Gestão de pessoas na administração pública

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Gestão de pessoas na administração pública

Description:
Somente Questões de Exercícios e Avaliações

Author:
ST Ramos
(Other tests from this author)

Creation Date:
06/11/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Escolha somente as alternativas verdadeiras para os conceitos referentes ao modelo estratégico da gestão de pessoas: a. Administrar as pessoas e suas competências representa hoje uma questão obrigatória de bom senso para as organizações. b. As empresas estão cada vez mais buscando ampliar sua visão e atuação estratégica dentro do mercado competitivo, pois se não se adequarem às necessidades do cliente estarão fadadas ao fracasso. c. As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e as fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas, podendo assim ser a fonte de sucesso ou de problemas. d. As empresas estão cada vez mais investindo nas pessoas, que passaram a constituir a grande chave para o sucesso empresarial. e. As organizações existiriam sem as pessoas, pois não são elas que criam, dinamizam e possibilitam o seu funcionamento.
As diferentes formas de organização do trabalho são maneiras de buscar ou estabelecer: Escolha uma: a. A forma mais eficaz de produção. b. O comportamento exigido pelo processo de trabalho adotado. c. A forma mais eficiente de produção. d. O gerenciamento dos lucros. .
Competências individuais podem ser consideradas pelas organizações como atributos pessoais desejáveis. Assinale as alternativas que representam competências individuais: Escolha uma ou mais: a. Comunicabilidade. b. Relacionamento impessoal. c. Produtividade. d. Capacidade de inovação.
O nepotismo é um assunto comumente discutido e presente nas organizações. Assinale a opção que apresenta uma definição correta para o termo. Escolha uma: a. Uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, em função da lealdade e confiança no seu “chefe”. b. O processo pelo qual a organização seleciona as competências desejadas pela organização e em torno das quais deverão ser desenvolvidas as competências individuais de seus integrantes. c. O favorecimento de alguém em prol de outrem, o que fere os princípios básicos da administração pública. d. Um repertório de comportamentos capazes de integrar, mobilizar, transferir conhecimentos, habilidades, julgamentos e atitudes que agregam valor econômico à organização e valor social à pessoa.
Assinale a opção que complementa corretamente a frase: “Podemos definir as competências funcionais como sendo aquelas que...”: Escolha uma: a. cada pessoa deve possuir para atuar na organização. b. a organização deve possuir para servir de referência às suas competências essenciais. c. são desejáveis a cada gerente para que possa atuar como gestor de pessoas. d. toda empresa deve ter para se sobrepor competitivamente em relação as demais organizações.
Uma das competências necessárias à equipe é aquela que “assegura que as ideias sejam voltadas ao atendimento das necessidades dos clientes, apesar das restrições que possam existir”. Assinale a alternativa que apresenta o conceito que se alinha com essa definição: Escolha uma: a. Produção. b. Assessoria. c. Desenvolvimento. d. Inovação.
Assinale a opção que complementa corretamente. O princípio da liderança estabelece que: Escolha uma: a. A melhor forma de administrar uma organização é por meio da colaboração de muitas pessoas, procurando a todo o momento distribuir o conhecimento. b. A organização deve investir nas pessoas e aproveitar seu capital intelectual, estimulando-o a desenvolver-se constantemente. c. Deve-se buscar melhorar a eficiência, eficácia e efetividade para sobreviver em um mercado extremamente competitivo. d. A organização deve definir princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão.
Assinale a alternativa correta. A gestão de pessoas procura conscientizar os participantes de que suas ações devem ser respaldadas em princípios. Um destes princípios é a capacidade de: Escolha uma: a. Agir em equipe. b. Atuar de forma flexível. c. Avaliar multidisciplinarmente. d. Alinhar-se à missão a ser cumprida.
A transformação constante do trabalho obedece à evolução de um conjunto de princípios de práticas de gestão. Assinale a opção que apresenta um destes princípios: Escolha uma: a. Desenvolvimento das pessoas. b. Foco nos processos. c. Da informação. d. Coesão social.
