Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeo Hist AA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geo Hist AA

Description:
Auxiliar da Armada

Author:
AVATAR

Creation Date:
27/09/2019

Category:
Others

Number of questions: 19
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
QUESTÃO 16 (AA-2018) Leia o fragmento a seguir: “[..] A análise econômica limita-se a expor friamente a realidade. Sabemos que o desenvolvimento de que tanto nos orgulhamos, ocorrido nos últimos decênios, em nada modificou as condições de vida de três quartas partes da população do país. Sua característica principal tem sido uma crescente concentração social e geográfica da renda.” Celso Furtado, A pré-revolução brasileira, p.14. Sobre o processo de industrialização brasileiro, é correto afirmar que: em 1850, dificuldades financeiras do Tesouro Público levaram o Estado brasileiro a baixar a lei conhecida como Eusébio de Queirós, que taxava as importações entre 20% e 60%, dependendo de o produto ter ou não similar nacional, inaugurando, assim, a política de substituição de importações no país. a mão de obra escrava transformou-se em assalariada a partir de 1888, no entanto, as relações assalariadas de trabalho no Brasil tiveram impulso pouco antes dessa data, resultado da entrada de contingentes mais numerosos de imigrantes, favorecendo o crescimento do mercado consumidor do país. somente a partir da segunda metade do século XX, o crescimento industrial nacional se acelerou, uma vez que as bases financeiras, proporcionadas pelo café, possibilitaram o Estado a desenvolver e financiar projetos de infraestrutura, como ferrovias, indústrias de base e energia. o fato de o Brasil ter incrementado o seu processo industrial tardiamente, somente a partir dos anos 1930, acabou gerando possibilidades para que não sofresse com a fase monopolista do capitalismo, fato que permitiu ao Estado brasileiro incrementar políticas protecionistas no país. entre 1880 e 1930, foram implantados os principais setores da indústria de bens de consumo duráveis do país, uma vez que esses setores exigiam pouco investimento de capitais e tecnologia simples e destinava-se a atender às necessidades básicas da população.
QUESTÃO 17 (AA-2018) No livro “O petróleo: uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro”, Daniel Yergin ressalta a presença dessa fonte de energia em importantes eventos políticos internacionais. Dessa forma, o autor mostra de que maneira o petróleo influenciou guerras, promoveu transformações tecnológicas e produziu grandes riquezas do planeta. Sobre o papel do petróleo na política-econômica mundial, assinale a opção correta. Na década de 1960, Países Exportadores de Petróleo com objetivo de acabar com o oligopólio das transnacionais do setor, as “Sete irmãs”, reduziram a oferta do produto no mercado, produzindo a crise de 1973. A limitação no avanço de novas jazidas petrolíferas se deve ao fechamento dos territórios dos países, sobretudo da Ásia Central, aos investimentos de empresas internacionais. Tal fato revela resquícios da Guerra Fria em Estados que faziam parte da antiga União Soviética. Os Estados Unidos, na década de 1950, interviram diretamente no Egito derrubando o governo nacionalista local com intuito de promover a construção do Canal de Suez, conectar os Mares Vermelho/Mediterrâneo ao Oceano Atlântico e controlar a rota petrolífera no Oriente Médio. A Guerra do Golfo de 1990 ilustrou as disputas do Kuwait e do lraque pelas jazidas petrolíferas dispostas na fronteira entre os dois países. A intenção do Kuwait era anexar as reservas locais com a intenção de usar a receita proveniente da venda do petróleo para aumentar o seu arsenal militar. O esgotamento das técnicas de prospecção e extração de petróleo tem sido obstáculo à abertura de províncias de exploração inteiramente novas e ao reaproveitamento de poços antigos. Esse cenário vem causando queda no preço do barril de petróleo e leva os países centrais a desenvolverem fontes de energia alternativas.
