Gpti

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Gpti

Description:
GESTÃO DE PROJETOS PARA T.I.

Author:
AVATAR

Creation Date:
07/08/2018

Category:
University
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
1 - As atividades relacionadas aos projetos são, muitas vezes, confundidas com as atividades relacionadas as operações. Assinale abaixo a alternativa que aponta esta característica: Projetos devem ser automatizados. As atividades relacionadas as operações são rotineiras e repetitivas enquanto as atividades de projetos tem sua temporalidade definida. Não existe diferença entre os projetos e operações. Operações não devem ser automatizadas As atividades relacionadas a projetos são rotineiras e repetitivas enquanto as atividades de operações tem sua temporalidade definida.
Projeto é o processo de reunir e liderar uma equipe de pessoas e outros recursos, para estimar, planejar, acompanhar e controlar um número de tarefas relacionadas entre si, que resulta num produto final específico, que deve ser criado num prazo, dentro de um orçamento e de acordo com as especificações. Em relação ao conceito de projeto, assinale a definição correta. Projetos sempre enfrentam escopos que são conhecidos Projetos não exigem equipes multidisciplinares. Projetos têm resultados únicos e específicos. Projeto é um esforço contínuo, enquanto operação é um esforço temporário. Todo projeto deve ter como resultado um produto. Serviços não podem ser resultados de projetos.
Em que fase do projeto é elaborado o termo de abertura? Execução Planejamento Iniciação Encerramento Controle.
Assinale qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação ao estabelecimento das restrições e premissas de projetos. As restrições limitam a ação da equipe do projeto e as premissas são consideradas verdadeiras para fins de planejamento. As restrições e premissas são entradas para o processo de iniciação. As restrições consideram verdadeiras as disponibilidades de fornecedores. As premissas limitam o orçamento do projeto. As restrições são consideradas verdadeiras para fins de planejamento e as premissas limitam a ação da equipe. As restrições e premissas sõ devem ser consideradas em grandes projetos.
São características de um projeto a temporalidade e a individualidade. Abaixo são apresentadas outras características dos projetos. Assinale a alternativa que NÃO é uma característica do projeto. Possui sequencia clara e lógica de eventos em seu planejamento. São pautados pela Qualidade, tempo e custo Possui Restrições (limitadores de tempo, custo, recursos) Possui parâmetros bem definidos Não são necessariamente executados por pessoas.
Um projeto inclui: Identificação das necessidades; Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis; Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo; Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas. Podemos ainda afirmar que: I. Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. II. O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. III. Os projetos são utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um prestador de serviços contratado. IV. A equipe de gerenciamento de projetos possui uma responsabilidade profissional com suas partes interessadas, inclusive clientes, a organização executora e o público. (assinale a opção correta) I - verdadeira; II - verdadeira; III - falsa; IV - falsa I - verdadeira; II - falsa; III - verdadeira; IV - verdadeira I - verdadeira; II - falsa; III - verdadeira; IV - falsa I - falsa; II - verdadeira; III - verdadeira; IV - falsa I - verdadeira; II - verdadeira; III - verdadeira; IV - verdadeira.
O __________ é o Instituto formado por profissionais da área de projetos e tem como finalidade divulgar boas práticas de gerenciamento de projetos, editou o __________ que é um livro onde tais conhecimentos são explicitado e onde o trabalho de gerenciamento de projetos é dividido em __________ gerências. Assinale a opção que completa corretamente as 3 lacunas existentes no texto acima: PMI, PMBOK, 8 PMI, PMBOK, 9 PMP, PMI, 8 PMP, PMBOK, 9 PMI, PMP, 8.
Qual das alternativas completa corretamente a afirmação? "________________ consiste na aplicação de conhecimentos, ferramentas, habilidades e técnicas as atividades do projeto com a finalidade de atender aos seus requisitos." Gerenciamento de recursos humanos Gestão de conhecimento Gestão de riscos Gerenciamento de projetos Controle de escopo de projetos.
Todas as opções a seguir são características de um projeto, EXCETO: Tem Atividades Inter-Relacionadas Repete-se todos os meses Temporário É feito por pessoas Tem início e término definidos.
O PMBOK é uma das principais publicações do Project Management Institute (PMI), que aborda áreas de conhecimento relativas a gestão de projetos. Sobre algumas dessas áreas, foram feitas as seguintes afirmações: I - Gerenciamento das mudanças do projeto, identificando a sequência lógico-evolutiva das atividades envolvidas no projeto. II - Gerenciamento de escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto. III - Gerenciamento da integração, que procura assegurar a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Está correto o que se afirma APENAS em: I e III I II e III I e II II.
Um projeto bem-sucedido é aquele que: I- termina dentro do tempo e orçamento previsto; II- concluída com utilização otimizada de recursos; III- especifica sobre as entregas de cada fase; Est(á)ão correta(s) a(s) afirmativa(s): Somente os itens II e III; Somente o item II; Somente o item I; Somente os itens I e II; Somente os itens I e III;.
Em 1969 foi fundada uma entidade internacional sem fins lucrativos que congrega profissionais que atuam em áreas relacionadas ao gerenciamento de projetos. Essa entidade registrou as melhores práticas de gerenciamento de projetos em uma obra considerada a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. Assinale a assertiva que contém o nome desse conjunto de práticas: PMI PMO COBIT PMBoK PMP.
Quais das fases a seguir Não fazem parte das fases de um projeto, segundo o PMBoK ? Iniciação, Monitoramento e Encerramento Stakeholders, Planejamento e Controle Domínio, Controle e planejamento. Planejamento, Execução e Stakeholders Comunicação, Controle e Execução.
Em uma conversa entre gerentes de projetos, alguns reclamam de com o é difícil gerenciar projetos na empresa em que trabalham. Alguns reclamam das partes interessadas e da quantidade de mudanças que solicitam. Outros comentam o quanto é difícil consegyir que as pesoas cooperem e trabalhem. Um gerente quer se concentrar nas vantagens da organiação matricial. Assinale o item que gerente menciona. Os relatórios são mais fáceis de compreender. Mais um chefe para a equipes de projeto. As comunicações são mais fáceis. Aumento do controle do gerente de projetso sobre os recursos. As reuniões são realizadas em menor tempo.
____________ É um esforço temporário (início e fim) empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (único). Qual opção esta correta Manutenção DFD Documentação Projeto Produto.
1 - Um gerente de projeto está tentando concluir um projeto de desenvolvimento de software, mas não consegue obter atenção suficiente para o projeto. Os recursos estão concentrados em realizar trabalho relacionado a processos e o gerente do projeto tem pouca autoridade para designar recursos adequadamente. Em qual forma de organização o gerente de projeto trabalha? Facilitador Fraca Funcional Coordenador Coordenador.
1 - Considerando todos os aspectos de um projeto, pode-se dizer que um projeto bem sucedido aquele que: Tem baixo custo Termina antes do prazo Tem baixo risco Usa poucos recursos É realizado conforme planejado.
1 - Em uma organização de matriz fraca, dois gerentes de projetos acabam de perceber que seu poder é limitado. Um deles é facilitador de projetos e o outro atua como coordenador de projetos. Qual é a diferença entre facilitador e coordenador de projetos? O facilitador do projeto está subordinado a um gerente de nível mais alto. O facilitador do projeto não pode tomar decisões em relação ao projeto. O facilitador do projeto pode tomar decisões em relação ao projeto. O facilitador do projeto gerencia o projeto até a entrega do produto/serviço. O facilitador do projeto tem alguma autoridade.
2 - Para um projeto de construção civil, temos no Termo de Abertura do Projeto, entre outras coisas, As premissas e restrições, o orçamento sumarizado e o nome do Gerente do Projeto O orçamento sumarizado, o nome do Gerente do projeto e as datas de entregas da matéria prima necessária para o projeto O orçamento das ferragens necessárias para as fundações, o prazo que as mesmas serão entregues e o retorno sobre o investimento O retorno sobre o investimento, justificativas do projeto e plano de contingência caso alguma ameaça ocorra durante o desenvolvimento do projeto. O cronograma sumarizado, os custos das diversas fases do projeto e o alvará do terreno.
O termo de abertura do projeto é um documento formal que autoriza a existência do projeto. Sobre esse documento é correto afirmar que: Deve conter o caminho crítico do projeto Deve conter as datas de início mais cedo de todas as atividades do projeto Deve conceder ao gerente do projeto a autoridade necessária Deve ser elaborado pelo gerente do projeto Deve conter a decomposição do escopo do projeto.
Em relação ao Termo de Abertura do Projeto (TAP), é correto afirmar que: Fornece o objetivo do projeto apenas com informações sobre: custo e prazo. Tem informação sobre o cronograma do projeto. Autoriza o início do projeto formalmente. Fornece requisitos detalhados do projeto. Identifica detalhadamente os riscos do projeto.
