Contabilidade

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Contabilidade

Description:
Prova 2

Author:
AVATAR

Creation Date:
07/10/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Quais são os recursos principais, carros chefes, do governo? Finanças públicas Tributos Orçamento público Despesa pública.
É o conjunto de normas que regula atividade financeira do estado? Despesa pública Tributos Estudo da receita e finanças públicas Direito financeiro.
O que está ligado aos fenômenos da obtenção de recursos e da execução das despesas públicas, a serem realizadas pelos entes estatais? Despesa pública Tributos Recursos financeiros O estudo das receitas e das finanças públicas.
No Brasil são a principal fonte de recursos financeiros do estado? Direito financeiro Tributos Despesa pública Créditos orçamentários.
Qual a definição de receitas para o Conselho Federal de Contabilidade? Quaisquer os desembolsos financeiros Aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos Quaisquer ingresso de recurso financeiro Variação média dos preços de custo.
São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos o aumento de ativos ou diminuição de passivos? Despesa privada Receita pública Despesas corrente Definição de receita para o CFC.
Somente ocorre receita sob a ótica contábil, para fins de estudo do patrimônio, quando fato administrativo acarretar ____________ no patrimônio líquido. Acréscimo Diminuição.
Sob a ótica da contabilidade pública, esta não analisa apenas o patrimônio público, mas se constitui também em uma imprescindível ferramenta para fins de acompanhamento e controle da execução do orçamento. Verdadeiro Falso.
A contabilidade pública classifica como receita, quaisquer ingresso de: Bens móveis Recursos financeiros Patrimônio líquido Capital.
A receita sob o enfoque patrimonial ocorre quando um fato administrativo ocasiona acréscimo no _____________. Bens móveis Ativo Despesa Patrimônio líquido.
Sob enfoque orçamentário, para fins de administração financeira e orçamentária, acompanhamento da arrecadação das receitas e autorização para execução de despesas e liberação de recursos financeiros, o que deve ser observado pelo administrador público? As despesas efetivamente lançadas A gente seitas efetivamente lançadas As despesas efetivamente arrecadadas As receitas efetivamente arrecadadas.
Segundo a Lei número 4320/1964, pertence ao exercício financeiro: As receitas nelas arrecadadas e as despesas nela legalmente empenhadas As despesas nelas arrecadadas e as receitas nele legalmente empenhadas.
Como é denominado as classificações base e de vital importância para mensurar o impacto das decisões do governo na economia nacional? Classificações do capital Classificações de patrimônio público Classificações correntes Classificações econômicas.
As classificações econômicas dividem as receitas em dois principais grupos: Receitas correntes e despesas de capital Despesas correntes e receitas de capital Receitas correntes e receitas de capital Despesas correntes e despesa de capital.
São principalmente obtidos por mutação patrimonial? Receita por mutação patrimonial Receita de capital Receita Correntes Receita de giro.
É uma receita gerada exclusivamente em virtude de uma mutação, uma alteração nos elementos patrimoniais? Receita por mutação patrimonial Receita de giro Receita de capital Receita corrente.
Ocorre devido a saída ou a baixa de um ativo, de bens ou direito? Receita de capital Receita por mutação patrimonial Receita de giro Receita corrente.
São receitas tributárias de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviço e outras? Receita de capital Receita corrente.
São receitas provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de Constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos, recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado? Receita corrente Receita de capital.
São aquelas com características de continuidade, que são comuns e uniformemente arrecadadas? Receitas ordinárias Receitas extraordinárias.
São aquelas sem característica de continuidade, representando ingresso de caráter esporádico e atípico? Receita extraordinária Receita ordinária.
São receitas tributárias, de contribuições patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras, e ainda, as proveniente de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em despesas correntes? Receitas correntes Receitas de capital Receitas ordinárias Receitas extraordinárias.
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição do passivo Verdadeiro Falso.
São as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de Constituição de dívidas, da conversão, em espécie, de bens e direitos, os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em despesas de capital e, ainda, o superávit do orçamento corrente? Receitas correntes Receitas de capital Receita pública Receita efetiva.
Quais são as etapas da receita pública? Planejamento e encerramento Execução e encerramento Planejamento e execução Planejamento, execução e encerramento.
Onde é materializado planejamento orçamentário? Na receita Na despesa Na LDO Na LOA.
No Brasil o planejamento para arrecadação de receitas e realização de despesas é facultativo. Verdadeiro Falso.
Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária? Etapa de recolhimento Etapa de lançamento Etapa de planejamento Etapa de execução.
