Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONATIVIDADE AVALIATIVA L. PORTUGUESA 9º ANO

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
ATIVIDADE AVALIATIVA L. PORTUGUESA 9º ANO

Description:
CRASE, FIG. DE LINGUAGEM

Author:
AVATAR

Creation Date:
31/10/2012

Category:
Languages

Number of questions: 30
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Assinale a alternativa correta em relação à fonte de publicação. metrô. S.m. Sistema de transporte coletivo urbano, sobre trilhos, de tração elétrica, total ou parcialmente subterrâneo. (http://pt.wikipedia.org). Metrô. Surgiu em 1863, em Londres, movido por uma locomotiva a vapor. Nos dias atuais, por não interferir no trânsito rodoviário, por ser rápido e cada vez mais confortável, é o meio de transporte mais popular e eficaz nas grandes cidades. (Mário Quitana. Sapato furado. São Paulo: FTD, 1998). Metrô. Há noites em que o túnel silencioso do sono é unicamente iluminado, aqui e ali, pelos olhos verdes dos fantasmas. (Dicionário de Língua Portuguesa Larousse Cultural – Nova Cultural). metrô. S.m. Sistema de transporte coletivo urbano, sobre trilhos, de tração elétrica, total ou parcialmente subterrâneo. (Dicionário de Língua Portuguesa Larousse Cultural – Nova Cultural).
Leia o poema abaixo: Vem navio Vai navio Vir navio Ver navio Ver não ver Vir não ver Vir não ver Ver não vir Ver navios (CAMPOS, Haroldo de. Música popular e moderna poesia brasileira). Assinale a alternativa que indica corretamente a figura de linguagem que prevalece no poema acima. antítese gradação anáfora ironia.
Assinale a alternativa em que o texto esteja em sentido figurado. Foram os chineses que descobriram um dos mais antigos fenômenos naturais: o magnetismo. Enrolo no corpo o teu nome, vigorosa corda para os dias de desânimo, preparo velas para a vigília. Na Idade Média, surge um novo costume: devido às guerras e aos saques, muito comuns na época, várias pessoas passaram a guardar seus valores com um ourives, indivíduos que negociava objetos de ouro e prata. Carlos Drummond de Andrade ainda pequeno descobre a sedução das palavras e aprende rapidamente a usá-las. A partir daí nasce o escritor, que , por meio de seus versos, diz coisas que gostaríamos de dizer.
Leia o trecho do poema abaixo: DESABAR Desabava Fugir não adianta desabava Por toda parte minas torres Edifícios [...] desabadesabadesabadesabadavam A partir da leitura do trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade, deduz-se que o assunto dessa obra literária é a destruição de edifícios, minas e torres. a destruição do amor. a destruição da vida. a destruição de uma rua qualquer.
Assinale o trecho do poema em que prevalece a figura de linguagem gradação: O homem, bicho da Terra tão pequeno, chateia-se na Terra. O homem embarca em foguete, cápsulas e módulos para conquistar planetas. Não sei o furor, a guerra, a explosão, que meu boletim vai causar em casa. Tinha tanto remendo na calça do Raimundo que ele estudava nela a geografia do mundo.
A expressão conotativa “Alimente o Brasil com novas ideias” pode ser transformada em uma mensagem denotativa. Indique a correta. Compre apenas alimentos saudáveis. Busque soluções para a fome. Produz alimentos ao Brasil. Trabalhe muito e alimente-se pouco.
Lei ao poema: A ROSA É UM JARDIM A rosa é um jardim Concentrado Um clarim De cor, anunciando a alvorada fogosa e o tempo iluminado. (Carlos Drummond de Andrade). Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem predominante no poema: anacoluto sinestesia comparação metáfora.
Assinale a alternativa em que indique corretamente o conceito da figura de linguagem “aliteração”. consiste na repetição ordenada de um som consonantal. consiste na alteração da ordem normal dos termos na frase. consiste em abandonar um termo solto na frase. consiste no emprego de palavras ou expressões que amenizam ou suavizam uma mensagem considerada desagradável ou chocante.
Assinale a alternativa em que possa substituir o termo em destaque por um termo conotativo. “A apresentadora Hebe Camargo MORREU”. foi viajar. foi para o beleléu. trabalhou no SBT. foi muito aplaudida.
Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem que prevalece na frase: “ Três homens entraram repentinamente no mercado e se apoderaram do dinheiro”. hipérbato anacoluto eufemismo sinestesia.
Assinale a alternativa prevalecente no fragmento textual abaixo: “Mãe, o sul mudou a minha vida. Ontem cheguei como flagelado da seca e hoje já sou um desabrigado das enchentes”. ironia prosopopeia aliteração metonímia.
Leia as proposições abaixo: I. No jantar comi apenas um prato. II. Tomo Coca Cola todos os dias. III. Chove, chuva/ chove sem parar... IV. Ouviram do Ipiranga as margens plácidas... Assinale a alternativa correta: as proposições I e IV prevalecem a figura de linguagem metonímia. as proposições I e II prevalecem a figura de linguagem metonímia. as proposições II e III prevalecem a figura de linguagem o eufemismo. as proposições III e IV prevalecem a figura de linguagem a ironia.