O que não pode ser considerado um dos grandes grupos de processos segundo preconizado no PMBOK: Planejamento Encerramento Monitoramento Iniciação Feedback.
Qual das opções MELHOR descreve um plano de gerenciamento de projetos: A declaração do escopo do projeto Um gráfico de barras Plano de gerenciamento de riscos, escopo, melhoria de processos e outros planos de gerenciamento Uma gráfico de cronograma gerado por um software de gerenciamento de projetos A declaração dos objetivos do projeto.
Qual das listas a seguir dos processos pertencentes à Área de Conhecimento Gerenciamento da Integração do projeto? Criar o termo de Abertura do Projeto, Definir o Escopo, Coletar os Requisitos e Encerrar o projeto ou fase Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto, Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto e Realizar o Controle Integrado de Mudanças Definir o Escopo, Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto e Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas Definir o Escopo, Coletar os Requisitos e Encerrar o Projeto ou Fase Definir o Escopo, Encerrar as Aquisições e Realizar o Controle Integrado de Mudanças.
O Gerenciamento das Comunicações é o elo entre pessoas, ideias e informações. Inclui os processos necessários para assegurar que o manejo das informações, EXCETO: O gerenciamento da informação. A distribuição da informação. O armazenamento da informação. O planejamento da informação. A segurança da informação.
O Plano de Gerenciamento de Comunicação deve fornecer diversas informações, exceto: O tipo de informação a ser distribuído. Métodos de acessar informações entre as comunicações não programadas. O método usado para atualizar e refinar o plano durante o projeto. Os métodos a serem usados para distribuir as informações. Como os dados serão coletados, organizados e arquivados.
A empresa de desenvolvimento de software SoftN contratou um novo gerente para um projeto de desenvolvimetno de um sistema de controle acadêmico. A primeira função designada para esse gerente é fazer o levantamento das partes interessadas nesse projeto. Em qual documento o gerente pode ter acesso a essas informações? Plano de gerenciamento do projeto. Termo de abertura do projeto. Termo contratual de acordo entre as partes. Termo de mudanças do projeto. Termo de trabalho do projeto.
De acordo com o PMBOK Guie, o gerente de projeto é identificado e designado no decorrer de qual processo? Durante o processo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Antes do inicio do processo definir escopo Na conclusão do processo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Antes do inicio dos processos de planejamento Ao final do plano do projeto.
Assinale a opção que apresente corretamente os processos preconizados pelo PMBOK: Inicialização, Planejamento, Execução, Monitoramento e Finalização Iniciação, Planejamento, Execução e Monitoramento Inicialização, Planejamento, Organização, Controle e Finalização Iniciação, Planejamento, Execução, Organização e Encerramento Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle e Encerramento.
Podemos afirmar que NÃO faz parte do processo de Execução da gestão de projetos: Comunicar-se com os envolvidos e interessados no projeto Solucionar conflitos ou problemas que surgem durante a execução Reunir-se com os integrantes da equipe do projeto Monitorar os desvios do programado. Gerenciar a equipe do projeto.
O objetivo do Gerenciamento da Integração é ? Definir o hardware estruturar todo o projeto e garantir que as demais áreas estejam integradas. Controlar as alterações do escopo Definir o escopo Controlar a EAP.
Para o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos estão organizados em cinco grupos, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que representa uma ação do grupo de processos de encerramento. Documentação das necessidades de negócio do projeto Desenvolvimento da equipe do projeto Arquivamento dos registros e arquivos do projeto Resolução de conflitos Verificação do escopo do projeto.
Analise as afirmativas abaixo: I - O conjunto das fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida do projeto e este engloba as fases que conectam o início de um projeto ao seu final. II - As fases do ciclo de vida de um projeto são exatamente iguais aos grupos de processos de gerenciamento de projetos. III - A transição de uma fase para a outra dentro do ciclo de vida de um projeto em geral é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega IV ¿ O ciclo de vida de um projeto é exatamente coincidente com o ciclo de vida do produto (produto este resultado final do projeto em questão). Quantas das afirmativas acima estão CORRETAS? 4 2 3 0 1.
2 - Bernardo é gerente de projetos de uma empresa multinacional. Ele foi designado para desenvolver o projeto que construirá um projeto de integração da contabilidade de todas as filiais da empresa, ao redor do mundo. Pelo ciclo padrão de planejamento, não faz parte do gerenciamento de integração do projeto e, portanto, Bernardo não precisará fazer, nesta fase: os procedimentos de encerramento do projeto os casos de teste do projeto a declaração de escopo preliminar do projeto o plano de gerenciamento do projeto o termo de abertura do projeto.
2 - Segundo o PMBOK, o objetivo de unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento do projeto é tratado no gerenciamento do escopo na consistência do projeto no gerenciamento da integração nos artefatos do projeto nos dados do projeto.
2 - Qual das afirmativas a seguir MELHOR descreve como as partes interessadas estão envolvidas em um projeto ? Elas ajudam a fornecer premissas, decomposição do escopo do projeto e planos de gerenciamento Elas determinam as necessidades e as restrições dos recursos no projeto Elas ajudam a determinar as restrições e as entregas do produto do projeto Elas não influenciam no projeto até que ele esteja concluído Elas determinam o cronograma, as entregas e os requisites do projeto.
3 - Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao escopo de um projeto. I - O escopo deve mencionar somente as características e as atividades que serão realizadas para atingir o objetivo do projeto, o que não será feito ou realizado deve ser tratado em documento a parte, anexado ao Project Charter. II - A Escopo NÃO é um componente importante no projeto podendo inclusive ser desconsiderado nos documentos do projeto. III - A Escopo determina quais serão as entregas do projeto e ao seu final podemos considerar que o projeto teve sucesso comparando seus resultados com o descrito pelo escopo. Assinale a resposta correta Somente as afirmativas I e III estão corretas Somente a afirmativa I esta correta Somente a afirmativa III esta correta Somente as afirmativas II e III estão corretas Somente a afirmativa II esta correta.
Após retornar de férias, você se depara com inúmeras solicitações de alterações de escopo de um projeto que você é obrigado a assumir após a demissão do último gerente. Para avaliar os impactos destas mudanças você deverá comparar estas solicitações com qual documento (assinale a opção correta)? EAP (estrutura análita de projeto) Plano de Projeto Plano de Gerenciamento de Mudanças Controle de mudanças Declaração de escopo.
¿A subdivisão das principais entregas e do trabalho do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis¿ caracteriza que atividade do Gerenciamento do Escopo de um Projeto: Definir o escopo Definir o escopo Criar a ERP Planejar o escopo Verificar o escopo.
Qual é o objetivo da técnica de entrevista, segundo o PMBOK? Coletar informações sobre o sistema a ser desenvolvido ou alterado; Gerar um grande número de idéias e então determinar qual é a melhor para se resolver um problema. Desenvolver atividades para explorar a potencialidade criativa; Planejar o desenvolvimento de uma aplicação em menor tempo; Consolidar interesses de diversos usuários quanto ao sistema a ser desenvolvido;.
Assinale a opção que não corresponde a um processo da gerencia do escopo. Termo de abertura do escopo Controle do escopo Verificação do escopo Criação da EAP Planejameto do escopo.
Os processos do PMBOK: criação do termo de abertura do projeto (TAP) e estrutura analítica do projeto (EAP) devem ser realizados, respectivamente, nas etapas de: Iniciação e planejamento iniciação e monitoração/controle. iniciação e encerramento. iniciação e execução. planejamento e monitoração/controle.
O Gerenciamento do Escopo encontra-se nas fases Planejamento, e Monitoramento e Controle. Qual a entrada que NÃO é pertinente ao Planejamento do Escopo? Fatores ambientais da empresa; Modelos, formulários e normas; Plano de gerenciamento do projeto; Termo de abertura do projeto; Ativos de processos organizacionais;.
Qual dos processos abaixo NÃO está relacionado com o gerenciamento do escopo? Definição do escopo. Planejamento do escopo. Sequenciamento de atividades. Criação de EAP. Controle do escopo.
No grupo de planejamento e na área de conhecimento do gerenciamento de escopo do projeto do PMBOK (Project management body of knowledge), o processo que determina, documenta e gerencia as necessidades e os requisitos das partes interessadas, a fim de atender aos objetivos do projeto, é o processo: Planejar o gerenciamento do escopo. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Definir o escopo. Criar a estrutura analítica do projeto. Coletar os requisitos.
Assinale a opção que lista, corretamente, as ferramentas e técnicas do processo de Declaração de Escopo Preliminar. Métodos de seleção de projetos e opinião especializada. Restrições, premissas e opinião especializada Opinião especializada e técnica de decomposição Termo de abertura, Sistema de Informação do gerenciamento do projeto e métodos de seleção de projetos; Metodologia de gerenciamento de projetos, sistema de informações do gerenciamento de projetos e opinião especializada.
