AV Modelagem de Dados

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
AV Modelagem de Dados

Description:
AV Modelagem de Dados

Author:
AVATAR

Creation Date:
21/05/2019

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Dois amigos resolveram abrir uma loja que compra e revende peças de hardware antigas. A loja se chama Naftalina Digital. João Paulo, um dos sócios da loja e que já trabalhou diversos anos com banco de dados (BD) está projetando o BD que será utilizado pelo sistema de venda da loja que também será desenvolvido. Francisco é o primeiro funcionário contratado para trabalhar na loja. Vanessa e Janaína prestarão serviços à loja. A interação entre os quatro será fundamental para a construção e manutenção do bom funcionamento do sistema de venda. Janaína dará continuidade a todo o trabalho realizado por João Paulo, enquanto Vanessa também precisará interagir bem com ambos (João Paulo e Janaína). Já Francisco precisará de um treinamento dado por Vanessa. Assinale abaixo qual a alternativa indica corretamente quais tipos de usuários de banco de dados são Francisco, Vanessa e Janaína, respectivamente: Programador de Aplicações, Administrador de Banco de Dados e Usuário Final. Usuário Final, Administrador Banco de Dados e Programador de Aplicações. Administrador de Banco de Dados, Programador de Aplicações e Usuário Final. Programador de Aplicações, Usuário Final e Administrador de Banco de Dados. Usuário Final, Programador de Aplicações e Administrador Banco de Dados. .
O grupo de usuários de um Sistema de Banco de Dados que é encarregado de coordenar e monitorar o uso do sistema é denominado: Projetista de Banco de Dados Administrador de Dados Analista de Sistemas Programador de Aplicações Administrador de Banco e dados .
São vantagens de bancos de dados, EXCETO: segurança dos dados. utilização de pessoal sem conhecimento especializado. controle de redundância dos dados. privacidade dos dados. independência dos dados. .
De acordo com (Navathe, 2005), podemos definir um banco de dados como um conjunto de dados que se relacionam. Dentre os usuários de banco de dados, quem é responsável por identificar os dados a serem armazenados no Banco de Dados e por escolher as estruturas apropriadas para representar e armazenar esses dados? Programadores de Aplicação Analistas de Sistemas Administradores de Banco de Dados Usuários Finais Administrador de Dados .
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados : Ocorre se um atributo de uma relação for atributo em outra relação. É um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos bancos de dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. É o Conjunto de atributos que serão chave primária que organiza e dá acesso a tabela. É um atributo ou combinação de atributos que possuem a propriedade de identificar de forma única uma linha da tabela. Ocorre em uma relação de existir mais de uma combinação de atributos possuindo a propriedade de identificação única. .
Um Banco de Dados é um software que incorpora as funções de definição, recuperação e alteração de dados. conjunto de dados integrados destinados a atender às necessidades de uma comunidade de usuários. software que modela funções de definição, recuperação e alteração de dados e programas. conjunto de objetos da realidade sobre os quais se deseja manter informações. conjunto de operações sobre dados integrados destinados a modelar processos. .
Sabe-se que todo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) possui características principais. Marque a alternativa que define a característica que se trata da existência de um catálogo que armazena as informações chamadas metadados. Natureza auto descritiva. Compartilhamento de dados e processamento de transações de multiusuários. Isolamento entre os programas e os dados e abstração de dados. Modelagem representativa da natureza do negócio. Suporte para as múltiplas visões de dados. .
Dadas as afirmações abaixo, quais são verdadeiras? I. Um banco de dados é um conjunto de dados relacionados, que tem por objetivo atender um único usuário. II. Um sistema gerenciador de banco de dados é um conjunto de programas que permite definir, inserir, recuperar, alterar e excluir dados de um banco de dados. III Um banco de dados é projetado, construído e povoado com dados para uma finalidade específica. Estão corretas as afirmativas I, II e III. Estão corretas as afirmativas I e III. Somente a afirmativa II. Estão corretas as afirmativas I e II. Estão corretas as afirmativas II e III. .
O isolamento de dados é uma das grandes características de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados, este conceito trata a capacidade do : Banco de dados ser totalmente dependente da aplicação. Usuário final acessar os dados. Do Banco de dados ter sua estrutura alterada sem precisar alterar os programas que o acessam. Banco não implementar uma correta abstração de dados. Nível de acesso concedido aos usuários. .
Considere as afirmações abaixo a respeito das características de um banco de dados: I - A Independência de Dados possibilita o desenvolvimento de programas aplicativos que não possuem a descrição real de como os dados (arquivos) estão fisicamente armazenados. II - A capacidade de se alterar o esquema físico de um banco sem que seja necessário alterar o esquema conceitual caracteriza a independência lógica de dados. III- O Mecanismo de Recuperação fornece recursos para restauração caso ocorra falhas de hardware ou software. IV - O Compartilhamento de Dados permite que se realize o controle de quais dados um usuário pode acessar. Podemos afirmar que estão corretas as afirmativas: I e VI I e III I e II II e IV III e IV .
