Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONConhecimentos Técnicos em Aeronaves - ANAC

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Conhecimentos Técnicos em Aeronaves - ANAC

Description:
Aeroclube de São José dos Campos

Author:
AVATAR
Prof. Marcos Rangel
(Other tests from this author)


Creation Date:
06/03/2018

Category:
Others

Number of questions: 200
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Quando sobre um corpo aparecem os esforços de tração e compressão, dizemos que o mesmo está sofrendo um esforço de: Torção; Compressão; Flexão; Compressão.
A ação de cabrar ou picar com a aeronave em voo, damos o nome de: Guinada Glissagem Bancagem Arfagem.
A leveza de um motor é o quociente entre: Massa do motor subtraída pela potência desenvolvida; Massa do motor dividida pela potência desenvolvida; Massa do motor somada pela potência desenvolvida; Massa do motor multiplicada pela potência desenvolvida.
A parte do motor onde a carga combustível é recebida, comprimida e queimada, chama-se: Camisa; Cilindro; Carter; Câmara de combustão.
A peça responsável por succionar a carga de combustível para o cilindro é a(o): Bomba; Pistão; Válvula; Biela.
Os anéis de segmentos são instalados na: Cabeça do pistão; Biela; Saia do pistão; Cilindro.
O pistão é uma peça importante de um motor recíproco. Normalmente é confeccionado em liga de alumínio e, em alguns casos, de ferro fundido. Esta peça serve para: Permitir a compressão da mistura combustível; Aspirar e comprimir a mistura, transmitir a força expansiva ao eixo de manivelas e expulsar os gases queimados; Abrir e fechar as válvulas de admissão e escapamento no momento certo, admitir a mistura e expulsar os gases queimados e manter a compressão nos cilindros; Todas as anteriores.
Os motores térmicos destinados ao uso na aviação devem ter: Alta potência e baixa massa; Baixa potência e alta massa; Alta potência e alta massa; Baixa potência e baixa massa.
Num motor de combustão interna, a relação entre o volume do cilindro e o volume da câmara de combustão, recebe o nome de: Diferencial de compressão; Razão de cilindrada; Taxa de compressão; Cilindrada.
Nos motores não superalimentados a pressão de admissão com relação a pressão atmosférica é: Igual quando o motor está funcionando; Maior quando o motor está parado; Menor quando o motor esta funcionando; Igual quando o motor está parado.
A utilização de um filtro de camurça, durante o abastecimento do avião com gasolina , pode ser feito para: Reter a água; Reter o chumbo; Aumentar a octanagem; Aumentar a volatilidade.
A principal função do filtro de gasolina do sistema de combustível é: Reter, na medida do possível, a água que existir na gasolina. Limpar a gasolina entregue ao carburador, retendo fiapos, ciscos, etc. Resfriar o óleo do motor. Manter o fluxo de gasolina ao motor, livre de qualquer oscilação de pressão.
O uso de gasolinas com índice de octano menor que o recomendado para o motor poderá acarretar: Acúmulo de compostos de chumbo no cilindro; Denotação (batida de pinos) e superaquecimento; Aumento do consumo horário do motor; Pré-ignição e perda de potência.
Uma reação química que produz calor e pode ou não produzir chama denomina-se: Pré-ignição; Ponto de fulgor; Ponto de auto-inflamação; Combustão.
O dispositivo que tem como finalidade permitir a passagem de óleo caso o filtro fique entupido, é: Válvula reguladora; Válvula by-pass; Válvula unidirecional; Válvula de derivação.
O aumento da temperatura do motor causa, exceto: Enriquecimento da mistura; Queda de potência; Aumento do consumo específico; Diminuição da viscosidade do óleo lubrificante;.
O fluxo de ar que resfria o motor em alguns aviões controlável através de: Válvula de ar frio; Flaps de arrefecimento; Aletas de refrigeração; Válvula de derivação.
Os incêndios de classe C são os que ocorrem em: Materiais que deixam brasa; Líquidos inflamáveis; Metais inflamáveis; Unidades elétricas.
Componente do motor convencional responsável pela eliminação dos gases de escapamento. Pistão; Defletor; Cilindro; Tubo de descarga.
O tipo de fuselagem que é construída SOMENTE com cavernas e revestimento denomina-se: Cantilever; Monocoque; Semi-cantilever; Semi-monocoque.
O termômetro que utiliza tubo de Bourdon para seu funcionamento mede a temperatura: do ar exterior; de óleo do motor; da cabeça do cilindro; dos gases de escapamento.
Um dos sintomas de formação de gelo no carburador é: Diminuição da RPM; Diminuição da potência requerida; Aumento da pressão de admissão; Aumento da RPM.
