Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONADMINISTRACAO PUBLICA BRASILEIRA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
ADMINISTRACAO PUBLICA BRASILEIRA

Description:
Somente Questões de Exercícios e Avaliações

Author:
ST Ramos
(Other tests from this author)

Creation Date:
24/08/2018

Category:
Others

Number of questions: 50
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Selecione somente as alternativas verdadeiras em relação à estrutura e funcionamento da administração pública: a. São exemplos de empresas públicas: a Fundação Nacional da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Fundação Nacional do Índio. b. O objeto das fundações públicas deve ser uma atividade de interesse social, evidentemente exercida sem intuito de lucro, tal qual educação, saúde, assistência social, pesquisa científica e proteção ao meio ambiente. c. Empresas públicas podem ser definidas como pessoas jurídicas de direito privado, integrantes da administração indireta, instituídas pelo Poder Público mediante autorização de lei específica e com capital exclusivamente público, criadas para a exploração de atividades econômicas ou para a prestação de serviços públicos. d. Sociedades de economia mista podem ser definidas como pessoas jurídicas de direito público, integrantes da administração indireta, instituídas pelo Poder Público, mediante autorização de lei específica, sob a forma de sociedade anônima, com a participação obrigatória de capital privado. e. As autarquias desempenham atividades típicas da administração pública e estão sujeitas a controle da pessoa jurídica que as criou. Só podem ser criadas ou extintas por meio de lei ordinária.
Considerando as ideias de Montesquieu expressas na obra O Espírito das Leis (De I'esprit des lois), assinale somente as alternativas verdadeiras: a. Sustentou a necessidade de um poder exercer o controle, tendo a capacidade de limitar os outros poderes. b. Afirmou que em um Estado, para que exista liberdade política, os três poderes (Legislativo, Judicial e Executivo) não devem ser reunidos na ”mão” de um único órgão. c. Afirmou que o poder só pode ser limitado pelo próprio poder. d. Admitiu que o homem investido no poder tende, inconscientemente, a dele abusar até que encontre limites. e. Descreveu a existência de três funções distintas: a função administrativa, a legislativa e a judicial.
O Decreto-Lei nº 200/67 criou dispositivos para organização da administração federal e estabeleceu diretrizes para a reforma administrativa. Selecione somente as alternativas verdadeiras para as diretrizes dessa reforma: a. Determinava a criação das Empresas Nacionais de Turismo e Telecomunicações. b. Prescrevia que a administração pública deveria se guiar pelos princípios do planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle. c. Extinguia o poder moderador do Estado. d. Fixava princípios, conceitos e estruturas, determinando providências consistentes com preceitos claros de organização e funcionamento da máquina administrativa. e. Estabelecia a distinção entre a administração direta e a indireta.
De acordo com os princípios, estruturação e funcionamento da administração pública, analise as proposições, selecionando somente as afirmações verdadeiras: a. A administração pública deve sempre agir de acordo com o que estiver previsto por lei, ser dirigida igualmente para todos, agir de maneira correta, ser transparente em todos os seus atos, de maneira que consiga atingir todos os objetivos almejados pelo Estado. b. A igualdade social deve ser um dos principais objetivos a ser alcançado pelos órgãos públicos. O setor público deve modificar a distribuição de renda e riqueza entre as pessoas e regiões, procurando torná-la a mais igualitária possível. Esta é uma função do setor público que abrange a área provedora de bens e serviços. c. Os princípios que regem e norteiam toda a atividade da administração pública e que se encontram expressos no caput do Art.37 da Constituição Federal de 1988 são: legalidade, indisponibilidade do interesse público, moralidade, publicidade e eficiência. d. A administração pode ser pública ou privada. A administração privada é voltada para o que é público, ou seja, tem como objetivo maior os interesses do particular, seja o de proprietários ou de acionistas de uma empresa. e. Administração indireta é o conjunto de pessoas jurídicas (desprovidas de autonomia política) que, vinculadas à administração direta, têm a competência para o exercício, de forma descentralizada, de atividades administrativas. .
Quais foram os fatos históricos que constituíram as bases da origem do Estado nacional brasileiro? Assinale duas respostas como sendo verdadeira. Escolha uma ou mais: a. Declaração de Independência. b. Proclamação da República. c. Elevação do Brasil à condição de Reino Unido de Portugal. d. Vinda da Família Real em 1808.