A Prefeitura de uma pequena cidade decide construir um hospital, porém não tem nenhum dado associado ao número de leitos necessários. Estes dados são importantes porque ajudarão a determinar o prazo para terminar obra. A Prefeitura resolve então fazer algumas pesquisas e os dados levantados são incorporados às projeções e ao planejamento. O que a Prefeitura recém criou? Premissas Escopo flutuante Contratação da equipe de funcionários Desenvolvimento da equipe Restrições.
Acerca da gestão do escopo do projeto, assinale a opção correta, de acordo com o PMBOK. A verificação e a validação do escopo podem resultar em requisição de mudança na base de referência (baseline) de escopo. Os processos de gestão de escopo devem ser desenvolvidos na seguinte sequência: criar a estrutura de trabalho desmembrada ou WBS (work breakdown structure); planejar o escopo; coletar requisitos; validar escopo; definir escopo; controlar escopo. O controle do escopo do projeto é um processo autônomo que dispensa ajustes no tempo, custos e recursos. O plano de gestão do escopo é parte do plano de gestão do projeto. O escopo é derivado do processo de estimativa de recursos por atividades.
Um Gerente de Projeto está concentrado em garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para completar o projeto com sucesso. Assinale a opção que representa a gerência responsável pela definição do trabalho necessário. Gerenciamento de Escopo Gerencia de Riscos Gerenciamento de Custos Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento de Prazos.
O levantamento de requisitos é uma etapa fundamental do projeto de sistemas. Dependendo da situação encontrada, uma ou mais técnicas podem ser utilizadas para a IDENTIFICAÇÃO dos requisitos. A respeito dessas técnicas, analise as afirmações a seguir. I -Workshop de requisitos consiste na realização de reuniões estruturadas e delimitadas entre os analistas de requisitos do projeto e representantes do cliente. II - Cenário consiste na observação das ações do funcionário na realização de uma determinada tarefa, para verificar os passos necessários para sua conclusão. III - As entrevistas são realizadas com os stakeholders e podem ser abertas ou fechadas. IV - A prototipagem é uma versão inicial do sistema, baseado em requisitos levantados em outros sistemas da organização. É correto apenas o que se afirma em: I e III. II e IV. I e II. II, III e IV. I, III e IV.
Assinale a opção que corresponde a fase do gerenciamento de projetos em que é criada a declaração de escopo do projeto? Planejamento Iniciação Controle Execução Monitoramento.
3 - Qual das alternativas a seguir NÃO é uma fonte de informações sobre restrições e premissas específicas do projeto? A declaração preliminar do escopo As partes interessadas do projeto Nenhuma das respostas anteriores O termo de abertura do projeto O plano de gerenciamento do escopo do projeto.
3 - Sua empresa fabrica roupas para adultos, vestuário masculino e feminino, e está se planejando lançar uma nova de linha, agora infantil para o verão. Esta linha, após criada, será oferecida indefinidamente a partir do lançamento do catálogo de verão. Qual das seguintes afirmações é verdadeira? Não é nem projeto nem operação continuada. É simplesmente o lançamento de um novo produto no mercado. Trata-se de uma operação continuada, porque a empresa atua no ramo de fabricação de eletrodomésticos de cozinha. O lançamento das novas cores e recursos é apenas uma variação de um processo já existente. Trata-se de uma operação continuada, porque a nova linha de produtos será vendida sem prazo definido. Não é temporária. Não se trata de um projeto nem de uma operação continuada. É o lançamento de um novo produto, que não afeta as operações continuadas. Trata-se de um projeto, porque a linha de produtos nunca foi fabricada nem vendida por esta empresa.
3 - Assinale a opção que corresponde a atividade que pertence a área de gerenciamento do escopo. Elaboração do Termo de Abertura do Projeto Criar a EAP Planejamento da qualidade Plano de Gerenciamento do projeto Identificação dos riscos.
4 - PODEMOS DEFINIR COMO VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA EAP: (ASSINALE A ÚNICA CORRETA) 1) NÃO DIFERENCIA, VISUALMENTE, O PRAZO E A DURAÇÃO DE CADA PACOTE, BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA; 2) ENTREGAS AGRUPADAS DE FORMA SIMPLES; 3) FÁCIL DESMEMBRAMENTO EM PACOTES; 4) NÃO MOSTRA AS INTERDEPENDÊNCIAS ENTRE ENTREGAS E OS PACOTES; 5) FÁCIL ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES. ANALISE AS ASSERTIVAS E ASSINALE A ÚNICA RESPOSTA QUE CORRESPONDA AS ASSERTIVAS CORRETAS 1, 2 E 3 1, 4 E 5 2, 4 E 5 2, 3 E 5 1, 3 E 5.
Um gerente de projeto descobre, ainda durante o planejamento, que parte do escopo de trabalho ainda esta indefinido. Diante de tal fato a atitude que deve tomar é (assinale a opção correta): Esperar ate que o escopo seja definido para efetuar uma mudança no projeto Informar ao cliente que o projeto sairá apenas com parte dos requisitos Continuar a planejar o projeto para a parte do escopo que ja esta definida Fazer tudo que for necessário para ter o escopo todo definido. Reclamar com os patrocinadores.
No âmbito do gerenciamento de escopo de projetos com base no PMBOK, que artefato tem como responsabilidade subdividir em elementos menores as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto? Estrutura analítica do projeto. Declaração do escopo do projeto. Termo de abertura do projeto. Plano de gerenciamento do escopo do projeto. Estrutura sintética do projeto.
Durante uma reunião com algumas das partes interessadas do projeto, o gerente do projeto é solicitado a adicionar trabalho ao escopo do projeto. O gerente do projeto teve acesso à correspondências sobre o projeto antes da assinatura do termo de abertura do projeto e se lembra que o patrocinador do projeto se negou a financiar o escopo mencionado por essas partes interessadas. A MELHOR coisa que o gerente do projeto pode fazer é: Reduzir outras atividades para economizar tempo e dinheiro para atender as partes interessadas Avaliar o impacto no acréscimo do escopo Adicionar o trabalho se houver tempo disponível no cronograma do projeto Informar ao patrocinador sobre a solicitação das partes interessadas Dizer as partes interessadas que não é possível adicionar o escopo.
O guia PMBOK define que um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Já as operações são contínuas, repetitivas e não necessariamente, geram resultados únicos. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que apresenta semelhanças entre projetos e operações. Tanto projetos quanto operações possuem recursos ilimitados para sua execução Projetos e operações são conduzidos por pessoas e sempre geram resultados únicos Tanto projetos quanto operações são planejados, executados e controlados Tanto projetos quanto operações possuem gestão de custos simplificados Projetos e operações concorrem na gestão empresarial e são mutualmente excludentes.
O diretor de Marketing do Laboratório Bom Remédio nos contratou para que organizássemos um seminário nacional de vendas na cidade de Angra dos Reis - RJ para o seu corpo de vendedores. Muitas recomendações foram feitas, algumas exigências e outros requisitos que seriam bem aceitos se fossem plausíveis. Após a definição do escopo e da declaração de escopo, precisamos contratar logo o hotel onde será realizado o seminário definir como serão as acomodações e a alimentação dos participantes ter a validação do escopo por parte do Lab. Bom Remedio mandar imprimir os folhetos do seminário definir palestrantes de back-up para a eventualidade de algum palestrante faltar.
Considere o seguinte escopo de projeto: Título: migração do sistema operacional Windows para o Linux. Meta: migrar 150 estações de trabalho que usam o Windows XP para o Linux Kernel 3.8, em 6 meses. Objetivos, justificativas, problemas, riscos, obstáculos, premissas, critérios: omitidos. A partir dessas informações, assinale a opção correta acerca dos objetivos relacionados à estrutura analítica do projeto (EAP). A simulação da execução de operação no novo sistema Linux deve ser feita na fase de planejamento do projeto. Após a declaração do escopo do projeto, deve-se proceder à assinatura do termo de abertura do projeto. São objetivos da fase de execução do projeto: fazer upgrade do software, testar a compatibilidade do hardware com o novo software e obter aprovação da gerência. O lançamento do projeto deve ser feito na fase de planejamento. As instalaçôes do hardware e do sistema operacional devem ser feitas na fase de encerramento do projeto.
Assinale a alternativa que que NÃO faz arte do esforço para gerenciar as partes interessadas no projeto. Entregar adicionais às partes interessadas. Determinar as necessidades das partes interessadas. Identificar as partes interessadas. Gerenciar as partes interessadas. Gerencias as expectativas das partes interessadas ("gold plating").
