Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONCERMAR

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
CERMAR

Description:
PROVA 1

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/04/2017

Category:
Others

Number of questions: 179
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
As prescrições deste Cerimonial somente podem ser modificadas nas seguintes circunstâncias: I - quando o ___________, _______________ ou o _______________, assim o determinar; II - quando aquele a quem forem____________dispensá-las em atendimento às conveniências do serviço; e III - quando,_____________, o ______________ ou de navio determinar sua alteração, de acordo com os costumes locais, e desde que não haja grave prejuízo ao serviço. .
É a sucessão de comandos vinculados a um comando superior, por subordinação militar, em ordem imediata e direta. .
Almirante refere-se ao círculo de ________________, compreendendo os postos de Almirante de Esquadra, ViceAlmirante e Contra-Almirante, a menos que especificamente aplicado ao posto de Almirante. .
Neste Cerimonial, a denominação Comandante significa o oficial de Marinha investido no cargo de ________________. .
Não são prestadas honras pela Organização Militar (OM) ou por militar, nas seguintes circunstâncias: I - em ___________, de ___________ou de evolução decorrente de _______________; II - durante qualquer ___________ cuja paralisação, mesmo que momentânea, possa afetar a segurança de _________; e III - durante o Cerimonial à Bandeira. .
Não são prestados toques, continência de guarda e salvas: I - a qualquer autoridade, na presença de outra a quem ______________, exceto durante ______________; II - no período compreendido entre o arriar e o hastear da Bandeira Nacional; e III - durante _________ou em dias de luto oficial, por motivos que não os previstos como honras fúnebres, a menos que especificamente autorizado pelos __________________.
Os toques de corneta são os previstos no ______________________________________________. .
Nas OM em que não existir ou não estiver disponível corneteiro ou banda, são cancelados os _________________ previstos ao longo deste Cerimonial, para serem por eles executados, mantidos os ___________________.
Neste Cerimonial, denomina-se amarra à unidade de distância cujo valor é de _____________.
As disposições deste Cerimonial aplicam-se aos navios-museu, no que for praticável e quando as circunstâncias o indicarem, como se estes fossem navios ___________________. .
As honras e o pavilhão previstos para o CM são estabelecidos em decorrência de exercer ____________________ .
É ____________do Presidente da República conceder, em casos excepcionais, como reconhecimento a relevantes serviços prestados à Marinha e ao País, _______________, a militares da _______________. .
É a tropa armada postada para prestar homenagem às autoridades militares e civis que a ela tenham direito?.
Serão cumpridas as disposições do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial das Forças Armadas. .
O navio atracado próximo do local onde for atracar ou desatracar outro navio fornece pessoal para auxiliá-lo nessa manobra. .
O militar mais antigo a bordo de embarcação miúda ou viatura, qualquer que seja seu nível hierárquico, pede licença para largar a quem lhe tiver prestado as honras de despedida, por meio da expressão "___________", recebendo em troca a resposta "__________". .
Em embarcação miúda ou viatura, o mais antigo embarca por _________ e desembarca em __________ observados, na embarcação, os seguintes procedimentos: I - no caso de _________ou do_________ a que pertença à embarcação, o patrão e a respectiva guarnição levantam-se e fazem a continência individual, seguindo idêntico procedimento as demais pessoas nela presentes; II - no caso dos demais oficiais, apenas o ________ faz a continência; e III - em circunstâncias especiais, no desembarque, o mais antigo pode determinar que mais modernos desembarquem na sua frente utilizando-se da expressão "_________".
A continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, quando uniformizado, com ou sem cobertura, deve aos?.
Quais os casos de dispensa de continência individual? .
A continência individual não é executada pelo militar que estiver?.
Nos navios, em face das condições do mar, a posição de sentido pode ser substituída por uma posição "_______", que indique respeito. .
Em corredores estreitos ou escadas, em que não seja possível militares caminharem lado a lado, ________ do grupo é tomada pelo mais antigo, salvo no caso de _______, quando o anfitrião segue à frente.
São denominadas honras de portaló a _____________, ______________ e _______ e ___________, devidas na recepção ou despedida à autoridade. .
Nos navios, é considerado portaló de honra o portaló de _________ que for destinado ao uso dos oficiais.
Quais os procedimentos para as honras de portaló na recepção das seguintes autoridades, respectivamente: Almirantes ou autoridades de mesma ou maior precedência; Oficiais superiores ou autoridades de mesma precedência; e Oficiais intermediários e subalternos ou autoridades de mesma precedência .
Cabe ao ___________, ou quem lhe seguir em antiguidade na cadeia de comando, se houver impedimento para sua presença, prestar as honras de portaló às autoridades de ____________posto. .
Nos navios capitânias: I - no curso ordinário do serviço, os cerimoniais de recepção e despedida relativos à Força são conduzidos por _____________para tal designados; e II - ao ___________ não cabe prestar honras às autoridades em visita à Força. .
Cabe ao ___________ a execução dos toques de apito referentes às honras de portaló devidas ao ______________ ou autoridade superior, e ao Contramestre de Serviço nos ____________. .