Segundo Navathe, um sistema gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite ao usuário criar e manter um banco de dados. Avalie as seguintes afirmações a respeito dos benefícios do SGBD. I - O SGBD deve prover funcionalidades para a definição e a garantia das restrições de integridade. II - O SGBD não deve, de maneira nenhuma, permitir a redundância de dados. III - O SGBD deve prover facilidades para restauração de falhas de software e hardware. Assinale a alternativa corretas. São corretas as afirmativas I e II. É correta apenas a afirmativa I. É correta apenas a afirmativa III. São corretas as afirmativas I e III. É correta apenas a afirmativa II. .
Segundo Navathe, Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. O SGBD é, portanto, um sistema de software de propósito geral que facilita os processos de definição, construção, manipulação e compartilhamento de banco de dados entre vários usuários e aplicações. Avalie as seguintes afirmações a respeito das características do emprego de banco de dados. I -É muito comum um banco de dados possuir muitos usuários, mas todos possuem as mesma visão do banco de dados II - Uma característica fundamental da abordagem de banco de dados é que o sistema de banco de dados possui não apenas o banco de dados, mas também uma completa definição da estrutura desse banco de dados e suas restrições. III - Compartilhamento de dados e o processamento de transação multiusuário, onde o SGBD deve garantir várias propriedades da transação. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. É correta apenas a afirmativa II. É correta apenas a afirmativa I. É correta apenas a afirmativa III. São corretas apenas as afirmativas II e III. São corretas apenas as afirmativas I e III. .
Acerca dos conceitos básicos de banco de dados, marque a alternativa correta: I-Redundâncias de Dados são consequências relacionadas a sistemas isolados e podem ser do tipo : controlada e não controlada, onde a controlada fica a critério do usuário resolver e a não controlada fica para ser resolvida através de software. II-Banco de dados é o conjunto de dados integrados que atendem a um conjunto de sistemas. III-As aplicações podem funcionar sem um banco de dados, porém sua complexidade algorítmica seria muito alta, assim, com os BDs, essa complexidade tende a ser diminuída, pois uma grande parte dessas aplicações estariam repartindo sua linguagem de programação com a linguagem SQL. Apenas III está correta Apenas II e III estão corretas Apenas I e II estão corretas Apenas I está correta Apenas II está correta .
Em relação as principais vantagens do uso do SGBD. Assinale F (Falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas e marque a alternativa correta. ( ) Compartilhamento de Dados: o SGBD fornece mecanismos os quais permitem que os usuários finais consigam acessar os dados facilmente, mesmo lidando com um grande volume de dados. ( ) Segurança de Dados: em um cenário que possui uma quantidade expressiva de usuários que acessam os dados, os riscos do quesito segurança também são aumentados. Com a adoção dos SGBDs torna-se factível criar um modelo para melhor determinar as políticas de segurança empresarial, promovendo a segurança a nível de usuário, refletindo em uma maior privacidade no acesso aos dados. ( ) Centralização dos Dados: um benefício importante refere-se a centralização dos dados, sobretudo por permitir que todos os dados possam ser integrados a um único repositório, minimizando dessa forma as redundâncias dos dados. (V)(F)(V) (F)(V)(F) (F)(F)(V) (F)(V)(V) (V)(V)(V) .
Segundo Navathe, um sistema gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite ao usuário criar e manter um banco de dados. Avalie as seguintes afirmações a respeito dos benefícios do SGBD. I - O SGBD de garantir a segurança e um subsistema de autorização usado pelo DBA para criar contas e definir as restrições de cada uma. II - O SGBD deve fornecer múltiplas interfaces para os usuários. III - O SGBD deve ter a capacidade de representar a variedade de relacionamentos complexos entre os dados, bem como recuperar e atualizar os dados relacionados fácil e eficientemente. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. São corretas as afirmativas I, II e III. São corretas as afirmativas II e III. Todas as afirmativas são incorretas. São corretas as afirmativas I e II. São corretas as afirmativas I e III. .
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados é conjunto complexo de software que deve prover um conjunto básico de funcionalidades, dentre elas a capacidade de permitir que haja evolução na descrição dos dados da empresa, sem que os sistemas ou aplicações tenham que ser alterados. Esta funcionalidade refere-se: Independência de Dados Redundância de Dados Restrições de Acessos Compartilhamento de Dados Restrições de Integridade .
