Auditoria de sistemas

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Auditoria de sistemas

Description:
simulado de auditoria de sistemas

Author:
AVATAR

Creation Date:
08/10/2017

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
Considerando as opções abaixo identifique a correta para a seguinte questão:Podemos realizar uma auditoria de sistemas naqueles que estiverem em : desenvolvimento ou aquisição de hardware documentação ou em testes. desenvolvimento ou em operação. aquisição de hardware ou de software. desenvolvimento ou aquisição de software.
Programa De Computador Para Auditoria são programas especializados, correlacionando dados e arquivos, tabulando e imprimindo seus conteúdos. Podem usar arquivos sequenciais, indexados, banco de dados, tanto para alta (mainframe) como para baixa plataforma (microcomputadores).Qual tem abaixo NÃO é considerado como uma função inclusa em programas de Auditoria? Tabulação de campos Executa somente fuções padrão Contagem de campos/registros Correlação de arquivos Estatística dos campos dos arquivos.
No processo de auditoria de sistemas as ferramentas são instrumentos que o auditor possui para ajudá-lo a realizar o trabalho que foi planejado. Apesar de existir no mercado uma oferta significativa dessas ferramentas, a pouca propaganda faz com que muitos desses profissionais tenham dificuldade para fazer uma boa escolha. Associe a cada tipo de software a vantagem ou desvantagem a ele associada: 1. Generalista. 2. Especialista. 3. Utilitário. [ ] Pode processar vários arquivos ao mesmo tempo. [ ] Não provê cálculos específicos para sistemas específicos. [ ] Inclusão de testes de controle internos específicos, tais como dígito verificador. [ ] Existe custo de desenvolvimento de programa. [ ] São fáceis de serem utilizados. Agora assinale a alternativa correta: 1,1,2,3,2. 1,1,2,2,3. 2,2,1,1,3 1,1,3,3,2. 1,2,2,1,3.
Os programas utilitários são programas que contém funções básicas de processamento e normalmente vem embutidos em sistemas operacionais ou banco de dados. É correto afirmar que em relação aos programas utilitários: podemos usar cálculos específicos para os sistemas auditados a vantagem é a execução de apenas funções padrões podemos incluir testes específicos do sistema auditado os auditores não necessitam de muita experiência em programação a desvantagem é o extenso tempo em aprender sua utilização.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da sentença: O programa generalista __________ independe das plataformas de tecnologia da informação adotada nas empresas e é recomendado pelo ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation) Snort Pentana Nessus Cobit Nmap.
O Senhor Albino é um auditor com experiência em realizar trabalhos em grandes empresas. Em uma das últimas auditorias que participou, ele encontrou um determinado sistema com particularidades que impossibilitavam a realização de testes com as ferramentas disponíveis para o trabalho. Logo ele percebeu que seria necessário o desenvolvimento de um software para atender esta demanda. Pelas características do trabalho, o Senhor Albino providenciou: Um software generalista Um software utilitário Um software ERP Um software B2B Um software especialista.
A Auditoria de Sistemas é uma atividade orientada para a avaliação dos procedimentos de controle e segurança da informação, recursos, serviços e acessos, bem como, a conformidade com objetivos da empresa, políticas, orçamentos, normas ou padrões. Podemos realizar uma auditoria de sistemas em sistemas em desenvolvimento ou em operação. Para executar o seu trabalho, o auditor pode contar com três tipos de programas de auditoria de tecnologia de informação, que são: Softwares de instalação, Softwares de observação e Softwares de correção Softwares generalistas, Softwares especializados e Softwares utilitários. Softwares de instalação, Softwares de especialização e Softwares de proposição Softwares de instalação, Softwares de backup e Softwares de restore Softwares de instalação, Softwares de correção e Softwares de observação.