Denominam-se ___________ as honras, que não as de salva, prestadas quando navios e embarcações, estas arvorando bandeira-insígnia, passam ou são ultrapassados à distância de reconhecimento.
A distância de reconhecimento é de aproximadamente _______ amarras para navios e de _____ amarras para embarcações miúdas, devendo ser considerada com razoável largueza, de modo a permitir que sejam prestadas as honras devidas. .
Nas embarcações miúdas, as honras são prestadas manobrando-se com os remos, velas ou máquinas, de acordo com os seguintes procedimentos: I - a Almirantes e autoridades de precedência igual ou maior, são levados os remos ao ____, ______ as velas ou _____ a máquina; .
Nas embarcações miúdas, as honras são prestadas manobrando-se com os remos, velas ou máquinas, de acordo com os seguintes procedimentos: II - a oficiais superiores e oficiais no exercício do comando, são ______ os remos, ________ as escotas ou _______ as rotações da máquina;.
Nas embarcações miúdas, as honras são prestadas manobrando-se com os remos, velas ou máquinas, de acordo com os seguintes procedimentos: IV - a embarcação miúda que houver prestado em primeiro lugar as honras de continência só pode:.
Não são prestadas honras de passagem: .
Não são prestadas honras de passagem nas embarcações miúdas quando?.
______________quando assim as circunstâncias o determinarem, pode dispensar, no todo ou em parte, as honras de passagem. .
Quais as bandeiras-distintivos? .
A Bandeira do Cruzeiro é usada nas seguintes condições: I - hasteada e arriada diariamente, no "___________", simultaneamente com a Bandeira Nacional, em todos os navios incorporados à MB, quando estes estiverem no ________,_________,__________ ou___________; e II - hasteada à meia adriça quando assim o for a Bandeira Nacional, por motivo de ________ou________. .
A Flâmula de Fim de Comissão é hasteada no tope do mastro principal nos navios incorporados à MB, substituindo a ____________, ao término de comissão igual ou superior a _________, quando o navio iniciar a aterragem ao porto final da comissão, sendo arriada no pôr do sol que _______. .
A Bandeira da Cruz Vermelha é mantida hasteada permanentemente, em __________: I - nos navios-hospital, nos acampamentos e nos estabelecimentos hospitalares, em mastro ou adriça ________ de onde estiver içada a Bandeira Nacional; e II - ________das embarcações miúdas empregadas em serviços de saúde e das embarcações-hospital de forças de desembarque.
Os símbolos são bandeiras-distintivos que identificam as forças, unidades e subunidades de tropa, armada ou não, em desfiles e formaturas, sendo envergados: I - em _____________ à boca do cano do fuzil; II - ao paralama dianteiro _______ da viatura do comandante da tropa; ou III - em mastro próprio, quando então denominam-se "________". .
Quais as bandeiras-insígnias de autoridades civis? .
Quais as flâmulas? .
É a insígnia privativa dos oficiais de marinha quando no exercício do cargo de comando, vedado seu uso em navio não incorporado à Armada?.
É hasteada nas embarcações miúdas que conduzam oficial superior uniformizado, sendo arriada tão logo o oficial desembarque? .
As bandeiras-insígnias são hasteadas: I - no tope do mastro principal dos navios e OM de terra ou no lais da verga de _________, como determinado neste Cerimonial; II - no lais da _____ verga, no _____________ ou no topo do mastro das embarcações e navios a vela, desde que não seja onde se encontre içada a Bandeira Nacional; e III - em haste apropriada, denominada ___________, na proa das embarcações miúdas. .
As bandeiras-insígnias são mantidas hasteadas: I - em caráter _________, no respectivo navio, unidade ou estabelecimento, quando referente à autoridade exercendo o cargo de comando; II - em caráter _________, na respectiva OM de terra, quando referente à autoridade exercendo o cargo de direção, enquanto esta permanecer a bordo; III - em caráter ________, nos navios capitânias, quando referente ao __________ embarcado; IV - em caráter ___________, na OM visitada, quando referente à autoridade superior pertencente à cadeia de comando, substituindo a bandeira-insígnia da autoridade exercendo o cargo de comando ou direção; e V - em caráter _________, na OM visitada, como determinado neste Cerimonial, em honra a autoridade visitante não pertencente à cadeia de comando. .
A bandeira-insígnia de autoridade no exercício de cargo de comando, salvo por ocasião da transmissão do cargo, quando obedece a regras próprias, somente é substituída? .
Estando içado o Estandarte Presidencial, nenhuma bandeira representativa de qualquer outra autoridade, com exceção do ____________________, pode permanecer içada.
Quando o ________________ estiver a bordo de OM, seu pavilhão permanecerá hasteado simultaneamente com o pavilhão da autoridade presente de maior antiguidade da ____________ e, se for o caso, da bandeira-insígnia de autoridade não pertencente à cadeia de comando com maior precedência. .