Para o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos estão organizados em cinco grupos, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que representa uma ação do grupo de processos de monitoramento. Identificação do caminho crítico do projeto Aprovação das solicitações de mudanças do projeto Selecionar os fornecedores do projeto Realizar as estimativas de custo e tempo Identificação das partes interessadas do projeto.
Você está gerenciando um projeto de software. Durante um teste da funcionalidade recém implementada, sua equipe mostra a você uma característica que foi adicionada para facilitar o fluxo de trabalho do produto para seu cliente. O cliente não havia solicitado esta característica, mas parece que ela facilitará o uso do produto. A equipe desenvolveu a característica com seu próprio tempo, pois queria agradar ao cliente. Você sabe que esta mudança nunca passaria pelo controle de mudanças. Este é um exemplo de quê? Nenhuma das respostas anteriores Aumento de escopo Análise de Alternativas Gold Plating Variação de Prazos.
Com relação ao conceito de auditorias, analise as sentenças apresentadas e em seguida assinale a alternativa correta: I. Análise estruturada e independente para determinar não conformidade das atividades do projeto II. Sua aplicação tende a resultar no aumento do custo da qualidade III. Sua aplicação tende a aumentar a aceitação do produto IV. As auditorias são realizadas apenas por auditores externos Está correta apenas a sentença II Está correta apenas a sentença II Estão corretas as sentenças I, II . III e IV Estão corretas as sentenças II e III Está correta apenas a sentença III.
Sabemos que a EAP (Estrutura Analitica do Projeto) subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente representa uma descrição mais detalhada do trabalho a ser realizado. Se estivermos trabalhando em um projeto que irá organizar uma festa de formatura, na entrega CONVITES poderemos ter etapas descendentes tais como: Identificar gráficas, escolher gráfica, escolher modelo de convite, solicitar orçamento, encomendar convites. A técnica que subdivide uma etapa maior em etapas menores chama-se: decomposição top-down fast-tracking bottom-up compressão.
Um gerente de projetos decide mudar o escopo do projeto em andamento, de forma a agregar mais valor do produto a ser entregue ao cliente. Qual deve ser sua primeira atitude antes de autorizar qualquer mudança? (assinale a opção correta) Adiar a modificação até que o escopo original (base de referencia) do projeto seja concluído. Preparar um relatório de impacto das mudanças Convocar uma reunião com o comitê que aprova as mudanças Mudar a base de referência do escopo Planejar a execução das mudanças.
O que é o processo de verificação do escopo? Processo contínuo que visa garantir que todas as atividades sejam realizadas corretamente e satisfatoriamente; Processo formal que contem o aceite do cliente para o produto ou subprodutos de uma fase ou do final do projeto. Processo responsável por planejar, elaborar e documentar progressivamente o trabalho a ser realziado no projeto; Processo detalhado do que será disponibilizado em partes menores com a finalizade de dar uma visão melhor para avaliação do cronograma, custos e recursos; Processo que garante que o projeto realize todo e somente o trabalho necessário para o seu sucesso;.
Marque a alternativa correspondente: "é o agrupamento e decomposição de todas as tarefas que serão realizadas no projeto definindo o seu escopo." Work Breakdown structure (ou EAP); Sequenciamento das atividades/dependência; Relatório de status; Gerenciamento de escopo; Cronograma;.
4 - Os processos de gerenciamento identificados no Guia PMBOK® são também agrupados em áreas de conhecimento distintas. Uma área de conhecimento representa um conjunto completo de conceitos, termos e atividades que compõem um campo profissional, campo de gerenciamento de projetos, ou uma área de especialização. Dentre as alternativas apresentadas identifique a opção CORRETA quanto a especificaçao das áreas de conhecimento integridade, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, compras e partes envolvidas integridade, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições. integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas. integridade, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes envolvidas. integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas.
4 - Ao construir a Estrutura Analítica do Projeto, devemos trabalhar algumas fases para atingir os objetivos. Nesse contexto, os pontos a serem utilizados são: Desobstrução, decomposição e lista de atividades. Decompor o levantamento de requisitos. Decomposição e lista de atividades. Abstração, decomposição e lista de atividades. Abstração, composição e lista de atividades.
4 - Analise e classifique cada assertiva como V (verdadeiro) ou F (falso). I. A EAP organiza e define o escopo total do projeto II A EAP é uma decomposição da estratégia das atividades do projeto III A técnica mais comum para gerar a EAP é a superposição IV. Na verificação do escopo obtem-se o aceite das entregas do projeto Com base em sua análise assinale a opção que mostra corretamente a sequencia de V e F I -F ; II - F; III - F; IV - V I - V ; II - F; III - F; IV - V I - V ; II - V; III - V; IV - V I - V ; II - F; III - F; IV - F I - V ; II - V; III - F; IV - V.
4 - Estamos no meio de um projeto quando o cliente nos telefona e nos solicita a inclusão de novos relatórios gerenciais no projeto. Nossos procedimentos, como gerentes de projeto, deverão seguir o que estiver descrito no manual de desenvolvimento de projetos na linha base de escopo na EAP (Estrutura Analitica do Projeto) no plano de gerenciamento de escopo nas declarações de escopo.
5 - Após criar a EAP a equipe ou indivíduo responsável por cada pacote de trabalho deve desmembrar este pacote para criar um cronograma. Qual é o nome deste processo de desmembramento do pacote de trabalho? Definir as atividades Identificar os riscos Encerrar o projeto Criar a estrutura analítica do projeto Definir o escopo.
Coletar os requisitos é definir e gerenciar as expectativas das partes interessadas. Estes requisitos se transformam na fundação: Do TAP; Da EAP; Do dicionário da EAP; Do escopo; Da identificação dos riscos;.
É extremamente importante definirmos o sequenciamento das atividades, identificando os tipos de precedências entre elas. Sendo assim, quando uma atividade sucessora depende do término da atividade predecessora qual é tipo de dependência que existe entre as atividades. Término para Início. Término para Término. Início para início. Início para término. Início para o meio.
Qual a técnica que utiliza para a estimativa de duração de uma atividade de um projeto uma estimativa média, poderando uma duração mais provável, otimista e pessimista? Estimativa de Três Pontos. Estimativa análoga. Opinião especializada. Média ponderada da mais otimista e quatro vezes a pessimista. Estimativa paramétrica.
O gerenciamento de tempo do projeto é o conjunto de processos necessários para realizar o término do projeto no prazo estabelecido com o cliente. Assinale a alternativa CORRETA. I. Gerenciar o tempo é gerenciar atividades e recursos procurando atender o prazo estabelecido. II. A definição das atividades está entre os processos de gerenciamento de tempo do projeto. III. Gerenciar os stakeholders é uma forma de não ocorra atrasos no projeto. Apenas II Apenas I e III Apenas I Apenas I e II Apenas II e III.
São técnicas e ferramentas que ajudam na identificação dos requisitos, exceto: Análise de pareto; Entrevistas; Workshops; Brainstorm; Grupos focais;.
As atividades descritas abaixo são típicas de qual processo do Gerenciamento de projetos? Emitir a comunicação entre os membros do grupo de projetos. Realização prevista no planejamento Utilização de recursos humanos materiais e equipamentos destinados no planejamento dentro das estimativas previstas. Planejamento Concepção Encerramento Início Execução.
Um projeto de reforma de uma casa, tem como atividade colocar 60m2 de carpete na sala de estar. A empresa responsável pelo fornecimento e colocação do carpete informou que leva 1 hora para colocação de cada 10m2 de carpete. Com base nesste tipo de informação o gerente de projeto estimou que a atividade será realizada em 6 horas. Qual a técnica que o gerente de projetos utilizou para fazer essa estimativa? Estimativa simples. Estimativa de Três Pontos. Estimativa ponderada. Estimativa Analógica. Estimativa Paramétrica.
Os níveis mais baixos dos ramos da EAP são denominados: Atividades de trabalho; Pacotes de trabalho; Estruturas de trabalho; Níveis de trabalho. Subprojetos;.
Com relação ao Sequenciamento das Atividades de um projeto de TI, ferramentas e técnicas são apresentadas pelo PMI, como técnicas derivadas de outros diagramas anteriores e também de práticas bem sucedidas na área de Controle e Administração de Projetos, que visam estabelecer uma rede de atividades (nós) devidamente identificadas e com a clara caracterização das relações de precedência entre as atividades. Esses dois diagramas são: MDS e DFD MDP e MDS MDP e DFD MDS e DFI DFD e DFI.
A técnica de estimativa de duração de tempo de uma atividade que considera as possibilidades para cálculo de uma estimativa média e ponderada entre as estimativas mais provável, otimista e pessimista é chamada de .......MARQUE A OPÇÃO CORRETA Estimativa correlacionada estimativa análoga estimativa de três pontas Estimativa média Estimativa top-down.