QUESTÃO 18 (AA-2018) Com o surgimento do século XX, as relações de trabalho sofreram grandes mudanças no planeta, especialmente nos países centrais do sistema capitalista. Essa realidade se dinamizou muito após o desenvolvimento tecnológico observado a partir desse momento. Em função das mudanças ocorridas no sistema capitalista, observadas a partir do período destacado, assinale a afirmativa correta. Com a Primeira Revolução Industrial, entre os anos 1900 e 1950, os trabalhadores sofreram duas expropriações: do seu conhecimento e dos meios de subsistência, o que fez aumentarem as desigualdades socioeconômicas dentro da economia de mercado. Durante a Segunda Revolução Industrial, entre os anos 1960 e 1980, a necessidade de mão de obra especializada nas indústrias resultou no aumento do desemprego nos países periféricos do capitalismo, gerando fuga de empresas para os países centrais. Com a intensificação da Terceira Revolução Industrial, a partir dos anos 1990, a informatização trouxe muita agilidade na produção, fato que fez aumentar a competitividade entre os trabalhadores em escala global, fazendo crescer o desemprego estrutural. O Neoliberalismo, que ganhou força a partir do final dos anos 1980 em escala global, passou a pregar que o bem-estar é uma conquista coletiva, adquirida pela organização dos trabalhadores enquanto classe organizada e produtiva. Em diversos “países periféricos”, sobretudo na América Latina (Brasil, México e Argentina), a industrialização seguiu interesses próprios e nacionalistas e a infraestrutura ocorreu, especialmente, por meio de investimentos europeus.
QUESTÃO 19 (AA-2018) Leia o fragmento a seguir: “[..] ao longo do século XX, a agricultura foi entendida principalmente como atividade econômica, cujo principal objetivo era o lucro e que, mediante um conjunto de práticas agrícolas a serem utilizadas em função de seus custos, visava principalmente a maximizar esse lucro. Assim, o objetivo da agricultura deixou de ser a produção de alimentos e a agricultura passou ser vista como atividade comercial, um negócio a ser regulado pelo mercado. Essa situação chegou a tal ponto que, na atualidade, em muitos setores da sociedade, a agricultura vem sendo tratada como sinônimo de agronegócio.” (Dal Soglio, Fábio e Rumi Regina Kubo. Agricultura e sustentabilidade, Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009, p.?) Assinale a opção correta com relação à produção agrária mundial. A Revolução Verde promovida nos países africanos e latino-americanos possibilitou a diversificação de espécies de plantas e animais, garantindo a proteção dos genes valiosos, o combate ao uso de agrotóxicos e a proteção ao meio ambiente. O elevado custo de produção da agropecuária moderna faz com que a estrutura fundiária em grandes propriedades rurais seja ocupada por lavouras monocultoras e extensas áreas de criação. Tal especialização possui a presença de corporações transnacionais que ditam os preços no mercado mundial, O agronegócio, por ser uma agricultura de escala, tem contribuído para o combate à fome e à desigualdade no acesso aos alimentos, ao pautar-se pelo incremento da biodiversidade, da sustentabilidade e do tratamento do setor, mais na concepção da perspectiva humanista do que na economicista. Na Europa e nos Estados Unidos, o nível de tecnicismo aplicado na agricultura comercial moderna tem produzido a limitação tanto da mão de obra especializada quanto do número de empregados menos qualificados nas propriedades rurais, já que a mecanização intensa substitui grande parte da força de trabalho. A agricultura de plantations, crescente nos países africanos, asiáticos e latino-americanos, tem funcionado como método alternativo ao elevado custo de produção da agricultura comercial, já que promove a produção de produtos orgânicos e sustentáveis e aumenta a renda de base familiar.