Quando o _______ estiver a bordo de OM que não lhe seja subordinada, seu pavilhão: I - permanece içado simultaneamente com o pavilhão da autoridade presente de maior antiguidade da _________ e, se for o caso, da bandeira-insígnia de autoridade não pertencente à cadeia de comando com maior precedência; e II - somente é substituído pelo pavilhão do__________ou do ___________. .
Quando, na forma prevista neste Cerimonial, a bandeira-insígnia de autoridade visitante for içada durante a salva de partida, ela será hasteada __________ antes do primeiro tiro e arriada após o último tiro.
A disposição das bandeiras-insígnias içadas simultaneamente no tope do mastro principal, salvo por ocasião da transmissão de comando, que obedece a regras próprias, é a seguinte: I - a bandeira-insígnia da autoridade de maior precedência, não pertencente à cadeia de comando, ocupa a adriça de_________ ou da _______; II - a bandeira-insígnia da autoridade presente de maior antiguidade da cadeia de comando ocupa a adriça _______ ou de _________; e III - quando o Almirantado ou o CEMA estiverem a bordo juntamente com outra autoridade visitante de maior precedência, a bandeira-insígnia desta é içada na adriça de boreste, exceto para o Estandarte Presidencial que obedece a regras próprias, e o pavilhão do Almirantado ou CEMA, na adriça ____________ou ______________. .
O pavilhão de Comandante de Força é mantido hasteado permanentemente no navio capitânia, salvo se essa autoridade estiver em outro navio sob seu comando, quando então: .
O pavilhão de Comandante de Força relativo a ________________ou______________ é mantido hasteado no navio subordinado apenas enquanto aquela autoridade permanecer a bordo. .
Quando Forças ou navios estiverem próximos entre si, dentro do alcance visual de bandeiras, somente o navio onde se encontrar o oficial mais antigo hasteia o pavilhão do ___________. .
As bandeiras-insígnias podem ser arriadas durante __________ ou ____________, se assim julgarem conveniente os oficiais que a elas tiverem direito. .
O Oficial Superior Comandante de navio ao se fazer ao mar comandando organização por tarefa arvora o pavilhão de ___________________ correspondente ao seu posto. .
______________________, as bandeiras-insígnias somente são usadas durante o período entre o nascer e o pôr do sol e enquanto conduzirem oficial ou autoridade civil a que se refira, da seguinte forma: I - somente é hasteada a bandeira-insígnia da autoridade de maior precedência ou mais antiga presente; II - quando forem conduzidas simultaneamente autoridade sem direito à bandeira insígnia e outra menos preeminente ou mais moderna, mas com tal direito, _____________ bandeira insígnia é hasteada; e III - em ________________, têm direito ao uso de sua bandeira-insígnia apenas os Almirantes e os Titulares da OM a que pertencer a embarcação miúda. .
O oficial de marinha com direito a pavilhão pode, por ocasião de ____________ e ____________, usar miniatura do respectivo pavilhão na viatura que o transportar, disposta em haste apropriada fixada no paralama ___________.
Quando o Ministro da Defesa estiver a bordo de OM da MB, a bandeira-insígnia permanece de Ministro de Estado hasteada simultaneamente com o pavilhão da autoridade presente de maior antiguidade da _____________. .
Quando o Comandante da Marinha estiver a bordo de OM da MB, seu pavilhão: I - permanece hasteado, sendo somente substituído pelo ___________________; e II - permanece içado no mastro do pátio do Comando da Marinha, do _____________ou ___________ enquanto o Comandante da Marinha estiver presente na Capital Federal, na sede do Distrito Naval ou em outra localidade em que haja OM de Marinha, respectivamente. .
I - o sinal "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" é representado por ____________ bandeiras retangulares içadas numa só adriça, sendo a de cima vermelha, a do meio vermelha e branca, em duas faixas verticais iguais, e a de baixo branca, tendo no centro um retângulo azul;.
o sinal "Sustentar o fogo que a vitória é nossa" é representado por __________ bandeiras retangulares içadas numa só adriça, sendo a de cima vermelha, dividida em quatro retângulos iguais por uma cruz branca, e a de baixo vermelha e branca, em quinze retângulos iguais e alternados, sendo vermelho o retângulo superior junto à tralha. .
São usados os seguintes embandeiramentos: I - em arco, nos dias de ____________ ou em ocasiões especialmente ____________; II - nos topes, nos dias de ___________ e nas honras ao _____________; e III - à meia adriça, nos dias de ________ e nos __________. .
O embandeiramento nos_________ é feito empregando-se Bandeiras Nacionais hasteadas nos topes dos mastros, ______ prejuízo de qualquer bandeira-insígnia neles hasteada.
O embandeiramento à ____________ é feito içando à meia adriça a Bandeira Nacional, em todos os mastros, e a _____________. .
Os navios no dique ou em grandes reparos não embandeiram em________, substituindo-o, se possível, pelo embandeiramento nos___________. .
Ao aportarem pela____________ vez no porto sede, os navios se apresentarão embandeirados em __________. .
