Administração financeira

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Administração financeira

Description:
Capítulo 7 e 8

Author:
AVATAR

Creation Date:
21/10/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Qual deve ser realizada a operação do SIAFI? Por meio de um sistema Por meio da internet Por meio de um software Por meio de um aplicativo .
A operação do SIAFI é realizada por meio da internet, devendo apenas dispor de microcomputador e impressora com as características mínimas que possibilitem a navegação no SIAFI, via web Verdadeiro Falso .
Qual instrumento de segurança que o SIAFI dispõe com a finalidade de assegurar que todos os atos e fatos foram corretas de tempestivamente registrados no sistema? Registro de operadores Conformidade Registro de Gestão COMUNICA-SIAFI.
A conformidade é o instrumento de segurança de que dispõe o SIAFI, com vistas a garantir a inexistência de fraudes e de outros usos indevidos do dinheiro público ou do sistema. Verdadeiro Falso .
Visa garantir a fidelidade das informações gerada pelo sistema? Conformidade Transações COMUNICA-SIAFI celulas .
Como poderão ser registradas as conformidades? Com restrição e sem restrição Somente com restrições Somente sem restrições Como registro de Gestão e de operadores .
Quais são os tipos de Conformidade previstos? De Registro de gestao, a cargo da UG De Operadores, a cargo da UG Contábil, a cargo da DFM Orçamentária, a cargo da DGOM De Controle Interno a Cargo do CCIMAR.
Consiste na certificação do estudo dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no SIAFI e da existência de documentos hábeis que comprovem as operações? Conformidade do resguardo de Gestão Conformidade Contábil Conformidade de operadores .
Tem por finalidade precípua verificar se os registros de atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial efetuados pela UGE foram realizados em observância às normas vigente existe documentação que suporte as operações registradas. Conformidade de Registro de Gestão Conformidade Contábil Conformidade de Operadores .
Qual transação permite as UG verificar o cronograma anual de encerramento contábil de cada mês no SIAFI? >CONFECMES >CONRAZAO >CONCONTA >BALANCETE .
O OD em seu substituto serão formalmente designado pelo titular da UGE e constarão no Rol de Responsáveis, não podendo ter função de emitir documentos. Verdadeiro Falso .
De quem é a responsabilidade pela registro da conformidade de Registro de Gestão? Agente Fiscal da UGE Ordenador de Despesas Agente Financeiro Operador de SIAFI da UGE .
À responsabilidade pelo registro de Conformidade de registros de Gestão é do Agente Fiscal, tendo como substituto, Oficial ou Servidor assemelhado, à exceção do ________e do ________. OD e Agente Financeiro Gestor da Cx de economia e Gestor de Municiamento Gestor de Municiamento e Oficial IM Chefe do departamento de Intendencia e Oficial IM .
Os registros contábeis devem ser efetuados dentro do meio de competência. Verdadeiro Falso .
Tem por finalidade Precípua assegurar que, no nível da UG, somente estão habilitados acessar o sistema os usuários devidamente credenciados? Conformidade de Registro de Gestão Conformidade de Operadores Conformidade Contábil .
Quem será habilitado automaticamente, pela DFM, como eventual substituto para realizar conformidade de operadores? Agente financeiro Agente Fiscal Ordenador de Despesa Substituto Servidor Civil assemelhado a oficial .
Visa registrar o resultado dos exames procedidos nos processos e outras peças contábeis das UG da MB, representando a assinatura do balancete mensal da UG, para todos os fins legais, inclusive tomadas e prestações de contas exigidas pelo TCU. Conformidade Contábil Conformidade de operadores Conformidade dos Registros de Gestão .
Sistema que possibilita a comunicação, por nota, utilizando a rede SIAFI, entre as unidades de controle interno, setoriais e de assessoria de controle externo (TCU) e as UG vinculadas, entre unidade setoriais dos vários ministérios e a entre a STN/TCU e qualquer UG on-line ou órgão? Transação SIAFI SENHA-SIAFI COMUNICA-SIAFI.
Na Marinha do Brasil o sistema COMUNICA-SIAFI deve ser usado, exclusivamente, para assuntos conotados ao SIAFI verdadeiro Falso .
