Cefet-rj-2014 - administrador

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Cefet-rj-2014 - administrador

Description:
Questões da prova de administador do CEFET-RJ

Author:
Jamaj
(Other tests from this author)

Creation Date:
10/10/2017

Category:
Personal
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
26 - Quando empresários realizam contratos com a Administração Pública, é comum que se queixem da defasagem dos reajustes outorgados, os quais geram risco à própria existência da sociedade empresária. Nesse sentido, como gerente responsável pela administração de contratos estabelecidos com a iniciativa privada, é necessário preservar na sua execução a denominada equação financeira precificação contínua execução perpétua imutabilidade das cláusulas persecução do melhor preço.
27 - Nos termos da Lei no 8.666/1993, que regula as licitações e os contratos administrativos, exige-se uma documentação para acolhimento da habilitação jurídica. Faz parte dessa documentação a(o) certidão negativa da Receita Federal inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) inclusão no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) inscrição na entidade profissional competente registro comercial, no caso de empresa individual.
28 - Duas receitas distintas precisam ser registradas no sistema de controle contábil e orçamentário de uma entidade pública: a primeira receita, no montante de R$ 1.000,00, tem caráter temporário e devolutivo; e a segunda, no montante de R$ 2.000,00, não estava prevista na Lei Orçamentária anual. As classificações possíveis para essas receitas são, respectivamente, corrente e de capital corrente e extraorçamentária orçamentária e extraorçamentária extraorçamentária e orçamentária de transferência e extraorçamentária.
29 - O orçamento-programa tem ênfase nos instrumentos de integração dos esforços governamentais no sentido de concretização dos objetivos e é considerado como uma evolução do orçamento tradicional. NÃO está associado ao conceito de orçamento-programa o fato de a estrutura do orçamento destacar os aspectos administrativos e de planejamento. as decisões orçamentárias considerarem os custos dos projetos e programas. as decisões orçamentárias serem tomadas com base em avaliações e análises técnicas. as necessidades financeiras das unidades organizacionais serem priorizadas na elaboração do orçamento. os mecanismos de controle objetivarem avaliar a eficácia das ações.
30 - A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a) balanço social gestão social auditoria social estratégia social contabilidade social.
31 - O gerente de uma empresa está preocupado com o início da operação de uma nova planta produtiva na região Centro-Oeste. Mesmo gerando muitos empregos, o ambiente natural em volta da fábrica poderá ser afetado se houver falhas nos sistemas de controle de emissão de gases. Além disso, o aumento da atividade econômica na região poderá gerar problemas para a população, tais como: aumento da densidade populacional, piora do trânsito e elevação do custo de vida. Para cumprir as responsabilidades sociais da empresa, o gerente deverá optar pela abordagem classificada como a da(o) obrigação social resposta social ponderação social responsabilidade social contrato social.
32 - Preocupado com desvios de conduta de gestores e com a deterioração do ambiente de trabalho, o diretor de uma empresa elaborou uma declaração formal em que estavam apresentados todos os parâmetros de comportamento profissional considerado adequado para as atividades naquela empresa. O tipo de documento elaborado denomina-se Arbitragem Estatuto Social Código de Ética Comissão de Inquérito Processo Administrativo.
33 - O comércio eletrônico desenvolveu-se muito e apresenta vários modelos de negócios de internet. O modelo de negócio baseado em um ambiente digital onde compradores e vendedores podem encontrar-se para fazer negócios é denominado provedor de serviços provedor de conteúdo provedor de comunidade virtual corretora de transações criadores de mercado.
34 - Diferentes níveis de gerência têm diferentes interesses e especializações dentro de uma organização. Por conta disso, há vários tipos de sistemas de informação empresariais. Os sistemas responsáveis pelo monitoramento das atividades básicas da organização, tais como vendas, recebimentos e entradas de dinheiro são denominados sistemas de trocas diretas apoio à decisão apoio ao executivo informação gerencial processamento de transações.
35 - Os tipos de rede digital podem ser classificados em função dos seus alcances geográficos. A rede com alcance de até 500 metros, utilizada em escritórios ou andares de um edifício, é denominada rede local e é conhecida pela sigla LAN RAN CAN MAN WAN.
36 - Segundo os princípios da administração estratégica, para executar uma análise do ambiente de forma eficiente e efetiva, o administrador deve entender bem a maneira como os ambientes organizacionais estão estruturados. Os componentes externos à organização, que têm amplo escopo e sobre os quais a organização não tem nenhum controle, compõem o denominado nível de ambiente geral interno operacional institucional organizacional.
37 - Ao longo do tempo, 3 formas de administração pública se sucederam. Uma dessas formas emerge na segunda metade do século XX como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial. Focada no aumento da eficiência da Administração Pública, a forma acima descrita é denominada Administração Pública liberal gerencial burocrática patrimonialista desenvolvimentista.
38 - De acordo com a direção dos fluxos de mensagens e informações dentro da estrutura organizacional de uma empresa, as comunicações podem ser classificadas como orais, escritas ou digitais formais, informais e oficiais implícitas, explícitas ou híbridas descendentes, ascendentes e laterais deliberadas, emergentes e planejadas.
39 - De acordo com as situações a que se aplicam, as decisões podem ser classificadas de diversas formas. As decisões que se aplicam a problemas repetitivos são denominadas coletivas individuais maximizadas programadas administrativas.
