GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - Aula 2

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - Aula 2

Description:
GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO - GTI

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/02/2019

Category:
University
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Como qualquer bem ou recurso organizacional, a informação também possui seu conceito de valor está associado a um contexto. A informação terá valor econômico para uma organização se ela gerar lucros ou se for alavancadora de vantagem competitiva, caso contrário poderá ter pouco ou nenhum valor. Segundo os conceitos da Segurança da Informação, onde devemos proteger as informações? Nas Ameaças. Nos Ativos . Nas Vulnerabilidades. Nas Vulnerabilidades e Ameaças. Nos Riscos. .
A assinatura digital permite comprovar a autenticidade e ______________ de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela não foi alterada. a confidencialidade a legalidade a disponibilidade a integridade o não-repúdio .
Analise a afirmativa: ¿O nível de segurança pode ser aumentado tanto pela necessidade de confidencialidade quanto pela de disponibilidade¿. Esta afirmação é: verdadeira, pois a classificação da informação pode ser sempre reavaliada. verdadeira se considerarmos que o nível não deve ser mudado. falsa, pois a informação não deve ser avaliada pela sua disponibilidade. verdadeira desde que seja considerada que todas as informações são publicas. falsa, pois não existe alteração de nível de segurança de informação. .
Sobre o conceito: " [...] é restrita aos limites da empresa e cuja divulgação ou perda pode acarretar em desiquilíbrio operacional e, eventualmente, a perdas financeiras ou de confiabilidade perante o cliente externo". Tal conceituação refere-se a qual tipo de informação, no que tange ao nível de prioridade da mesma, segundo Wadlow (2000)? Informação secreta Nenhuma das alternativas anteriores Informação Interna Informação confidencial Informação Pública .
Suponha que João deseja utilizar os serviços oferecidos via Internet por seu banco. Como o banco pode garantir-se de que, posteriormente, João venha a afirmar que não foi ele quem fez o acesso? Neste caso estamos falando de: Não-repúdio Disponibilidade Autenticação Confidencialidade Integridade.
O valor da informação para as empresas é considerado, na atualidade, como algo imensurável. Nos últimos anos, a demanda gradual por armazenamento de conhecimento tem levado à necessidade de administração desses dados de forma confiável. Neste contexto qual das opções abaixo poderá definir melhor o conceito de ¿Dado¿? Elemento identificado em sua forma bruta e que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Elemento identificado em sua forma trabalhada e que por si só conduz a várias compreensões de fatos e situações. Elemento identificado em sua forma bruta e que por si só conduz a varias compreensões de fatos ou situações. Elemento não identificado e que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Elemento identificado em sua forma trabalhada que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação .
Segundo os princípios da Segurança da Informação, qual das opções abaixo representa melhor o conceito de ¿Ativo de Informação¿? São aqueles tratam, administram, isolam ou armazenam informações. São aqueles que produzem, processam, reúnem ou expõem informações. São aqueles que produzem, processam, transmitem ou armazenam informações. São aqueles que organizam, processam, publicam ou destroem informações. São aqueles que constroem, dão acesso, transmitem ou armazenam informações. .
Ao elaborar e comunicar uma Política de Segurança da Informação é necessário: I. Usar uma linguagem conhecida. II. Usar meios adequados aos tipos de mensagens e usuários. III. Adotar estilo simples e claro. IV. Respeitar o interlocutor sem superestimá-lo nem subestimá-lo. V. Respeitar a cultura organizacional e a do país a que se destina As alternativas I, II, III, IV e V estão corretas, pois ao elaborar uma política é necessário que ela seja ajustada a cada instituição e deve ser comunicada de maneira que todos entendam. As alternativas I, II, IV e V estão corretas, mas a III está errada porque uma política deve ser construída considerando-se uma linguagem tecnológica independentemente dos tipos de usuários a que se destina. As alternativas I, II, III e IV estão corretas, mas a V está errada porque a política é única, mesmo para uma multinacional, e as características humanas e legais do país na qual é aplicada não podem interferir na sua tradução. As alternativas I, III, IV e V estão corretas, mas a II está errada pois este é um item irrelevante no contexto da política de segurança. As alternativas I, III, IV e V estão corretas, mas a II está errada pois este é um item irrelevante no contexto da política de segurança. .
A assinatura digital permite comprovar ______________ e Integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela não foi alterada. A Confidencialidade A Disponibilidade A autenticidade O Não-repúdio A Legalidade .
Maria trabalha na filial de São Paulo da empresa ABC e necessita transmitir um arquivo para Pedro que trabalha na filial de Belém. Após receber o arquivo transmitido por Maria, Pedro verificou que o arquivo possuia um tamanho maior do que quando Maria iniciou a transmissão. Neste caso houve uma falha na segurança da informação relacionada à: Integridade; Autenticidade; Auditoria; Confidencialidade; Não-Repúdio; .
Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. A informação terá valor econômico para uma organização se ela gerar lucros ou se for alavancadora de vantagem competitiva, caso contrário poderá ter pouco ou nenhum valor. Qual a melhor definição para o valor de uso de uma informação: Baseia-se na utilização final que se fará com a informação. Utiliza-se das propriedades inseridas nos dados. Reflete o custo substitutivo de um bem. Surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito a apenas algumas pessoas. É o quanto o usuário está disposto a pagar, conforme as leis de mercado (oferta e demanda). .
O ciclo de vida de uma informação é composto e identificado pelos momentos vividos pela informação que a colocam em risco. Os momentos são vivenciados justamente quando os ativos físicos, tecnológicos e humanos fazem uso da informação, sustentando processos que por sua vez, mantêm a operação da empresa. Estes momentos são denominados: Iniciação, processamento, utilização e remoção Manuseio, armazenamento, transporte e descarte Manuseio, transporte, compartilhamento e remoção Criação, compartilhamento, utilização e descarte Criação, utilização, armazenamento e compartilhamento .
Você está analisando um documento e precisa verificar se os dados estão corretos. Qual aspecto de segurança da informação sobre confiabilidade você está verificando? Disponibilidade Privacidade Não repúdio Integridade Legalidade.
Suponha que João deseja utilizar os serviços oferecidos via Internet por seu banco. Como João pode ter certeza de que as informações enviadas por ele ao banco e as enviadas do banco para ele são originais, ou seja, não foram alteradas durante a transmissão? Neste caso estamos falando de: Autenticação Não-repúdio Disponibilidade Integridade Confidencialidade.
Um fator importante em um processo de classificação da informação é o nível de ameaça conhecido que cada informação tem . Quando uma informação é classificada como aquela que a organização não tem interesse em divulgar, cujo acesso por parte de indivíduos externos a ela deve ser evitado, porém caso seja disponibilizada não causará danos sérios à organização, podemos afirmar que ela possui qual nível de segurança? Secreta Interna Confidencial Irrestrito Pública Confidencial.
VULNERABILIDADE DE SEGURANÇA O ciclo de vida da informação Suponha que João deseja utilizar os serviços oferecidos via Internet por seu banco. Como João pode ter certeza de que está dialogando com seu banco e não com alguém que se faz passar por ele? Neste caso estamos falando de: Autenticação Legalidade Não-repúdio Disponibilidade Confidencialidade.
Para auxiliar no processo de classificação das informações das organizações, podemos utilizar que ferramenta? Uma Analise Qualitativa dos níveis Alto, Médio e Baixo das Informações. Uma Matriz que utilize níveis Alto, Médio e Baixo versus a Confidencialidade, a Integridade e a Disponibilidade das Informações. Uma Matriz que utilize níveis Alto, Médio e Baixo versus a Confiabilidade, a Integridade e a Disponibilidade das Informações. Uma Analise Quantitativa dos níveis Alto, Médio e Baixo das Informações. Uma Matriz que utilize níveis Alto, Médio e Baixo versus a Confidencialidade, a Integridade e a Probabilidade das Informações. .
A informação também possui seu conceito de valor e que está associado a um contexto, podendo gerar lucros ou ser alavancadora de vantagem competitiva e até mesmo possuir pouco ou nenhum valor. Qual das opções abaixo apresenta os quatro aspectos importantes para a classificação das informações? Confidencialidade, integridade, disponibilidade e vulnerabilidade . Confiabilidade, integridade, risco e valor. Confiabilidade, integridade, vulnerabilidade e valor. Confidencialidade, vulnerabilidade, disponibilidade e valor. Confidencialidade, integridade, disponibilidade e valor. .
A informação terá valor econômico para uma organização se ela gerar lucro ou se for alavancadora de vantagem competitiva. Neste sentido devemos proteger os diferentes momentos vividos por esta informação que a colocam em risco. Os momentos que colocam em risco esta informação e que chamamos de ciclo de vida são: (Assinale a alternativa I N C O R R E T A). Consultoria Armazenamento Descarte Transporte Manuseio.
As vulnerabilidades estão presentes no dia-a-dia das empresas e se apresentam nas mais diversas áreas de uma organização, a todo instante os negócios, seus processo e ativos físicos, tecnológicos e humanos são alvos de investidas de ameaças de toda ordem. Qual das opções abaixo descreve o melhor conceito de Vulnerabilidade na ótica da Segurança da Informação? Fragilidade presente ou associada a ativos que manipulam ou processam informações . Fragilidade presente ou associada a ameaças que manipulam ou processam informações . Ameaça presente ou associada a ativos que manipulam ou processam informações. Impacto presente ou associada a ativos que manipulam ou processam informações. Fragilidade presente ou associada a ativos que exploram ou processam informações . .
A gestão do ciclo de vida da informação, no contexto da segurança da Informação, tem se tornado um elemento fundamental para: A gestão de orçamento. A gestão dos usuários. A gestão da área comercial. A gestão do ciclo da informação interna. A gestão dos negócios da organização . .