Qual a principal característica da administração pública no período compreendido entre a era colonial, a monarquia e a República Velha? Escolha uma: a. Melhorias na estrutura administrativa. b. Administração centrada no rei. c. Falta de estrutura e de unidade. d. Caráter patrimonialista.
A presença dominante do Estado, a proteção contra a concorrência, o controle administrativo dos preços e a criação de um limite artificial da oferta, de vantagens e de subsídios na compra de matérias-primas são características de qual período da formação do Estado brasileiro? Escolha uma: a. Governo Geral. b. Era Vargas. c. Vice-reinado. d. Império.
Toda a atuação da administração pública deve ter como foco principal o interesse público e sua satisfação. O princípio da administração pública que tem como fundamento o postulado da isonomia e que impede que os atos administrativos sejam praticados visando interesses pessoais do agente ou de terceiros, devendo ater-se ao que está previsto na lei é: Escolha uma: a. Impessoalidade. b. Legalidade. c. Continuidade dos serviços públicos. d. Publicidade.
Apesar dos particulares poderem fazer tudo o que a lei não proíba, a administração pública só pode fazer o que a lei permite. Esta afirmação se refere a qual princípio da administração pública? Escolha uma: a. Publicidade. b. Eficiência. c. Legalidade. d. Moralidade.
O Estado tem a responsabilidade de regular a atividade econômica através de leis e disposições administrativas. Devido a esse fato se torna possível realizar o controle de alguns preços, regular monopólios e proteger os direitos do consumidor contra ações danosas. Qual a função do Estado relacionada com esse aspecto? Escolha uma: a. Econômica. b. Reguladora. c. Estabilizadod. Controladora.ra. d. Controladora.
Assinale somente as alternativas verdadeiras, de acordo com as principais caracteristicas da administracao colonial segundo a sintese historica de Caio Prado Junior: a. eficacia b. centralizacao c. carater legal dos procedimentos d. profissionalismo e. formalismo.
Dentre as diversas medidas implementadas após a transferência da família real para o Brasil, podemos destacar como correta: a. instituicao do conselho nacional de defesa b. criação do parque de exposição do realengo, na cidade do rio de Janeiro c. criação da Real Academia Militar d. Introdução da musica como disciplina obrigatória nas escolas.
Selecione somente as alternativas verdadeiras sobre a estrutura e funcionamento da administração publica: a. As autarquias caracterizam-se pelo desempenho de atividades tipicamente estatais b. As fundações públicas devem ser de interesse social exercida sem o intuito de lucro c. As agências reguladoras são exemplo de autarquias d. O Ministério da Defesa e as Forças Armadas não fazem parte da administração pública e. O Banco Central do Brasil é uma empresa pública.
Marque a opção correta em relação ao principio da legalidade a. A disciplina depende da lei b. Todo ato administrativo é legítimo enquanto não for revogado ou declarado nulo c. Só é permitido fazer o que a lei autoriza ou permite d. É necessário inidicar no atos administrativos a sua fundamentação.
Marque a opção que apresenta um exemplo de autarquia: a. Serviço de Processamento de Dados (SERPRO) b. Fundação Nacional do Índio c. Agencias reguladoras d. Petrobras S. A.
Selecione somente as afirmações verdadeiro em relação ao Estado brasileiro: a. Os anos 1980, apelidados de a “década perdida”, foram marcados pela crise mundial do segundo choque do petróleo (1979), pela elevação dos juros da dívida externa, crise fiscal no Brasil e erros na intervenção do Estado na economia. b. A partir de 1967 com o Decreto-Lei nº 200, uma nova forma de Estado começava a ser desenhada no Brasil, em que a administração pública passou a ser fortemente centralizada. c. Desde o período colonial (1500-1822), passando pelo Imperial (1822-1889) até a República Velha (1889-1930), o país viveu sob a égide do Estado burocrático, em que o patrimônio público se confundia com o privado. d. A principal contribuição do governo Itamar Franco foi o Plano Real, um programa de estabilização econômica que promoveu o fim da elevada inflação que já durava quase quarenta anos no Brasil. e. No período a partir de 1930, com a assunção ao poder de Getúlio Vargas, diversas medidas foram tomadas com o intuito de transformar o Estado patrimonialista em um Estado burocrático.