Ao sair do radiador a viscosidade do óleo e a temperatura são respectivamente: Maior/Menor. Menor/Maior. Menor/Menor. Maior/Maior.
O fechamento das válvulas de admissão e escapamento são feitos através: de molas. das hastes. dos balancins. do sistema de comando de válvulas.
Em cada volta completa da hélice, ele percorre uma distância chamada de: Recuo. Curso. Passo efetivo. Passo geométrico.
A potencia do motor é selecionada no carburador acionando o(a): Borboleta. Válvula de mistura. Glicle. Vaporizador.
As baterias transformam energia: Química em elétrica. Calorífica em química. Mecânica em elétrica. Eólica em elétrica.
Após determinadas horas de voo, os motores aeronáuticos mesmo estando em perfeito estado, são retirados para sofrer revisão geral. Este tempo limite é denominado de: Eficiência. Durabilidade. Capacidade. Eficácia.
O dispositivo que permite a passagem da corrente num só sentido é o: Diodo. Disjuntor. Fusível. Relé.
Num motor turboélice (turbo-eixo), a turbina extrai grande parte da energia dos gases para girar a hélice (eixo), mas os gases de escape contribuem com a seguinte parcela na tração total do motor: 10%. 20%. 30%. 40%.
No tempo de admissão o pistão desloca-se no interior do cilindro do PMA para o PMB provocando um/uma: Redução de massa. Redução na Pressão. Redução na Potência. Redução na Temperatura.
O dispositivo utilizado após o pouso, com a finalidade de reduzir a sustentação da asa é o/a: Flap. Spoiler. Slot. Reverso.
A ignição em um motor teórico se dá no tempo de: Admissão. Compressão. Explosão. Escapamento.
Os anéis de compressão estão colocados nas canaletas__________dos pistões. Laterais. Superiores. Inferiores. Centrais. .
O motor que opera de acordo com o ciclo OTTO é o do tipo: Turbo-fan. Diesel. Convencional. Reação.
O trem de pouso que pode ser recolhido e fechado em compartimento apropriado é o: Fixo. Retrátil. Escamoteável. Camuflado.
As propriedades dos giroscópios, usadas nos instrumentos de navegação, são: Inércia e precessão. Precessão e rigidez. Rigidez e inércia. Inércia e rotação.
A cor vermelha indica uma tubulação de : Óleo. Oxigênio. Gasolina. Fluido hidráulico.
O voltímetro é um instrumento que tem por finalidade: Medir tensão. Medir corrente contínua. Medir corrente alternada. Medir tensão e corrente.
As posições extremas que o pistão atinge durante o seu movimento no interior do cilindro, denomina-se: Fase. Curso. Tempo. Ponto morto.
No exterior da cápsula aneróide do velocímetro atua a pressão: Dinâmica. Estática. Total. Diferencial.
O eixo de manivela, para fazer um ciclo teórico completo, num motor a explosão de 4 tempos, deve girar: 90° 180° 360° 720°.
A finalidade das aletas dos cilindros é: Prover um melhor acabamento. Dar uma forma aerodinâmica aos mesmos. Aumentar a área dos cilindros expostas ao ar. Melhorar a combustão no interior do cilindro.
Num carburador sem correção altimétrica a mistura torna-se rica com o aumento da altitude, devido a: Aumento da viscosidade do ar. Aumento da temperatura do ar. Redução da densidade do ar. Redução da umidade do ar.
A sequência do centelhamento para o funcionamento do motor é de responsabilidade do/da: Vela. Bobina. Distribuidor. Platinado.
A unidade de corrente elétrica é conhecida como: Volts. Ampere. Joules. Newton.
O formato aerodinâmico das asa dado pelo / pela: Revestimento. Nervura. Montante. Longarina.
Para um determinado motor, a gasolina recomendada é 100/130. Não estando disponível, deve-se usar a gasolina: 115/145. 100/115. 80/145. Não pode ser usada nenhuma outra que não a recomendada.
A parte da hélice que sofre maiores esforços é o/a: Cubo. Ponta. Bordo de Fuga. Bordo de Ataque.
A força de expansão dos gases é transmitida do pistão para o eixo de manivela através de: Biela. Moentes. Haste de Comando. Pistão.
O líquido contido nas bússolas serve para: Amortecer oscilações. Manter a imantação. Proteger conta corrosão. Melhorar a visualização.
Na câmara de combustão, o fluxo de ar é dividido em duas partes: o ar primário e o ar secundário. O ar primário que se destina à combustão representa a seguinte fração do total: 1/4 3/4 1/2 1/8.