Assinale a alternativa correta. O desenvolvimento responsável e ético de atividades é um princípio que deve pautar as ações: Escolha uma: a. Dos colaboradores/funcionários. b. De busca da eficiência. c. Das políticas organizacionais. d. Da organização.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de competência que deve ser construída para servir de referência às competências essenciais dessa organização: Escolha uma: a. Gerenciais. b. Funcionais. c. Éticas. d. Individuais.
A melhor forma de administrar uma organização é por meio da colaboração de muitas pessoas, procurando a todo momento distribuir conhecimento. Esta definição se refere ao Princípio da(s): Escolha uma: a. Motivação. b. Colaboração. c. Práticas de Gestão. d. Liderança.
Assinale a opção que apresenta o aspecto que identifica as organizações bem sucedidas: Escolha uma: a. Competência de saber consolidar o conhecimento entre seus funcionários, desenvolvendo treinamento e preparando suas equipes para lidar com a mudança e a inovação. b. Competência de saber treinar suas equipes. c. Competência de obter uma vantagem competitiva. d. Flexibilidade, inovação e agilidade.
Assinale a alternativa que indica a quem cabe a responsabilidade pela gestão da relação entre as pessoas na organização: Escolha uma: a. Aos gerentes. b. Aos consumidores. c. Ao chefe do RH. d. Ao presidente da Organização.
Assinale somente as alternativas verdadeiras em relação à nova relação de técnicos e gestores: a. A gestão de pessoas possui um princípio que gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff, que quer dizer que o responsável por gerir as pessoas é o próprio gerente, chefe ou líder de equipe, de acordo com a unidade de comando. b. As organizações bem sucedidas apresentam como diferencial a competência de seus funcionários individualmente. c. À Administração da transformação da mudança cabe gerenciar a mudança com o objetivo de criar uma organização criativa, renovadora e inovadora. d. As organizações maiores necessitam de uma gestão especializada de pessoas, neste contexto surge o staff de GP. e. A principal função dos gestores de recursos humanos é promover os trabalhadores da organização, para que se consiga atingir os seus objetivos da melhor forma possível. .
Escolha somente as alternativas verdadeiras para os diferentes processos adotados na gestão de pessoas apresentados nas opções abaixo: a. Monitorar. b. Desenvolver. c. Orientar. d. Agregar. e. Recompensar.
Escolha somente as alternativas verdadeiras para as afirmações em relação aos processos de gestão de pessoas a seguir: a. O processo de agregar pessoas engloba o recrutamento e seleção. b. O processo de recompensar pessoas engloba remuneração, benefícios e incentivos. c. O processo de aplicar pessoas engloba dados de bancos e sistemas de informações gerenciais. d. O processo de monitorar pessoas engloba relações com os empregados e sistemas de informações gerenciais. e. O processo de desenvolver pessoas engloba treinamento, desenvolvimento, aprendizagem e gestão do conhecimento. .
As competências são essenciais para o bom desempenho das atividades dentro de uma organização, pois podem ser consideradas como um conjunto de habilidades que valorizam a empresa. Assinale as opções que apresentam características que podem ser observadas quando nos referimos ao serviço público: Escolha uma ou mais: a. Diferenciação. b. Desprendimento. c. Valor percebido pelo cliente-cidadão. d. Capacidade de expansão.
A mudança do conhecimento tácito em conhecimento explícito, considerando o ângulo da tecnologia da informação, envolve três aspectos essenciais. Assinale as opções corretas: Escolha uma ou mais: a. A possibilidade de participação de cada um em todos os eventos ou programas. b. A TI permite ainda a formação de comunidades de trabalho na organização, assim como a divulgação e o acompanhamento de indicadores objetivos quanto às realizações e ao alcance de resultados. c. A TI permite estabelecer uma tríade: pessoas, informação e suporte. d. Existência de ferramentas tecnológicas de suporte ao conhecimento, flexíveis e fáceis de usar.
Assinale a alternativa correta. As competências podem ser classificadas de acordo com as suas características. Quanto à singularidade, as competências podem ser classificadas como: Escolha uma: a. Básicas e estáveis. b. Essenciais e estáveis. c. Básicas e essenciais. d. Básicas e emergentes.
