Inspeção de motores

INFO
STADISTICS
RECORDS
Title of test:
Inspeção de motores

Description:
Simulado voltado para AeroTD e ANAC.

Author:
AVATAR

Creation Date:
02/01/2018

Category:
Others
Click 'LIKE' to follow the bests test of daypo at facebook
Last comments
No comments about this test.
Content:
O avião pode ser inspecionado, utilizando as horas de voo como base de programação, ou sob um sistema: a. Anual; b. De calendário; c. Depende da ANAC; d. Depende da empresa.
Dependendo geralmente do tipo de operação que realiza, com a finalidade de comprovar seu estado geral. Alguns aviões devem ser inspecionados de 12 em 12 meses, enquanto outros, a cada: a. 100 horas de voo; b. 200 horas de voo; c. 1.000 horas de voo; d. 500 horas de voo.
Ao se abrir as tampas de inspeção ou capotas, e antes de deixar a área limpa verificamos a presença de: a. Óleo ou qualquer outra evidência de vazamento; b. Sujeira; c. Acumulo de gelo; d. Rachaduras.
O boroscopio e um instrumento utilizado na inspeção: a. Por raios x; b. Por Eddy Current; c. Visual; d. Por líquidos penetrantes.
É um termo usado, que compreende o livro de bordo e todos os registros suplementares referentes ao avião: a. AMM; b. Documentação do Avião; c. Boletim; d. Task.
O esforço estrutural exigido durante um pouso depende não somente do peso total do avião, mas também: a. Da intensidade do impacto; b. Do piloto; c. Do vento; d. Da pista.
A inspeção por líquidos penetrantes pode ser utilizadas em quais tipos de materiais: a. Alumínio, magnésio e latão; b. Ferro fundido, aço inoxidável e titânio; c. Plástico, borracha moldada e vidro; d. Todas as alternativas estão corretas.
A inspeção por partículas magnéticas detecta defeitos: a. Superficiais; b. Subsuperficiais; c. Superficiais e subsuperficiais; d. Internos.
A inspeção MAGNAGLO é semelhante à de partículas magnéticas, sendo que é utilizada uma solução de partículas magnéticas fluorescentes, e a inspeção é feita: a. Sob a luz fluorescente; b. Sob a luz incandescente; c. Sob a luz infravermelha; d. Sob a luz negra.
A inspeção por partículas magnéticas é um método de detectar fraturas invisíveis, e outros defeitos em materiais: a. Não magnético; b. Plásticos e ferro; c. Todos os materiais; d. Ferromagnéticos.
Assinale V ou F nas afirmativas sobre Inspeção abaixo: ( ) Um sistema de inspeção consiste de diversos processos, compreendendo as reclamações feitas pela tripulação ou inspetor do avião e as inspeções regularmente programadas para o avião; ( ) Um sistema de inspeção consiste de diversos processos, compreendendo as reclamações feitas pela tripulação ou inspetor do avião e as inspeções regularmente programadas para o avião; ( ) O tempo que deverá ser gasto na consequente recuperação não necessariamente será bem mais longo que o tempo ganho nas rápidas inspeções de rotina e manutenção; ( ) O avião pode ser inspecionado, utilizando as horas de voo como base de programação, ou sob um sistema de calendário. Neste último caso, a inspeção adequada é executada ao se expirar o prazo correspondente a um número específico de semanas. a. V, V, V, F b. V, F, V, F c. F, V, V, F d. V, V, F, V.
Executada sob o sistema de horas de voo, tem lugar quando é acumulado um número específico de horas voadas. Também, neste caso, os componentes que possuem horas limites operacionais são substituídos durante a inspeção mais próxima destas limitações. Essa afirmação se aplica a qual das alternativas abaixo? a. A Inspeção Obrigatória b. A inspeção programada c. A Inspeção de Células d. A Ficha de Inspeção.