A quantidade de calor que o combustível pode produzir quando é queimado chama-se: Poder calorífico, Octanagem. Calor específico. Compressão específica.
O método de inspeção mais utilizado para detectar rachaduras em peças ferrosas é o: Zyglo. Líquido penetrante. Magnaflux. Selagem.
A qualidade do óleo lubrificante que indica ausência de acidez no mesmo denomina- se: Fluidez. Estabilidade. Neutralidade. Acidez.
A parte do pneu que fica em contato com o solo chama-se: Talão. Base. Banda de Rodagem. Alma.
Em caso de falhas do controle automático de mistura ( corretor altimétrica) a medida que a aeronave alcança camadas mais altas, a mistura se apresenta: Rica. Pobre. Não se altera. Quimicamente correta.
A proteção contra gelo do tubo de PITOT, é feito por: Ar quente. Degelo Pneumático. Elétrico. Químico.
A média do consumo do motor de um avião, que leva em consideração a potência desenvolvida, é denominada de consumo: Horário. Relativo. Específico. Médio.
A ação de puxar o manche para trás provoca uma reação que: Baixa o aileron direito. Levanta o aileron direito. Baixar o Profundor. Subir o Profundor.
O óleo com viscosidade saybolt 80 para aviação equivale ao óleo: SAE 20. SAE 30. SAE 40. SAE 50.
Com a finalidade de manter constante a tensão nos diversos equipamentos utiliza-se: Solenóide. Disjuntor. Regulador de Voltagem. Relé.
A posição que a chave dos magnetos deve ser colocada durante o voo é: OFF. BOTH. LEFT. RIGHT.
Para facilitar a identificação dos perfis e ângulos das pás, a hélice é dividida em: Perfis. Polegadas. Estações. Seções.
Aumentando o ângulo da pá teremos: Aumento de eficiência. Aumento de passo. Aumento de rotação. Todas as acima.
Quando a hélice da uma volta completa ela devera avançar, teoricamente, uma distancia chamada: Passo real. Passo Efetivo. Passo da hélice. Passo geométrico.
Qual a parte do motor a pistão elimina o excesso de óleo das paredes do cilindro? Pino do pistão. Anéis de compressão. Anéis de lubrificação. Anéis de raspagem.
As modificações no ciclo teórico a quatro tempos são feitas para as condições de: Decolagem. Pouso. Marcha lenta. Cruzeiro.
Nas ligações de fontes em paralelos, a voltagem__________ e a amperagem____________ Aumenta/Aumenta. Diminui/Diminui. Aumenta/Diminui. Mantém/Aumenta.
Quais os instrumentos que utilizam somente a pressão estática? Altímetro, velocímetro e climb Velocímetro e altímetro. Altímetro e climb Climb e velocímetro.
Quais os tipos de compressor são encontrados em motores a reação: Axial e Impacto. Axial e estator. Axial e centrifugo. Centrifugo e rotor.
Em qual tipo de compressor o ar segue paralelamente ao eixo principal: Axial. Centrifugo. Axial e centrifugo. Nenhum.
Quais as partes de um compressor centrifugo: Rotor, impelidor e estator. Impelidor, coletor e difusor. Rotor, estator e difusor. Fusor, difusor e coletor.
O estol de compressor de reator, dentre outros fatores, provoca: Aumento da EGT. Vibração acentuada. Diminuição da taxa de compressão. Todas acima.
Para reatores que portam compressores duplos, a junção com suas respectivas turbinas é efetuado através de eixos: Unificados. Concêntricos. Excêntricos. Separados.
A forma de entrada de ar do sistema de indução empregado para banco de provas, é do tipo: Geometria variável. Boca de sino. Entrada simples. entrada dupla.
Quando se comprime um gás sua temperatura tende a: Aumentar. Diminuir. Permanecer constante N.D.A.
Nos motores à reação, a grande quantidade de ar que não é utilizada na queima tem por função: Aumentar a potência. Acelerar o fluxo de admissão. Resfriar o motor. Evitar estol de compressor.
A rotação do conjunto compressor / turbina, é controlada pelo sistema de: Ignição. Combustível. Lubrificação. Admissão.
O tipo de motor à reação mais simples é o: Turbo jato. Pulso jato. Turbo hélice. Estato jato.
A turbina tem como função no motor a reação: Acionar o compressor. Comprimir o ar de descarga . Forçar a saída dos gases quentes. Acionar a câmara de combustão.
O compressor de um motor a reação é acionado após a partida, por meio de: Motor elétrico. Outro compressor. Turbina. Pistão.
A unidade responsável pela admissão de ar para o motor a jato é o(a): Turbina. Compressor. Entrada de Ar. Bleed vane.
