Funções de linguagem

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Funções de linguagem

Description:
Atividade de Língua Portuguesa

Author:
AVATAR

Creation Date:
03/05/2017

Category:
Languages
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments:
No comments about this test.
Make a comment?
Login at daypo to comment the test.
Content:
Os mamíferos mais bem estudados são os primatas, principalmente os chimpanzés, pela boa razão de serem muito parecidos conosco. De fato, a análise do genoma (informação genética) dos chimpanzés, por exemplo, mostrou que esses animais têm mais de 98% de identidade genética com os seres humanos. Ao mesmo tempo, os etólogos vêm acumulando indícios de que chimpanzés e bonobos (uma subespécie do chimpanzé, comum na Costa do Marfim, na África) possuem hábitos culturais que são ensinados de geração em geração de uma maneira muito semelhante à que as civilizações humanas primitivas sempre fizeram [...] Fonte: Vinicius Romanini. Existo, logo penso. In: Revista Terra, n. 141. 2004. A função de linguagem predominante no texto acima é a emotiva. referencial. fática. metalinguística.
Ligue o texto de acordo com a sua função de linguagem [...] Foi maravilhoso presenciar todas as etapas, desde cada seção, cada nota, cada entrevista, até a matéria principal. [...] Mas o que me deixa mais feliz é sentir que eu também ajudei de alguma forma, que eu participei [...] - Alô! - Tudo bem? - Alô! Estou bem, sim. E você? - Também estou bem. Aliás, muito bem!! Escolha um lugar agradável e tome um pouco de sol. isso ativa a melanina e dá um up no humor. Pequenos ao relento Um portão que bate Não com o vento O vai que nunca finda Na vida de muita gente. (Elisandro Lima) .
O que é plebiscito? Segundo o dicionário da língua portuguesa Houaiss, plebiscito, na Roma antiga, significa decreto aprovado em comício popular, obrigatório apenas para os plebeus. Consulta pública sobre questão específica, feita diretamente ao povo, por meio de votação do tipo (sim) ou (não). Manifestação da vontade popular, ou da opinião do povo, expressa por meio de votação, acerca de assunto de grande interesse político ou social. FONTE: Dicionário Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. No texto acima, predomina-se a função de linguagem metalinguística. emotiva. referencial. conativa ou apelativa.
A função de linguagem predominante em palestras, textos de divulgação científica, notíciário, relatos históricos, bulas de remédios é a conativa ou apelativa. referencial. poética. metalinguística.
Não ao anão Uma pesquisa feita pela rede inglesa BBC com mais de 7.800 donos de imóveis mostrou que a presença de um anão de jardim é suficiente para baixar o preço de uma casa em 500 libras, ou 2.500 reais. Segundo os consultores da empresa, detalhes como esse têm um profundo impacto psicológico nos compradores e podem tirar valor de uma propriedade. Fonte: Revista Superinteressante, n. 196, 2004. A função de linguagem predominante no texto acima é referencial. emotiva. fática. conativa ou apelativa.
Identifique a função de linguagem predominante no anúncio a seguir: Função referencial. Função conativa ou apelativa. Função emotiva. Função poética.
OLHA O AEDES AÍ, GEEEENTE! O mosquito da dengue também gosta de samba. Foram localizados focos de Aedes aegypti nos barrações das escolas de samba Acadêmicos da Rocinha, Império Serrano e Caprichosos de Pilares. São 22 agentes de saúde da prefeitura do Rio de Janeiro que estão inspecionando e pulverizando 689 depósitos de fantasias e carros alegóricos para matar o Aedes folião. Fonte: <www.terra.com.br/istoe/1791/1791semana2.htm> Identifique uma frase do texto que possui um termo da linguagem conotativa ou figurada. "[...] para matar o Aedes folião". "São 22 agentes de saúde [...]" "[...] estão inspecionando e pulverizando 689 depósitos [...]" "[...] depósitos de fantasia e carros alegóricos [...]".
Qual função de linguagem predomina no texto abaixo? Função emotiva. Função referencial. Função conativa ou apelativa. Função fática.
Relógio, morre - Momentos vão ... Nada já ocorre Ao coração Senão, senão... No trecho acima, a função de linguagem predominante é emotiva. poética. referencial. fática.
- Oi. - Oi. - Você está esperando alguém? - Uma amiga, mas ela não pode vir. - Se incomoda se eu me sentar? - Não, não, de jeito nenhum. [...] No trecho acima, a função de linguagem predominante é a poética. fática. referencial. conativa ou apelativa.
Meu sonho era ser um origami Vivi numa resma de papel sobre a enorme mesa de reunião de uma empresa multinacional. Sonhei com uma vida de artista, me tornar um origami, mas veio a decepção: após uma rápida reunião de board eu fui amassado e jogado aqui, na sarjeta. Um papel como eu, de origem nobre, não merecia acabar a vida nesse meio-fio, sendo pisado, chutado, esmagado. Fonte: <www.putasacada.com.br> No texto acima, predomina-se a função de linguagem emotiva. referencial. conativa ou apelativa. poética.
Toda a minha primeira infância tem gosto de caju e de pitanga. Caju de praia e pitanga brava. Hoje, tenho 54 anos bem sofridos e bem suados (confesso minha idade com um cordial descaro, ao contrário do Tristão de Athayde, não odeio a velhice). Mas como ia dizendo: - ainda hoje, quando provo uma pitanga ou um caju contemporâneo, sou raptado por um desses movimentos proustianos, por um desses processos regressivos e fatais. E volto a 1913, ao mesmo Recife e ao mesmo Pernambuco. [...] (Autor: Nelson Rodrigues) Uma frase do texto que identifica a função de linguagem emotiva é "Caju de praia e pitanga brava". "Toda a minha primeira infância tem gosto de caju [...]" "[...] por um desses processos regressivos e fatais". "[...] ao contrário do Tristão de Athayde".
Inscrição para uma lareia A vida é um incêndio: nela dançamos, salamandras mágicas. Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta? Em meio aos toros que desabam, cantemos a canção das chamas! Cantemos a canção da vida Na própria luz consumida... Mário Quintana A função de linguagem predominante no texto acima é a poética. metalinguística. emotiva. referencial.
A função de linguagem predominante no anúncio a seguir é a emotiva. conativa. referencial. fática.
A função de linguagem predominante no anúncio é a emotiva. referencial. poética. conativa.
Qual é a função de linguagem predominante no texto abaixo? Função referencial. Função metalinguística. Função poética. Função conativa.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.