Leia o trecho do poema Meu povo, meu poema de Ferreira Gullar e assinale a figura de linguagem que prevalece nos primeiros versos das duas estrofes. No povo meu poema vai nascendo Como no canavial Nasce verde o açúcar No povo meu poema está maduro Como o sol Na garganta do futuro pleonasmo aliteração metonímia anáfora.
Leia o trecho do poema: A Terra é sem vida, e nada Vive mais que o coração... E envolve-te a terra fria E a minha saudade não! Tenho vontade de ver-te Mas não sei como acertar. Passeias onde não ando, Andas sem eu te encontrar. Assinale a alternativa que indica o tema do poema. amor, paixão e saudade inimizade, ódio, solidão fraqueza, derrota, rancor sucesso, virtude, vontade.
Leia o trecho do poema. Tenho vontade de ver-te Mas não sei como acertar. Passeias onde não ando, Andas sem eu te encontrar. Assinale a alternativa que responda corretamente a pergunta. “Quais os termos omitidos antes dos verbos tenho e andas?”. eu/ nós eu / eles eu / tu eu / ele.
Assinale a figura de linguagem corresponde ao trecho do poema: A Terra é sem vida, e nada Vive mais que o coração... metáfora elipse assíndeto polissíndeto.
Assinale o autor do poema abaixo: Amor é um fogo que arde sem se ver É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer Carlos Drummond de Andrade Carlos Gomes Ferreira Gullar Luís Vaz de Camões.
Leia o trecho do poema: Amor é um fogo que arde sem se ver É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer Assinale a alternativa correta. a repetição da letra é consiste numa anáfora. a repetição da letra é consiste num pleonasmo. a repetição da letra é consiste num assíndeto. a repetição da letra é consiste numa elipse.
Na expressão “Eu vi aquela cena com meus próprios olhos” consiste em... um polissíndeto um zeugma um pleonasmo uma elipse.
Na expressão “dentes e músculos / peitos e lábios” consiste em... um polissíndeto uma metáfora um pleonasmo uma elipse.
QUE ESCOLHA DIFÍCIL Estou naquela fase em que ainda não decidi (a) minha profissão. (As) vezes penso em ser veterinária, outras em trabalhar como bióloga marinha. É difícil escolher entre o que gosto ou o que ajuda (a) arranjar emprego mais fácil. (Juliana, 16 anos). Leia as proposições abaixo: I. Não se usa crase no /a/ em "a minha profissão" porque o /a/ é um artigo. II. Usa se crase no /as/ em "As vezes" por ser uma locução adverbial feminina. III. Não se usa crase no /a/ em "a arranjar emprego" porque o /a/ é uma preposição que vem antes do verbo. Assinale a alternativa correta: Todas as proposições estão corretas. Apenas a proposição I está correta. Apenas as proposições I e III estão correta. Apenas as proposições II e III estão correta.
Assinale a alternativa em que o emprego da crase esteja correto. Às cinco horas muitos estudantes já se encaminham para suas escolas. Vendemos à prazo. Aluga-se esta casa. Preço à combinar. O garoto andou à cavalo o dia inteiro.
Assinale a alternativa em que o emprego da crase esteja correto. José começou à trabalhar ontem. Os profissionais, à medida que vão ganhando experiência, tornam-se conhecidos. O entrevistador pediu à ele que levasse os documentos. Temos pen drive à partir de 15 reais.
Leia as frases abaixo: I. Ele chegou à escola decidido. II. Diga àquele homem para voltar mais tarde. III. Ele escreve à machado de Assis. Assinale a alternativa correta. A crase foi empregada corretamente em todas as proposições. A crase foi empregada corretamente somente na proposição I. A crase foi empregada corretamente somente na proposição II. A crase foi empregada corretamente somente na proposição III.
Assinale a alternativa em que o emprego da crase esteja correto. Fomos a Portugal, à Bélgica, à Alemanha. Não vendemos à prazo. Temos um livro à escrever. Tenho contas à pagar.
Leia o texto: VALE MUDAR DE IDEIA Sempre é possível comecar outro curso. Mas voltar à estaca zero pode ser frustante para quem já está para se formar. Assinale a alternativa correta. Na expressão "voltar à estaca zero" o emprego da crase está correto. Na expressão "voltar à estaca zero" o emprego da crase não está correto. Na expressão "voltar à estaca zero" o emprego da crase é facultativo. Na expressão "voltar à estaca zero" o a é apenas um artigo.
Leia o texto e assinale (abaixo) qual a sequência que completa corretamente os espaços em branco. O patrocínio aos profissionais de aventuras no Brasil tem crescido. ____ vezes, eles são convidados________a dar palestras em escolas e empresas, o que ajuda _______ divulgar suas experiências e estimular _______ busca de novas aventuras. às, a, a, a às, à, à, a as, à, a, a às, a, a, à.
Assinale a expressão em que ocorre a crase. à José, à ele, à ela à cavalo, à chutar, à comprar à vender, à comprar, à partir à tarde, à vontade, à esquerda.
Assinale a alternativa que define o que é a crase. É a fusão de duas vogais idênticas: a+a É a fusão de duas vogais diferentes: a+o É a fusão de duas vogais parecidas: a+o É a fusão de três vogais: a+o+a.
Eu adoro o doce aroma das rosas de seu jardim. Assinale a figura de linguagem predominante na frase acima. sinestesia aliteração prosopopeia eufemismo.
Report abuse Consent Terms of use