Baseia-se na duração real de uma atividade com mesmo cronograma ou histórico. De qual Estimativa de duração estamos falando ? Estimativa de 5 pontos Estimativa análoga Estimativa aleatória Estimativa de 3 pontos Estimativa paramétrica.
Das técnicas e ferramentas apresentadas pelo PMI, destacamos algumas estimativas. A estimativa ___________________ estima, de forma quantitativa, multiplicando-se a quantidade de trabalho a ser realizado pelo valor da produtividade. de projeto. análoga. de três pontos. paramétrica. de pontos por função.
A tabela abaixo descreve o conjunto total de tarefas a serem realizadas em um projeto, sua duração e suas sucessoras. Nome da Tarefa Duração Sucessora M 5 dias N,P,Q N 10 dias R P 15 dias R,S Q 5 dias S R 5 dias T S 8 dias U T 5 dias U U 5 dias FIM Qual o caminho crítico no projeto descrito pela tabela acima? MPRTU MQRTU MPQTU MPRSU MNQSU.
Complete a lacuna na frase abaixo: Ao definirmos as atividades necessárias para realizar as entregas de um projeto devemos levar sempre em consideração a especificidade da ........................do projeto, incorporando, sempre que possível, os métodos e processos disponíveis nas áreas específicas onde se encontram o projeto. Localização Primeira etapa. Natureza Organização Estrutura organizacional.
Quando realizamos o planejamento do tempo, em especial, a definição das atividades envolvidas, devemos levar sempre em consideração: Solicitações de mudanças. Itens fora do escopo. Relatórios de desempenho. As mudanças no cronograma. A especificidade da natureza do projeto.
São consideradas SAIDAS dos processos da Gerencia de Tempo do projeto: lista de atividades modelo de cronograma linha de base do projeto (baseline) estimativa de duração das atividades método do Caminho Crítico.
As ferramentas ________________ e _______________ são apresentados pelo PMI, como práticas bem sucedidas na área de controle e administração de projetos, que visam estabelecer uma rede de atividades (nós) devidamente identificadas e com a clara caracterização das relações de precedência entre as atividades. MDP (Método do diagrama de precedência) e MDS (Método do diagrama de setas) PMBOK e MS-Project (software de controle de projetos) EAP (Estrutura Analítica do Projeto) e WBS (Work Breakdown Structure) ITIL e Cobit PMBOK e ITIL EAP e PMBOK.
O Gerenciamento do Tempo do Projeto visa dispor as atividades, identificando e documentando os relacionamentos entre elas, de forma que as precedências sejam observadas. Com relação à Dependência, assinale a alternativa CORRETA. Dependência externa: não podem ser mudadas, pois dependem da natureza do trabalho. Dependência interna: depende de atividades fora do domínio e controle do projeto. Dependência arbitrária: baseadas em melhores práticas de mercado, mesmo havendo possibilidades de sequenciamento diferente. Dependência coativa: não depende de atividades fora do domínio e controle do projeto. Dependência obrigatória: depende de atividades fora do domínio e controle do projeto.
Qual opção abaixo não engloba a elaboração do cronograma ? Sequenciamento de atividades Análise dos recursos necessários Não considerar restrições Durações Restições.
Seu projeto tem uma atividade que consiste de colocar os móveis em um novo escritório. Esta atividade depende da colocação do carpete e desse modo a colocação dos móveis é uma atividade sucessora à colocação do carpete, no diagrama de rede do projeto. Ocorre, porém, que os móveis somente poderão ser colocados depois que a cola do carpete esteja seca, o que ocorrerá dois dias após o término da atividade de colocação do carpete. Que modificação no relacionamento lógico está ocorrendo neste caso? Flutuação Folga Espera, visando retardar a atividade sucessora Antecipação ou avanço, visando adiantar a atividade predecessora.
Para realizarmos em um projeto o desenvolvimento do cronograma, se faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas. Em relação às entradas, ou seja, informações que servem de subsídios para aplicação de técnicas e ferramentas para obtenção das saídas do desenvolvimento do cronograma, destacam-se os seguintes elementos: Ativos de processos organizacionais; Declaração do escopo do projeto; O plano de gerenciamento do projeto. Sobre a "Declaração de escopo do projeto", podemos afirmar que: Define de fato o que poderá ser contemplado no projeto. Atualizações dos recursos necessários. Tem caráter gerencial, engloba calendários. Cálculos teóricos de início e término de atividades. São Calendários já estabelecidos à priori.
Considerando-se que a figura ilustra uma rede PERT/CPM, cujas atividades, representadas por letras, possuem durações iguais; e considerando-se ainda que a última data de término do projeto é igual à primeira data de término, é correto afirmar que esse projeto: Conta apenas com dois caminhos críticos. Tem um único caminho crítico. Possui três caminhos críticos. É destituído de caminho crítico. Dispõe de diferentes durações do caminho crítico.
5 - Gerenciamento de tempo do projeto é o conjunto de processos necessários para realizar o projeto no prazo. A identificação das atividades de um projeto está entre o gerenciamento do tempo do projeto. A definição de quais atividades devem ser realizadas no projeto e previstas no cronograma envolve as ações de identificar e documentar o trabalho planejado que será realizado. Essas entregas de trabalho podem ser subdivididas de acordo com suas características e sequenciadas como: Entradas; Ferramentas e Técnica; Modelos. Entradas; Ferramentas e Técnica; Saída. Entradas; Ferramentas e Técnica; Decomposição. Entradas; Decomposição; Modelos. Entradas; Dicionário da EAP; Saída.
5 - Das alternativas abaixo, uma não é um processo necessário para a realização do gerenciamento de tempo: Sequenciar as atividades; Realizar reuniões com clientes; Definir as atividades; Controlar o cronograma; Desenvolver o cronograma;.
6 - São consideradas ENTRADAS dos processos da Gerencia de Tempo do projeto: Lista de atividades Mudanças solicitadas Modelo de cronograma Linha de base do cronograma (baseline) Método do Caminho Crítico.
Para controlar o cronograma, um gerente de projetos está analisando novamente o projeto para prever sua duração. Para isso, ele analisa a sequência de atividades com a menor flexibilidade do cronograma. Qual técnica está sendo usada? Estrutura Analítica do Projeto Método do diagrama de precedência Método do caminho crítico Fluxograma.
São ferramentas/técnicas da gerência de tempo: Técnica top-down, relatórios de progresso e medição de desempenho. Técnica top-down, análise da variação e estimativa de tempo. Relatórios de progresso, estimativas análogas e técnica bottom-up. Técnica top-down, técnica bottom-up e análise da variação. Relatórios de progresso, análise da variação e medição de desempenho.
A linha de base do cronograma do projeto fornecea base para _____________ que utilizaremos mais tarde, como entrada, para acompanhar o projeto. Complete: avaliação e distribuição dos relatórios de desempenho desenho e distribuição dos relatórios de desempenho avaliação e correção dos relatórios de desempenho medição e emissão dos relatórios de desempenho desenho e medição dos relatórios de desempenho.
Assinale abaixo a alternativa que representa as atividades relacionadas a etapa de Concepção do projetos: A capacidade de interferência nas características finais do projeto (resultado e custo) tem relação direta com a etapa de implementação e vai aumentando a medida que o projeto evolui; É realizado o planejamento e a criação de cronograma do projeto. Etapa que envolve maior risco para o sucesso do projeto; Os objetivos do projeto são definidos em um nível que permita o planejamento adequado do estágio seguinte; Os objetivos do projeto são definidos em um nível que permita a execução adequada do estágio seguinte;.
______________________ serve como elemento norteador no gerenciamento do projeto, com a finalidade de servir como elemento de aprovação por parte dos gerentes e aceita e aprovada pela equipe de gerenciamento de projetos com datas de início e datas de término. Linha base do cronograma Caminho crítico Diagrama de Precedência Diagrama de Gantt PERT/CPM.
No Gerenciamento do Tempo, em relação às entradas, ou seja, informações que servem de subsídios para aplicação de técnicas e ferramentas para obtenção das saídas do desenvolvimento do cronograma, destacam-se os seguintes elementos: Ativos de Processos Organizacionais, Declaração do Escopo do Projeto e O Plano de Gerenciamento do Projeto. Qual(is) item(ns) está(ão) correto(s) a cerca dos Ativos de Processos Organizacionais? I- É os ativos de processos organizacionais da organização onde executa-se o projeto; II- É nos ativos de processos organizacionais da organização onde alguns itens podem ser incorporados como entradas para elaboração do cronograma; III- É nos ativos de processos organizacionais da organização onde se define de fato o que deverá ser contemplado pelo projeto; Somente os itens II e III; Somente o item II; Somente os itens I e III; Somente os itens I e II; Somente o item I;.
