Implementação de Banco de Dados

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Implementação de Banco de Dados

Description:
Aula 1 a 5

Author:
AVATAR

Creation Date:
14/11/2018

Category:
Computers
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
Considere a tabela aluno mostrada abaixo: Qual o atributo poderia ser chave candidata da tabela acima? endereco Não existe atributo que poderia ser chave candidata. cpf.
Em banco de dados, todo método de controle de concorrência deve evitar anomalias de sincronização. Essas anomalias estão relacionadas a: I - perda da consistência do banco. II - acesso via ODBC. III - acesso a dados inconsistentes. IV - consulta recursiva. V - perda de atualizações. I, IV e V. I, II e IV. I, III e V.
Relacione as colunas abaixo: (1) Tabela bidimensional, composta por linhas e colunas de dados (2) Coluna (3) Linha (4) Conjunto de valores de um atributo (5) Nomes das relações seguidas pelos nomes dos atributos, com chaves primária e estrangeiras identificadas ( ) Esquema ( ) Atributo ( ) Tupla ( ) Relação ( ) Domínio 5,2,3,4,1 5,2,1,3,4 5,2,3,1,4.
Os conceitos de banco de dados relacional refletem o nível de abstração dos dados. Desta forma, marque a alternativa que se refere à instância da entidade. Pode ser modificado com o uso dos comandos DDL. Uma chave estrangeira é sempre uma chave primária em outra tabela. Pode ser considerado como o resultado da aplicação do SELECT.
De uma chave primária é certo afirmarmos: I Pode ser simples ou composta II Não pode constar entre as chaves candidatas da relação III O atributo da chave primária deve ser único I, II e III I e III II e III.
Considere o texto a seguir e complete as lacunas, com as expressões constantes nas alternativas, respeitando a correlação sequencial em que estão dispostas. Uma ..................... é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores distinguem uma linha das demais, dentro de uma tabela. Uma ...................... é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores aparecem, necessariamente, na ........................ de uma tabela. Em alguns casos, mais de uma coluna ou combinações de colunas podem servir para distinguir uma linha das demais. Uma das colunas (ou combinação de colunas) é escolhida como ..................... As demais colunas ou combinações são denominadas ........................ A seqüência correta encontra-se apenas em: Chave primária; chave estrangeira; chave primária; chave primária; chaves estrangeiras. Chave primária; chave estrangeira; chave primária; chave secundária; chaves alternativas. Chave primária; chave estrangeira; chave primária; chave primária; chaves alternativas.
É responsável por garantir a Integridade Referencial: Chave Candidata Chave Primária Chave Estrangeira.
Analise as afirmações a seguir, relativas ao conceito de chave primária: i. Pode ser composta por um ou vários atributos. ii. Não admite duplicidade de valores, exceto no caso de valores nulos. iii. Deve ser definida durante a construção do modelo de E-R. Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. Todas as afirmações são verdadeiras. As afirmações II e III são falsas.
Uma chave candidata é: uma coluna ou uma combinação de colunas, cujos valores aparecem necessariamente na chave primária de uma tabela. um conjunto de atributos que descrevem as características dos elementos a serem modelados. uma ou mais colunas que identificam univocamente a relação, porém não fazem parte da chave primária.
[Concurso: MPE-AL ¿ Técnico do Ministério Público -Geral, 2018] O conjunto de programas responsável pelo gerenciamento de uma base de dados e que, entre outras funções, suporta uma linguagem de consulta, gera relatórios e disponibiliza uma interface para que os seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados, é chamado de Modelo Entidade Relacionamento (MER). Banco de Dados Relacional (BDR). Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD).
Com relação a arquitetura distribuída de computadores utilizadas em SGBDs, marque a resposta correta: I.Divide o processamento entre o cliente e o servidor. II.Comumente usada em aplicações web, na qual as camadas são: interface com o usuário, lógica do negócio e banco de dados. III.A aplicação pode ser dividida em vários computadores em uma rede distribuída. As características acima são, respectivamente, referentes as arquiteturas: Cliente/Servidor, 3 Camadas, Multicamadas (N camadas) Cliente/Servidor, 3 Camadas , 3 Camadas Cliente/Servidor, Multicamadas (N camadas), 3 Camadas.
Analise as seguintes afirmações: "(1) A restrição de integridade referencial diz que chave primária em uma relação não pode ter seu valor nulo PORQUE (2) esta chave identifica as tuplas da relação" Podemos afirmar: As duas afirmações são verdadeiras e a primeira justifica a segunda. A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
Considere o esquema: Aluno(matricula, cpf, nome, endereço). Assinale a alternativa que não representa uma super-chave deste esquema. matricula, endereco nome, endereço cpf, nome.
Admitindo as relações abaixo especificadas, marque a alternativa que representa a consulta em álgebra relacional que responde corretamente a seguinte pergunta: quais os nomes dos alunos e seus respectivos cursos? Alunos(matricula, nome, endereco, cpf, cod_curso) Cursos(codigo, nome_curso) ᴨnome, nome_curso(σcod_curso=codigo (Alunos X Cursos)) ᴨnome, nome_curso(σmatricula=codigo (Alunos X Cursos)) σnome, nome_curso(ᴨcod_curso=codigo (Alunos X Cursos)).