Motor a reação que não possui nenhuma parte móvel: Pulsojato. Estatojato. Turbojato. Propfan.
Também conhecido como motor intermitente, é constituído por uma simples tubulação e um sistema de válvulas controladoras, que são as únicas partes móveis do motor. Pulsojato. Estatojato. Turbojato. Propfan.
Também são conhecidos como “motor a jato puro”, pelo fato de sua força propulsiva ser conseguida exclusivamente pelos gases expelidos, a alta velocidade, pelo tubo de escapamento. Pulsojato. Estatojato. Turbojato. Propfan.
São atualmente os tipos de reatores mais usados na aviação mundial. São compostos de um motor turbojato interligado a uma espécie de “Hélice carenada” que gira com velocidades da mesma ordem de grandeza que o motor e produzem de 30 a 75% da sua força de tração. Pulsojato. Estatojato. TurboFan. Propfan.
Um motor à reação realiza as sequências de um motor convencional no plano horizontal de forma contínua e sem interrupção. Eles são divididos em quantas seções? 4 6 8 10.
Quais seções de um motor a reação compõe a parte "FRIA": Admissão e Compressão. Admissão, Compressão e Acessórios. Admissão e Acessórios. Compressão e Acessórios.
Para garantir a máxima eficiência e evitar o estol dos compressores, o sistema de admissão de um motor à reação tem a função de dirigir uma determinada massa de ar para os compressores com: Fluxo constante. Sem turbilhonamento. Velocidade subsônica. Todas as acima.
Onde fica localizada a caixa de acessórios de um motor à reação: Na seção fria do motor ao lado da seção dos compressores. Na seção fria do motor ao lado da seção de Admissão. Na seção quente do motor ao lado da seção de Turbinas. Na seção quente do motor ao lado da seção de escapamento.
Um estágio de um compressor axial é composto por: Impelidor, difusor e coletor. Estator e difusor. Estator e rotor. Impelidor e estator.
O primeiro disco de aletas estatoras na entrada do compressor axial recebe o nome de e tem a finalidade de eliminar a turbulência e diminuir a velocidade do ar admitido e direcioná-la para o primeiro disco de palhetas rotoras do compressor.Eles são chamados de: IGV (inlet guide vanes) OGV (outlet guide vanes) NGV (Nozzle Guide Vane) VSV (Variable Stators Vanes).
O último disco de aletas estatoras na entrada do compressor axial tem a finalidade de direcionar o ar comprimido para seção de combustão com o mínimo de turbulência possível e também em velocidades e pressões adequadas. Elas são chamados de: IGV (inlet guide vanes) OGV (outlet guide vanes) NGV (Nozzle Guide Vane) VSV (Variable Stators Vanes).
o controle do estol do compressor pode ser feito com sangria de ar do compressor. Esta sangria tem a finalidade de manter a uniformidade do fluxo de ar no compressor, sangrando o excesso de ar quando o compressor estiver em baixa rotação. As aletas que controlam a abertura ou o fechamento dos orifícios de sangria são chamadas de: VSV (Variable Stators Vanes) VBV (Variable Bleed Vane) OGV (outlet guide vanes) IGV (inlet guide vanes).
O estol do compressor se trata de turbilhonamento e falta de continuidade do fluxo de ar no compressor durante os estágios, resultando em: na queda da RPM dos compressores. Aumento da temperatura dos gases de escapamento (EGT). Diminuição da tração produzida pelo motor. Todas as Acima.
Os fatores que podem causar o estol do compressor são: Acelerações e desacelerações bruscas. Formação de gelo na entrada de ar do motor. Bloqueio parcial do fluxo de ar destinado aos compressores.​ Todas as Acima.
As aletas estatoras variáveis, que recebem o nome de VSV (Variable Stators Vanes), são ajustadas em conjunto por uma unidade que às posicionam de acordo com:​ A pressão de combustível. A temperatura do ar externo. A pressão de Admissão. A posição da manete de potência.
A função da câmara de combustão é prover meios para: ​ Formação de uma mistura ar/combustível homogênea. Total queima da mistura ar/combustível para maior eficiência e rendimento. Resfriar os gases resultantes da queima na própria câmara . Todas as Acima.
Em qualquer motor à reação, dos 100% de ar admitido apenas 25% são queimados nas câmaras de combustão. O fluxo de ar que é destinado aos compressores se divide em fluxo primário e fluxo secundário na câmara de combustão, onde o fluxo secundário será responsável pelo(a): Resfriamento da camisa da câmara e dos gases. Queima junto com o combustível. Abertura dos bicos injetores. Drenagem do combustível não queimado.
Tipo de câmara de combustão mais utilizada em motores dotados de compressores centrífugos: Anular. Canular Caneca Anular de fluxo reverso.