A implementação da gestão por competências no setor público poderá gerar algumas dificuldades. Assinale a opção que apresenta corretamente dois exemplos corretos dessas dificuldades: Escolha uma: a. Limitações tecnológicas e estruturais e captação de novos talentos limitada. b. Atual processo seletivo e a falta de pessoal qualificado. c. Captação de novos talentos ilimitada e restrições legais. d. Restrições legais e falta de pessoal qualificado. .
A administração de pessoas foi, ao longo dos tempos, mudando de nome. A alternativa que apresenta a sua denominação na industrialização neoclássica (1950 até 1990) é: Escolha uma: a. Administração de recursos humanos. b. Administração de pessoal. c. Gestão de pessoal. d. Gestão de recursos humanos.
Novas formas organizacionais estão substituindo as tradicionais, bastante usadas durante o curso da Revolução Industrial. Assinale a opção que apresenta uma prática bastante comum utilizada nestas novas formas organizacionais: Escolha uma: a. Trabalho individual. b. A busca de práticas tradicionais. c. Permanente aquisição de informação dentro e fora do ambiente de trabalho. d. Foco nos processos.
Assinale a opção que apresenta uma ferramenta integradora para o gerenciamento de pessoas, fundamentada em princípios e orientações: Escolha uma: a. BSC. b. Benchmarking. c. Sistema Integrado de Gestão de Pessoas. d. Gestão do conhecimento.
Competência individual pode ser definida como: Escolha uma: a. Competências distintas que toda empresa precisa possuir para manter algum tipo de vantagem competitiva em relação às demais. b. O conjunto de competências que cada pessoa deve construir e possuir para que possa atuar em uma determinada empresa (ou organização). c. Competência distinta que toda pessoa precisa construir e possuir de maneira que possa manter algum tipo de vantagem competitiva em relação aos demais empregados. d. O conjunto de competências que cada empresa deve construir e possuir para que possa atuar em uma determinada empresa (ou organização).
O método dos pontos é uma forma de avaliação: Escolha uma: a. Psicológica das pessoas. b. Quantitativa dos cargos para determinar a remuneração. c. Qualitativa dos resultados das pessoas. d. Do desenvolvimento das pessoas.
Assinale somente as alternativas verdadeiras para as novas práticas adotadas em inúmeras organizações, compatíveis com as novas formas organizacionais em substituição às tradicionais: a. Ambiente de concorrência. b. Aprendizagem organizacional. c. Valorização da equipe de trabalho. d. Valorização do controle. e. Pessoas multifuncionais. .
A gestão de pessoas mudou de nome, ao longo dos tempos. Assinale a opção que apresenta a sua denominação na era da industrialização clássica (1900 até 1950). Escolha uma: a. Relações industriais. b. Relações de pessoas. c. Administração de recursos humanos. d. Administração de pessoas.
Assinale a opção que apresenta uma importante ferramenta na construção de um novo sistema que seja capaz de sustentar a gestão das organizações: Escolha uma: a. Gestão de Projetos. b. Gestão de Recursos Humanos. c. Gestão por Competências. d. Gestão do conhecimento.
Escolha somente as alternativas verdadeiras em relação ao conceito de motivação: a. É descontínua, o que significa dizer que de vez em quando surge algo, algum novo objetivo que irá de alguma forma impulsionar tal pessoa a agir. b. É uma “força” que remete essa pessoa em direção a algum objetivo e que é oriunda de suas necessidades exteriores. c. Tem origem do latim (movere). d. Indica a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. e. Nada mais é do que motivar a ação.
Escolha somente as alternativas verdadeiras em relação ao papel do líder: a. Nos ambientes das organizações modernas, é possível observar alguns cenários em que a legitimação do poder torna essencial a utilização de diversos papéis por parte das lideranças. b. O líder eficaz é alguém que não aceita a inexperiência, mantém-se em movimento, canaliza as decisões para aqueles que têm à mão o melhor conhecimento sobre determinado assunto. c. O conceito de líder envolve a imposição da autoridade de uma pessoa sobre os demais membros do grupo. d. Só há liderança quando há liderados que seguem um líder ou aceitam sua influência por algum motivo. e. O líder deve possuir sabedoria para utilizar as competências profissionais de cada membro da equipe, sabendo delegar as atividades para a pessoa com melhor capacidade de executá-las de forma a alcançar o objetivo institucional. .