As etapas de implementação de um Banco de Dados obedece uma ordenação lógica. Enumere-as corretamente: ( ) Criação física do Banco de Dados ( ) Análise e síntese dos dados relevantes para o empreendimento ( ) Desenvolvimento das aplicações sobre o Banco de Dados ( ) Modelo lógico do Banco de Dados 1,2,3,4 3,1,4,2 4,3,2,1 4,2,3,1 2,3,1,4 .
No contexto do projeto de banco de dados, modelo conceitual, marque a alternativa incorreta: relacionamento é o conjunto de associações entre atributos; simplisticamente, um atributo é uma característica de um objeto que precisamos armazenar em um banco de dados; são componentes de um DER: entidade, atributo, relacionamentos, cardinalidade; em um DER uma entidade é representada através de um retângulo que contém o nome da entidade; relacionamento um-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B; .
No contexto do projeto de banco de dados podemos afirmar que o modelo conceitual é : uma parcela do mundo real de interesse do usuário. uma descrição de um banco de dados no nível do SGBD. um processo através do qual o ser humano "foca" apenas algumas propriedades de fenômenos da realidade. composto por um Diagrama Entidade Relacionamento. composto pelo script com os comandos de DDL. .
A representação dos elementos de dados pode ser feita nos niveis: conceitual, lógico e físico. Na sua opinião, a abstração das Entidades e seus relacionamentos baseada na necessidade do negócio, pode ser feita através de qual(is) modelo(s)? Modelo Lógico Modelo Lógico e Conceitual Modelo Físico e Lógico Modelo Conceitual e Físico Modelo Conceitual .
O(s) objetivo(s) do projeto de um banco de dados é (são) produzir informações estruturadas de fácil compreensão. todas as demais alternativas estão corretas. satisfazer os requisitos atuais de informações dos usuários e aplicações. suportar os requisitos de desempenho, tempo de resposta e espaço de armazenamento. suportar os requisitos de processamento. .
O Diagrama Entidade-Relacionamento, proposto por P. Chen, é uma ferramenta tipicamente utilizada para a elaboração do seguinte modelo de dados: conceitual hierárquico interno externo físico .
Leia com atenção o mini mundo abaixo. Um clube inscreve novos sócios todos os anos. Cada inscrição deve recolher o pagamento de uma mensalidade que equivale a 2% do salário mínimo. Essa inscrição dá direito ao sócio de freqüentar as instalações de lazer do clube, como piscina, quadras, salão de festa e churrasqueira, mas a diretoria registra a freqüência do sócio. Se você tivesse que construir um modelo de entidade e relacionamento, qual alternativa abaixo NÃO seria uma entidade de dados. Frequencia Sócio Clube Pagamento Lazer .
Um projeto de banco de dados pode envolver a produção de 3 (três) modelos que definem o esquema de banco de dados, esses modelos são: Lógico, Procedural e Imperativo Conceitual, Lógico e Físico Hierárquico, Distribuído e de Rede Físico, Consultivo e Conceitual Analítico, Físico e Lógico .
Em um documento que registra requisitos de informação, o seguinte trecho foi encontrado: "Sobre os clientes é necessário saber o seu código, o seu CNPJ, o seu endereço (rua, numero, complemento) e um ou mais telefones de contato". Dado isso, marque a alternativa CORRETA. O CNPJ é um exemplo de atributo multivalorado. O telefone seria um atributo multivalorado. O código é um atributo opcional. O endereço é modelado como um atributo simples. O CNPJ deveria ser modelado como um atributo obrigatório, mas não único. .
Em um modelo ER: um relacionamento também pode ter os chamados relacionamentos de definição uma entidade é representada por um conjunto de relacionamentos um atributo é representado por um conjunto de entidades um relacionamento não pode ter atributos um relacionamento também pode ter atributos .
Em um documento que registra requisitos de informação, o seguinte trecho foi encontrado: "Sobre os clientes é necessário saber o seu código, o seu CNPJ, o seu endereço (rua, numero, complemento) e um ou mais telefones de contato." Dado isso, marque a alternativa CORRETA. O endereço é modelado como um atributo simples. O CNPJ deveria ser modelado como um atributo obrigatório, mas não único. O código é um atributo opcional. O CNPJ é um exemplo de atributo multivalorado. O código é, nesse caso, um atributo identificador. .
Um atributo para ser identificador dever ser classificado como: Único e opcional Não único e simples Composto e monovalorado Único e Obrigatório Composto e Obrigatório .
Uma instituição de ensino deseja criar uma aplicação e um banco de dados específicos para as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de seus alunos. A seguinte descrição inicial foi obtida por meio de uma entrevista: Cada professor possui matrícula, nome, telefone, e-mail e de 1 a 3 titulações. Cada aluno possui matrícula, nome, telefone, celular e e-mail. Um professor pode orientar diversos alunos e um aluno é orientado por apenas um Professor. Um TCC possui identificador, título, resumo, de 3 a 5 palavras-chave, data de defesa e avaliação final. Um aluno defende um ou mais TCC e um TCC é defendido por um aluno. Supondo que você tenha sido contratado para construir um modelo conceitual baseado no texto descrito acima, assinale o número correto de entidades e relacionamentos descritos, respectivamente: 3 e 3 4 e 3 3 e 2 2 e 3 2 e 2 .