As aletas estatoras localizadas logo na saída da câmara de combustão são chamadas de: VSV (Variable Stators Vanes) NGV (Nozzle Guide Vane) OGV (outlet guide vanes) IGV (inlet guide vanes).
A seção de escapamento de um motor a reação esta localizada logo após a seção de turbina e tem grande importância no seu desempenho, suas funções são: Orientar os gases axialmente. Livrar os gases da tendência ao turbilhonamento. Acelerar os gases. Todas as acima.
Tem a função de fixar o cone ao duto externo e, juntamente com o cone de descarga, fazer o alinhamento axial dos gases criando um fluxo laminar livrando os gases do turbilhonamento quando deixam a seção de turbina. ​ Montantes retificadores de fluxo. Duto externo. Aletas guias da turbina. Palhetas rotoras da turbina.
Para facilitar a identificação dos perfis e ângulos das pás, a hélice é dividida em: Perfis. Estações. Seções. Partes.
Os bordos de ataque e as pontas da hélice de madeira são protegidos por laminas de: Plástico. Contraplacado. Resina. Metal.
Aumentando o ângulo da pá teremos: Aumento da eficiência. Aumento de passo Aumento de potencia Redução da torção da pá.
Ao sair do radiador a viscosidade do óleo e sua temperatura é respectivamente: Maior e menor do que ao entrar. Maior e maior do que ao entrar. Menor e menor do que ao entrar. Menor e maior do que ao entrar.
Diariamente, deve-se drenar o combustível da aeronave a fim de verificar: a quantidade. sua densidade. seu teor de chumbo. a presença de água.
Ligação entre cargas geralmente utilizada na iluminação de aeronaves. Série. Paralelo. Série - paralelo. Individual.
Ligação entre cargas mais comum, onde a queima de um componente não afeta os demais: Série. Paralelo. Série-Paralelo. N.D.A.
Os tipos de sistema de partida usados nos motores à reação, poderão ser: Hidráulico e Pneumático. Pneumático e Elétrico. Hidráulico e Elétrico. Somente Pneumático.
Qual a principal função do piloto automático? Permitir a execução de manobras mas precisas. Aumentar a segurança do voo. Permitir o controle da aeronave remotamente. Reduzir o trabalho, o esforço e fadiga no controle do avião, durante voos muito longos.
São componentes de todo piloto automático básicos, exceto: Amplificadores Servos Giros Inercial .
Forças atuam em uma hélice girando: Centrífuga. Flexão. Torção. Todas as Acima.
Qual o nome que se dá a uma hélice instalada da parte de traz do motor: Tratora. Propulsora. Reversora. Invertida.
Quanto a uma hélice de passo automático, em caso de falha do motor, é correto afirmar que: Deve ser comandada para ângulo mínimo para diminuir o arrasto. Deve ser comandada para ângulo máximo para diminuir o arrasto. Automaticamente se move para ângulo mínimo para diminuir o arrasto. Automaticamente se move para ângulo máximo para diminuir o arrasto.
Nome do ângulo utilizado para reduzir a velocidade da aeronave quando ela esta no solo e com a potencia motor em marcha lenta: Reverso. Chato. Bandeira. Mínimo.
Nas hélices hidromáticas, o óleo utilizado para a mudança de passo e provido pelo(a): Sistema hidráulico da aeronave. Sistema hidráulico da hélice. Óleo lubrificante do motor. Óleo lubrificante da hélice.
Distância que a hélice deveria alcançar a cada volta completa e chamada de: Passo da hélice. Passo Efetivo. Passo Geométrico. Passo Real.
Quais os tipos de hélices: Manual, hidráulica e elétricas. Manuais e automáticas. Fixa, ajustável e variável. aeromáticas, hidromáticas e elétricas.
Quais os componentes principais do governador de uma hélice: Válvula piloto e contrapesos centrífugos. Bomba de óleo e contrapesos centrífugos. Mola de velocidade e válvula piloto. Bomba de óleo e válvula piloto.
Qual a finalidade de uma hélice de passo variável: Variar o ângulo de passo a cada fase do voo. Variar o ângulo de passo por solicitação do piloto. Variar o ângulo de passo para manter constante a rotação do motor. Variar o ângulo de passo para aumentar a potencia do motor.
Quanto ao embandeiramento é correto afirmar que: Deve ser testado antes de cada decolagem. É comandado pela redução da pressão do óleo proveniente do motor. Leva a hélice para passo máximo. Todas as acima.
São os principais métodos de extinção contra fogo: Abafamento e oxigenação. Resfriamento e abafamento. Carbonização e abafamento. Resfriamento e carbonização.