Selecione somente as opções quanto às mudanças relacionadas à implantação da administração pública gerencial no Estado brasileiro. a. Constitucional. b. Cultural. c. Na gestão. d. Tributária. e. Institucional.
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado tinha como principal proposta inaugurar a chamada “administração gerencial”. Assinale a única mudança coerente com esse período: Escolha uma: a. Enfraquecimento da ação reguladora do Estado b. Manutenção da forma de arrecadar receitas, selecionar e remunerar as carreiras do Estado c. Criação das "agências executivas” e das "organizações sociais" d. Criação do regime único dos servidores públicos e extinção do "regime de emprego público".
Assinale as duas alternativas que apresentam características corretas quanto à fragilidade e ineficácia da administração pública colonial. Escolha uma ou mais: a. Formalismo b. Altruísmo c. Mimetismo d. Centralização.
A Revolução de 1930 pode ser considerada um marco para a modernização do Estado nacional, uma vez que significou: Escolha uma: a. A passagem do Brasil agrícola para um Brasil industrial b. A introdução de conceitos da administração burocrática gerencial c. O ingresso do Brasil na ONU d. A fundação da DASP.
Marque a opção que contém o fato que deu início a uma série de mudanças no governo de Getúlio Vargas: Escolha uma: a. Racionalização burocrática do serviço público b. Racionalização do patrimonialismo c. Criação do Plano de Metas. d. Implantação de medidas de comando e controle.
O Estado brasileiro, entre os diferentes modelos contemporâneos de Estado federal, apresenta características resultantes das singularidades histórico-culturais que lhe são próprias. Assinale a opção correta em relação ao Estado brasileiro: Escolha uma: a. O Estado-membro é pessoa jurídica com capacidade política para manifestar-se em nome da estrutura federal (é autônoma) e representa o Estado no plano internacional (é soberana) b. Os Estados-membros da Constituição Federal não podem incorporar-se, subdividir-se, desmembrar-se e os municípios serem criados, incorporados, fundidos e desmembrados c. Descentralização do poder soberano pelo município. d. O Estado, representado pela República Federativa do Brasil, é o detentor da soberania, os outros entes (Estados e municípios) possuem autonomia.
Assinale a opção correta em relação à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil: Escolha uma: a. A Constituição Federal estabeleceu sistema de repartição de competências entre os entes político-administrativos, que visa promover o equilíbrio federativo. b. A União Federal, pessoa jurídica de direito público com capacidade política, pode manifestar-se em nome próprio, mas não em nome da federação. c. O Senado pode criar e aprovar projetos relacionados com competências dos Estados-membros. d. A organização político-administrativa brasileira compõe-se de União, Estados, Distrito Federal, territórios e municípios.
O regime federativo estabeleceu o sistema de separação de poderes em três grandes órgãos do Estado, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com as funções básicas de administrar, fazer leis e julgar. O poder no legislativo federal é exercido pelo(a): Escolha uma: a. Assembleia Constituinte. b. Congresso Nacional. c. Câmara de Deputados. d. Senado.
O período que durou cerca de 40 anos e aos poucos foi se tornando inadequado às mudanças na economia brasileira, no ciclo de industrialização, na urbanização, assim como pela organização política das camadas urbanas, que geraram novos conflitos de interesse dentro dos setores dominantes, entre as classes sociais e entre as regiões, foi: Escolha uma: a. Nova República. b. República da Espada. c. República Oligárquica. d. República Velha.
Selecione somente as alternativas verdadeiras relacionadas com os elementos indissociáveis do Estado: a. Povo é o componente humano, submetido juridicamente ao Estado, localizado em um determinado território e organizado livremente, de acordo com a sua vontade. b.Governo soberano é o componente que conduz o Estado, que detém e exerce o poder absoluto emanado do povo. c. Território é o componente que conduz o Estado, detém e exerce o poder absoluto emanado do povo. d. Território é o limite dentro do qual o Estado exerce o seu domínio soberano sobre pessoas e bens e compreende a extensão circunscrita pelas fronteiras, às águas territoriais, o ar e o subsolo correspondentes. e. Governo soberano é o componente humano, submetido juridicamente ao Estado, localizado em um determinado território e organizado livremente de acordo com a sua vontade.