Etapa de confecção do orçamento: previsão da receita ser auferida? Planejamento Execução.
Quantas são as etapas da receita pública? Cinco Duas Quatro Três.
Etapa de reconhecimento da receita e de efetivo recolhimento os cofres públicos? Planejamento Execução.
É um valor a ser projetado para uma determinada receita, de forma mensal? Projeção de receitas Índice de preço Índice de quantidade Base de cálculo.
Em você que fornece a variação média na quantidade de bens de um determinado segmento da economia? Base de cálculo Índice de quantidade Projeção de receita Índice de preço.
É obtida por meio de série histórica de arrecadação da receita, e dependerá do seu comportamento mensal? Índice de preços Índice de quantidade Projeção de receitas Base de cálculo.
É o índice que fornece a variação média dos preços de uma determinada cesta de produtos? Índice de preço Índice de quantidade Base de cálculo Projeção de receitas.
Existe diversos Índice de preços e extinção de alugar mensalmente por órgãos oficiais. São exemplos de órgãos oficiais: FGV, IBGE e Banco Central MB, EB e FAB MD e Órgãos federais vinculados Órgãos federais e órgãos estaduais.
Cite dois índices de quantidade: Dólar e real PIB real e o crescimento real das importações ou das exportações PIB e diminuição da importações exportações IBGE, FGV e Banco Central.
Etapa em que é o reconhecimento da receita isso efetivo recolhimento os cofres públicos? Planejamento Execução.
A Lei 4320/1964 estabelece quantas fases da execução da receita orçamentária? Três Quatro Duas Cinco.
Quais são as fases da execução da receita orçamentária estabelecidas pela Lei 4320/1964? Planejamento, execução e encerramento Planejamento e execução Empenho, liquidação e pagamento Lançamento, arrecadação e recolhimento.
Consiste no procedimento administrativo onde se verificar a procedência de crédito fiscal? Lançamento Recolhimento Arrecadação.
Ocorre no momento em que o contribuinte ou devedor efetuar o pagamento? Lançamento Recolhimento Arrecadação Pagamento.
Em qual fase que receita orçamentária é reconhecida? Lançamento Arrecadação Recolhimento.
Ocorre no momento em que o agente arrecada do transfere o recurso ao ente? Lançamento Arrecadação Recolhimento.
O que são deduções e restrições da receita? São as taxas e tributos É o patrimônio líquido Alguma diminuição sofrida no valor arrecadado São recursos governamentais.
São exemplos mais contundente das restituições? Taxas Tributos IR GPS.
Consiste em corrigir dados informados e Roni a mente pelos contribuintes? Retificações restituicões Ratificações Renúncia da receita.
São formas de deduções de receitas? Recolhimento de GPS e INSS Restituição de DARF Restituições, devolução do saldo de convênio contrato, Retificações, recursos arrecadados por um ente e renúncia de receita IFRP.
Não união, aparência de consolidar as propostas orçamentárias dos poderes, Ministério Público, entidades e órgãos é exercida por quem? STF MD MPOG, através da SOF STN.
Quais as faces que o orçamento público possui? Receitas e despesas Ativo e passivo Planejamento e execução Crédito e débito.
Sob o aspecto econômico as despesas públicas se dividem em? Ativo e Passivo Correntes e de capital Planejamento e execução Crédito e débito.
São recursos governamentais devidamente autorizados pelo poder competente com objetivo de atender as necessidades públicas? Despesas Públicas Receitas públicas.
A contabilidade pública classifica como ___________, quaisquer desembolsos financeiros independente se modifiquem negativamente o patrimônio líquido. Receita Despesa Crédito orçamentário.
A contabilidade pública, apenas classifica denomina o desembolso financeiro como_________, todavia as informações e posteriormente gerada serão suficientes para que se possa verificar se de fato ocorreu sob enfoque patrimonial ou sob enfoque orçamentário. Despesas Receitas.
A despesa sob enfoque ___________, ou seja, para fins de controle de execução do orçamento público, ocorre quando o crédito orçamentário é utilizado. Portanto ocorre no momento do empenho de despesa. Patrimonial Orçamentário Contábil Econômico-financeiro.
A despesa sobenfoque orçamentária ocorre no momento do empenho da despesa. Verdadeiro Falso.
É a Despesa decorrente da execução do orçamento público em curso? Despesa orçamentária Despesa extra orçamentária.
É a despesa que não consta na LOA em curso nem leis específicas que pratão desse orçamento? Despesa orçamentária Despesa Extra orçamentária.
É aquela que depende da autorização orçamentária para ser realizada? Despesa resultante da execução Orçamentária Despesa independente da execução orçamentária.