Classe de incêndio em materiais que deixam brasas ou cinzas: A B C D.
Metais inflamáveis como o magnésio das rodas é classificado com incêndio da classe: A B C D.
Líquidos inflamáveis são classificado com incêndio da classe: A B C D.
Materiais elétricos são classificado com incêndio da classe: A B C D.
Qual o agente extintor mais utilizado em veículos de combate a incêndios devido à grande eficiência em acidentes aeronáuticos: Água. Espuma. Pó químico. Pó seco.
Agente mais utilizado em extintores portáteis a bordo das aeronaves: Água. Espuma. Pó químico. Dióxido de Carbono.
Quanto ao sistema de proteção contra fogo, e correto afirmar que: É dividido em sistema de detecção e de extinção. Os detectores podem ser locais ou contínuos. Provocam acionamento de avisos visuais e sonoros na cabine. Todas as acima.
Ao ocorrer o Aviso de fogo, é necessário: Cortar imediatamente o motor afetado. Seguir os procedimentos recomendados pelo fabricante. Pousar a aeronave assim que praticável. Verificar a possibilidade de um falso alarme.
Componente do sistema elétrico é responsável por proteger o circuito contra uma sobrecarga: Diodo. Capacitor. Disjuntor. Relé.
Materiais que permitem a passagem da corrente elétrica são denominados: Dielétricos. Condutores. Isolantes. Magnéticos.
É a tendência dos elétrons livres serem repelidos do terminal negativo e atraídos para o terminal positivo: Corrente elétrica Força eletromotriz Polarização elétrica Magnetismo.
Unidade de medida da força eletromotriz: Volts. Ampere. Watts. Joule.
Unidade de medida da corrente elétrica: Volts. Ampere. Watts. Joule.
Fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica: Corrente elétrica. Força eletromotriz. Polarização elétrica. Magnetismo.
Ligação entre fontes que é utilizada para somar tensões de várias fonte que podem ser diferentes entre si: Série. Paralelo. Série-Paralelo. Duplo série.
Ligação entre fontes utilizada para aumentar a capacidade de fornecer corrente, onde todas as fontes devem ter a mesma tensão: Série Paralelo. Série-Paralelo B e C estão corretas.
Ligação entre cargas onde a corrente é a mesma em todas as cargas e a tensão é a soma de cada uma delas: Série. Paralelo. Série-Paralelo. A e B estão corretas.
Ligação entre cargas mais comum pois, as cargas são geralmente fabricadas com uma determinada tensão e não com uma corrente determinada: Série. Paralelo. Série-Paralelo. A e B estão corretas.
Quanto a medida das tensões é correto afirmar que: Devem ser medidas com um amperímetro, ligado em série. Devem ser medidas com um voltímetro, ligado em série. Devem ser medidas com um amperímetro, ligado em Paralelo. Devem ser medidas com um voltímetro, ligado em paralelo.
Quanto a medida da corrente é correto afirmar que: Devem ser medidas com um amperímetro, ligado em série. Devem ser medidas com um voltímetro, ligado em série. Devem ser medidas com um amperímetro, ligado em Paralelo. Devem ser medidas com um voltímetro, ligado em paralelo.
Corrente em que sua tensão é fornecida em pulsos positivos e negativos à uma determinada frequência: Corrente contínua. Corrente alternada. Corrente dissipada. Corrente variada.
Fluxo ordenado de elétrons: Corrente contínua. Corrente alternada. Corrente dissipada. Corrente variada.
Propriedade dos imãs em atrair materiais ferrosos: Electromagnetismo. Indução magnética. Força eletromotriz. Magnetismo.
Interruptor acionado por eletroímã, utilizado para ligar e desligar dispositivos elétricos: Solenoide. Relé. Fusível. Diodo.
Eletroímã destinado a acionar mecanicamente um dispositivo qualquer, provocando um deslocamento: Solenoide. Relé. Fusível. Diodo.
Quando um fio é movimentado dentro de um campo magnético, surge uma força eletromotriz nesse fio. Esse fenômeno chama-se: Energização. Magnetismo. Eletroindução. Indução eletromagnética.
A indução eletromagnética é conhecida como: Lei do magnetismo. Experiência de Faraday. Experiência de Prost. 4° Lei de Newton.
O gerador elétrico, produz eletricidade por indução eletromagnética através de energia: Mecânica. Química. Hidráulica. Todas as acima.
Dispositivo baseado na indução eletromagnética que permite alterar a tensão alternada: Alternador. Inversor. Transformador. Retificador.
Um transformador cujo o número de espiras no enrolamento do secundário é maior que o do primário é do tipo: Aumentador. Redutor. Retificador. Inversor.