Escolha somente as alternativas verdadeiras em relação ao desenvolvimento e envolvimento: a. O desenvolvimento de equipes é um processo no qual se busca aprimorar as competências dos seus integrantes, a fim de tornar este grupo em um grupo de alto desempenho. b. Excelência significa maximizar a contribuição dos colaboradores através do seu desenvolvimento e envolvimento. c. O envolvimento pode ser considerado o processo de ampliação de nossos referenciais a partir de um processo de desenvolvimento. d. A figura do líder é imprescindível para a contribuição dos colaboradores a partir de um processo de envolvimento. e. Para que possa existir uma equipe que busque o seu desenvolvimento é imprescindível a figura do líder. .
Assinale a opção que apresenta o estilo de liderança alinhado com a ideia de que a preocupação com as tarefas e as pessoas são complementares e não mutuamente exclusivas: Escolha uma: a. Liderança parcial. b. Liderança orientada para resultados. c. Grade gerencial. d. Liderança autocrática.
Assinale a opção que apresenta corretamente os três papéis que podem ser desempenhados por um líder: Escolha uma: a. Gerente, gestor e comandante. b. Chefe, gerente e gestor-líder. c. Administrador, gestor-líder e gerente. d. Gestor, líder, e gerente.
A liderança democrática é um dos três estilos de liderança estabelecidos por White e Lippitt em 1960. Assinale a alternativa que identifica o perfil do líder nesse estilo de liderança: Escolha uma: a. É extremamente comunicativo, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo. b. Centraliza totalmente as decisões e a autoridade. c. Permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou grupais. d. Realiza atividades preocupado com os resultados imediatos.
Assinale a alternativa correta. A liderança centrada nas pessoas é um estilo de liderança preocupado com: Escolha uma: a. A compreensão dos problemas dos subordinados. b. Estudar aspectos psicológicos da relação entre subordinado e líder. c. Os aspectos humanos dos subordinados e a manutenção de uma equipe de trabalho atuante. d. A perspectiva do cliente.
Para definir amplamente liderança, são necessários três componentes importantes. Assinale a opção correta: Escolha uma: a. Um líder, um grupo e atitude. b. Um grupo, um setor e um líder. c. Uma organização, um grupo e uma situação. d. Um líder, um grupo e uma situação.
Assinale a opção que apresenta corretamente a evolução histórica das teorias da Liderança de 1900 até 2000. Escolha uma: a. Liderança Interacional, Teoria Transformacional e Teoria das Características. b. Teoria das Características, Liderança Interacional e Teoria Transformacional. c. Teoria Transformacional, Teoria Situacional e Teoria das Características. d. Teoria Comportamental, Teoria das Características e Liderança Interacional.
Marque a opção que apresenta a correta definição de excelência: Escolha uma: a. É um processo de ampliação de nossos referenciais a partir de um processo de empowerment. b. É a maximização da contribuição dos colaboradores através do seu desenvolvimento e envolvimento. c. É uma forma organizada de conciliar os interesses dos indivíduos e das organizações, tendo em vista um processo de mudanças. d. É o desenvolvimento das competências das pessoas, necessárias à organização, apoiando-as ativa e positivamente em todo o seu potencial.
Escolha somente as alternativas verdadeiras para os princípios que explicam o comportamento humano: a. É motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano. b. Independe de estímulos internos e externos. c. É orientado para objetivos. Existe sempre impulso, desejo e necessidade que servem para designar os motivos do comportamento. d. É puramente instintivo, sem a necessidade de uma motivação externa. e. É causado por estímulos internos e externos.
Uma vez que as pessoas são peças fundamentais para o alcance do sucesso em todas as Organizações Militares, é importante adquirir conhecimentos sobre alguns conceitos relacionados à motivação. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito e sua definição. Escolha uma: a. Necessidade: carência interna da pessoa, ou seja, um estímulo que dirige o comportamento para a sua satisfação. b. Desejo: finalidade em cuja direção se dirige o comportamento motivado. É também denominada objetivo individual ou objetivo pessoal. c. Meta: objetivo individual conscientemente visado pela pessoa. d. Incentivo: finalidade em cuja direção se dirige o comportamento motivado. É também denominado objetivo individual ou objetivo pessoal.
