Conhecimentos técnicos de helicópteros

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Conhecimentos técnicos de helicópteros

Description:
Aeroclube de São José dos Campos

Author:
AVATAR

Creation Date:
09/03/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Tipo de giro avião que não realiza o pouso e decolagem na vertical? Autogiro. Giródino. Helicóptero. Todas acima.
Tipo de rotor composto de dois rotores principais sincronizados, independentes entre si e dois mastros-eixos de acionamentos: Coaxiais. Tandem. Contra-rotativos. Rotor simples.
É a distância entre a raiz da pá e a sua ponta: Alongamento. Envergadura. Corda. Plano de rotação.
Força que aparece nas pás do helicóptero em função do seu giro e responsável por parte de sua resistência: Centrípeta. Centrifuga. Rotacional. Tangencial.
Linha imaginária através da qual o rotor executa o seu movimento giratório e é sempre perpendicular ao plano de rotação: Plano de rotação. Eixo de rotação. Eixo de acionamento. Plano rotor.
Tipo de rotor que tem como uma de suas características raiz da pá sujeita a altíssimas cargas centrífugas: Articulado. Semi-articulado. Rígido. Semi-rígido.
Tipo de rotor que tem apenas articulação de mudança de passo: Articulado. Semi-articulado. Rígido. Semi-rígido.
Tipo de rotor que tem articulação de mudança de passo e batimento: Articulado. Semi-articulado. Rígido. Semi-rígido.
Tipo de rotor que tem articulação de mudança de passo, batimento e avanço e recuo: Articulado. Semi-articulado. Rígido. Semi-rígido.
Tipo de vibração causada pelo rotor principal: Alta. Média. Intermediária. Baixa.
A vibração de baixa frequência é divida em duas, sendo que uma delas permanece constante em todas as fases do voo e a outra aumenta com o aumento de velocidade. Responda qual são as duas respectivamente? Lateral e Vertical. Lateral e Horizontal. Vertical e Lateral. Vertical e Horizontal.
Tipo de vibração de baixa intensidade provocada por pás desbalanceadas: Lateral. Vertical. Horizontal. Todas acima.
Tipo de vibração de baixa intensidade provocada por pás fora da pista: Lateral. Vertical. Horizontal. Todas acima.
Tipo de Vibração ocasionada pelo rotor de cauda: Alta. Baixa. Intermediária. Média.
Superfície que tem a finalidade de aumentar a estabilidade do helicóptero: Estabilizador. Rotor Principal. Rotor de Cauda. Profundor.
Na instalação de um novo rotor principal é necessário prepará-lo para que não haja vibração. São exemplos de desta preparação: Alinhamento das pás. Balanceamento estático. Balanceamento dinâmico. Todas as acima.
A força centrífuga atuante nas pás é proporcional a: Tamanho da pá. Angulo de incidência. Velocidade de deslocamento. Peso e R.P.M.
Algumas pás do rotor principal, que usam material composto, têm o bordo de ataque revestido de aço inox, esse revestimento tem como função: Proteção contra corrosão. Reduzir a arrasto. Aumentar a sustentação. Reduzir o desgaste.
Vibrações de baixa e alta frequência, de um modo geral, têm origem respectivamente: Ventoinha e Rotor principal. Rotor principal e Rotor de cauda. Motor e Rotor de cauda. Rotor de cauda e Rotor Principal.
A transmissão tem a função de, exceto: Mudar o plano de rotação do motor. Aumentar a rotação recebida do motor. Alojar o mecanismo de roda livre. Acionar o rotor de cauda.
Em caso de travamento da transmissão, o que possibilita que o helicóptero entre em auto rotação: Roda livre. Eixo curto. Parafusos de cisalhamento. Caixa de transmissão.
Libera, em caso de colisão, o rotor principal do resto da transmissão: Roda livre. Eixo curto. Parafusos de cisalhamento. Caixa de transmissão.