O modelo Relacional é composto de: tabelas que são também chamadas de relações e, suas instâncias são chamadas de Tuplas; tuplas que são compostas de atributos, denominados comercialmente de tabelas e campos, respectivamente; chave estrangeira que é um identificador único das instâncias de cada tupla de uma tabela, podendo se repetir para identificar mais de uma instância de entidades iguais; tuplas que devem ser repetidas para que o conteúdo armazenado tenha backup; chave primária que é um identificador único das instâncias de cada tupla de uma tabela, podendo se repetir para identificar mais de uma instância de entidades iguais; .
Sejam as seguintes afirmações sobre o modelo entidade-relacionamento utilizado em bancos de dados: I. Um relacionamento, em um diagrama entidade-relacionamento, não pode ter atributos. II. Uma entidade fraca não tem atributos suficientes para formar uma chave primária. III. Em um diagrama entidade-relacionamento, os retângulos representam conjuntos de atributos. Sobre as afirmações, pode-se dizer que I, II e III são corretas. apenas I e III são corretas apenas II e III são corretas apenas I e II são corretas apenas II é correta. .
Usando-se o modelo Entidade-Relacionamento, quando o endereço de um empregado pode ser manipulado tanto como um todo como pelas suas partes separadas (CEP, Bairro, Cidade, etc.), ele deve ser modelado a) como um único atributo atômico. b) como um atributo multivalorado. e) sempre como uma outra entidade. d) apenas como uma coleção de atributos simples, um para cada parte. c) como um atributo composto. .
Qual dos relacionamentos abaixo deve ser representado como um autorelacionamento ou relacionamento recursivo? Um funcionário pode ser gerente de um departamento. Uma receita pode utilizar vários ingredientes e um ingrediente pode ser utilizado em várias receitas. Um médico pode atender diversos pacientes em datas ou horários diferentes. Um funcionário pode trabalhar em várias clínicas. Para cada funcionário teremos que indicar seu superior imediato. .
A modelagem entidade-relacionamento, empregada no projeto de bancos de dados relacionais, inclui o conjunto de relacionamentos do tipo recursivo, no qual não se admite cardinalidade do tipo um para muitos nesse tipo de conjunto de relacionamentos. não se admite cardinalidade do tipo muitos para muitos nesse tipo de conjunto de relacionamentos. há dois ou três conjuntos de entidades participando de um único conjunto de relacionamentos desse tipo. não há conjuntos de entidades que participem de um conjunto de relacionamentos desse tipo. um mesmo conjunto de entidades participa duas vezes em um conjunto de relacionamentos desse tipo. .
Em relação ao DER considere as seguintes afirmativas: I "Cada autor tem um código, nome e uma nacionalidade. Cada autor cadastrado possui pelo menos um livro e é identificado pelo seu código" nos indica que com certeza que código é um atributo único e obrigatório. II ''Podem existir vários livros de um mesmo autor" nos indica que a cardinalidade entre autor e livro é (0,1) III '' Cada livro foi editado por uma única editora." nos indica que a cardinalidade entre livro e editora é (1,N) IV '' Cada livro tem um número de identificação, um título,um ou vários idiomas, um ano de edição." nos indica que idioma é um atributo multivalorado de livro. Estão corretas as afirmativas somente a I II e III III e IV II e IV I e II .
Na modelagem de bancos de dados relacionais, um relacionamento um para muitos de A para B significa que: uma entidade em A é associada a, no mínimo, duas entidades em B e uma entidade em B pode estar associada a, no mínimo, uma entidade em A. as entidades em A e em B não têm qualquer relacionamento entre si, apenas que o número de registros em B deve ser obrigatoriamente menor que o número de registros em A uma entidade em B é associada a várias entidades em A (zero ou mais) e uma entidade em A pode estar associada a, no máximo, uma entidade em B uma entidade em B é associada a, no máximo, duas entidades em A e uma entidade em A pode estar associada a, no mínimo, uma entidade em B uma entidade em A é associada a várias entidades em B (zero ou mais) e uma entidade em B pode estar associada a no máximo uma entidade em A .
Na notação de Peter Chen (0,1) representa a cardinalidade : Mínimo um , Máximo zero Mínimo zero , Máximo muitos Mínimo um , Máximo muitos Mínimo muitos , Máximo muitos Mínimo zero , Máximo um .
