de sair para o almoço. D) Logo no início do dia.
O Scrum Master é uma espécie de gestor? Ele ocupa uma posição de gestão? A) Verdadeiro. B) Falso.
Quem faz parte do Time Scrum? A) Scrum Master, Dono do Produto e Time de Desenvolvimento. B) Scrum Master, Dono do Produto, Time de Desenvolvimento e StakeHolders. C) Scrum Master, Dono do Produto e Time de Desenvolvimento, Project Owner.
Qual o tamanho recomendado para um Time de Desenvolvimento? A) 10. B) 6 + 3 ou -3. C) 7 + 1 ou -1. D) 3.
Quem precisa estar na Reunião Diária (Daily Scrum)? A) O Scrum Master. B) O Time de Desenvolvimento. C) O Dono do Produto e o Scrum Master. D) Todo o Time Scrum (Scrum Master, Dono do Produto e Time de Desenvolvimento).
Um membro de um novo time de desenvolvimento não vê a necessidade de sua participação na reunião de retrospectiva da Sprint. Ele procura o Scrum Master e pede para não participar. O que deve fazer o Scrum Master? A) Ele deve procurar o Dono do Produto e não o Scrum Master. B) O Scrum Master deve reforçar a importância dessa reunião e insistir na participação do membro. C) O Scrum Master poderia avaliar se o membro tem algo a acrescentar e eventualmente dispensar a participação do membro caso não fosse necessária sua participação.
Quem é responsável por manter o Backlog do Produto orientado conforme a visão de negócio da empresa? A) Dono do Produto + Cliente. B) Time de Desenvolvimento + Dono do Produto. C) Apenas o Dono do Produto. D) Dono do Produto + Scrum Master.
O que é o Scrum? A) É uma metodologia de gestão de projetos. B) Não é um método ágil. C) É um guia de boas práticas. D) É um framework ágil.
Qual a sequência correta dos eventos Scrum abaixo? A) Reunião diária, Reunião de planejamento, Reunião de Revisão da Sprint, Reunião de Retrospectiva da Sprint. B) Reunião de planejamento, Reunião de Revisão da Sprint, Reunião diária, Retrospectiva da Sprint. C) Reunião de planejamento, Reunião Diária, Reunião de Revisão da Sprint, Reunião de Retrospectiva da Sprint. D) Reunião de planejamento, Reunião Diária, Reunião de Retrospectiva da Sprint, Reunião de Revisão da Sprint.
Quem tem o poder de cancelar uma Sprint? A) O Dono do Produto. B) O Cliente. C) O Patrocinador. D) O Scrum Master.
Quem define o escopo do Backlog da Sprint? A) O Dono do Produto. B) O Scrum Master e o cliente. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Dono do Produto com o cliente.
O que podemos afirmar sobre Backlog do Produto e Backlog da Sprint? A) O Backlog do Produto é do mesmo tamanho do Backlog da Sprint. B) O proprietário do Backlog da Sprint é o Dono do Produto. C) O proprietário do Backlog da Sprint é o Time de Desenvolvimento. D) O Backlog da Sprint contém o Backlog do Produto.
Ao longo de uma Sprint o Time de Desenvolvimento percebe que assumiu trabalho demais para a Sprint e percebe que não entregarão tudo a tempo. O que o Time de Desenvolvimento deve fazer? A) Trabalhar no regime de horas extras para garantir a entrega. B) Adicionar mais membros ao Time de Desenvolvimento para dividir o trabalho e paralelizar as atividades. C) Cancelar a Sprint. D) Pedir ajuda ao Dono do Produto para retirar itens da Sprint.
O que compõe o Backlog da Sprint? A) Casos de uso. B) Histórias de usuário. C) Tarefas. D) Itens e tarefas do Backlog do Produto.