Em relação a álgebra relacional, o operador de _____________ permite combinar seleções e um produto cartesiano em uma só operação. União Projeção Junção.
Considere as relações: ALUNO (matriculaluno, nomealuno, endereço, telefone) CURSA (matricula, codigo) matricula REFERENCIA matriculaluno em ALUNO codigo REFERENCIA codigodisciplina em DISCIPLINA DISCIPLINA (codigodisciplina, nomedisciplina, creditos) A consulta em álgebra relacional que responde a questão "Quais os alunos (nome e matrícula) que cursam a disciplina com código CCT0199" está corretamente representada em: π matriculaaluno, nomealuno (ALUNOmatriculaluno = ⋈matricula (σcodigo = CCT0199 (DISCIPLINA))) π matriculaaluno, nomealuno (ALUNO matriculaluno = ⋈matricula DISCIPLINA) π matriculaluno, nomealuno (ALUNO matriculaluno = ⋈matricula (σcodigo = CCT0199 (CURSA))).
De acordo com a tabela a seguir, como fica a instrução de seleção para recuperarmos os funcionários possuem ID maior do que 102, trabalham no Departamento 10 e ganham mais de R$ 2.000,00 de Salário? σ ID > 102 E id_Depto = 10 E Salario > 2000 (Empregado) σ ID = 102 E id_Depto = 10 E Salario > 2000 (Empregado) σ ID > 102 OU id_Depto = 10 E Salario > 2000 (Empregado).
Considere as relações: PROFESSOR (matriculaprf, nomeprf, titulacao, anoadmissao) MINISTRA (matricula, codigo) matricula REFERENCIA matriculaprf em PROFESSOR codigo REFERENCIA codigodisciplina em DISCIPLINA DISCIPLINA (codigodisciplina, nomedisciplina, creditos) A consulta em álgebra relacional que responde a questão "Quem são os professores (nome e matrícula) que ministram a disciplina Implementação de Bancos de Dados" está corretamente representada em: π matriculaprf, nomeprf (PROFESSOR matriculaprf = ⋈matricula (MINISTRA codigo = ⋈codigodisciplina (σnomedisciplina = "Implementação de Bancos de Dados" (DISCIPLINA))) π matriculaprf, nomeprf (PROFESSOR matriculaprf = ⋈matricula (σnomedisciplina = "Implementação de Bancos de Dados" Não existe consulta que responda a esta questão.
Em relação a álgebra linear é correto afirmar que: I - A operação de projeção é aplicada sobre apenas uma relação visando selecionar um subconjunto de tuplas (com todos os seus atributos). II O produto cartesiano é uma operação binária que combina todas as tuplas de duas tabelas. III - A operação de seleção é aplicada sobre apenas uma relação de visando projetar os atributos de uma relação de acordo com uma lista de atributos oferecida. Estão corretas: Somente III Somente a II II e III.
Sejam as relações: T1 = π nome (σ(sexo="FEMININO") and (salário>1500) (EMPREGADO)) T2 = π nome (σ dept=5 (EMPREGADO)) A relação T3 = T1 - T2 conterá: Nome de todas mulheres que ganham mais do que 1500 e estão lotadas no departamento 5. Nome de todas mulheres que ganham mais do que 1500 ou estão lotadas no departamento 5. Nome de todas mulheres que ganham mais do que 1500 e não estão lotadas no departamento 5.
Uma linguagem de consulta procedural, onde o objetivo fundamental é permitir a escrita de expressões relacionais é denominada de álgebra relacional. Com suas operações fundamentais é possível exprimir qualquer consulta nesta linguagem. Sendo assim, para apresentar os dados de acordo com a tabela abaixo, marque a alternativa correta que descreve a álgebra a ser utilizada. πNome, Qualidade, Qtde(σProduto.Cod_Prod = Estoque.Cod_Prod) σProduto.Cod_Prod = Estoque.Cod_Prod(πNome, Qualidade, Qtde) πNome, Qualidade, Qtde(σProduto.Cod_Prod = Estoque.Cod_Prod(Produto X Estoque)).
A relação T1 abaixo conterá: T1 = π nome, sexo,salário,dept (σ(sexo="MASCULINO") and (salário<5000) (EMPREGADO)) Nome, sexo, salário e depto de todos os empregados homens que ganham menos que 5000 Nome, sexo, salário e depto de todos os empregados que ganham menos que 5000 Esta não é uma consulta válida.
A partir da tabela abaixo, identifique a expressão, em álgebra relacional, que permite listar a matrícula dos funcionários do setor de Projetos: π matricula (σ setor = "Projetos" (Funcionarios_ste)) π setor = "Projetos" (σ matricula (Funcionarios_ste)) σ matricula (π setor = "Projetos" (Funcionarios_ste)).
