Embarcações de Porte Médio

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Embarcações de Porte Médio

Description:
Ostensivo

Author:
AVATAR

Creation Date:
22/08/2019

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Aparelho destinado a facilitar o governo do navio com apenas um homem Juntas Cardan Aparelho de governo Governanças Leme.
roda de madeira ou metal ou combinação de madeira e metal, montada em um eixo horizontal, situado no plano diametral do navio no compartimento de governo no passadiço. Roda de proa Cadaste Roda do Leme Gualdropes.
Punhos do Timão que servem para o timoneiro imprimir movimentos para BE e BB. Malaguetas Engrenagens cônicas Alavanca de controle Gualdropes.
Quais os tipos de transmissão entre o timão e o servo-motor? Mecânica, Hidráulica e Elétrica Mecânica, Hidrelétrica e Elétrica Mecânica, Vapor e Elétrica Eletrônica, Elétrica e Hidráulica.
Como se divide a transmissão mecânica? Flexível e rígida Automática e flexível Flexível e firme Rígida e Automática.
Feita com Gualdropes nas embarcações miúdas, são cabos de arame, de couro ou de corrente que transmitem os movimentos da roda do Leme ao Leme. Transmissão mecânica flexível Transmissão mecânica rígida Transmissão mecânica e automática Transmissão hidráulica.
Tipo de transmissão com emprego de vergalhões nas embarcações miúdas e com eixos nas embarcações maiores. Transmissão mecânica flexível Transmissão mecânica rígida Transmissão elétrica Transmissão hidráulica.
Peças destinadas a reduzir os atritos na transmissão mecânica rígida Mancais de rolamentos Juntas cardan Engrenagens cônicas Cadaste.
Peças destinadas a pequenas mudanças de direção dos eixos de transmissão. Mancais de rolamentos Juntas cardan Engrenagens cônicas Sarilho.
Peças usadas para grandes mudanças de direção dos eixos. Juntas cardan Engrenagens cônicas Mancais e rolamentos Safrão.
Quais os tipos de mancais de rolamentos? De esferas, rolos e agulhas. Alongado, rígido e de esferas Mancais, Cardan e rolamentos De esferas, mancais e agulhas.
Sistema de transmissão entre o timão e a máquina do leme que emprega o telemotor. Transmissão mecânica Transmissão hidráulica Transmissão elétrica Transmissão eletrônica.
É o sistema de maior flexibilidade de transmissão entre a roda do Leme e o servo-motor. Transmissão hidráulica Transmissão hidrelétrica Transmissão eletrônica Transmissão elétrica.
Também chamado de motor-piloto, recebe os movimentos da roda do Leme por meio de contatos adequados. Motor receptor Motor recebedor Motor transmissor Servo-motor.
Ligado ao mecanismo de controle da máquina do Leme, o seu rotor segue exatamente em velocidade e em quantidade de deslocamento angular, o movimento do rotor do motor-piloto. Motor receptor Motor transmissor Servo-motor Motor flexível.
É o nome dado a máquina do leme pela dependência de ser comandada a distância por movimentos da roda do Leme ou de alavanca. Motor receptor Servo-motor Motor compensador Motor transmissor.
Onde está localizado o servo-motor nos navios mercantes? Acima do convés principal Abaixo do convés principal Abaixo da linha d'água Acima das marcas de Plinsoll.
Onde está localizado a máquina do Leme nos navios de guerra de pequeno porte? Acima do convés principal Abaixo do convés principal Abaixo da linha d'água Na linha de flutuação.
Onde está localizado o servo-motor nos navios de guerra de grande porte? Acima do convés principal Abaixo do convés principal Abaixo da linha d'água Sobre a linha de flutuação.
Quais os tipos de servo-motor? Vapor, Elétrico e Hidrelétrico Mecânico, Elétrico e Hidráulico Flexível, Hidrelétrico e elétrico Elétrico, vapor e hidráulico.