O navio da MB em que se encontrar embarcada autoridade com direito a nele hastear sua bandeira-insígnia exibe, quando fundeado, no período entre o pôr e o nascer do sol, no mastro em que se achar hasteada a bandeira-insígnia, os seguintes sinais luminosos: Presidente da República CEMA Comandante da Marinha Comandante de Operações Navais (CON) ou ComemCh Comandante de Força ou COMAPEM.
A embarcação da MB que se aproximar de navio ou estabelecimento para atracar, mas que não traga arvorada bandeira-insígnia de autoridade nela embarcada, emitirá, independentemente do horário, os seguintes sinais sonoros de apito ou buzina, indicando a precedência ou posto da referida autoridade: Presidente da República Comandante da Marinha CEMA CON Almirante Oficial Superior, Comandante de Força Oficial Superior, COMAPEM Chefe de Estado-Maior de Força Oficial Superior Oficial Intermediário ou Subalterno.
Os sinais sonoros longos têm a duração de ________ segundos e os curtos de _______ segundos. .
Por ocasião da manobra ou evolução da embarcação, os sinais luminosos ou sonoros mencionados neste Capítulo podem ser dispensados, em função da ______________. .
Nos navios, quando no porto, no período de 8h ao pôr do sol, a ausência de autoridade, por um período de até_____________horas, é indicada pelo hasteamento da corneta substituta.
A primeira substituta indica a ausência do ________________ embarcado, sendo içada na adriça mais de __________ .
a segunda substituta indica a ausência do _____________ embarcado, sendo içada na adriça de _____________;.
A terceira substituta indica a ausência do _____________, sendo içada na adriça mais de _____________; no caso de ausência conhecida por mais de setenta e duas horas, seu uso passa para o Imediato; .
A quarta substituta indica a ausência da autoridade __________ cuja bandeira-insígnia esteja atopetada, sendo içada na adriça de _______________.
É a honra prestada, por meio de tiros de canhão, a terra, navio, autoridade ou em data festiva? .
A salva é dada a uma distância nunca superior a____________ milhas de quem ou do que se deseja honrar. .
O intervalo entre tiros de uma salva é de _________ segundos, exceto tratando-se de funeral, quando é de ________ segundos.
A salva é iniciada pelo canhão de salva mais de_________: I - do bordo que estiver voltado para ________, navio ou autoridade em cuja honra for dada a salva; e II - de ___________, nos demais casos.
Ao navio em que se encontrar o ___________ compete dar e responder salvas, quando as mesmas caibam a um só navio, podendo o ________ dispor diferente se o navio se encontrar impossibilitado para tal.
Denomina-se _____________ a OM de terra, designada em ato do Comandante do Distrito Naval da área, dotada de meios para dar ou responder salvas. .
___________, obedecendo a circunstâncias especiais ditadas pela cortesia, pode designar outra OM de terra ou navio, neste caso denominado navio de salva, para dar ou responder salvas. .
Não são dadas ou respondidas salvas, exceto? antes das 8h e depois do pôr do sol; empregando-se canhões que não aqueles destinados a tal fim; por navio atracado, quando houver riscos de danos a instalações em terra; estando o Comandante da Marinha no mar, exceto se em retribuição a salva à terra de navio estrangeiro; estando presente o Chefe de Estado ou de Governo de uma nação, a qualquer autoridade de menor precedência dessa nação.
Não são dadas ou respondidas salvas, exceto? pelos navios da MB, quando sabidamente não puderem ser retribuídas, sendo esperado o mesmo procedimento por parte de navio estrangeiro em honra a terra, no Brasil, por navio da MB, salvo se por ocasião da mostra de armamento ou quando aportarem ao Brasil pela primeira vez; por navio da MB, por ocasião de baixar o corpo à sepultura ou ao término das honras fúnebres, quando for designada estação de salva em terra para o mesmo fim nos dias de grande gala, por motivo alheio ao cerimonial para a data, exceto em honra ao Comandante da Marinha. .
Os navios só salvam a terra, no Brasil, por ocasião da _____________ ou quando aportarem no país pela ___________.
Às estações de salva compete responder, ____________, a salva dada por navio de guerra estrangeiro em honra à terra brasileira.
As seguintes salvas ocorrem, por ocasião dos embandeiramentos previstos: I - ao embandeiramento em arco corresponde uma única salva de _________, às 12h, por navio ou estação para tal fim designada, nas cidades sede de Distrito Naval; II - ao embandeiramento nos topes corresponde uma única salva de ___________, a ser dada pelo navio ou estação designada, no horário especificado em cada situação; e III - ao embandeiramento à meia adriça correspondem as salvas determinadas nas __________. .
Salva de chegada é a salva em honra à presença, no mar, do ___________. .
A salva de chegada é iniciada pela estação de salva ou navio designado quando avistar a embarcação ou navio ostentando o __________________. .
Salva de partida é a salva executada em honra à saída, em visita oficial, de caráter _____________ou _______________, da autoridade militar ou civil que tenha esse direito. .
A salva de partida é iniciada pelo navio ou estação designada assim que a embarcação conduzindo a autoridade visitante venha a pairar, após afastar-se cerca de ______________; caso esteja sendo utilizado veículo, a autoridade aguarda__________ da salva.