É aquela que independe de autorização orçamentária para sua execução? Despesa resultante da execução orçamentária Despesa independente da execução orçamentária.
É aquela que no momento de sua realização reduzir a situação líquida patrimonial da entidade? Despesa efetiva Despesa não efetiva.
E aquela que no momento de sua realização não reduz da situação líquida patrimonial da entidade? Despesa efetiva Despesa não efetiva.
Tem caráter não financeiro, compondo o cálculo do resultado primário? Despesa primária Despesa financeira ou não primária.
Tem caráter financeiro, não compondo o cálculo do resultado primário Despesa primária Despesa financeira ou não primária.
Como é a classificação econômica da despesa? Ativo e passivo Bens e direitos Despesas correntes e despesas de capital Planejamento e execução.
Como pode ser classificada despesa quanto a entidade que apropria a despesa? Despesa pública e privada Despesa efetiva eu não efetiva Despesa com orçamentária e extra orçamentária Despesa primária e financeira.
São todas as despesas que não contribuem diretamente, para formação ou aquisição de um bem capital? Despesa privada Despesa corrente Despesa de capital Despesas públicas.
São despesas necessárias para movimentar a máquina administrativa do estado? Despesas Financeiras Despesas correntes Despesas primárias Despesas de capital.
As despesas________ são as que contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital Correntes De capital Efetiva não efetiva .
São as despesas geradas pelo incremento do patrimônio permanente ou pelo amortização da dívida aí? Despesas de capital Despesas correntes Despesa orçamentária Despesa primária.
Quais são as etapas da execução das despesas públicas? Lançamento, Arrecadação e recolhimento Empenho, liquidação e pagamento Planejamento e execução Fixação da despesa, descentralizações de créditos e orçamentários e programação orçamentária e financeira.
Quais são as etapas do planejamento da despesa? Liquidação, empenho e pagamento Lançamento, Arrecadação e recolhimento Fixação da despesas, descentralização de créditos orçamentários e programação orçamentária e financeira Planejamento e execução.
São instrumentos de planejamento governamental, exceto: PAR LDO PPA LOA.
Etapa de reconhecimento da despesa e de efetivo desembolso financeiro? Planejamento Execução Liquidação Pagamento.
Qual etapa da despesa pública está relacionada a confecção do orçamento com a fixação da despesa como também adoção dos demais procedimentos que possibilitam a execução da despesa, quais sejam: programação e descentralização de créditos orçamentários e financeiros? Controle Fixação da despesa Planejamento Execução.
Em obediência ao princípio do equilíbrio orçamentário, as despesas nunca poderão suplantar as receitas. Verdadeiro Falso.
Depois de aprovada a LOA pelo poder executivo sancionada pelo chefe do Legislativo e adotados procedimentos da SOF, a despesa orçamentária estará finalmente fixada. Verdadeiro Falso.
Quem aprova a LOA? Tribunal de contas da união Poder executivo Poder judiciário Poder legislativo.
Quem sanciona a LOA? Tribunal de contas da União Poder judiciário Chefe do Poder executivo Poder Legislativo.
Por ocasião da descentralização de créditos orçamentários, quando despesa orçamentária estará finalmente fixada? Depois e sancionada pelo chefe do legislativo Depois da aprovação da LOA pelo poder executivo e sancionada pelo chefe do Legislativo e adotados os procedimentos da SOF Depois da aprovação da Executivo pelo Executivo Depois da aprovação da LOA pelo Legislativo e sancionada pelo chefe do Executivo e adotados os procedimentos da SOF.
O que é descentralização de crédito? Transferência de créditos afim de atender as demandas públicas Divisão de créditos afim de atender as demandas públicas Solicitação de créditos para atender as demandas públicas Movimentação de créditos afim de atender as demandas públicas.
Quando era efetuada a programação orçamentária e financeira? Após aprovação do PPA Após sancionada a LOA Após aprovação da LOA Após aprovação do LDO.
São estágios da execução da despesa, exceto: Liquidação Pagamento Empenho Licitação.
A liquidação exatamente o momento em que o estado utiliza os recursos orçamentários recebidos. Verdadeiro Falso.
O que é a programação orçamentária e financeira? É executar orçamentária e financeira mente o planejamento da despesa É planejar orçamentária e financeira mente a execução de despesa É planejar orçamentária e financeiramente a execução da receita É executar orçamentária e financeira mente a execução de receitas.
Se caracteriza como momento em que o fornecedor cumprir com sua obrigação? Empenho Liquidação Pagamento Licitação.