Considere um sistema no qual existe um conjunto de informações disponível para um determinado grupo de usuários denominados ¿auditores¿. Após várias consultas com respostas corretas e imediatas, em um determinado momento, um usuário pertencente ao grupo ¿auditores¿ acessa o sistema em busca de uma informação já acessada anteriormente e não consegue mais acessá-la. Neste caso houve uma falha na segurança da informação para este sistema na propriedade relacionada à: Integridade; Disponibilidade; Confidencialidade; Não-repúdio; Privacidade; .
Você está trabalhando em um projeto de classificação de informação e sua empresa trabalho no ramo financeiro, onde a divulgação de determinadas informações pode causar danos financeiros ou à imagem da sua empresa, além de gerar vantagens aos concorrentes e também possíveis perda de clientes. Neste caso você classificaria estas informações em qual nível de segurança? Interna Irrestrito Confidencial Secreta Pública.
A informação é um ativo importante dentro da organização, e que deve ser protegido em todas as fases do seu ciclo de vida. Aponte dentre as alternativas abaixo aquela que corresponde ao correto ciclo de vida da informação: Desarquivamento, Transporte, Edição, Manuseio e Descarte Criação, Edição, Correção, Manuseio e Descarte Geração, Transporte, Armazenamento, Manuseio e Descarte. Geração, Transporte, Publicação, Apreciação e Arquivamento. Geração, Edição, Correção, Divulgação e Descarte .
Como qualquer bem ou recurso organizacional, a informação também possui seu conceito de valor . Qual das opções abaixo indica o tipo de "valor da informação" que pode ser atribuído ao seguinte conceito: "Surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito a apenas algumas pessoas"? Valor de troca. Valor de negócio. Valor de propriedade. Valor de restrição. Valor de uso. .
Cada empresa ao tratar segurança da informação e independentemente de sua área de negócio e dos objetivos de segurança que deseje, normalmente irá utilizar um ou os três princípios considerados como fundamentais para atingir os objetivos da Segurança da Informação: Confidencialidade, Descrição e Integridade. Confidencialidade, Disponibilidade e Integridade. Confiabilidade, Disponibilidade e Intencionalidade. Confidencialidade, Indisponibilidade e Integridade. Confiabilidade, Disponibilidade e Integridade. .
Um fator importante em um processo de classificação da informação é o nível de ameaça conhecido que cada informação tem. Quando uma informação é classificada como pública, podendo ser utilizada por todos sem causar danos à organização, podemos afirmar que ela possui qual nível de segurança? Confidencial. As opções (a) e (c) estão corretas. Interna. Secreta. Irrestrito. .
De acordo com a afirmação ¿O nível de segurança requerido para obter cada um dos três princípios da CID difere de empresa para empresa, pois cada empresa possui uma combinação única de requisitos de negócio e de segurança¿, podemos dizer que: A afirmação é somente verdadeira para as empresas privadas. A afirmação será somente verdadeira se as empresas forem de um mesmo mercado. A afirmação é falsa. A afirmação é somente falsa para as empresas privadas. A afirmação é verdadeira. .
O advento da internet e a globalização transformaram completamente o mundo que vivemos e consequentemente estão revolucionando o modo de operação das empresas . A demanda gradual por armazenamento de conhecimento tem levado à necessidade de administração desses dados de forma confiável. Por que as organizações devem proteger as suas informações? Pelos seus valores estratégicos e financeiros. Pelos seus valores internos e qualitativos. Pelos seus valores estratégicos e qualitativos. Somente pelos seus valores qualitativos e financeiros. Somente pelo seu valor financeiro . .
Podemos dizer que os controles que reduzem a probabilidade de uma ameaça se concretizar ou diminuem o grau de vulnerabilidade do ambiente/ativo/sistema, reduzindo assim a probabilidade de um ataque e/ou sua capacidade de gerar efeitos adversos na organização são consideradas: Medidas Corretivas e Reativas Métodos Detectivos Métodos Quantitativos Medidas Preventivas Medidas Perceptivas .
Como qualquer bem ou recurso organizacional, a informação também possui seu conceito de valor . Qual das opções abaixo não representa um dos possíveis conceitos fundamentais do valor atribuído às informações para as organizações quando tratamos de Segurança da Informação? Valor de orçamento. Valor de restrição. Valor de troca. Valor de propriedade. Valor de uso. .
Considere um sistema no qual existe um conjunto de informações disponível para um determinado grupo de usuários denominados ¿auditores¿. Um usuário de um outro grupo, o grupo ¿estudante¿, tenta acessar o sistema em busca de uma informação que somente o grupo ¿auditores¿ tem acesso e consegue. Neste caso houve uma falha na segurança da informação para este sistema na propriedade relacionada à: Disponibilidade; Auditoria; Integridade; Não-Repúdio; Confidencialidade; .
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.