Gqs2018

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Gqs2018

Description:
GQS2018

Author:
AVATAR

Creation Date:
03/05/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Para traçar uma retrospectiva da evolução do pensamento da qualidade, Garvin propôs uma classificação didática em quatro eras ou estágios. Considerando a sequência dos estágios, assinale a opção correta: Controle estatístico da qualidade; gestão estratégica da qualidade; garantia da qualidade e Inspeção. Inspeção; garantia da qualidade; gestão estratégica da qualidade e controle estatístico da qualidade. Inspeção; controle estatístico da qualidade; garantia de qualidade e gestão estratégica de qualidade. Controle estatístico da qualidade; inspeção; gestão da qualidade e garantia da qualidade.
Os sistemas de gestão devem ser desenvolvidos de forma a adequar-se aos requisitos de gestão, os quais se caracterizam por uma série de aspectos. Assinale a opção que apresenta corretamente três desses aspectos: Escolha uma: Foco no processo, conhecimento do cliente e sistema de informações confiável. Abordagem preditiva, desenvolvimento dos participantes e foco no processo. Liderança da alta direção, visão sistêmica e aprimoramento contínuo. Liderança da alta direção, visão e conhecimento do cliente.
Assinale a alternativa correta. Os fatores críticos de sucesso (FCS) podem ser definidos como sendo: Escolha uma: Áreas específicas de uma organização, que permitem a melhora do desempenho quando seus resultados forem aqueles esperados, tomando a organização mais competitiva. Áreas específicas de uma organização contribuem para o sucesso de uma OM na consecução dos objetivos organizacionais. Condições ou varáveis que permitem a melhoria do desempenho quando os resultados não forem àqueles esperados. Condições ou varáveis que mantidos ou gerenciadas, podem ter algum Impacto sobre o sucesso de uma OM na consecução dos objetivos organizacionais. .
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica do modelo Toyota de produção: Escolha uma: Emprego de técnicas de redução do desperdício. Aquisição de mercadorias em abundância Valorização do cargo de gerente. Prioridade no controle dos funcionários. .
Considerando às dimensões ou categorias em que, segundo Garvin, a qualidade pode ser desmembrada, assinale as assertivas verdadeiras. Desempenho aborda as características básicas de um produto ou serviço e, consequentemente, a capacidade do produto de ser eficaz e eficiente, ou seja, efetivo. Conformidade reflete o grau em que as características de um produto ou serviço estão de acordo com os padrões pré-estabelecidos, ou seja, com sua especificação. Durabilidade expressa a vida de um produto podendo ser definida como o tempo pelo qual um produto mantêm suas características e perfeito funcionamento em condições normais de uso. Atendimento exprime a "reputação" de um fornecedor daquele que produz algo de qualidade reconhecida, sendo capaz de manter esse nível em outros produtos ou serviços pela qualidade. Estética considera a probabilidade de mau funcionamento do produto, como o tempo de falha, possibilidade de defeitos, entre outros. .
Assinale a alternativa correta em relação a uma das principais contribuições de Joseph Moses Juran: Escolha uma: Método de certificação ISO Comunicação entre departamentos funcionais Qualidade total Escola de administração científica .
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente os princípios básicos do Total Quality Control e suas descrições, segundo Campos (1992): Escolha uma: Controle e montante: permitir que o mesmo problema ocorra pela mesma causa. Comprometimento da alta direção: tomar decisões somente com fatos e dados. Orientação pelo cliente: produzir e fornecer produtos que atendam concretamente as necessidades dos clientes. Ação orientada por prioridades: identificar os problemas críticos e solucioná-los quando der tempo. .
A falta de espaço para armazenamento da matéria-prima e da produção criou, no Japão, a necessidade de um sistema para identificar a demanda e produzir os bens simultaneamente. Assinale a alternativa correta em relação a esse sistema: Escolha uma: O emprego de máquina em abundância para atender às demandas de produção foi a base do sistema criado para resolver os problemas organizacionais do Japão. Um sistema de controle rigoroso de estoques e aumento das auditorias foi determinante para os resultados excelentes das organizações japonesas. O sistema criado baseou-se no trabalho individual dos engenheiros, determinando a redução de estoques. A redução dos estoques e o trabalho em equipe foram os métodos de sucesso no modelo japonês. .