O Senhor Alexandre possui uma Corretora de Seguros e resolveu investir em tecnologia da informação para aumentar o diferencial competitivo de sua empresa. Para viabilizar a sua estratégia ele contratou consultores com experiência em inovação na área de seguros. Os consultores incluíram no projeto a utilização de um "Data Center", deixando a própria Corretora como responsável pela execução do backup das operações diárias de serviço. Considerando o cenário apresentado, o tipo de software que melhor se aplica a demanda da Corretora para a realização dos backups é: Software Generalista Software Especialista Software Utilitário. Software CRM. Software ERP.
Aponte qual das opções abaixo não corresponde ao pefil do auditor ; Deve ter comportamento condizente com quem tem autoridade no assunto; Deve consultar especialistas quando o assunto fugir de seu domínio ; Deve ser profundo conhecedor de linguagens orientada a objetos; Deve ter visão abrangente da empresa; Deve ter conhecimento teórico e prático em Sistemas de Informação .
Analise as sentenças abaixo sobre Auditoria em TI e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Está calçada em segurança e em controles internos II. Seu objetivo maior é verificar se os controles internos foram implementados e, se existirem, se são efetivos III. Engloba o exame das operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada empresa Somente as sentenças I e II estão corretas Todas as sentenças estão corretas Somente as sentenças II e III estão corretas Somente a sentença III está correta Somente as sentenças I e III estão corretas.
A Auditoria de Sistemas tem como objetivo: permitir o compartilhamento de informações e serviços na rede expandir as fronteiras de acesso aos sistemas e também à Internet permitir o acesso à documentação dos aplicativos e sistemas operacionais gerenciar todo hardware e software da empresa, garantindo sua manutenção garantir a segurança de informações, recursos, serviços e acesso.
Quando a empresa contrata uma firma de Auditoria para fazer uma auditoria no sistema Folha de Pagamento, estamos falando de auditoria externa. Neste caso: o treinamento dos auditores é responsabilidade da área de recursos humanos o controle sobre trabalhos realizados é mais seguro o custo é distribuído pelos auditados a equipe será treinada conforme objetivos de segurança da empresa a metodologia utilizada é da empresa de auditoria externa.
Como exemplo de objetivo da auditoria podemos citar: O numero de testes feitos no programa de geração de cadastro de clientes A verificação de existência de digito de controle na chave primaria do arquivo de cadastro de clientes O número de revisões feitas pelo analista na documentação da definição do sistema A experiência dos programadores do sistema O número de paginas da documentação do sistema.
Há dois grandes meios de se ter uma equipe de auditoria. Com base na afirmativa marque a opção que indica os dois tipos de equipe de auditoria: EQUIPE EXTERNA E CONSULTORIA EQUIPE INTERNA E EXTERNA EQUIPE PREESENCIAL E VIRTUAL EQUIPE INTERNA E CONSULTORIA EQUIPE INTERNA E VIRTUAL.
Considerando que um auditor de sistemas necessita de autonomia para verificar o trabalho realizado e apontar distorções encontradas no que tange à segurança de informações, recursos, serviços e acesso, além de conformidade com os objetivos da empresa, políticas administrativas, orçamentos, regras, normas ou padrões, não só na área de Sistemas mas também nas áreas do cliente, seu posicionamento no organograma da empresa deve ser logo abaixo: Diretoria Executiva Diretoria Administrativa Diretoria Financeira Diretoria de Informática Presidência Executiva.
Assegurar que os dados encontram-se iguais a quando foram gravados é um dos objetivos da segurança e este objetivo é conhecido por: credibilidade confiabilidade integridade confidencialidade consistência.
Analise as sentenças abaixo sobre Auditoria de Sistemas e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Tem como objetivo garantir a conformidade com os objetivos da empresa, políticas administrativas, orçamentos, regras, normas e padrões II. Os recursos envolvidos podem ser humanos, tecnológicos e materiais III. Engloba o exame das operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada empresa Somente a sentença I está correta Somente a sentença III está correta Todas as sentenças estão corretas Somente as sentenças II e II estão corretas Somente as sentenças I e II estão corretas.