Considere a relação: FILME (nome, diretor, tempoduracao, genero, ano) A consulta em álgebra relacional que retorna o nome e o ano de todos os filmes de ação com tempo de duração entre 120 e 180 minutos. π nome, ano (σ(genero = "ação" OR tempoduracao >= 120 AND tempoduracao <= 180) (FILME) ) π nome, ano (σ(genero = "ação" AND tempoduracao >= 120 AND tempoduracao <= 180) (FILME) ) π nome, ano (σ(genero = "ação" AND tempoduracao >= 120 AND tempoduracao <= 180) (FILME) ).
A operação da álgebra relacional que recupera linhas em uma tabela é denominada: Seleção Projeção Junção.
Considere o script: CREATE TABLE PECA (CODIGO NUMERIC(5) NOT NULL, DESCRICAO VARCHAR(20) NOT NULL, ESTOQUE NUMERIC(5) NOT NULL, PRIMARY KEY(CODIGO)); Após a criação desta tabela, o comando que inclui a tupla (1234, "lápis de cor", 500) está representado em: INSERT INTO PECA (1234, "lápis de cor", 500); INCLUDE INTO PECA (1234, "lápis de cor", 500); INSERT INTO PECAS ("1234", "lápis de cor", 500);.
Dado o seguinte requisito funcional: É necessário cadastrar a matrícula, o nome e o curso dos alunos, e sabendo que um aluno pode fazer mais de um curso e um curso ter mais de um aluno. Qual das questões representa a normalização correta de um banco de dados relacional? CREATE TABLE CURSOS (CODIGO INTEGER, DESCRICAO VARCHAR(100), PRIMARY KEY (CODIGO)); CREATE TABLE ALUNOS (MATRICULA INTEGER, NOME VARCHAR(100), PRIMARY KEY (MATRICULA)); CREATE TABLE INSCRICAO (ALUNO INTEGER, CURSO INTEGER, PRIMARY KEY (ALUNO,CURSO)); CREATE TABLE CURSOS (CODIGO INTEGER, DESCRICAO VARCHAR(100), PRIMARY KEY (CODIGO)); CREATE TABLE ALUNOS (MATRICULA INTEGER, NOME VARCHAR(100), CURSO INTEGER, PRIMARY KEY (MATRICULA)); CREATE TABLE CURSOS (CODIGO INTEGER, DESCRICAO VARCHAR(100), PRIMARY KEY (CODIGO)); CREATE TABLE ALUNOS (MATRICULA INTEGER, NOME VARCHAR(100), PRIMARY KEY (MATRICULA)); CREATE TABLE INSCRICAO (ALUNO INTEGER, CURSO INTEGER, PRIMARY KEY (ALUNO,CURSO), FOREIGN KEY (ALUNO) REFERENCES ALUNOS (MATRICULA), FOREIGN KEY (CURSO) REFERENCES CURSOS (CODIGO));.
Para excluir tuplas de uma tabela devemos utilizar? DROP DELETE UPDATE.
SQL é uma linguagem? Para manipulação de banco de dados. Para criação de scripts. Para criar regras de negócios que rodam no servidor.
(CONSULPLAN - 2012) Ao contrário das linguagens tradicionais, que são procedimentais, SQL é uma linguagem declarativa, que integra três sublinguagens: Data Manipulation Language (DML), Data Definition Language (DDL) e Data Control Language (DCL). Um comando DML e outro DDL são, respectivamente: Update e Grant. Update e Drop. Delete e Update.
Partindo da tabela a seguir, considerando que a mesma já foi criada de acordo com essa ordem de atributos, como ficaria o comando SQL para aumentar em 10% o valor unitário de cada produto? UPDATE X_PROD SET VALOR_UNIT = VALOR_UNIT + 10 /100; UPDATE X_PROD SET VALOR_UNIT = VALOR_UNIT * 10 /100; UPDATE X_PROD SET VALOR_UNIT = VALOR_UNIT + VALOR_UNIT * 10 /100;.
Na figura é exibida a estrutura da tabela TCC. Deseja-se realizar uma mudança nesta tabela que não permita o cadastro de um TCC contendo o mesmo título que um TCC já cadastrado previamente. Assinale qual a alternativa abaixo realiza esta mudança corretamente: ALTER TABLE TCC ADD TITULO (UNIQUE); ALTER TABLE TCC CHANGE UNIQUE(TITULO); ALTER TABLE TCC ADD UNIQUE(TITULO);.
Representa a linguagem de manipulação de dados: DML DCL DRL.
Como ficaria o comando SQL para criar a tabela a seguir? CREATE TABLE X_EMPR ( CODIGO NUMBER(5) PRIMARY KEY, DESCRICAO VARCHAR2(40) NOT NULL UNIQUE, QUANTIDADE NUMBER(8), VALOR_UNIT NUMBER(9,2) ) CREATE TABLE X_PROD ( CODIGO VARCHAR2(5) PRIMARY KEY, DESCRICAO VARCHAR2(40) NOT NULL UNIQUE, QUANTIDADE NUMBER(8), VALOR_UNIT NUMBER(9,2) ) CREATE TABLE X_PROD ( CODIGO NUMBER(5) PRIMARY KEY, DESCRICAO VARCHAR2(40) NOT NULL UNIQUE, QUANTIDADE NUMBER(8), VALOR_UNIT NUMBER(9,2) ).