Como é denominado o sistema de credenciamento para acesso ao SIAFI e que objetiva assegurar os autorizado do SIAFI? COMUNICA-SIAFI SENHA-SIAFI Senha-Rede.
A quem compete escolher os usuários do sistema e solicitar a DFM o seu credenciamento para ao acesso ao SIAFI? Ordenador de Despesa UG CCIMAR DGOM.
A escolha dos usuários deve recair sobre militares os servidores de inteira confiança do agente Fiscal Verdadeiro Falso .
Por ocasião do credenciamento, os perfis e níveis de acessos atribuídos pela DFM estão relacionados: As Atividades das UG e as Funções dos respectivos usuários Ao tipo de UG e suas atividades Ao tipo de UG e as atividades dos usuários As atividades dos usuários na UG.
O que deverá ser feito para cadastramento inicial do usuário no SIAFI? Mensagem para DFM Ofício para DGOM Mensagem para o STN Ofício para o CCMIAR .
Quem efetuará o registro que credenciamento dos usuários no sistema (SIAFI), e enviará à UG a senha provisória? DFM, após recebimento de mensagem para cadastramento inicial CCIMAR, após recebimento de mensagem para cadastramento inicial DGOM, após recebimento de mensagem para cadastramento inicial STN, após recebimento de mensagem para cadastramento inicial .
Apos à DFM realizar o registro e credenciamento do usuario no sistema, esta enviará uma senha provisória e deverá ser entregue em envelope lacrado (reservado e pessoal) ao ordenador de despesa. Verdadeiro Falso .
Por ocasião do cadastramento inicial do usuário no SIAFI, caso este tenha preenchido as alíneas GOLF e HOTEL, referente a mensagem de cadastramento enviada à DFM, a senha provisória será enviado por e-mail criptografado pelo Argos para caixa postal do Agente Financeiro. Verdadeiro Falso .
Excepcionalmente, nos casos de extrema necessidade, a DFM informará a senha ao usuário por intermédio do meio mais rápido disponível, desde que não comprometa a segurança do sistema. O que é feito para caracterizar essa excepcionalidade? A UG deverá inciar a mensagem para cadastramento inicial do usuario com a expressão “EMERGÊNCIA” A UG deverá inciar a mensagem para cadastramento inicial do usuario com a expressão “SENHA” A UG deverá inciar a mensagem para cadastramento inicial do usuario com a expressão “EMERG” A UG deverá inciar a mensagem para cadastramento inicial do usuario com a expressão “URGENTE”.
A UG deverá solicitar o cadastramento de quantos operadores de entrada de dados (digitadores) Dois No mínimo dois Três No mínimo três .
Quem responderá integralmente pelas consequências decorrentes de ações ou omissões de sua parte que possam pôr em risco ou comprometer a exclusividade do conhecimento das informações ou das transações a que a sua senha lhe der acesso? O usuário O OD Agente Financeiro Agente Fiscal .
Deverá ser observado pelo usuário, relativamente à segurança das informações geradas pelo sistema, excetuando: Não revelar fato o informação de qualquer natureza de que tenha conhecimento por força de suas atribuições. Manter absoluta cautela quando da exibição de dados em tela o impressora, a fim de que pessoas não autorizadas não tome conhecimento Mantenha sua senha individual e trocar periodicamente sua senha Se alguém utilizar a sua senha, pode cometer atos em seu nome, tudo sobre sua total responsabilidade Independente usuário estiver utilizando a sua senha, qualquer ato cometido será de responsabilidade de quem, estiver utilizando o sistema no momento do ocorrido.
Quando será realizado o descredenciamento de usuários do SIAFI? Quando ocorrer passagem função Quando ocorrer afastamento, mesmo que temporário, do serviço Por decisão de caráter administrativo do OD Por decisão de caráter administrativo da DFM.
A senha definitiva (secreta) é atribuída pelo próprio usuário e está associada diretamente ao seu respectivo CPF Verdadeiro Falso .
Qual o formato da senha fornecida pela DFM quando do cadastramento, que credencia usuário a iniciar o acesso ao sistema? NOVA9999 SIAFI999 SENHA99.