Assinale a alternativa correta: o foco da gestão da qualidade no âmbito do Exército Brasileiro —levando-se em conta que a natureza das atividades é serem integradas e inseparáveis — deverá ser voltado em todos os níveis da instituição para atividades: Escolha uma: Administrativas e operacionais. Administrativas e sociais Operacionais e socioambientais. Operacionais e logísticas. .
Assinale as opções verdadeiras em relação ao modelo japonês: Incentivaram o empreendedorismo e a inovação em todos os níveis hierárquicos. Usaram métodos e técnicas já existentes na escola de administração científica para a eliminação de todos os tipos de desperdício. A Toyota melhorou a qualidade consertando todos os produtos que saíam de sua linha de produção com defeitos. Conseguiram resultados excepcionais a partir dos conhecimentos de gestão do modelo americano, apesar de inúmeros países terem aprendido aquele modelo. Não copiaram simplesmente o modelo americano. Promoveram o seu desenvolvimento através do melhoramento e adaptação. .
Além de necessidade do cliente, expectativas do cliente e conformidade com as exigências, outras dimensões podem ser alvo da qualidade. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre a dimensão da qualidade e sua descrição: Escolha uma: Valor: Qualidade como luxo, depende da percepção do cliente, seu poder aquisitivo e sua disposição para gastar. Regularidade: qualidade como o melhor que se pode fazer. Adequação ao uso: qualidade como uniformidade, onde os produtos ou serviços são idênticos. Excelência: une os conceitos de qualidade de projeto e ausência de deficiências. .
Assinale as opções verdadeiras para os conceitos relacionados com o empowerment ou delegação de autoridade: É uma ação da gestão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações. É um conceito de origem inglesa, descrito como o "(...) aumento do poder e autonomia pessoal e coletiva de indivíduos e grupos sociais nas relações interpessoais e institucionais, principalmente daqueles submetidos a relações de opressão, dominação e discriminação social". É o processo de dar poder às pessoas, ou seja, dar liberdade e informação para ajudar na tomada de decisões e com isso participar ativamente da organização. Apresenta quatro aspectos principais: poder, desenvolvimento, motivação e valor. A delegação de poderes com o objetivo de aproveitar o capital humano na gestão estratégica é um péssimo vício para as tomadas de decisões dentro da organização. .
Nas organizações existem dificuldades comuns que comprometem o desempenho de um grupo. Assinale a alternativa que descreve corretamente o comportamento dos membros do grupo descrito como "Paradoxo de Abilene": Escolha uma: Concordam explicitamente com uma proposição da qual discordam intimamente, por acreditarem que fazem o que os outros colegas esperam. Concordam automaticamente com uma proposição, se percebem que um colega já concordou. Tomam decisões que ignoram considerações relevantes, por se acharem acima do bem e do mal. Não conseguem ou não querem trocar informações relevantes. .
O empowerment se baseia em quatro aspectos principais. Assinale a opção que lista corretamente os aspectos citados por Chiavenato (2005): Escolha uma: Poder, desenvolvimento, motivação e liderança. Zelo, poder, desenvolvimento e motivação. Motivação, divisão de poderes, entusiasmo e liderança. Desenvolvimento, poder, motivação e valor. .
O processo de treinamento pode ser dividido em quatro etapas distintas. Assinale a alternativa que indica corretamente essas etapas: Escolha uma: Diagnóstico, desenho, inicialização e autoavaliação. Diagnóstico, desempenho, iniciação e autoavaliação. Avaliação, diagnóstico, iniciação e desempenho Diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. .
Assinale a alternativa que assinala corretamente as características do líder em um estilo de liderança delegativa: Escolha uma: Estabelece normas rígidas, inspeciona os subordinados nos mínimos detalhes e determina os padrões de eficiência usando um sistema de recompensas e punições. Permite um elevado nível de criatividade. Se reúne com seus subordinados para conversar sobre as áreas de atrito que interferem no trabalho. Atribui a seus assessores a tomada de decisões especializadas. .
