Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONLCA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
LCA

Description:
CRIMES AMBIENTAIS

Author:
AVATAR

Creation Date:
10/12/2018

Category:
Others

Number of questions: 32
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Compete à Justiça Federal processar e julgar o crime ambiental de caráter transnacional que envolva animais silvestres, ameaçados de extinção e espécimes exóticas ou protegidas por compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. CERTO ERRADO.
SÃO EXCLUDENTES DE ILICITUDE DA LCA ESTADO DE NECESSIDADE (MATAR A FOME) AUSÊNCIA DE POTENCIAL CONHECIMENTO DA ILICITUDE PARA PROTEGER LAVOURAS, POMARES E REBANHOS DA AÇÃO PREDATORIA OU DESTRUIDORA DE ANIMAIS, DESDE QUE LEGAL E EXPRESSAMENTE AUTORIZADO POR SER NOCIVO O ANIMAL, DESDE QUE ASSIM CARACTERIZADO PELO ÓRGÃO COMPETENTE CERTO ERRADO.
A pessoa física se submeterá a três tipos de sanções Pena Privativa de Liberdade; Penas Restritivas de Direitos; Multa CERTO ERRADO.
O recolhimento domiciliar da lei LCA deverá ser realizado sem vigilância, ou seja, não cabe monitoramento CERTO ERRADO.
Na Lei de Crimes Ambientas a interdição temporária de direitos está relacionada a não obtenção de benefícios, auxílios, subvenções e participação em licitação. Se o crime cometido pela pessoa física for doloso, esta INTERDIÇÃO perdura por 5 anos. Caso seja culposo, vigora esta INTERDIÇÃO pelo prazo de 3 anos. CERTO ERRADO.
as penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas” são: a) multa (art. 18); b) restritivas de direitos (art. 22); c) prestação de serviços à comunidade (art. 23). CERTO ERRADO.
As penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são: I - suspensão parcial ou total de atividades; II - interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade; III - proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações. CERTO ERRADO.
SURSIS, segundo CP, é aplicado para condenação criminal de até 2 anos. Já no procedimento dos crimes ambientais pode ser concedido o SURSIS quando condenado o réu em até 3 anos, ampliando o que dispõe a lei geral CERTO ERRADO.
É PROIBIDO A TRANSAÇÃO PENAL EM CRIME AMBIENTAL, desde que diante de uma IPMO e reparado o dano ambiental ou provado impossível repará-lo. CERTO ERRADO.
a perícia de constatação do dano ambiental, sempre que possível, fixará o montante do prejuízo causado para efeitos de prestação de fiança e multa aplicáveis ao crime ambiental CERTO ERRADO.
Se o animal estiver na lista do IBAMA dos animais ameaçados de extinção, a competência será da justiça federal CERTO ERRADO.
Crime ambiental praticado contra Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira, que são considerados patrimônio nacional, se submetem a competência da Justiça Estadual, pois somente quando os bens afetados são de patrimônio da União é que a competência será da Justiça Federal CERTO ERRADO.
aplicação da agravante exige que a reincidência seja específica CERTO ERRADO.
SÃO CIRCUNSTÂNCIAS QUE ATENUAM A PENA: I - baixo grau de instrução ou escolaridade do agente; II - arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada; (O arrependimento posterior ambiental tem natureza jurídica de atenuante de pena, enquanto o previsto no CP tem natureza de minorante). III - comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental; IV - colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental CERTO ERRADO.
MUTILAÇÃO DE ANIMAIS PARA FINS ESTETICOS NÃO É CRIME EX: CORTAR RABO DE ROTVAILLER CERTO ERRADO.
Um cidadão capturou um animal da fauna silvestre em um parque nacional e, após ter saído do local, foi abordado por fiscais do IBAMA, que o autuaram imediatamente. O cidadão disse aos fiscais que capturou o animal apenas para a sua recreação e a de seus netos. Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de aspectos legais a ela relacionados. O cidadão, por pretender realizar mera atividade de recreação e de contato com a natureza por meio do animal, não cometeu qualquer infração ambiental. CERTO ERRADO.