Considere as seguintes descrições: I. Controle de acesso (físico e lógico) II. Gravação e atualização autorizadas III. Sistema disponível quando necessário IV. Sistema funciona conforme requisitos V. Sistema atuará conforme o esperado A opção que melhor representa o significado de cada uma delas respectivamente é: Confidencialidade; Disponibilidade; Consistência; Integridade; e, Confiabilidade. Consistência; Confidencialidade; Integridade; Disponibilidade; e, Confiabilidade Confidencialidade; Confiabilidade; Integridade; Disponibilidade; e, Consistência Confidencialidade; Integridade; Disponibilidade; Consistência; e, Confiabilidade. Confiabilidade; Integridade; Confidencialidade; Disponibilidade; e, Consistência.
Podemos afirmar que relacionado ao trabalho de Auditoria de Sistemas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto uma. Identifique-a Para a Auditoria interna, a metodologia de trabalho deve necessariamente ser desenvolvida pela empresa Os auditores de sistema possuem autoridade para verificarem dados extremamente confidenciais da empresa, desde que façam parte dos sistemas auditados Os auditores de sistema devem evitar relacionamento pessoal com os auditados O auditor de Sistemas deve conhecer os negócios da empresa Os auditores de sistema devem ter elegância no falar (evitar gírias, por exemplo) já que estão posicionados em um alto nível no organograma da empresa.
Utilizar a capacidade de cálculos estatísticos e de geração de amostras que facilitem confirmação de saldos necessários para aferir a integridade de dados de um sistema de controle de estoque pode ser conseguida através da técnica: abordagem interna ao computador abordagem com o computador abordagem ao redor do computador abordagem externa ao computador abordagem através do computador.
Uma das funções clássicas de uma organização, segundo Antonio Gil, é o controle. Ao identificar que o cronograma deverá estourar, ou seja, não será cumprido, o responsável deverá executar: ações corretivas alterações de cronograma retrabalho replanejamento respostas de risco.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Auditoria de Sistemas. I. O auditor de Tecnologia da Informação deve ser ligado diretamente à área sob auditoria, devendo ser, preferencialmente, um funcionário ou ter um cargo nessa área. II. O colaborador a ser auditado deve planejar as tarefas de auditoria para direcionar os objetivos da auditoria e seguir os padrões profi ssionais aplicáveis. III. O auditor de Tecnologia da Informação deve requisitar e avaliar informações apropriadas sobre pontos, conclusões e recomendações anteriores e relevantes para determinar se ações apropriadas foram implementadas em tempo hábil. IV. De acordo com o código de ética profissional da Associação de Auditores de Sistemas e Controles, seus membros devem manter privacidade e confi dencialidade das informações obtidas no decurso de suas funções, exceto quando exigido legalmente. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. III e IV II e III II e IV I e II I e III.
A Auditoria necessita estar em alta posição no organograma da empresa, logo abaixo da direção executiva. Marque a opção que responde de forma verdadeira a afirmativa: esta posição demonstra o status e o poder que a Auditoria possui ela diz para os gerentes como consertar as falhas encontradas os salários dos auditores são compatíveis com os dos diretores ela necessita de autonomia para executar suas atividades os auditores não tem horário fixo para exercer suas atividades.
Considerando que um auditor de sistemas necessita de autonomia para verificar o trabalho realizado e apontar distorções encontradas no que tange à segurança de informações, recursos, serviços e acesso, além de conformidade com os objetivos da empresa, políticas administrativas, orçamentos, regras, normas ou padrões, não só na área de Sistemas mas também nas áreas do cliente, seu posicionamento no organograma da empresa deve ser: No mesmo nível das demais Diretorias. logo abaixo da direção executiva da empresa. Subordinada a diretoria Financeira. Subordinada a Diretoria Jurídica. Subordinada a Diretoria de Tecnologia.