No Modelo Entidade Relacionamento, podemos definir Cardinalidade como: Uma foto da entidade em um dado momento A representação da estrutura de uma entidade Unidade de representação dos objetos do mundo real com características semelhantes A quantidade de instâncias da entidade ligada a outra entidade ou a ela mesma O processo de conversão dos objetos do mundo real para o virtual .
Dentro do conceito de M.E.R estendido, abordamos a utilização de Generalização/especialização de entidades. O nosso primeiro conceito referente ao modelo entidade-relacionamento estendido discorre sobre a subclasse, que por sua vez, refere-se a um determinado tipo de entidade ora utilizada para contemplar uma entidade específica e ou ainda, uma coleção de entidades que eventualmente podemos encontrar em um esquema de banco de dados. Analise as afirmações a seguir. I. A entidade genérica é considerada uma subclasse das entidades especializadas. II se cada ocorrência do conjunto de entidade genérica tiver que aparecer obrigatoriamente em um dos subconjuntos de entidade especializada, considera-se que a especialização/generalização sendo como TOTAL. III. A entidade genérica herda todos os atributos da entidade especializada. É correto apenas o que se afirma em II. I e III. I. I e II. II e III. .
O processo de especialização nos permite fazer: I - Definir um conjunto de subclasses de um tipo entidade. II - Estabelecer atributos específicos adicionais para cada subclasse. III - Estabelecer tipos de relacionamento adicionais específicos entre cada subclasse e outros tipos entidade, ou outras subclasses. Assinale a alternativa correta: Somente a II está correta. II e III estão corretas. I, II e III estão corretas. Somente a III está correta. I e II estão corretas. .
No modelo entidade relacionamento não é possível expressar relacionamentos entre relacionamentos. Uma das soluções é a transformação de um conjunto de relacionamentos em conjunto de entidades. Esse mecanismo é chamado de: Especialização Generalização Parcial Generalização Total Agregação Normalização .
Uma generalização é uma entidade que se subdivide em especializações. A Especialização _____________ ocorre quando existir na entidade pai elementos que não existem nas filhas. Escolha a alternativa que preencha corretamente a lacuna da sentença acima. Total Sobreposição Exclusiva Parcial Superposição .
A especialização é o processo de definir um conjunto de subclasses de um tipo de entidade. A especialização é classificada como Exclusiva quando: Todos os elementos da entidade pai, deve obrigatoriamente existir em pelo menos uma entidade filha. Existir na entidade pai elementos que não existem nas filhas. Um elemento da especialização não pode existir em outra entidade do mesmo nível. Todos os elemento da especialização deve existir em outra entidade do mesmo nível. Um elemento da especialização pode existir em outra entidade do mesmo nível. .
Medicamento (MED) e Perfumaria (PER) são duas entidades que representam uma tipificação da entidade Produto (PRO). Portanto, MED e PER em relação a PRO representam: composições especializações generalizações dependências agregações .
Em relação Generalização/ Especializaçao do modelo entidade relacionamento, podemos afirmar que: I - A Especialização Parcial ocorre quando um elemento da especialização não pode existir em outra entidade do mesmo nível. II - A Especialização Total ocorre quando todos os elementos da entidade pai, deve obrigatoriamente existir em pelo menos uma entidade filha. III - A Especialização Exclusiva ocorre quando existir na entidade pai elementos que não existem nas filhas. IV - A Especialização Superposição ocorre quando um elemento da especialização pode existir em outra entidade do mesmo nível. Assinale a alternativa correta: II e IV são verdadeiras. I e IV são verdadeiras. II e III são verdadeiras. I e III são verdadeiras. III e IV são verdadeiras .
FUMARC - 2012 - TJ-MG - Técnico Judiciário - Administrador de Banco de Dados) Analise as sentenças abaixo, as quais discutem as principais restrições que podem ser expressas no modelo de dados relacional. I. Restrições de domínio são impostas para garantir que os valores nas colunas sejam atômicos e que respeitem os tipos de dados das colunas. II. Restrição de integridade de entidade diz respeito à garantia de que toda linha em uma tabela deve ser única. III. A restrição de integridade referencial garante que determinadas colunas em uma tabela sejam iguais às colunas que compõem a chave primária de outra tabela ou da própria tabela. IV. A restrição de chave estabelece que nenhum valor de chave primária pode ser vazio. Estão CORRETAS as afirmativas: I e IV I e III III e IV II e III I, II e III .
No Modelo Relacional de Dados, o mecanismo fundamental para manter a consistência dos dados e evitar registros órfãos é denominado. Normalização. Dependência Funcional. Integridade de Chave. Integridade Relacional. Integridade Referencial. .