Maximiano (2011) descreve que existem dois tipos de grupos nas organizações: os formais e os informais. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os diferentes tipos de grupos informais: Escolha uma: Grupos permanentes e de interesse. Grupos permanentes e temporários. Grupos temporários e de amizade. Grupos de interesse e de amizade. .
Assinale a alternativa correta em relação aos três estilos de liderança de White e Lippitt: Escolha uma: Democrática, centrada nas tarefas e autoritária. Democrática, centrada nas pessoas e liberal. Autoritária, centrada nas pessoas e democrática. Autocrática, liberal e democrática. .
Assinale as assertivas verdadeiras em relação aos estilos de liderança: A liderança centrada na tarefa é um estilo de liderança preocupado com a execução da tarefa e com seus resultados imediatos. Na liderança democrática o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou grupais, participando apenas quando solicitado pelo grupo. A liderança liberal é um estilo preocupado com os aspectos humanos dos subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante, dentro de maior participação nas decisões. A liderança centrada nas pessoas é um estilo preocupado com o trabalho, na qual o líder é extremamente comunicativo e encoraja a participação das pessoas. Na liderança autocrática o líder centraliza totalmente as decisões e a autoridade. .
O grande desafio para as organizações, no entanto, é manter seus recursos humanos permanentemente habilitados a desenvolver as atividades inerentes da empresa. Assinale a alternativa que indica os aspectos fundamentais na busca pela consecução do sucesso na Gestão de Recursos Humanos, independentemente do tipo de organização: Escolha uma: Diagnóstico, desenho e implementação. Capacitação, atualização permanente e motivação. Disciplina e hierarquia, dedicação exclusiva e vínculo com a profissão. Valores e crenças, mitos e heróis, linguagem e hábitos. .
A cultura organizacional, segundo Williams (2010), pode ser visualizada a partir de diferentes níveis. Assinale a alternativa que registra corretamente esses níveis: Escolha uma: Nível superficial; expressão de valores e crenças; suposições e crenças inconscientes. Princípios, valores e crenças; nível superficial; suposições inconscientes. Nível moderado; princípios, valores e crenças; suposições inconscientes; Suposições e crenças inconscientes; nível moderado; princípios, valores e crenças. .
Assinale as opções verdadeiras para os conceitos referentes aos prêmios de qualidade: O Prêmio Qualidade do Governo Federal foi instituído em 2008, como uma das ações estratégicas do Programa da Qualidade no Serviço Público orientada pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE). Todos os prêmios nacionais da qualidade são construídos com base em princípios e valores que norteiam as organizações para a excelência no desempenho e competitividade, também chamados de Fundamentos da Excelência De acordo com dados apresentados pela Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ), existem hoje cerca de 20 Prêmios Nacionais da Qualidade ao redor do globo. De acordo com Ferreira (2003), as avaliações realizadas nas organizações pelos prêmios de qualidade seguem um modelo que consiste, em geral, na descrição do método e aplicação das práticas de gestão e na descrição dos resultados institucionais, com a apresentação dos indicadores e das conclusões, de acordo com as metas estabelecidas e com a missão organizacional. Os prêmios de qualidade são instrumentos utilizados para realizar a avaliação da gestão dentro das organizações, quer sejam públicas ou privadas. .
O Prêmio Nacional da Qualidade apresenta oito critérios de Excelência. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente alguns desses critérios de acordo com os itens apresentados: Escolha uma: Pessoas, processos, publicidade e housekeeping. Liderança, estratégias e planos, clientes e sociedade. Reconhecimento público, informações, conhecimento e controle de qualidade. Missão, organização, padronização e disciplina. .