No servo-motor a vapor, por onde é comandada a válvula de distribuição de vapor? Juntas cardan Roda de proa Timão Batentes.
É o sistema mais eficiente para movimentação do Leme e, por isto, é o mais usado atualmente nos navios de guerra modernos. Servo-motor elétrico Servo-motor hidrelétrico Servo-motor mecânico Servo-motor hidráulico.
Quais os tipos de servo-motor necessitam de um mecanismo compensador? Mecânico e Hidráulico Vapor e Hidrelétrico Vapor e Hidráulico Elétrico e hidráulico.
O que substitui a roda do Leme no servo-motor elétrico? Cadaste Alavanca de controle Timão Bomba hidráulica.
Transmissão feita por meio de duas barras ligadas a duas extremidades da cana do leme. Transmissão direta Transmissão quadrantal Transmissão por parafuso sem fim Transmissão de tambor.
É um setor dentado rigidamente fixado a cana do leme. Madre Safrão Quadrante Cadaste.
Transmissão onde a máquina do Leme aciona uma pequena roda dentada e engrena num quadrante. Transmissão de tambor Transmissão por parafuso sem fim Transmissão quadrantal Transmissão direta.
Dentre os métodos de transmissão mais comuns, qual deles é o mais simples e mais seguro? Transmissão quadrantal Transmissão direta Transmissão por parafuso sem fim Transmissão de tambor.
Transmissão que é feita por meio de um cabo de arame ou corrente, sem fim, enrolado com determinado número de voltas num tambor. Transmissão direta Transmissão por parafuso sem fim Transmissão de tambor Transmissão quadrantal.
Onde a transmissão de tambor é empregada? No servo-motor hidrelétrico No servo-motor mecânico No servo-motor elétrico No servo-motor a vapor.
Onde a transmissão direta é empregada? No servo-motor elétrico No servo-motor hidrelétrico No servo-motor a vapor/ elétrico e leme a mão No servo-motor mecânico.
Onde a transmissão quadrantal é empregada? No servo-motor a vapor No servo-motor mecânico No servo-motor elétrico No servo-motor Hidráulico.
Onde a transmissão por parafuso sem fim é empregada? No servo-motor elétrico No servo-motor a vapor/ elétrico e leme a mão. No servo-motor mecânico No servo-motor Hidráulico.
Qual peça, na transmissão quadrantal, pode ser comandada a distância por gualdropes, eixo e telemotor? Alavanca de controle Válvula diferencial Válvula de distribuição de vapor Madre.
Acessório do casco do navio, fixado na carena sendo a principal peça do aparelho de governo do navio. Cabeça Leme Timão Gualdropes.
Parte superior do Leme. Cabeça Porta ou Saia Madre Safrão.
Parte do Leme que recebe a pressão da água fazendo a embarcação mudar de rumo. Porta, saia ou safrão Cabeça Madre Batentes.
Parte do Leme que funciona como eixo. Sua extensão penetra no casco do navio chegando até a máquina do leme. Cabeça Madre Cadaste Saia.
Peça existente em determinados tipos de lemes, que permite os movimentos desses para BB e BE. Cana do leme Cadaste Governadura Pé do cadaste.
Peça na madre que limita o ângulo do Leme para ambos os bordos. Cadaste Roda de proa Flange Batentes .
Quais os limites de ângulo do leme nos navios de guerra? 15 a 23 graus 30 a 35 graus 23 a 35 graus 15 a 30 graus.
Barra horizontal encaixada na cabeça da madre. Malaguetas Válvula diferencial Cana do leme Contra-leme.
Tipo de Leme em que toda a porta está localizada por ante a ré da madre. É suportado pelo cadaste por meio de governaduras. Semicompensado Contra-leme Ordinário Kitchen.
Onde é muito empregado o Leme ordinário? Os navios mercantes de popa elíptica. Nos contratorpedeiros e nos navios de popa tipo cruzador. E os navios mercantes tipo Loyd Brasil. Embarcações pequenas.
Peça semelhante a roda de proa constituindo o extremo do navio a ré. Batentes Cadaste Calado Hélice.