São autorizações para que você possa realizar a despesa pública ou seja são recursos orçamentários? Créditos orçamentários Despesas orçamentárias Receitas correntes Receitas orçamentárias.
Para que sejam modificados os limites das despesas da LOA são utilizados crédito Orçamentários adicionais. Verdadeiro Falso.
Qual lei define os créditos adicionais como autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente adotadas na lei do orçamento? Lei 10.520/1964 o art. 40 Lei 8666/1964 art. 40 Lei 5340/1964 art. 40 Lei 4320/1964 art. 40.
Os créditos adicionais são instrumentos de ajustes orçamentários, que visam a __________ de desvios no planejamento da Lei orçamentária, o que torna a execução do orçamento mais flexível. Inserção Inclusão Ratificação Correção.
Os créditos adicionais são instrumentos de ajustes orçamentários que visam a ratificação de desvios no planejamento da Lei orçamentária, o que torna execução do orçamento mais flexível. Falso Verdadeiro.
Quem autoriza a execução orçamentária no Brasil? Executivo Legislativo Judiciário.
A execução orçamentária no Brasil é autorizada pelo poder legislativo sendo assim podemos considerar o orçamento brasileiro como: Adicional Autorizado Extraordinário Suplementar.
Existem três tipos de créditos orçamentários adicionais. Sabendo disso marque alternativa que não corresponde a um crédito orçamentário adicional: Suplementares Orçamentários Especiais Extraordinários.
Procedimentos utilizados pela administração pública que consiste na entrega de dinheiro a um servidor para eventuais de pequenas despesas que exijam pronto pagamento? Despesas suficientemente dotadas Recursos financeiros Suprimento de fundos o regime de adiantamento de numerário Transferência de recurso financeiro.
Refere-se a valores a receber, créditos a favor do ente estatal que não foram cumpridos pelos devedores ou prazos estipulados. Dívida ativa Créditos Dívida pública Dívida passiva.
São dívidas de terceiros perante a fazenda pública, não quitados no prazo devido? Dívida ativa Dívida passiva Dívida pública.
Representam operações que financiou ente estatal? Operações de créditos Dotação de crédito Operações de transferência de créditos Operações de movimentação de créditos.
As operações de créditos são segregadas em dois grupos: Operações com receitas e operações com despesas Operações de créditos mobiliárias e operações de créditos contratuais Operações de créditos em terra mas operações de créditos externas Créditos ativos e creditos passivos.
São as emissões de títulos pela união, estados, Distrito Federal e municípios? Operações de créditos mobiliárias Operações de créditos contratuais.
São obrigações financeiras, internas ou externas, assumidas em virtude de contrato? Operações de créditos mobiliárias Operações de créditos Contratuais.
É a obrigação passiva contraída pelos entes públicos com outros estados, instituições financeiras nacionais ou internacionais, fundos internacionais, organizações multinacionais e etc. Objetivando satisfazer a necessidade de financiamento do estado: Dívida pública Dívida ativa Dívida externa.
A dívida pública no Brasil compreende a: Dívida ativa e passiva Dívida interna e externa.
Qual o órgão responsável pela administração das dívidas públicas internas externas, tendo por atribuição gerir a dívida pública mobiliária Federal e a dívida externa de responsabilidade do Tesouro Nacional? SOF STN MPOG.
A dívida pública pode ser segregada, para fins didáticos, em duas partes, subdivididos em cada uma delas em duas classificações: 1ª parte: Mobiliário ou contratual e 2ª parte: flutuante ou fundado 1ª Parte: fundado ou contratual e 2ª parte: mobiliária ou flutuante 1ª Parte: flutuante ou contratual e 2ª parte: mobiliária ou fundado 1ª Parte: flutuante ou fundada (consolidada) e 2ª parte: mobiliária ou contratual.
É composta primordialmente pela dívida de curto prazo? Dívida flutuante Divida mobiliária.
É dívida que está sendo quitada ou Refinanciado no exercício financeiro em curso, ou seja, sofrendo em seu valor uma necessária a modificação nesse período? Dívida flutuante Dívida mobiliária Dívida contratual Dívida fundada.
Representa os compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária? Dívida pública flutuante Dívida pública mobiliária.
De acordo com a Lei 4320/1964, compreende obrigações que para pagamento não dependem de autorização do legislativo? Dívida pública flutuante Passivo financeiro Dívida ativa Dívida pública nacional.
Se a dívida for exigível no prazo inferior a 12 meses, mas ainda depender de autorização legislativa para pagamento, ela não será considerada uma dívida flutuante ou seja essas dívidas representa um passivo permanente. Verdadeiro Falso .
