Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONCURRÍCULO/MOREIRA-TADEU

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
CURRÍCULO/MOREIRA-TADEU

Description:
teste de curriculo.

Author:
LUIZ
(Other tests from this author)

Creation Date:
04/04/2017

Category:
Personal

Number of questions: 11
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1-conforme afirma Moreira e silva, o currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.Isto significa que o currículo: é posto em prática por técnicas e métodos. sistematiza e controla o espaço-tempo da escola. transmite os conhecimentos universais. organiza o conhecimento escolar. está implicado em relações de poder.
2-Conforme defende Michael Apple,"Quer reconheçamos ou não,o currículo e as questões educacionais mais genéricas sempre estiveram atreladas à historia dos conflito de classe,raça,sexo e religião".Nesse sentido, a questão política do debate educacional pode ser expressa da seguinte forma: "o conhecimento de quem vale mais?". "Quais objetivos deverão ser atingidos pela escola?". "por quê determinados conhecimentos são considerados mais importantes?". "Quais conteúdos devem ser incluídos no currículo?" "o que o currículo Produz?".
3-Conforme Moreira e Tadeu(2011),o currículo se originou e se desenvolveu nos Estados Unidos.Contudo,onde pela primeira vez se elegeu o currículo como foco central da sociologia da Educação foi na: França Alemanha Inglaterra Argentina União Sovietica.
4-No que diz respeito as origens do campo do currículo nos Estados Unidos,pode-se concluir que foi somente no final do século XIX e no inicio do XX que um significativo número de educadores começou a tratar mais sistematicamente de problemas e questões curriculares.Nesse contexto,diferentes versões desse surgimento podem ser encontradas na literatura especializada.Comum a todas elas.Destaca-se a preocupação com: Os processos de irracionalização,sistematização e controle da escola e do currículo. Os estabelecimentos de ordem democrática com a participação intercultural. Os processos de desenvolvimento intelectual de forma crítica e participativa. Os processos de racionalização,sistematização e controle da escola e do currículo. De uma gestão democrática do ensino e da escola pública.
5-Segundo Kliebard(1974),citado por Moreira e Tadeu(2011),duas grandes tendencias podem ser observadas nos primeiros estudos e propostas.Uma voltada para elaboração de um currículo que valorizasse os interesses do aluno e outra para a construção cientifica de um currículo que desenvolvesse os aspectos da personalidade adulta então considerados desejáveis. Essas tendencias são representadas respectivamente por: Dewey e Bobbit. Bobbit e Dewey. Durkeim e Piaget. Giroux e Dewey. Bobbit e Kilpatrick.
6-Segundo Moreira e Tadeu (2011),após a vitoria de Nixon,uma onda de conservadorismo procurou neutralizar as ideias e os valores "subversivos" dos anos sessenta.A linguagem da eficiência e da produtividade voltou a assumir papel destacado no cenário.Nesse momento,o discurso pedagógico resumiu nas seguintes tendencias: Tradicionais,humanistas e utópicas. utópicas,behavioristas,tradicionais. behavioristas,humanistas,cognitivas. cognitivas,tradicionais e gestalt. libertária,libertadora e behaviorista.
7-Segundo Moreira e Tadeu(2011) a partir dos anos sessenta, o intenso desenvolvimento da sociologia da Educação pode ser atribuído aos seguintes fatores,EXCETO: formação de professores de 3 para 4 anos. Criação de cursos de pós-graduação de Sociologia da Educação. Oferecimento de cursos de disciplina na Open University para professores formados. Exigência dos alunos da época. Concessão de recursos para pesquisas e bolsas de estudos pós-graduação pelo Conselho de Pesquisa em Ciência Social.
8-Segundo Giroux e Mclaren,citado por Moreira e Tadeu(2011), a formação dos professores necessitam ser reconhecidas como: Contra hegemonia. Hegemonia. Idealismo. Contra esfera pública. Contra-idealismo.
9-A Nova Sociologia da Educação(NSE),iniciada por Michael Young,na Inglaterra,nos primeiros anos da década de 1970,constituiu-se na primeira corrente Sociologia primordialmente voltada para a discussão do currículo. Sobre a sociologia da educação,analise as afirmativas a seguir. I-O grande marco de seu surgimento foi a obra"Conhecimento e Controle:novas direções para a Sociologia da Educação",de M.young(1971). II-A NSE focalizou contextos interacionais e seus conteúdos,discutindo o que era transmitido nas escolas e examinando a base do conhecimento escolar. III-Em termos metodológicos, a NSE voltou-se,fundamentalmente, para levantamentos e questionários em larga escala. se somente a afirmativa III estiver correta. Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. Se todas as afirmativas estiverem corretas.
10-Quais eixos são focalizados pela Nova Sociologia da Educação,segundo Moreira e Tadeu(2001)? Cultura,Ciências e poder. Ideologia,Cultura e Poder. Poder,Hegemonia e teoria. técnica,Poder e cultura. Classe,Cultura e poder.
11-Segundo Moreira e Silva(2006),no final da década de 1970, o campo do currículo já se constituía de analises que rejeitavam o caráter técnico dos currículos escolares e investiam na compreensão de outras questões,as quais iam além da supervalorização de planejamentos e de implementações.Nessa perspectiva ,denominada Teoria Critica do Currículo,o campo passa a ser influenciado fortemente pelos estudos sociológicos. Quais autores influenciaram essa teoria? Michael Apple,Henry Giroux e Michael Young. Michael Young,Dewey e Piaget. Henry Giroux,Durkeim e Ralph Tyler. Michael Apple,Bobbit e Dewey. Henry Giroux e Michael Young.
Report abuse Consent Terms of use