Para todo e qualquer projeto, é necessário desenvolver o cronograma das atividades que serão executadas. No cronograma algumas informações devem ser levadas em consideração. São elas: (ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA) Durações das atividades. Sequenciamento das atividades. Responsabilidades do gerente do projeto. Recursos necessários. Restrições.
Segundo PMBOK qual a função fundamental do processo de Encerramento de um projeto? Fazer uma auditoria do projeto comparando os dados da realidade com os previstos. Informar a todos os participantes as lições aprendidas durante o projeto formalizando assim a conclusão do mesmo. Efetuar a entrega do produto ou serviço ao cliente e demitir as equipes envolvidas no projeto. Fazer auditorias para documentar os acertos e fracassos do projeto após a implementação. Distribuir as lições aprendidas formalmente para a equipe de projeto.
Dentre as alternativas abaixo, não é considerada uma das ferramentas da qualidade: Diagrama de rede Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe) Diagrama de Pareto Histograma Gráfico de dispersão.
O gerente de projeto da empresa SoftN precisa realizar o sequenciamento das atividades para um projeto de desenvolvimento de um sistema de gestão acadêmica. Para isso ele precisa levar em consideração apenas a sequência de execução do trabalho e não os limites de recursos disponíveis. Qual é o objetivo espero pelo gerente de projeto em realizar esse tipo de tarefa? Monitorar os processos pertinentes bem como realizar o controle das mudanças. Mostrar a sequência lógica dos acontecimentos e indicar quais pacotes de trabalho podem ser feitos em paralelo e quais precisam ser feitos em série. Definir a relação das pessoas necessárias ao projeto; incluindo quantidades e especificações. Garantir a execução das atividades planejadas e monitorar os resultados. Mostrar quais pacotes serão implementados e quais serão descartados pela equipe.
Os processos relacionados ao monitoramento e controle do cronograma do projeto, está inserido nos processos pertinentes ao Gerenciamento de tempo do projeto, que inclui todos os processos necessários para realizar o término do projeto no prazo. Em relação ao acompanhamento do cronograma, monitoramento e controle, é correto afirmar que: I- Deve ser compreendido como uma atividade que não se realiza de forma desassociada das demais. II- Deve compreender que os processos interagem entre si e também com outras áreas do conhecimento. III- Gerencia as mudanças de acordo com sua real ocorrência. Analisando as afirmações: Somente a I é verdadeira. Nenhuma é verdadeira. Todas são verdadeiras. Somente a III é verdadeira. Somente a II e III são verdadeiras.
Assinale abaixo as atividades envolvidas no processo de Execução no gerenciamento de projetos? Definir e refinar os objetivos e planejar a ação necessária para alcançar os objetivos do projeto; Formalizar a aceitação do produto ou Serviço; Integrar pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto; Medir e monitorar regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto; Planejar o cronograma de execução do projeto.
Assinale a alternativa falsa em relação aos processos que constam em Gerenciamento de Escopo: Planejar o gerenciamento do escopo, Definir o escopo, Criar a Estrutura Analítica do Projeto, Validar o escopo Desenvolver o termo de abertura do projeto, Coletar requisitos, Definir o escopo Criar a Estrutura Analítica do Projeto, Validar o escopo, Controlar o escopo Coletar os requisitos, Definir o escopo, Criar a Estrutura Analítica do Projeto, Validar o escopo Coletar os requisitos, Definir o escopo, Criar a Estrutura Analítica do Projeto.
Você é gerente de projeto dos XPTO Empreendimentos. Está responsável por gerenciar a abertura do novo Resort da empresa na Praia do Forte, Bahia. Você calculou as estimativas de duração das atividades, criou o cronograma do projeto e está monitorando e controlando os desvios no cronograma. Em qual das áreas de conhecimento está trabalhando? Gerenciamento da Qualidade do Projeto gerenciamento de Risco do projeto Gerenciamento de Integração do Projeto gerenciamento do Tempo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto.
Após a elaboração do cronograma , é necessário exercer o monitoramento e o controle do projeto, cujas atividades fazem parte do processo de gerenciamento de: Contratos. Qualidade Custo. Escopo. Tempo.
O gerente de projetos é a pessoa alocada pela organização executora para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto. O papel do gerente de projetos é diferente de um gerente funcional ou gerente de operações. Normalmente, o gerente funcional se concentra em proporcionar a supervisão de gerenciamento de uma unidade funcional ou de negócios, e os gerentes de operações são responsáveis pela eficiência das operações de negócios. Dentre as alternativas apresentadas, escolha a que NÃO refere-se a uma habilidade interpessoal para um gerente de projetos: Resolução de Conflitos. Consciência Política e Cultural. Especificação da remuneração da equipe. Coaching. Construção de Equipe.
O gerente de um projeto de software identificou atraso em seu Cronograma. O que ele pode fazer para que os prazos desse cronograma sejam cumpridos? Retirar recursos especializados das tarefas do caminho crítico do projeto Adicionar recursos especializados às tarefas do caminho crítico do projeto Utilizar a estratégia de compartilhamento de riscos Documentar os procedimentos de solicitações de mudanças no escopo Alterar o escopo, removendo funcionalidades complexas do sistema.
Ao fazermos o cronograma, identificamos que algumas atividades são independentes e podemos executá-las em paralelo com outras atividades. Como consequencia, teremos : (Marque a única alternativa correta) uma redução no número de recursos do projeto. o prazo do projeto inalterado tendo apenas uma redução na duração das atividades. uma redução no custo do projeto pois o entregaremos mais cedo uma redução no prazo do projeto a duração das atividades otimizada, tornando-se menor.
João é gerente de um projeto para desenvolvimento de um sistema altamente complexo, envolvendo multi empresas. A equipe do projeto trabalha no regime de trabalho remoto (em casa) e o mesmo encontra-se na fase de execução, próximo do início dos testes integrados quando o analista senior do projeto sofre um acidente e deverá ficar 3 meses de licença. O que João deve fazer em relação ao projeto? Continuar acompanhando o projeto já que o mesmo está totalmente documentado e segue por si só. Avisar já aos clientes que o projeto deverá atrasar 3 meses. Esperar um mes para verificar se a licença do analista será realmente de mais 60 dias e então avisar aos clientes que o projeto deverá atrasar. Tomar uma ação corretiva imediatamente para evitar atrasos no projeto. Analisar resposta de risco para a ameaça funcionáriuo doente.
Marque a opção que NÃO contempla um tipo de dependência entre as atividades. Mandatória Condicional Arbitrada Externa Temporal.
Para definirmos a duração das atividades em um projeto consideramos : (marque a única alternativa correta) a sequência lógica das atividades do projeto. as quantidades e disponibilidade dos recursos. a quantidade de atividades que podem ser iniciadas em paralelo. a quantidade de entregas (deliverables) na serem produzidos no projeto. as dependencias mandatórias (obrigatórias) entre as atividades do projeto.
Após definir as atividades para desenvolvimento do projeto, precisamos colocá-las em sequencia e definir os relacionamentos lógicos entre as atividades. Isto porque O sistema é uma sequencia de atividades lógicas. necessitamos identificar as atividades que podem usar a técnica de decomposição. o auditor de qualidade irá questionar a lógica do desenvolvimento do projeto. precisamos saber quais atividades necessitam dos resultados de outras atividades para serem realizadas. precisamos deixar o projeto documentado para futuras manutenções.
Para conceituarmos e compreendermos riscos devemos tem em mente que o risco é um evento ou condição incerta, ou seja, dada a sua ocorrência teremos efeito positivo ou negativo possivelmente sobre uma das seguintes dimensões: escopo, ____________, custo ou qualidade. Marque a opção que completa a afirmativa corretamente. Requisitos Tempo Cliente Tarefa Rede.
São processos de Gerenciamento de Risco, EXCETO: Monitorar e controlar riscos Observar os riscos ao longo do projeto Planejar respostas aos riscos Realizar análise qualitativa/quantitativa dos riscos Identificar os riscos.
O gerenciamento de risco é uma área do gerenciamento de projetos que inclui processos necessários ao tratamento dos riscos. Marque a opção que NÃO contempla uma atividade relacionada ao Gerenciamento de Riscos. Identificar os eventos de risco. Controlar os eventos de risco. Quantificar os eventos de risco. Planejar os eventos de risco. Reagir aos eventos de risco.
São fontes exclusivas de risco em projetos de TI: Disponibilidade de comunicação telefônica inovações com tecnologia de programação não testada Dependencia de mão de obra obsolescencia de equipamento de comunicação móvel Disponibilidade de no-break.
Em relação a riscos, marque a única opção correta: As respostas de risco eliminam os riscos. A analise de risco deve ser fornecida pelo cliente. Os riscos são originados fora do ambiente da empresa. Os riscos estão presentes durante todo o projeto. Os riscos devem ser analisados e tratados quanto a sua probabilidade de ocorrencia.