Assinale a alternativa correta sobre housekeeping ou "arrumação da casa": Escolha uma: O processo se inicia com o chamado "dia da limpeza", onde serão colocados em prática os conceitos de arrumação, limpeza, descarte e saúde. Esse conceito está baseado em uma filosofia voltada para a mobilização dos integrantes da organização para a resistência às mudanças no ambiente de trabalho. Seu objetivo é mudar a maneira de pensar das pessoas de modo a procurarem um objetivo tanto na vida profissional, quanto particular. É uma metodologia de gestão da qualidade concebida por Kaoru Ishikawa no Japão, inspirado na necessidade de colocar ordem no pais no pós-guerra (1950). .
Assinale a alternativa correta em relação à certificação ISO: Escolha uma: As organizações brasileiras que elaboram a certificação 150 são o SEBRAE, o SENAI e o SENAC. As normas ISO 9000 fornecem uma descrição de como serão feitos os produtos/serviços da organização. A certificação ISO atesta que os produtos/serviços são confeccionados de acordo com os requisitos técnicos corretos. A participação brasileira nos trabalhos de normalização da ISO é efetuada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. .
Marque a opção correta. Representação que tem como finalidade apresentar processos ou fluxos de materiais e operações: Escolha uma: Diagrama de causa e efeito. Diagrama de Pareto. Fluxograma Histograma.
Marque a opção correta. Foi responsável pela produção de novas ideias — conhecidas pelo nome de "revolução do pensamento" sobre a qualidade — que proporcionariam a revitalização da indústria. Suas ideias foram muito bem aceitas pela sociedade e, devido a esse fato, recebeu inúmeros prêmios e honras em diversas partes do mundo todo. Escolha uma: Kaouru Ishikawa. Peter Drucker. Chiavenato Deming.
O seis sigma pode ser implementado em todos os processos, produtos e serviços da organização e sua aplicação está voltada para uma metodologia de desenvolvimento de projetos com forte enfoque estatístico. Assinale as alternativas que apontam os principais benefícios obtidos com a eliminação de defeitos e desperdícios: Escolha uma: Aumento da eficácia dos projetos Aumento da eficácia da missão. Melhoria da qualidade. Diminuição do retorno financeiro em relação aos investimentos realizados. .
O conceito de housekeeping é também chamado de 5S porque, em japonês, as palavras que definem cada fase da implementação do método começam com o som da letra "S", Assinale as opções verdadeiras para as alternativas em relação a esse método: Seisou: padronização. Seiri: organização/utilização/descarte, Seiton: arrumação/ordenação, Seiketsu: disciplina Shitsuke: limpeza/higiene. .
Assinale a opção correta, Teve um papel fundamental para a gestão da qualidade, sendo responsável direto pela mudança da maneira das pessoas pensarem a respeito dos processos de qualidade: Escolha uma: Chiavenato Frederick Taylor Kaoru Ishikawa Peter Drucker.
A implantação do 'seis sigma" segue uma sequência de cinco etapas, Assinale a opção que apresenta a sequência correta dessas etapas: Escolha uma: Mensurar, definir, melhorar, analisar e controlar Analisar, definir, melhorar, mensurar e controlar. Definir, analisar, mensurar, melhorar e controlar Definir, mensurar, analisar, melhorar e controlar.
Assinale as opções verdadeiras para as alternativas em relação à filosofia "seis sigma": Sua implantação segue uma sequência de seis etapas. Sua origem está ligada à necessidade da Motorola em fazer frente à forte concorrência japonesa. A análise e melhoria de processos e a análise dos sistemas de medição são algumas das diversas ferramentas utilizadas pelo ciclo PDCA. Tem por objetivo melhorar o desempenho operacional de uma organização, identificando e tratando suas deficiências. Pode ser implementado em todos os processos, produtos e serviços da organização verdadeiro e sua aplicação está voltada para uma metodologia de desenvolvimento de projetos com forte enfoque estatístico para a eliminação de defeitos e desperdícios. .
Assinale as opções verdadeiras de acordo com as afirmações sobre os Planos de Ação: O primeiro passo é estabelecer a equipe responsável pela elaboração do plano que deve levantar as metas e os respectivos indicadores de desempenho. São a descrição dos passos a serem seguidos em cada estratégia e das ações concretas a serem realizadas. É um instrumento de gestão que tem como fundamento consolidar as ações que devem nortear os integrantes da OM com o propósito de atingir os resultados propostos no nível estratégico da organização. Se envolverem projetos complexos, os militares devem utilizar as Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro (NEGAPEB). Uma preocupação que a equipe de planejamento deve ter na sua elaboração é o alinhamento das ações a serem realizadas às estratégias da OM. .