Para que um espécime seja considerado como pertencente à fauna silvestre brasileira, é necessário que todo seu ciclo de vida ocorra dentro dos limites do território brasileiro ou de águas jurisdicionais brasileiras CERTO ERRADO.
A prática de rinha no Brasil, desde que não seja realizada com animais silvestres, não se caracteriza como crime de maus tratos, em decorrência do fato de esta ser uma atividade típica de diversas regiões do país. CERTO ERRADO.
A pena de um infrator que cometa crime ambiental poderá ser atenuada, caso ele manifeste seu arrependimento por meio da reparação do dano provocado ao meio ambiente CERTO ERRADO.
Considera-se crime contra a fauna pescar em lugares interditados por órgão competente CERTO ERRADO.
Caracteriza-se como crime contra a flora o transporte de motosserras sem a licença do órgão competente CERTO ERRADO.
Considere que um fazendeiro, nos limites de sua propriedade rural, abata espécime da fauna silvestre brasileira sem autorização do órgão competente, visando a proteger seu rebanho da ação predatória do animal. Nessa situação, o ftao é atipico, pois a legislação ambiental expressamente prevê essa excludente. CERTO ERRADO.
Constitui crime, previsto na lei N° 9.605/98, a realização de experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, para fins didáticos ou científicos, ainda que, para tanto, não existam recursos alternativos CERTO ERRADO.
(CESPE / Procurador - AGU / 2010) A configuração do fato típico consistente em introduzir espécime animal no país, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente, deve ser apurada e julgada pela justiça comum estadual, já que não há ofensa de bem, serviço ou interesse da União, de suas entidades autárquicas ou empresas públicas. CERTO ERRADO.
(CESPE / Procurador - TCE-BA / 2010) Com base em precedente do STJ, a aplicação de sanção administrativa — exercício do poder de polícia — somente se torna legítima, considerando-se o princípio da legalidade, quando o ato estiver definido em lei como infração administrativa. Caso se trate de crime cometido contra o meio ambiente, apenas o competente juízo criminal, em regular processo penal, pode impor as penalidades previstas na Lei n.º 9.605/1998 — Lei de Crimes Ambientais. CERTO ERRADO.
(CESPE / Promotor - MPE-RN / 2010) Não é crime o desmatamento de floresta nativa em terras de domínio público, sem autorização do órgão competente, quando a conduta for necessária à subsistência imediata e pessoal do agente. CERTO ERRADO.
(CESPE / Promotor – MPE-ES / 2010) Nos crimes contra a fauna, a pena é aumentada até o triplo se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração. CERTO ERRADO.
(CESPE / Defensor Público – DPE-PI / 2009) Admite-se a responsabilidade penal da pessoa jurídica em crimes ambientais desde que haja a imputação simultânea do ente moral e da pessoa física que atua em seu nome ou em seu benefício, uma vez que não se pode compreender a responsabilização do ente moral dissociada da atuação de uma pessoa física, que age com elemento subjetivo próprio. CERTO ERRADO.
(CESPE / Escrivão – PF / 2009) Com relação à responsabilidade penal da pessoa jurídica, tem-se adotado a teoria da dupla imputação, segundo a qual se responsabiliza não somente a pessoa jurídica, mas também a pessoa física que agiu em nome do ente coletivo, ou seja, há a possibilidade de se responsabilizar simultaneamente a pessoa física e a jurídica. CERTO ERRADO.
CESPE / Analista de Atividades - IBRAM / 2009) Entre as penas restritivas de direito aplicáveis ao agente que praticou crime ambiental, incluem-se suspensão total de atividade e recolhimento domiciliar CERTO ERRADO.
(CESPE / Analista de Atividades - IBRAM / 2009) A pessoa jurídica poderá ser responsabilizada penalmente pela prática de crime ambiental, estando sujeita a pena de prestação de serviços à comunidade. CERTO ERRADO.
(CESPE / Analista de Atividades - IBRAM / 2009) Além dos requisitos previstos na Lei n.o 9.099/1995, a prévia composição do dano ambiental é requisito para a formulação da proposta de transação penal nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo. CERTO ERRADO.
Report abuse Consent Terms of use