Considere o texto a seguir e complete as lacunas com expressões constantes nas alternativas, respeitando a correlação seqüencial em que estão dispostas. Uma ..................... é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores distinguem uma linha das demais, dentro de uma tabela. Uma ...................... é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores aparecem, necessariamente, na ........................ de uma outra tabela. Em alguns casos, mais de uma coluna ou combinações de colunas podem servir para distinguir uma linha das demais. Uma das colunas (ou combinação de colunas) é escolhida como ..................... As demais colunas ou combinações são denominadas ........................ A seqüência correta encontra-se apenas em: Chave primária; chave estrangeira; chave primária; chave alternativa; chaves secundárias Chave primária; chave estrangeira; chave primária; chave secundária; chaves alternativas. Chave primária; chave estrangeira; chave primária; chave primária; chaves estrangeiras Chave primária; super-chave; chave primária; chave candidata; chaves secundárias Chave primária; chave estrangeira; chave primária; chave primária; chaves alternativas. .
Ao tentar inserir um valor nulo em um campo que é chave primária estaremos violando a: Restrição de Referência Restrição de Entidade Restrição de Domínio Restrições Semântica Restrição de Chave Primária .
Qual alternativa ilustra melhor e de forma mais completa os principais objetivos da modelagem relacional? Garantir que não haverá redundância alguma no Banco de Dados. Projetar um Banco de Dados otimizado, com o mínimo de redundância possível, garantindo a integridade dos dados e organizando a informação de modo que possa ser recuperada corretamente, principalmente por sistemas transacionais Preparar um desenho ótimo do Banco de Dados, separando a informação em tabelas e formatando todas as chaves-primárias e estrangeiras Garantir que haverá redundância alguma no Banco de Dados Criar um modelo que será implementado posteriormente em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados. .
Analise as seguintes afirmações sobre integridade em banco de dados. I. Em banco de dados, podemos falar de integridade de entidade e referencial. II. Para que haja integridade de entidade, deve-se observar a propriedade de que a coluna da chave primária não pode conter valores null. III. Já, para que haja integridade referencial, deve-se observar a propriedade de que não pode haver registros (linhas) duplicados em uma tabela com chave estrangeira. Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S). Apenas II. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I. Apenas III. .
Quando o atributo chave primária de uma entidade é exportado para outra entidade geram-se: erros views chaves estrangeiras chaves primárias duplicadas agregações .
Seja o seguinte modelo lógico (relacional) para um dado SGBD onde os atributos sublinhados indicam as chaves primárias de cada uma das respectivas tabelas: Departamento (código-departamento, sigla-departamento) Empregado (cpf, nome-empregado, sexo, código-departamento,valor-hora) Projeto (código-projeto, descrição-projeto, valor-projeto) Sabendo-se que um empregado pode participar de mais de um projeto em uma mesma data, se quiser modelar um quadro de horas que permita informar o número de horas de um empregado em um projeto, em um determinado período, devemos alterar o modelo da seguinte forma: Incluir a tabela Empregado_Projeto com atributos (cpf, código-projeto). Incluir a tabela Empregado_Projeto com atributos (cpf,código-projeto, data, numero-horas). Incluir os atributos cpf do empregado e numero-horas na tabela Projeto Incluir a tabela Empregado_Projeto com atributos (cpf,código-projeto, numero_horas). Incluir os atributos código-projeto e numero- horas-acumuladas no projeto, na tabela Empregado. .
A independência de dados física e a independência de dados lógica são possibilitadas de forma ideal, respectivamente, por um ou mais mapeamentos conceituais/internos e por um ou mais mapeamentos internos/externos. mapeamento conceitual/externo e por um mais mapeamentos conceituais/internos. mapeamento conceitual/interno e por um ou mais mapeamentos externos/conceituais. ou mais mapeamentos internos/externos e por um mapeamento conceitual/interno. mapeamento interno/externo e por um mapeamento conceitual/interno. .
Tendo como base as seguintes relações: MEDICO (crm, nome, especialidade) e PACIENTE (codigo, nome), onde as chaves primárias das entidades são respectivamente cnpj e codigo e possuem um relacionamento chamado CONSULTA com o atributo data_hora em uma relação N:M. Marque a alternativa que representa como ficará o relacionamento (CONSULTA) destas duas entidades quando convertida para o modelo lógico. CONSULTA(crm,nome,especialidade,data_hora). CONSULTA(crm,codigo). CONSULTA(crm,codigo,data_hora). CONSULTA(crm,codigo,nome). CONSULTA(crm, nome, especialidade,codigo,nome). .
Tendo como base as seguintes relações: ESTUDANTE (inscricao, nome, telefone) e TURMA (Num_turma, sala,horário, materia), onde as chaves primárias das entidades são respectivamente inscricao e Num_turma e possuem um relacionamento N:M chamado MATRICULA que é identificada pela NOTA do estudadnte na turma, marque a alternativa que apresenta como ficará o relacionamento (MATRICULA) destas duas entidades quando convertido para o modelo lógico. MATRICULA(Num_turma, sala,horário, materia,NOTA) MATRICULA(Num_turma,nome, telefone,NOTA). MATRICULA(inscricao, nome, telefone,NOTA). MATRICULA(inscricao, sala,horário, materia,NOTA). MATRICULA(inscricao,Num_turma,NOTA). .