O que acontece quando uma Sprint é cancelada? A) Os itens finalizados são avaliados para possível uso e os incompletos são descartados. B) Os itens prontos são avaliados se poderiam ser lançados e os que não foram finalizados retornam para o Backlog do Produto. C) O Time de Desenvolvimento é liberado para outros projetos. D) Todo o Backlog da Sprint volta para o Backlog do Produto.
O que mostra o Gráfico BurnDown da Release? A) A quantidade de itens que faltam do Backlog do Produto para serem entregues ao longo do plano de liberação (Release Planning). B) Demostra o progresso e tarefas finalizadas do Time de Desenvolvimento C) Exibe o avanço previsto x realizado de uma Sprint. D) Mostra a quantidade de trabalho restante de uma Sprint.
Quem é o responsável direto em estimar o Backlog do Produto? A) O Dono do Produto. B) O Scrum Master. C) O Time de Desenvolvimento. D) O cliente.
Em um projeto grande, mais de um Time de Desenvolvimento está trabalhando no mesmo produto. Como o trabalho deveria ser estruturado? A) Cada time deve possuir um Backlog do Produto independente com o foco no escopo do seu trabalho. B) Deve ser mantido o mesmo Backlog do Produto, mas avaliar ter mais de um Dono de Produto por área de negócio para aumentar a comunicação com o Time. C) Manter o mesmo Backlog do Produto para todas as equipes e sincronizar o trabalho ao final de cada Sprint. D) Criar um Sprint de sincronização dos trabalhos ao final da ultima Sprint do projeto afim de resolver questões de dependências entre os times.
Em relação a definição de pronto para projetos com mais de um Time de Desenvolvimento, podemos afirmar que: A) Deve existir uma definição de pronto para cada time com foco em suas diferentes entregas. B) Cada time decide como será a sua e compartilha com os demais times. C) Os Times devem utilizar a mesma definição de Pronto. D) O Scrum Master precisa decidira e melhor que se adapta ao projeto.
Com que frequência os incrementos devem ser integrados em um projeto com mais de um Time de Desenvolvimento? A) É preciso avaliar o melhor momento para integra o trabalho e suas dependências ao longo das Sprints. B) É recomendado criar uma Sprint para integração e tratamento de dependências entre os Time de Desenvolvimento. C) Ao final da última Sprint, pois aumentaria a complexidade realizar este trabalho em todas as Sprints. D) Em cada Sprint o trabalho deve ser integrado entre os Time de Desenvolvimento.
Qual o Time-Box da Reunião de Revisão da Sprint? A) 4 horas. B) Depende do tamanho da Sprint. C) 3 horas. D) 8 horas.
Qual ferramenta serve para medir a satisfação de um Time de Desenvolvimento? A) Pesquisa de satisfação semanal. B) Relatório de Feed Back da equipe. C) Quadro Kanban. D) Calendário Niko-Niko.
O Scrum Master pode ser um membro do time de Desenvolvimento? A) Verdadeiro. B) Falso.
O que acontece durante a primeira parte da Reunião de Planejamento da Sprint? A) É especificado e detalhado todos os itens do Backlog do Produto para em sequência estimar o que será possível levar para a Sprint. B) Os itens que foram selecionados para o Backlog da Sprint são agora detalhados um pouco mais e são criadas tarefas para atender a estes itens. C) É compreendido o que o Dono do Produto deseja que seja feito para a próxima Sprint.
Quem decide quando deve ser atualizado o Backlog da Sprint ao longo de uma Sprint? A) O Time de Desenvolvimento. B) O Scrum Master. C) O Dono do Produto.
Quais as habilidades necessárias para um Time de Desenvolvimento produzir um incremento de software ao final de uma Sprint? A) Design, desenvolvedor, dba e testador. B) Habilidades para desenvolvimento as demais poderiam ser delegadas a outras equipes. C) Em sua maioria deveria ser composta de Desenvolvedores e Analistas de negócio. D) As habilidades necessárias para produzir o incremento de software com base nos itens selecionados para a Sprint.
