GPTI

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
GPTI

Description:
GESTÃO DE PROJETOS PARA T.I.

Author:
AVATAR

Creation Date:
07/08/2018

Category:
University
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
1 - As atividades relacionadas aos projetos são, muitas vezes, confundidas com as atividades relacionadas as operações. Assinale abaixo a alternativa que aponta esta característica: Projetos devem ser automatizados. As atividades relacionadas as operações são rotineiras e repetitivas enquanto as atividades de projetos tem sua temporalidade definida. Não existe diferença entre os projetos e operações. Operações não devem ser automatizadas As atividades relacionadas a projetos são rotineiras e repetitivas enquanto as atividades de operações tem sua temporalidade definida.
Projeto é o processo de reunir e liderar uma equipe de pessoas e outros recursos, para estimar, planejar, acompanhar e controlar um número de tarefas relacionadas entre si, que resulta num produto final específico, que deve ser criado num prazo, dentro de um orçamento e de acordo com as especificações. Em relação ao conceito de projeto, assinale a definição correta. Projetos sempre enfrentam escopos que são conhecidos Projetos não exigem equipes multidisciplinares. Projetos têm resultados únicos e específicos. Projeto é um esforço contínuo, enquanto operação é um esforço temporário. Todo projeto deve ter como resultado um produto. Serviços não podem ser resultados de projetos.
Em que fase do projeto é elaborado o termo de abertura? Execução Planejamento Iniciação Encerramento Controle.
Assinale qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação ao estabelecimento das restrições e premissas de projetos. As restrições limitam a ação da equipe do projeto e as premissas são consideradas verdadeiras para fins de planejamento. As restrições e premissas são entradas para o processo de iniciação. As restrições consideram verdadeiras as disponibilidades de fornecedores. As premissas limitam o orçamento do projeto. As restrições são consideradas verdadeiras para fins de planejamento e as premissas limitam a ação da equipe. As restrições e premissas sõ devem ser consideradas em grandes projetos.
São características de um projeto a temporalidade e a individualidade. Abaixo são apresentadas outras características dos projetos. Assinale a alternativa que NÃO é uma característica do projeto. Possui sequencia clara e lógica de eventos em seu planejamento. São pautados pela Qualidade, tempo e custo Possui Restrições (limitadores de tempo, custo, recursos) Possui parâmetros bem definidos Não são necessariamente executados por pessoas.
Um projeto inclui: Identificação das necessidades; Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis; Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo; Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diversas partes interessadas. Podemos ainda afirmar que: I. Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. II. O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. III. Os projetos são utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um prestador de serviços contratado. IV. A equipe de gerenciamento de projetos possui uma responsabilidade profissional com suas partes interessadas, inclusive clientes, a organização executora e o público. (assinale a opção correta) I - verdadeira; II - verdadeira; III - falsa; IV - falsa I - verdadeira; II - falsa; III - verdadeira; IV - verdadeira I - verdadeira; II - falsa; III - verdadeira; IV - falsa I - falsa; II - verdadeira; III - verdadeira; IV - falsa I - verdadeira; II - verdadeira; III - verdadeira; IV - verdadeira.
O __________ é o Instituto formado por profissionais da área de projetos e tem como finalidade divulgar boas práticas de gerenciamento de projetos, editou o __________ que é um livro onde tais conhecimentos são explicitado e onde o trabalho de gerenciamento de projetos é dividido em __________ gerências. Assinale a opção que completa corretamente as 3 lacunas existentes no texto acima: PMI, PMBOK, 8 PMI, PMBOK, 9 PMP, PMI, 8 PMP, PMBOK, 9 PMI, PMP, 8.
Qual das alternativas completa corretamente a afirmação? "________________ consiste na aplicação de conhecimentos, ferramentas, habilidades e técnicas as atividades do projeto com a finalidade de atender aos seus requisitos." Gerenciamento de recursos humanos Gestão de conhecimento Gestão de riscos Gerenciamento de projetos Controle de escopo de projetos.
Todas as opções a seguir são características de um projeto, EXCETO: Tem Atividades Inter-Relacionadas Repete-se todos os meses Temporário É feito por pessoas Tem início e término definidos.
O PMBOK é uma das principais publicações do Project Management Institute (PMI), que aborda áreas de conhecimento relativas a gestão de projetos. Sobre algumas dessas áreas, foram feitas as seguintes afirmações: I - Gerenciamento das mudanças do projeto, identificando a sequência lógico-evolutiva das atividades envolvidas no projeto. II - Gerenciamento de escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto. III - Gerenciamento da integração, que procura assegurar a coordenação entre os diversos elementos que compõem o projeto. Está correto o que se afirma APENAS em: I e III I II e III I e II II.