O comando SQL que apaga um tabela é: DELETE TABLE DROP TABLE REMOVE TABLE.
Durante a criação de uma tabela, é detectada a necessidade de se definir um atributo de texto que armazenará dados com tamanhos entre 2000 e 3000 caracteres. Qual é o tipo adequado a ser usado este atributo neste caso? LONG VARCHAR2(tam) CHAR(tam).
O comando SQL para excluir os registros da tabela Aluno, cujo campo nome comece com a letra M, é: DELETE FROM Aluno WHERE nome LIKE 'M%'. DELETE FROM Aluno WHERE nome='M'. DELETE FROM Aluno WHERE nome SUCH '%M'.
Qual o efeito da seguinte instrução no banco de dados? DELETE FROM tabela Exclui todas as linhas da tabela Exclui a tabela do banco de dados Exclui todas as colunas da tabela.
Partindo da tabela a seguir, considerando que a mesma já foi criada de acordo com essa ordem de atributos, como ficaria o comando SQL para inserir um registro na tabela? INSERT INTO X_PROD VALUES ( 20, 'TV Led 40 polegadas', 400, 3000); INSERT INTO X_PROD VALUES (20, TV Led 40 polegadas, 400, 3000); INSERT INTO X_PROD VALUES ('20', 'TV Led 40 polegadas', '400', '3000');.
Assinale a opção que possui o comando CREATE TABLE que cria corretamente a tabela "Alunos", segundo o seguinte esquema de banco de dados: Alunos(matricula, nome, endereco, cod_curso) Cursos(codigo, nome) Admitindo que os campos "matricula" e "codigo" são chaves primárias de suas tabelas e que o campo "cod_curso" é chave estrangeira da tabela "Cursos" na tabela "Alunos". create table Alunos ( matricula int not null, nome varchar(50) not null, endereco varchar(255) null, cod_curso int not null, constraint pk_alunos primary key (matricula), constraint fk_alunos_cursos foreign key (cod_curso) references Cursos(codigo) ) create table Alunos ( matricula int not null, nome varchar(50) not null, endereco varchar(255) null, cod_curso int not null, constraint pk_alunos primary key (matricula), constraint fk_alunos_cursos foreign key (codigo) references Cursos(cod_curso) ) create table Alunos ( matricula int not null, nome varchar(50) not null, endereco varchar(255) null, cod_curso int not null, constraint pk_alunos primary key (nome), constraint fk_alunos_cursos foreign key (cod_curso) references Cursos(codigo) ).
Qual o efeito da seguinte instrução no banco de dados? UPDATE Funcionarios SET salario = salario * 1.1 Todos os funcionários passam a ganhar 1.1 Todos os funcionários recebem um aumento de 10% Os funcionários ativos recebem aumento.
Considere o esquema abaixo: PROFESSOR (matriculaprf, nomeprf, titulacao, anoadmissao) MINISTRA (matricula, codigo) matricula REFERENCIA matriculaprf em PROFESSOR codigo REFERENCIA codigodisciplina em DISCIPLINA DISCIPLINA (codigodisciplina, nomedisciplina, creditos) CREATE TABLE PROFESSOR ( MATRICULAPRF NUMBER(5) NOT NULL,NOMEPRF VARCHAR(20) NOT NULL, TITULACAO VARCHAR (15) NOT NULL, ANOADMISSAO VARCHAR (4) NOT NULL, PRIMARY KEY (MATRICULAPRF)); CREATE TABLE DISCIPLINA ( CODIGODISCIPLINA VARCHAR (5) NOT NULL,NOMEDISCIPLINA VARCHAR(20) NOT NULL, CREDITOS NUMBER (2) NOT NULL, PRIMARY KEY (CODIGODISCIPLINA)); CREATE TABLE MINISTRA (MATRICULA NUMBER (5) NOT NULL, CODIGO VARCHAR (5) NOT NULL, PRIMARY KEY (MATRICULA, CODIGO), FOREIGN KEY MATRICULA REFERENCES PROFESSOR (MATRICULAPRF), FOREIGN KEY CODIGO REFERENCES DISCIPLINA (CODIGODISCIPLINA)); CREATE TABLE PROFESSOR ( MATRICULAPRF NOT NULL,NOMEPRF NOT NULL, TITULACAO NOT NULL, ANOADMISSAO NOT NULL, PRIMARY KEY (MATRICULAPRF)); CREATE TABLE DISCIPLINA ( CODIGODISCIPLINA NOT NULL,NOMEDISCIPLINA NOT NULL, CREDITOS NOT NULL, PRIMARY KEY (CODIGODISCIPLINA)); CREATE TABLE MINISTRA (MATRICULA NOT NULL, CODIGO NOT NULL, PRIMARY KEY (MATRICULA, CODIGO), FOREIGN KEY MATRICULA REFERENCES PROFESSOR (MATRICULAPRF), FOREIGN KEY CODIGO REFERENCES DISCIPLINA (CODIGODISCIPLINA));.