O que deve ser entregue ao final de uma Sprint? A) Software funcionando e disponibilizado para o usuário. B) Um incremento de software funcional e potencialmente utilizável que atenda a definição de pronto. C) Incremento de software funcionando com uma documentação completa e atualizada. D) Histórias de usuários priorizadas para a próxima Sprint.
Em quais atividades o Dono do Produto se envolve ao longo de uma Sprint? A) Ele participa da Reunião Diária (Daily Scrum). B) Ele atualiza o Gráfico BurnDown da Sprint.. C) Esclarece dúvidas do Time de Desenvolvimento. D) Ajuda ao Time a priorizar as atividades e tarefas.
Um membro do time de Desenvolvimento se propõe a ser responsável por um item do Backlog da Sprint. Qual o melhor momento para ele propor isso? A) Durante a reunião de Planejamento da Sprint. B) Durante a Reunião Diária. C) Nunca. D) A qualquer momento durante a Sprint.
O que abaixo é uma característica da Reunião Diária (Daily Scrum)? A) Possui 15 minutos ou menos. B) É facilitada pelo Líder do Time de Desenvolvimento. C) O Dono do Produto participa. D) O Scrum Master faz as 3 perguntas ao Time de Desenvolvimento.
Como um Scrum Master poderia manter um time produtivo? A) Garantindo que o Time esteja realizando as Reuniões Diárias. B) Apoiando o Time de Desenvolvimento e removendo seus impedimentos. C) Mantendo os itens importantes no topo do Backlog do Produto. D) Impedindo mudanças no Backlog da Sprint após o início da Sprint.
O que melhor define o Scrum? A) Uma metodologia completa para gestão de projetos ágeis. B) Um guia que define as melhores práticas para projetos ágeis. C) Um framework de gestão de projetos ágeis. D) Um conjunto de processos ideal para pequenos projetos ágeis com equipes de até 9 membros.
O que o Time Scrum deve discutir na Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) Métodos de trabalho. B) Lições aprendidas. C) Habilidades necessárias para as próximas Sprints. D) Todas as alternativas acima.
Quais são as 3 perguntas respondidas durante a Reunião Diária (Daily Scrum)? A) O que fiz ontem, o que farei hoje e quais são os impedimentos. B) O que farei hoje, quais são os impedimentos e quando vou finalizar o trabalho. C) Quando vou finalizar o trabalho, o que fiz ontem e o que farei hoje. D) O que impede o meu trabalho, o que farei hoje e como farei o trabalho.
Em que momento é criado o Backlog da Sprint? A) Logo no início do projeto. B) Durante a Reunião de Planejamento da Sprint. C) Ao longo da Sprint. D) Antes da Reunião de Planejamento da Sprint.
A meta da Sprint é criada antes do Backlog da Sprint. A) Verdadeiro. B) Falso.
Quem é o responsável sobre o plano de releases e suas datas de liberação em um projeto Scrum? A) O Cliente. B) O Dono do Produto. C) O Scrum Master. D) O Time de Desenvolvimento.
Qual o tipo de processo no qual o Scrum é baseado? A) Empírico. B) Híbrido. C) Dinâmico. D) Clássico.
Qual o tempo máximo que uma Reunião Diária pode levar? A) 1 hora. B) 20 minutos. C) 15 minutos. D) Depende do tamanho da Sprint.
O que é discutido durante a Reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review)? A) Melhorias no processo de trabalho. B) Boas práticas de desenvolvimento. C) O resultado da Sprint. D) Tocas as alternativas acima.
Qual o tempo máximo da Retrospectiva da Sprint? A) 15 minutos. B) 1 hora. C) 2 horas. D) Depende do tamanho da Sprint.
Quem precisa “seguir” o que está escrito na definição de Pronto (DoD)? A) Todo o Time Scrum. B) A equipe de testes. C) O Time de Desenvolvimento. D) O Dono do Produto.