QUESTÃO 20 (AA-2018) Leia o fragmento a seguir: [...] O subdesenvolvimento não é, como muitos pensam equivocadamente, insuficiência ou ausência de desenvolvimento. O subdesenvolvimento é um produto ou um subproduto do desenvolvimento, uma derivação inevitável da exploração econômica colonial ou neocolonial, que continua se exercendo sobre diversas regiões do planeta.” CASTRO,J. apud ANDRADE, M. C. et al. Josué de Castro e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003, p.74. Sobre a evolução política e socioeconômica da África e sua inserção no cenário mundial, assinale a afirmativa INCORRETA. A África Setentrional, também conhecida como Magreb, possui predomínio de povos islâmicos e boas reservas de petróleo, gás e fosfatos. Em função de essa região ter mantido vínculos comerciais com a Europa, acabou se transformando em importante exportador de commodities para esse continente. A África é um continente com subsolos ricos em diversos recursos minerais. No entanto, diversos países desse;continente, especialmente da chamada África Subsaariana, possuem Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os menores do mundo, além de grandes desigualdades sociais. A partir da, segunda metade do século XIX, especialmente com a chamada Conferência de Berlim, o imperialismo europeu ganhou força na África. Apesar de os poucos países africanos independentes à época terem sido convidados a participarem dessa conferência, tal fato não foi suficiente para mitigarem os efeitos da exploração. A África Ocidental é considerada uma das áreas mais promissoras em exploração de petróleo na atualidade, especialmente na Guiné Equatorial, na Nigéria e na região do Golfo da Guiné. No entanto, nessa região que é marcada pelo deserto do Saara a leste e oceano Atlântico a oeste, é comum ocorrerem conflitos e instabilidade política. A África iniciou o século XXI registrando um dos piores indicadores de desenvolvimento humano do planeta: elevadas taxas de mortalidades infantis. A situação política e fronteiriça herdada do período colonial dificultou a construção efetiva de estados nacionais territoriais capazes de minimamente atender às necessidades de suas populações.
QUESTÃO 21 (AA-2018) Leia a informação a seguir: “O ano de 2015 confirmou a importância da Rússia no intricado tabuleiro da geopolítica internacional. Entre tantos atores novos em um mundo cada vez mais multipolar, Moscou se mantém em posição de destaque, apresentando-se cada vez mais como uma firme oposição a muitas ações do chamado Ocidente, principalmente, claro, dos Estados Unidos. O presidente Vladimir Putin foi eleito pela terceira vez consecutiva a pessoa mais poderosa do mundo e sua popularidade na Rússia permanece muito alta”. (<http://br.rfi.fr/mundo/20151231-2015>) Sobre o reposicionamento espacial russo na escala regional-global, assinale a opção correta. O interesse de Moscou sobre o Cáucaso está pautado mais na complexidade étnico-cultural entre o eslavo-ortodoxo e o islâmico, em virtude da segurança nacional, do que no acesso aos poucos recursos naturais presentes na região. A inserção da Rússia na crise da Ossétia do Sul deveu-se à intenção dos ossetas de formar junto à Geórgia uma força no Cáucaso aliada aos Estados Unidos, o que dificultaria o acesso dos russos aos importantes gasodutos na região. No processo de recompor o seu espaço geopolitico em direção ao Leste Europeu, a Rússia enfrentou tensões com o governo de Obama que desejava construir o projeto do escudo antimíssil na Polônia e na República Tcheca. Tal fato levou o presidente Putin a defender a retomada da corrida armamentista. O conflito entre Ucrânia e Rússia pelo controle da Crimeia tem sido tenso desde o fim da União Soviética, em 1991, já que essa península historicamente pertencia aos russos e abriga O importante porto de Sebastopol, onde fica ancorada uma frota naval do país. A intervenção de Moscou no conflito sírio reforça o projeto de retorno ao papel de potência global. Para isso, a oposição ao governo de Bashar Al Assad aproximaria a Rússia da coalizão internacional e fortaleceria a presença do país junto às potências regionais do Oriente Médio, como o Irã e a Turquia.
QUESTÃO 22 (AA-2018) Leia o fragmento a seguir: [...] as formas espaciais criadas pelos homens expressam muito das relações sociais vigentes na época em que foram produzidas [...] Em outras palavras, trabalho materializado na paisagem, valor depositado nos lugares - é em função disso que os espaços passam a se diferenciar por características humanas e não apenas por condições naturais variáveis. Antônio C. Robert Moraes, Meio ambiente e ciências humanas, p. 35. O espaço natural e o espaço geográfico se relacionam com o território e o Estado. Nesse sentido, analise as proposições a seguir. |- O espaço geográfico somente surge após o território ser trabalhado, usado e modificado ou transformado pelas sociedades humanas, ou quando estas imprimem na paisagem as marcas de sua atuação e organização social. II- No Brasil, durante muito tempo, o termo território foi usado para designar uma divisão político-administrativa que, não sendo estado, era administrada pela União ou governo federal. III- O termo Estado pode ser entendido como um povo social, política e juridicamente organizado, que, dispondo de um governo próprio, tem soberania sobre determinado território. IV- À medida que se apropria da natureza e a transforma, a sociedade cria e produz o espaço geográfico, e o faz por meio do trabalho; utilizando, para tanto, as técnicas de que dispõe. Assinale a opção correta. Apenas as afirmativas | e Il são verdadeiras. Apenas as afirmativas Il e IV são verdadeiras. Apenas a afirmativa III é verdadeira. Apenas a afirmativa IV é verdadeira, Apenas as afirmativas |, Il, lll e IV são verdadeiras.