Selecione somente as alternativas verdadeiras em relação à evolução histórica do sistema de administração pública no Brasil: a. O período histórico entre 1985 e 1989 apresentou um grande avanço com características de uma administração pública tipicamente burocrática. b. O Decreto-Lei nº 200 e a reforma administrativa dele decorrente foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerado como um primeiro momento de administração gerencial no Brasil. c. Desde o período colonial (1500-1822), passando pelo Imperial (1822-1889) até a República Velha (1889-1930), o país viveu sob a égide do Estado patrimonialista, em que o patrimônio público se confundia com o privado. d. No período a partir de 1930, com a assunção ao poder de Getúlio Vargas, diversas medidas foram tomadas com o intuito de transformar o Estado patrimonialista em um Estado burocrático. e. A administração pública gerencial foi inicialmente pensada a partir do final do regime colonialista, quando as nações tiveram de se mobilizar para recuperar suas economias e modernizar indústrias, a fim de alcançar um novo patamar de bem-estar social.
Assinale a opção que apresenta o princípio fundamental correto prescrito pelo Decreto-Lei nº 200/67: Escolha uma: a. Avanço das mudanças do Estado com administração patrimonialista para um Estado com uma administração gerencial. b. Diretrizes gerais para um novo plano de classificação de cargos. c. A necessidade de fortalecimento e expansão do sistema democrático sobre o qual se estabeleciam diversas regras. d. Retração das empresas estatais (sociedades de economia mista e empresas públicas), bem como de órgãos independentes (fundações públicas) e semi-independentes (autarquias).
Assinale a alternativa correta em relação ao sistema de tripartição dos poderes adotado no Brasil: Escolha uma: a. O Poder Judiciário é exercido pelo Supremo Tribunal Federal. b. Os poderes da união são independentes e harmônicos entre si. c. A relação entre o Poder Executivo e o Legislativo traduz a forma de Estado adotada no Brasil. d. Todas as entidades federativas possuem os três poderes.
Assinale a opção que apresenta a principal característica do Estado Federativo: Escolha uma: a. Divisão de competências entre os entes federados e participação dos Estados-membros nas decisões nacionais. b. Eletividade dos mandatários e temporalidade dos mandatos. c. Soberania e autonomia dos entes federados. d. Relação rígida entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo.
Selecione somente as opções verdadeiras em relação às políticas públicas: a. O Plano Plurianual pode ser definido como o instrumento legal de planejamento de maior alcance no estabelecimento das prioridades e no direcionamento das ações do governo. b. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) guiará o Plano Plurianual guiará na destinação de recursos para ações do governo provenientes do Plano Diretor. c. O Plano Diretor é uma lei federal de caráter obrigatório para municípios com mais de 200 mil habitantes que estejam em área de influência de empresas ou atividades que causem impacto ambiental. d. As respostas não atenderão e oferecerão às expectativas e demandas de todos os grupos da sociedade, em função da seleção de prioridades. e. São exemplos de ferramentas úteis no desenvolvimento de políticas públicas, no caso de um município, o Plano Diretor e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A respeito do tema controle da administração pública, selecione somente as afirmativas verdadeiras: a. Podem ser apontados como exemplo de ato de controle externo a apreciação das contas do Executivo e do Judiciário pelo Legislativo. b. O controle no momento do exercício pode ser prévio (antecede o ato), concomitante (acompanha a realização do ato) e posterior (após a prática do ato). c. O controle legislativo abrange os atos do Poder Executivo e alguns do Poder Judiciário. d. A fiscalização inclui o sistema de controle externo exercido por cada um dos poderes em relação aos outros. e. Podem ser apresentados como exemplo de controle prévio quando o Senado Federal autoriza os municípios a contrair empréstimos externos.
Selecione somente as opções verdadeiras sobre as características da “Concessão de Serviço Público”: a. Realizado por prazos curtos de até 10 anos. b. Ocorre apenas mediante licitação, na modalidade de concorrência. c. Concessão é um instrumento de descentralização do serviço público. d. Transfere a execução de serviço público para particulares, por prazo certo e determinado. d. É voltada exclusivamente para serviços de caráter social.
