Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGQS-UD 3

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
GQS-UD 3

Description:
CHQAO 17

Author:
S Ten Gasparete e Savian
(Other tests from this author)

Creation Date:
08/05/2017

Category:
Others

Number of questions: 38
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
As organizações possuem uma cultura própria, que pode ser definida de diversas formas. Uma das definições bastante aceita é a de: SCHINCARIOL, que afirma que cultura é: Uma maneira de se expressar no trabalho artistico de uma OM. SCHEIN, que afirma que a cultura é: Um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas (SCHEIN apud CHIAVENATO, 2010a, p.158). SHINSHEN, que afirma que a cultura é: Uma padronização básica da arte moderna em teatros e galerias.
Seguindo outra perspectiva, Jacques também definiu cultura como: (Marque todas as assertivas corretas) a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma (JACQUES apud CHIAVENATO, 2010a, p.159). A maneira de interagir dos integrantes da organização, a missão, a filosofia de trabalho, os valores, o comportamento, os assuntos considerados relevantes são parte da cultura organizacional da instituição.
Sustenta que a cultura de uma organização pode ser visualizada através de níveis comentados no quadro a seguir: Williams (2010, p.58) Shakispire (2012, p.69) Willian Papael (2003, p.24).
Marque a assertiva ERRADA referente a afirmação: Outra visão é a de Maximiano (2012), que também divide em três os componentes da cultura organizacional: Valores e crenças: compreendem os aspectos mais difíceis de serem analisados, mais internos à organização. Muitas vezes o que se declara como valores e crenças não é o que realmente é praticado nas organizações. Histórias, mitos e heróis: fazem parte da construção da organização como ela é na atualidade. Representam a tradição e podem criar modelos de comportamento para os funcionários. Para Williams (2010), a cultura organizacional é mantida através dos tempos com história e heróis. Artefatos, linguagens e hábitos: são a parte mais visível, facilmente identificável ao se observar uma organização. Comportamentos, idiomas estrangeiros e tradições: Parte natural do procedimento.
No Portal do Exército Brasileiro (BRASIL, 2013) é possível verificar diversas faces de sua cultura organizacional, conforme citado anteriormente. Os artefatos, linguagens e hábitos compõem a parte mais visível, e mais facilmente perceptível, de uma organização. Há um texto citado naquele portal, denominado “A Profissão Militar”. Estamos falando de qual componente da cultura organizacional? Valores e crenças Artefatos, linguagens e hábitos Histórias, mitos e heróis.
Pode-se dizer que são fortes na cultura do Exército. Como instituição secular e permanente, o Exército faz parte da História deste País desde a sua forma embrionária, na Batalha de Guararapes, até os dias de hoje, e possui como patrono o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Outros heróis foram homenageados com a figura do “Patrono”. Estamos falando de qual componente da cultura organizacional? Histórias, mitos e heróis Valores e crenças Artefatos, linguagens e hábitos.
São características fortes, marcantes, que retratam a maneira costumeira dos integrantes da instituição de pensar e fazer as coisas, portanto, sua cultura organizacional. Tais características são difundidas exaustivamente em suas Escolas de Formação e demais Organizações Militares, tornando sua cultura forte e marcante. Estamos falando de qual componente da cultura organizacional? Valores e crenças Histórias, mitos e heróis Artefatos, linguagens e hábitos.
SÃO CARACTERÍSTICAS DA PROFISSÃO MILITAR: (MARQUE TODAS AS QUE JULGAR CORRETAS) Risco de vida; Sujeição a preceitos rígidos de disciplina e hierarquia Dedicação exclusiva e Disponibilidade permanente Mobilidade geográfica e Vigor físico Formação específica e aperfeiçoamento constante participar de atividades políticas, sindicalizar-se e de participação em greves ou em qualquer movimento reivindicatório Restrições a direitos trabalhistas e Vínculo com a profissão Consequências para a família.
Williams (2010) relaciona os fatores mais importantes para uma cultura organizacional bem-sucedida: (marque todas as corretas) a cultura forte visão adaptabilidade e envolvimento dos funcionários adequabilidade e superação.
Contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isto, preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão. Estamos falando de qual característica da profissão militar? Visão de Futuro do Exército Missão e Visão de Futuro Deveres, Valores e da Ética do Exército.
Até 2022 o processo de transformação do exército chegará a uma nova doutrina − com o emprego de produtos de defesa tecnologicamente avançados, profissionais altamente capacitados e motivados − para que o Exército enfrente, com os meios adequados, os desafios do século XXI, respaldando as decisões soberanas do Brasil no cenário internacional. Esta característica da profissão militar é a(os) Visão de Futuro do Exército Missão Deveres, Valores e da Ética do Exército.
Patriotismo, dever, lealdade, probidade e coragem são características da profissão militar chamada: Missão Deveres, Valores e da Ética do Exército Visão de futuro.
Marque as questões verdadeiras para os conceitos relacionados com o empowerment ou delegação de autoridade: É uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações. A delegação de poderes com o objetivo de aproveitar o capital humano na gestão estratégica é um péssimo vício para as tomadas de decisões dentro da organização. É um conceito de origem inglesa, descrito como o “(...) aumento do poder e autonomia pessoal e coletiva de indivíduos e grupos sociais nas relações interpessoais e institucionais, principalmente daqueles submetidos a relações de opressão, dominação e discriminação social”. Apresenta quatro aspectos principais: poder, desenvolvimento, motivação e valor. É o processo de dar poder às pessoas, ou seja, dar liberdade e informação para ajudar na tomada de decisões e com isso participar ativamente da organização.
O empowerment se baseia em quatro aspectos principais. Assinale a opção que lista corretamente os aspectos citados por Chiavenato (2005): Motivação, divisão de poderes, entusiasmo e liderança. Desenvolvimento, poder, motivação e valor. Poder, desenvolvimento, motivação e liderança. Zelo, poder, desenvolvimento e motivação.
De acordo com Camp (1998), o benchmarking pode ser classificado em quatro tipos: o interno, o competitivo, o funcional e o genérico. Assinale a afirmativa que correlaciona corretamente o tipo de benchmarking e sua descrição: O benchmarking genérico é uma análise que estuda projetos semelhantes que pertencerem a indústrias diferentes. O benchmarking funcional avalia um negócio do empreendimento, usando como parâmetros as funções similares de diversas indústrias líderes deste negócio. O benchmarking interno é aquele utilizado para análise em organizações que não possuem unidades similares que podem ser comparadas. O benchmarking competitivo é usado em análises que confrontam produtos, serviços ou processos do competidor, buscando copiar itens independente de sua qualidade.
Assinale a alternativa que assinala corretamente as características do líder em um estilo de liderança delegativa: Permite um elevado nível de criatividade. Atribui a seus assessores a tomada de decisões especializadas. Estabelece normas rígidas, inspeciona os subordinados nos mínimos detalhes e determina os padrões de eficiência usando um sistema de recompensas e punições. Se reúne com seus subordinados para conversar sobre as áreas de atrito que interferem no trabalho.
Nas organizações existem dificuldades comuns que comprometem o desempenho de um grupo. Assinale a alternativa que descreve corretamente o comportamento dos membros do grupo descrito como “Paradoxo de Abilene”: Tomam decisões que ignoram considerações relevantes, por se acharem acima do bem e do mal. Não conseguem ou não querem trocar informações relevantes. Concordam explicitamente com uma proposição da qual discordam intimamente, por acreditarem que fazem o que os outros colegas esperam Concordam automaticamente com uma proposição, se percebem que um colega já concordou.
O processo de treinamento pode ser dividido em quatro etapas distintas. Assinale a alternativa que indica corretamente essas etapas: Diagnóstico, desenho, inicialização e autoavaliação. Avaliação, diagnóstico, iniciação e desempenho. Diagnóstico, desempenho, iniciação e autoavaliação. Diagnóstico, desenho, implementação e avaliação.