Considerando que um auditor de sistemas necessita de autonomia para verificar o trabalho realizado e apontar distorções encontradas no que tange à segurança de informações, recursos, serviços e acesso, além de conformidade com os objetivos da empresa, políticas administrativas, orçamentos, regras, normas ou padrões, não só na área de Sistemas mas também nas áreas do cliente, seu posicionamento no organograma da empresa deve ser: logo abaixo da direção executiva da empresa. Subordinada a Diretoria de Tecnologia. Subordinada a Diretoria Jurídica. No mesmo nível das demais Diretorias. Subordinada a diretoria Financeira.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a Auditoria de Sistemas. I. O auditor de Tecnologia da Informação deve ser ligado diretamente à área sob auditoria, devendo ser, preferencialmente, um funcionário ou ter um cargo nessa área. II. O colaborador a ser auditado deve planejar as tarefas de auditoria para direcionar os objetivos da auditoria e seguir os padrões profi ssionais aplicáveis. III. O auditor de Tecnologia da Informação deve requisitar e avaliar informações apropriadas sobre pontos, conclusões e recomendações anteriores e relevantes para determinar se ações apropriadas foram implementadas em tempo hábil. IV. De acordo com o código de ética profissional da Associação de Auditores de Sistemas e Controles, seus membros devem manter privacidade e confi dencialidade das informações obtidas no decurso de suas funções, exceto quando exigido legalmente. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. I e II II e III II e IV III e IV I e III.
A Auditoria necessita estar em alta posição no organograma da empresa, logo abaixo da direção executiva. Marque a opção que responde de forma verdadeira a afirmativa: ela necessita de autonomia para executar suas atividades esta posição demonstra o status e o poder que a Auditoria possui ela diz para os gerentes como consertar as falhas encontradas os salários dos auditores são compatíveis com os dos diretores os auditores não tem horário fixo para exercer suas atividades.
Uma das funções clássicas de uma organização, segundo Antonio Gil, é o controle. Ao identificar que o cronograma deverá estourar, ou seja, não será cumprido, o responsável deverá executar: replanejamento retrabalho alterações de cronograma respostas de risco ações corretivas.
Considerando que um auditor de sistemas necessita de autonomia para verificar o trabalho realizado e apontar distorções encontradas no que tange à segurança de informações, recursos, serviços e acesso, além de conformidade com os objetivos da empresa, políticas administrativas, orçamentos, regras, normas ou padrões, não só na área de Sistemas mas também nas áreas do cliente, seu posicionamento no organograma da empresa deve ser logo abaixo: Presidência Executiva Diretoria Administrativa Diretoria Financeira Diretoria de Informática Diretoria Executiva.
Há dois grandes meios de se ter uma equipe de auditoria. Com base na afirmativa marque a opção que indica os dois tipos de equipe de auditoria: EQUIPE INTERNA E VIRTUAL EQUIPE INTERNA E EXTERNA EQUIPE PRESENCIAL E VIRTUAL EQUIPE INTERNA E CONSULTORIA EQUIPE EXTERNA E CONSULTORIA.
Considere as seguintes descrições: I. Controle de acesso (físico e lógico) II. Gravação e atualização autorizadas III. Sistema disponível quando necessário IV. Sistema funciona conforme requisitos V. Sistema atuará conforme o esperado A opção que melhor representa o significado de cada uma delas respectivamente é: Confidencialidade; Disponibilidade; Consistência; Integridade; e, Confiabilidade. Confiabilidade; Integridade; Confidencialidade; Disponibilidade; e, Consistência. Confidencialidade; Integridade; Disponibilidade; Consistência; e, Confiabilidade. Consistência; Confidencialidade; Integridade; Disponibilidade; e, Confiabilidade. Confidencialidade; Confiabilidade; Integridade; Disponibilidade; e, Consistência.