Um projeto bem-sucedido é aquele que: I- termina dentro do tempo e orçamento previsto; II- concluída com utilização otimizada de recursos; III- especifica sobre as entregas de cada fase; Est(á)ão correta(s) a(s) afirmativa(s): Somente os itens II e III; Somente o item II; Somente o item I; Somente os itens I e II; Somente os itens I e III;.
Em 1969 foi fundada uma entidade internacional sem fins lucrativos que congrega profissionais que atuam em áreas relacionadas ao gerenciamento de projetos. Essa entidade registrou as melhores práticas de gerenciamento de projetos em uma obra considerada a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. Assinale a assertiva que contém o nome desse conjunto de práticas: PMI PMO COBIT PMBoK PMP.
Quais das fases a seguir Não fazem parte das fases de um projeto, segundo o PMBoK ? Iniciação, Monitoramento e Encerramento Stakeholders, Planejamento e Controle Domínio, Controle e planejamento. Planejamento, Execução e Stakeholders Comunicação, Controle e Execução.
Em uma conversa entre gerentes de projetos, alguns reclamam de com o é difícil gerenciar projetos na empresa em que trabalham. Alguns reclamam das partes interessadas e da quantidade de mudanças que solicitam. Outros comentam o quanto é difícil consegyir que as pesoas cooperem e trabalhem. Um gerente quer se concentrar nas vantagens da organiação matricial. Assinale o item que gerente menciona. Os relatórios são mais fáceis de compreender. Mais um chefe para a equipes de projeto. As comunicações são mais fáceis. Aumento do controle do gerente de projetso sobre os recursos. As reuniões são realizadas em menor tempo.
____________ É um esforço temporário (início e fim) empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (único). Qual opção esta correta Manutenção DFD Documentação Projeto Produto.
1 - Um gerente de projeto está tentando concluir um projeto de desenvolvimento de software, mas não consegue obter atenção suficiente para o projeto. Os recursos estão concentrados em realizar trabalho relacionado a processos e o gerente do projeto tem pouca autoridade para designar recursos adequadamente. Em qual forma de organização o gerente de projeto trabalha? Facilitador Fraca Funcional Coordenador Coordenador.
1 - Considerando todos os aspectos de um projeto, pode-se dizer que um projeto bem sucedido aquele que: Tem baixo custo Termina antes do prazo Tem baixo risco Usa poucos recursos É realizado conforme planejado.
1 - Em uma organização de matriz fraca, dois gerentes de projetos acabam de perceber que seu poder é limitado. Um deles é facilitador de projetos e o outro atua como coordenador de projetos. Qual é a diferença entre facilitador e coordenador de projetos? O facilitador do projeto está subordinado a um gerente de nível mais alto. O facilitador do projeto não pode tomar decisões em relação ao projeto. O facilitador do projeto pode tomar decisões em relação ao projeto. O facilitador do projeto gerencia o projeto até a entrega do produto/serviço. O facilitador do projeto tem alguma autoridade.
2 - Para um projeto de construção civil, temos no Termo de Abertura do Projeto, entre outras coisas, As premissas e restrições, o orçamento sumarizado e o nome do Gerente do Projeto O orçamento sumarizado, o nome do Gerente do projeto e as datas de entregas da matéria prima necessária para o projeto O orçamento das ferragens necessárias para as fundações, o prazo que as mesmas serão entregues e o retorno sobre o investimento O retorno sobre o investimento, justificativas do projeto e plano de contingência caso alguma ameaça ocorra durante o desenvolvimento do projeto. O cronograma sumarizado, os custos das diversas fases do projeto e o alvará do terreno.
O termo de abertura do projeto é um documento formal que autoriza a existência do projeto. Sobre esse documento é correto afirmar que: Deve conter o caminho crítico do projeto Deve conter as datas de início mais cedo de todas as atividades do projeto Deve conceder ao gerente do projeto a autoridade necessária Deve ser elaborado pelo gerente do projeto Deve conter a decomposição do escopo do projeto.
Em relação ao Termo de Abertura do Projeto (TAP), é correto afirmar que: Fornece o objetivo do projeto apenas com informações sobre: custo e prazo. Tem informação sobre o cronograma do projeto. Autoriza o início do projeto formalmente. Fornece requisitos detalhados do projeto. Identifica detalhadamente os riscos do projeto.
O que não pode ser considerado um dos grandes grupos de processos segundo preconizado no PMBOK: Planejamento Encerramento Monitoramento Iniciação Feedback.
Qual das opções MELHOR descreve um plano de gerenciamento de projetos: A declaração do escopo do projeto Um gráfico de barras Plano de gerenciamento de riscos, escopo, melhoria de processos e outros planos de gerenciamento Uma gráfico de cronograma gerado por um software de gerenciamento de projetos A declaração dos objetivos do projeto.
