Gestão de pessoas na administração pública

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Gestão de pessoas na administração pública

Description:
Somente Questões de Exercícios e Avaliações

Author:
ST Ramos
(Other tests from this author)

Creation Date:
06/11/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Escolha somente as alternativas verdadeiras para os conceitos referentes ao modelo estratégico da gestão de pessoas: a. Administrar as pessoas e suas competências representa hoje uma questão obrigatória de bom senso para as organizações. b. As empresas estão cada vez mais buscando ampliar sua visão e atuação estratégica dentro do mercado competitivo, pois se não se adequarem às necessidades do cliente estarão fadadas ao fracasso. c. As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e as fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas, podendo assim ser a fonte de sucesso ou de problemas. d. As empresas estão cada vez mais investindo nas pessoas, que passaram a constituir a grande chave para o sucesso empresarial. e. As organizações existiriam sem as pessoas, pois não são elas que criam, dinamizam e possibilitam o seu funcionamento.
As diferentes formas de organização do trabalho são maneiras de buscar ou estabelecer: Escolha uma: a. A forma mais eficaz de produção. b. O comportamento exigido pelo processo de trabalho adotado. c. A forma mais eficiente de produção. d. O gerenciamento dos lucros. .
Competências individuais podem ser consideradas pelas organizações como atributos pessoais desejáveis. Assinale as alternativas que representam competências individuais: Escolha uma ou mais: a. Comunicabilidade. b. Relacionamento impessoal. c. Produtividade. d. Capacidade de inovação.
O nepotismo é um assunto comumente discutido e presente nas organizações. Assinale a opção que apresenta uma definição correta para o termo. Escolha uma: a. Uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, em função da lealdade e confiança no seu “chefe”. b. O processo pelo qual a organização seleciona as competências desejadas pela organização e em torno das quais deverão ser desenvolvidas as competências individuais de seus integrantes. c. O favorecimento de alguém em prol de outrem, o que fere os princípios básicos da administração pública. d. Um repertório de comportamentos capazes de integrar, mobilizar, transferir conhecimentos, habilidades, julgamentos e atitudes que agregam valor econômico à organização e valor social à pessoa.
Assinale a opção que complementa corretamente a frase: “Podemos definir as competências funcionais como sendo aquelas que...”: Escolha uma: a. cada pessoa deve possuir para atuar na organização. b. a organização deve possuir para servir de referência às suas competências essenciais. c. são desejáveis a cada gerente para que possa atuar como gestor de pessoas. d. toda empresa deve ter para se sobrepor competitivamente em relação as demais organizações.
Uma das competências necessárias à equipe é aquela que “assegura que as ideias sejam voltadas ao atendimento das necessidades dos clientes, apesar das restrições que possam existir”. Assinale a alternativa que apresenta o conceito que se alinha com essa definição: Escolha uma: a. Produção. b. Assessoria. c. Desenvolvimento. d. Inovação.
Assinale a opção que complementa corretamente. O princípio da liderança estabelece que: Escolha uma: a. A melhor forma de administrar uma organização é por meio da colaboração de muitas pessoas, procurando a todo o momento distribuir o conhecimento. b. A organização deve investir nas pessoas e aproveitar seu capital intelectual, estimulando-o a desenvolver-se constantemente. c. Deve-se buscar melhorar a eficiência, eficácia e efetividade para sobreviver em um mercado extremamente competitivo. d. A organização deve definir princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão.
Assinale a alternativa correta. A gestão de pessoas procura conscientizar os participantes de que suas ações devem ser respaldadas em princípios. Um destes princípios é a capacidade de: Escolha uma: a. Agir em equipe. b. Atuar de forma flexível. c. Avaliar multidisciplinarmente. d. Alinhar-se à missão a ser cumprida.
A transformação constante do trabalho obedece à evolução de um conjunto de princípios de práticas de gestão. Assinale a opção que apresenta um destes princípios: Escolha uma: a. Desenvolvimento das pessoas. b. Foco nos processos. c. Da informação. d. Coesão social.
Assinale a alternativa correta. O desenvolvimento responsável e ético de atividades é um princípio que deve pautar as ações: Escolha uma: a. Dos colaboradores/funcionários. b. De busca da eficiência. c. Das políticas organizacionais. d. Da organização.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de competência que deve ser construída para servir de referência às competências essenciais dessa organização: Escolha uma: a. Gerenciais. b. Funcionais. c. Éticas. d. Individuais.
A melhor forma de administrar uma organização é por meio da colaboração de muitas pessoas, procurando a todo momento distribuir conhecimento. Esta definição se refere ao Princípio da(s): Escolha uma: a. Motivação. b. Colaboração. c. Práticas de Gestão. d. Liderança.
Assinale a opção que apresenta o aspecto que identifica as organizações bem sucedidas: Escolha uma: a. Competência de saber consolidar o conhecimento entre seus funcionários, desenvolvendo treinamento e preparando suas equipes para lidar com a mudança e a inovação. b. Competência de saber treinar suas equipes. c. Competência de obter uma vantagem competitiva. d. Flexibilidade, inovação e agilidade.
Assinale a alternativa que indica a quem cabe a responsabilidade pela gestão da relação entre as pessoas na organização: Escolha uma: a. Aos gerentes. b. Aos consumidores. c. Ao chefe do RH. d. Ao presidente da Organização.