QUESTÃO 23 (AA-2018) No século XX, a economia capitalista introduziu novas formas de organização nas relações de trabalho e na produção industrial, que promoveram mudanças significativas no espaço mundial. A primeira pautou-se pela divisão técnica do trabalho com a especialização em uma etapa do processo produtivo forma de atividades simples e repetitivas. Já a segunda é caracterizada pela homogeneização, uniformização e padronização dos bens que são produzidos em massa e com formação de grandes estoques. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os modelos de desenvolvimento do capitalismo a que o texto se refere. Toyotismo e neoliberalismo. Acumulação flexível e terceirização da produção. Ohnismo e keynesianismo. Fordismo e toyotismo. Taylorismo e fordismo.
QUESTÃO 24 (AA-2018) Ao analisar as Guerras Médicas, o historiador inglês John Keegan afirma que “O maior legado da campanha de 480-479 a.C., no entanto, não foi militar, mas naval” (KEEGAN, John. Uma História da guerra. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 p. 270). De acordo com esse autor, qual dos aspectos abaixo está inserido nesse contexto da construção de um legado naval das Guerras Médicas? O instrumento da estratégia naval grega era o veleiro de combate, provavelmente desenvolvido pelos cretenses. Às trirremes persas, equipadas com corvos e aríetes, foram fundamentais para a vitória de Xerxes. Os marujos de Atenas eram recrutados em uma classe censitária superior aos hoplitas. O poderio da Marinha ateniense tinha relação com o fato de a cidade ter-se tornado, nos dois séculos anteriores a guerra, um império comercial. Esparta, líder da Liga de Delos, prosseguiu na guerra e levou os gregos à vitória mesmo após a retirada de sua aliada Atenas.
QUESTÃO 25 (AA-2018) Correlacione os meios navais abaixo relacionados ao respectivo contexto de incorporação à Marinha do Brasil e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta. I - Meios Navais Juruá, Missões, Acre e Apa. II- Contratorpedeiros de Escolta Bertioga, Beberibe, Bracuí, Bauru, Baependi, Benevente, Babitonga e Bocaina. Ill- Monitores Couraçados Pará, Rio Grande e Alagoas. IV- Navios-Varredores Aratu, Anhatomirim, Atalaia, Araçatuba, Abrolhos e Albardão. V- Cruzadores-Torpedeiros Tupi, Timbira e Tamoio. Contexto de incorporação à MB ( ) Incorporados na primeira metade da década de 1970 por meio de um plano de obtenção fundamentalmente condicionado pela ameaça submarina e pela ameaça exercida por minas. ( ) Construídos no Arsenal de Marinha da Corte durante a Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai, foram de fundamental importância para a vitória brasileira no conflito. ( ) Navios incorporados no princípio do século XX tendo por base a experiência do Império Britânico no Sudão. ( ) Adquiridos da Alemanha ao final do século o XIX,fizeram parte de um contexto no qual o governo brasileiro comprou meios navais de várias nações com finalidade de compensar as perdas da Revolta da Armada. ( ) Navios cedidos ao Brasil pelos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial. (IV) (V) (III) (I) (II). (II) (III) (I) (V) (IV). (II) (III) (IV) (I) (V). (III) (I) (II) (IV) (V). (IV) (III) (I) (V) (II).