Fornece energia para a partida do motor e alimenta os dispositivos elétricos do avião em caso de emergência: APU (AUXILIARY POWER UNIT). RAT (RAM AIR TURBINE). Bateria. Inversor.
Os elementos de uma bateria, para perfazerem a tensão requerida pelo sistema, são ligados em: Série. Paralelo. Série-Paralelo. Todas as acima.
Baterias que utilizam óxido de chumbo aplicado sobre placas de chumbo mergulhadas em ácido sulfúrico são denominadas: Alcalinas. Níquel-cádmio. Seladas. Chumbo-ácidas.
A tensão fornecida pelo gerador varia de acordo com a rotação do motor e a carga solicitada pelo sistema elétrico do avião. Para manter a voltagem constante, usa-se um dispositivo chamado: Regulador de voltagem. Amperímetro. Inversor. Disjuntor.
Dispositivo que impede a corrente da bateria de fluir em direção ao gerador: Relé. Diodo. Inversor. Disjuntor de corrente reversa.
Dispositivo que transforma energia elétrica em energia mecânica: Motor elétrico. Diodo. Inversor. Transformador.
Motor elétrico aperfeiçoado, capaz de parar em qualquer posição, obedecendo a sinais elétricos enviado por um computador ou outro dispositivo de controle: Atuador. Servo. Inversor. Starter.
Dispositivo feito com um fio que se funde a baixa temperatura interrompendo a corrente quando esta ultrapassa um determinado valor: Disjuntor. Capacitor. Resistência. Fusível.
Dispositivo de segurança que interrompe a corrente elétrica através de um eletroímã ou um dispositivo sensível ao calor e que permite a religação depois da falha ser sanada: Disjuntor. Capacitor. Resistência. Fusível.
Qual a vantagem dos circuitos elétricos de aviões com estrutura metálica retornarem acorrente pela massa: Simplificação do sistema elétrico. Redução do Peso. Redução das falhas. Todas as acima.
Sistema que tem a finalidade de produzir as centelhas nas velas, para provocar a combustão da mistura nos cilindros: Elétrico. Ignição. Indução. Combustão.
Nos sistemas independentes de Ignição, a fonte de eletricidade e o (a): Dínamo. Alternador. Magneto. Bobina.
Na geração de faísca pelo sistema de ignição, é responsável por cortar a corrente elétrica gerada no primário criando uma brusca variação no campo magnético do mesmo, fazendo a tensão saltar várias centenas de volts: Distribuidor. Condensador. Transformador. Platinado.
Nos magnetos, o cursor rotativo do distribuidor gira: Em sentido horário. Na mesma velocidade de rotação do motor. Na metade da velocidade de rotação do motor. No dobro da velocidade de rotação do motor.
Durante o teste dos magnéticos, foi notado que, ao passar a chave de LEFT (Esquerdo) para BOTH (AMBOS), um pequeno aumento de rotação foi observado. Das afirmações abaixo, qual não é verdadeira: Ao passar a chave para a posição BOTH, o magneto da direita foi ligado. O pequeno aumento da rotação é normal. Na posição LEFT o magneto da esquerda esta desligado. Na posição BOTH do magneto é a normal para voo.
Quanto aos cabos do sistema de ignição é correto afirmar que: Os cabos de alta tensão conduzem corrente muito alta. O núcleo condutor dos cabos devem ser grossos para suportar a alta corrente. Os componentes da ignição devem ser blindados para proteger os sistemas de comunicação e navegação de ruído eletromagnético. A alta corrente do sistema gera ruído eletromagnético que interfere com os sistemas de comunicação e navegação.
Quanto ao cheque dos magnetos e correto afirmar que: Devem ser realizados pelos pilotos antes de toda decolagem. São realizados para testar os dois sistemas de magnetos. Testam um sistema por vez para verificar o seu funcionamento. Todas as Acima.
Pequena bomba manual (ou elétrica), que serva para injetar um pouco de gasolina no tubo de admissão, para facilitar a partida do motor. Booster. Primer. Recalque. Manual.
É uma válvula usada pelo piloto para selecionar o tanque e cortar o suprimento de combustível. Válvula de combustível. Válvula de marcha lenta. Válvula de mistura. Válvula seletora.
Para prevenir o acúmulo de água no tanque do avião devemos tomar os seguintes cuidados, Exceto: Solicitar teste de combustível. Drenar a aeronave diariamente. Realizar as inspeções regularmente. Manter o tanque com pouco combustível.
São propriedades da gasolina de aviação, exceto: Poder calorífico. Volatilidade. Octanagem Pré-ignição.