Sempre que possível, a autoridade a quem é devida salva deve ser __________ dessa honraria e, também, da ocasião da execução. .
Quando devidas, cabem as seguintes salvas aos oficiais de Marinha: Associe corretamente. Patrono da Marinha Comandante da Marinha Almirante Almirante de Esquadra Vice-Almirante Contra-Almirante.
Quando devidas, cabem as seguintes salvas às demais autoridades: Associe corretamente. Presidente da República Vice-Presidente da República Presidente do Congresso Nacional Presidente do Supremo Tribunal Federal Presidente do Superior Tribunal Militar Encarregado de Negócios do Brasil Cônsul-Geral do Brasil Ministro de Estado Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Embaixador do Brasil.
Caso várias autoridades com direito a salva façam visita a OM na mesma ocasião, é dada salva de partida apenas em honra à de __________________, ainda que as autoridades se retirem de bordo separadamente, exceto em _____________________ que observa regras próprias. .
Ao ser dado o primeiro tiro da salva de partida, a autoridade reverenciada deve: I - se uniformizada, permanecer de pé e prestar ______________ durante a salva; e II - se em traje civil, permanecer de pé e _____________ durante a salva.
Os militares que estiverem acompanhando a autoridade reverenciada permanecem _________ e os civis, de pé e _________, enquanto perdurar a salva de partida. .
Os oficiais e as praças que não estiverem _________ ou ______________, ___________ ou __________ de despedida em terra, prestam continência individual enquanto perdurar a salva de partida.
Não têm direito à salva: I - a autoridade civil ou militar que já tiver sido honrada por salva por uma vez, no período de _________, por parte de um mesmo navio ou estação de salvas da MB, excetuando-se aquela: a) com direito a salva de _____________ ou mais; b) que, depois de ___________, ainda não tenha sido honrada por salva; e c) cuja missão, a cortesia internacional recomende. II - o oficial em __________, exceto se estiver investido de cargo civil que lhe dê direito a tal honra. .
Visita oficial, também referida como anunciada, é a visita de caráter formal feita por uma autoridade à OM da MB ou a outra autoridade. Quando realizada à OM da MB, pode ser?.
A visita oficial requer: I - a prestação de honras à autoridade visitante, conforme disposto neste Cerimonial; e II - em determinadas situações, previstas neste Cerimonial, a retribuição desse ato, em prazo para tal estabelecido, normalmente de _________ horas. .
As visitas feitas a OM por autoridades não pertencentes à MB são consideradas como ________ quando decorrentes de acerto prévio com superior na cadeia de comando, com o __________a ser visitada, ou quando em retribuição a visita oficial por este realizada. .
Visita não anunciada é a visita feita informalmente por autoridade militar ou civil, em virtude de necessidades___________ ou por simples_____________. .
Todos os oficiais, ao entrarem ou saírem de OM da MB, têm direito às _____________. .
As honras aos oficiais de marinha, quando o Presidente da República estiver no mar, dentro da distância máxima de salva, restringem-se às _____________. .
O oficial no exercício do Comando só tem direito ao toque de Comandante no _______, ________ ou ________________; os Comandantes de Força podem receber toques de Comandante de Força em OM não subordinadas. .
Há exórdios de marcha de continência específicos para as seguintes autoridades: Associe corretamente. Patrono da Marinha Almirantes de Esquadra Comandante da Marinha.
Quais vocativos são anunciados pelos cargos que exercem?.
Vocativos aos demais Almirantes são anunciados pelo_______, seguido, quando for o caso, em suas OM e nas subordinadas, da expressão "______________" ou "___________";.
Vocativos aos oficiais superiores, intermediários ou subalternos são anunciados pelo respectivo __________, seguido da expressão "_______________" ou "_______________", em suas OM, quando for o caso. .
Na recepção e despedida das autoridades abaixo mencionadas, em visita oficial ou anunciada, o número de "boys" é o seguinte: oito "boys" seis "boys" quatro "boys" dois "boys".
Caso as dimensões do convés não permitam acomodar os "boys" no número requerido, ou as circunstâncias assim indicarem, a autoridade a quem caiba receber ou despedir pode autorizar: I - posicionar _____ "boys" junto ao patim inferior da escada de portaló ou extremidade inferior da prancha; ou II - reduzir a quantidade de "boys", mantendo-a em número _______.
O uniforme determinado para as honras de portaló, quando diferente do uniforme do dia, é de uso obrigatório apenas para aqueles que nelas _____________, exceto se for devida à autoridade visitante a ____________, quando o uniforme determinado para as honras é geral para toda a tripulação visitada. .
As honras de passagem ao Comandante da Marinha e ao Almirantado são prestadas com a tripulação formada em _______________. .
Ao _____________, _____________ e _________são prestadas honras equivalentes às devidas na visita de Almirante a OM subordinada. .
Ao __________________, quando em visita a OM subordinada, são prestadas honras equivalentes às devidas aos Almirantes, sendo os postos de continência, nas visitas oficiais, substituídos por ____________; quando fizer visita a navio de outra Força, são prestadas apenas as _____________. .