Um risco é um evento que pode impactar positiva ou negativamente um projeto. Em geral, a análise de riscos vai tentar identificar, principalmente: Identificar os riscos e levantar os problemas que poderão ser ocasionados por eles; Quantificar os riscos; Quantificar os riscos; Quais as pessoas que serão impactadas pelo risco, caso haja uma probabilidade alta de ele ocorrer; Quais as pessoas que serão impactadas pelo risco, caso haja uma probabilidade alta de ele ocorrer;.
O gerenciamento de riscos em um projeto rele dos riscos requer identificação, analise, resposta, monitoramento e controle dos riscos. No processo Análise Quantitativa dos Riscos, qual a saída desse processo? Técnicas de custos. Reavaliação dos riscos. Registro de Riscos. Plano de Gerenciamento de Riscos. Plano de Gerenciamento de Riscos.
Seria considerado risco específico de um projeto para construção de um sistema de folha de pagamento: Arquivo de transação do dia corrompido Falta de luz Inundação Greve de transporte Greve de transporte.
São estratégias para gerenciamento de risco, EXCETO: Prevenir Prevenir Prevenir Melhorar Ignorar.
Segundo o PMBOK, em que processo do gerenciamento de riscos de projetos os riscos devem ser priorizados e avalia- dos quanto à sua probabilidade de ocorrência e impacto? Análise quantitativa de riscos. Planejamento de respostas a riscos. Análise qualitativa de riscos.
 Monitoramento e controle de riscos. Identificação de riscos.
.
Os riscos do projeto podem surgir de todas os fatores/situações abaixo, EXCETO: Organizacionais Técnicos Pessoais Externos Do próprio gerenciamento do projeto.
Para gerenciarmos riscos é necessário que seja feita a identificação, análise, resposta , monitoramento e controle de riscos de um projeto. Também precisamos planejar esse gerenciamento de riscos, objetivando: I - Aumentar a probabilidade de ocorrência de riscos positivos II - Diminuir o impacto de ocorrência de riscos positivos III - Aumentar a probabilidade de ocorrência de riscos negativos IV - Diminuir a probabilidade de ocorrência de riscos negativos Identifique as afirmativas falsas e verdadeiras. (V, F, F, V) (F, F, V, F) (F, V, F, V) (F,V, V,F) (V, F, V, V).
Observando as fontes possíveis de risco em um projeto de TI, assinale a única opção completamente correta: Dependência de mão de obra altamente especializada, Possibilidade de obsolescência, capacitação técnica da equipe do projeto Possibilidade de obsolescência, alta complexidade na definição de requisitos, capacitação técnica da equipe Possibilidade de obsolescência, descontrole de gastos com inovações tecnológicas, dependência de mão de obra altamente especializada Descontrole de gastos com inovações tecnológicas, dependência de mão de especializada normal, alta complexidade na definição de requisitos Velocidade das mudanças na área de TI, Possibilidade de obsolescência, capacitação técnica da equipe do projeto.
O risco é um evento ou condição incerta. Em geral são ocasionados por um conjunto de causas e sua ocorrência poderá acarretar um ou mais impactos. A idenditificação dos riscos engloba a determinação dos riscos que podem afetar o projeto e a documentação completa de suas características. Considerando o ciclo de vida do projeto, " Iniciação, Planejamento, Execução e controle, Encerramento", quais riscos são inrentes a fase "Planejamento"? Definição incompleta, falta de viabilidade, objetivos mal definidos. Falta de apoio da gerência, inexperiência da equipe, falta entendimento. Mudança de escopo, ausência de controle, mão de obra inadequada. Não aceitação pelo cliente, produto não atende (baixa qualidade), problemas no fluxo de caixa. Greves, inexistência de controles, mudança de escopo.
Um projeto pode ter premissas e restrições. É exemplo de premissa de projeto: "Não importa quanto tempo levará para o projeto estar pronto mas só posso gastar R$ 5.000,00 com ele", disse o cliente O prazo do projeto não poderá exceder a 20 meses a partir da data de assinatura do contrato. O setor de Recursos Humanos informou que o mestre-de-obras estará disponivel para o projeto a partir de dezembro. Os tubos de água a serem utilizados na construção da casa devem ser da marca Revigue. No projeto de construção da rodovia deverão ser utilizados operários que morem até 20 quilometros de distancia da obra.
Avalie se são Falsas ou Verdadeiras as seguintes afirmações com relação ao gerenciamento de riscos: I - Riscos estão presentes em ambientes da organização, do projeto ou de ambientes externos à organização. II - Os riscos serão sempre negativos e podem afetar qualidade, custos e prazos de um projeto. III - Os riscos conhecidos são aqueles devidamente identificados e analisados. IV - Para os riscos desconhecidos resta apenas uma alocação de margens de segurança para tentar minimizar os efeitos negativos decorrentes. Assinale a alternativa correta: F, F, V, V V, V, V, V V, F, V, V V, V, F, F V, F, F, V.
Fabiana é responsável pela identificação de riscos do projeto que está gerenciando. Para tanto ela convocou uma reunião a fim de identificar os riscos do projeto. Ela pensa em utilizar a técnica Brainstorming. Qual das atividades abaixo não condizem com a técnica utilizada? Deixar objetivo da reunião anotado em local visivel a todos Anotar as respostas dos participantes em local bem visivel Validar as respostas dos presentes Incentivar a criatividade de todos Todos devem estar sentados de frente para todos.
Dentro do conceito de Qualidade, assinale quais dos itens abaixo são Componentes da Qualidade. 1) Desempenho 2) Confiabilidade 3) Durabilidade 4) Exclusividade 5) Flexibilidade 3, 4 e 5 2, 3 e 5 2, 3 e 4 1, 2 e 3 1, 4 e 5.
Qual é o processo do gerenciamento da qualidade que tem como objetivo garantir que o projeto utiliza todos os processos pertinentes para atendimento dos seus requisitos? Realizar ações corretivas. Realizar o monitoramento da qualidade. Realizar o controle da qualidade. Elaborar o plano da qualidade. Realizar a garantia da qualidade.
A ferramenta que estima a duração de uma atividade multiplicando-se a quantidade de trabalho a ser realizado pelo valor da produtividade chama-se Estimativa análoga estimativa de 3 pontos - mais provável estimativa de 3 pontos - mais pessimista Estimativa paramétrica estimativa de 3 pontos - mais otimista.
Todas as opções a seguir são ferramentas do processo Realizar o controle da qualidade, EXCETO: Diagrama de pareto Inspeção Diagrama espinha de peixe Custo da qualidade Diagrama de dispersão.
Analise as assertivas e classifique-as em V (verdadeiro) ou F (falso). I. A gerência da integração possui atividades distribuídas em todas as fases do PMBOK. II. A gerência de qualidade controla as entregas de acordo com as exigências do cliente. III. A criação da EAP pertence a gerência de escopo. IV. Escopo de produto e projeto tem o mesmo significado. Com base em sua análise, assinale a opção que contem a correta sequencia de V e F para cada assertiva. I - V ; II - V ; III - V ; IV - V I - F ; II - F ; III - V ; IV - F I - V ; II - V ; III - V ; IV - F I - V ; II - F ; III - V ; IV - F I - F ; II - V ; III - F ; IV - V.
Você como gerente de um projeto, acaba de aprovar uma mudança de escopo. Tal mudança pode acontecer como resultado de todas as opções listadas, exceto uma, que é: Mudança na Estrutura Analítica do Projeto (EAP) Mudanca nos requisitos Mudança no escopo do produto Mudança nas restrições do projeto Revisões de cronograma.
A norma ISO estabelece algumas recomendações e estabelece padrões em relação à qualidade. Baseado nisto, o PMBOK recomenda a realização de alguns passos ou processos para o gerenciamento da qualidade de projeto, que são eles: (ASSINALE A OPÇÃO CORRETA) I. Planejamento da qualidade II. Quantificação da qualidade III. Garantir a qualidade IV. Controle da qualidade Apenas I, II, IV. Apenas II, III, IV. Apenas I, III, IV. Apenas I, II, III. Apenas I, II.
O Planejamento da Qualidade preocupa-se com a manutenção do nivel de qualidade da empresa a identificação e definição de padrões de qualidade e métricas de produtividade o nivel de informações contido nos relatórios de desempenho do projeto a identificação e definição de padrões de repetição de rotinas operacionais o tempo de execução do projeto.
