Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGestão de Pessoas na Administração Pública

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Gestão de Pessoas na Administração Pública

Description:
Gestão de Pessoas na Administração Pública - Ud I

Author:
ST Ramos
(Other tests from this author)

Creation Date:
30/10/2018

Category:
Others

Number of questions: 15
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
A gestão de pessoas procura conscientizar os colaboradores de que suas ações devem ser respaldadas nos seguintes princípios: a. Desenvolvimento responsável e ético de suas atividades. b. Capacidade de atuação baseada nos princípios da gestão empreendedora. c. Capacidade de realização de tarefas que incorporem inovações tecnológicas. d. Capacidade de trabalhar em rede. e. Capacidade de atuar de forma flexível. f. Conhecimento da missão e dos objetivos das organizações em que atuam. g. Dominar o conteúdo da área de negócio da organização. h. Capacidade de atuar como consultor interno das organizações em que trabalham.
A transformação constante do trabalho obedece à evolução do conjunto de princípios das práticas de gestão, que se seguem: a. Comunidade: (re)definição do papel do trabalho, em que existe uma maior aproximação aos anseios da sociedade. b. Competências: a interação entre o trabalho de indivíduos complementares é superior à soma das partes, isto é, os indivíduos serão selecionados em função da complementaridade de competências. c. Confiança: as partes envolvidas devem aceitar uma avaliação com compromissos e objetivos comuns. A confiança resulta na autonomia cedida ou transferida para cada um dos indivíduos. d. Circulação do saber: uma boa interação entre organização e escola. A organização deve sustentar a escola e essa deve sustentar a organização com o conhecimento, evitando, assim, custos e resultados que poderão ser muito danosos. e. Coesão social: repensar a relação trabalhador/organização. Participação do trabalhador com mais frequência nas ações da organização, fazendo com que haja uma parceria na procura dos resultados. f. Comunicação transversal: centrada nos clientes para facilitar a comunicação a todos os níveis da organização, reduzindo significativamente os mecanismos de defesa existentes e construindo novas formas de comunicação entre os níveis de uma mesma linha. Todos devem focar na figura do cliente.
Lopes (2012) estabelece alguns princípios da gestão de pessoas: um relativo à liderança e seis relativos às práticas de gestão. Selecione-os a seguir: a. PRINCÍPIO DA LIDERANÇA - A melhor forma de administrar uma organização é por meio da colaboração de muitas pessoas, procurando a todo momento disseminar conhecimento. A essência de uma proposta concreta de gestão de pessoas está na escola de formação de líderes que dela se inspira e que, em contrapartida, a ela retoma, fazendo-a evoluir em coerência e dinamismo. b. PRINCÍPIO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO - A integração de liderança, comunidade, competências, confiança, a circulação do saber, a coesão social e a comunicação transversal são fundamentais para o bom funcionamento da organização e estão intrinsecamente ligadas à gestão de pessoas.
Acerca do Modelo Estratégico da Gestão de Pessoas podemos afirmar: a. De acordo com Chiavenato (2010a, p.5), “as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões”. As organizações não existiriam sem as pessoas, pois são elas que criam, dinamizam e possibilitam o seu funcionamento. b. Competitividade pode ser definida como uma capacidade (ou uma característica) que uma organização deve possuir para atingir seus objetivos com superioridade frente às outras organizações competidoras concorrentes. É baseada na satisfação das necessidades e expectativas do cliente. c. Nepotismo significa favorecer alguém em prol de outrem e fere os princípios básicos da administração pública. Considera-se nepotismo a designação por um servidor efetivo da administração pública de um parente para uma função comissionada (ou cargo de confiança). d. As organizações são formadas por profissionais qualificados e devem possuir um quadro técnico funcional diversificado, capacitado e responsável por diversas áreas. Nessas organizações, as pessoas “certas” deverão ser alocadas de maneira que ocupem as “funções certas”. e. Cada vez menos os cargos estão deixando de ser individualizados e se tornando interdependentes e vinculados aos demais integrantes de uma equipe. De acordo com essa afirmação, é possível concluir que os cargos individuais estão se tornando obsoletos e perdendo cada vez mais espaço para os cargos amplos.
Acerca do mapeamento de competências é correto afirmar: a. é o processo pelo qual a organização seleciona as competências por ela desejadas e em torno das quais deverão ser desenvolvidas as competências individuais de seus integrantes. b. Competências individuais da organização são as competências que toda empresa deve construir e possuir para se sobrepor competitivamente em relação às demais organizações. c. Competências funcionais são as competências que a organização deve construir/possuir para servir de referência às competências essenciais da organização. d. Competências gerenciais são as competências desejáveis a cada gerente para que possa atuar como gestor de pessoas. e. Competências essenciais são as competências que cada pessoa deve possuir para atuar na organização.
Dentre as competências individuais, consideradas atributos pessoais desejáveis requeridos pelas organizações, é possível citar, Exceto: a. Capacidade de "durar nação". b. Liderança. c. Relacionamento interpessoal. d. Comunicabilidade. e. Capacidade de inovação. f. Multifuncionalidade. g. Orientação para resultados.