Tipo de Leme em que a porta está dividida em duas partes, sendo uma por ante a vante da madre e a outra por ante a ré. Leme ordinário Leme compensado Leme ativado Leme Oertz.
Como é chamada a relação entre as partes de vante e de ré da madre do Leme compensado?.
Qual o valor do grau de compensação no leme compensado? 1/5 de sua porta 1/3 de sua porta 2/4 de compensação 1/10 de compensação.
Onde é empregado o Leme compensado? Nos navios mercantes Nos navios de guerra de pequeno porte Nos contratorpedeiros e navios de popa tipo cruzador. Nos navios mercantes tipo Loyd Brasil.
Tipo de Leme em que a parte de vante da porta não se estende em toda a altura da madre. Leme ativado Leme ordinário Contra-leme Leme semi compensado .
Leme constando de um arranjo em que a metade de cima da porta é ligeiramente torcida para um bordo, e a metade de baixo para o outro bordo. Leme ordinário Leme Oertz Leme Kitchen Contra-leme.
Onde é empregado o Contra-leme? Os navios mercantes de popa elíptica Nos navios mercantes tipos Lloyd Brasil Nos contratorpedeiros e nos navios de popa tipo cruzador Embarcações miúdas.
Tipo de Leme que tem a seção transversal hidrodinâmica para melhor dirigir a passagem dos filetes líquidos. Leme ordinário Leme Oertz Leme ativado Leme semicompensado.
Consiste em duas partes semicirculares que se movem em torno de um eixo vertical por ação de duas madeiras concêntricas. Leme Oertz Leme ativado Leme Kitchen Leme a mão.
Onde é empregado o Leme Kitchen? Navios mercantes tipo Loyd Brasil Embarcações pequenas Navios de popa elíptica Navios de popa tipo cruzador.
Leme provido de um pequeno motor elétrico embutido no próprio Leme que serve para acionar um hélice que guina com Leme. Leme ordinário Leme ativado Leme Oertz Contra-leme.
Onde é utilizado o leme ativado? Navios mercantes tipo Loyd Brasil Navios hidrograficos Embarcações pequenas Navios mercantes de popa elíptica.
Aparelho de governo mais simples, comumente empregado nas embarcações miúdas.
Roda de madeira, metal ou combinação destes, que se presta a receber e transmitir os movimentos do timoneiro Rodete Macarrão Timao Tambor.
Peça cilíndrica existente no leme a mão, cuja finalidade é se prestar para que os gualdropes dêem voltas. Quadrante Hélice Macarrão Tambor.
Cabo de arame, couro, corrente ou combinação destes, que transmite os movimentos da roda do Leme ao Leme. Rodete Bosso Gualdropes Macarrão.
Gola de metal que guarnece as aberturas por onde passa o gualdrope. Roda do leme Quadrante Rodete Macarrão.
É o quarto de círculo de metal, rigidamente fixado a madre do Leme, que se presta a receber e transmitir os movimentos dos gualdropes. Pás do hélice Bosso Quadrante Rodete.
Peça circular destinada a dar retorno ao gualdrope. Cadaste Juntas cardan Engrenagens cônicas Rodete.
Peça de forma geralmente troncônica que sustenta as pás do hélice e se liga ao eixo de rotação. Quadrante Macarrão Bosso do hélice Tambor.
Qual a variação do diâmetro do Bosso do hélice? 30 a 35% diâmetro do hélice 15 a 23% do diâmetro do hélice 23 a 35% do diâmetro do hélice 15 a 27% do diâmetro do navio.
É uma peça em forma de pá tendo por superfície uma forma helicoidal. Rodete Bosso do hélice Pás do hélice Tambor.
Qual material mais usado para contrução dos hélices? Chumbo Bronze fosforoso Bronze manganês Aço forjado.
Peça de madeira, servindo para o governo da embarcação no leme a mão. Tambor Timão Leme Macarrão.
O que causa maior dificuldade de manobra no navio? .