O órgão regulador do governo estipula a inspeção de toda aeronave civil a intervalos específicos, dependendo geralmente do tipo de operação que realiza, com a finalidade de comprovar seu estado geral. Alguns aviões devem ser inspecionados de 12 em 12 meses, enquanto outros, a cada 100 horas de voo. Em certos casos, um avião pode ser inspecionado de acordo com um sistema que possibilite sua inspeção total ao longo de determinado tempo ou de horas voadas. Essa afirmação está relacionada a: a. Inspeções Obrigatórias b. Técnicas de Inspeção c. Fichas de Inspeção d. Inspeções Especiais.
Sobre Fichas de Inspeção é correto afirmar: ( ) A ficha de inspeção deve incluir: Setor do motor e da nacele, seção do motor quanto à evidência de vazamento de óleo, combustível ou fluido hidráulico e o motivo de tais vazamentos, além de prisioneiros e porcas quanto ao aperto correto e defeitos evidentes; ( )Interior do motor, Berço do motor, Controles do motor e Descarga do motor não estão necessariamente incluídos na ficha de inspeção; ( )Deve-se observar no conjunto da hélice a presença de rachaduras, mossas, empenos e vazamento de óleo; ( ) No setor de comunicações e navegação, estão incluídos na ficha de inspeção: Equipamento rádio e eletrônico quanto à instalação e funcionamento correto e fixação adequada, além da fiação, cablagens, ligação à massa e blindagem. a. V, F, V, V b. V, V, F, F c. V, F, V, F d. V, F, F, V.
Durante a vida útil de uma aeronave, poderão sobrevir ocasiões em que sejam realizados pousos com excesso de peso ou quando um voo possa ter ocorrido sob turbulência severa. Pousos com impactos severos também ocorrem por motivos diversos. Nessas condições deverão ser tomados certos procedimentos. Qual alternativa se refere à afirmação acima? a. Inspeção Obrigatória b. Inspeção Especial c. Revisão da ficha de Inspeção d. Revisão da documentação da aeronave.
Assinale V ou F para as alternativas abaixo: ( ) As publicações aeronáuticas são as fontes de informação para a orientação dos mecânicos da aviação, na operação e manutenção do avião e equipamentos correlatos; ( ) Os boletins podem incluir: o motivo da publicação, o nome da célula, motor componente a que se refere, ou instruções detalhadas para manutenção, ajustagem, modificação ou inspeção e o número aproximado de homens hora para a realização do trabalho; ( ) uma descrição dos sistemas tais como elétrico, hidráulico, combustível, controles de voo, etc não faz parte do manual de manutenção; ( ) O manual de revisão do fabricante contém breve informação descritiva, e instruções detalhadas, passo a passo, acerca do trabalho normalmente executado numa unidade removida do avião. a. V, V, V, V b. V, F, V, F c. V, V, F, F d. V, V, F, V.
Apresenta informação e instruções específicas do fabricante para o reparo de estruturas primárias e secundárias. São cobertos por ele os reparos típicos de chapa (revestimento), anéis, nervuras, perfis longitudinais, etc, abrangendo também técnicas especiais de reparo e substituição de materiais e fixadores: a. Manual de Reparos Estruturais b. Manual de Revisão c. Catalogo de Peças d. Boletim.
Assinale V ou F para as alternativas abaixo: ( ) A inspeção por partículas magnéticas é um método de detectar fraturas invisíveis, e outros defeitos em materiais ferromagnéticos, tais como ferro e aço. Esse método de inspeção é um teste não destrutivo, o que significa que ele é realizado na própria peça, sem danificá-la; ( ) A inspeção por partículas magnéticas tem provado ser de extrema confiabilidade na detecção rápida em casos de defeitos localizados próximos ou na superfície de peças. O emprego deste método de inspeção não somente indica o local da falha, como também são delineadas a extensão e a forma da mesma; ( ) O processo da inspeção consiste em magnetizar a peça e, então, aplicar partículas ferromagnéticas no local da superfície a ser inspecionado; ( ) O processo líquido é o mais comumente utilizado na inspeção de peças de avião. a. V, V, F, V b. V, F, V, F c. F, V, V, V d. V, V, V, V.