A especificação de chaves estrangeiras para atributos de uma tabela R em relação a ela própria é uma característica necessária nos SGBD para a tradução de diagramas ER que contêm: dependências funcionais circulares; auto-relacionamentos. estruturas de generalização; estruturas de especialização; atributos multi-valorados; .
Se um MER(Modelo de entidade Relacionamento) possui 4 entidades sendo dois dos relacionamentos 1:N e outros dois com relacionamento N:N em quantas tabelas eu necessitarei no modelo relacional para suportar a modelagem? 8 tabelas 6 tabelas 3 tabelas 4 tabelas 5 tabelas .
Durante a transformação de um modelo conceitual em modelo lógico, entre as entidades A e B cujo o relacionamento é de N:N. Quantas tabelas teremos no modelo lógico Três tabelas, onde a chave primária da entidade A e B terão suas chaves migradas para uma tabela C. Duas tabelas, onde a chave primária da entidade B será a chave estrangeira da entidade A. Uma tabela composta pelos atributos da entidade A e Chave Primária de B. Três tabelas, onde a chave primária da entidade A e B terão todos os seus atributos migradas para uma tabela C. Duas tabelas, onde a chave primária da entidade A será a chave estrangeira da entidade B. .
Codd estabeleceu a existência de três tipos de relações normalizadas, denominadas primeira, segunda e terceira formas normais. Uma relação está na 3ª FORMA NORMAL, se e somente se todos os domínios que não são chaves forem completamente: independentes funcionalmente da chave-primária mas dependentes da chave-estrangeira. independentes entre si e constituírem grupos repetidos. independentes funcionalmente da chave-estrangeira e dependentes entre si. dependentes funcionalmente da chave-primária e independentes entre si. dependentes entre si e não constituírem grupos repetidos. .
(Concurso: Banco do Nordeste) No processo de desenvolvimento de um sistema de informação, elabora-se um modelo de dados no qual se usam técnicas de normalização. Sobre esta técnica de normalização, é CORRETO afirmar que: em um modelo totalmente normalizado, preserva-se a relação de dependência entre os atributos, além de preservar a redundância da informação, pois assim consegue-se garantir o fácil acesso às informações em virtude de encontrarem-se disponíveis em vários pontos do modelo de dados. a normalização tem como objetivo definir as funções a serem executadas por cada entidade do modelo relacional. a normalização define as relações existes entre os atributos que podem ser do tipo um para um ou um para vários. a normalização é um processo formal que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias, eliminando grupos repetitivos, dependências e redundâncias dos atributos. a normalização define regras para cada um dos atributos da entidade. .
Trata-se de uma regra que, se observada no processo de normalização de dados, considera o banco de dados na terceira forma normal: Criar uma tabela separada para cada conjunto de dados relacionados Relacionar as tabelas separadas com uma chave externa Eliminar os grupos de repetição transformando-os em tabelas individuais Eliminar os campos que não dependem da chave Identificar cada conjunto de dados relacionados com uma chave primária .
Uma relação está na ________ se e somente se, em todo valor válido, cada tupla contém exatamente um valor para cada atributo. As palavras que completam corretamente a frase são: primeira forma normal forma normal de Boyce Codd terceira forma normal quarta forma normal segunda forma normal .
Em um banco de dados relacional, a normalização é o processo de reunirem-se os dados que serão armazenados e separá-los em tabelas, tendo como objetivo principal a preservação da integridade dos dados. Para isso, faz referência às integridades de entidade, de domínio,referencial e à definida pelo usuário. O conceito básico da integridade de entidade especifica que deve ser possível identificar exclusivamente cada entidade armazenada no banco de dados. a garantia de que as linhas relacionadas em um par de tabelas continuem relacionadas mesmo depois de terem sido feitas alterações as restrições nas informações armazenadas no banco de dados. Uma entidade dentro de um banco de dados é a representação de uma entidade no mundo real que foi escolhida para ser armazenada quais dados são absolutamente necessários para que o banco de dados funcione apropriadamente que quando um banco de dados está armazenando um registro, ele precisa armazenar algo em cada campo, mesmo que isso não seja necessário. .
Suponha que todos os atributos de uma relação R contenham apenas valores atômicos. É possível afirmar, com certeza e mais especificamente, que R está na forma normal: 1FN 2FN 4FN 5FN 3FN.
Marque a alternativa que NÃO indica um problema resolvido pelo processo de normalização: grupos repetitivos (atributos multivalorados) de dados. consistência dos dados. redundâncias de dados desnecessárias. variação temporal de certos atributos, dependências funcionais totais ou parciais em relação a uma chave concatenada. dependências transitivas entre atributos. .