Ao Chefe de Estado-Maior de Força em visita a navios da Força são prestadas: I - se __________ ou _______- as honras devidas a Comandante de Força, sem postos de continência ou de mostra; e II - se ______ ou - as honras devidas ao Comandante ao chegar e sair de bordo pela primeira e última vez no dia. .
Aos demais oficiais de Marinha, ao fazerem visitas a OM, são prestadas_____________. .
Ao Comandante de Força são prestadas as seguintes honras, no navio capitânia, no curso ordinário do serviço: I - ao chegar pela primeira vez no dia a bordo, e ao retirar-se de bordo pela última vez, nesse mesmo período, são prestadas honras de portaló pelo _____________, pelo _____________e pelos oficiais que se encontrarem no convés;.
Ao Comandante de Força são prestadas as seguintes honras, no navio capitânia, no curso ordinário do serviço: II - nas demais vezes ao chegar e sair do capitânia, quando uniformizado ou não, são prestadas continências de guarda e "boys" pelo Chefe e oficial de serviço de seu Estado Maior e pelos oficiais que se encontrarem no convés, não havendo _______. .
Ao Comandante, na OM que comandar, são prestadas as seguintes honras, no curso ordinário do serviço: I - ao chegar pela primeira vez no dia a bordo, e ao retirar-se de bordo pela última vez, nesse mesmo período, são prestadas honras de portaló pelo __________e ___________; e II - nas demais vezes, ao chegar e sair de bordo, é acompanhado, pelo ________ ou, na ausência deste, pelo oficial mais antigo que se encontrar nas proximidades e ainda o oficial de serviço, não havendo_______. .
No curso ordinário do serviço, no navio capitânia, são prestadas ao Chefe de Estado-Maior de Força: I - se _________________ou ___________, as mesmas honras que são devidas a Comandante de Força de igual posto; e II - se _____________ ou _____________, as honras devidas ao Comandante. .
Ao Imediato são prestadas, na OM em que serve, as seguintes honras: I - ao chegar pela primeira vez no dia a bordo, e ao retirar-se de bordo pela última vez, nesse mesmo período, são prestadas honras de portaló pelo _____________ e oficial de serviço; e II - nas demais vezes, ao chegar e sair de bordo, é saudado pelo oficial de serviço, não havendo continência de _________________. .
A oficial, na OM em que serve, são prestadas as seguintes honras: I - ao chegar pela primeira vez no dia e ao retirar-se pela última vez nesse mesmo período, as de portaló, pelo____________; e II - nas demais vezes, ao chegar e ao sair, é saudado pelo _________, não havendo honras. .
A cerimônia de transmissão de cargo de Almirante nomeado Comandante ou Diretor de OM obedece, no que couber e conforme as peculiaridades da respectiva OM, às mesmas normas estabelecidas para a cerimônia de transmissão de cargo de _________________. .
A transmissão de cargo de oficial superior ou intermediário nomeado Comandante ou Diretor é feita perante a tripulação em formatura geral e obedece, no que couber, às mesmas normas da transmissão de cargo de ___________________. .
O oficial nomeado para assumir o cargo de Imediato ou Vice-Diretor de OM é empossado pelo _______________ perante a tripulação, em formatura geral.
Os demais oficiais são empossados, por ocasião da _________, pelo seu superior imediato, na presença dos oficiais que exerçam cargo correspondente e da ____________ da tripulação que lhe será subordinada. .
Exceto quando disposto diferentemente neste Cerimonial, às autoridades brasileiras civis e militares não pertencentes à MB cabem as seguintes honras de recepção e despedida: I - as previstas para as autoridades navais de mesma precedência, conforme a correspondência estabelecida nas "_______________ e _____________", exceto salva; e II - as previstas para Almirante de Esquadra, para as autoridades de maior precedência que esses, exceto salva. .
As honras à autoridade civil ou militar não pertencente à MB, estando no mar o Presidente da República, dentro da distância máxima de salva, restringem-se às________________. .
As honras a autoridade civil ou militar não pertencente à MB, encontrando-se na OM visitada autoridade de maior precedência com direito a honras militares, restringem-se às ____________; caso a autoridade de maior precedência se encontre nas proximidades do local das honras, essas limitar-se-ão à continência de guarda e "boys", não sendo dados_____. .
Quando autoridade civil ou militar não pertencente à MB fizer visita não anunciada, só lhe são prestadas __________ e, quando fizer jus, hasteada a respectiva ___________.
Aos civis agraciados com a insígnia da Ordem do Mérito Naval cabem honras conforme a seguinte correspondência, salvo se, em razão do cargo que ocupam, tiverem direito a outras honras: Associe corretamente; Comendador Grã-cruz Grande-oficial Cavaleiro Oficial.
Nas honras de portaló às autoridades civis, são empregados os vocativos correspondentes aos __________ que ocupam.
Há toques de apito específicos para as seguintes autoridades: I - ______________; e II - Autoridades com direito a salva de __________ tiros. .
