IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEC. DA INFORMAÇÃO - Aula 2

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEC. DA INFORMAÇÃO - Aula 2

Description:
IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE TEC. DA INFORMAÇÃO

Author:
AVATAR

Creation Date:
09/03/2019

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Para a implantação da Governança de TI algumas decisões são tomadas quanto a alocação de recursos. Podemos afirmar que para estas demandas de negócios nas empresas são necessários recursos para: Produção de TI e Processos de TI Metodologia dos processos Organizacional TI Projetos de TI e Manipulação de TI Elaboração de Processos Organizacional de TI Projetos de TI e Processos de TI .
Um sistema ERP possui um conjunto de Componentes Centrais que são tradicionais e incluídos na maioria dos sistemas ERP e que focam nas operações internas. E um conjunto de Componentes Estendidos extras que atendem às necessidades organizacionais não satisfeitas pelos componentes centrais e focam em operações externas. Fazem parte dos componentes centrais: Inteligência de negócios, Contabilidade e finanças e Recursos humanos. Inteligência de negócios, Gerenciamento do relacionamento com o cliente e Gestão de cadeia de suprimento. Contabilidade e finanças, Produção e gerenciamento de materiais e Recursos humanos. Recursos humanos, Produção e gerenciamento de materiais e Gestão de cadeia de suprimento. Contabilidade e finanças, Gerenciamento do relacionamento com o cliente e Recursos humanos.
Dentro do contexto de um sistema de folha de pagamento, assinale qual a opção que representa uma informação para o nível operacional: Relatório sintético de admissões no período Relatório detalhdo de Entradas e Saídas por dia Relatório de índice de rotatividade de pessoal Sumário de Inadimplência no semestre Relatório de evolução da inadimplência no período .
O COBIT fornece um modelo para avaliação da maturidade dos processos de TI, baseado neste o processo a escala de avaliação possui 5 graduações. Não existe, Inicial (AD HOC), Receptivo, porém intuitivo, Processo indefinido, Processo Otimizado Existe Inicial (AD HOC), Receptivo, porém intuitivo, Processo indefinido, Processo Otimizado Não existe - Inicial (AD HOC) - Receptivo - porém intuitivo - Processo definido - Processo Otimizado Não existe, Inicial (AD HOC), Conceptivo, porém intuitivo, Processo definido, Processo Otimizado Existe - Inicial (AC HOD) - Receptivo, porém intuitivo - Processo definido - Processo Otimizado .
Relacione as duas colunas indicando que boa prática (coluna 1) deve ser realizada em que cenário de uso (coluna 2) Coluna 1 (Boas práticas) Cenário de uso 1.ISO 9000 a. Objetivos de controle da TI 2. PMBOK b. Processos internos 3. COBit c. Sistema de gestão de qualidade 4. ITIL d. Controle de projeto 5. Planejamento estratégico e. Negócios da empresa Marque a opção que relaciona corretamente as 2 colunas 1-c; 2-d; 3-a; 4-b; 5-e 1-e; 2-a; 3-d; 4-b; 5-c 1-c; 2-d; 3-e; 4-b; 5-a 1-c; 2-d; 3-b; 4-a; 5-e 1-c; 2-e; 3-a; 4-b; 5-d .
A seguir são apresentadas utilidades da TI no contexto das organizações. Assinale a ÚNICA opção que está relacionada com a estratégia das organizações (visão estratégica das organizações). Prover a viabilidade de um negócio Organização dos processos Automação das rotinas da organização Ajuda na rápida circulação da informação pelos setores da empresa Ajuda a empresa na obtenção de vantagens competitivas. .
O COBIT Ele é composto por quatro domínios de atuação que são: Planejamento e Organização, Aquisição e Normatização, Entrega e suporte e Monitoramento e Avaliação. Planejamento e Organização, Estratégia, Manipulação e suporte e Monitoramento e Avaliação. Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Entrega e suporte e Monitoramento e Avaliação. Planejamento e Organização, Aquisição e Implementação, Manipulação e suporte e Monitoramento e Avaliação. Planejamento e Controle, Aquisição e Implementação, Entrega e suporte e Monitoramento e Avaliação. .