Ano: 2010 - Banca: ESAF - Órgão: MPOG - Prova: Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação Em uma SQL a Linguagem de Manipulação de Relacionamentos compreende os comandos para construir tabelas em um banco de dados. a Linguagem de Manipulação de Dados compreende os comandos para inserir, remover e modificar informações em um banco de dados. a Linguagem de Definição de Dados fornece tabelas para criação e modificação de comandos.
Qual das consultas a seguir responde a seguinte pergunta: quais os nomes dos alunos que possuem média maior que 6 e idade não superior a 30 anos? SELECT nome FROM professores WHERE media > 6 AND idade <= 30 SELECT nome FROM alunos WHERE media > 6 AND idade <= 30 SELECT nome FROM alunos WHERE media >= 6 OR idade <= 30.
De acordo com o modelo de dados definido pelas tabelas a seguir, indique a instrução SQL adequada para: Apresentar apenas os nomes completos dos Empregados que trabalhem nos Departamentos 11, 21, 22, 31, 42 ou 51. SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE ID_DEPTO IN (11, 21, 22, 31, 42, 51); SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE ID_DEPTO ON (11, 21, 22, 31, 42, 51); SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE ID_DEPTO =11 AND ID_DEPTO =21 AND ID_DEPTO =22 AND ID_DEPTO =31 AND ID_DEPTO =42 AND ID_DEPTO =51;.
Ao selecionar os dados de uma tabela, para visualização ou outra necessidade podemos restringir o seu espectro de visualização utilizando a cláusula: FROM UNTIL WHERE.
De acordo com o modelo de dados definido pelas tabelas a seguir, indique a instrução SQL adequada para: Apresentar apenas os nomes completos dos Empregados que tem salario entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00. SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE SALARIO 1000 BETWEEN 2000; SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE SALARIO BETWEEN 1000 TO 2000; SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE SALARIO BETWEEN 1000 AND 2000;.
O esquema de banco de dados apresentado abaixo faz parte de um banco de dados criado a partir de um conjunto de dados públicos de captura de tubarões entre os anos de 2001 e 2013 na costa da Austrália. Os dados podem ser baixados no endereço: https://data.qld.gov.au/dataset/shark-control-program-shark-catch-statistics/resource/5c6be990-3938-4125-8cca-dac0cd734263 Características do esquema: Chave primária sublinhada e chave estrangeira em itálico. Seguem algumas tabelas do Esquema: Espécie (IDEspécie, IDOrdem. Nome_Científico, TamMaior, TamMenor, TamMédio) Tubarão (IDTubarão, IDEspécie, Comprimento, Sexo) Captura (NumCaptura, IDTubarão, IDLocal, Data, TempAgua) Local (IDLocal, CodArea, NomeLocal) Area (CodArea, NomeArea) Sabendo-se que um metro possui 39,3700787 polegadas, assinale a alternativa correto abaixo que consulta a data da captura, a temperatura da água e o comprimento do tubarão convertido em polegadas com o título Polegadas: SELECT DATA, TEMPAGUA, (COMPRIMENTO * 39,3700787) Polegadas FROM TUBARÃO T, CAPTURA C WHERE C.IDTUBARÃO = T.IDTUBARÃO; SELECT DATA, TEMPAGUA, COMPRIMENTO * 39.3700787 Polegadas FROM TUBARÃO T, CAPTURA C WHERE C.IDTUBARÃO = T.IDTUBARÃO; SELECT DATA, TEMPAGUA, COMPRIMENTO * 39,3700787 Polegadas FROM TUBARÃO T, CAPTURA C WHERE C.IDTUBARÃO = T.IDTUBARÃO;.
Dada a instrução SQL: SELECT * FROM Paciente WHERE endereço NOT LIKE "Avenida%"; É correto afirmar que serão selecionados todos os registros da tabela Paciente que possuem em alguma parte do conteúdo do campo "endereço" a palavra Avenida. apenas os registros da tabela Paciente que não possuem como inicial do conteúdo do campo "endereço" a palavra Avenida. todos os registros da tabela Paciente que não possuem em alguma parte do conteúdo do campo "endereço" a palavra Avenida.
Os operadores aritméticos, lógicos e de comparação são usados em consultas SQL para? Criar novas consultas Realizar tarefas como somar ou agrupar valores, comparar valores. Para excluir dados por um procedimento no banco.
Qual comando SQL é utilizado para obter um conjunto de dados em uma tabela em um banco de dados? UPDATE SELECT GET.
Observe a tabela empregado: Qual a quantidade de registros retornados ao efetuarmos a consulta abaixo: 2 4 1.
O comando SELECT FROM WHERE corresponde as seguintes operações da álgebra relacional: Seleção e Projeção Seleção e Junção Projeção e União.