"Uma auditoria de qualidade é uma análise estruturada e independente para determinar se as atividades do projeto estão de acordo com as políticas, processos e procedimentos do projeto e da empresa." A alternativa que apresenta a justificativa correta sobre a sentença acima é: Correto, porque sempre que chegamos na parte de Resumos e finalizações, a auditoria de qualidade deve ser feita sem que se discuta quais são os objetivos a que ela se destina Errado, porque as auditorias de qualidade podem ser agendadas ou aleatórias e podem ser executadas por auditores internos adequadamente treinados ou terceiros, externos à organização executora Errado, porque sempre que chegamos na parte de Resumos e finalizações, a auditoria de qualidade deve ser feita sem que se discuta quais são os objetivos a que ela se destina Correto, porque o objetivo de uma auditoria de qualidade é identificar políticas, processos e procedimentos ineficiente e ineficazes em uso no projeto Errado, porque o objetivo de uma auditoria de qualidade é identificar políticas, processos e procedimentosineficiente e ineficazes em uso no projeto.
Todas as opções estão corretas em relação ao gerenciamento da qualidade em projetos, com exceção : Realizar a Garantia da Qualidade: Aplica as atividades de qualidade sistemáticas do planejamento para garantir que o emprego de todos processos necessários para o alcance dos requisitos do projeto Satisfação do cliente: Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente. Isso exige uma combinação de conformidade com os requisitos (o projeto deve produzir o que afirmou que produziria) e adaptação ao uso (o produto ou serviço deve satisfazer as necessidades reais). Melhoria contínua: O ciclo PDCA é a base da melhoria da qualidade Plano de custo da qualidade: Identifica que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma de satisfazê-los Realizar o Controle da Qualidade: Monitora os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar as formas de eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.
Os processos de gerenciamento de qualidade em sua interação devem considerar as questões abaixo, EXCETO: Satisfação do Cliente. Melhoria contínua. Prevenção sobre inspeção. A decomposição das entregas do projeto. Atendimento aos objetivos do cronograma.
Uma inspeção é o exame de um produto de trabalho para determinar se está em conformidade com os padrões documentados. São exemplos de inspeção os seguintes, EXCETO Auditorias Homologações Testes Revisões Revisões por pares.
Ajuda a analisar como os problemas ocorrem. É uma representação gráfica de um processo. Existem muitos estilos, mas todos eles mostram atividades, pontos de decisão e a ordem do processamento. Gráfico de controle Elaboração de fluxogramas Diagrama de dispersão Diagrama de causa e efeito Histograma.
Além das auditorias, assinale a opção que mostra uma atividade que colabora para a garantia da qualidade do projeto: Elaboração do diagrama de casos de uso Consultoria Revisão dos processos críticos e circulares Monitoria Análise do processo.
Ao inserirmos música ambiente no processo de montagem de um automóvel e medirmos o tempo de montagem do mesmo verificamos que este tempo diminuiu. Passamos a adotar a música ambiente como melhor prática de trablalho e a partir de então a música ambiente faz parte do processo de montagem dos automóveis. Todo este processo refere-se a otimização de produção manutenção de produção garantia de desempenho melhoria de processo garantia de qualidade.
Para o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos estão organizados em cinco grupos, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que representa uma ação do grupo de processos de monitoramento. Identificação do caminho crítico do projeto Realizar as estimativas de custo e tempo Identificação das partes interessadas do projeto Selecionar os fornecedores do projeto Aprovação das solicitações de mudanças do projeto.
O gráfico de Pareto vem sendo muito utilizado para identificar e avaliar não-conformidades, e por meio de sua classificação podemos orientar as escolhas de ação (prioridade) para eliminação de problemas e consequente aumento da qualidade. Ele está diretamente ligado a conhecida Lei de Pareto, principio 80/20, ou seja, de forma geral 80% dos problemas se devem a 20% das causas. Essa definição se refere a: Diagrama de dispersão Histograma Diagrama de causa e efeito Gráfico de execução Gráfico de controle.
Assinale a opção que apresenta uma saída do processo Realizar o Controle de Qualidade. Medições de Controle de Qualidade. Lista de verificação da qualidade. Métricas de Qualidade. Amostragem estatística. Informações sobre o desempenho do trabalho.
Assinale a opção que apresenta o diagrama cuja finalidade principal é a determinação da estabilidade e desempenho de um processo: Gráfico de controle Fluxograma Histogramas Diagrama de causa e efeito Diagrama de Pareto.
É exemplo de uma ferramenta para realizar o controle de qualidade em um projeto: Diagrama de Fukuwana Diagrama de causa e efeito Mastergrama Hipsterstorm Diagrama de Otawana.
Dentre as principais técnicas e ferramentas de resumos e finalizações do gerenciamento da qualidade de projeto, qual das alternativas abaixo corresponde a: "DÃO UMA VISÃO DO HISTÓRICO E PADRÃO DE VARIAÇÃO, OFERECENDO UMA ABORDAGEM TEMPORAL, TRAÇANDO NA ORDEM A OCORRÊNCIA DE EXECUÇÃO E COM ELES É POSSIVEL OBTER TENDÊNCIAS, PERCEPÇÃO DE MELHORIAS OU DEGRADAÇÃO, PODENDO SER EMPREGADO PARA MONITORAR TANTO O DESEMPENHO TÉCNICO COMO O DE CUSTOS E DE PRAZOS"? Diagrama de causa e efeito Elaboração de fluxogramas PDCA Gráfico de execução Diagrama de dispersão.
Qual ferramenta não seria adequada como entrada para realizar a garantia da qualidade? Estrutura analítica do projeto Métricas da qualidade Plano de gerenciamento da qualidade Plano de melhorias no processo Medições de controle da qualidade.
Em relação aos custos da qualidade assinale a alternativa correta Custos de falhas internas não geram retrabalho ou descarte O custo da qualidade inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto através de investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos, na avaliação do produto ou serviço quanto ao cumprimento dos requisitos, e ao não-cumprimento dos requisitos (retrabalho). O custo da qualidade não inclui todos os custos incorridos durante a vida do produto através de investimentos na prevenção do não-cumprimento dos requisitos Os custos de falhas geralmente não são categorizados como internos (encontrados pelo projeto) e externos (encontrados pelo cliente). Os custos de falhas também não são chamados de custos de má qualidade.
Assinale abaixo as atividades envolvidas no processo de Controle no gerenciamento de projetos? Medir e monitorar regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto; Definir e refinar os objetivos e planejar a ação necessária para alcançar os objetivos do projeto; Integrar pessoas e outros recursos para realizar o plano de gerenciamento do projeto; Planejar o cronograma de execução do projeto Formalizar a aceitação do produto ou Serviço;.
O _____________________ é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Diagrama de Pareto Diagrama de Ishikawa Diagrama de causa-efeito Histograma Histograma.
Assinale a opção que contem o diagrama que mostra a cadeia de casualidade de problemas: Gráfico de controle Fluxograma Histogramas Diagrama de causa e efeito Diagrama de Pareto.
Um dos objetivos da auditoria de qualidade é Identificar projetos em atraso Identificar politicas ineficientes e ineficazes em uso, no projeto Identificar hiatos entre o balanço contábil e o balanço gerencial do projeto Identificar projetos com orçamento estourado Identificar falta de documentação do projeto orientada ao cliente .
A respeito das tecnicas empregadas no Planejamento da Qualidade, conforme o PMBOK, a análise de processo inclui uma técnica específica para analisar um problema/situação, determinar as causas subjacentes que conduziram a ele e criar ações preventivas para problemas semelhantes. Tal técnica é chamada de diagrama de cauda de peixe projeto de experimentos analise da causa-raiz analise da dispersão analise de Pareto.
Assinale a única alternativa verdadeira em relação ao Encerramento Administrativo em projeto. É opcional em um projeto Responsável por encerrar os contratos firmados durante o projeto. Ocorre somente no final do projeto Ocorre somente no final de cada fase do projeto Ocorre ao final de uma fase do projeto ou ao final do projeto.
Planejar o gerenciamento da qualidade é o processo de identificação dos requisitos e/ou padrões de qualidade do projeto e suas entregas, e de documentação de como o projeto demonstrará conformidade com os requisitos relevantes e/ou padrões de qualidade. Qual é o principal benefício desse processo? Permite identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho É o fornecimento de orientação e instruções sobre como a qualidade será gerenciada e validada ao longo de todo o projeto Identificação de algumas fontes críticas responsáveis pela maioria dos efeitos de um problema Conectar e sequenciar as atividades identificadas Descrever a tendência central, o grau de dispersão e o formato de uma distribuição estatística.
Além das auditorias, assinale a opção que mostra uma atividade que colabora para a garantia da qualidade do projeto: Análise dos processos. Monitoria Consultoria interna. Elaboração do diagrama de casos de uso. Inclusão de novos processos críticos e circulares.
O processo de Garantia da Qualidade utiliza algumas técnicas e ferramentas empregadas no planejamento da qualidade, tais como : (ASSINALE A OPÇÃO CORRETA) I. Auditoria de qualidade II. Ativos de processos organizacionais III. Plano de gerenciamento do projeto Apenas I. Apenas II, III. Apenas I, III. Apenas I, II. Todas.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.