Considere as dependências funcionais: X -> Y, Y -> Z e Y -> W, onde os atributos X,Y,Z são atômicos. A definição da relação R que não está na terceira forma normal é: R ( X, Y ) R ( X, Y, Z ) R ( Y, W ) R ( Y, Z ) R ( Y, Z, W ) .
Analise o texto incompleto abaixo: Um dos maiores problemas decorrente do armazenamento de dados em arquivos é a ____________ de dados que tem como consequência a _____________ de dados. Outro grave problema é a inexistência da _____________ de dados. Assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas acima: Redundância, inconsistência e segurança. Redundância, segurança e inconsistência. Inconsistência, redundância e segurança. Inconsistência, segurança e redundância. Segurança, redundância e consistência. .
O conceito que permite ao SGBD dispor de recursos que possibilite selecionar a autoridade de cada usuário é: controle de acesso controle de integridade controle de redundância independência de dados compartilhamento de dados .
Segundo Navathe, um sistema gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite ao usuário criar e manter um banco de dados. Avalie as seguintes afirmações a respeito dos benefícios do SGBD. I - O SGBD deve prover funcionalidades para a definição e a garantia das restrições de integridade. II - O SGBD não deve, de maneira nenhuma, permitir a redundância de dados. III - O SGBD deve prover facilidades para restauração de falhas de software e hardware. Assinale a alternativa corretas. É correta apenas a afirmativa III. São corretas as afirmativas I e III. É correta apenas a afirmativa I. São corretas as afirmativas I e II. É correta apenas a afirmativa II. .
Três das principais características que um SGBD deve prover são: mecanismos de backup e recuperação, dependência de dados e retrição de integridade independência de dados, divisão de dados e restrição de acesso independência de dados, retrição de integridade e compartilhamento de dados controle de redundância, compartilhamento de acesso e restrição de integridade controle de acesso, dependência de dados e mecanismos de backup e recuperação .
O conceito de independência de dados em sistemas de gerência de banco de dados está relacionado aos vários níveis de abstração de dados, conhecidos como esquemas. A independência de dados física é a possibilidade de alterar o esquema interno sem precisar modificar o esquema conceitual. externa é a possibilidade de alterar o esquema interno sem precisar modificar o esquema físico. interna é a possibilidade de alterar o esquema conceitual sem precisar modificar o esquema externo. conceitual é a possibilidade de alterar o esquema interno sem precisar modificar o esquema externo. lógica é a possibilidade de alterar o esquema externo sem precisar modificar o esquema interno. .
Sabe-se que todo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) possui características principais. Marque a alternativa que define a característica que viabiliza a alteração da estrutura sem precisar alterar os programas que o acessam. Suporte para as múltiplas visões de dados. Compartilhamento de dados e processamento de transações de multiusuários. Isolamento entre os programas e os dados e abstração de dados. Modelagem representativa da natureza do negócio. Natureza auto descritiva. .
Na implementação de bancos de dados, busca-se solucionar ou minimizar dois aspectos, descritos a seguir. I. Situação em que existem as mesmas informações armazenadas em arquivos diversos, com conteúdos diferentes. II. Existência das mesmas informações em aplicações diferentes, como por exemplo, em arquivos de pessoal e em registros de treinamento. No que diz respeito aos dados armazenados, esses dois aspectos são conhecidos, respectivamente, como: independência e integridade. integridade e independência. independência e redundância. inconsistência e redundância. inconsistência e integridade. .
Dentre as vantagens da utilização de bancos de dados, temos: I. Solucionar o problema que consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes. II. Solucionar um problema que ocorre quando duas informações podem aparecer em locais distintos, mas apresentando valores diferentes. Estes problemas são conhecidos, respectivamente, como: Independência de Dados e Redundância de Dados Redundância de Dados e Inconsistência de Dados Independência de Dados e Inconsistência de Dados Redundância de Dados e Independência dos Dados Inconsistência de Dados e Redundância de Dados .
Sabe-se que todo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) possui características principais. Marque a alternativa que define a característica que garante o uso dos dados por diversos setores da empresa simultaneamente, preservando a integridade dos dados. Isolamento entre os programas e os dados e abstração de dados. Suporte para as múltiplas visões de dados. Natureza auto descritiva. Compartilhamento de dados e processamento de transações de multiusuários. Modelagem representativa da natureza do negócio. .
Considerando a arquitetura de três-esquemas (externo, conceitual e físico) de um sistema de banco de dados, a capacidade de modificar a definição dos esquemas de um banco em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior, é denominada: Abstração de dados Modelo semântico de dados Suporte a múltiplas visões Conjunto de entidades Independência de dados .
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.