Considerando às dimensões ou categorias em que, segundo Garvin, a qualidade pode ser desmembrada, assinale as assertivas verdadeiras Conformidade reflete o grau em que as características de um produto ou serviço estão de acordo com padrões pré-estabelecidos, ou seja, com sua especificação. Durabilidade expressa a vida útil de um produto podendo ser definida como o tempo pelo qual um produto mantém suas características e perfeito funcionamento em condições normais de uso. Estética considera a probabilidade de mau funcionamento do produto, como tempo de falha, possibilidade de defeitos, entre outros. Desempenho aborda as características básicas de um produto ou serviço e, consequentemente, a capacidade do produto de ser eficaz e eficiente, ou seja, efetivo. Atendimento exprime a “reputação” de um fornecedor daquele que produz algo de qualidade reconhecida, sendo capaz de manter esse nível em outros produtos ou serviços pela qualidade.
Para traçar uma retrospectiva da evolução do pensamento da qualidade, Garvin propôs uma classificação didática em quatro eras ou estágios. Considerando a sequência dos estágios, assinale a opção correta: Inspeção, garantia da qualidade, gestão estratégica da qualidade e controle estatístico da qualidade. Inspeção; controle estatístico da qualidade; garantia da qualidade; gestão estratégica da qualidade. Controle estatístico da qualidade, gestão estratégica da qualidade, garantia da qualidade e inspeção. Controle estatístico da qualidade; inspeção; gestão da qualidade e garantia da qualidade.
Os sistemas de gestão devem ser desenvolvidos de forma a adequar-se aos requisitos de gestão, os quais se caracterizam por uma série de aspectos. Assinale a opção que apresenta corretamente três desses aspectos: Foco no processo, conhecimento do cliente e sistema de informações confiável. Abordagem preditiva, desenvolvimento dos participantes e foco no processo. Liderança da alta direção, visão sistêmica e aprimoramento contínuo. Liderança da alta direção, visão e conhecimento do cliente.
Assinale a alternativa correta. Os fatores críticos de sucesso (FCS) podem ser definidos como sendo: Condições ou variáveis que mantidas ou gerenciadas, podem ter algum impacto sobre o sucesso de uma OM na consecução dos objetivos organizacionais. Áreas específicas de uma organização, que permitem a melhoria do desempenho quando seus resultados forem aqueles esperados, tornando a organização mais competitiva. Áreas específicas de uma organização contribuem para o sucesso de uma OM na consecução dos objetivos organizacionais. Condições ou variáveis que permitem a melhoria do desempenho quando os resultados não forem àqueles esperados.
Assinale a alternativa correta em relação a uma das principais contribuições de Joseph Moses Juran: Método de certificação ISO Comunicação entre departamentos funcionais Qualidade total Escola de administração científica.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do modelo Toyota de produção: Emprego de técnicas de redução do desperdício. Prioridade no controle dos funcionários. Aquisição de mercadorias em abundância. Valorização do cargo de gerente.
Existe uma grande diferença entre chefiar e liderar. Chefiar é atingir objetivos com um grupo, e liderar, como visto, exige comportamento mais complexo, abrangente, motivador e de grande influência interpessoal. verdadeiro falso.
Caravantes (2005, p.505) ensina que “pessoas podem ser líderes sem serem gerentes, ser gerentes sem serem líderes, ou podem ser tanto gerentes como líderes, simultaneamente.” falso verdadeiro.
A liderança militar é uma ferramenta fundamental para a ação plena do comando em qualquer nível, seja estratégico, tático ou operacional e deve ser constantemente desenvolvida. verdadeiro falso.
As instruções provisórias de Liderança Militar - IP 20-10 (BRASIL, 1991, p.2- 1) estabelecem que o Chefe Militar é o “Militar no exercício de um cargo de chefia, de qualquer nível ou natureza, consubstanciando a autoridade legal, o administrador e o líder”. falso verdadeiro.
O Exército Brasileiro, através das Instruções Provisórias IP 20-10, define o conceito de Liderança Militar afirmando que: É a capacidade de influenciar o comportamento humano e conduzir pessoas ao cumprimento do dever. Está fundamentada no conhecimento da natureza humana, compreendendo a análise, a previsão e o controle de suas reações falso verdadeiro.