Assinale somente as alternativas verdadeiras em relação à nova relação de técnicos e gestores: a. A gestão de pessoas possui um princípio que gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, que quer dizer que o responsável por gerir as pessoas é o próprio gerente, chefe ou líder de equipe, de acordo com a unidade de comando. b. As organizações bem sucedidas apresentam como diferencial a competência de seus funcionários individualmente. c. À Administração da transformação da mudança cabe gerenciar a mudança com o objetivo de criar uma organização criativa, renovadora e inovadora. d. As organizações maiores necessitam de uma gestão especializada de pessoas, neste contexto surge o staff de GP. e. A principal função dos gestores de recursos humanos é promover os trabalhadores da organização, para que se consiga atingir os seus objetivos da melhor forma possível. .
Escolha somente as alternativas verdadeiras para os diferentes processos adotados na gestão de pessoas apresentados nas opções abaixo: a. Monitorar. b. Desenvolver. c. Orientar. d. Agregar. e. Recompensar.
Escolha somente as alternativas verdadeiras para as afirmações em relação aos processos de gestão de pessoas a seguir: a. O processo de agregar pessoas engloba o recrutamento e seleção. b. O processo de recompensar pessoas engloba remuneração, benefícios e incentivos. c. O processo de aplicar pessoas engloba dados de bancos e sistemas de informações gerenciais. d. O processo de monitorar pessoas engloba relações com os empregados e sistemas de informações gerenciais. e. O processo de desenvolver pessoas engloba treinamento, desenvolvimento, aprendizagem e gestão do conhecimento. .
As competências são essenciais para o bom desempenho das atividades dentro de uma organização, pois podem ser consideradas como um conjunto de habilidades que valorizam a empresa. Assinale as opções que apresentam características que podem ser observadas quando nos referimos ao serviço público: Escolha uma ou mais: a. Diferenciação. b. Desprendimento. c. Valor percebido pelo cliente-cidadão. d. Capacidade de expansão.
A mudança do conhecimento tácito em conhecimento explícito, considerando o ângulo da tecnologia da informação, envolve três aspectos essenciais. Assinale as opções corretas: Escolha uma ou mais: a. A possibilidade de participação de cada um em todos os eventos ou programas. b. A TI permite ainda a formação de comunidades de trabalho na organização, assim como a divulgação e o acompanhamento de indicadores objetivos quanto às realizações e ao alcance de resultados. c. A TI permite estabelecer uma tríade: pessoas, informação e suporte. d. Existência de ferramentas tecnológicas de suporte ao conhecimento, flexíveis e fáceis de usar.
Assinale a alternativa correta. As competências podem ser classificadas de acordo com as suas características. Quanto à singularidade, as competências podem ser classificadas como: Escolha uma: a. Básicas e estáveis. b. Essenciais e estáveis. c. Básicas e essenciais. d. Básicas e emergentes.
A implementação da gestão por competências no setor público poderá gerar algumas dificuldades. Assinale a opção que apresenta corretamente dois exemplos corretos dessas dificuldades: Escolha uma: a. Limitações tecnológicas e estruturais e captação de novos talentos limitada. b. Atual processo seletivo e a falta de pessoal qualificado. c. Captação de novos talentos ilimitada e restrições legais. d. Restrições legais e falta de pessoal qualificado. .
A administração de pessoas foi, ao longo dos tempos, mudando de nome. A alternativa que apresenta a sua denominação na industrialização neoclássica (1950 até 1990) é: Escolha uma: a. Administração de recursos humanos. b. Administração de pessoal. c. Gestão de pessoal. d. Gestão de recursos humanos.
Novas formas organizacionais estão substituindo as tradicionais, bastante usadas durante o curso da Revolução Industrial. Assinale a opção que apresenta uma prática bastante comum utilizada nestas novas formas organizacionais: Escolha uma: a. Trabalho individual. b. A busca de práticas tradicionais. c. Permanente aquisição de informação dentro e fora do ambiente de trabalho. d. Foco nos processos.
Assinale a opção que apresenta uma ferramenta integradora para o gerenciamento de pessoas, fundamentada em princípios e orientações: Escolha uma: a. BSC. b. Benchmarking. c. Sistema Integrado de Gestão de Pessoas. d. Gestão do conhecimento.
Competência individual pode ser definida como: Escolha uma: a. Competências distintas que toda empresa precisa possuir para manter algum tipo de vantagem competitiva em relação às demais. b. O conjunto de competências que cada pessoa deve construir e possuir para que possa atuar em uma determinada empresa (ou organização). c. Competência distinta que toda pessoa precisa construir e possuir de maneira que possa manter algum tipo de vantagem competitiva em relação aos demais empregados. d. O conjunto de competências que cada empresa deve construir e possuir para que possa atuar em uma determinada empresa (ou organização).
O método dos pontos é uma forma de avaliação: Escolha uma: a. Psicológica das pessoas. b. Quantitativa dos cargos para determinar a remuneração. c. Qualitativa dos resultados das pessoas. d. Do desenvolvimento das pessoas.
Assinale somente as alternativas verdadeiras para as novas práticas adotadas em inúmeras organizações, compatíveis com as novas formas organizacionais em substituição às tradicionais: a. Ambiente de concorrência. b. Aprendizagem organizacional. c. Valorização da equipe de trabalho. d. Valorização do controle. e. Pessoas multifuncionais. .
A gestão de pessoas mudou de nome, ao longo dos tempos. Assinale a opção que apresenta a sua denominação na era da industrialização clássica (1900 até 1950). Escolha uma: a. Relações industriais. b. Relações de pessoas. c. Administração de recursos humanos. d. Administração de pessoas.
Assinale a opção que apresenta uma importante ferramenta na construção de um novo sistema que seja capaz de sustentar a gestão das organizações: Escolha uma: a. Gestão de Projetos. b. Gestão de Recursos Humanos. c. Gestão por Competências. d. Gestão do conhecimento.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.