Selecione somente as opções verdadeiras sobre a administração pública: a. A administração direta compreende as seguintes categorias de entidades: autarquias; empresas públicas; sociedades de economia mista e fundações públicas. b. Administração indireta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas políticas do Estado com competência para o exercício de atividades administrativas. c. As entidades da administração indireta são vinculadas aos ministérios em cuja área de competência estiverem enquadradas. d. A administração direta é constituída dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. e. A administração pública é subordinada ao poder político e pode ser considerada algo que o governo utiliza para atingir fins definidos.
O controle da administração pública, segundo o momento do exercício, pode ser: Escolha uma: a. De legalidade ou mérito. b. De ofício ou provocado. c. Legislativo, judicial ou administrativo. d. Prévio, concomitante ou posterior. e. Interno ou externo.
Assinale a opção correta quanto ao controle da administração pública. Escolha uma: a. Os decretos editados pelo governador que violem dispositivos legais não estarão submetidos ao controle legislativo, mas apenas ao controle judicial de constitucionalidade. b. Devido à cláusula de reserva de jurisdição, a administração pública não pode declarar a nulidade dos seus próprios atos, devendo ingressar com a ação judicial cabível para tanto. c. As entidades integrantes da administração indireta exploradoras de atividade econômica e que não prestem serviços públicos não estão submetidas ao controle do Tribunal de Contas. d. O controle exercido pela administração direta sobre as autarquias é finalístico, externo e administrativo e não se baseia na subordinação hierárquica.
O poder público, não dispondo de recursos financeiros, pode delegar a execução material de serviço público a um particular que possa explorá-lo e dele se remunerar. Esse tipo de prestação de serviços públicos por empresas concessionárias e permissionárias pode ser definido como uma: Escolha uma: a. Transferência de titularidade. b. Desconcentração por outorga. c. Descentralização por outorga. d. Descentralização por delegação.
Complete a frase com a opção correta: “Os serviços públicos...” Escolha uma: a. Podem ter a sua titularidade transferida a particular, mediante concessão, precedida de autorização legislativa específica. b. Constituem obrigação do poder público, que pode prestá-los diretamente ou mediante concessão ou permissão a particular. c. Somente podem ser prestados por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. d. Devem ser prestados pelo poder público, exclusivamente, podendo ser delegados à entidade integrante da administração indireta criada para esse fim.
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 pormenorizou em seu Capítulo VII (artigos 37 a 41), regras gerais e diversos preceitos relativos à administração pública, que tratam, por exemplo: Escolha uma: a. Da responsabilidade civil das empresas privadas. b. Da não obrigatoriedade de licitações. c. Das diretrizes de atuação da Câmara dos Deputados. d. Do regime de previdência.
Sobre políticas públicas é correto afirmar que: Escolha uma: a. Podem ser caracterizadas como planos que tenham expectativa de gerar resultados que atendam ao interesse público. b. Correspondem a direitos não assegurados pela Constituição Federal ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade (ou pelos poderes públicos). c. São um conjunto de ações e decisões do governo que podem ser voltadas, na maioria das vezes, para a solução de problemas políticos da sociedade. d. Só podem ser formuladas por iniciativa dos Poderes Executivo ou Judiciário, a partir de demandas e propostas da sociedade, em diversos seguimentos.
A reforma administrativa no Brasil, realizada por meio do Decreto-Lei nº 200/67, representa um avanço na ruptura da rigidez burocrática. Selecione somente as afirmações verdadeiras: a. Adotou os princípios da meritocracia e o combate ao nepotismo e à corrupção. b. Buscou atribuir maior operacionalidade às atividades econômicas do Estado. c. Reeditou o modelo patrimonialista do Brasil Colônia. d. Pode ser entendida como a primeira experiência de implantação da administração gerencial no país. e. Aumentou o dinamismo operacional por meio da descentralização funcional.