Para Maximiano (2005) a base da liderança é o poder e existem cinco tipos básicos de poder: marque os conceitos corretos Poder legítimo - É o poder criado e transmitido pela organização. É o mesmo que autoridade. Poder de recompensa - Poder para conceder e negar vários tipos de recompensas. Poder coercitivo - Poder para impor submissão por meio de ameaça psicológica, emocional ou física Pode de especialização - Poder baseado em conhecimento e perícia. Poder referente - Distingue líderes de não-líderes. Esse tipo de poder baseia-se na identificação pessoal, imitação e carisma. Poder de polícia - delegado pela CF.
como pode-se ver no texto das IP 20-10, na estrutura dinâmica da liderança existem quatro fatores: o líder, os liderados, a comunicação e a situação o diretor, a junta , a comissão e a equipe o Cmt, o S Cmt, o estado maior e o estado maior especial.
Em relação ao fator “líder”, pode-se dizer que os líderes possuem traços que influenciam seu estilo de liderança, embora não haja um conjunto de traços ideais que possa definir um líder. Diferentes líderes da história possuíam diferentes traços. Segundo Chiavenato (2000, p.90), esses traços são: Traços físicos: como energia, aparência pessoal, estatura e peso. Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança. Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa. Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa. Traços marcantes: é sempre lembrado pelo seu comando.
Além de possuir os traços adequados ao seu comando, os líderes militares devem satisfazer os seguintes requisitos (BRASIL, 1991): Liderar em tempo de paz para estar preparado em tempo de guerra; Desenvolver os líderes individuais; Desenvolver equipes de liderança; Descentralizar. Centralizar.
Os líderes podem possuir diferentes estilos de liderança. Chiavenato (2010a, p. 454) trabalha as abordagens de liderança de forma abrangente quando escreve que “As principais abordagens sobre liderança são: os três estilos de liderança, a liderança orientada para tarefas ou para pessoas e a grade gerencial”. Referente a grade gerencial marque as conceitos corretos sobre OS TRÊS ESTILOS DE LIDERANÇA DE WHITE E LIPPITT Autocrática: O líder centraliza totalmente as decisões e a autoridade. Liberal: O líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou grupais, participando apenas quando solicitado pelo grupo. Democrática: O líder é extremamente comunicativo, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo. Centralizador: O líder não delega missões Centrada na tarefa: É um estilo de liderança preocupado com a execução da tarefa e com seus resultados imediatos. Centrada nas pessoas: É um estilo de liderança preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões.
A GRADE GERENCIAL: Criada para mostrar que a preocupação com a produção e com as pessoas são complementares e não mutuamente exclusivos. Os líderes devem unir essas duas preocupações para serem eficazes verdadeira falso.
O Exército Brasileiro nas IP 10-20 (BRASIL, 1991) estabelece os tipos de liderança como sendo a autoritária, a democrática e a delegativa. Marque os conceitos verdadeiros A liderança autoritária (autocrática) estabelece a responsabilidade integral do líder que fixa normas, estabelece objetivos e avalia resultados. Ele é o único a encontrar as melhores soluções para a sua equipe e espera que os liderados executem seus planos e ordens sem qualquer ponderação. Já na liderança participativa (democrática), o líder encara como sua responsabilidade o cumprimento da missão através da participação, do engajamento dos homens e do aproveitamento de suas ideias. A liderança delegativa é a mais indicada para assuntos de natureza técnica, para os quais o líder atribui a seus assessores a tomada de decisões especializadas. Deste modo, este tem mais tempo para dar atenção a todos os problemas sem se deter especificamente numa determinada área.
O Exército Brasileiro adota, de uma forma geral, a liderança democrática, esperando que seus líderes conduzam todos ao cumprimento do dever e fortaleçam seus pilares básicos, que são a hierarquia e a disciplina. verdadeira falsa.
O perfil dos líderes do Exército Brasileiro é estruturado de acordo com os aspectos abaixo citados: Ser, Saber, Fazer Fazer, realizar, acontecer Saber, defender, agir.
Report abuse Consent Terms of use