Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONCef15 - Geracina 6º ano

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Cef15 - Geracina 6º ano

Description:
Teste CEF 15

Author:
AVATAR

Creation Date:
29/06/2018

Category:
Others

Number of questions: 13
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
No final da Pré-história, por volta de 4.000 a.C começaram a acontecer mudanças importantes na maneira de os grupos humanos se relacionarem socialmente. Surgiu a exploração de um grupo pelo outro, a diferença entre rico e pobre, o fim da propriedade coletiva etc. Começa então a “Era das grandes civilizações”. Assinale a opção que mostra as características que um povo deve possuir para ser considerado civilizado: Ser politeísta e dominar a arte rupestre. Ter um governo, leis, moeda, escrita, exército. Praticar a agricultura, a tecelagem e criar animais. Dedicar-se a produção de cerâmica e ser guerreiro. .
Foi no Oriente, na região do” Crescente Fértil”, a partir do sedentarismo e das atividades econômicas (agricultura e pecuária), que se formaram as primeiras aldeias. Com a alimentação garantida, puderam se dedicar também ao artesanato, à olaria e à tecelagem. Assim, passaram a realizar a troca de produtos (escambo). Marque a característica geográfica que possibilitou o sedentarismo dos povos da Mesopotâmia, dando início ás primeiras cidades do mundo: Presença de grandes desertos com milhares de oásis. Existência de florestas com grande quantidade de animais e árvores frutíferas. Muitas montanhas com vales férteis. Presença de dois rios (Tigre e Eufrates) que garantiam margens férteis e água para outras atividades.
A respeito do surgimento das primeiras civilizações na passagem da Pré-História para a História, é correto afirmar: As comunidades pré-históricas iniciaram a competição social e a propriedade privada. Nas sociedades civilizadas, surge a propriedade privada da terra e dos bens, dando origem às diferenças sociais. Nas comunidades pré-históricas, cada pessoa disputava os resultados de seu trabalho com os demais membros do grupo. É nas sociedades civilizadas que surge um Estado dominado pela maioria do povo.
Assinale a opção INCORRETA a respeito da sociedade mesopotâmica: Devido à variedade de povos que dominaram a região ao longo dos séculos, a Mesopotâmia não conservou a mesma organização social. Os reis que governaram a Mesopotâmia reinaram com poderes absolutos. Eram considerados representantes dos deuses na terra. A sociedade era composta por homens livres. Não havia escravidão. A classe dominante controlava a riqueza econômica, a força militar e o conhecimento.
A escrita é uma invenção decisiva para a história da humanidade. Ela é a representação do pensamento e da linguagem humana por meio de símbolos. A escrita mesopotâmica era gravada em plaquetas de argila fresca com objetos pontiagudos. Baseado nesta informação, como se chamava a escrita criada elos sumérios? ideográfica cuneiforme demótica Maia.
Sobre o conjunto de leis chamado “Código de Hamurábi”, criado na Babilônia, podemos afirmar que: organizava o comércio na região da Mesopotâmia. foi criado pelos assírios, com o objetivo de educar a população pobre. baseava-se no princípio da” lei de Talião”, com duras punições a quem cometesse crimes. tinha como objetivo principal cobrar impostos da população.
A história do povo hebreu é marcada por migrações, perseguições, lutas e dispersão. Criaram o judaísmo que mais tarde serviu de inspiração para outras religiões. O povo hebreu diferenciava-se de outros povos por serem monoteístas. Assinale a afirmativa que representa o significado de religião monoteísta: Crença na existência de vários deuses. Acreditavam que o Sol era o único Deus. Crença na existência de um só Deus criador de todas as coisas. Crença na existência de vários deuses da mitologia.
O Muro das Lamentações é um paredão de tijolos, o que sobrou do 2º templo dos judeus, construído no séc. I a.C pelo rei Herodes. É um símbolo da fé Judaica e, até hoje, judeus do mundo inteiro se reúnem em frente ao muro para orar e chorar. Assinale abaixo outros símbolos do judaísmo que você estudou: A cruz, a bíblia e a Tábua com os 12 mandamentos recebida por Moisés. O Alcorão e as imagens do profeta Maomé. O kippá, a estrela de Davi e a torá. A suástica, e a menorá (candelabro de sete braços).
Uma passagem marcante na história dos hebreus foi o “Êxodo”, o período em que: Foram para o Egito fugindo da seca e lá ficaram por quatro séculos. Fugiram da escravidão no Egito em 1250 a.C e voltaram para Canaã, a “Terra prometida”. Formaram um governo (a monarquia) para se defenderem dos cananeus e filisteus. retornam para Jerusalém após a criação do Estado de Israel, em 1948. .
Foi discutido em sala de aula que a religião judaica serviu de inspiração para outras duas doutrinas religiosas: o cristianismo e o islamismo, por isso há algumas semelhanças entre elas. Assinale abaixo a característica incorreta sobre essas crenças: Todas elas são monoteístas. As três adoram imagens. Foram fundadas por profetas. Se desenvolveram no oriente médio.
Sobre as características da civilização fenícia, marque a opção incorreta: dominaram o comércio no Mar Mediterrâneo, entre os séculos XII e VIII a.C. organizaram-se politicamente em cidades-Estado, como Sídon e outras. Foram o 1º povo a usar velas nos barcos, facilitando as viagens. Seguiam uma religião monoteísta, a exemplo dos judeus.
Que herança da civilização fenícia se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para a cultura humana? a invenção da bússola, que tornou possível as grandes navegações. a criação do alfabeto, o primeiro inventado pelo homem. a criação da pólvora, que tornou as guerras ainda mais violentas. a invenção da roda, que revolucionou os transportes.
Assista o vídeo e responda as questões: Assinale com um X a única opção incorreta sobre a história do povo hebreu: A “Diáspora hebraica” foi a dispersão desse povo após a dominação pelo Império romano. Espalhados, os judeus perderam o idioma e a religião que os mantinham unidos. Durante a 2ª Guerra Mundial os nazistas mataram mais de 6 milhões de judeus. Em 1948 a ONU criou o Estado de Israel, separando os judeus mais uma vez. .
Report abuse Consent Terms of use