Sobre o trabalho de auditoria, podemos afirmar que: I) O auditor deve guardar as evidências relacionadas com as não conformidades encontradas durante o trabalho de campo; II) Existem determinados tipos de não conformidades que o auditor deve ajudar, orientando sobre a melhor solução que deve ser dada para o cenário encontrado; III) O auditado pode discordar de uma não conformidade, informando ao auditor por escrito e justificando a sua discordância. Agora assinale a alternativa correta: Somente II e III são proposições verdadeiras. Somente I e II são proposições verdadeiras. I, II e III são proposições verdadeiras. Somente I é proposição verdadeira. Somente I e III são proposições verdadeiras.
Ao fazermos a analise de risco de um sistema para determinar seu escore de risco e, desta forma, prioriza-lo para ser auditado, devemos considerar: O custo do sistema, o local físico do CPD e o número de arquivos do sistema seu volume médio diário de transações, seu custo de desenvolvimento e o impacto em outros sistemas O número de arquivos do sistema, o nivel tecnico dos operadores do sistema e seu volume médio diário de transações a linguagem de desenvolvimento, o custo de treinamento dos desenvolvedores e o número de interface com outros sistemas O número de periféricos necessários, a linguagem de desenvolvimento e o local físico do CPD.
Marque a alternativa que preencha corretamente as lacunas: A ________________ diz o que deve ser feito. Por esta razão não devemos acrescentar detalhes de implementação nela. Isto fica por conta dos ________________, que representam o como ela será implementada. política de segurança / programas política de segurança / procedimentos estrutura organizacional / grau de maturidade classificação da informação / programas política de segurança / acionistas majoritários.
Autorização, confidencialidade e acuidade de dados seriam controles internos da categoria: processo de desenvolvimento segurança do sistema guarda de ativos conformidade integridade de dados.
As Técnicas De Auditoria utilizam a simulação paralela. Qual item abaixo NÃO corresponte a esta técnica? Utiliza-se de dados de produção alimentados à rotina do sistema sob auditoria como entrada do programa de computador para auditoria, simulado e elaborado pelo auditor. Preparação do ambiente de computação para processamento de programa elaborado pelo Auditor Rotinas para gravação de arquivos logs (arquivo log: arquivo com dados históricos) Trata-se da elaboração de um programa de computador (pelo auditor) para simular as funções de rotina do sistema sob auditoria, com foco nos pontos de controle a serem verificados. Envolve a inclusão de lógicas de auditoria nos sistemas quando são desenvolvidos.
Encriptação de dados, assinatura digital e supervisão de redes seriam controles internos da categoria: segurança do sistema integridade de dados conformidade processo de desenvolvimento legibilidade operacional.
A auditoria é uma atividade realizada em fases. Uma das fases é conhecida como FOLLOW-UP. Esta fase trata efetivamente do acompanhamento de falhas. Marque a afirmativa correta referente ao acompanhamento desta fase: todo o acompanhamento não necessita ser documentado e não servirá de subsídio para auditorias futuras do mesmo sistema ou cpd todo o acompanhamento deve ser documentado e será aproveitado para auditorias futuras em outro novo sistema ou cpd o acompanhamento é opcional não tem nenhuma relevância para a próxima auditoria independente de ser ou não o mesmo sistema ou cpd todo o acompanhamento deve ser documentado e servirá de subsídio para auditorias futuras do mesmo sistema ou cpd uma auditoria realizada em um sistema não influência na próxima auditoria que o mesmo venha passar. Inclusive o cpd nunca é auditado.
Analise as sentenças abaixo sobre as fases de uma Auditoria de Sistemas e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. Na fase de Follow-up é necessário escolher quais os sistemas que são passíveis de serem auditados, o que normalmente é feito pelo escore de risco II. Na fase de Execução deve ser realizada uma reunião inicial entre a Auditoria e as pessoas chaves da área de Sistemas e também da área usuária, na qual a Auditoria irá informar o tempo estimado do trabalho III. Na fase de Planejamento a Auditoria deve acompanhar a solução das falhas durante o trabalho de campos e também após a emissão do relatório Somente as sentenças II e III estão corretas Somente as sentenças I e II estão corretas Somente a sentença II está correta Somente a sentença I está correta Todas as sentenças estão corretas.