Como é denominado a senha fornecida pela DFM quando do cadastramento, que credencia usuário a iniciar o acesso ao sistema? Senha provisória (reservada) Senha provisória (secreta) Senha definitiva (reservada) Senha definitiva (secreta).
Não é uma característica de senha definitiva: Ter no mínimo 6 e no máximo 12 caracteres Ser constituída por caracteres alfabéticos ou alfanuméricos Não começar com a palavra NOVA Não ser igual o nome do próprio usuário Ser diferente das duas últimas senhas, nos casos de alteração.
Cite uma característica que a senha definitiva deverá obedecer: Ser constituída apenas por caracteres alfanuméricos Ser diferente das três últimas senhas, nos casos de alteração Obrigatoriamente deverá começar com a palavra “NOVA” Ter no mínimo quatro e no máximo oito carácteres .
O SIAFI possui um dispositivo de segurança que bloqueia o acesso do usuário não autorizado, quando este digitar a senha definitiva, incorretamente, três vezes consecutivas. O que deverá ser feito para o usuário ter novo acesso ao. SIAFI? Solicitação de nova senha provisória à DFM, por mensagem Solicitação de nova senha provisória à STN, por mensagem Solicitação de nova senha provisória ao OD, por mensagem Solicitação de nova senha provisória à SOF, por mensagem .
Cite as formas de bloqueio realizado pelo dispositivo de segurança para acesso ao SIAFI: No momento em que ocorre a queda de energia Quando usuário digitar a senha definitiva, em corretamente três meses consecutivos Sem as que não forem utilizadas para acesso ao sistema durante 30 dias consecutivos Senhas em que o ordenador de despesa solicitar o bloqueio.
Agrupamento de diferentes transações destinadas a possibilitar que um determinado usuário possa executar tarefas correlatas? Perfil Senha-SIAFI Comunica-SIAFI Níveis de acesso.
É a maneira pelo qual o SIAFI delimita o grau de atuação das UG e de seus usuários, respectivamente? Níveis de acesso Perfil.
Quais são os níveis de acesso em relação as unidade gestores previstos atualmente, na Marinha do Brasil? Nível 1 e Nível 2 Nível 1 e Nível 3 Nível 2 e Nível 3 Nível 2 e Nível 4 .
Qual o nível de acesso onde o campo de atuação é o da própria UG, somente permitindo cadastramento de usuários do nível 1. São cadastradas neste nível todas as UG da MB exceto UG Setoriais e UG de relatores do PM? Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4.
Qual o nível de acesso, onde o campo de atuação abrange todas as UG da MB, permitindo o cadastramento de usuário nos níveis 1 e 3. São cadastradas neste nível todas as UG de relatores de PM e o UG Setoriais. Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 .
Em relação aos usuários, qual o nível permite ao usuário digitar e consultar dados de sua própria UG? Nível 1 Nível 3.
Em relação aos usuários qual o nível permite ao usuário digitar e consultar dados de sua própria UG e de todas as UG da MB? Nível 1 Nível 3.
É o sistema de controle de acesso utilizado na rede de comunicação Serpro? Senha-SIAFI Senha-rede Comunica-SIAFI.
É responsável por recepcionar um usuário da rede, executando a validação da sua identificação e senha para acessa-la? Senha-Rede Senha-SIAFI.
Tem por objetivo assegurar o controle de acesso à rede de comunicação Serpro, permitindo, a usuário, uma forma de interação amigável para seleção do sistema que pretende utilizar? Comunica-SIAFI Senha-SIAFI Senha-Rede.
O processo de credenciamento compreende as seguintes ações: Atribuição do nível de acesso às UG, feita pela DFM Atribuição do nível de acesso às UG, feita pela STN Implantação de transações, realizada pelo Serpro Atribuição de perfis, a cargo da DFM Habilitação dos usuários, o de acesso foi autorizado pelas unidades, a cargo da DFM.
O que o sistema SENHA-SIAFI específica, por meio de um processo de credenciamento? Usuários autorizados acessar o SIAFI Níveis de acesso às UG, de cada usuário, respectivamente Perfis e transações que cada usuário pode acessar. UG autorizadas a acessar o SIAFI.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.