Assinale V ou F para as afirmativas abaixo: ( ) Os tipos de descontinuidades detectadas, normalmente pelo teste de partículas magnéticas, são os seguintes: rachaduras, sobreposição em peças forjadas, costuras, fechamento a frio, inclusões, fendas, rasgos, bolsas de retraimento e ocos (vazios); ( ) Rachaduras, fendas, estaladuras, rasgos, costuras, ocos e bolsas de retraimento não são formados por uma separação ou ruptura real do metal sólido; ( ) As inclusões são materiais estranhos, formados por impurezas do metal durante os estágios de seu processamento; ( ) As inclusões não interrompem a continuidade do metal porque elas permitem a junção ou caldeamento de faces adjacentes do metal. a. V, V, V, V b. V, F, V, V c. V, F, V, F d. V, V, F, F.
Assinale V ou F para as afirmativas abaixo: ( ) Graxa, óleo e sujeira não tem necessidade de serem removidos de todas as peças antes que elas sejam submetidas a teste pois não influenciam nos resultados; ( ) Na inspeção por partículas magnéticas, utilizando-se pó seco, não é necessária uma rigorosa limpeza; ( ) Quando uma peça é magnetizada, a intensidade de campo nela resultante diminui até certo limite, assim permanecendo enquanto a força magnetizadora for retirada; ( ) As indicações mais rapidamente distinguíveis são as produzidas por fendas abertas na superfície. Essas descontinuidades incluem rachaduras por fadiga, por tratamento térmico, por contração em soldas, fundição e por esmerilhamento. a. F, F, F, F b. F, V, F, V c. V, F, V, F d. F, F, F, V.
A inspeção MAGNAGLO é semelhante à de partículas magnéticas, sendo que é utilizada uma solução de partículas magnéticas fluorescentes, e a inspeção é feita sob luz negra. A eficiência da inspeção é aprimorada pelo brilho tipo neon dos defeitos e indicações de pequenas falhas, que podem ser percebidas mais rapidamente. Esse é um excelente método para ser utilizado em: a. engrenagens, peças rosqueadas e componentes do motor do avião b. componentes eletrônicos de navegação c. mangueiras, tubulações e fiação d. equipamentos de revestimento polimérico ou materiais compostos.
Torna-se muitas vezes necessário executar a inspeção por partículas magnéticas em locais onde não se dispõe de unidade fixa de magnetização, ou em componentes das estruturas do avião, sem removê-las do mesmo. Isso tem ocorrido, particularmente, em trem de pouso ou suportes de motor suspeitos de terem desenvolvido rachaduras em serviço. Para esse fim utiliza-se então: a. Unidade Portátil b. Retificador /Transformador c. Unidade Fixa de Inspeção Magnaglo d. Desmagnetizador.
Os vários tipos de materiais indicadores disponíveis para utilização na inspeção por partículas magnéticas podem ser classificados nos seguintes grupos: a. ferrosos e não ferrosos b. os utilizados no processo líquido e no processo seco c. matérias poliméricas d. materiais não metálicos.
Assinale Verdadeiro ou Falso: ( ) Para uma operação aceitável, o material indicador deve ser de alta permeabilidade e baixa retentividade; ( ) A alta permeabilidade assegura que um mínimo de energia magnética será exigido para atrair o material na dispersão do fluxo causada pelas descontinuidades; ( ) A baixa retentividade assegura que a mobilidade das partículas magnéticas não será prejudicada, pelo fato das mesmas partículas magnéticas tornarem-se magnetizadas e atraírem-se umas às outras; ( ) A substância magnética para o processo líquido é raramente fornecida em forma de pasta. a. V, V, F, V b. V, V, F, F c. V, V, V, F d. F, V, F, V.