Podemos afirmar que na otimização da estrutura de TI, surgiram no mercado modelos como o COBIT e metodologias como ITIL, baseados neste conceito: (I) O COBIT foi criado na década de 80 pela ISA 9000 e pode ser traduzido como Objetivos de Controle para a Informação. (II) O COBIT é um modelo de governança em TI, criado para estruturar e alinhar os recursos e processos de TI com os objetivos do negócio, e os padrões de qualidade com as demandas das áreas da empresa, dos acionistas, organismos regulatórios e entidades externas. (III) O COBIT é um modelo de governança em TI, criado para estruturar e alinhar os recursos somente gerenciais direcionadas as Auditorias internas da Empresa. A partir deste princípio são consideradas corretas: Apenas a afirmação (I) Apenas a afirmação (II) e a (III) Apenas a afirmação (II) Apenas a afirmação (I) e a (II) Apenas a afirmação (III) .
Podemos afirmar que na otimização da estrutura de TI, surgiram no mercado modelos como o COBIT e metodologias como ITIL, baseados neste conceito: (I) O COBIT foi criado na década de 90 pela ISACA e pode ser traduzido como Objetivos de Controle para a Informação e Tecnologia. (II) O ITIL é um modelo de governança em TI, criado para estruturar e alinhar os recursos e processos de TI com os objetivos de aprimorar os setores externos da empresa. (III) O COBIT é um modelo de governança em TI, criado para estruturar e alinhar os recursos somente gerenciais direcionadas as Auditorias internas da Empresa. A partir deste princípio são consideradas corretas: Apenas a afirmação (II) Apenas a afirmação (III) Apenas a afirmação (I) e a (II) Apenas a afirmação (I) Apenas a afirmação (II) e a (III) .
Um sistema de informação (SI) possui componentes que de forma integrada, realizam o trabalho a que o sistema se propõe. Assinale a opção que representa TODOS os componentes do SI. Entrada, processamento e saída Sistema operacional e aplicativos Pessoas, procedimentos e tecnologia da informação (TI) Hardware e banco de dados Hardware, software e sistema de telecomunicações; .
O planejamento e organização da TI devem seguir as áreas de processos do Cobit, que envolve as seguintes atividades: I. Definir um plano estratégico de TI. II. Definir a arquitetura da informação. III. Determinar a direção tecnológica. IV. Gerenciar os investimentos de TI. Apenas I, II, IV. Todas. Apenas II, III, IV. Apenas I, III, IV. Apenas I, IV.
Podemos afirmar que, o COBIT fornece o detalhamento do que deve ser auditado em cada processo, porém não estabelece como os processos devem estar estruturados. Seu foco está na determinação dos controles que devem existir para que a TI cumpra os seus objetivos no que se refere à governança, que são: (I) Alinhamento e entrega de valor para o negócio (pela TI) (II) Correta alocação e controle dos recursos (III) Mitigação dos riscos, evitando perdas. A partir deste princípio são consideradas corretas: Todas afirmativas estão corretas Apenas a afirmação (I) e a (II) Apenas a afirmação (II) Apenas a afirmação (I) Apenas a afirmação (III) .
Qual das afirmativas abaixo está associada ao Cobit Determinar como os processos de TI devem ser estruturados e orientar sobre os controles que devem ser feitos para que a TI cumpra seus objetivos. Tem foco na área estratégica e por se tratar de um framework voltado para o controle, permite que a TI consiga seu desempenho mensurado e seus riscos devidamente apontados e consertados. Não é indicado para o uso em organizações privadas que buscam atender à regulação de TI em áreas como privacidade de informações e relatórios financeiros. Um dos princípios do CobiT é estabelecer como os recursos de TI devem ser gerenciados para atingir os objetivos da TI e os requisitos de negócios. Um dos seus objetivos é a simplificar a gestão de TI por parte dos executivos, que, em muitos casos, são oriundos de outras áreas de conhecimento, minimizando a dependência de conhecimentos tecnológicos para a tomada de decisão em TI. .
Assinale a opção que NÃO apresenta uma consequência do crescimento desordenado da TI nos anos 90. Diversas bases de dados, em SQL, Dbase, Oracle, com redundâncias e inconsistências A qualidade acompanhou o crescimento Softwares não se integram com facilidade aos demais softwares da empresa Inexistência de documentação do sistema, dificultando as atividades de manutenção do sistema Um pedido de alteração de sistema em manutençao com muita demora, pois o programador leva tempo ate descobrir como acoplar a alteração necessária .