Por ocasião da posse do Presidente da República, no horário determinado para sua realização, a estação de salva ou navio designado embandeira nos topes e dá salva de __________ tiros, arriando o embandeiramento após o _________ tiro. .
Ao ser avistado navio ou embarcação conduzindo o Presidente da República, durante o período compreendido entre 8h e o pôr do sol, a estação de salva ou navio designado presta as honras de Salva de chegada de__________ tiros. .
Os navios embandeiram ________, durante o período compreendido entre 8h e o pôr do sol, quando: I - avistarem embarcação ou navio ostentando o ______________; e II - ao entrarem num _________ ou nele se encontrando, avistarem desfraldado em OM da MB o Estandarte Presidencial. .
Quando o Presidente da República fizer visita oficial ou anunciada a mais de uma OM da MB, em cada uma é observado o mesmo cerimonial, devendo ser acompanhado nos deslocamentos por autoridade ____________. .
Estando o Presidente da República no mar, próximo a OM da MB, dentro da distância de reconhecimento, é observado o seguinte: I - a guarnição forma em ______________; II - ao cruzar a OM, a guarnição dá __________, a guarda apresenta armas e a banda de música toca o Hino Nacional; e III - não são respondidas __________, exceto as que forem dadas por navio _________ em honra a terra.
Se o Presidente da República encontrar-se no mar ao pôr do sol, o correspondente embandeiramento________ é arriado junto com a___________. .
Durante o crepúsculo vespertino, continuam sendo prestadas as honras devidas ao Presidente da República, exceto as relativas às _______, aos ______ e às ______________. .
As honras de passagem ao Presidente da República são prestadas com a guarnição em postos de continência, devendo ser dados ___________ entre os toques de presença e de volta. .
As honras prestadas pelas embarcações miúdas devidas ao Presidente da República consistem: I - levar remos ao alto, arriar as velas ou parar a máquina; e II - quando as condições da embarcação permitirem, os que estiverem no paneiro levantar-se-ão, fazendo _________ os que estiverem uniformizados e ______________ os que se encontrarem em traje civil. .
Ao substituto eventual do Presidente da República, quando no exercício da Presidência, são devidas as__________ a que tem direito aquela autoridade. .
A General ou Brigadeiro em visita oficial a OM são prestadas as honras devidas aos Almirantes de postos correspondentes em visita a OM não subordinada, com a seguinte alteração: I - na salva de partida, a bandeira-insígnia da autoridade visitante é hasteada no lais da verga de______________ do mastro, sendo substituída pela Bandeira Nacional no______________, caso a autoridade não disponha de bandeira-insígnia própria ou esta não esteja disponível. .
Às autoridades que fazem jus a salvas de dezenove tiros são prestadas as seguintes honras quando em visita oficial, de caráter protocolar ou para participar de cerimônias, à OM da MB: I - na recepção: a) guarnição em postos de continência; b) oficialidade formada no portaló; c) honras de portaló, de banda marcial e de música e guarda de honra presididas pelo: Comandante da Marinha ou Chefe do Estado-Maior da Armada Chefe do Estado-Maior da Armada.
Honras de passagem ao Vice-Presidente da República e ao Ministro da Defesa As honras de passagem ao Vice-Presidente da República e ao Ministro da Defesa são prestadas com a guarnição em _________. .
Às autoridades diplomáticas e consulares brasileiras, exceto embaixador, cabem, no país ou localidade em que são acreditadas, respectivamente, as seguintes honras: I - Encarregado de Negócios e Cônsul-Geral, Vice-Cônsul Geral e Cônsul - honras devidas às autoridades navais de mesma precedência que os Encarregados de Negócios, Cônsules-Gerais, Vice-Cônsules Gerais e Cônsules estrangeiros acreditados no Brasil, conforme equivalência estabelecida nas "______________________”, inclusive salva quando devida; e II - demais autoridades diplomáticas e consulares - as previstas para os oficiais de Marinha de mesma precedência que a autoridade, exceto _________.
Hastear a bandeira significa içá-la e mantê-la __________ no tope do mastro, no tope do pau ____________ ou no penol da ________. .
Hastear a bandeira à meia adriça significa içá-la __________ e, só então, trazêla a uma posição que corresponda aproximadamente à _________ da altura do penol da carangueja, do mastro ou do pau da bandeira. .
É considerado mastro principal, quando houver mais de um: I - o mastro de ______, ou o mastro de maior _______, conforme a classe do navio; e II - aquele em que é hasteada a Bandeira Nacional, nas ______. .
Para fim de colocação de bandeiras, considera-se lado direito: I - nos mastros dotados de penol de carangueja - aquele que seria o bordo de________, se o mastro estivesse em um navio; e II - nos demais mastros - aquele que está à _______ de um observador posicionado ao pé do mastro de costas para a formatura ou platéia. .
A fim de identificar a localização de seus signos, as bandeiras são imaginadas divididas por dois segmentos de retas ___________ entre si, resultando quadriláteros ou triângulos superiores e inferiores, direitos e esquerdos, com a _________indicando o lado esquerdo das bandeiras. .