Qual das listas a seguir dos processos pertencentes à Área de Conhecimento Gerenciamento da Integração do projeto? Criar o termo de Abertura do Projeto, Definir o Escopo, Coletar os Requisitos e Encerrar o projeto ou fase Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto, Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto e Realizar o Controle Integrado de Mudanças Definir o Escopo, Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto e Gerenciar as Expectativas das Partes Interessadas Definir o Escopo, Coletar os Requisitos e Encerrar o Projeto ou Fase Definir o Escopo, Encerrar as Aquisições e Realizar o Controle Integrado de Mudanças.
O Gerenciamento das Comunicações é o elo entre pessoas, ideias e informações. Inclui os processos necessários para assegurar que o manejo das informações, EXCETO: O gerenciamento da informação. A distribuição da informação. O armazenamento da informação. O planejamento da informação. A segurança da informação.
O Plano de Gerenciamento de Comunicação deve fornecer diversas informações, exceto: O tipo de informação a ser distribuído. Métodos de acessar informações entre as comunicações não programadas. O método usado para atualizar e refinar o plano durante o projeto. Os métodos a serem usados para distribuir as informações. Como os dados serão coletados, organizados e arquivados.
A empresa de desenvolvimento de software SoftN contratou um novo gerente para um projeto de desenvolvimetno de um sistema de controle acadêmico. A primeira função designada para esse gerente é fazer o levantamento das partes interessadas nesse projeto. Em qual documento o gerente pode ter acesso a essas informações? Plano de gerenciamento do projeto. Termo de abertura do projeto. Termo contratual de acordo entre as partes. Termo de mudanças do projeto. Termo de trabalho do projeto.
De acordo com o PMBOK Guie, o gerente de projeto é identificado e designado no decorrer de qual processo? Durante o processo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Antes do inicio do processo definir escopo Na conclusão do processo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Antes do inicio dos processos de planejamento Ao final do plano do projeto.
Assinale a opção que apresente corretamente os processos preconizados pelo PMBOK: Inicialização, Planejamento, Execução, Monitoramento e Finalização Iniciação, Planejamento, Execução e Monitoramento Inicialização, Planejamento, Organização, Controle e Finalização Iniciação, Planejamento, Execução, Organização e Encerramento Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle e Encerramento.
Podemos afirmar que NÃO faz parte do processo de Execução da gestão de projetos: Comunicar-se com os envolvidos e interessados no projeto Solucionar conflitos ou problemas que surgem durante a execução Reunir-se com os integrantes da equipe do projeto Monitorar os desvios do programado. Gerenciar a equipe do projeto.
O objetivo do Gerenciamento da Integração é ? Definir o hardware estruturar todo o projeto e garantir que as demais áreas estejam integradas. Controlar as alterações do escopo Definir o escopo Controlar a EAP.
Para o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos estão organizados em cinco grupos, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Analise as alternativas abaixo e aponte aquela que representa uma ação do grupo de processos de encerramento. Documentação das necessidades de negócio do projeto Desenvolvimento da equipe do projeto Arquivamento dos registros e arquivos do projeto Resolução de conflitos Verificação do escopo do projeto.
Analise as afirmativas abaixo: I - O conjunto das fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida do projeto e este engloba as fases que conectam o início de um projeto ao seu final. II - As fases do ciclo de vida de um projeto são exatamente iguais aos grupos de processos de gerenciamento de projetos. III - A transição de uma fase para a outra dentro do ciclo de vida de um projeto em geral é definida por alguma forma de transferência técnica ou entrega IV ¿ O ciclo de vida de um projeto é exatamente coincidente com o ciclo de vida do produto (produto este resultado final do projeto em questão). Quantas das afirmativas acima estão CORRETAS? 4 2 3 0 1.
2 - Bernardo é gerente de projetos de uma empresa multinacional. Ele foi designado para desenvolver o projeto que construirá um projeto de integração da contabilidade de todas as filiais da empresa, ao redor do mundo. Pelo ciclo padrão de planejamento, não faz parte do gerenciamento de integração do projeto e, portanto, Bernardo não precisará fazer, nesta fase: os procedimentos de encerramento do projeto os casos de teste do projeto a declaração de escopo preliminar do projeto o plano de gerenciamento do projeto o termo de abertura do projeto.
2 - Segundo o PMBOK, o objetivo de unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento do projeto é tratado no gerenciamento do escopo na consistência do projeto no gerenciamento da integração nos artefatos do projeto nos dados do projeto.
2 - Qual das afirmativas a seguir MELHOR descreve como as partes interessadas estão envolvidas em um projeto ? Elas ajudam a fornecer premissas, decomposição do escopo do projeto e planos de gerenciamento Elas determinam as necessidades e as restrições dos recursos no projeto Elas ajudam a determinar as restrições e as entregas do produto do projeto Elas não influenciam no projeto até que ele esteja concluído Elas determinam o cronograma, as entregas e os requisites do projeto.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.