Dentre essas competências necessárias à equipe, é possível destacar: a. Assessoria: é o ato de fornecer e receber informações através de relatórios, reuniões, artigos, livros e conversas. b. Inovação: é essencial para a melhoria contínua do trabalho da equipe, envolve a maneira como as coisas são feitas e traz a criatividade. c. Promoção: está diretamente relacionada com a identificação e a exploração de oportunidades. d. Desenvolvimento: assegura que as ideias sejam voltadas ao atendimento das necessidades dos clientes, apesar das restrições que possam existir. e. Organização: está relacionada às maneiras de se executar o trabalho. f. Produção: está relacionada aos resultados que se quer obter, a partir de metas pré-estabelecidas. g. Inspeção: está relacionada ao controle e verificações relativas ao sistema de trabalho da empresa e são essenciais para que os erros possam ser evitados. h. Manutenção: está relacionada ao cumprimento de processos e padrões que visam manter a eficácia do trabalho. i. Ligação: está relacionada com a integração e coordenação do trabalho de todos os integrantes de uma determinada equipe, assegurando que esses integrantes trabalhem em conjunto e proporcionem o aumento da eficiência e eficácia.
Segundo o material didático existem diversos tipos de competências. Selecione-as a seguir: a. as essenciais. b. as funcionais. c. as individuais. d. as necessárias à equipe. e. as necessárias à gerência.
Segundo MINTZBERG (1991, apud RIBAS & DURAN, 2012) existem três níveis em que ocorre a estratégia em uma organização. São eles: a. Estratégia corporativa – São as estratégias cujo foco está na seleção de negócios da empresa, ou seja, “no que a empresa faz”. Normalmente são de longo prazo e definem os horizontes para os demais níveis. b. Estratégia de negócios – São as estratégias que buscam desenvolver e manter a competitividade da empresa através de ações, quer seja prevendo a necessidade de mudanças, quer seja pelo posicionamento frente aos concorrentes. c. Estratégia funcional – São as estratégias que dizem respeito aos setores e divisões de operação, determinando processos e cadeia de valor, desenvolvendo e coordenando recursos para que as estratégias de negócios sejam executadas com eficiência e eficácia. d. Estratégia Mercantil – São as estratégias que dizem respeito aos setores e divisões de operação, determinando processos e cadeia de valor, desenvolvendo e coordenando recursos para que as estratégias de negócios sejam executadas com eficiência e eficácia.
Acerca do papel do gestor de RH podemos destacar: a. As organizações bem sucedidas apresentam como diferencial a competência de saber consolidar o conhecimento entre seus funcionários, desenvolvendo treinamento e preparando suas equipes para lidar com a mudança e a inovação. b. A principal função dos gestores de recursos humanos é promover a eficiência e a eficácia dos trabalhadores da organização, para que se consiga atingir os seus objetivos da melhor forma possível. c. Estar atentos a fundamentos simples, mas essenciais da administração, como os elementos da função administrativa de Fayol: Planejar, Organizar, Coordenar, Comandar e Controlar as atividades dos trabalhadores, criando condições que contribuam para a sua realização profissional e satisfação pessoal, de modo que tenham uma atitude perante o trabalho mais empenhada e motivada.
Os papéis do Gestor de Pessoas (GP) vêm se adaptando e assumindo múltiplos e complexos papéis. Selecione-os a seguir: a. De Operacional e burocrático para Estratégico. b. De Policiamento e controle para Parceria e compromisso. c. De Curto prazo e imediatismo para Longo prazo. d. De Administrativo para Consultivo. e. De Foco na missão para Foco no negócio. f. De Foco Interno para Foco no cliente. g. De Reativo para Proativo. h. De Foco na atividade para Foco no resultado.
É possível definir quatro papéis fundamentais para o Gestor de Pessoas da atualidade, segundo Ulrich (1997). São eles: a. Administração da transformação da mudança: realiza o ajuste das estratégias de RH com a estratégia da empresa, com o foco em alcançar os objetivos organizacionais. b. Administração da infraestrutura da empresa: ajuda a organização a se tornar mais eficiente e eficaz, através do seu pessoal. c. Administração da contribuição dos funcionários: ouvir, compreender e responder aos funcionários, assim conseguindo aumentar o comprometimento, tornando-os agentes empreendedores e parceiros. d. Administração de estratégias de RH: gerenciar a mudança com o objetivo de criar uma organização criativa, renovadora e inovadora.
A responsabilidade pela gestão cabe aos gerentes e é possível definir, dentre outras, as seguintes responsabilidades, segundo Chiavenato (2010, p. 26-27): a. Colocar a pessoa certa no lugar certo. b. Integrar e orientar os novos integrantes. c. Treinar e preparar as pessoas para o trabalho. d. Avaliar e melhorar o desempenho da equipe. e. Ganhar a cooperação criativa e desenvolver relações agradáveis. f. Interpretar e aplicar as políticas e processos da organização. g. Controlar os custos trabalhistas. h. Desenvolver habilidades e competências. i. Criar e manter elevada o moral na equipe. j. Proteger a saúde e proporcionar condições adequadas de trabalho.
O Staff de GP descentraliza e proporciona assessoramento com produtos e serviços que auxiliam o gerente a cumprir seus objetivos, visando à eficiência (menor custo) e a eficácia. A função do Gestor de GP é responsável por: a. Cuidar da políticas de RH. b. Prestar assessoria e suporte. c. Dar consultoria interna. d. Proporcionar serviços de RH. e. Dar orientação de RH. f. Cuidar da estratégia de RH. g. Tomar decisões sobre funcionários.
Acerca da moderna Gestão de Pessoas podemos relacionar: a. Agregando pessoas - Quem deve trabalhar na organização: Recrutando de pessoal e Seleção de pessoal. b. Aplicando pessoas - O que as pessoas deverão saber: Desenhos de cargos e Avaliação do desempenho. c. Recompensando pessoas - Como recompensar as pessoas: Recompensas e remuneração e Benefícios e serviços. d. Desenvolvendo pessoas - Como desenvolver as pessoas: Treinamento e desenvolvimento, Programas de mudanças e Programas de comunicações. e. Mantendo pessoas - Como manter as pessoas no trabalho: Benefícios e Descrição e análise de cargos. f. Monitorando pessoas - Como saber o que fazem e o que são: Sistema de informação gerencial e Banco de dados.
Report abuse Consent Terms of use