A liderança pode envolver a utilização do poder para influenciar efetivamente indivíduos e grupos a fazer o que o líder deseja. Assinale a opção que apresenta corretamente essas formas de poder: Escolha uma: a. Legítimo; de recompensa; coercitivo; de especialização e o referente. b. Coercitivo; de especialização; de controle; legítimo e o de recompensa. c. Discricionário; coercitivo; de especialização; referente e o legítimo. d. De recompensa; coercitivo; de decisão; referente e o legítimo.
Assinale a alternativa correta. A liderança situacional consiste na habilidade e na competência em saber utilizar os estilos de liderança, dependendo: Escolha uma: a. Da situação, da equipe, das tarefas. b. Da missão, do cumprimento das metas e de pressões externas. c. Do custo, dos consumidores e do clima psicológico da equipe. d. Da relação com os subordinados, do prazo e da meta.
Marque a opção que correlaciona corretamente os estilos de liderança propostos por White e Lippitt (1960): Escolha uma: a. Liderança democrática: o líder é extremamente comunicativo, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo. b. Liderança gerencial: o líder é extremamente comunicativo, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo. c. Liderança liberal: o líder centraliza totalmente as decisões e a autoridade. d. Liderança autocrática: o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou grupais, participando apenas quando solicitado pelo grupo.
Escolha somente as alternativas verdadeiras a seguir em relação às definições de um “cenário de negociação”: a. Consiste no uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede. b. É um processo de interação oportunista entre dois ou mais partidos, com algum conflito aparente, visando atingir de forma isolada algo melhor do que conseguiriam em conjunto. c. A forma básica de obter, dos outros, aquilo que se pretende, sem se preocupar com as necessidades dos atores da questão. d. Negociação é a possibilidade de se fazer algo melhor por meio de uma ação conjunta; por outro lado, não deverá ser surpresa caso as ações de não-negociação provem ser o meio superior de realizar algo. e. É o processo de tomada de decisões em conjunto ou a comunicação, direta ou tácita, entre indivíduos que tentam estabelecer um acordo para benefício mútuo. .
Escolha somente as alternativas verdadeiras em relação aos elementos essenciais da negociação: a. A negociação é tomada como um jogo que relaciona um conjunto de atividades desempenhadas pelos membros da equipe com o objetivo de atribuir a vitória a um dos atores. b. Os atores e os seus comportamentos assumem um protagonismo crescente no processo de negociação. c. A negociação é diretamente afetada pela característica dos atores envolvidos, que possuem recursos, vantagens e desvantagens, pontos fortes e vulnerabilidades e, através da interação, é estabelecida uma relação de força entre as partes. d. Traçar o objeto da negociação é uma tarefa prioritária para o negociador. e. Por objeto da negociação entende-se toda a envoltória do objeto a negociar, isto é, todas as condições, bem como todas as variáveis da negociação.
Escolha somente as alternativas verdadeiras em relação às características típicas das equipes de trabalho eficazes: a. Há preocupação/ação contínua em busca do autodesenvolvimento. b. O nível de confiança entre os membros é elevado. c. Os membros defendem ideias, sem radicalismo. d. Inflexibilidade. Cada membro da equipe deve executar plenamente a sua própria tarefa. e. Conflitos constantes e radicalismo.
A comunicação pode ser identificada como uma questão de estratégia nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta a definição de comunicação: Escolha uma: a. Maneira de aumentar a eficiência, independente da necessidade de interação. b. Preocupação exclusiva da seção de pessoal das organizações. c. Transmissão de ideias que permite ao grupo de trabalho atingir seus objetivos. d. Forma de estabelecer metas individuais corretas.