Qual das afirmativas é uma causa da detonação: Fraturas e outros danos nos anéis de segmento, pistões e válvulas. Perda de potência. Queima do óleo lubrificante. Combustível com baixo poder antidetonante.
É um número atribuído a cada tipo de gasolina, servindo para indicar o seu poder antidetonante: Índice de detonação. Índice de octanas. Índice de chumbo. Índice de isoctano.
Quanto ao índice de octanas é correto afirmar que: Octanagem baixa pode ser usada por tempo limitado, em emergência. Octanagem alta nunca deve ser usado, devido à detonação. Na gasolina 100/130, o índice da mistura rica é 100. Para aumentar o índice de octanas é adicionado chumbo à gasolina.
É a resistência que o óleo oferece ao escoamento: Viscosidade. Ponto de congelamento. Ponto de fulgor. Fluidez.
É a temperatura em que o óleo inflama-se momentaneamente quando em contato com uma chama. Viscosidade. Ponto de congelamento. Ponto de fulgor. Fluidez.
É a temperatura em que o óleo deixa de escoar. Viscosidade. Ponto de congelamento. Ponto de fulgor. Fluidez.
Indica a ausência de acidez no óleo. Estabilidade. Neutralidade. Oleosidade. Fluidez.
É colocada na linha para evitar que a pressão do óleo ultrapasse um determinado valor: Válvula unidirecional. Válvula BY PASS. Válvula de contorno. Válvula de alívio.
Os freios da aeronave, além de sua função normal de frenagem, são usados para: O controle direcional da aeronave em voo. Efetuar curvas em manobras no solo. Acionar os freios aerodinâmicos. Acionar os reversores.
Esta válvula dá livre passagem ao óleo num sentido e impede o fluxo no sentido contrário. Válvula unidirecional. Válvula BY PASS. Válvula de contorno. Válvula de alívio.
A quantidade de calor que o combustível pode produzir quando é queimado chama-se: Poder calorífico. Poder energético. Energia calorífica. Capacidade calorífica.
Em caso de falhas do controle automático de mistura (corretor altimétrico), a medida que a aeronave alcança camadas mais altas, a mistura se apresenta: Pobre. Não se altera. Quimicamente correta. Rica.
Durante uma decolagem, ao se colocar a alavanca do trem de pouso para cima o mesmo não completou o ciclo. Selecione a ação correta: A alavanca deverá ser baixada e, se o trem baixar e travar, tentar um novo ciclo. A alavanca deverá ser baixada e, se o trem baixar e travar, não tentar novo ciclo. A alavanca deverá ser baixada e o sistema de emergência deverá ser usado. O interruptor de “OVERRIDE” deverá ser pressionado para resetar o sistema.
Quando o trem de pouso está em cima e travado, qual a indicação normal no painel da aeronave? Três lâmpadas verdes acesas. Três lâmpadas vermelhas acesas. Três lâmpadas azuis acesas. As lâmpadas ficam apagadas.
Método utilizado em emergência para o abaixamento do trem de pouso: Queda livre (free fall). Sistema hidráulico secundário. Sistema Pneumático de Emergência. Todas as acima.
Durante o ciclo de recolhimento do trem de pouso, caso a alavanca de comando não se movimentar, deve ser procedido: Manter a alavanca na posição por pane no trem de pouso. Utilizar a “OVERRIDE” para sobrepor o solenóide de proteção e atuar a alavanca. Desligar e religar a bateria. Recolher o trem pelo sistema de emergência.
Peça responsável por manter as duas partes do trem de pouso ligadas: Tesoura. Dumper. Atuador. Steering.
Componente utilizado para controlar a direção da aeronave durante o taxi: Direcional. Leme de direção. Steering. Dumper.
Em caso de falha do regulador de pressão do sistema hidráulico, é responsável por proteger o sistema de uma sobre pressão: Acumulador de pressão. Válvula “By Pass”. Válvula de alívio Térmico. Válvula seletora.
Tem a finalidade de amortecer as variações de pressão no sistema hidráulico: Amortecedor hidráulico. Regulador de pressão. Acumulador. Válvula de alívio.
Em caso de entupimento do filtro, permite a continuidade no fornecimento de óleo ao sistema: Acumulador de pressão. Válvula “By Pass”. Válvula de alívio Térmico. Válvula seletora.
A pressão do ar nos conjuntos de roda da aeronave são suportados: Câmara de ar. Pneu. Banda de rodagem. Válvula de inflagem.
Tem a finalidade de conter o ar de inflagem: Câmara de ar. Pneu. Banda de rodagem. Válvula de inflagem.
Os pneus de baixa pressão são utilizados para pousos: Pistas pavimentadas. Pistas de Grama. Pista molhada. Pista dura.
Report abuse Consent Terms of use