QUESTÃO 26 (AA-2018) Apesar da separação existente em diversos materiais didáticos entre as denominadas “História Geral" e “História do Brasil", os historiadores entendem que, especialmente após a Expansão Ultramarina Europeia, há uma série de interconexões entre fatos históricos que se passaram em espaços geográficos distintos. Essas interconexões ocorreram com diversos momentos da história da Europa e da América nas épocas Moderna e Contemporânea, representadas por fatos históricos ocorridos no Brasil que influenciaram ou foram influenciados por fatos históricos ocorridos no Continente Europeu. As opções abaixo apresentam um fato histórico ocorrido no Brasil seguido de um fato histórico ocorrido no Continente Europeu. Assinale a opção que apresenta um fato histórico ocorrido no Brasil que NÃO influenciou ou foi influenciado pelo fato histórico ocorrido no Continente Europeu presente na mesma opção. Ocupação do nordeste brasileiro pela Companhia das Índias Ocidentais / Guerra de Independência das Províncias Unidas dos Países Baixos (Holanda). Implantação da França Antártica no Rio de Janeiro / Guerras de Religião na França. Retirada da Companhia das Índias Ocidentais do nordeste brasileiro / Primeira Guerra Anglo-Holandesa. Incursões de corsários franceses ao Rio de Janeiro em 1710 e 1711 / Guerra de Sucessão Espanhola. Transmigração da Família Real Portuguesa para o Brasil / Guerra dos Sete Anos.
QUESTÃO 29 (AA-2018) Leia o texto a seguir: “A passagem de Humaitá, empreendida com tanto denodo quanto felicidade em 19 de fevereiro, havia demonstrado ao inimigo que não era tão invulnerável como presumia, sob a proteção daquele baluarte, e lhe abalara a cega confiança que nele tinha." (Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, Barão de Cotegipe - João Maurício Wanderley -, relativo ao ano de 1868. Rio de Janeiro: Typographia do Diário do Rio de Janeiro, 1869. p. 14). Sobre a Fortaleza paraguaia de Humaitá, aludida no relatório do Ministro da Marinha, assinale a opção correta. A incorporação de novos meios navais pela Marinha Imperial Brasileira, tais como os ironclads e os monitores couraçados, que eram mais adequados à guerra fluvial e ao combate às fortificações, foi fundamental para o sucesso da Passagem de Humaitá. Humaitá constituía-se como a única fortificação paraguaia e por tal razão possuía grande poderio bélico e numeroso quantitativo de soldados. Logo após a Batalha Naval do Riachuelo, a força naval brasileira conseguiu realizar a Passagem de Humaitá, fazendo uso dos mesmos navios vencedores do embate de 11 de junho de 1865. Um dos fatores determinantes para a Passagem e, depois, a Tomada da fortificação de Humaitá pelas forças aliadas foi a facilidade do fornecimento de apoio logístico na localidade. Por conta de sua localização em uma ilha dentro do território argentino, as forças aliadas optaram em realizar a Tomada da Fortaleza de Humaitá por meio de uma operação anfíbia de desembarque de tropas.
QUESTÃO 30 (AA-2018) Sobre as ações da Marinha Imperial Brasileira nas lutas pela Independência do Brasil, é correto afirmar que: as forças portuguesas estacionadas em Montevidéu capitularam no final de 1822 e não ofereceram prolongada resistência à Marinha Imperial Brasileira. a vitória das forças navais brasileiras na Bahia, efetivada em julho de 1823, deu-se sem combates graças a um blefe de Lord Cochrane que exigiu a rendição das forças leais a Portugal sob ameaça de serem atacadas por uma grande força naval proveniente do Rio de Janeiro. a flotilha naval de Itaparica, comandada pelo Primeiro-Tenente João de Oliveira Bottas, obteve êxitos relevantes na Campanha da Independência. imediatamente após a saída das forças portuguesas de Salvador, todos os navios da Marinha Imperial Brasileira foram deslocados para o bloqueio naval do Maranhão e do Grão-Pará. a ação da Marinha do Brasil foi fundamental para a manutenção territorial do país, salvo no caso da Província Cisplatina, que em 1823, tornou-se independente de Portugal com o nome de República Oriental do Uruguai.
QUESTÃO 32 (AA-2018) O Brasil atribui prioridade aos países da América do Sul e da África, em especial aos da África Ocidental e aos de língua portuguesa, buscando aprofundar seus laços com esses países. No que se refere aos países de língua portuguesa isso inclui: Cabo Verde e Ilha da Madeira. Guiné Equatorial e Angola. Timor Leste e Santa Helena. Guiné Bissau e Santa Lúcia. Moçambique e Guiné.