O planejamento se apresenta como a maneira mais eficaz para o alcance de reuniões efetivas. Para que o tempo investido em uma reunião seja produtivo, é necessário que seus itens tenham sido corretamente estruturados. Assinale as opções que apresentam itens obrigatórios do planejamento de reuniões: Obs.: Esta questão possui penalidade, para cada questão sinalizada errada, anulará uma sinalizada corretamente. Escolha uma ou mais: a. Elaboração e distribuição de uma agenda em que conste data, local, horário. b. Distribuição da cópia da ata para que sejam formalizadas as responsabilidades de cada um. c. Designação dos participantes para secretariar a reunião. d. Definição de responsabilidades quanto à preparação das tarefas prévias.
Uma boa comunicação é a chave para a interação completa dos grupos de trabalho, mas existem alguns procedimentos que devem ser observados antes da etapa de comunicação. Assinale a opção que apresenta um dos cuidados mais importantes que se deve realizar. Escolha uma: a. Descentralização das fontes da informação. b. Instrução clara e completa. c. Centralização das fontes da informação. d. Reunião com todos que devem receber a informação.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito referente a está definição: o mais tradicional e acessível recurso de solução de conflitos, no qual as partes, mediante tratativas, autocompõem seus conflitos, de forma amigável e independente. Escolha uma: a. Negociação. b. Conflito. c. Líder. d. Organização.
O processo de negociação se desenvolve a partir da exploração de cinco elementos essenciais. Assinale a opção que apresenta corretamente esse elementos: Escolha uma: a. O objeto, o contexto, as apostas, o poder e os atores da negociação. b. O contexto, o objeto, as apostas, o conflito e os atores da negociação. c. O sujeito, o contexto, as apostas, o poder e os atores da negociação. d. O objeto, o contexto, a necessidade, o poder e os atores da negociação.
Segundo Ribas e Salim (2013) existem três tipos de equipes de trabalho. Assinale a opção que indica corretamente esses tipos: Escolha uma: a. Virtuais, funcionais e autogerenciadas. b. Virtuais, multifuncionais e autogerenciadas. c. Visuais, funcionais e gerenciadas. d. Visuais, multifuncionais e gerenciadas.
Assinale a opção que apresenta corretamente as vantagens de trabalhar em equipe: Escolha uma: a. Esforço coordenado, contribuições individuais, autonomia e enriquecimento de ideias. b. Compromisso com os objetivos, consenso nas tomadas de decisão, liderança compartilhada e reconhecimento do conflito. c. Metas diferentes, diferenças de personalidade, diferença de percepção e relações hierarquizadas. d. Agilidade, enriquecimento de ideias, comprometimento com a organização e assunção de riscos.
Selecione somente as alternativas verdadeiras para possíveis causas de conflitos: a. Valorização do controle. b. Metas diferentes. c. Diferenças de informações e percepções. d. Diferenças de personalidade. e. Metas comuns.
Assinale a alternativa correta. Uma organização, por ser formada por seres humanos, precisa gerenciar seus conflitos e, para isso, é importante que o chefe compreenda o que está gerando o conflito. Um conflito será sempre um processo que ocorre quando... Escolha uma: a. Os interlocutores são iniciantes, sem experiência em gestão de pessoas. b. As partes entabulam negociações, conhecendo apenas em parte o contexto global. c. Os recursos financeiros são poucos, apesar dos objetivos serem pontuais. d. Uma das partes percebe que a outra parte afeta ou pode afetar negativamente alguma coisa que considera importante.
Assinale a alternativa que apresenta definição correta em relação aos níveis de conflito: Escolha uma: a. O debate é o estágio inicial. b. A discussão é o estágio inicial. c. Os ataques generalizados começam no nível 5. d. A falta de humanidade é identificada no nível 6.
Assinale a opção que apresenta o tipo de conflito em que os elementos envolvidos percebem, racionalmente, a existência do conflito, embora não haja ainda manifestações abertas: Escolha uma: a. Conflito consensual. b. Conflito manifesto. c. Conflito sentido. d. Conflito percebido.
Assinale a alternativa correta. É um tipo de conflito interpessoal que, nas organizações, coloca em jogo as relações com a autoridade existente: Escolha uma: a. Pessoal. b. Natural. c. Organizacional. d. Hierárquico.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.