40 - Dada a proximidade geográfica de uma empresa em relação ao seu principal fornecedor de carvão, foi possível para essa empresa criar mais valor econômico que seus concorrentes. Prevê-se, porém, que, em um ano, a mina de carvão estará exaurida, e a empresa passará a ter de buscar matéria-prima de fornecedores mais distantes, da mesma forma que seus concorrentes já vêm fazendo. Do ponto de vista da administração estratégica, a situação retratada é um exemplo de paridade competitiva alavancagem competitiva estratégica vantagem competitiva temporária medida estratégica vantajosa medida econômica de vantagem competitiva.
41 - O conhecimento tácito apresenta duas dimensões. Aquela que está associada aos modelos mentais do indivíduo e que resulta em sua visão de mundo é denominada dimensão direta causal técnica cognitiva informal.
42 - Para os sistemas de informação, definem-se dados como melhoria contínua de processos organizacionais. resultado da análise do ambiente de negócios. fatos organizados e apresentados de forma útil. sequências de fatos ainda não analisados. decisões tomadas pelos gestores da organização.
43 - Há 4 modos de conversão do conhecimento. Um desses modos de conversão se dá do conhecimento tácito para o explícito a partir de diálogo e reflexão coletiva significativos e gera como conteúdo um conhecimento conceitual. O modo de conversão descrito é denominado combinação socialização internalização semantização externalização.
44 - Para Mintzberg, em sua análise da formação de estratégias, apenas uma parte das estratégias pretendidas pela empresa é realmente implementada. A essa parte das estratégias ele deu o nome de deliberada realizada intencional emergente não realizada.
45 - O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta para mensurar, acompanhar e comunicar a estratégia da organização para seu ambiente interno e para orientar a organização em direção à sua visão de futuro. A análise do desempenho da organização a partir do BSC trata de 4 dimensões, a saber: custos, benefícios, utilidade e valor produto, segmento, distribuição e preço receitas, despesas, empréstimos e lucro eficiência, eficácia, efetividade e sustentabilidade clientes, aprendizado e crescimento, finanças e processos internos.
46 - Uma equipe de projetos está negociando um novo contrato com uma empresa multinacional. Ganhar esse contrato será muito importante para dar maior visibilidade à empresa no mercado e, consequentemente, para ampliar o seu mercado de atuação. Por essa razão, há um grande interesse nessa negociação, e a equipe se sente responsável por conseguir fechar o negócio. Diante dessa situação, uma boa prática no processo de negociação é utilizar aspectos emocionais e de caráter particular para sensibilizar a outra parte. construir uma relação de confiança mútua entre as partes. utilizar critérios subjetivos e subliminares durante o processo. buscar maior interação com as pessoas às quais os membros da equipe se assemelham. relevar os aspectos referentes ao Código de Ética e aos princípios de conduta da empresa.
47 - Os membros da diretoria de uma empresa do setor industrial começaram a perceber, em função da necessidade de sobrevivência no mercado, que precisavam estar mais atentos ao movimento realizado pelos concorrentes. Um dos membros, entretanto, questionou essa necessidade, já que, até então, a empresa vinha ocupando uma posição razoável no mercado. Já outro membro da diretoria explicou que a preocupação com o movimento da concorrência é justificada por ser a empresa um sistema fechado, que se relaciona diretamente com os concorrentes e, por isso, precisa observar seus movimentos. linear, que cria o ambiente macroeconômico e estabelece relações com os concorrentes, caso considere necessário. aberto, que influencia e é influenciado pelas variáveis existentes no mercado, como concorrentes, fornecedores e clientes, dentre outros. centralizado, que precisa ter todos os aspectos internos e externos sob seu controle. administrativo, imposto pelo mercado que estabelece os objetivos a serem atingidos.
48 - Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em: Técnica - capacidade de enxergar a empresa como um todo. Administrativa - modo como a empresa se relaciona com o meio em que se insere. Humana - geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada. Operacional - relacionada ao ambiente macroeconômico e à sua relação com a empresa. Conceitual - utilização de conhecimento especializado e precisão na execução de técnicas e procedimentos relativos ao trabalho.
49 - A ciência da Administração foi sendo construída com base em pressupostos e paradigmas de cada época de seu desenvolvimento, de acordo com os aspectos que se mostravam mais importantes. A correlação adequada entre a Teoria da Administração e a(s) variável(is) enfatizada(s) na criação dessa teoria é a seguinte: Administração Científica - Tarefas Teoria Clássica - Pessoas Teoria da Burocracia - Ambiente Teoria Estruturalista - Pessoas e tarefas Teoria Neoclássica - Hierarquia e ambiente.
50 - Um executivo de empresa do setor automotivo foi encarregado de liderar um projeto muito importante para a empresa, resultante de um contrato recentemente fechado.Caso seja bem sucedido, o projeto influenciará muito o futuro da organização, uma vez que possibilitará que outros contratos sejam conseguidos pela empresa. Para realizar o projeto, o executivo decidiu utilizar o estilo de liderança autocrática, o qual lhe possibilitará, na condução de sua equipe, fixar as diretrizes, sem a participação do grupo, determinando as providências e as técnicas para a execução das tarefas. debater com o grupo as diretrizes, estimulando e dando assistência aos seus membros, sempre que necessário. dividir o poder de decisão com o grupo, minimizando, assim, sua responsabilidade pelos resultados alcançados. delegar as decisões ao grupo, sem exercer qualquer tipo de controle, deixando o grupo à vontade para produzir. integrar suas atividades com as dos subordinados, passando a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.