QUESTÃO 17 (AA-2017) É difícil definir o que é de fato a União Europeia hoje. Durante décadas ela não parou de se aprofundar e de se alargar, tornando cada vez mais complexos os processos de condução desse Bloco internacional de Poder. No entanto, a integração regional vem enfrentando, nos últimos anos, desafios que ameaçam dar outros contornos ao projeto idealizado pelo Tratado de Maastricht de 1991. Sobre esse assunto, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo e, a seguir, marque a opção correta. ( ) O projeto de integração regional europeu. idealizado após a Segunda Guerra Mundial esteve relacionado a um conjunto de eventos, como a perda de posição no mercado mundial, a emergência de novos núcleos de poder representados pelos Estados Unidos e União Soviética, o desmantelamento dos impérios coloniais e a construção da Europa no papel de “Terceira-força”. ( ) Embora os europeus tenham encontrado diversos obstáculos para a concretização da união econômica e monetária, conseguiram estabelecer com sucesso uma força conjunta de defesa própria sem a interferência direta dos Estados Unidos. Tal fato pode ser exemplificado pela condução dos acordos de paz nas guerras da Ex-lugoslávia e nos discursos contrários à intervenção da Rússia na Ucrânia. ( ) O Tratado de Lisboa ratificado em 2007 por todos os países foi um sucesso, já que estabeleceu a União Europeia como “pessoa jurídica” com autoridade para representar os Estados-membros no plano internacional. Isso legitimou o projeto supranacional que delegou amplos poderes ao Parlamento europeu na atuação em questões como direitos trabalhistas, desigualdades econômicas e combate ao terrorismo. ( ) O aumento da imigração ilegal, o crescimento da xenofobia entre os cidadãos europeus e os problemas culturais e econômicos com minorias étnicas, resultaram na aprovação, em 2008, de uma dura lei que caracterizou os imigrantes ilegais como criminosos comuns, sujeitos à detenção por longos períodos e condicionados à extradição imediata. ( ) À crise econômica de 2010 afetou diretamente, com acúmulos de déficits comerciais consecutivos, países como Espanha, Portugal e Grécia, que foram obrigados a cortar custeios sociais para tentar equacionar seus débitos com os bancos europeus. A Grécia chegou a cogitar o abandono do Bloco, mas recuou e mantém a economia em desequilíbrio e com forte aumento do desemprego e da pobreza. (V) (V) (V) (F) (F) (V) (F) (F) (V) (V) (V) (F) (F) (F) (V) (F) (V) (V) (F) (V) (F) (F) (V) (V) (F).
QUESTÃO 18 (AA-2017) No decorrer da história brasileira, as relações de trabalho no campo estiveram sempre relacionadas às diferentes formas de exploração da força de trabalho e de acesso à terra: no início, por meio da escravidão e, posteriormente, pela dificuldade de garantir ao agricultor livre as condições para a aquisição da terra. (Siva, Angela Corrêa da. Geografia: contextos e redes/Angrela Corrêa da Silva, Nelson Bacice, Ruy Lozano - 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2016. p.126) No campo brasileiro, o acesso à posse efetiva da terra continua um problema difícil de ser resolvido. Nesse sentido, é comum perceber a existência de vários tipos de trabalhadores no meio rural. Sobre esses trabalhadores, assinale a opção correta. Os assalariados permanentes, que compõem cerca de 60% da força de trabalho no campo, apesar de receberem salários e possuírem vínculos trabalhistas baseados no Estatuto do Trabalhador Rural, acabaram perdendo a relação com a terra, o que tem contribuído para que os movimentos sociais no campo enfraqueçam. Os assentados, trabalhadores que participam de movimentos sociais de luta pela terra e que ocupam papel de destaque no cenário rural, recebem lotes oriundos da reforma agrária, além de serem beneficiados por políticas públicas de reordenamento do uso da terra. Os peões, trabalhadores temporários, porém com contrato de trabalho e garantias trabalhistas, são contratados para derrubarem a floresta nativa, especialmente na Região Norte, local posteriormente ocupado pela pecuária intensiva e policulturas comerciais destinadas ao mercado regional. Os assalariados temporários, também conhecidos como boias-frias, são contratados sazonalmente, ou seja, possuem vínculo empregatício que dura entre dois e três anos, com um salário vinculado a sua produção, bem como, fixam suas moradias no próprio local de trabalho enquanto este durar. O grileiro, geralmente uma pessoa física, compõe uma pequena fatia dos trabalhadores rurais, ou seja, é aquele profissional que se especializou num determinado ofício e o executa de forma autônoma,prestando assistência aos fazendeiros e cobrando caro por seus serviços.