Qual a sintaxe abaixo gera um produto cartesiano entre as duas tabelas: SELECT E.ID_EMP_MATRICULA AS MATRICULA, E.VC_EMP_NOME AS NOME, C.VC_CAR_NOME AS CARGO FROM EMPREGADO E INNER JOIN CARGO C ON E.NU_EMP_CARGO = C.ID_CAR_CODIGO; SELECT E.ID_EMP_MATRICULA AS MATRICULA, E.VC_EMP_NOME AS NOME, C.VC_CAR_NOME AS CARGO FROM EMPREGADO E, CARGO C; SELECT E.ID_EMP_MATRICULA AS MATRICULA, E.VC_EMP_NOME AS NOME, C.VC_CAR_NOME AS CARGO FROM EMPREGADO E RIGHT JOIN CARGO C ON E.NU_EMP_CARGO = C.ID_CAR_CODIGO;.
De acordo com o modelo de dados definido pelas tabelas a seguir, indique a instrução SQL adequada para: SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE UPPER(CARGO) LIKE '%VENDA%' ; SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE CARGO LIKE '%VENDA%' ; SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE UPPER(CARGO) LIKE '%venda%' ;.
Considere a seguinte tabela de um banco de dados: PESSOA { pes_codigo, pes_nome, pes_email, pes_rg, pes_idade, pes_codigo_conjuge } Qual das instruções abaixo permite recuperar os campos nome e e-mail da pessoa e o nome e e-mail do seu cônjuge. Select p.pes_nome, p.pes_email, c.pes_nome, c.pes_email From pessoa p, pessoa c Where pes_codigo = pes_codigo_conjuge Select p.pes_nome, p.pes_email, c.pes_nome, c.pes_email From pessoa p inner join pessoa c using (pes_codigo) Select p.pes_nome, p.pes_email, c.pes_nome, c.pes_email From pessoa p, pessoa c Where p.pes_codigo = c.pes_codigo_conjuge.
O esquema abaixo refere-se a um banco de dados criado para auxiliar na gerência de orientação de alunos por professores e da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos alunos. Analise-o: Professor (MatP,NomeP, telP, emailP) Aluno (MatA, MatP, NomeA, emailA) TCC (IDTCC, MatA, Titulo, Resumo) SELECT NOMEP PROFESSOR, NOMEA ALUNO, TITULO "TÍTULO" FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP; SELECT NOMEP PROFESSOR, NOMEA ALUNO, TITULO "TÍTULO" FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA; SELECT NOMEA ALUNO, NOMEP PROFESSOR, TITULO "TÍTULO" FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;.
Analise as seguintes instruções abaixo: SELECT * FROM PAÍS; SELECT NOMEPOPULAR FROM NOME; SELECT * FROM CAPTURA WHERE TEMPAGUA < 25; SELECT * FROM ESPÉCIE; Duas projeções e duas seleções. Duas seleções e uma projeção. Uma seleção e uma projeção.
O comando SELECT FROM corresponde a seguinte operação da álgebra relacional: Seleção Junção Projeção.
Sobre a cláusula WHERE do comando SELECT, é correto afirmar que: Filtra as colunas a serem exibidas no resultado Filtra as linhas a serem exibidas no resultado É utilizado em todos os comandos SELECT.
Sabendo-se que existem dados de TCC cadastrados com datas de defesa que variam de 20/11/2012 até o dia de hoje, assinale qual das alternativas abaixo retornaria o mesmo resultado que o comando "SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA IN ('21/11/2013', '22/11/2014');": SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA => '21/11/2013' AND <= '22/11/2014'; SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA BETWEEN '21/11/2013' AND '22/11/2014'; SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA = '21/11/2013' AND '22/11/2014';.
(ENADE 2011 - Adaptado) CREATE TABLE PECAS (CODIGO NUMERIC(5) NOT NULL, DESCRICAO VARCHAR(20) NOT NULL, ESTOQUE NUMERIC(5) NOT NULL, PRIMARY KEY(CODIGO)); CREATE TABLE FORNECEDORES (COD_FORN NUMERIC(3) NOT NULL, NOME VARCHAR(30) NOT NULL, PRIMARY KEY(COD_FORN)); CREATE TABLE FORNECIMENTOS (COD_PECA NUMERIC(5) NOT NULL, COD_FORN NUMERIC(3) NOT NULL, QUANTIDADE NUMERIC(4) NOT NULL, PRIMARY KEY(COD_PECA, COD_FORN), FOREIGN KEY (COD_PECA) REFERENCES PECAS, FOREIGN KEY (COD_FORN) REFERENCES FORNECEDORES); SELECT * FROM FORNECEDOR; SELECT NOME FROM FORNECEDORES; SELECT * FROM FORNECEDORES;.
O operador que possibilita a seleção de uma faixa de valores sem a necessidade do uso dos operadores >=, <= e AND é: BETWEEN HAVING LIKE.
Qual das consultas a seguir responde a seguinte pergunta: quais os nomes dos alunos que possuem média maior que 6 e idade não superior a 30 anos? SELECT nome FROM alunos WHERE media >= 6 OR idade <= 30 SELECT nome FROM alunos WHERE media > 6 AND idade <= 30 SELECT nome FROM professores WHERE media > 6 AND idade <= 30.
De acordo com o modelo de dados definido pelas tabelas a seguir, indique a instrução SQL adequada para: Apresentar apenas os nomes completos dos Empregados que tem salario entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00. SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE SALARIO BETWEEN 1000 TO 2000; SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE SALARIO 1000 BETWEEN 2000; SELECT PRIM_NOME || ' ' || ULT_NOME FROM EMPREGADO WHERE SALARIO BETWEEN 1000 AND 2000;.