O que deve ser observado com muita atenção ao analisar o estado da maré e do vento? .
O movimento do hélice origina duas correntes, quais são elas?.
Em quais navios há cadaste exterior e interior?.
O que é necessário para a mobilidade do navio?.
No leme Kitchen, o que determina a variação de velocidade?.
Em qual situação a ação do Leme terá a maior influência? Nevio com seguimento para vante e hélice dando adiante Navio com seguimento para ré e hélice dando atrás Navio com seguimento para vante e hélice dando atrás Navio com seguimento para ré e hélice dando adiante.
Tipo de transmissão que é muito empregado para máquina a vapor, cuja válvula diferencial pode ser comandada à distância por gualdrope, eixo e telemotor. Quadrantal Direta Tambor Parafuso sem fim.
Tipo de Leme em que a porta trabalha por ante a ré de uma peça fixa que completa a forma hidrodinâmica e serve de cadastro exterior do casco. Kitchen Compensado Ordinário Oertz.
Qual é o sistema mais eficiente para movimentar o Leme? Servo-motor Hidráulico Servo-motor mecânico Servo-motor Hidrelétrico Servo-motor elétrico.
O que diminui a mobilidade do navio?.
Qual leme não possui governadura?.
Por quê devemos ter o hélice tão submerso quanto possível? .
Ao dar adiante, a proa tende, inicialmente, guinar para bombordo, por causa da pressão lateral das pás do hélice Leme a meio, partindo do navio parado, com hélice destrógiro. Leme para BB ou BE partindo do navio parado Leme a meio, partindo do navio parado, com hélice sinistrogiro.
Ao dar adiante, a proa guinará para o bordo em que se carrega o leme, por causa da corrente de descarga, incidindo sobre a porta do Leme. Leme para BB ou BE partindo do navio parado Navio com seguimento para ré e hélice dando atrás Leme a meio, partindo do navio parado, com o hélice sinistrogiro Leme a meio, com seguimento para ré dando atrás.
Situação em que a ação do Leme é bem menor do que na marcha adiante Navio com seguimento para vante e máquina dando atrás Navio com seguimento para ré e hélice dando atrás Navio com seguimento para vante e hélice dando atrás Navio com seguimento para ré e hélice dando adiante.
Nas embarcações de dois hélices, se os hélices girarem em sentidos opostos (um adiante e outro atrás): O que estiver dando adiante terá maior efeito no leme O que estiver dando atrás terá maior efeito no leme O efeito do Leme fica nulo A corrente de descarga contraria a ação do leme.
Onde ficam situados o hélices em navios com dois hélices? .
Nos navios com dois hélices: O de BE é destrógiro e o de BB sinistrogiro Ambos são destrógiros. O de BB é destrógiro e o de BE é sinistrogiro Ambos são sinistrogiros.
Em navios com dois hélices, se um deles parar, é possível manter o rumo dando-se um pequeno ângulo do leme: De 5 a 10 graus para o bordo oposto De 5 a 10 graus para o bordo parado De 15 a 23 graus para o bordo oposto De 15 a 23 graus para o bordo parado.
Nos navios com dois hélices, com seguimento para vante e hélice dando atrás, o navio percorrerá uma distância até parar e adiquirir seguimento para ré 3 a 6 vezes o seu comprimento 5 a 10 vezes o seu deslocamento 4 a 8 vezes seu diâmetro 3 a 8 vezes sua carena .
No conjugado de rotação (hélices dando adiante e outro atrás): A proa guina para o bordo do hélice que dá atrás A proa guina para o bordo do hélice que dá adiante A proa guinará para o bordo que foi carregado o leme O navio seguirá em linha reta.
Quais os tipos de navio que possuem quatro hélices? Mercantes de popa elíptica Contratorpedeiros e navios de popa tipo cruzador Navios de guerra e transatlântico de grande porte Mercantes tipo Loyd Brasil.
O que é controlado através do passo, nos navios de hélice de passo controlável? .
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.