O que é incorreto afirmar sobre o Dono do Produto? A) Ele é o responsável pelo Backlog do Produto. B) Apenas ele pode cancelar uma Sprint. C) Ele pode acumular também o papel de Scrum Master. D) Não pode haver mais de um Dono do Produto para um projeto.
Quando o Dono do Produto deve tomar a decisão de liberar o software produzido para produção, ou seja, para o usuário? A) Ao final do projeto. B) Ao final de uma Sprint C) Quando ele atender a Definição de Pronto. D) Quando fizer sentido.
Em que momento devemos mudar um membro do Time de Desenvolvimento? A) Quando o gerente funcional solicitar o recurso. B) Quando for preciso, mas levando em consideração uma certa perda de produtividade do time como um todo. C) A cada Sprint para promover a disseminação de informação entre os funcionários da empresa. D) Nunca, pois perderíamos o foco na entrega. .
O quanto de trabalho ou empenho um Time de Desenvolvimento deve empregar em uma Sprint para entregar o que foi selecionado? A) Análise, desenvolvimento, testes e qualidade. B) A quantidade que for preciso dentro de um ambiente sustentável. C) O máximo possível, se preciso for, o Time deve trabalhar no regime de horas extras para garantir a entrega. D) 50 horas semanais.
Em uma Sprint que já iniciou, quando o Time de Desenvolvimento pode adicionar uma nova tarefa ao seu Backlog? A) Quando o Scrum Master avaliar necessário. B) Nunca. C) Quando fizer sentido para o Dono do Produto. D) Tão logo o novo trabalho necessário seja identificado.
Qual das alternativas abaixo não é um papel no Time Scrum? A) Dono do Projeto. B) Scrum Master. C)Time de Desenvolvimento.
Que termo melhor define um Scrum Master? A) Desenvolvedor. B) Gerente. C) Líder Servidor. D) Chefe.
Quando termina uma Sprint? A) Quando todo o trabalho já foi feito. B) Quando o Dono do Produto determina. C) Quando o time percebe que não vai entregar tudo a tempo. D) Quando o seu tempo acaba.
O que é exibido no Gráfico BurnDown da Sprint? A) Quantidade de tarefas concluídas. B) Quantidade de trabalho restante. C) Quantidade de trabalho executado por cada membro do time. D) Custo restante do projeto.
Quem é o dono do Backlog da Sprint? A) O Dono do Produto. B) O Time de Desenvolvimento. C) Todo o Time Scrum. D) O Scrum Master.
Quais dos objetivos abaixo fazem parte da Reunião de Planejamento da Sprint? A) Entender que funcionalidades o Dono do Produto deseja para a próxima Sprint. B) Atualizar o planejamento de Release com datas para cada entrega. C) Medir a velocidade do Time de Desenvolvimento. D) Analisar novos possíveis funcionalidade a serem adicionadas no Backlog do Produto.
Qual o melhor momento para realizar a Reunião de Retrospectiva da Sprint? A) Ao final da última Sprint. B) Sempre que uma nova release for liberada. C) Sempre ao final de cada Sprint. D) Quando for de fato necessário.
Para uma Sprint de 2 semanas, qual a duração da Revisão da Sprint (Sprint Review)? A) 1 hora. B) 2 horas. C) 3 horas. D) 4 horas.
O que melhor descreve o objetivo da Reunião de Revisão da Sprint? A) É usada para lições aprendidas. B) A velocidade do time é medida neste momento. C) É uma reunião de demonstração, onde os StakeHolders dão feedback do incremento apresentado. D) É uma reunião onde também se avalia o desempenho de cada membro e cada membro do time recebe feedback do trabalho realizado.
Quem é o responsável direto pelas estimativas no Backlog do Produto? A) StakeHolders. B) Time de Desenvolvimento. C) Scrum Master. D) Dono do Produto.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.