QUESTÃO 19 (AA-2018) Observe a figura abaixo. Com base nessa figura, analise as afirmativas a seguir sobre os fluxos migratórios e as políticas territoriais no Brasil ao longo do século XX. |- O Nordeste tornou-se foco de repulsão populacional desde o final do século XVII, com a decadência da economia açucareira, exportando força de trabalho para a Amazônia durante o ciclo da borracha e, para o Sudeste, em virtude das demandas de mão-de-obra industrial. II- A fundação de Brasilia, em 1960, teve papel preponderante na aceleração dos fluxos migratórios da chamada “marcha para o Oeste” brasileira, fato que, somado ao avanço do agronegócio, vem transformando radicalmente a paisagem regional. IlI- A ocupação da Amazônia esteve baseada, desde a criação da SUDAM em meados dos anos 1960, em estratégias de expansão econômica e demográfica sustentáveis, centradas na valorização dos saberes tradicionais das populações indígenas e caboclas da região. Assinale a opção correta. Apenas a afirmativa I é verdadeira. Apenas a afirmativa Il é verdadeira. Apenas a afirmativa I e Il são verdadeiras. Apenas a afirmativa I e Ill são verdadeiras. Apenas a afirmativa Il e Ill são verdadeiras.
QUESTÃO 20 (AA-2017) De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira em 2018 será superior a 209 milhões de habitantes. Esse mesmo instituto de pesquisa mostra que, entre 1900 e 2010, a população brasileira passou de 17.430.434 habitantes para 190.755.799 habitantes, ou seja, nesse período, a população mais do que decuplicou. (Siva, Angela Corrêa da. Geografia: contextos e redes/Angrela Corrêa da Silva, Nelson Bacic, Ruy Lozano - 2. ed. - São Paulo: Moderna, 2016. p. 178-193) Com base no crescimento demográfico brasileiro, entre 1900 e 2010, assinale a opção correta. A população, entre os anos 1900 e 1930, cresceu a taxas elevadas, em torno de 4,0% ao ano, reflexo da crescente urbanização nacional, aliada a uma redução das elevadas taxas de mortalidade em relação às taxas de natalidade. As taxas de natalidade, até os anos 1970, foram praticamente idênticas às taxas de mortalidade, gerando um crescimento natural baixo no país, fato que levou o governo a incentivar os casais a aumentarem suas proles, com a criação do salário família. Entre 1940 e 1970, a população brasileira cresceu rapidamente, consequência de uma rápida urbanização, acompanhada de uma redução acelerada das elevadas taxas de mortalidade em relação às taxas de natalidade. Somente a partir do final da década de 1980 é que se observou um declínio gradativo da fecundidade no país, ainda que o Centro Sul tenha sido uma exceção nesse processo já a partir dos anos 2000. O aumento das taxas de natalidade é observado em todo o país, no entanto, no meio rural, desde os anos 1950, esse processo já vem ocorrendo, resultante das campanhas oficiais de controle da fecundidade conjugadas à dupla jornada de trabalho feminina.
QUESTÃO 21 (AA-2017) “A expansão colonial definiu regiões mercantis relativamente autônomas, comandadas por cidades portuárias que as articulavam diretamente com os mercados consumidores de além-mar.” (Magnoli, Demétrio.Geografia para o Ensino Médio. Ed. Atual, São Paulo, 2008, p. 215.) A forma de organização espacial apresentada no fragmento acima é denominada: Modelo Centro-periferias. Economia Reticular. Corredores de Exportação. Plataformas de Exportação. Arquipélago Econômico.
Report abuse Consent Terms of use