Se a dívida for exigível no prazo inferior a 12 meses, mas ainda depender de autorização legislativa para pagamento, ela não será considerada uma dívida flutuante ou seja essas dívidas representa um __________________. Passivo financeiro Passivo circulante Passivo permanente.
A dívida contratual normalmente representa as obrigações de curto prazo, inferior a 12 meses. Verdadeiro Falso .
É constituída pelas obrigações de pagamento de longo prazo, exigíveis em prazo superiores a 12 meses. Dívida pública mobiliária Dívida pública fundada ou consolidada Dívida pública flutuante Dívida pública contratual.
É a dívida oriunda da emissão de títulos públicos? Dívida pública mobiliária Dívida pública contratual Dívida pública flutuante Dívida pública fundada ou consolidada.
São ativos de renda fixa que possui como finalidade principal a captação de recursos financeiros para o financiamento do estado seja para cobrir a dívida pública ou para utilização em suas atividades, tais como: saúde segurança educação.? Operações de crédito Títulos públicos Tributos Taxas.
São aqueles cuja remuneração o retorno de capital pode ser dimensionado no momento da aplicação? Ativos de renda fixa Títulos públicos Tributos Títulos de créditos.
São finalidade de basilares dos títulos públicos, exceto: Refinanciar a dívida pública Financiar o déficit orçamentário Realizar operações para fins específicos, definidos em lei Realizar operações de créditos contratuais .
É oriunda de contratos ou termos semelhantes. Trata-se pois, de uma dívida de operação de crédito? Dívida pública fundada ou consolidada Dívida pública flutuante Dívida pública contratual Dívida pública a mobiliária.
São obrigações financeiras assumidas em virtude do contrato, tratado ou convênio, ou seja através de instrumento jurídico que constitua e regule a operação, estabelecendo as obrigações das partes contratantes. Títulos públicos Dívida pública contratual Ativos de renda fixa Operações de créditos contratuais.
São dois importantes indicadores de desempenho do ente sob o aspecto econômico financeiro? Despesas correntes e de capital Receitas correntes e de capital Resultado nominal e primário Resultado efetivo e não efetivo.
É a soma de todas as receitas correntes, do mês de referência e dos 12 meses anteriores? Receita corrente líquida da União Arrecadação Créditos orçamentários Receitas de capital.
É a diferença entre receitas e despesas primárias ou seja é o resultado não financeiro Arrecadação de despesas Arrecadação de receitas Resultado primário Resultado nominal.
E a diferença entre todas as receitas arrecadadas e todas as despesas empenhadas, incluindo juros e o principal da dívida e ainda acrescentando as receitas financeiras? Resultado nominal Resultado primário.
Qual objetivo da apuração do resultado nominal? Medir aquisição de títulos de capital Medir a evolução da dívida fiscal líquida Verificar aí evolução da dívida fiscal corrente Apresentar a apuracão do resultado nominal.
A contabilidade pública classifica como receita com o que a saída de recurso financeiro. Verdadeiro Falso .
As receitas ordinárias são aquelas com características de continuidade, que são comum e uniformemente arrecadadas. Verdadeiro Falso.
A base de cálculo da receita é obtida por meio da série histórica de arrecadação da despesa, e dependerá de seu comportamento. Verdadeiro Falso .
A execução da receita é a etapa do reconhecimento da despesa e seu efetivo recolhimento os cofres públicos Verdadeiro Falso.
As receitas de capital são principalmente obtidas por: Arrecadação de tributos Transferências entre estatais Arrecadação de taxas Despesas Orçamentárias Mutação patrimonial.
O que são receitas ordinárias? São aquelas que ultrapassou mais de um exercício São aquelas sem caráter financeiro São os recursos despendidos na gestão São aquelas com características de continuidade, que são comum e uniformemente arrecadadas Recursos gastos no período contábil.
A contabilidade pública classificar despesa como: Qualquer entrada de recursos para o erário público Todo e qualquer lançamento no passivo Qualquer arrecadação de recursos Qualquer entrada de numerário Qualquer desembolsos financeiros, independente se modifique negativamente o patrimônio líquido.
O que é despesa efetiva? É aquela despesa que, no momento de sua realização reduz a situação líquida patrimonial da entidade É aquela receita que, no momento da sua realização aumento patrimônio líquido Com recursos auferidos durante um ano fiscal É aquela receita que ocorre no momento em que o agente recebe o tributo São recursos arrecadados durante a gestão.
Associe: Receita pública Receitas correntes e de capital Etapas da receita pública.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.