Assinale as opções verdadeiras em relação às alternativas sobre o Plano de Inovação e Melhoria: A matriz DOFA é um instrumento de gestão constituído por um conjunto de metas e de ações estabelecidas a partir dos resultados obtidos com o processo de autoavaliação. A avaliação da gestão, por apresentar uma visão panorâmica da organização sobre si mesma, pode ser comparada a um atendimento de emergência. Assim, ao fim da elaboração do planejamento estratégico, os Planos de Inovação e Melhoria deverão ser inseridos no Plano de Gestão e enquadrados nas estratégias formuladas para a consecução dos objetivos organizacionais. As oportunidades de inovação e melhoria são itens levantados pela avaliação que devem ser corrigidos. Assim, o mecanismo para a melhoria da gestão da organização é a implantação de um Plano de Inovação e Melhoria. O Plano de Inovação e Melhoria contém metas de implementação ou de melhoria do próprio sistema de planejamento estratégico da organização avaliada. .
Os projetos mais comuns em uma Organização Militar são os projetos simples. Assinale a alternativa que apresenta o método que, por atender perfeitamente esse requisito, deve ser utilizado para assegurar o cumprimento do conjunto de procedimentos previstos no plano de ação. Escolha uma: Fluxograma PDCA 5W2H Matriz GUT.
Após a identificação das oportunidades de inovação e melhoria é possível incluir outras OIM utilizando alguma ferramenta de priorização para atribuir consistência técnica à escolha. Assinale a opção que apresenta esta ferramenta: Escolha uma: Fluxograma Matriz GUT 5W2H PDCA.
A partir da formulação do conjunto de metas referentes às oportunidades de inovação e melhoria (OIM) selecionadas, buscamos a sua operacionalização através dos Projetos de Inovação e Melhoria. Assinale a opção que informa os itens que devem ser minimamente abordados nesses projetos: Escolha uma: Meta, indicadores e responsáveis. Valor, referencial comparativo e metas. Estratégia, gerenciamento e operação. Eficiência, eficácia e impacto. .
Marque a alternativa correta. A avaliação no contexto da gestão de uma organização militar tem como objetivo fundamental: Escolha uma: Identificar os pilares da gestão da organização militar. Definir o caminho que a organização militar deve seguir. Realizar integração de ferramentas de gestão. Verificar o grau de aderência das suas práticas gerenciais em relação ao referencial de excelência em gestão. .
Marque a opção que responde à questão: para que serve a autoavaliação da Organização Militar? Escolha uma: Gerar insumo para o diagnóstico estratégico do plano de gestão. Permitir a confecção correta dos planos de ação. Produzir informações solicitadas pelo escalão superior. Permitir atingir os objetivos organizacionais. .
Marque a opção que responde à pergunta: qual a função dos planos de ação no contexto de uma OM? Escolha uma: Definir as ações concretas para a implementação das estratégias. Descrever como será realizado o planejamento estratégico organizacional. Definir as prioridades do plano de gestão. Produzir informações para o desenvolvimento do ano de instrução.
Em que a organização, para assegurar a consecução dos objetivos organizacionais, deve se concentrar? Marque a alternativa correta. Escolha uma: Visão de futuro Metas Fatores críticos de sucesso Missão.
Em relação as alternativas que apresentam os princípios básicos do Total Quality Control, analise as assertivas e marque a alternativa CORRETA: I. Orientação pelo cliente. II. Ação orientada por evidências. III. Controle de dispersão. IV. Ação de controle. Escolha uma: somente as assertivas I, e II são corretas. somente as assertivas I, e III são corretas. somente as assertivas I, III e IV são corretas. somente as assertivas I, II e IV são corretas. todas as assertivas são corretas.