Denomina-se pano à unidade com que se mede o tamanho de uma bandeira, tendo a bandeira de um pano ________, a de dois panos _______ e assim sucessivamente. .
Alcance visual de bandeiras é a distância máxima em que as bandeiras podem ser ______________. .
A Bandeira Nacional é hasteada diariamente, às 8h, mediante cerimonial ___________. .
A Bandeira Nacional é arriada diariamente: I - ao pôr do sol, mediante cerimonial específico, em todas as OM que mantenham serviço _______; e II - _________ minutos antes de encerrar-se o expediente, sem cerimonial, nas demais OM. .
Salvo quando este Cerimonial dispuser em contrário, o local de hasteamento é: I - o ______________, disposto à popa, nos navios no dique, fundeados, atracados ou amarrados; II - o _________ ou o ____________ do mastro principal, nos navios em movimento; e III - o mastro da ____________ do edifício ou penol da carangueja do mastro para esse fim destinado, nas OM de terra. .
o oficial de serviço, então, dá o pronto à autoridade que preside o cerimonial, fazendo-lhe continência e dizendo em voz alta "_____________", no hasteamento, ou "__________", no arriamento;.
Não participam do Cerimonial à Bandeira O __________, __________, _____________, e pessoal envolvido em fainas e manobras, cuja interrupção possa afetar a segurança, não participam do Cerimonial à Bandeira, estando dispensados de prestar a continência durante o arriar e hastear. .
A bordo de embarcação miúda em movimento, próxima ao local do hasteamento ou arriamento da Bandeira Nacional: I - de acordo com o meio de propulsão da embarcação, são executadas as manobras de levar remos ao alto; arriar as velas; ou parar a máquina; e II - dependendo do estado do mar, _____________ e, se uniformizados, prestam continência à Bandeira, exceto o __________, que permanece atento à segurança da embarcação e do pessoal embarcado. .
Os ocupantes de veículos transitando dentro de OM, próximos ao local do hasteamento ou arriamento da Bandeira Nacional, ___________ e, se uniformizados, prestam continência à Bandeira, mantendo-se em sentido se em trajes civis. .
Nas áreas onde houver concentração de OM de terra, o _______________________ pode designar uma OM, à qual cabe realizar diariamente o hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. .
Os navios no mar, situados dentro do alcance visual de bandeiras, hasteiam e arriam a Bandeira Nacional em obediência aos sinais oriundos do navio onde se encontrar embarcado o __________. .
Os navios docados ou atracados, situados dentro do alcance visual de bandeiras, hasteiam e arriam a Bandeira Nacional em obediência aos sinais oriundos: I - do navio onde se encontrar embarcado o _________, se este for mais antigo que o __________; ou II - da OM designada.
Os navios em mar aberto podem prescindir da exibição da Bandeira Nacional, salvo nas seguintes situações: I - durante o _________, no mar, com outro navio, ou na passagem próxima de farol ou estação ________ com guarnição; II - quando sobrevoado por alguma aeronave; III - durante ___________; e IV - quando ___________ ou __________. .
As OM de terra mantêm hasteada a Bandeira Nacional, entre o pôr do sol e 8h, nas seguintes situações: I - quando avistado o __________; II - quando a bordo _________ ou de _________; III - quando a bordo o __________; IV - quando a bordo o ___________; V - quando a bordo o __________________ onde se localiza a OM.
Á meia adriça, até às 23h59 do último dia estabelecido, nos casos de _________ nacional, no Dia dos _________ e, nas OM abrangidas pelo ato administrativo, nos dias de luto ____________.
Hasteamento simultâneo Ocorrendo o hasteamento junto com bandeira de outra nação ou estandarte, a Bandeira Nacional é hasteada em ___________ e arriada por _________. .
O navio da MB, quando em porto estrangeiro, hasteia e arria a Bandeira Nacional de acordo com ______________ do país a que pertencer o porto. .
Durante o Cerimonial à Bandeira é __________ a entrada ou saída de pessoas e veículos na OM que o realiza. .
Aquele que pela __________no dia chegar à OM, ou dela retirar-se pela _________ no dia, saúda a Bandeira Nacional, se hasteada, para ela voltado, assim que: I - a bordo de navio, atingir o patim superior do portaló ou a extremidade superior da prancha; e II - em OM de terra, transitando a pé, defrontar-se com o mastro onde estiver hasteada. .
Todos ________ a Bandeira Nacional quando diante de si passar conduzida em desfile militar, fazendo_________ aquele que estiver em marcha.
Arriamento seguido de hasteamento No pôr do sol, se a Bandeira tiver que permanecer içada, é cumprido o cerimonial para arriamento e, ao término, ela volta a ser ________.
A Bandeira Nacional é hasteada ou arriada sem cerimonial: I - em manobra de troca de _________; ] II - quando tiver que ser hasteada após a hora do ________; e III - ao ser arriada no início do cerimonial de hasteamento, às ______ ou no Dia da Bandeira às ____, se, por motivo previsto neste Cerimonial, já estiver içada na ocasião; e .
Report abuse Consent Terms of use