Selecione somente as afirmações verdadeiras em relação às reformas administrativas no Brasil: a. A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi o primeiro movimento de reforma administrativa do país. b. Atualmente, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), possui a competência nos assuntos pertinentes à modernização administrativa do Governo Federal. c. De acordo com o referido plano, no núcleo estratégico do aparelho de Estado a propriedade ideal deveria ser a pública, não a estatal. d. Em 1995 iniciou-se a reforma gerencial do Estado. Com a finalidade de incrementar a governança estatal foi criado o Ministério da Administração e Reforma do Estado(MARE) no governo de Fernando Henrique Cardoso. e. A reforma do Estado é impulsionada na direção da troca da responsabilidade direta pelo desenvolvimento econômico e social pela função de promoção e regulação através da ressignificação do seu papel. .
A administração pública, ao longo da formação do Estado brasileiro, foi e é marcada por três grandes momentos. Assinale a opção que indica a evolução histórica correta dos modelos de administração: Escolha uma: a. Bem-estar social, burocrático e gestão. b. Burocrático, patrimonialista e gerencial. c. Patrimonialista, burocrático e gerencial. d. Gerencial, burocrático e neoburocrático.
São entidades da administração pública indireta que prestam serviços públicos e executam atividades típicas do Estado de forma descentralizada. Devem ser criadas por lei específica, ter personalidade jurídica própria de Direito Público, capacidade específica, autonomia administrativa e financeira, sujeitas ao controle ou tutela do Ministério respectivo. Escolha uma: a. Fundações públicas. b. Sociedades de economia mista. c. Empresas públicas. d. Autarquias.
Com a volta de D. João VI a Portugal, em 1821, assume o poder D. Pedro I, que, em 1822, proclama a Independência. Em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira, definindo quatro poderes constituídos. Assinale a opção que apresenta o poder que não existe na atual Constituição Federal (1988). Escolha uma: a. Moderador. b. Executivo. c. Legislativo. d. Judiciário.
São entidades equiparadas às empresas públicas, instituídas em virtude de lei federal e de cujos recursos participe a União, quaisquer que sejam suas finalidades: Escolha uma: a. Autarquias. b. Instituições financeiras. c. Sociedades de economia mista. d. Fundações públicas.
Sobre a administração pública é correto afirmar: Escolha uma: a. É o conjunto das instituições que, reunidas, dão “corpo” ao Estado. Sua função é prestar serviços públicos, atendendo às necessidades do cidadão e da coletividade. b. A administração indireta é composta por órgãos integrantes dos três poderes, que possuem competências específicas. c. A administração direta é composta por entidades que possuem personalidade jurídica própria, ora de direito público e ora de direito privado. d. Federal: administração pública direta, indireta e gerencial.
Assinale a opção correta em relação ao princípio da especialidade: Escolha uma: a. Fica estabelecido que todas as pessoas integrantes da administração indireta de qualquer poder ou esfera administrativa só podem ser instituídas por lei. b. Fica estabelecido que toda pessoa integrante da administração direta deve ser submetida ao controle (político, institucional, administrativo e financeiro) pela administração direta a qual está vinculada. c. Nenhuma entidade pode ser instituída com finalidade genérica, ou seja, a atividade a ser exercida deve ser consignada na lei, de forma descentralizada, pela entidade criada. d. Fica estabelecido que a administração pública só pode fazer o que está previsto em lei.
Fundações públicas são entidades instituídas por Decreto e devem ter seu Estatuto registrado no registro competente. Sobre as fundações públicas é correto afirmar: Escolha uma: a. São pessoas jurídicas administrativas que prestam serviços públicos e executam atividades típicas do Estado de forma descentralizada. b. Não possuem finalidade lucrativa e desempenham atividades de interesse público, não exclusivas do Estado, como nas áreas de educação, saúde, cultura, etc. c. São exemplos de fundações públicas o Banco do Brasil, a Petrobras e a Eletrobrás. d. Podem assumir a forma de S/A, sociedade civil, sociedade comercial ou outra forma admitida por lei.
São pessoas jurídicas que prestam serviços públicos e realizam atividades específicas da administração pública ou exploram atividades econômicas. Essa definição combina com entidades da administração pública: Escolha uma: a. Tanto da direta, quanto da indireta. b. Apenas da indireta c. Apenas da direta. d. Tanto da indireta, quando da gerencial.
Report abuse Consent Terms of use