Marque a opção correta. Em relação ao certificado ISO 9000, é possível afirmar: Escolha uma: Atesta que a organização cumpre as normas de gestão de qualidade da ISO. Autoriza a importação de produtos/serviços da organização. Atesta a qualidade de todos os produtos/serviços de organização. Identifica as organizações que cumprem todas as normas legais existentes. .
Marque a opção correta. São resultados que a Unidade deverá alcançar em um prazo definido para que a visão de futuro seja concretizada: Escolha uma: Visão de futuro Objetivos organizacionais Fatores críticos de sucesso Meta.
Assinale as opções verdadeiras para as alternativas em relação às ferramentas de qualidade: O Diagrama de Pareto é uma técnica, largamente utilizada, que mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem contribuir para que ele ocorra. O fluxograma é uma representação gráfica da sequência de atividades de um processo, que permite uma fácil visualização de cada etapa. O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta da qualidade que consiste de um gráfico que identifica quais os itens (ou causas) são responsáveis pela maioria das perdas. Brainstorming ou "tempestade cerebral" é uma das mais conhecidas técnicas de geração de ideias desenvolvidas originalmente por Osborn em 1938. O ciclo PDCA é uma ferramenta utilizada no planejamento e na implementação de melhorias de processos. .
O sargento-brigada foi incumbido de realizar a análise e a melhoria do processo de autuação de documentos recebidos do protocolo da 1a seção, que estavam chegando com erros de encaminhamento. Nessa situação, assinale a opção que apresenta a ferramenta adequada a ser utilizada por esse militar para descrever graficamente o relacionamento entre o gargalo do processo e as possíveis causas que possam estar gerando tais erros. Escolha uma: cadeia cliente-fornecedor 5W2H diagrama de Ishikawa fluxograma matriz GUT .
Genichi Taguchié reconhecido internacionalmente por sua fundamental contribuição aos programas de aprimoramento da qualidade. Assinale a alternativa correta em relação a esse guru da qualidade: Escolha uma: Defendia que a empresa, para atingir a qualidade de um produto, deveria aprimorar continuamente seu design e o seu processo. Formulou os quatro aspectos absolutos da administração. Criou várias ferramentas de gestão como, por exemplo, o diagrama de causa-efeito. Estabeleceu a gestão pela qualidade total no Japão. .
Saber trabalhar em equipe é um fator importante e uma característica essencial para os militares. A Organização Militar, fundamentada na hierarquia e disciplina, valoriza muito o trabalho em equipe. Assinale as opções verdadeiras para os conceitos referentes ao Trabalho em Equipe no que compete as suas vantagens Pulverização do controle Reduz barreiras entre departamentos Custos administrativos reduzidos Tempo e recursos despendidos em reunião. lealdade dual e possíveis conflitos de subordinação.
Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá. a partir de 1950. ele ensinou altos executivos como melhorar projeto. qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos. incluindo a aplicação de métodos estatisticos como a análise de variantes. Assinale as opções verdadeiras para os conceitos referentes aos 14 pontos de Deming Crie uma visão consistente para a melhoria de um produto ou Serviço Destrua as barreiras entre os departamentos funcionais. Planejamento: estabelece objetivos de desempenho e o plano de ação para atingi-los Melhoria: aperfeiçoamento do desempenho atual para atingimento de novos níveis Não lidere com base no medo Evite usar um estilo autoritário de gestão .
De acordo com Camp (1998), o benchmarking pode ser classificado em quatro tipos: o interno, o competitivo, o funcional e o genérico. Assinale a afirmativa que correlaciona corretamente o tipo de benchmarking e sua descrição: Escolha uma: O benchmarking funcional avalia um negócio do empreendimento, usando como parâmetros as funções similares de diversas indústrias lideres deste negócio. O benchmarking genérico é unia análise que estuda projetos semelhantes que pertencerem a indústrias diferentes. O benchmarking competitivo é usado em análises que confrontam produtos, serviços ou . processos do competidor, buscando copiar itens independente de sua qualidade. O benchmarking interno é aquele utilizado para análise em organizações que não possuem unidades similares que podem ser comparadas. .
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.