Uma técnica sempre presente nas auditorias se refere ao teste do sistema auditado. Esse teste faz a distinção de quais outros teste? Marque a opção que responde corretamente ao questionamento. Esse teste faz a distinção entre os teste de usuário e o teste de sistemas. Esse teste faz a distinção entre os teste de software e o teste substantivo. Esse teste faz a distinção entre os teste de unidade e o teste modular. Esse teste faz a distinção entre os teste de observância e o teste substantivo. Esse teste faz a distinção entre os teste de inteface e o teste de unidade. .
As ferramentas utilizadas nas auditorias de Tecnologia da Informação normalmente auxiliam na extração e seleção de dados e podem fornecer relatórios com indicativos de desvios. Essas ferramentas e as técnicas por elas utilizadas proporcionam ao usuário vantagens como: ganho na produtividade, redução de custo e qualidade. Quanto as técnicas e ferramentas utilizadas nas auditorias de TI (Tecnologia da Informação) é correto afirmar que a técnica denominada "Rastreamento e Mapeamento" envolve .................................... Marque a opção abaixo que completa a afirmativa: a simulação de operações normais com o objetivo de estimular a verificação de resultados recorrentes que são inconsistentes. a verificação da lógica de programação para certificar que as instruções dadas ao computador são as mesmas já identificadas nas documentações do sistema o uso de um programa especialmente desenvolvido para processar transações e dados anteriormente executados numa rotina normal e operacional com o objetivo de verifi car se os resultados são idênticos a inclusão de lógicas de auditoria nos sistemas quando são desenvolvidos. o desenvolvimento e implementação de uma trilha de auditoria para acompanhar certos pontos da lógica do processamento de algumas transações. .
Os testes de observância são empregado pelo auditor para verificar se os procedimentos internos determinados pela empresa estão sendo cumpridos pelos seus colaboradores. Estes testes são largamente aplicado em: Auditoria de Software Auditorias de aquisição de hardware Emissão de Relatorios Auditorias operacionais Software Generalista.
A técnica de auditoria que pode ser utilizada para efetuar verificações durante o processamento de programas, flagrando rotinas não utilizadas é a técnica: mapping simulação paralela lógica de auditoria embutida nos sistemas análise do log accounting análise lógica de programação .
Leia com atenção a afirmativa e marque a opção que a completa corretamente: "... Este tipo de teste é de fundamental importância na complementação dos testes de observância, considerando que são através dos ______________________ que o auditor tem condições de constatar sobre a fidedignidade das transações e registros..." testes substantivos testes de fidedignidade testes de auditoria testes de observância testes de integridade.
Uma técnica sempre presente nas auditorias se refere ao _______________________. Sendo que esta técnica está classificada em dois tipos diferentes chamados de teste de observância e teste substantivo. Com base na afirmativa marque a opção que a completa corretamente: teste do sistema complexo teste do sistema operado teste do sistema auditado teste do sistema desenvolvido teste do sistema observado.
A técnica de auditoria que possibilita seguir o caminho de uma transação durante o processamento do programa chama-se: análise do log accounting análise lógica de programação mapping facilidade de teste integrado rastreamento.
Analise as sentenças abaixo. I - verificar se a chave primária do arquivo possui digito de controle II - verificar se houve mais de uma proposta para compra de 50 micro-computadores, conforme exigido pela politica de compras da empresa III - Verificar se todas as folhas dos contratos de emprestimo estão rubricadas pelo cliente IV - Verificar se existe o relatório de clientes em atraso, por data de atraso. Quanto ao teste de observância de uma auditoria, identifique as sentenças verdadeiras e as falsas. (F,V,V,F) (V,V,V,F) (V,F,V,F) (F,V,F,F) (F,F,F,V).
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.