Magnetismo residual que permanece na peça após a inspeção deve ser removido por uma operação de desmagnetização, antes que a peça volte a serviço. Essa operação é realizada com que finalidade? a. Peças de mecanismos operacionais devem ser desmagnetizadas para evitar que as peças magnetizadas atraiam limalhas ou pequenas lascas, deixadas inadvertidamente no sistema, ou partículas de aço resultantes do desgaste operacional b. Para evitar uma reação de oxidação nas peças que foram magnetizadas c. Para evitar que componentes da estrutura do avião não desmagnetizados sofram alterações dimensionais d. para evitar que a magnetização altere a estrutura física e as propriedades de resistência dos materiais.
Assinale V ou F para as alternativas abaixo: ( ) A inspeção de penetração é um exame não destrutivo de defeitos abertos à superfície por peças fabricadas de qualquer material não poroso; ( ) Ela é aplicada com sucesso em metais como o alumínio, magnésio, latão, cobre, ferro fundido, aço inoxidável e titânio; ( ) Este tipo de inspeção pode também ser utilizado em cerâmica, plástico, borracha moldada e vidro; ( ) A inspeção de penetração detectará defeitos, tais como rachaduras superficiais ou porosidade. a. V, F, V, V b. V, V, V, V c. F, V, F, V d. V, V, V, F.
A principal desvantagem da inspeção de penetração é que o defeito deve se apresentar aberto à superfície, a fim de permitir que o agente penetrante atinja o defeito. Por esse motivo, se a peça a ser inspecionada for construída de material magnético, recomenda-se geralmente o uso da: a. Inspeção por partículas magnéticas b. Inspeção Visual c. Inspeção Especial d. Inspeção Obrigatória.
Assinale V ou F nas alternativas abaixo: ( ) Devido às suas características especiais de penetrar materiais e detectar descontinuidades, as radiações X e GAMA têm sido aplicadas na inspeção radiográfica (raio-X) de componentes metálicos e não metálicos; ( ) A radiação penetrante não é projetada através da peça sob inspeção. Sendo assim, não produz uma imagem invisível ou latente da peça no filme; ( ) O processo de inspeção por radiografia, numa unidade portátil, fornece um processo rápido e seguro de testar a integridade da estrutura do avião e dos motores; ( ) As técnicas de inspeção radiográficas são utilizadas para localizar defeitos ou falhas na estrutura do avião ou nos motores com pouca ou nenhuma desmontagem. a. V, V, F, F b. V, F, V, F c. F, V, F, V d. V, F, V, V.
Na interpretação radiográfica há tipos básicos de defeitos a serem observados, quais são eles? a. falhas, inclusões e irregularidades dimensionais b. defeitos na composição química do material c. defeitos nas propriedades de tratamento térmico superficial no material d. defeitos de pintura e acabamento das peças.
Assinale V ou F para as alternativas abaixo: ( ) O equipamento de detecção ultrassônica tornou possível localizar defeitos em todos os tipos de materiais, sem provocar-lhes quaisquer danos. Minúsculas rachaduras, fendas e falhas, extremamente pequenas para serem vistas pelo raio-X, são localizadas pela inspeção ultrassônica; ( ) No eco-pulso os efeitos são detectados medindo-se a amplitude dos sinais refletidos e o tempo necessário para esses sinais irem das superfícies para as descontinuidades; ( ) O sistema de ressonância difere do método pulsante no sentido de que a frequência de transmissão é ou pode ser continuamente variada. O método de ressonância não é muito utilizado para medida da espessura quando os dois lados da peça sob teste são lisos e paralelos; ( ) O teste de Eddy Current é usado na manutenção para inspecionar eixo do motor da turbina a um jato, revestimento das asas e seus elementos, trem de pouso, furos de fixadores e cavidade das velas de ignição quantoaà rachadura, superaquecimento e danos estruturais. Na construção de uma aeronave esse teste é usado para inspecionar as carcaças, estampagens, peças mecanizadas, forjadas e extrusões. a. V, V, F, V b. V, V, F, F c. F, V, F, V c. F, V, F, V.
Report abuse Terms of use
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.