Quando desejamos selecionar o maior e o menor valor de um atributo numérico usamos: MAIOR, MENOR MIN, MAX AVG.
Considere a relação: FUNCIONARIO (matrícula, cargo, salario, admissao) A consulta SQL que mostra média dos salários dos funcionários é: SELECT MEDIA(SALARIO) FROM FUNCIONARIO; SELECT AVG(SALARIO) FROM FUNCIONARIO; SELECT SUM(SALARIO) FROM FUNCIONARIO;.
Observe a tabela abaixo, referente a um banco de dados empresa: Para gerar uma consulta SQL com todos os atributos, classificados por NOME_PACIENTE, deve-se utilizar o seguinte comando: SELECT * FROM PACIENTE ASC NOME_PACIENTE; SELECT * FROM PACIENTE DESC NOME_PACIENTE; SELECT * FROM PACIENTE ORDER BY NOME_PACIENTE;.
Qual será o resultado da consulta SQL SELECT COUNT(*) FROM pecas WHERE cor='Vermelho' ao ser aplicada na tabela peças? 3 2 4.
Qual será o resultado da consulta SELECT COUNT(DISTINCT salario) FROM funcionario? 7 6 8.
Em SQL, para contar linhas usamos: SELECT COUNT AVG.
Considere a seguinte consulta SQL: SELECT nome, count(*) FROM aluno GROUP BY nome Esta consulta tem como resultado. o atributo nome e o número de registros existentes para cada nome, da tabela aluno. o atributo nome e a soma do conteúdo do atributo nome, da tabela aluno. o atributo nome e o número de registros existentes para cada nome, na tabela nome.
O esquema de banco de dados apresentado abaixo faz parte de um banco de dados criado a partir de um conjunto de dados públicos de captura de tubarões entre os anos de 2001 e 2013 na costa da Austrália. Os dados podem ser baixados no endereço: https://data.qld.gov.au/dataset/shark-control-program-shark-catch-statistics/resource/5c6be990-3938-4125-8cca-dac0cd734263 Características do esquema: Chave primária sublinhada e chave estrangeira em itálico. Seguem algumas tabelas do Esquema: Ordem (IDOrdem, NomeOrdem) Espécie (IDEspécie, IDOrdem. Nome_Científico, TamMaior, TamMenor, TamMédio) Esp_País (IDEspécie, CodPaís) País (CodPaís, NomePaís) Tubarão (IDTubarão, IDEspécie, Comprimento, Sexo) Assinale qual das alternativas abaixo representa uma consulta que retorna a quantidade de espécies de tubarões encontradas no Brasil cuja coluna é nomeada de QTD: SELECT COUNT(*) QTD FROM ESPÉCIE E, ESP_PAÍS EP, PAÍS P WHERE E.IDESPECIE = EP.IDESPÉCIE AND EP.CODPAÍS = P.CODPAÍS AND NOMEPAÍS = "Brasil"; SELECT COUNT(*) QTD FROM ESPÉCIE E, PAÍS P WHERE E.IDESPECIE = P.IDESPÉCIE AND NOMEPAÍS = 'Brasil'; SELECT COUNT(*) QTD FROM ESPÉCIE E, ESP_PAÍS EP, PAÍS P WHERE E.IDESPECIE = EP.IDESPÉCIE AND EP.CODPAÍS = P.CODPAÍS AND NOMEPAÍS = 'Brasil';.
Considere a relação: ALUNO (matrícula, nome, endereço, estado, cidade, cep, datadeingresso, coeficiente_de_rendimento) A consulta SQL para listar os alunos com maior e menor coefiente de rendimento nos estado de SP, RJ e MG é: SELECT MAX(COEFICIENTE_DE_RENDIMENTO), MIN(COEFICIENTE_DE_RENDIMENTO) FROM ALUNO WHERE ESTADO = 'SP' OR ESTADO = 'RJ' OR ESTADO = 'MG'; SELECT MAX(COEFICIENTE_DE_RENDIMENTO), MIN(COEFICIENTE_DE_RENDIMENTO) FROM ALUNO WHERE ESTADO = 'SP' AND ESTADO = 'RJ' AND ESTADO = 'MG'; SELECT MAX, MIN(COEFICIENTE_DE_RENDIMENTO) FROM ALUNO WHERE ESTADO = 'SP' OR ESTADO = 'RJ' OR ESTADO = 'MG';.
UM recurso do comando SELECT é a possibilidade de agruparmos nossos dados. Para isso usamos a cláusula: ORDER BY GROUP BY JOIN.