Tem por finalidade permitir a partida dos motores com a transmissão desconectada: Roda livre. Eixo de acionamento. Embreagem. Parafusos de cisalhamento.
É utilizado para reduzir o tempo de parada das pás, reduzindo o risco de acidentes: Freio rotor. Embreagem. Roda livre. Coletivo.
A caixa de transmissão do rotor de cauda faz com o eixo longitudinal do helicóptero um ângulo de: 45° 60° 90° 180°.
Métodos utilizados para compensar o torque produzido pela atuação do motor sobre a fuselagem: Notar. Fenestron. Rotor de Cauda. Todas as acima.
A vibração auto-excitada que pode ocorrer em um helicóptero é chamada de: Efeito de Coriolis Ressonância com o Solo Efeito Anti-Torque Efeito Cone.
No instante da partida, em um local remoto, o piloto percebe que a carga da bateria de bordo não é suficiente para a partida. Com duas baterias de 12 volts, qual o tipo de ligação que será necessário para uma partida: Série. Paralelo. Série e Paralelo. Todas as acima.
Normalmente os Helicópteros possuem caudas longas, a fim de: Aumentar o braço, possibilitando uma menor potência para o rotor de cauda. Aumentar o espaço para carga. Afastar o rotor da cabina, reduzindo a vibração e barulho. Aumentar o passeio do CG.
Em relação aos outros tipos, a grande desvantagem do rotor de cauda convencional, é: Perda de potência no acionamento. Deficiência na compensação do torque. Perigo oferecido pelo rotor. Complexidade do sistema.
Ao se aplicar uma força, paralela ao eixo de rotação, em uma massa giratória, a reação irá aparecer em um ponto 90° após o ponto de aplicação. Esta propriedade caracteriza o(a): Efeito de Coriolis. Rigidez Giroscópica. Precessão Giroscópica. Efeito Centrífugo.
O rotor principal é diretamente responsável por controlar a: Sustentação. Velocidade Direção Todas Anteriores.
Distância máxima da raiz da pá até a ponta, medida no centro e em linha reta, é chamada de: Raio do Rotor. Comprimento Relativo. Envergadura. Linha Central.
Dispositivo que permite o desacoplamento da transmissão principal com o motor durante a auto-rotação: Embreagem. Parafuso de Cisalhamento Roda Livre. Eixo de Acoplamento.
A media que a altitude aumenta, a velocidade limite (VNE) de um helicóptero: Aumenta. Diminui. Permanece constante. N.D.A.
Tipo de motor a reação usualmente empregada em helicópteros: Turbo-jato. Turbo-fan. Turboélice. Turbo-eixo.
No voo pairado o rotor de cauda fornece a força anti torque, necessária à manutenção da proa e, quando comandado, atua para a realização de curvas. Para a realização destes fatos, consome, aproximadamente ..... da potência do motor. 7 a 10% 3 a 5% 10 a 15% 20 a 25%.
Os rotores ..... requerem o mínimo de três pás e normalmente são equipados com amortecedores de arrasto: Semi-rígido. Rígido. Articulado. Todos anteriores.
Tipo de rotor composto de dois rotores principais em um só eixo (mastro) em alguns casos com dimensões diferentes, girando em sentidos opostos anulando o torque e consequentemente o rotor de cauda. Coaxiais. Tandem. Contra-rotativos. Rotor simples.
Tipo de rotor acionado por um jato de ar com saídas direcionadas nas pontas das pás, eliminando desta forma o torque. Jato. Tandem. Contra-rotativos. Rotor simples.
Tipo de rotor mais utilizado atualmente, por sua eficiência e pela simplicidade na construção. Jato. Tandem. Contra-rotativos. Rotor simples.
Tipo de rotor que permite uma grande área livre para carga, um grande passeio do C.G. e uma enorme área de disco: Jato. Tandem. Contra-rotativos. Rotor simples.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.