Assinale a opção que apresenta uma VANTAGEM do desenvolvimento da aplicação internamente (com recursos da própria TI da empresa) Maior complexidade Melhor adequação aos padrões e procedimentos da empresa Tende a gastar mais tempo de desenvolvimento e implantação Maior risco Menos incertezas.
Assinale a opção que apresenta uma boa prática que foca no cliente e nos serviços de TI: ISO 9000 COBit ITIL Balanced ScoreCard PMBOK.
Podemos afirmar que na otimização da estrutura de TI, surgiram no mercado modelos como o COBIT e metodologias como ITIL, baseados neste conceito: (I) O COBIT foi criado na década de 90 pela ISACA e pode ser traduzido como Objetivos de Controle para a Informação e Tecnologia. (II) O COBIT é um modelo de governança em TI, criado para estruturar e alinhar os recursos e processos de TI com os objetivos do negócio, e os padrões de qualidade com as demandas das áreas da empresa, dos acionistas, organismos regulatórios e entidades externas. (III) O COBIT é um modelo de governança em TI, criado para estruturar e alinhar os recursos somente gerenciais direcionadas as Auditorias internas da Empresa. A partir deste princípio são consideradas corretas: Apenas a afirmação (II) e a (III) Apenas a afirmação (I) Apenas a afirmação (II) Apenas a afirmação (III) Apenas a afirmação (I) e a (II) .
Sobre Enterprise Resource Planning, assinale a alternativa INCORRETA: Ocasiona redução de mão de obra pela integração de processos e pela simplicidade da sua implantação. Proporciona a redução de custos do processo no longo prazo, através da eliminação de etapas de processos manuais. Estimula o atendimento de forma mais rápida à demanda, deixando de perder receita. Promove o melhor aproveitamento do material em processo através da redução de custos de estoques em processo. Acarreta a melhoria da qualidade do produto, redução dos custos das não conformidades e redução de refugos. .
Podemos afirmar que, o COBIT fornece o detalhamento do que deve ser auditado em cada processo, porém não estabelece como os processos devem estar estruturados. Seu foco está na determinação dos controles que devem existir para que a TI cumpra os seus objetivos no que se refere à governança, que são: (I) Manipulação de valor para o negócio (pela TI) (II) Correta distribuição dos recursos apresentados no negócio (III) Mitigação dos riscos, evitando perdas. A partir deste princípio são consideradas corretas: Apenas a afirmação (I) e a (II) Todas afirmativas estão corretas Apenas a afirmação (II) Apenas a afirmação (I) Apenas a afirmação (III) .
Uma empresa pode ter sua estrutura de decisões relacionadas a TI organizada de diversas maneiras. Assinale a alternativa CORRETA. Duopólio de TI - neste padrão, as decisões são derivadas de acordo entre os executivos de TI e outros grupos de negócio. Anarquia - neste padrão, os executivos seniores de negócio tomam as decisões relativas à TI. Monarquia do negócio - neste padrão, tanto a matriz, a holding ou o board, juntamente com as unidades de negócio, tomam as decisões relativas à TI. Monarquia de TI - neste padrão, os executivos seniores de negócio tomam as decisões relativas à TI Feudal - neste padrão, indivíduos e pequenos grupos tomam suas próprias decisões baseados em suas necessidades locais .
Qual o objetivo da implantação de Sistema de Gestão do Conhecimento (KMS)? Dar suporte ao reconhecimento e uso do "know-how" de uma organização, através da difusão do conhecimento explicito e tácito. Mapear o reconhecimento e uso do "know-how" de uma organização, com objetivo de identificar quem são as pessoas que possuem cada conhecimento, para agilizar a execução das tarefas. Estimular o interesse nos colaboradores de uma organização à busca de novos conhecimentos. Entender os conhecimentos necessários em uma organização, para maior aproveitamento de capacitações e treinamentos. Dar suporte ao reconhecimento e uso do "know-how" de uma organização, através da difusão do conhecimento tácito, já que o explícito não pode ser distribuído. .
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.