O esquema de banco de dados apresentado abaixo faz parte de um banco de dados criado a partir de um conjunto de dados públicos de captura de tubarões entre os anos de 2001 e 2013 na costa da Austrália. Os dados podem ser baixados no endereço: https://data.qld.gov.au/dataset/shark-control-program-shark-catch-statistics/resource/5c6be990-3938-4125-8cca-dac0cd734263 Características do esquema: Chave primária sublinhada e chave estrangeira em itálico. Seguem algumas tabelas do Esquema: Tubarão (IDTubarão, IDEspécie, Comprimento, Sexo) Captura (NumCaptura, IDTubarão, IDLocal, Data, TempAgua) Local (IDLocal, CodArea, NomeLocal) Area (CodArea, NomeArea) Deseja-se saber qual a quantidade de locais que foram utilizados na captura de tubarões agrupados pelo nome de cada área. Assinale a alternativa que retorna corretamente esta consulta: SELECT NOMEAREA, COUNT (L.CODAREA)"QTD DE LOCAIS" FROM AREA A, LOCAL L WHERE A.CODAREA = L.CODAREA; SELECT NOMEAREA, COUNT (CODAREA)"QTD DE LOCAIS" FROM AREA, LOCAL GROUP BY NOMEAREA; SELECT NOMEAREA, COUNT (L.CODAREA)"QTD DE LOCAIS" FROM AREA A, LOCAL L WHERE A.CODAREA = L.CODAREA GROUP BY NOMEAREA;.
De acordo com o modelo de dados definido pelas tabelas a seguir, indique a instrução SQL adequada para: Apresentar o maior salário pago aos Empregados Agrupados por Departamento, para os Departamentos (11, 21, 22, 31, 42, 51). SELECT MAX(SALARIO) FROM EMPREGADO WHERE ID_DEPTO IN (11, 21, 22, 31, 42, 51) GROUP BY ID_DEPTO; SELECT MAX(SALARIO) FROM EMPREGADO WHERE ID_DEPTO ON (11, 21, 22, 31, 42, 51) GROUP BY ID_DEPTO; SELECT MAX(SALARIO) FROM EMPREGADO WHERE ID_DEPTO =11 AND ID_DEPTO =21 AND ID_DEPTO =22 AND ID_DEPTO =31 AND ID_DEPTO =42 AND ID_DEPTO =51;.
Observe a tabela empregado: Qual será o resultado se executarmos a consulta abaixo: Niterói, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo Niterói, Rio de Janeiro, Santos, Santos, São Paulo Niterói, Rio de Janeiro, Santos.
Dentre as opções a seguir, qual não é uma função de grupo? MAX(x) SUM(x) MED(X).
Considere a relação: FUNCIONARIO (matrícula, cargo, salario, admissao) A consulta SQL que mostra o total dos salários dos funcionários é: SELECT SUM (SALARIO) FROM FUNCIONARIO; SELECT * FROM FUNCIONARIO WHERE SUM (SALARIO); SELECT SALARIO FROM FUNCIONARIO WHERE SUM (SALARIO);.
O esquema de banco de dados apresentado abaixo faz parte de um banco de dados criado a partir de um conjunto de dados públicos de captura de tubarões entre os anos de 2001 e 2013 na costa da Austrália. Os dados podem ser baixados no endereço: https://data.qld.gov.au/dataset/shark-control-program-shark-catch-statistics/resource/5c6be990-3938-4125-8cca-dac0cd734263 Características do esquema: Chave primária sublinhada e chave estrangeira em itálico. Seguem algumas tabelas do Esquema: Ordem (IDOrdem, NomeOrdem) Espécie (IDEspécie, IDOrdem. Nome_Científico, TamMaior, TamMenor, TamMédio) Nome (IDNome, IDEspécie, NomePopular) Tubarão (IDTubarão, IDEspécie, Comprimento, Sexo) Captura (NumCaptura, IDTubarão, IDLocal, Data, TempAgua) Deseja-se exibir os nomes das ordens das Espécies de Tubarões cadastradas até o identificador de espécie de número 018103, sem que os nomes se repitam. Assinale a alternativa correta abaixo: SELECT nomeOrdem FROM Ordem O, Espécie E WHERE O.IDOrdem = E.IDordem AND E.IDEspécie <= 018013; SELECT DISTINCT nomeOrdem FROM Ordem O, Espécie E WHERE O.IDOrdem = E.IDordem AND E.IDEspécie <= 018013; SELECT DISTINCT nomeEspécie FROM Ordem O, Espécie E WHERE O.IDOrdem = E.IDordem AND E.IDEspécie < 018013;.
Observe a tabela abaixo, referente a um banco de dados empresa: Para gerar uma consulta SQL com todos os atributos, classificados por NOME_PACIENTE, deve-se utilizar o seguinte comando: SELECT * OVER PACIENTE ORDER BY NOME_PACIENTE; SELECT * FROM PACIENTE ORDER BY NOME_PACIENTE; SELECT * OVER PACIENTE ORDER BY NOME_PACIENTE;.
Considere a seguinte consulta SQL: SELECT nome, count(*) FROM aluno GROUP BY nome Esta consulta tem como resultado. o atributo nome e o número de registros existentes para cada nome, da tabela aluno. o atributo nome e o número de registros existentes para cada nome, na tabela nome. o atributo nome e a soma do conteúdo do atributo nome, da tabela aluno.
Qual o resultado da consulta SELECT COUNT(DISTINCT X) FROM R? 1 3 4.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.